Вы находитесь на странице: 1из 4

Introduo: Este o ltimo grande milagre pblico de Jesus.

. Foi realizado na ltima semana de Jesus antes de ser preso e morto na cruz. Neste milagre aprendemos que: a) As crises so inevitveis; b) As crises podem aumentar; c) As crises nos deixam profundamente angustiados; d) As crises nos trazem grandes aprendizados. 1. O AMOR DE DEUS NO ANULA O SOFRIMENTO HUMANO (vs.3, 5, 36) Assim como o sofrimento humano no anula o amor de Deus. Jesus amava Lzaro vivo, saudvel, doente e morto. Jesus se identifica com a nossa dor, v. 35 As lgrimas de Jesus revelam sua humanidade, sua compaixo, seu amor (v. 36). Jesus se importa com voc e com sua dor. Ele no o Deus distante dos destas, nem o Deus impessoal dos pantestas, nem o Deus fatalista dos esticos, nem mesmo o Deus bonacho dos epicureus. Ele no o Deus morto, pregado numa cruz nem o Deus legalista, xerife csmico dos fariseus. Ele o Deus Emanuel. Ele chora com voc. Ele sofre por voc. Ele se importa com voc. Ele se identifica com voc. Ele o Deus que chora, que sofre, que terapeutiza a nossa dor: a) Jesus sabe o que a dor do sem teto pois ele no tinha onde reclinar a cabea; b) Jesus sabe o que a dor da solido nas horas mais difceis ele estava s; c) Jesus sabe o que a dor da perseguio Foi caado por Herodes; d) Jesus sabe o que a dor da traio trado pela multido que o aplaudiu. Trado por Judas; e) Jesus sabe o que a dor da humilhao Foi preso, espancado, cuspido, deixado nu, pregado na cruz como criminoso; f) Jesus sabe o que a dor da enfermidade Ele tomou sobre si a nossa dor e a nossa enfermidade; g) Jesus sabe o que a dor da morte Ele suportou a morte arrancar o aguilho da morte e nos trazer a ressurreio. 2. O TEMPO NO ALTERA O AGIR DE DEUS (vs.6,39) H um tempo para todas as coisas. A demora de Deus prova a nossa f. Ele sabe a hora certa de agir. Ele age segundo o cronograma do cu e no segundo a nossa agenda. Ele age no tempo do Pai e no segundo a nossa pressa. Quando ele parece demorar, est fazendo algo maior e melhor para ns. Foi assim com Abrao, Isaque e com Daniel. 3. AS DISTNCIAS GEOGRFICAS NO LIMITAM A PRESENA DIVINA (vs.21, 32) O Jesus distante fez questo de estar presente. Transcendncia coexiste com a imanncia divina. A distncia entre Betnia e onde Jesus estava dava mais de 32 Km. Levava um dia de viagem. O mensageiro gastou um dia para chegar a Jesus. Logo ao sair de Betnia Lzaro morreu. Quando deu a notcia a Jesus, Lzaro j estava morto. Jesus demora mais dois dias. E gasta outro dia para chegar. Da quando chegou, Lzaro j estava sepultado h quatro dias.

4. A AO HUMANA NO CONTRADIZ A F EM DEUS (vs.39, 40, 41, 44) Quando esta ao uma ao de f ou fruto desta f. preciso crer para agir. *** Os discpulos opinaram que Jesus no devia ir. As opinies impedem o livre curso do Senhor da vida. Muitas vezes na igreja h algum morrendo e os lideres e irmos na f ficam perturbados. Do opinies que so um estorvo e acabam apelando para Deus *** Na cidade de Betnia um acontecimento rene dezenas de pessoas. Lzaro, irmo de Marta e Maria, aps dias de sofrimento, morre. Um mal repentino acometeu o amigo amado de Jesus em um momento em que Este estava a trs quilmetros de distncia, em Jerusalm. To logo as irms de Lzaro percebem a gravidade do estado de sade do irmo, enviam um mensageiro at Jesus. Marta e Maria acreditam que Jesus vir correndo para salvar Lzaro da morte. As irms se revezam nas idas e vindas porta, olham para o caminho, na esperana de saudarem Jesus e festejarem a cura de Lzaro. No dormem a noite, somente oram para que Jesus chegue a tempo, o que no acontece. Ficam frustradas, teria Ele esquecido? Abandonado os amigos? A vontade de Marta e Maria de que Jesus esteja em Betnia, a dos discpulos, de que Jesus no saia de Jerusalm, porque os judeus procuram mat-lo. Discpulos amedrontados, amigos desolados, e Jesus convicto da direo de Deus. Aps receber o aviso da doena de Lzaro, permanece ainda por dois dias em Jerusalm. Mesmo distante, Jesus sente quando Lzaro da o ltimo suspiro, ao que diz: Lzaro, o nosso amigo dorme, mas vou desperta-lo do sono Jo 11:11. Testemunhas de vrios milagres de ressurreio, os discpulos no entendem a declarao de Jesus, sobre o sono de Lzaro: Ento Jesus disse-lhes claramente: "Lzaro est morto; e folgo por amor de vs, de que eu l no estivesse, para que acrediteis, mas vamos ter com ele Jo: 11:14,15. Impressiona-me o fato de ningum cogitar a ressurreio de Lzaro. Em Betnia, Jesus tenta arrancar alguma declarao de f, mas tudo que ouve so reclamaes, lamento, choro. como se Ele no estivesse presente. Jesus chorou (Jo 11:35) . Sempre imaginei Jesus chorando silenciosamente, quase discretamente, seu olhar fixo no tmulo de Lzaro, sua face e seus lbios imveis. Mas no. Jesus chorou alto. Como? Isso mesmo, todos ouviram a voz de Jesus em seu choro profundo. Jesus moveu-se muito em esprito e pertubou-se (v 33 e 38). Movendo-se embrimaomai; Strong 1690: derivado de em, em, e brime, "fora. A palavra usada para exprimir irritao, para indicar uma fala ou ao com sentimento profundo e para repreenso severa.

Como poderia Ele mover-se com fora e irritao e chorar mansamente? Ele se compadece do sofrimento das irms, da comoo dos judeus ali presentes! Jesus brada com muita fora para que a morte deixe Lzaro! E justamente isso que diz o texto Bblico: Clamou com grande voz: Lzaro, sai para fora Jo 11:43. Aquele lugar estremece, sacudido pela uno que quebra o jugo da morte, do seu amigo, amado. Aleluia! A passagem Bblica de Joo 11 rica em lies, tantas que renderiam um livro, mas quero me ater ao fato de Jesus ressuscitar Lzaro, estando este quatro dias na sepultura. - No sei quanto tempo mais Lzaro viveu, aps ter sido ressuscitado por Jesus, tudo que sei que seu testemunho salvou e continua salvando vidas no mundo inteiro. E tudo porque Jesus chegou atrasado. Podemos achar que Ele est atrasado para resgatar situaes ou pessoas da sepultura, mas Ele jamais erra hora. Lazaro um homem que jesus conhecia um homem que jesus foi ao encontro um homem que jesus levantou uma homem que jesus deu mais uma chance.

MARTA SIMBOLIZA A IGREJA DISTRADA II. MARIA SIMBOLIZA A IGREJA ESPIRITUAL III. LZARO SIMBOLIZA A IGREJA DORMENTE j. JESUS MANDOU TIRAR A PEDRA.Algumas pedras que podem estar sobre ns: (1) Incredulidade. (2) Dvida (3) Medo (4) Mundanismo (5) Amargura (6)Ressentimento (7) Mentira *** todos esto sujeitos a problemas.
A demora: (Jo 11:6) - Ouvindo, pois, que estava enfermo, ficou ainda dois dias no lugar onde estava. Por que Jesus demorou? Isso fica bem claro, (Jo 11:45), com a morte de Lazaro muitos vieram visitar Maria *Jesus demorou primeiro, para provar que Ele era o Messias o filho de Deus havia um propsito divino, (Jo 11:4)*Jesus demorou para que o Pai fosse glorificado no filho, (Jo 11:15)*Jesus demorou para testar e aumentar a f dos discpulos, pois se Ele o quisesse no poderia Ele ter curado Lazaro adistncia logo que o mensageiro lhe entregou a mensagem, pois j havia feito isso antes com o filho do Oficial (Jo 4:49-50). A vida Quero falar na vida que Jesus enfatizou naquele dia (Jo 11:25-26). Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreio e a vida quem cr em mim, ainda que esteja morto viver; e todo aquele que vive e cr em mim nunca morrer. CRS TU ISSO? Essa outra pergunta pra voc CRS TU ISSO? Cr que o teu milagre pode acontecer? Mas, alm disso, oque realmente Jesus gostaria de transmitir com aquelas palavras, crs tu isso? Voc cr que se fecharem os teus olhos aqui nessa terra Ele o nico que tem o poder de te ressuscitar para uma vida eterna? Crs tu isso? Que s Ele tem a chave da vida e morte e que mesmo que voc morra hoje, o mais importante que, se creres recebera a vida eterna A pedra (Jo 11:39) Disse Jesus: Tirai a pedra. Marta, irm do morto, disse-lhe: senhor, j cheira mal, porque j de quatro dias Por que Jesus disse TIRAI A PEDRA? Se Ele fez o mximo, por que no fez o mnimo, Ele no poderia mandar a pedra rolar, no poderia Ele a mandar sumir, explodir, se Ele iria ressuscitar o MORTO oque custava tirar a pedra? Porque essa a nossa parte, Deus faz o impossvel, mas o possvel ele deixa pra ns, se notarmos Ele sempre deixa uma pontinha do milagre pra ns, certa vez Ele curou um cego colocando lama em seus olhos e depois disse te joga no tanque de silo, poderia ter curado logo, mas Ele quer que nos esforcemos, na Bblia diz em (MT 11:12), que o reino dos cus tomado por esforo, temos que fazer a nossa parte e tirar aquela pedra era a minha parte a sua parte para que o milagre acontecesse.

Вам также может понравиться