Вы находитесь на странице: 1из 3

29/04/13

Teoria Clssica da Administrao

Teoria Clssica da Administrao Introduo No sculo XX, o panorama industrial tinha caractersticas e elementos para inspirar uma Cincia da Administrao: uma imensa variedade de empresas, com tamanhos diferenciados, problemas de baixos rendimentos dos recursos utilizados, desperdcio, insatisfao generalizada entre os operrios, intensa concorrncia, alto volume de perdas por decises mal formuladas, isso tudo levou a diviso do trabalho entre os que pensam e executam , os primeiros fixam os padres de produo , descrevem os cargos estudam mtodos e tcnicas de trabalho. Esse panorama levou os autores clssicos a desenvolver uma Cincia da Administrao. A Teoria Clssica, teve o seu incio na Frana e 1916, tendo como fundador o francs Henri Fayol, engenheiro que se baseava em princpios e tcnicas para o seu trabalho. Nos Estados Unidos, Taylor desenvolvia a Administrao Cientfica, com nfase nas tarefas, no operrio em si. O objetivo principal das duas teorias era o mesmo: a busca da eficincia das organizaes. Henri Fayol e Sua Obra Henri Fayol (1841 1925), o Fundador da Teoria Clssica , nasceu em Constantinopla e faleceu em Paris , vivendo assim as conseqncias da Revoluo Industrial e da I Guerra Mundial. Formou-se em engenharia de minas aos 19 anos e entrou para uma empresa metalrgica e carbonfera , foi promovido a gerente aos 25 anos e para Diretor Geral em 1888 com 47 anos, se aposentou em 1918, durante esse perodo salvou sua industria da falncia. Fayol exps sua Teoria da Administrao em seu livro Administration Industrielle et Gnrale , publicado em 1916. Suas idias tambm foram divulgadas por Gulick e Urwick . Nos ltimos anos de sua vida, Fayol voltou-se para a administrao pblica, estudando os problemas dos servios pblicos e lecionando na Escola Superior de Guerra de Paris. Abordagem Simplificada da Teoria Clssica A Teoria Clssica se caracterizava pela nfase na estrutura que a organizao deveria possuir para ser eficiente. Partia da organizao e da estrutura como um todo, para garantir a eficincia de todas as partes envolvidas, fossem elas departamentos, sees ou pessoas como executores de tarefas e ocupantes de cargos . A anlise das tarefas de cada indivduo cedeu lugar a uma viso global e universal da organizao. A qual partia da estruturao de toda organizao e chegava finalmente ao indivduo. Henri Fayol o criador da Teoria Clssica, dividiu as funes da empresa e criou os princpios gerais da administrao, que so as bases da administrao como cincia, estes princpios so teis para estruturar qualquer organizao seja qual for seu ramo de atividade e seu tamanho.
www.professorwellington.adm.br/tga16.html 1/3

29/04/13

Teoria Clssica da Administrao

Fayol e as Seis Funes Bsicas da Empresa Fayol partiu de uma abordagem sinttica, global e universal da empresa, inaugurando uma abordagem anatmica e estrutural, superando a abordagem analtica e concreta de Taylor. Fayol via a organizao como um corpo o "corpo empresarial". As atividades desse corpo eram encaixadas em seis funes; 1. Funes tcnicas, relacionadas com a produo de bens e servios da empresa. 2. Funes comerciais, relacionadas com a compra venda e permutao/troca. 3. Funes financeiras, relacionadas com a procura e gerncia de capitais. 4. Funes de segurana, relacionadas com a proteo e preservao dos bens e das pessoas. 5. Funes contbeis, relacionadas com inventrios, registros, balanos, custos e estatsticas. 6. Funes administrativas, relacionadas com as outras cinco funes integradas, pairando acima delas. As Funes Administrativas Sobre as funes administrativas, Fayol definiu elementos da Administrao, ou funes do administrador, a saber; 1. Prever: visualizar o futuro e traar o programa de ao. 2. Organizar: constituir o duplo organismo material e social da empresa. 3. Comandar: dirigir e orientar o pessoal. 4. Coordenar: ligar, unir harmonizar todos os atos e todos os esforos coletivos. 5. Controlar: verificar que tudo ocorra conforme as regras estabelecidas e as ordens dadas. Fayol props-se a escrever sobre a funo administrativa com o propsito de diferenci-la das funes tcnicas e comerciais, confundidas pelos executivos que compreendiam mal. Ela se repartia por todos os nveis da empresa e no era privativa da alta cpula, ou seja, no se concentrava exclusivamente no topo da empresa, no era privilgio dos diretores, sendo distribuda proporcionalmente por todos os nveis hierrquicos. Os 14 Princpios Gerais Da Administrao Fayol refletiu sobre sua prpria experincia como gerente e identificou diversas tcnicas ou mtodos administrativos que havia aplicado e que, em sua opinio, haviam fortalecido o corpo organizacional ou tinham-no ajudado a funcionar. Apesar dos receios de que pudesse ser mal interpretado (como foi), dado que se poderia pensar que estivesse propondo leis universais ao chamar de princpios a esses procedimentos, Fayol props quatorze deles, argumentando
www.professorwellington.adm.br/tga16.html 2/3

29/04/13

Teoria Clssica da Administrao

com os leitores, conforme uma citao que diz, "... no existe nada rgido ou absoluto quando se trata de problemas de administrao, tudo uma questo de proporo". Consequentemente, se encararmos a lista de princpios a seguir como um conjunto de tpicos importantes e diretrizes que em certos casos os gerentes podem aplicar, a nossa atitude estar prxima do esprito que foram originalmente sugeridos. 1. Diviso do trabalho: consiste na especializao das tarefas e das pessoas para aumentar a eficincia. 2. Autoridade e responsabilidade: autoridade e o direito de dar ordens e o poder de esperar obedincia. A responsabilidade uma conseqncia natural da autoridade e significa ter o dever de prestar contas. Ambas devem estar equilibradas entre si. 3. Disciplina: depende da obedincia, aplicao, energia, comportamento e respeito s normas estabelecidas. 4. Unidade de comando: cada empregado deve receber ordens de apenas um superior. o princpio da autoridade nica. 5. Unidade de direo: uma cabea e um plano para cada conjunto de atividades que tenham o mesmo objetivo. 6. Subordinao dos interesses individuais aos interesses gerais: os interesses gerais devem sobrepor-se aos interesses particulares. 7. Remunerao do pessoal: deve haver justa e garantida satisfao para os empregados e para a organizao em termos de retribuio. 8. Centralizao: refere-se concentrao da autoridade no topo da hierarquia da organizao. 9. Cadeia escalar: a linha de autoridade que vai do escalo mais alto ao mais baixo. 10. Ordem: um lugar para cada coisa e cada coisa em seu lugar. a ordem material e humana. 11. Equidade ( reconhecer o direito de cada um): amabilidade e justia para alcanar lealdade do pessoal. 12. Estabilidade do pessoal: a rotatividade das pessoas tem um impacto negativo sobre a eficincia da organizao. Quanto mais tempo uma pessoa permanecer num cargo, tanto melhor. 13. Iniciativa: a capacidade de visualizar um plano e assegurar pessoalmente o seu sucesso. 14. Esprito de equipe: harmonia e unio entre as pessoas so as foras da organizao.

www.professorwellington.adm.br/tga16.html

3/3

Вам также может понравиться