Вы находитесь на странице: 1из 12

AS SETE LEIS DO ENSINO

Autor Desconhecido

1. Lei do Professor
O professor precisa conhecer o que vai ensinar. Corolrio da Lei: Quem pra de "crescer" hoje, pra de ensinar amanh.

O professor eficiente aquele que baseia a seu ensino em uma rica experincia de vida. Ningum pode ensinar o que no sabe. Seja humilde e tenha predisposio para aprender. 1.1 Voc quer ser um professor melhor ? Comece ento sendo uma pessoa melhor. Eis algumas dicas e regras: 1. Qualidades do Bom Professor 1. 2. 3. 4. Autntico Respeitador Emptico Cheio do Esprito Santo

1. Autntico: Autntico vem da palavra Auths (automtica, sem ajuda externa, autntico, com autoridade). Ser autntico ter autoridade, e ter autoridade quando voc passa a ser o que para ser - naturalmente, sem esforo, sem perceber, de forma automtica. 2. Respeitador: Se voc respeita seus alunos no ir ensin-los sem se preparar, sem estar com uma mente e corpo totalmente direcionado para fazer alunos pessoas instrudas e melhores. 3. Emptico: Do dicionrio Aurlio, empatia a tendncia para sentir o que sentiria caso estivesse na situao e circunstncias experimentadas por outra pessoa. se colocar na posio de aluno e o tratar como se fosse voc o que estivesse aprendendo. 4. Cheio do Esprito Santo: Se voc cheio do Esprito Santo, voc autntico porque o Esprito Santo lhe d a autoridade. Voc respeitador porque ama seus alunos como Jesus os ama. emptico porque no pensa mais s em voc, e sim obedece a Palavra de Deus e torna-se servo, servindo os outros, como Cristo.

AS SETE LEIS DO ENSINO


2. Sete Regras do Bom Professor

1. 2. 3. 4. 5. 6. 7.

Preparar a lio com estudo recente. No se baseie em conhecimentos do passado. Estudar a lio at tornar-se familiar e clara. Descobrir a ordem natural da lio. Descobrir a relao da lio x aluno. Procurar materiais apropriados para ajudar a comunicar a verdade da lio. Achar tempo para estudar. Ter um plano de aula.

3. Trs Erros Destas Regras 1. Deixar de estudar a lio. 2. Pensar que estudar tarefa do aluno. 3. Usar linguagem ou vocabulrio rebuscado/desconhecido. 1.2 Qualidade na Apresentao da Lio Aqui esto sugestes que melhoram a qualidade da apresentao da lio: 1. 2. 3. 4. 5. Leia livros que tratam assunto Procure aperfeioamento atravs da prtica. Seja aberto a crticas construtivas. Participe de conferncias. seminrios e cursos sobre o assunto. Os conhecimentos adquiridos devem ser transformados em prtica.

1.3 Avaliao Ajude a efetuar mudanas, perguntando: Sente que mudou alguma coisa ultimamente? E com voc? Saberia especificar a mudana ocorrida e a necessidade de mudana ainda? Voc e seus alunos esto crescendo ultimamente? Quais seus pontos fortes? E quais o pontos fracos? Tenho gasto o meu tempo em que? Que resultado espero de meu atual estilo de vida ?

2. Lei do Ensino
A maneira como os alunos aprendem deve determinar a maneira como ensinamos. Corolrio da Lei: No se avalia a nossa eficincia pelo que fazemos mas pelo que nosso alunos fazem.

"A verdadeira funo do professor criar condies para que o aluno aprenda sozinho. (...) Ensinar de fato no passar conhecimento, mas estimular o aluno a busc-lo. Poderamos at dizer que ensina melhor quem menos ensina" John Milton Gregory Para ser um professor eficiente, no basta dominarmos o contedo a ser ministrado. Precisamos tambm conhecer aqueles a quem iremos ensinar. Devemos influencia. No devemos dizer aos alunos aquilo que eles podem aprender por si mesmos. Devemos faz-los descobrir verdades atravs de ns. Devemos, motiv-los a pensar, a aprender e a trabalhar. 2.1. Metas com a Lei do Ensino 1. Ensinar os outros a pensar 2. Ensinar os outros a aprender 3. Ensinar os outros a trabalhar Precisamos mais questionar as respostas do responder as perguntas. 2.2. Quando Apresentar as Respostas Chega um momento que as respostas j deviam ter sido descobertas mais ainda no foram. Ento o momento para dizer ao aluno as respostas prontas : Para ganhar tempo. Para no cansar o aluno. Quando ele j estiver motivado o suficiente.

2.3. Avaliao que voc quer que seu aluno saiba:? Como ir motiv-lo (que mtodos) para que ele saiba disso? Que matrias voc no gosta tanto? Teve maus professores (desmotivadores) desta matria no passado?

Que matrias voc gosta mais? Teve bons professores (motivadores) desta matria no passado?

3. Lei da Atividade
Quanto maior o nvel de envolvimento no processo de aprendizagem, maior o volume de contedo apreendido. Corolrio da lei: Incentive e dirija as atividades espontneas do aluno e, como regra, no lhe ensine o que ele possa aprender por si, praticando, acertando e errando. Corolrio da lei: Sem reao no h aprendizado.

Esta lei da Atividade confirmada por muitas pesquisas modernas na rea da psicologia educacional e tambm por um provrbio chins antigo, que diz: "Ouo e esqueo, vejo e guardo na memria, fao e compreendo". Quando ns fazemos alguma coisa, o resultado no apenas compreender, mas a mudana ocorrida em ns pela atividade produz aprendizado. 3.1. O Professor Deve Levar o Aluno a Trabalhar 1. 2. 3. 4. 5. Dar uma tarefa. Use o mtodo de pesquisa. Use o mtodo de discusso. D oportunidades para colocar em prtica o aprendizado D oportunidades para servir.

3.2. Reaes do Aluno 1. Acrscimo ao que j foi aprendido. 2. Alterar uma opinio ou idia. 3. Acrscimo aprendizagem. 3.3. Como fazer 1. Atividades que fornecem orientao ,sem imposio. 2. Atividades que dem nfase funo aplicao na prtica. Mesmo que errem aprendero muito. 3. Atividades com objetivos definidos.

4. Atividades que se relacionem com o processo e o produto final que queremos. 5. Atividades que obrigaro aluno a solucionar problemas. 3.4. Avaliao Qual o objetivo do que estou fazendo? Vo aproveitar esta leitura ou trabalho pedido? Estamos discutindo a soluo dos problemas encontrados? Que atividades poderiam envolver os alunos mais intensamente? Estou disposto a praticar em mim mesmo que tenho aprendido?

4. Lei da Comunicao
Para que haja comunicao e necessrio que se estabeleam pontes de ligao entre o comunicador e o receptor. Corolrio da Lei : A linguagem usada no ensino precisa ser comum ao professor e ao aluno. Ensino atividade centralizada no professor, isto , a transmisso da matria. Aprendizagem centralizada no aluno, isto , a reteno da lio. Ensino e Aprendizagem a comunicao entre aluno e professor. Entre receptor e emissor.

Derrubar barreiras existentes na comunica tarefa do professor. Se o receptor no entendeu a comunicao, a culpa no do receptor, e sim do emissor. Se o aluno no entendeu determinado assunto a culpa do professor. Mas e se ele no estava prestando ateno? A culpa continua sendo professor: ele tem que conseguir prender a ateno do aluno . Precisamos eliminar os fatores que provocam desconcentrao. Fazer com que nos digam o que est aprendendo e como podem aplicar a lio em suas vidas . 4.1. Componentes da Comunicao

Componentes da Em outras palavras... Comunicao Intelecto Emoo Pensamento Sentimento

Ento tudo o que eu quiser comunicar a outrem gira em torno de... Algo que conheo Algo que sinto

Vontade

Ao

Algo que pratico

Se conheo muito bem determinada coisa, se a sinto profundamente e ajo em consonncia com ela, tenho grandes possibilidades de ser um excelente comunicador dela. Alis, quanto melhor eu a conhecer, quanto mais intensamente a sentir e a praticar, maior ser minha probabilidade de comunic-la bem. como se eu fosse um vendedor. A diferena que estou vendendo idias, conceitos, e no mercadorias, objetos. Ento, para conseguir vend-las, preciso conhec-las muito bem, tenho que estar profundamente convencido de que so boas, e tenho que pratica-las eu mesmo. preciso que elas estejam dando certo para mim primeiramente. 4.2. Pontes de Comunicao As relaes, ligaes ou pontes de comunicao no Ensino ajudam-nos a entender o que precisamos conhecer para que estas pontes no sejam cortadas. Professor --- Lio --- Mtodos --- Aluno 4.3. Avaliao que faz voc se entusiasmar? Tem a ver com o Ensino? Voc, professor, cr no que ensina? Voc no usa gestos ao falar? Sua aula e montona? Voc conhece bem a lio. os mtodos e os alunos de sua classe? Que nota voc daria a sua comunicao? E os alunos que nota dariam sua comunicao? Que personagens bblicos foram grandes comunicadores?

5. Lei do Corao
O ensino que realmente causa impacto no o que passa de uma mente para outra, mas de um corao para outro. Corolrio da lei: Manifestar uma atitude ardorosa e inspirativa j que o assunto est impregnado de realidade.

Quanto mais o aluno confia em ns, melhor conseguiremos comunicar o que falamos. Uma vez perdida a confiana, dificilmente a reconquistamos. Quando o aluno sente que amado, dispe-se a fazer o que o outro quer.

Os melhores professores no so necessariamente se que se acham a frente de tudo, que possuem uma grande inteligncia. So aqueles que possuem um grande corao. Ao ensinarem, fazem-no com todo o seu ser, e atinge o ser daqueles que ouvem. 5.1. Resumindo preciso faiar de corao para corao preciso amar seus alunos preciso ter um interesse pessoal e genuno por cada aluno. preciso que eles percebam, saibam e sintam esse amor.

5.2. Avaliao Que alunos voc gosta ? Quais realmente precisam de voc ? O que eles mais apreciam em sua aula?

6. Lei da Motivao
O ensino ser mais eficiente se o aluno se encontrar adequadamente motivado. Corolrio da lei : A motivao torna o ensino desejvel. Corolrio da lei: A tendncia repetir as experincias que deram prazer. Corolrio da lei: A mente desatenta no ver nem ouvir nada.

Para despertar o aluno precisamos torn-lo ciente de suas dificuldades e lacunas. QM - Quociente de Motivao mais importantes que QI- Quociente de inteligncia. 6.1. Tipos de Motivao As motivaes podem no atingir reaes adequadas: a) Motivao do picol Se voc se comportar direitinho, ganha um picol. Se voc decorar duzentos versculos, ganha uma estadia no acampamento.

O aluno faz o que lhe mandam, mas faz pelo motivo errado. b) Motivao do sentimento de culpa

Se voc se comportar, a tia vai chorar e a culpa sua. Depois que eu morrer, no adianta levar flores. Se voc no orar oito horas por dia, no ser um crente espiritual.

O aluno no consegue fazer e se sente frustado. c) Motivao do uso da mentira Aceite Jesus e ele resolver todos os seus problemas.

Quando um aluno percebe que foi enganado, nunca mais ir confiar em voc, e talvez no confie mais em ningum: d) Motivao da gratido Ao invs de falar o que Deus espera que faamos por Ele, mostre o que Ele fez por ns. Desperte o sentimento de gratido. Gratido leva ao servio, e eles trabalharo, no por imposio, mas por entenderem e sentirem o por qu de precisarem fazer o servio. 6.2. O Professor Deve Estimular o Pensamento 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. Chamar a ateno do aluno. Despertar a mente do aluno. Transformar a ateno em interesse antes do corpo da lio. Manter o nvel de interesse elevado. Apresentar s verdade e criar espritos de investigao. Envolver o aluno em atividade (veja Lei da Atividade). Ganhar tempo do aluno.

6.3. Para Criar ou Despertar a Esprito de investigao 1. 2. 3. 4. 5. 6. Faz o mximo de perguntas. Encoraje os alunos a fazerem perguntas. Saiba responder as perguntas dos alunos Algumas vezes responda as perguntas com outras perguntas. No responda muito depressa. Encoraje os alunos a perguntarem a si mesmo: O qu? Como? Por qu?

6.4. Avaliao Que mtodos voc utilizar para que eles se interessem? Como voc procurar saber se os alunos esto interessados? E desinteressados? Voc entusiasmado pelo assunto que est ministrando?

6. Lei da Motivao
O ensino ser mais eficiente se o aluno se encontrar adequadamente motivado. Corolrio da lei : A motivao torna o ensino desejvel. Corolrio da lei: A tendncia repetir as experincias que deram prazer. Corolrio da lei: A mente desatenta no ver nem ouvir nada.

Para despertar o aluno precisamos torn-lo ciente de suas dificuldades e lacunas. QM - Quociente de Motivao mais importantes que QI- Quociente de inteligncia. 6.1. Tipos de Motivao As motivaes podem no atingir reaes adequadas: a) Motivao do picol Se voc se comportar direitinho, ganha um picol. Se voc decorar duzentos versculos, ganha uma estadia no acampamento.

O aluno faz o que lhe mandam, mas faz pelo motivo errado. b) Motivao do sentimento de culpa Se voc se comportar, a tia vai chorar e a culpa sua. Depois que eu morrer, no adianta levar flores. Se voc no orar oito horas por dia, no ser um crente espiritual.

O aluno no consegue fazer e se sente frustado. c) Motivao do uso da mentira Aceite Jesus e ele resolver todos os seus problemas.

Quando um aluno percebe que foi enganado, nunca mais ir confiar em voc, e talvez no confie mais em ningum: d) Motivao da gratido Ao invs de falar o que Deus espera que faamos por Ele, mostre o que Ele fez por ns. Desperte o sentimento de gratido. Gratido leva ao servio, e eles trabalharo, no por imposio, mas por entenderem e sentirem o por qu de precisarem fazer o servio. 6.2. O Professor Deve Estimular o Pensamento 1. 2. 3. 4. 5. 6. Chamar a ateno do aluno. Despertar a mente do aluno. Transformar a ateno em interesse antes do corpo da lio. Manter o nvel de interesse elevado. Apresentar s verdade e criar espritos de investigao. Envolver o aluno em atividade (veja Lei da Atividade).

7. Ganhar tempo do aluno. 6.3. Para Criar ou Despertar a Esprito de investigao 1. 2. 3. 4. 5. 6. Faz o mximo de perguntas. Encoraje os alunos a fazerem perguntas. Saiba responder as perguntas dos alunos Algumas vezes responda as perguntas com outras perguntas. No responda muito depressa. Encoraje os alunos a perguntarem a si mesmo: O qu? Como? Por qu?

6.4. Avaliao Que mtodos voc utilizar para que eles se interessem? Como voc procurar saber se os alunos esto interessados? E desinteressados? Voc entusiasmado pelo assunto que est ministrando?

7. Lei da Preparao
0 processo ensino-aprendizagem mais eficiente se tanto aluno como professor esto previamente bem preparados. Corolrio da lei para o professor : A verdade a ser conhecida deve ser ensinada atravs de outra verdade j conhecida. Corolrio da lei para o aluno: O Aluno precisa reproduzir em sua mente a verdade a ser aprendida.

Os corredores sempre fazem exerccios de aquecimento antes de uma corrida. Os componentes de uma orquestra ou conjunto sempre afinam os instrumentos antes de concerto. O aluno e tambm o professor precisam de uma preparao prvia. A aula bem preparada e imprevisiva. Quanto mais previsiva for a aula, menor impacto far, e portanto menos aprendizagem causar. 7.1. Como Preparar Uma Lio a) Tipos de Apresentao

1. 2. 3. 4. 5.

Meandros - repeties e desvios, sem atingir o objetivo claramente. Rodeios - narrativas e ilustraes sem objetividade, nada tendo com a lio. Lio inacabada - falta de um plano de aula, incapaz de acabar a lio. Judeu errante - vagueando sem ponto de referncia e direo. Lio acabada . cobre cada ponto da lio, relacionando a lio vida do aluno.

b) Passos na Preparao 1. 2. 3. 4. 5. Estudar a lio e com antecedncia. Relacionar a lio vida dos alunos, adaptando se necessrio. Escolher os mtodos. Obter e preparar os materiais a serem utilizados. Fazer plano de aula.

c) Partes de uma Lio

Passos 1. 2. 3. 4. Introduo Transio Corpo Aplicao Geral

Tempo sugerido 10 20 20 8 10

5. Aplicao Especfica
d) Partes de uma Lio - Plano 2 - Aula Viva

Passos 1. Exposio da Lio 2. Diviso de grupos pequenos 3. Dirio espiritual ou livro devocional 4. Encerramento
e) Partes de uma Lio - Plano 3

Tempo sugerido 20 20 15 15

Passos 1. Exposio da Lio - onde estamos 2. Ensino da lio 3. Perguntas e Encerramento


7.2. Vantagens de um Plano de Aula 1. Fixa bem a lio na mente do professor. 2. D ao professor um plano de operao.

Tempo sugerido 5 40 15

3. 4. 5. 6.

Divide a lio em atividade cronologicamente equilibrada. Inclui participao planejada. Permite que o professor tenha sempre o alvo em vista. Convena sempre seus alunos a fazerem anotaes. Isso leva participao e, com isso, seus alunos estaro sempre ansiosos e prontos, preparados para a prxima aula.

7.3. Avaliao Sua aula imprevisvel? Voc v seus alunos com freqncia fazendo anotaes? Estou realmente preparando minhas aulas? Minhas aulas tm contedos interessantes que levam os alunos a anotaes? Em que voc precisa melhorar nestes aspectos?

Bibliografia 1. Franzen, Edson de Almeida e. A Bblia da Religio - Livro 30 - Introduo ao Ensino Cristo. Editora Herr Curitiba (PR), 1998. 2. Hendricks, Howard, Ensinando para Transformar Vidas. Editora Betnia, Belo Horizonte (MG). 1987 Este texto nos foi enviado pela Internet, em formato de figuras e foi refeito em formato texto. Desconheo o autor do trabalho. Se algum souber quem o autor, favor contatar conosco.

Вам также может понравиться