Вы находитесь на странице: 1из 2

1. Definio de Avaliao?

A avaliao nas expresses

Avaliao um processo sistemtico e contnuo que, a partir da recolha de dados concretos e sua consequente anlise, possibilita:
Verificar em que medida esto a ser atingidos os objetivos propostos Diagnosticar novas necessidades de aprendizagem. Introduzir reajustamentos s falhas detetadas Fortalecer as motivaes dos formandos para aprender Redefinir novos itinerrios de aprendizagem. Classificar os formandos segundo escalas para definir os seus valores absolutos e relativos.

2. Que Tipos de Avaliao?

Quanto ao Processo: Avaliao Normativa: Processa-se atravs de um julgamento baseado na comparao que feita, por exemplo, com um grupo de alunos que se submete a uma prova. Os resultados obtidos a partir desta avaliao informam-nos sobre a situao de cada aluno em relao ao grupo, colocando-os gradualmente em 1, 2, 3, (). Este tipo de avaliao utiliza-se especialmente, para efeitos de seleo. Avaliao Criterial ou Criteriada: Este tipo de avaliao assenta no Grau de Desempenho e bastante adequado Formao Regulada por Objetivos, que explicita o Desempenho ou Comportamento, as Condies de Realizao e os Critrios de xito ou Padro. Se se fizer corresponder estes Critrios de xito aos Objetivos da Formao, poderemos perceber se os alunos esto dominar as Aprendizagens definidas nos Programas de Formao. Quanto ao Momento: Avaliao Inicial: Destinada a aferir os conhecimentos prvios de um grupo, para orientar os processos de planeamento. Avaliao Formativa: Realizada durante o Processo de Formao permite um apoio contnuo e imediato ao aluno, reforando ou corrigindo o seu desempenho. Avaliao Sumativa: Realizada no final de um processo de formao pretende testar o produto e o resultado final das aprendizagens.

3. Quais as Particularidades da Avaliao nas Expresses (Musical, Plstica, Dramtica e Motora)?

A principal particularidade que distingue a Avaliao em Expresses da que se realiza nos restantes Domnios do Currculo que possvel, a todo o momento, perceber em que nvel de aprendizagem os alunos esto, e a distncia esto dos resultados esperados para cada processo de aprendizagem. que, o Desempenho nos domnios da Expresso , em primeira anlise, um Comportamento Diretamente Observvel muito prximo dos Critrios de xito formulados nos respetivos Sistemas de Avaliao. Claro que continua a haver, em cada uma das Expresses, domnios nos mbitos Cognitivo e das Atitudes que no sero diretamente observveis, mas o ponto de partida para a sua avaliao so os Comportamentos sobre os quais o professor incide a sua ateno e interveno didtica.

Вам также может понравиться