Вы находитесь на странице: 1из 11

FACULDADES IDEAU DE CAXIAS DO SUL CURSO DE CIENCIAS DA COMPUTAO PROFESSORA MARCOS GOIS

WILLIAM BATTASSINI

ENGENHARIA DE SOFTWARE SISTEMA PARA CONSULTRIO MDICO

CAXIAS DO SUL 2013

SUMRIO


1.INTRODUO ..................................................................................................................... 3 1.1 Finalidade do Plano ........................................................................................................ 3 1.2 Justificativas (Tecnolgicas e Legais) ........................................................................... 4 1.3 Escopo e Objetivos do Projeto ..................................................................................... 5 1.3.1 Escopo .................................................................................................................................. 5 1.3.2 Principais funes ............................................................................................................ 6 1.3.3 Gerenciamento e Restries tcnicas ....................................................................... 6 2.MODELAGEM DO SISTEMA .............................................................................................. 7 2.1 DIAGRAMA DE CASO DE USO ............................................................................................ 8 2.2 DIAGRAMA DE CLASSES ..................................................................................................... 9 2.3 DIAGRAMA DE ATIVIDADES .......................................................................................... 10

1.INTRODUO

Neste trabalho apresentado o desenvolvimento de um projeto para a construo de um software, para ser utilizado em clinicas mdicas que trabalhe em qualquer uma das reas da medicina. Como clinicas odontolgica, clinicas de radiologia e at mesmo os mais simples consultrios mdicos. Com o propsito de automatizar os processos e facilitar o gerenciamento das informaes dos pacientes. Fornecendo assim informaes mais detalhadas e precisas sobre cada paciente aos funcionrios, mdicos e familiares dos pacientes e at mesmos ao prprio paciente a respeito de seu estado clinico de sade. Desta forma acreditamos estar contribuindo para que tanto as clinicas e consultrios possam desenvolver seus trabalhos de uma maneira mis eficiente.

1.1 Finalidade do Plano

Este software e destinado a consultrios em que o cadastro de pacientes feito de forma manual, atravs de fichas cadastrais, ordenadas alfabeticamente em fichrios, juntamente com todo o pronturio mdico e receiturios. A necessidade do desenvolvimento de um sistema de consultrio mdico devida a falta de controle nas marcaes de consultas, falta de registros/histrico de pacientes e da falta de controle para recebimento e armazenamento de resultados de exames.

1.2 Justificativas (Tecnolgicas e Legais)


Um sistema busca atingir a necessidade, objetivos e qualidades que um usurio espera, no entanto a necessidade de apresentar novas ferramentas quase que necessrio e fundamental nos dias de hoje. Os usurios tm ao alcance a tecnologia, que trouxe uma revoluo nas tcnicas e procedimentos usados antigamente. A ideia de apresentar um novo mtodo para marcao de consulta surgiu aps verificar a falta de controle dos registros na clinica de sade. Esse sistema oferecera a clinica, aos pacientes e aos prprios mdicos mais organizao, facilidade, e um compromisso maior, sempre dentro das polticas e leis das instituies.

1.3 Escopo e Objetivos do Projeto 1.3.1 Escopo

Este projeto abrange toda gerencia de uma clinica ou consultrio, todos os processos relacionados, desde a gesto segurana de dados. Devendo este estar sempre alinhado as necessidades das atividades rotineiras das clinicas. Porm dever ser respeitado tudo que foi props em relao aos prazos, custos e necessidades no extrapolando o proposto e respeitando as polticas internas de cada empresa, adaptando as leis das instituies. Durante o desenvolvimento do sistema estaremos atentos aos prazos estipulados, controlando assim o incremento de novas ferramentas e correes necessrias. O escopo tem 7 objetivos importantes para o seu funcionamento, sendo eles: Manuteno de consulta: tem por objetivo agendar uma consulta, ou cadastrar uma consulta sem agendamento; Manuteno de agenda: podero ser realizadas consultas, marcaes e remarcaes de horrios; Manuteno de cliente: tem por objetivo armazenar informaes do cliente, sendo realizado na primeira consulta, obtendo dados como: nome, cpf, endereo, profisso, telefone, problemas de sade, etc... e uma foto do mesmo. Manuteno de medicamento: permite o cadastro dos medicamentos para o receiturio. Manuteno de exames: armazena todos os tipos de exame com suas caractersticas e indicaes. Manuteno de receitas: Armazena todas as receitas realizadas pelo estabelecimento. Manuteno de histrico: Permite registrar todo o histrico de um paciente (pronturio).

1.3.2 Principais funes


Manuteno de consultas; Manuteno da agenda Manuteno de pessoas; Manuteno de medicamentos; Manuteno de exames; Manuteno de receitas; Manuteno de histrico;

1.3.3 Gerenciamento e Restries tcnicas


O analista de negocio levantar as necessidades do cliente descrevendo em um oramento. Ser apresentado o oramento para o gerente de projeto, o mesmo verificar se vivel ou no a elaborao do projeto. Depois enviar um retorno para o cliente de quantas horas ser necessria e de que forma ser elaborado o projeto. Com a aprovao do cliente o Analista de Sistema ir elaborar a DIS (Documento de Implementao de Software). Neste documente dever conter objetivo do projeto, instrues mais a regra de negocio do cliente, informaes de tabelas utilizadas para o programador desenvolver; E um pequeno caso de teste que ser realizado pelo programador no final da implementao para evitar erros sem sentido. O programador utilizar um servidor local para sua implementao. Aps a codificao o projeto passar para o DBA aplicar aos ajustes necessrios no servidor. Com isso o analista de teste efetuar um teste completo na base atualizada pelo DBA verificando todas as possibilidades de erros destacando melhorias e erros que o mesmo possa vir a ocorrer. Caso ocorra erro ou melhoria, o projeto voltar para o analista de sistema, para verificar se h necessidade de uma nova analise ou simplesmente repassar para o programador corrigir. Caso contrrio ser liberado para ser implantado no cliente pelo analista de suporte, analista de sistema, analista de negocio, junto com o analista de negocio do cliente. Com isso, ser necessrio:

Maquinas com sistema operacional, de preferncia Windows. Um servidor (sugerido para um melhor desempenho do sistema) aonde ser implantado o DB, caso o cliente no opte pelo mesmo, pode ser instalado em uma maquina local com o servio de servidor e sendo acessado pelas demais com servio de cliente. Uma rede local com internet para permitir os beneficirios agendar uma consulta. Caso no tenha internet o sistema funcionar normalmente com exceo do agendamento de consultas.

OBS: O bom funcionamento do sistema depender do investimento que o cliente pretende fazer em infraestrutura.

2.MODELAGEM DO SISTEMA
Esta sendo usada na construo do projeto, uma notao que particular ao mtodo de anlise orientada a objetos que tem a finalidade de retratar as atividades e o contedo das informaes utilizadas pelo sistema, dividindo o sistema em parties funcionais e comportamentais e descrever a essncia daquilo que ser construdo. Atravs da anlise orientada a objeto podemos modelar os processos funcionais do sistema utilizando as tcnicas de use case e diagramas de classe para obter e demonstrar uma viso mais detalhada das funcionalidades do software e at mesmo do ambiente o qual ser incorporado. Por essas razes, estas tcnicas tornaram-se a abordagem preferida. Para a elaborao deste projeto de desenvolvimento de software.

2.1 DIAGRAMA DE CASO DE USO


Um caso de uso uma descrio de um conjunto de sequncias de aes, incluindo variantes que um sistema realiza para produzir um resultado observvel do valor de um ator. Um caso de uso descreve um conjunto de sequncias, cada uma representando a interao de itens externos aos sistemas (seus atores) com o prprio sistema (e suas principais abstraes). Esses comportamentos, na verdade, so funes em nvel de sistema, que voc utiliza para visualizar, especificar, construir e documentar o comportamento pretendido do sistema durante a captao e analise de requisitos. Um caso de uso representa um requisito funcional do sistema como um todo

2.2 DIAGRAMA DE CLASSES

Um diagrama de classe um diagrama que mostra um conjunto de classes, interfaces e colaboraes e seus relacionamentos. Graficamente, um diagrama de classes uma coleo de vrtices e arcos. Os diagramas de classes so utilizados para fazer a modelagem de viso esttica de um sistema. Essa perspectiva oferece principalmente suporte para os requisitos funcionais de um sistema os servios que o sistema dever fornecer aos usurios finais.

Paciente Endereco +CodigoEnd PK +CodigoFunc FK +CodigoPaciente FK +Rua +Bairro +Cidade +Numero +CodigoPaciente PK +Nome +Cpf +Telefone +CadPaciente() +ExcluiPaciente() +AlterPaciente()

Agenda +CodigoPaciente FK +CodigoFunc FK +Horaio +Data +GeraConsulta()

Financeiro +CodigoPaciente FK +CodigoFunc FK +Valor +Nome +Data +gerarNota()

Consulta Funcionarios +CodigoFunc PK +Nome +sexo +cpf +telefone +CdaFunc() +ExcluiFunc() +AlteraFunc() Prontuario +CodigoPaciente FK +CodigoFunc PK +Descricao +GeraProntuario() +CodigoPaciente FK +CodigoFunc FK +GerarProntuario()

2.3 DIAGRAMA DE ATIVIDADES


Um diagrama de atividades mostra o fluxo de uma atividade para outra. Uma atividade uma execuo em andamento no - atmica em uma mquina de estados. As atividades efetivamente resultam em alguma ao, formada pelas computaes executveis atmicas que resultam em uma mudana de estado do sistema ou o retorno de um valor. As aes abrangem a chamada s outras operaes, enviando um sinal, criando ou destruindo um objeto ou alguma computao pura, como o clculo de uma expresso. Graficamente, o diagrama de atividade uma coleo de vrtices e arcos.

Verifica se j esta cadastrado

No
Cadastra Paciente

Sim

Marca consulta

Pagamento cancela

Realiza Consulta

Gera Pronturio

Вам также может понравиться