Вы находитесь на странице: 1из 8

Aula 2 Fundio Um Bom Comeo O vdeo fala sobre um dos principais processos de fabricao, processo que d origem aos

s produtos de metais, a Fundio. Estudaremos para que serve a fundio, a sua origem e as vantagens e desvantagens. A fundio um dos processos de fabricao mais antigos e versteis que existe, pois pode trabalhar com os mais variados formatos para a produo de peas de metal. um processo de fabricao de peas metlicas no qual o metal lquido preenche a cavidade de um molde com o formato e as medidas certas da pea que se quer fabricar. um processo com limitaes mnimas em termos de tamanho, forma e complexidade. tambm pelo processo de fundio que so fabricados os lingotes. com o lingote que se faz a conformao mecnica para obter as chapas, as placas e os perfis. O processo de fundio no trabalha somente com ao. Vrios tipos de ligas metlicas so processados por fundio desde que tenham as propriedades necessrias para esse processo, como por exemplo, temperatura de fuso e fluidez. A origem do processo de fundio se deu a 5 mil anos, comeando com o cobre, seguida pelo bronze e ferro. O ferros exige temperaturas de fuso mais altas. Com as descobertas da revoluo industrial, com o forno Cubilot, com os fornos eltricos e a mecanizao do processo, este evoluiu at a fundio do ao, processo aperfeioado no sculo XX. Uma das vantagens do processo de fundio que a maioria dos outros processos utiliza como matria prima produtos semiprontos, produtos que requerem uma srie de etapas de fabricao antes de serem transformados numa pea, ao contrrio da fundio que utiliza o metal lquido como matria-prima. Outras vantagens da fundio so: ela pode produzir peas de qualquer forma, interna ou externa, pode produzir peas muito pequenas, de paredes bem finas, pode produzir desde peas bem pequenas a peas de vrias toneladas e ainda permite uma automatizao do processo, produzindo peas em srie e mais rpido, e pode produzir com tolerncia dimensional, faixa dentro da qual uma medida pode variar. Fundio passo a passo: Confeco do modelo com o formato aproximado da pea que vai ser fundida. Pode ser feito de madeira, ao, alumnio e resina plstica. A partir do modelo construdo o molde em que vai ser colocado o metal lquido e vai ser se solidificar e se contrair. feito de material refratrio, resistente ao calor (areia misturada com aglomerante). O prximo passo a confeco dos machos. feita de areia e serve para formar os furos, os vazios e as reentrncias das peas. Os machos so colocados nos moldes antes deste receber o metal lquido. Aps a fuso dos metal, este despejado em um cadinho que leva o metal at os moldes onde ser despejado, etapa esta chamada de vazamento. O prximo passo a desmoldagem, que pode ser feita manualmente ou por processo mecnico. Depois disso ocorre a etapa de rebarbao. Etapa onde so retiradas todas as rebarbas e sobras dos metais, incluindo os canais por onde entrou o lquido. A limpeza retira as incrustaes de areia que restam no molde.

Aula 3 Fundio em Areia O vdeo mostra a importncia do molde no processo de fundio, a areia que utilizada no processo e como fazer um molde bem resistente. Existem dois processos bsicos de fundio: a fundio em moldes de areia e a fundio em moldes metlicos. A fundio por modelagem em areia o processo mais simples e mais usado nas fbricas. Para fazer o molde a partir do modelo usa-se uma mistura de areia com um aglomerante, chamada de areia de fundio. As principais etapas do processo so: O modelo colocado em na caixa de moldagem coberto com um desmoldante, para evitar a aderncia da areia. A areia coloca em cima do modelo e socada manualmente ou mecanicamente. So moldadas duas caixas, a caixa tampa e a caixa fundo. Na caixa tampa fica o canal de entrada do metal e tambm o copo de vazamento. Em seguida aberto o canal de distribuio, retirado o modelo e so posicionados os machos e a caixa tampa presa com grampos na caixa fundo. Aps isso o molde est pronto para receber o metal fundido que vazado no molde. Ento o metal se solidifica desmoldado e vai para o ptio de resfriamento. A ultima etapa o acabamento, onde os canais, as sujeiras e as rebarbas so retirados. Todo o processo pode ser realizado de maneira manual ou automatizado. Geralmente o processo manual atende a encomendas de peas especiais e poucas quantidades. Em termos de qualidade no h diferenas, desde que o molde em areia seja bem feito. Um molde de areia de boa qualidade deve ser resistente o suficiente para suportar a presso do metal lquido sobre ele e tambm deve ter resistencia a ao erosiva do metal que escoa bem rpido no vazamento. Alm disso para um molde ter qualidade ele deve produzir um nvel mnimo de gs durante a fundio, isso para impedir a contaminao do metal ou o rompimento do prprio molde durante o processo. O molde tambm deve ter permeabilidade o suficiente para permitir a sada dos gases durante o vazamento. E por fim o molde deve ter uma refratariedade que permita suportar altas temperaturas e que facilite a desmoldagem das peas e deve permitir a contrao da pea durante a solidificao. Um dos fatores fundamentais para a qualidade do molde a matriaprima. Um dos processos mais utilizados de moldagem em areia chamado de processo de fundio em molde de areia verde. Essa areia no tem a cor verde, ela tem esse nome pois ela utilizada mida. A areia verde composta por basicamente slica, argila e gua, ficando plstica e pronta para suportar tanto metais ferrosos, como no ferrosos. Aps a desmoldagem cerca de 98% da areia reaproveitada em um novo molde. As vantagens da moldagem por areia verde so: O baixo custo. Reutilizvel. Estabilidade dimensional. Menos trincas nas peas.

J as desvantagens so: O controle da areia que mais crtico que nos outros tipos. Maior eroso em peas maiores. Pior acabamento e menor estabilidade dimensional em peas maiores. Devido a essas desvantagens tcnicos em fundio pesquisaram materiais para misturar com a areia, como por exemplo, as resinas sintticas. Com elas a areia no precisa ser compactada j que esta funciona como cola para juntar os gros. Esse processo pode ocorrer a quente ou a frio. Um dos processos de aglomerao a quente o shell molding (moldagem de casca). Neste processo os modelos so feitos de metal para resistir ao calor e ao desgaste. Eles so fixos em placa junto com os canais e os alimentadores. Essa placa fixada e aquecida at alcanar de 180 a 280C. Ento colocada pra girar em torno de um reservatrio onde tem uma mistura de areia e resina para que o modelo fique coberto por essa mistura. O calor ento funde a resina e logo se forma uma casca de 10 a 15 mm sobre o modelo. E a cura da casca (endurecimento da resina) fica completa quando a casca colocada em uma estufa em temperaturas de 300 a 400C. As vantagens do shell molding so: Permite que os moldes e machos sejam estocados. Fornece um bom acabamento para a superfcie da pea. Proporciona alta estabilidade para o molde. Permite trabalhar com tolerancias mais estreitas. Facilidade na liberao dos gases. um processo que pode ser automatizado. A principal desvantagem desse processo o custo. Aula 4 Fundio de Preciso O vdeo trata dos processos de fundio de preciso, quando e como esse processo utilizado, assim como suas principais vantagens e desvantagens. Nos processos de fundio de preciso pode-se fundir ligas de alumnio, de nquel, de magnsio, de cobre, de cobre berlio, de bronze silcio, ligas resistentes ao calor, alm do ao e do ao inoxidvel. Na fundio de preciso tanto o molde quanto o modelo so destruidos aps o processo. Os modelos para a confeco dos moldes na fundio de preciso so produzidos em cera, eles so produzidos, geralmente, a partir de uma matriz de metal. Essa matriz formada por uma cavidade que tem o formato e as dimenses da pea que se quer fundir. J os moldes so produzidos por uma pasta ou lama refratria, que feita com slica ou zirconita misturada com aglomerante. A lama seca e endurece em contato com o ar e nela que o modelo de cera vai ser mergulhado e depois recoberto com um material granulado mais grosso, repetido diversas vezes at se atingir a espessura desejada. Quando a casca endurece, se forma um molde rgido, que aquecido e o modelo derrete. devido a isso que o processo tambm chamado de fundio por moldagem em cera perdida. Seguem as etapas do processo: Primeiro a cera injetada na matriz para a produo do modelo e dos canais de vazamento. Depois os modelos de cera endurecida so montados no prprio canal de alimentao.

Ento o conjunto chamado rvore mergulhado na lama refratria. O material do molde endurece e os modelos so derretidos. A cera lquida recolhida para ser reaproveitada. O molde, aquecido, recebe o metal liquido por gravidade ou por centrifugao ou a vcuo. Depois que a pea se solidifica , o material do molde solidificado para que as peas sejam retiradas. Ento as peas sero cortadas das arvores e devidamente rebarbadas e limpas. As vantagens do processo de fundio por preciso so: A possibilidade de produzir peas em massa, mesmo nos formatos mais complicados. Reproduzir detalhes precisos de fundio. Maior preciso dimensional e superfcies mais bem acabadas e com isso no se precisa usar ligas de usinagem fcil. As desvantagens so: O custo maior em funo da complexidade do produto e das ligas metlicas usadas. Os ciclos de fabricao so mais longos. O peso das peas limitado em aproximadamente 100 kg.

Aula 5 Fundio em Molde Permanente Nessa aula fala-se sobre os moldes permanentes. Eles na verdade so quase permanentes. O molde permanente pode ser usado muitas vezes ao contrrio do molde em areia. A fundio com molde permanente usa moldes metlicos, cada molde pode produzir em torno de 100 mil peas e podem ser usados no processo de fundio por gravidade ou presso. O molde metlico geralmente utilizado para produzir peas de metal com temperaturas de fuso menores que a do ao, como as ligas de chumbo, zinco, magnsio, ferro fundido. Se colocar ao fundido no molde de metal, no funcionar. Os produtos mais comuns so bases de maquinas, blocos de cilindros compressores, pistes, cabeotes, bielas, carcaas para motores de motocicletas. Os moldes permanentes proporcionam maior uniformidade, maior acabamento, tolerncias dimensionais mais estreitas e melhores propriedades mecnicas que os moldes de areia. Alem das limitaes do tipo de metal que pode trabalhar, ele so pode trabalhar com peas pequenas e que sejam produzidas em grandes quantidades. Para formatos muitos complicados de peas, o custo do ferramental muito alto. No processo de fundio sob presso o metal liquido injetado no molde, tambm chamado de matriz sobre presso. Essa presso suficiente para preencher todos os espaos e cavidades da matriz e ela mantida ate que toda a pea se solidifique, a matriz ento aberta e ejetada. As matrizes aguentam uma grande presso e podem suportar em sua vida til at 1 milho de injees. Existem dois tipos de maquinas que fazem a fundio sob presso automaticamente:

Maquina de cmera quente existe um equipamento de injeo que fica dentro do cadinho, onde fica o metal lquido. La dentro, um pisto hidrulico desce e fora o liquido a entrar em um canal que o leva ate a matriz. A presso do pisto faz com que todas as cavidades da matriz sejam preenchidas, formando a pea. Depois o pisto volta a posio original. Mais metal liquido entra na cmara, a pea solidificada extrada da matriz e o processo comea de novo. Maquina de camara fria utlizada principalmente na fundio de ligas de alumnio magnsio e cobre. O principio de funcionamento parecido com o da maquina de camara quente. A diferena que o forno, que contem o metal liquido, fica em uma unidade independente. Assim, o sistema de injeo fica junto do banho de metal. Vantagens: A fundio sobre presso para peas como as ligas de alumnio oferece maior resistncia do que a fundio em areia. As peas fundidas sobre presso tambm podem receber tratamento de superfcie com o mnimo preparo prvio. Ela oferece tambm a possibilidade de produzir peas com formas mais complexas assim como peas com paredes mais finas e tolerncia dimensional mais estreita. Sem falar na alta capacidade de produo desse processo ou na alta durabilidade das matrizes. Desvantegens: Esse processo tem limitaes no uso. Ele usado, basicamente, para ligas no ferrosas. Tem tambm limitao no peso das peas que raramente passam de 5 quilos. Alem disso, a fundio sob presso provoca a reteno de ar nas matrizes, causando problemas de acabamento, e tem um alto custo tanto do equipamento quanto de seus acessrios. Por isso ele s economicamente vivel para produo em grandes volumes. Muitas peas na indstria automobilstica so produzidas nesse processo, como fechaduras, maanetas, carcaas. A indstria aeronutica tambm usa muito.

Aula 6 Processos de Fabricao Automao da Fundio A automao nas indstrias um processo que vem de longa data. Ganhou um impulso na indstria com a chegada do computador, e as maquinas da linha de montagem ganharam importante caracterstica no processo. Com os computadores ficou muito mais fcil adaptar os processos de fabricao as exigncias do mercado. Numa produo automatiza, qualquer mudana no processo implantada com um simples alterao no programa do computador. Isso economiza uma enormidade de tempo e recursos. E por isso que muito importante voc conhecer muito bem o computador. Na fundio o computador est sempre presente, desde o projeto. Nele, o computador ajuda a fazer a analise da resistncia da pea que vai ser fundida. Ele ajuda a verificar a capacidade da pea suportar esforos, varia-

es de temperatura, etc. A partir do desenho de uma pea podemos desenhar no computador o modelo dela. Com a automatizao dos processos o papel do homem passa ser o de gerenci-los e dar manuteno as maquinas. Funes da maquina de moldagem: Receber as caixas de moldagem; preencher as caixas com areia de moldagem; compactar a areia contra as paredes das caixas e contra o modelo; posicionar a caixa; fechar a caixa. As tcnicas de produo manual foram adaptadas para os de produo automtica. A automatizao do vazamento livrou os trabalhadores das altas temperaturas a que eles se submetiam nesse trabalho e os livrou dos riscos de acidente. Muitas empresas j introduziram tambm maquinas para finalizar o processo, para fazer o acabamento das peas. A maioria dos processos trabalha com o CLP (controlador lgico programvel), ele controla tarefas simples. Ele tem que seguir uma sequencia de aes que colocada em sua memria. E para fechar existem os sensores que avisam o CLP se os comandos esto sendo seguidos a risca. O CLP controla a presso de injeo do metal, controla a fora de fechamento do molde e a presso do leo lubrificante. Ele praticamente libera o homem da operao da maquina. No Shell molding existe um nico modelo metlico e atravs dele a gente pode produzir quantos moldes forem necessrios, e como toda tarefa repetitiva, aceita bem a automao. Nele existe um painel que controla a temperatura e toda a sequencia automtica, at a fase final da confeco da casca. Outras maquinas controlam a cobertura do molde com areia. Existem maquinas que controlam a extrao total da casca sem a necessidade do homem. 1. Quais as vantagens e desvantagens de cada um dos processos de fundio apresentados? Fundio em Areia: Vantagens: O baixo custo. Reutilizvel. Estabilidade dimensional. Menos trincas nas peas. Desvantagens: O controle da areia que mais crtico que nos outros tipos. Maior eroso em peas maiores. Pior acabamento e menor estabilidade dimensional em peas maiores. Fundio de Preciso: Vantagens: A possibilidade de produzir peas em massa, mesmo nos formatos mais complicados. Reproduzir detalhes precisos de fundio.

Maior preciso dimensional e superfcies mais bem acabadas e com isso no se precisa usar ligas de usinagem fcil. Desvantagens: O custo maior em funo da complexidade do produto e das ligas metlicas usadas. Os ciclos de fabricao so mais longos. O peso das peas limitado em aproximadamente 100 kg. Fundio em Molde Permanente: Vantagens: A fundio sobre presso para peas como as ligas de alumnio oferece maior resistncia do que a fundio em areia. As peas fundidas sobre presso tambm podem receber tratamento de superfcie com o mnimo preparo prvio. Ela oferece tambm a possibilidade de produzir peas com formas mais complexas assim como peas com paredes mais finas e tolerncia dimensional mais estreita. Sem falar na alta capacidade de produo desse processo ou na alta durabilidade das matrizes. Desvantagens: Esse processo tem limitaes no uso. Ele usado, basicamente, para ligas no ferrosas. Tem tambm limitao no peso das peas que raramente passam de 5 quilos. Alem disso, a fundio sob presso provoca a reteno de ar nas matrizes, causando problemas de acabamento, e tem um alto custo tanto do equipamento quanto de seus acessrios. Por isso ele s economicamente vivel para produo em grandes volumes. Muitas peas na indstria automobilstica so produzidas nesse processo, como fechaduras, maanetas, carcaas. A indstria aeronutica tambm usa muito.

2. Compare o acabamento obtido em cada um dos processos de fundio apresentados nos vdeos, explicando qual o processo que resulta em melhor acabamento e qual o processo cujo acabamento ruim. Comparando o acabamento em cada um dos processos apresentados nos vdeos, os molde cermico e a fundio de preciso possuem o melhor acabamento. O molde em casca e o modelo permanente possuem um bom acabamento mas pior que os citados anteriormente. J o molde de areia possui o pior acabamento se comparado com os anteriores.

3. Compare o tempo necessrio fabricao de uma pea fundida por cada um dos processos apresentados. Considere o tempo de preparao exigido por cada processo, isto , quanto tempo necessrio para ter um molde pronto para receber o metal fundido. Comparando o tempor de preparao para cada processo, temos que o molde permanente leva semanas. J a model em casca pode levar de dias a semanas. A fundio por preciso pode levar de horas a semanas. Enquanto isso o modelo de areia e molde cermico podem levar de horas a dias. 4. Quais as etapas do processo de fundio que podem ser automatizadas? Apresente alguns exemplos. O Shell molding: a partir de um nico modelo metlico podemos produz zir quantos moldes forem necessrios; a injeo de metal: com a automao podemos afastar o homem do vazamento de metal fundido, reduzindo riscos; a pressao da injeo do metal, a temperatura do metal para fundio, a fora de fechamento do molde, a pressao do leo lubrificante.

Вам также может понравиться