Вы находитесь на странице: 1из 25

1 http://vitrine.onlytheprime.

com Produo e autoria Prime Cursos do Brasil RAN-YU

Fonte: MultiBrasil Downloads e Dicas - http://www.multibrasil.net

Todososdireitosautoraisdesteprodutosoreservadoseprotegidospelalei5.988,de14/12/73epelalei 9.610,de19/02/1998
Lein.9.610,de19defevereirode1998

"Art. 105. A transmisso e a retransmisso, por qualquer meio ou processo, e a comunicao ao pblico de obras artsticas,literriasecientficas,deinterpretaesedefonogramas,realizadasmedianteviolaoaosdireitosdeseus titulares, devero ser imediatamente suspensas ou interrompidas pela autoridade judicial competente, sem prejuzo da multa diria pelo descumprimento e das demais indenizaes cabveis, independentemente das sanes penais aplicveis; caso se comprove que o infrator reincidente na violao aos direitos dos titulares de direitos de autor e conexos,ovalordamultapoderseraumentadoatodobro." Oartigo103,daLei9.610/98,dispequeoresponsvelpelaviolaodosdireitosautoraispagar,attulode indenizaopatrimonial,ovalordosexemplaresquetivervendido,oquecorresponde,logicamente, aonmerode exemplaresfraudulentamenteeditados,utilizados,apreendidosouvendidos,multiplicadopelovalorunitriodecada umdeles.

Fonte: MultiBrasil Downloads e Dicas - http://www.multibrasil.net

ndice
Introduo..................................................................................................................................04 Brevehistriadoviolo..............................................................................................................05 Comprandooinstrumentocerto................................................................................................06 Teoriafundamental....................................................................................................................11 Conhecendooseuinstrumento.................................................................................................13 Comoseguraroseuviolo.........................................................................................................14 Tcnicasbsicasdeviolo.........................................................................................................16 Seusprimeirosacordes..............................................................................................................19 Exercciopreparatrio................................................................................................................22 Tocandoasuaprimeiramsica..................................................................................................23 Concluso...................................................................................................................................45
3

Introduo

Tocar um instrumento musical pode ser uma das experincias mais legais e gratificantes que se possa ter. Alm da satisfao pessoal de estar tocando, voc ainda pode ter a admirao de todos os seus amigos e familiares. Isso sem falar que o violo o instrumento musical mais popular atualmente. Neste livro voc ir encontrar um mtodo com lies fceis e prticas que iro ajudar voc a atingir seu objetivo de forma rpida e objetiva. Primeiramente, algumas coisas precisam ser explicadas, sobre como utilizar este livro. O mtodo contido aqui est dividido em lies. Voc precisar despender um mnimo de 20 minutos por dia praticando, durante os prximos 30 dias. Entretanto, tenha em mente que no a quantidade de dias ou at de anos que conta para um violonista. Esse um conceito errneo, porm que a maioria dos iniciantes tm. O que realmente conta o nmero de HORAS que voc pratica. Acredite: os violonistas que devotam mais horas de prtica iro rapidamente ultrapassar seus amigos em habilidades com o instrumento e competncia musical. Por essa razo, se voc der uma hora, ou quem sabe duas horas do seu dia para praticar, voc ver resultados satisfatrios mais rpido. Obviamente que voc necessitar ter seu violo. Se voc ainda no tem um, este livro tem um captulo inteiro dedicado a esse assunto, e voc poder ento escolher qual tipo de violo tem mais a ver com seu estilo. Voc tambm precisar ter acesso a um afinador, ou a algum jeito de afinar seu violo. importante para o seu aprendizado e prtica que o seu violo esteja sempre afinado. J que essa uma das razes mais comuns que fazem os aspirantes a violonistas desistirem. a inabilidade deles em afinar seus violes, e conseqentemente no ter os acordes ou notas soando como deveriam, que acaba com os esforos de qualquer violonista. Sem dvida, isso mais frustrante do que ter os dedos machucados. Depois de afinar seu violo, voc poder iniciar o processo que lhe mostrar passo-a-passo como fazer os acordes mais comuns, diagramas com a posio correta dos acordes e tambm msicas mais simples e fceis de aprender, alm de progresses de acordes para voc criar fora e destreza nos dedos.

No importa o que levou voc a querer tocar e sim que voc mentalize a idia que voc PODE e VAI conseguir Todos os msicos que voc v tocando maravilhosamente bem j passaram pelo mesmo processo que voc, ou seja, tiveram que aprender do zero. Qualquer um pode aprender a tocar, embora alguns tenham mais facilidade para assimilar que outros. Entretanto, o que determina o sucesso a sua FORA de VONTADE.

Brevehistriadoviolo
O violo um instrumento de cordas como a harpa e o alade e, como estes, tambm teve sua origem no Oriente. Quando os mouros, no sculo VIII, dominaram a Espanha, deixaram l muitos dos seus hbitos e costumes, que assimilados pelo povo espanhol permaneceram entre eles at os nossos dias atuais. Assim foi com o violo. To apreciado foi na Espanha que se tornou o instrumento popular, espalhando-se depois de l para toda a Europa, com o nome de guitarra espanhola, ficando este pas conhecido como sua terra de origem. Antes do violo, era o alade o instrumento mais conhecido na Europa e to grande foi o sucesso do violo ou guitarra espanhola, que o alade foi em pouco tempo completamente esquecido. No ano de 1800, j o violo era conhecido no mundo inteiro e msicos notveis como Schubert, Paganini e Weber compuseram belssimas pginas musicais especialmente para violo. Hoje sabemos o quanto este instrumento querido e apreciado em qualquer gnero de msica. Principalmente no Brasil, onde o instrumento musical mais popular, onde podemos ver msicas maravilhosas feitas apenas utilizando a musicalidade do violo. Somente no Brasil e em Portugal o violo conhecido por este nome, no resto do mundo ele conhecido como guitarra.

Alade

Comprandooinstrumentocorreto
Caso voc j tenha uma guitarra ou violo pule esse captulo. Comprar o violo ou a guitarra certa pode ser muito mais difcil do que parece. Isso acontece por causa da variedade de violes existentes no mercado: eltricos, clssicos, folk, acsticos, semi-acsticos, de 12 cordas, de 7 cordas etc; s pra citar as mais comuns. Nesse captulo vamos falar tambm sobre guitarras, acredito que muitos j possuem uma em sua casa ou at mesmo pretendem comprar uma. importante voc saber que tipo de msica deseja tocar. Se voc s tem interesse em fazer solos, provavelmente seu foco ser uma guitarra eltrica. Se voc gostaria de tocar msica popular, um violo acstico com cordas de ao ser uma tima escolha. E que tal msica clssica ou dedilhar sem palheta? Um violo clssico definitivamente o que voc iria precisar. Ento, saber o que voc realmente deseja tocar, definitivamente uma tima referncia na hora de comprar seu violo.

Violo clssico com cordas de Nylon

Usado na msica Clssica e tambm em outros estilos em que no se usa palheta, como o jazz. Alm das cordas de nylon flexveis, ele tem um brao longo que permite um melhor dedilhado. Este violo recomendado para iniciantes.

Violo Folk com cordas de Ao

Este um instrumento verstil, utilizado em uma grande variedade de estilos musicais, incluindo o popular, sertanejo, rock e blues. Normalmente, tem um corpo grande e um brao estreito. As cordas de ao proporcionam mais qualidade ao som e o corpo grande permite maior ressonncia ou volume de som

Guitarra eltrica modelo Les Paul

Batizada com o nome de um grande guitarrista e msico inovador, esta guitarra tem um tom fora do normal, e um sustain (sustentao da nota) longussimo. Ela possui dois captadores humbucking ou captador duplo que cria um excelente timbre, traste jumbo que faz os dedos deslizarem melhor. excelente (indicada) para tocar Rock, e em alguns momentos, Jazz.

Guitarra eltrica modelo Stratocaster

Provavelmente a mais famosa e conhecida guitarra do planeta. Ela tem sido usada em praticamente todos os estilos musicais, mas mais conhecida pelo seu uso intenso no Blues. Possui captadores single e brao liso.

Guitarra eltrica modelo Telecaster

a favorita para se tocar Sertanejo/Country. As Telecasters normalmente apresentam a possibilidade de se passar o encordoamento por dentro do corpo ou apenas fixo pela ponte


Guitarra eltrica semi-acstica

Esta a favorita dos msicos de Jazz, mas tambm uma tima guitarra de Blues. Ela tem um timbre quente, com pureza de som. Ela utiliza dois captadores humbucking.

Quandoforescolherseuviolo,considerealgunsfatores:
Preo Se boa e fcil de tocar O Som A aparncia.

Qual o mais importante? Cada um importante a sua maneira! Ento, (sem ser por ordem de importncia) aqui vo algumas razes sobre cada fator: Preo: se voc no tem tanto dinheiro, bvio que o preo que voc ter que pagar muito importante! Muitos de ns temos um limite na carteira. Isso j auto-explicativo, no? Se boa e fcil de tocar: este quesito muito importante. As cordas so prximas aos trastes? O brao se encaixa sua mo de maneira confortvel? O formato do violo (ou guitarra) confortvel de segurar? Tudo isso tem um grande impacto no seu progresso como violonista. Qualquer coisa que possa retardar o seu progresso pode ser desanimador, e portanto deve ser eliminado. O som: as notas quando voc toca, se sustentam (duram bastante at silenciarem)? O som do violo ou guitarra soa encorpado e cheio ou brilhante e agudo? Que tipo de timbre voc quer? Por exemplo, guitarristas de Rock ou Metal preferem guitarras com um som mais encorpado e cheio. A Aparncia: aparncia importante? Pode apostar que sim! Voc vai querer olhar para seu violo/guitarra e ach-la legal. Tocar com algo que parece um lixo reciclado no vai te inspirar muito... Alm disso, a aparncia do violo/guitarra est relacionada com o estilo musical que voc quer tocar. Por exemplo, as guitarras Telecaster possuem um formato que associado aos msicos Country ou Blues, assim como as Les Paul esto associadas com o Rock, e as Flying V so a cara dos metaleiros.

Agora, s escolher se o instrumento a ser comprado ser novo ou usado. H vantagens e desvantagens em cada um dos casos, mas de modo geral, a primeira diferena est no custo. Mas importante notar, que os violes (de maneira geral) no desvalorizam fcil, e por isso importante cuidar bem e evitar quedas, arranhes etc. Entretanto, voc pode pagar um preo por um instrumento usado, que praticamente insignificante comparado a um instrumento novo do mesmo nvel. O lado negativo disso que provavelmente haver algum desgaste na cabea ou nos trastes, ou ainda outros problemas mais escondidos ou difceis de se ver. H muitos instrumentos novos cujo preo est em conta. E apesar de talvez no serem to baratos, como os usados normalmente so, eles tm a vantagem de terem muito menos risco, no que diz respeito qualidade. Claro que nem todos os instrumentos novos so excelentes, porm ao menos voc ganha uma garantia. Portanto bem interessante comparar os preos entre guitarras ou violes novos e usados e estipular uma faixa de preo que pretende gastar. No esquea de comprar um case!! Existem dois tipos: o que tem o casco rgido, duro; e o que tem o casco macio. Voc deveria optar pelo de material rgido. Na compra da guitarra/violo, se for em loja, normalmente voc j compra o case com desconto. Porm, se no compr-lo, estar sempre se incomodando com batidas, arranhes etc, e ser sempre mais complicado transportar sua guitarra/violo de um lugar a outro. Case com casco rgido Case com casco macio

Escolha um instrumento que tenha as cordas prximas aos trastes, voc ter mais facilidade de tocar. Porm, se estiverem prximas demais elas iro produzir um zumbido, e afetaro o tom produzido. Esteja certo de que ela produza um som limpo, sem zumbidos em nenhum dos trastes, e que a guitarra/violo tenha sido feita com madeira de qualidade, para que o brao no se deforme.

Geralmente o recomendado para iniciantes o violo de cordas de nylon. Ou como so melhores conhecidos: Violo Clssico. Primeiramente, so recomendados por serem mais fceis de dedilhar do que os de corda de ao. O violo clssico tem o maior brao de todos. Apesar de no inicio parecer ser mais difcil de tocar com o brao maior, voc tem mais facilidade na hora de posicionar os dedos, evitando o grande problema dos dedos esbarrarem nas outras cordas, estragando o som. Isso muito verdadeiro, se formos comparar com as guitarras eltricas, que tem um brao mais estreito. Ento, tendo maior espao entre as cordas voc tem menos chance disso ocorrer. Alm do mais, um brao maior vai fazer com que voc adquira destreza nos seus dedos muito mais rpido. Finalmente, quando voc comear com o violo acstico de nylon, voc no precisar comprar um amplificador ou qualquer outro acessrio. Voc pode tocar em qualquer lugar e ser ouvido alto e claro. Alm da mobilidade que ele permite, ele tambm produz sons claros, que possibilitaro que oua o seu verdadeiro jeito de tocar. Por isso, altamente recomendado. Porm, se voc preferir comprar uma guitarra eltrica primeiro, e no tem interesse algum na acstica, voc tem inmeras opes de guitarras, de amplificadores e uma infinidade de outros acessrios e equipamentos. Apesar de toda essa parafernlia ser muito legal, no se esquea que o que mais importa o instrumento! Independente de quanto dinheiro voc tiver, tente comprar o melhor instrumento possvel. Mesmo que isso impossibilite que voc adquira um amplificador. A menos que voc toque numa banda, voc no precisa necessariamente do amplificador pra iniciar sua prtica, e o quanto melhor seu instrumento for, mais fcil e mais prazeroso sero seus estudos! No se esquea: em muitos casos o que voc ganha proporcional ao que voc paga! Por isso, tenha todas essas dicas em mente na hora de procurar o melhor para voc!


10

Teoriabsica
Antes de iniciarmos o estudo prtico do violo, bom voc ter um conhecimento terico bsico sobre msica.

Oqueamsica???
Msica nada mais que a arte universal de combinar os sons. a maneira de se expressar atravs de melodias. Alis, a Msica a primeira das sete artes universais. Desde seus primeiros passos, ela se valeu do desejo ntimo dos msicos para exportar as suas faces interiores, como se nela, o homem revelasse seu interior. Tudo que podemos ouvir so sons; uma buzina, um grito, um trovo, uma madeira sendo arrastada, etc. Quando selecionamos sons de forma harmnica, estamos transformando esses sons em melodia, ou seja, msica. Os sons podem ser divididos em duas categorias:

Sons tonantes: so sons com variao de tonalidade entre grave e agudo, como os produzidos por instrumentos musicais. Sons no tonantes: so sons que no tem essa variao e produzem sons simples como qualquer barulho. OBSERVAES; a) Embora seja considerado um instrumento musical, a bateria e os instrumentos de percusso no produzem tonalidade. Eles so usados para dar ritmo msica. b) A voz humana considerada o instrumento mais complexo, pelo fato de produzir sons tonantes ou no.

NotasMusicais
Notas musicais so sons tonantes organizados em uma escala muito conhecida; D, R, M, F, SOL, L e S. Estas so as famosas notas musicais bsicas. Executar uma msica , portanto, selecionar estas notas numa melodia. Para simplificar a nomenclatura, representamos estas notas por letras. Veja abaixo :

C D

D R

E Mi

F F

G Sol

A L

B Si

11

SustenidoeBemol
Durante muito tempo essas notas musicais eram soberanas. Entretanto, notava-se que havia variao sonora entre algumas dessas notas, at que mais tarde surgiram os MEIO-TONS que preenchem justamente esses espaos, que na verdade, tornar-se-iam notas. S que, ao contrrio de serem nomeados por outros nomes, esses meio-tons foram chamados de acordo com as notas prximas a eles pela relao sustenido e bemol. Saibamos primeiro, entre quais notas existem esses meios-tons (aqui representados pelas lacunas):

__ A __ B C __ D __ E F __ G __

Portanto entre S e D e MI e F no h meio tom Cada espao desses, que uma nota como qualquer uma, recebe dois nomes pela relao sustenido-bemol:

Sustenido (#) o nome do meio-tom com relao nota que est sua frente. Bemol (b) o meio-tom posicionado um espao antes da nota.

Assim, dizemos que o espao entre as notas C e D tem um meio-tom, portanto, uma nota que recebe dois nomes pela relao sustenido e bemol.

Exemplo 01:

C# e Db

Exemplo 02:

12

Esse meio-tom tem dois nomes; D SUSTENIDO (pois est meio-tom frente de C) e R BEMOL (por estar meio-tom antes de D). Assim chamamos esta nota: C# ou Db. O mesmo acontece com todos os meio-tons existentes (A# e Bb, D# e Eb, F# e Gb, G# e Ab). No so dois meios-tons num espao s. um meio-tom em cada espao e dois nomes para cada meio-tom. A escala das notas contnua, ou seja, depois da ltima nota, volta para a primeira, obedecendo seqncia das notas.

TonseAcordes
ACORDE uma base harmnica formada por notas para acompanhamento musical. Unindo no mnimo trs notas que tenham relao entre si, obteremos um acorde. Se juntarmos, por exemplo, as notas C, E e G teremos ento um acorde que, por ocasio ser o acorde de D MAIOR (C). Para isso, h uma escala de notas para cada acorde onde sero extradas as notas para os determinados acordes (maiores, menores e dissonantes).

TOM ou TONALIDADE refere-se a uma escala de valores que selecionam os acordes que tenham relao entre si para formar a seqncia deles nas msicas. Por exemplo, cada acorde tem uma escala onde se encontram as notas que tem relao com ela, essas notas so como seus parentes (notas primas) e a partir dessa escala, formam-se os acordes relativos sua tonalidade. Trataremos disso em um captulo posterior Noes bsicas sobre escalas e formao de acordes.

Conhecendooseuinstrumento

13

Cabea (Cabeote ou mo): Elemento que usado para que se prenda as cordas Cravelha: Elemento de afinao. Pestana: o obstculo que fica entre a cabea e o brao, que dar origem as 6 notas que representam as 6 cordas que sero tocadas livremente. Trastos/Trastes: So os obstculos que sero vistos no brao, no sentido vertical. Daro origem aos sons. Casa: Espao entre dois trastes. Brao: Onde ir funcionar a mo esquerda todo o tempo, durante a execuo. Ele est preso tala. Roseta (Boca do Violo): Por onde sai o som produzindo pelas vibraes das cordas. Cavalete: Onde sero presas as cordas, de extremidade extremidade, at mo do violo. Corpo (Tampo): Corresponde ao corpo do violo. Onde a sonoridade varia de acordo com o tamanho, formato, madeira usada na confeco do instrumento.

Comoseguraroseuviolo
Antes de voc comear a tocar, importante que voc se sinta confortvel segurando o seu violo. A postura correta que voc deve adotar depende do estilo musical que voc pretende tocar. Veja abaixo: Quando voc for tocar violo, primeiramente voc deve se lembrar: Se voc destro: Sua mo direita deve fazer o dedilhado nas cordas, enquanto a mo esquerda faz os acordes, como mostra na figura abaixo. Agora se voc canhoto: Sua mo esquerda deve fazer o dedilhado nas cordas enquanto a mo direita faz os acordes. Veja abaixo: Canhotos Destros


14 e.onlythe

Posio correta para se tocar sentado Existem 2 formas para tocar sentado. O modo clssico - Voc deve colocar o corpo do seu instrumento confortavelmente entre suas pernas, descansando o instrumento em cima da sua coxa. aconselhvel que voc tenha uma cadeira ajustvel, caso voc tenha problemas para alcanar o cho com os seus ps. O brao da guitarra ou violo deve ser segurado em um ngulo de 45 graus, veja abaixo: Canhotos Destros

Embora essa postura possa ser usada em outros estilos musicais, mais comum ela ser usada apenas no estilo clssico. Modo popular Digo esse modo como popular, por ser o jeito mais usado para se tocar sentando, veja abaixo: Canhotos Destros

15

Tocando em p Para tocar em p voc precisar de uma correia. Quase todas as correias que voc encontra nas lojas de msica, iro perfeitamente se ajustar a voc. Canhotos Destros

Tcnicasbsicasdeviolo
Quando voc for tocar sempre tenha em mente: Se voc destro: sua mo direita dedilha as cordas enquanto a mo esquerda faz os acordes Se voc canhoto: sua mo esquerda dedilha as cordas enquanto sua mo direita faz os acordes.

Com isso em mente vamos comear! Notas so tocadas quando seus dedos da mo que voc faz os acordes pressionam a corda para baixo, entre traste e o brao do instrumento. muito importante ter a postura correta na sua mo que faz os acordes, especialmente na hora de estudar tcnicas mais complexas. A figura abaixo mostra como voc deve pressionar a corda do seu violo, para tocar uma nota. Canhotos Destros

16

Existem duas formas para voc segurar o brao do seu violo, que so: Clssico Alternativo

O modo clssico consiste em voc pressionar o seu polegar contra o brao do instrumento, veja o exemplo abaixo: Canhotos Destros

O modo alternativo consiste em o seu polegar abraar o brao do violo; esse modo para muitos professores pode ser um hbito ruim, mas na minha opinio no, para muitos violonistas segurar dessa forma seu instrumento mais confortvel. Veja o exemplo abaixo: Canhotos Destros

Tocandoumanota
Adquirir uma boa pegada igualmente importante para o seu aprendizado de violo. A ponta do seu dedo deve cair imediatamente entre os trastes, veja o exemplo:

17

Canhotos

Destros

Agora se voc for tocar acordes, o segredo esta em voc colocar seus dedos o mais prximo do traste, como mostra na figura abaixo: Canhotos Destros

Observao: Para segurar os acordes mais facilmente, coloque seu o dedo o mais prximo possvel do traste. Assim voc no precisar fazer tanta fora para executar o acorde, mas no coloque seus dedos em cima do traste, pois assim no vai sair som algum.

18

Seusprimeirosacordes!
Agora que voc j sabe um pouco sobre teoria bsica musical e j conhece seu instrumento, vamos ao que realmente nos interessa, que a prtica no violo! Nesse captulo abordaremos seus primeiros acordes. Pense nisso como a sua real inicializao nesse magnfico instrumento. A seguir eu elaborei para voc, alguns exerccios bsicos para voc comear a ter mais intimidade com o violo. Temos duas progresses de acordes que iro lhe ajudar no aprendizado da msica que preparamos para voc no final desse captulo. Um grande sucesso da msica internacional. Aps o trmino desse pequeno guia voc j estar apto para executar com destreza a msica Wish you Were Here Pink Floyd. Bom chega de papo e vamos ao que interessa

Vamos representar cada dedo com um nmero, como mostrado na figura ao lado. Ento, nos diagramas de acordes abaixo, coloque cada nmero na corda apropriada como mostrado abaixo

19

Ateno
Tente apertar firmemente o seu polegar atrs do brao do violo. Certifique-se que seus dedos estejam
pressionando as cordas perto dos trastes, porm sem ser em cima do traste.

As suas unhas devem estar mais curtas possvel. Isso previne que elas interfiram nas vibraes das
cordas

Acordes que sero utilizados em nossos exerccios:

CMaior(Canhotos)CMaior(Destros)

GMaior(Canhotos)GMaior(Destros)

20

DMaior(Canhotos)DMaior(Destros)

Amenor(Canhotos)Amenor(Destros)

Para fazer os exerccios abaixo, vamos usar a seguinte batida para a mo direita! Seta para baixo com a letra P, tocar apenas com o polegar da mo direita (ou esquerda para canhotos) com movimentos para baixo. Seta para baixo com a letra M, tocar com todos os dedos da mo direita (ou esquerda para canhotos) com movimentos para baixo.

21

Exerccionmero1!

Exerccionmero2!

Repita esse exerccio o maior nmero de vezes que voc puder, at que todos os acordes esteja muito bem gravados em sua mente!

22

Tocandosuaprimeiramsica!
Agora que voc j dominou os acordes e o ritmo dos exerccios acima, vamos tocar sua primeira msica. Para isso escolhemos um grande sucesso da msica internacional Wish you were here Pink Floyd! C D So, so you think you can tell A G D Heaven from hell, Blue skies from pain. Can you tell a green field C Am G From a cold steel rail, A smile from a veil? Do you think you can tell? C D A Did they get you to trade, Your heroes for ghosts, Hot ashes for trees, G D C Hot air for a cool breeze, Cold comfort for change? Did you exchange A G A walk on part in the war, For a lead role in a cage? C D How I wish, how I wish you were here, A G D We're just two lost souls swimming in a fish bowl, Year after year, C Am Running over the same old ground, What have we found? The same old fears, G Wish you were here. Para poder tocar essa msica, utilize a seguinte batida para a mo direita!

Seta para cima com a letra P, tocar apenas com o dedo polegar da mo direita (ou esquerda para canhotos) com movimentos para cima. Seta para cima com a letra M, tocar com todos os dedos da mo direita (ou esquerda para canhotos) com movimentos para cima. Seta para baixo com a letra P, tocar apenas com o dedo polegar da mo direita (ou esquerda para canhotos) com movimentos para baixo. Seta para baixo com a letra M, tocar com todos os dedos da mo direita (ou esquerda para canhotos) com movimentos para baixo.

23

A seguir voc ver os acordes utilizados na msica juntamente com o tempo correto para a batida da mo direita (ou esquerda para canhotos).

24

Oua inmeras vezes a msica, para ir se acostumando com o andamento e o tempo, estude com muito afinco as progresses acima! Em pouco tempo voc j estar dominando com muita facilidade a execuo dessa belssima obra musical que foi sucesso internacional por muitos e muitos an os e com certeza ainda nos dias de hoje tambm.

Fonte: MultiBrasil Downloads e Dicas - http://www.multibrasil.net

25

Вам также может понравиться