Вы находитесь на странице: 1из 8

11

AnliseVitimolgicanoProfiling Criminal
Jorge Jimnez Serrano
Palavraschave:
Perfil criminolgico

A vtima um elemento importante de anlise no desenvolvimento de um perfil criminolgico (profile). Esta anlise tem trs componentes: analisar o risco da vtima, reconstruir as suas ltimas 24 horas e estabelecer os critrios de seleo da vtima usados pelo criminoso. O primeiro componente d-nos informao sobre o tipo de vtima e quais as caractersticas do criminoso possveis de antever a partir deste dado. As ltimas 24 horas informam quando e em que local o criminoso e a vtima se encontram e como se relacionam estas caractersticas espaciotemporais com o criminoso. Os critrios de seleo da vtima indicam as motivaes e necessidades do criminoso.

Anlise vitimolgica

Modus operandi

Nvel de risco

Introduo
A vtima um elemento importante de anlise para o desenvolvimento do perfil criminolgico. A vtima um ator, na maioria dos casos, involuntrio dos crimes e, portanto, merece ateno especial. Alguns autores consideram a vtima como a extenso da cena do crime e recomendam para esta a mesma anlise metodolgica. Autores como Canter argumentam que o criminoso comporta-se com a vtima da mesma forma que interage com as pessoas com quem vive quotidianamente; desta forma, se exibe poder e controlo sobre a vtima, na sua vida diria tambm vai mostrar este tipo de comportamento. Claramente, a vtima sobrevivente uma importante fonte de informaes sobre o criminoso, pelo que o testemunho da mesma valioso na realizao do perfil criminolgico. No entanto, imperativo realizar uma anlise crtica deste testemunho, de modo a evitar possveis erros que podem ocorrer devido a vrios fatores: Falsas memrias; Desejabilidade social; Preenchimento de lacunas ou falta de memria com confabulaes; Ideias preconcebidas e preconceitos; Simulaes para obter benefcios; Sentimentos de vingana; Medos.

Recomendamos o uso da entrevista cognitiva, um procedimento destinado a interrogar vtimas, testemunhas e suspeitos, que visa a obteno de vrias verses do mesmo evento sem a introduo de questes que afetem a preciso de memrias.

Quando a vtima no sobreviveu ao crime, as informaes diretas no so possveis, o que no significa que a vtima no fale acerca do agressor. O princpio da transferncia de Locard ocorre no s no plano fsico, atravs da troca de materiais, mas tambm a nvel psicolgico. por esta razo que a localizao e o tipo de leses, posturas e movimentos realizados com a vtima, a interao, comunicao estabelecida e a seleo da mesma, entre outros aspetos, podem fornecer informaes para a elaborao do perfil criminolgico do agressor. Neste captulo descrevemos o tipo de estudo a ser realizado na vtima de forma a obter dados relevantes para a elaborao do perfil. A premissa bsica sobre a qual trabalhamos que, conhecendo a vtima, podemos conhecer o seu agressor. O que que nos faz pensar isso? A relao vtima-agressor: a maioria das agresses causada por pessoas prximas prpria vtima. Se conhecemos a vtima podemos identificar o seu ambiente e o agressor; O tipo de pessoa e o estilo de vida est associado a um determinado tipo de crime e criminoso: saber como vive uma pessoa, lugares onde se move e o estilo de vida podem ajudar a ter uma ideia de que tipo de criminoso a poderia contactar; Princpio da Transferncia de Locard: como mencionado acima, todo o contacto entre a vtima e o agressor deixa um rastro em cada um deles, sendo a transferncia em termos fsicos ou psicolgicos; Espao e tempo de compartilhado: no momento da agresso, vtima e agressor partilham um espao e tempo. Conhecendo os espaos e tempos da vtima no momento da agresso e em momentos e tempos anteriores, pode avaliar-se que outras pessoas tambm os compartilharam. A anlise vitimolgica que vamos utilizar avalia trs elementos principais: risco e exposio da vtima, critrios de seleo e reconstruo das ltimas 24 horas. Com as informaes obtidas a partir da anlise destes elementos, possvel deduzir certas caractersticas do autor do crime.

Riscoeexposiodavtima
Para avaliar o risco da vtima necessrio, primeiramente, analisar o seu estilo de vida. A anlise do estilo de vida da vtima permite estudar elementos potencialmente prejudiciais que existem na sua vida diria, como resultado de fatores biolgicos ou ambientais. Alguns autores como Hindelang, Gottfredson e Garofalo argumentam que h pessoas mais suscetveis de serem vtimas de crimes devido a comportamentos, hbitos ou caractersticas que a tornam, na maioria das vezes, mais expostas ao contacto com ambientes criminosos. Alguns autores referem-se a estas pessoas como vtimas propcias, uma vez que com a sua conduta provocam a vitimizao. Ainda que possam ser passivas, apresentam uma grande probabilidade de sofrer e ativar as agresses. O estudo da exposio do estilo de vida exige a pesquisa e anlise da personalidade da vtima, do seu ambiente pessoal, profissional e social (Turvey, 2008). A teoria da atividade rotineira de Cohen e Felson (1979) argumenta que a vtima e o seu agressor coincidem temporal e espacialmente durante o curso das suas atividades rotineiras, como ir para o trabalho, deslocar-se para casa, ir s compras e outras interaes sociais. Estas rotinas esto relacionadas com o seu estilo de vida, da a importncia de as analisar. Para estes autores, o crime ocorre quando convergem um criminoso motivado para delinquir, um potencial alvo

e uma ausncia de vigilncia ou guardio1. Conhecer o estilo de vida de uma pessoa consiste em saber como essa pessoa vive o seu dia a dia, de acordo com as suas caractersticas, condies e circunstncias. Isto requer a identificao de:

Caractersticas fsicas: o estilo de vida de uma pessoa depende do seu estado fsico (anos, aparncia) e da sua sade (saudvel, com doena incapacitante, crnica, em tratamento, etc.); Caractersticas psicolgicas: certas caractersticas psicolgicas e traos de personalidade influenciam o estilo de vida (extroverso-introverso, sociabilidade, etc.), bem como a existncia de algum tipo de psicopatologia (depresso, psicose, etc.);

Caractersticas familiares: o contexto mais prximo e as suas circunstncias afetam o estilo de vida de uma pessoa. Estado civil, presena de crianas, ter pais, irmos, ou estar sozinho, etc.; Histria da vida: o passado da pessoa pode explicar o presente - como foi a sua infncia, o desenvolvimento, a passagem pela escola, as amizades; Ambiente: a pessoa vive num ambiente limitado, numa casa, num bairro, numa cidade. Devemos tambm identificar os movimentos que esto normalmente presentes na sua vida: local de trabalho, frias, rea de lazer, etc.;

Rede social: o nmero de pessoas com que se relaciona influencia diretamente o seu modo de vida. Nmero de amigos e conhecidos e o nvel de qualidade dessas relaes so informaes muito relevantes;

Caractersticas profissionais (financeiras): o nvel profissional muito importante porque fornece um status, condies econmicas e determinadas circunstncias de tempo, relaes, exigncias e conflitos que devem ser analisados;

Atividades, rotinas, hobbies: as pessoas geralmente esto envolvidas num nmero limitado de atividades que se repetem rotineiramente e descrevem o seu dia a dia. Os tempos livres tambm ajudam a conhecer a pessoa, pois mostram os seus hobbies, desejos, gostos e a forma como se diverte e feliz.

Analisando o estilo de vida de uma pessoa podemos estabelecer diferentes nveis de risco de se ser vtima de um crime. Assim, temos: Vtimas de baixo risco: so pessoas que muitas vezes tendem a no estar expostas a riscos que as levam a ser vtimas provveis. Os comportamentos, por ao ou omisso, permitem que estejam longe de possveis criminosos; Vtimas de mdio risco: so pessoas que s vezes podem estar expostas a alguns riscos que as tornam suscetveis de serem vtimas. No todos, mas alguns dos seus hbitos podem torn-las, por vezes, em vtimas provveis; Vtimas de alto risco: so pessoas que so rotineiramente expostas a muitos riscos, tornando muito provvel que mais cedo ou mais tarde se tornem em vtimas.

necessrio distinguir entre o nvel de risco associado a uma caracterstica individual (nivel de riesgo rasgo de la persona), ou seja, o nvel que geralmente permanece estvel durante um perodo de tempo, e o risco de estado (el riesgo estado), isto , o risco associado a uma dada situao.

Estes autores referem-se a ausncia de guardio como sendo a falta de condies ou aes de pessoas ou infraestruturas que dissuadam o criminoso de cometer o crime.

Por exemplo, uma pessoa que nunca caminha por bairros perigosos noite e toma bastantes medidas de autossegurana pode apresentar um baixo risco. Contudo, uma noite o carro avaria num bairro considerado perigoso e tem de caminhar para pedir ajuda, tornando-se numa vtima de alto risco. Neste caso, o nvel de risco da caracterstica individual seria baixo, mas nesta situao em particular o risco de estado alto.

O profiler deve analisar ambos os nveis de risco, pois cada um pode fornecer informaes distintas para a construo do perfil. O nvel do risco fornece informaes sobre a personalidade da vtima, as suas rotinas, o nvel de confiana e segurana, experincias com o crime.

O risco de estado fornece informao acerca de porque a pessoa naquele momento e lugar concreto se torna numa vtima, como respondeu a essa situao, capacidade de reao, e como interferiu com o MO do agressor.

O nvel de risco, tanto a nvel da caracterstica individual como de estado, determinado aps a anlise de uma srie de caractersticas do estilo de vida da vtima, tais como: Pessoais: caractersticas fsicas ou psicolgicas, por exemplo, se entrar num carro de um desconhecido seria uma caracterstica que apontaria para um nvel de alto risco; Situacionais: a pessoa encontra-se num lugar e momento que condicionam o seu risco, por exemplo, uma pessoa que est num bairro perigoso de madrugada seria uma caracterstica de alto risco; Comportamentais: a pessoa executa certas aes ou comportamentos rotineiros ou pontuais, por exemplo, a prtica de atividades ilegais como a prostituio seria uma condio que poderia aumentar o nvel de risco.

O nvel de risco final pode ser determinado por uma avaliao quantitativa, somando o nmero de caractersticas de risco pessoais, situacionais e comportamentais. Quando essa soma elevada, estamos perante uma pessoa com um nvel alto de risco. A esta avaliao pode ser adicionada uma componente qualitativa, pois, por vezes, certas caractersticas so de uma maior gravidade para o nvel de risco, como forma de refinar o resultado quantitativo. Por exemplo, uma pessoa tem apenas trs caractersticas de risco, mas uma delas que se dedica prostituio. Esta caracterstica comportamental implica um risco muito mais alto para ser vitimada, e poderia traduzir diretamente uma vtima de alto risco. Uma vez estabelecido o nvel de risco, como este pode ajudar a elaborar o perfil criminolgico? O objetivo da anlise vitimolgica num perfil no descrever e avaliar a vtima, mas identificar as caractersticas do agressor. Depois de determinar o nvel de risco de uma vtima em particular, veremos como isso pode ajudar a descrever o seu agressor.

Uma questo que pode ajudar : que tipo de vtima o criminoso procura? Ou, mais especificamente, que tipo de vtima o criminoso acaba por eleger para cometer o seu crime? Em princpio, supe-se que qualquer criminoso procura sempre uma vtima que seja fcil e que implique um menor perigo (lei de custo-benefcio). Seguindo esta premissa, as vtimas de alto risco seriam as melhores, visto favorecerem de muitas maneiras a possibilidade de serem vitimadas. Contudo, isto nem sempre ocorre, uma vez que o criminoso no atua sempre segundo a lei custo-benefcio, ou as suas caractersticas, motivaes ou fantasias o levam a comportar-se de outra forma.

Cada caso deve ser abordado e analisado individual e cuidadosamente, tentando-se reunir o mximo de

informao e realizar um grande trabalho de deduo para se poder correlacionar as caractersticas do autor com base na sua vtima. Um elemento que se pode extrair a partir do estudo do nvel de risco a possibilidade do conhecimento entre a vtima e o criminoso, pois as caractersticas valorizadas na avaliao do nvel de risco esto mais ou menos relacionadas com a possibilidade de a vtima conhecer ou no o agressor. Assim, se uma vtima tem um nmero elevado de caractersticas pessoais de risco, possvel que a escolha do criminoso se baseie precisamente nessas caractersticas, o que implica o conhecimento da vtima e planeamento. Por exemplo, a vtima de uma fraude podia ser excessivamente confiante, o que pode ser uma condio conhecida a priori pelo criminoso, o que significa que existia algum nvel de relacionamento com a vtima para ter este conhecimento.

Uma pessoa cujo nvel de risco advm principalmente das caractersticas situacionais, possivelmente o facto de se colocar em lugares e momentos de risco que a faz ser selecionada como vtima. Neste sentido, o criminoso no conhece a vtima, apenas o lugar e tempo em que est a vtima que a tornam oportuna (ou melhor, inoportuna).

Finalmente, quando o nvel de risco se deve principalmente a fatores comportamentais, o criminoso pode escolher as vtimas que realam ou executam determinados tipos de aes ou comportamentos. Voltando ao exemplo da prostituio, um criminoso que procura prostitutas para agredir, no procura uma pessoa especfica, mas mulheres que destacam esta atividade e que so benficas para o seu modus operandi
2 3

(MO). Portanto,

possvel que neste caso a vtima no conhea o criminoso e o que interessa ao agressor no a vtima como pessoa particular, mas como pessoa que apresenta determinados comportamentos.

Outra anlise que podemos realizar para obter informaes acerca do criminoso a partir do nvel de risco da vtima comparar este com o nvel de risco do MO. O MO do criminoso tambm se pode classificar em funo do risco representado para o ofensor, pelo que um MO de alto risco ser aquele que, por sua natureza, propicie a que o criminoso seja descoberto. O MO de um criminoso est relacionado com a sua capacidade de planificao e intelectual, os seus conhecimentos em determinadas reas, os seus antecedentes e conscincia a nvel forense, assim como o seu nvel de impulsividade e controlo emocional. Se compararmos este nvel de risco com o nvel de risco da vtima possvel extrair alguma informao til sobre as caractersticas do infrator. Para isto, partimos da premissa de que o criminoso tem alguma capacidade de conhecer ou avaliar o nvel de risco da vtima que foi selecionada ou escolhida para o seu crime. Esta avaliao ser mais ou menos completa e precisa, mas realizada em maior ou menor grau por todos os criminosos que tm de escolher uma vtima. Estar baseada no conhecimento que possui da vtima ou em simples intuies ou primeiras aparncias. Na tabela abaixo usamos os riscos extremos para ver que caractersticas podemos extrair das diferentes ligaes.

Estas dedues devem ser corroboradas por estudos empricos e avaliados particularmente para cada caso concreto.

As condutas realizadas pelo criminosos para cometer o crime, facilitar a sua realizao, ocultar a sua identidade, favorecer a sua fuga e escape da lei. Temos de diferenciar o MO de outro conceito similar, normalmente definido como Assinatura (signature), o qual respeitante s
condutas no necessrias para realizar o crime e que esto relacionadas com necessidades psicolgicas do agressor, ou seja, com o motivo do crime (Jimnez, 2011).

Tabela 11.1 Risco MO

Risco da Vtima

Alto Risco
Criminoso encontra a sua vtima em ambientes marginais e delinquentes nos quais se move. Possveis antecedentes. No planifica, o crime resultado do impulso. Baixo nvel intelectual e profissional. Conhecido da vtima.

Baixo Risco
Planejador. O seu MO de baixo risco ter sido conseguido atravs da experincia. Possveis antecedentes e carreira delinquente. No conhece a vtima. Nvel intelectual mdio. Pode continuar a agir.

Alto Risco

Baixo Risco

Impulsivo. Comete o crime arriscando-se muito. Uso de drogas. Deixa muitas evidncias que podem levar sua deteno.

H planificao mas um criminoso novato. Sem antecedentes. Impulsivo na hora de atuar, oportunista, com pouco controlo emocional. Nvel intelectual mdio ou superior. Pode ser que, ainda que no conhea a vtima, procure uma pessoa com determinadas caractersticas. No relacionado com o mundo marginal e delinquente.

Reconstruodasltimas24horas
Como j foi discutido, em relao teoria da atividade rotineira, vtima e criminoso normalmente encontram-se mediante as suas atividades dirias. Quando entra o criminoso na vida da sua vtima? Claramente, se o criminoso e a vtima so conhecidos, a relao e a distncia entre eles mais estreita, partilhando muitas reas de atividade e tempo. Por exemplo, se o criminoso o parceiro, claro que compartilham muitos espaos (domsticos, de lazer, etc.) e tempo (conhecem-se h mais tempo e vivem juntos). Contudo, no caso em que a vtima e o agressor so desconhecidos, evidente que em algum momento se encontraram e mantiveram algum nvel de interao. Especialmente neste tipo de crime, em que o autor desconhecido, til reconstruir as ltimas 24 horas da vtima at ao momento do crime. Com esta reconstruo, pode compreender-se a vtima como pessoa, e em relao ao ambiente e aos outros acontecimentos que circundam a sua vitimizao.

Esta reconstruo procura saber tudo o que a pessoa fez 24 horas antes de se tornar uma vtima, atendendo a vrios detalhes:

Locais visitados; Horrios; Interaes com outras pessoas (de rotina e acidentalmente); Atividades; Estado emocional, psicolgico e fsico; Trajetos percorridos e meios de transporte utilizados.


Deve avaliar-se se, nestas 24 horas, ocorreu alguma coisa que no faa parte das suas rotinas dirias.

Com esses dados, e tambm com o nvel de risco de estado estabelecido, podemos tentar responder a um outro conjunto de questes:

Em que momento do dia se encontra com o criminoso? Em que lugar se encontra com o criminoso? um lugar conhecido ou desconhecido da vtima? Encontra-se dentro das suas atividades de rotina? possvel estabelecer uma relao entre a vtima e o agressor dentro do crime? possvel estabelecer se uma vtima do acaso/oportunidade ou se, pelo contrrio, uma vtima selecionada?

A informao que se pode considerar como varivel (mutvel) da pessoa deve ser sempre analisada em relao a aspetos estveis na pessoa, tais como idade, raa, sexo, fsico, etc.

Por exemplo, uma atividade como a caminhada ao longo da praia pode ser entendida de forma diferente em relao a um caso de agresso sexual onde a vtima era jovem e fisicamente atraente ou se pelo contrrio no tinha estas caractersticas.

Sem dvida, a dimenso das 24 horas um indicativo, a inteno conhecer toda a informao imediatamente anterior ao crime, o que pode fornecer dados relevantes para a elaborao do perfil criminolgico. necessrio conhecer situaes passadas que possam estar relacionadas. Assim, pode ser necessrio saber se, nas ltimas semanas, recebeu algum tipo de ameaa, teve algum rompimento relacional.

As fontes de informao so mltiplas, desde familiares, amigos, mdicos, documentao, fotografias da cena do crime, faturas telefnicas. Deve ser usada qualquer fonte de informao que acreditemos que pode ser relevante.

Seleodavtima
Ainda que na discusso da anlise de risco se tenha referido a seleo da vtima por parte do criminoso, vamos abordar brevemente esta questo.

O potencial criminoso est motivado para o crime e aguarda a situao propcia para atuar. Para Turvey (2008), a seleo da vtima influenciada por seis fatores: Possibilidade: refere-se acessibilidade da vtima pelo criminoso; Localizao: refere-se ao local onde se encontra a vtima; Vulnerabilidade: a perceo da possibilidade de ataque vtima sem que o criminoso possa sofrer danos ou corra baixo perigo; Relaes: a vtima escolhida pela relao com o criminoso; Simbolismo: a vtima escolhida porque tem um significado para o criminoso;

Fantasia: a vtima escolhida porque pode satisfazer uma fantasia particular do criminoso.

Estes critrios no so exclusivistas nem exclusivos e o profiler deve elaborar uma boa anlise para determinar que critrio de seleo o criminoso ter usado. Conhecer o critrio de seleo da vtima do criminoso pode fornecer-nos informaes relevantes. Um assassino que s tenha em conta o critrio da oportunidade para selecionar as suas vtimas, ser mais difcil de deter que outro que se reja por critrios mais exclusivistas como selecionar crianas menores de 5 anos com boa aparncia. O primeiro pode atuar em muitos locais, o segundo tender a conseguir as suas vtimas em locais onde h vtimas com essas caractersticas.

Ainda que nos casos de assassinos em srie a maioria tenha uma vtima "ideal", s vezes a necessidade de ao e de garantir a sua segurana acima de qualquer coisa, pode lev-los a optar por uma vtima de oportunidade ou vulnervel. Isto no deve ser interpretado como no tendo um critrio no momento de selecionar as suas vtimas, mas que simplesmente, em algumas ocasies, do prioridade ao ato face ao objeto.

Referncias:
Burgess, A., & Homstrom, L. (1974). Rape trauma syndrome. American Journal of Psychiatry, 131, 981986. Cohen, E., & Felson, M. (1979). Social change and crime rate trends: A routine activities approach. American Sociological Review, 44, 588-608. Fattah, A. (1991). Understanding criminal victimization. Scarborough (Ontario): Prentice Hall Canada. Fattah, A. (1993). Rational choice/opportunity perspetives as a vehicle for integrating criminological and victimological theories. In Ronald V. Clarke & Marcus Felson (Eds.). Routine activity and rational choice: Advances in criminological theory (Vol. 5, pp. 225-258). New Brunswick: Transaction Publishers. Fattah, Abdel Ezzat (1967). Towards a criminological classification of victims. Criminology and Police Science, 58 (4), 524-531. Gulotta, G. (1976). La vctima. Varese (Italia): Guifr. Henderson, L. (1985). The wrong of victims rights. Stanford: L.R. Hentig, H. (1948). The criminal and his victim. New Haven: Yale University Press. Hindelang, M., Gottfredson, H., & Garofalo, J. (1978). Victims of personal crime. Cambridge (Massachusetts): Ballinger Press. Jimnez, J. (2011). Manual prctico del perfil criminolgico: Criminal profiling. Valladolid: Lex Nova. Karmen, A. (2007). Crime victims: An introduction to victimology (6 Ed.). Belmont (Califrnia): Wadsworth Publishing. Khne, H.H. (1986). Kriminologie: Victimologie der notzucht. Juristische Schulung, 5, 388-394. Lpez-Ibor Alio, J., & Valds Miyar, M. (Dir.) (2002). Manual diagnstico y estadstico de los trastornos mentales. DSM-IV texto revisto. Barcelona: Masson. Neuman, E. (1984), Victimologa, el rol de la vctima en los delitos convencionales y no convencionales (2. Ed.). Buenos Aires: Ed. universidad. Schafer, S. (1977). Victimology: The victim and his criminal. Reston: Reston Publishing. Turvey, B. (2008). Criminal profiling: An introduction to behavioral evidence analysis. California: Elsevier. Von Hentig, H. (1964). Estudios de Psicologa Criminal (Vol. III). Madrid: Espasa Calpe. Zaffaroni, E. (1989). En busca de las penas perdidas. Deslegitimacin y dogmtica jurdicopenal. Buenos Aires: Ediar.

Вам также может понравиться