Вы находитесь на странице: 1из 36

Manual de Instrues

H 20 anos, nascia a Proauto uma empresa totalmente focada em atender o mercado de automao e em suprir com excelncia as necessidades dos clientes. Desde sempre, a Proauto tem buscado se aprimorar e se especializar no fornecimento de itens para a automao industrial, fabricantes de mquinas, equipamentos, montadores de painis eltricos e, principalmente, o mercado metroferrovirio com produtos de qualidade dos melhores fabricantes do mundo e que so utilizados no mundo todo. Desta forma, h duas dcadas, a Proauto se mantm sempre frente, trazendo novas tecnologias e qualidade mxima em solues e produtos, com as quais os nossos clientes aumentam cada vez mais a velocidade de seus projetos rumo ao futuro da automao industrial.
VANTAGENS DAS SOLUES PROAUTO

VANTAGENS DAS SOLUES PROAUTO

Produtos de Automao

Atendimento personalizado, rpido e eficaz que cumpre a necessidade de prazo do cliente. Estruturas fsica e gerencial que possibilitam ao cliente obter um atendimento que vai alm da venda e entrega. Fornecimento de pacotes fechados de produtos para montagens eltricas. Flexibilidade de negociao que atende condio comercial do cliente e facilita o processo de compra.

Amplo estoque local de produtos a pronta-entrega para atender pedidos urgentes. Adequao a necessidades especficas, tais como rguas de bornes montadas de acordo com cada projeto. Servios de plotagem para identificao de fios, cabos e componentes. Servios de assistncia tcnica especializada para sistemas de energia.

Para mais informaes, acesse: www.proautomacao.com.br

ndice

1 2 3 4

Introduo Instalao da Impressora

1.1. 1.2.

Sistema ThermoSystem...........................................4 Por que utilizar identificaes eltricas?..................4

2.1. 2.2. 2.3. 2.4. 2.5. 2.6.

O que vem na caixa?................................................5 Ligando a ThermoSystem.........................................5 Abrindo a impressora...............................................6 Fechando a impressora............................................6 Carregando a impressora com o rolo de etiquetas..7 Carregando o Ribbon...............................................8

Instalao e Configurao O Software ThermoSystem

3.1. 3.2.

Instalao do driver...................................................9 Instalao U-Marking Software..............................12

4.1. Registrando o U-Marking Software........................14 4.2. Definies bsicas..................................................15 4.2.1. Formulrio...............................................................15 4.2.2. Lista de dados........................................................15 4.2.3. Haste.......................................................................16 4.2.4. Texto.......................................................................16 4.2.5. Referncia...............................................................17 4.2.6. Cabealho...............................................................17 4.2.7. Resumo...................................................................18 4.3. Criando um novo arquivo.......................................18 4.4. Abrindo um arquivo................................................19 4.5. Salvar um arquivo...................................................19 4.6. Mudando de formulrio..........................................19 4.7. Configurao da pgina.........................................20 4.8. Imprimindo o projeto..............................................25

Funes ThermoSystem

5.1. Importao Excel....................................................26 5.2. Sequencial de etiquetas.........................................28 5.2.1. De/At....................................................................29 5.2.2. Passo......................................................................29 5.2.3. Zero esquerda......................................................29 5.2.4. Prefixo.....................................................................29 5.2.5. Sufixo......................................................................29 5.3. Editar etiqueta.........................................................30 5.4. Alterar fonte............................................................31 5.5. Zoom......................................................................31 5.6. Smbolos eltricos, logotipos e outras etiquetas...32

Problemas, Possveis Causas e Solues ........................................35

1. Introduo
1.1 Sistema ThermoSystem Este manual tem o propsito de orientar o usurio na utilizao da impressora ThermoSystem e do U-Marking Software. Procuramos elaborar os textos de uma maneira simples e ilustrada para facilitar o entendimento. Dispensa mo de obra especializada habilitando o usurio em poucas horas a utilizar o programa sem dificuldades e sem necessidade de armazenar grandes quantias de etiquetas em estoque, com uma produo rpida e prtica que pode, at mesmo, ser levada a campo.

1.2

Por que utilizar identificaes eltricas?

O U-Marking Software, com recursos que trazem simplicidade, personaliza etiquetas monocromticas de acordo com as suas necessidades. A impressora ThermoSystem realiza a gravao trmica das etiquetas para identificao de fios, cabos, componentes, chaves e botes. O sistema de gravao possui excelente qualidade de impresso sendo capaz de atender as necessidades de identificaes eltricas localizadas dentro ou fora dos painis. As etiquetas possuem alta resistncia ao calor e ao envelhecimento, no descolorem e no rasgam facilmente.

2. Instalao da Impressora
2.1 O que vem na caixa? A ThermoSystem vem com os seguintes itens:

Impressora Etiqueta de exemplo Suprimento e cabos de energia TLP - Centro de coleta de fita Caneta de limpeza Documentao e garantia Figura 1. importante que a caixa, juntamente com todos os seus componentes, seja guardada para futura devoluo, caso seja um fornecimento consignado, ou transporte para outro local. Se, porventura, estiver faltando algum componente, entre em contato imediatamente para reposio. 2.2 Ligando a ThermoSystem

Figura 2. Conecte o plugue do cabo de energia a uma tomada 110 ou 220V e sua outra extremidade no suprimento de energia que, por sua vez, deve ser conectado impressora atravs do conector cilndrico. Conecte os cabos de comunicao USB, paralelo ou serial. Todas essas portas esto disponveis na parte traseira ao lado do conector cilndrico de alimentao. Aps realizados estes procedimentos, basta acionar o interruptor de energia.

2.3

Abrindo a impressora

Para ter acesso ao compartimento de ribbon e etiqueta:


- Puxe as duas alavancas em sua direo e levante a parte superior para abrir.

Figura 3. 2.4 Fechando a impressora

Para fechar a impressora:


- Segure a parte superior; - Pressione a trava para o lado para liber-la.

- Feche a impressora; - Pressione a parte superior para baixo at que ela se encaixe.

Figura 4.

2.5

Carregando a impressora com o rolo de etiquetas

Carregue a impressora com o rolo de etiquetas no se importando se ele foi enrolado por dentro ou por fora.
- Abra a impressora; ATENO: Durante a substituio ou colocao do novo rolo, observe a condio das etiquetas. Eles no devem conter rasuras ou acmulo de resduos em sua superfcie. Caso no esteja em boas condies, remova e descarte a parte externa do rolo, conforme figura ao lado.

- Separe e segure os prendedores de mdia na posio aberta; - Coloque o rolo de etiquetas nos prendedores de mdia.

- Abra os guias de mdia ao mximo girando o boto no sentido horrio. - Passe a etiqueta pelos guias; - Feche os guias girando o boto no sentido anti-horrio.

Figura 5.

2.6

Carregando Ribbon

O ribbon a fita de transferncia trmica utilizada para fazer as gravaes nas etiquetas atravs do aquecimento da cabea de impresso. Para instalar o ribbon necessrio seguir alguns passos:

- Coloque o ribbon no encaixe; - Pressione o lado direito no eixo de encaixe do ribbon; - Alinhe os entalhes na lateral esquerda.

- Coloque a bobina no outro eixo e encaixe; - Pressione o lado direito no eixo e encaixe a bobina; - Alinhe os entalhes na lateral esquerda.

- Ligue a fita do ribbon bobina atravs da fita adesiva do ribbon ou uma fita adesiva de sua preferncia.

- Gire a engrenagem do eixo da bobina no sentido horrio para remover uma possvel folga no ribbon.

Figura 6.

3. Instalao e Configurao ThermoSystem


3.1 Instalao do driver

O driver o software responsvel pela comunicao da impressora com outros dispositivos (o computador, por exemplo). Para instalar, certifique-se de que a impressora esteja ligada e conectada ao computador e ento execute o arquivo DrivThermoSystem.exe. Um assistente de instalao ser exibido para auxiliar na instalao do driver.

Figura 7. Figura 7.

Figura 8. Clique em Seguinte para prosseguir, em seguida clique em Install Printer (Instalar Impressora) para instalar a impressora ThermoSystem.

Figura 9.
9

Nesta etapa necessrio escolher o modelo da impressora manualmente, escolha o modelo ZDesigner TLP 2844, depois clique em Seguinte.

Figura 10. A seguir necessrio informar a porta de comunicao da impressora com o computador, em geral utilizamos da porta USB por ser um item que j vem junto com a ThermoSystem. Em Portas Disponveis, selecione a porta que esteja usando, selecione USB001 e clique em Seguinte.

Figura 11. Em Opes Adicionais de Instalao desative as duas opes que so complementos que no sero utilizados, depois clique em Seguinte.

10

Figura 12. Aps estas etapas a instalao do driver foi concluda e a impressora foi instalada. Para aumentar a qualidade de impresso deve-se diminuir a velocidade com que a impressora realiza as impresses. Acesse Impressoras e Aparelhos de Fax atravs do Painel de Controle.

Figura 13. Clique com o boto direito do mouse no cone da impressora e acesse Preferncias de Impresso.

Figura 14. Aqui necessrio alterar alguns parmetros de configurao, como Velocidade, Temperatura e a opo Rodar 180, para 3.7 cm/s, 12 e ativado respectivamente. Clique em Aplicar, OK para salvar as alteraes (Figura 15.)

11

Figura 15. As configuraes da impressora, tal como instalao e configurao esto finalizadas e prontas para uso. 3.2 Instalao U-Marking Software

Para iniciar a instalao do U-Marking Software, execute o arquivo Setup.exe

Figura 16. Um assistente ser exibido para auxiliar na instalao do software, clique em Next para continuar.

Figura 17. A seguir necessrio informar o diretrio para instalao do programa. Para disponibilizar para todos os usurios da mquina, ative a opo Everyone. Clique em Next para avanar.

12

Figura 18. Uma mensagem de confirmao ser exibida, o assistente est pronto para iniciar a instalao. Clique em Next para comear a instalao do software.

Figura 19. A instalao do software foi concluda. Clique em Close para finalizar o assistente.

Figura 20.

13

4. O Software ThermoSystem
4.1 Registrando o U-Marking Software Para a utilizao do U-Marking Software pela primeira vez necessria uma validao. Abra o Software atravs do cone U-Marking.

Figura 21. Logo que carregar, ser informado que o serial est expirado e uma nova licena ser atribuda para liberao do software.

Figura 22. Esta licena pode ser adquirida atravs do email: suporte@proautomacao.com.br Ou atravs do contato direto por telefone com o departamento de suporte tcnico para ThermoSystem.

14

4.2

Definies bsicas

4.2.1 Formulrio o modelo de etiqueta que ser utilizado nas identificaes, o software possui todos os modelos fornecidos pela PROAUTO configurados e prontos para o uso.

Figura 23. 4.2.2 Lista de dados Onde o usurio deve inserir todas as informaes para o formulrio escolhido, como as identificaes que sero impressas, um cabealho e at mesmo referncias. Para inserir informaes, basta clicar sobre o campo desejado, seja ele Texto, Cabealho ou Referncia e teclar ENTER para passar para o prximo campo.

Figura 24.

15

4.2.3 Haste uma seo de uma ou mais etiquetas separadas por um vinco vertical ou por um espao vago entre uma seo e outra. A seguir segue exemplo de uma haste de PAC-15.

Haste

Figura 25. 4.2.4 Texto Neste campo informada a identificao da etiqueta de acordo com a necessidade, medida que voc preenche a lista de etiqueta, automaticamente o formulrio atualizado gerando um preview de como ser impresso.

Lista de Etiquetas Etiqueta no Preview

Figura 26.

16

4.2.5 Referncia Para determinadas etiquetas ideal que seja informada uma referncia para orientar a quem ir utilizar as etiquetas onde exatamente aquela identificao ser utilizada.

Referncia

Figura 27. 4.2.6 Cabealho utilizado para identificar uma haste inteira, geralmente para separar um determinado grupo de hastes.

Cabealho

Figura 28.
17

4.2.7 Resumo

Haste Lista de Dados

Cabealho

Referncia

Etiqueta

Figura 29. 4.3 Criando um novo arquivo

Ao abrir o Software, automaticamente criado um novo projeto para edio onde o usurio poder escolher o modelo de etiqueta e preencher a lista de identificao. Caso deseje iniciar um novo projeto desde o incio, acesse o menu Arquivo, em seguida, Novo.

Figura 30.

Ao clicar em Novo, o usurio tem a opo de salvar o arquivo, se no for necessrio, basta clicar em Cancelar.

18

4.4

Abrindo um arquivo

Para abrir e carregar um arquivo salvo em disco, acesse o menu Arquivo, em seguida Abrir.

Figura 31. Aps abrir o arquivo, as etiquetas sero carregadas na lista de identificaes. 4.5 Salvar um arquivo

Para que um arquivo que esteja em edio no momento seja salvo e possa ser editado ou impresso posteriormente necessrio que este seja salvo atravs do menu Arquivo, em seguida Salvar.

Figura 32. 4.6 Mudando de formulrio

Caso deseje trocar o modelo de formulrio atual, ele atualiza automaticamente assim que mudar o modelo no campo Formulrios. No exemplo abaixo mudamos o formulrio PAC-10 para ROBB-157.

Figura 33.
19

4.7

Configurao de pgina

possvel centralizar as identificaes manualmente atravs do menu Configurao de Pgina, para isto, acesse o menu Arquivo, em seguida Configurao de Pgina.

Figura 34. Quatro opes de abas so acessveis para configurao, entre elas esto Configurao do Papel, onde se define o tamanho das etiquetas, Layout da Etiqueta, onde possvel definir os valores de margem de impresso e orientao de pgina, Identificao de Cabos, onde se escolhe os atributos da etiqueta que estaro disponveis para impresso, o posicionamento do texto e outros atributos na etiqueta e Identificao de Painis para etiquetas personalizadas. Na aba Configuraes do Papel voc tem informaes do modelo de etiqueta, das dimenses da pgina e tambm a orientao de pgina. Estes parmetros j esto configurados de acordo com as medidas das etiquetas, mas possvel alter-los caso seja necessrio.

Figura 35.

20

Figura 36. Em Largura e Altura do papel onde est definido o tamanho da etiqueta e a rea total de impresso a cada passo da impressora.

21

Na aba Layout da Etiqueta, possvel: centralizar as etiquetas de acordo com a necessidade, definir as margens e a rea de edio. Quanto menores forem esses valores, maior ser o espao para confeco das etiquetas e o software far o ajuste do tamanho da fonte automaticamente.

Figura 37.

Figura 38.

22

Abaixo segue uma ilustrao das margens de uma etiqueta, por exemplo, se o texto da etiqueta estiver muito deslocado para a direita, possvel alterar o valor da margem Direita, neste caso, devemos diminuir o valor de margem Direita em milmetros. ANTES

DEPOIS

Na aba Identificao de Cabos, possvel configurar o posicionamento de diversos atributos de cada modelo de etiqueta a partir do Topo e da extrema Esquerda partindo das margens, como por exemplo, texto, cabealho, referncia, etc. E tambm deixar visvel ou no, atributos da etiqueta como o prprio cabealho, referncia, texto e imagem.

23

Abaixo temos uma tabela de como pode ser feito o ajuste de posicionamento para o texto da etiqueta dentro de seus limites:

Objetivo Deslocar o texto para CIMA Deslocar o texto para BAIXO Deslocar o texto para a DIREITA Deslocar o texto para a ESQUERDA

Alterar Diminuir valor de TOPO Aumentar valor de TOPO Diminuir valor de ESQUERDA Aumentar valor de ESQUERDA

Note que a margem no muda medida que mudamos os valores de posicionamento, somente o texto, ajustando-se automaticamente de acordo com os novos parmetros de posicionamento.

24

4.8

Imprimindo o projeto

Depois de listadas as identificaes, para imprimir basta selecionar a impressora atravs da caixa de seleo Impressoras.

Figura 34.

Escolha a impressora ZDesigner TLP2844, e para imprimir acesse o menu Arquivo, em seguida Imprimir.

Figura 35.

25

5. Funes ThermoSystem
5.1 Importao Excel Para tornar ainda mais fcil a confeco das identificaes no software, foi includa a opo de Importao do Excel, onde o usurio pode criar uma lista de identificao no Microsoft Excel e importar para o programa com apenas alguns cliques. Para criar uma lista compatvel com o software, abra o Microsoft Excel.

Figura 36.

Com o Excel aberto, comece a digitar as identificaes todas na coluna A da planilha como no exemplo:

Coluna A

Todas as identificaes na coluna A

Figura 37.
26

Feito isso, podemos salvar o arquivo, atravs do boto Office, logo aps Salvar. O arquivo deve ser salvo na verso 2000-2003 ou em CSV (Separado por vrgula).

Figura 38. Agora, para importar o arquivo criado no U-Marking Software, acesse o menu Arquivo, logo aps a opo Importar Excel.

Figura 39. necessrio informar agora o arquivo que ser carregado no software. Ao escolher um determinado arquivo gerado um preview das etiquetas. Clique em Abrir para gerar o arquivo.

Figura 40.

27

Caso deseje mudar o formulrio de etiqueta, consulte o tpico 4.6.

Figura 41. 5.2 Sequencial de etiquetas

Quando surge a necessidade de gerar uma sequncia de etiquetas numricas com prefixos e sufixos, o U-Marking Software conta com uma ferramenta capaz de gerar etiquetas em sequncia. Para criar uma sequncia, acesse o menu Arquivo, logo aps Gerar Sequencial.

Figura 42. Na etapa seguinte voc pode definir como ser sua sequncia.

28

5.2.1 De/At Informe o nicio da sequncia (De) e o final da sequncia (At). 5.2.2 Passo O valor do incremento, por exemplo, em uma sequncia de 0 a 10 com passo 2, ser gerada a sequncia: 0, 2, 4, 6, 8, 10. 5.2.3 Zero esquerda Informe quanto zeros esquerda sero adicionados. 5.2.4 Prefixo Defina um texto para ser inserido antes da sequncia. 5.2.5 Sufixo Defina um texto para ser inserido aps a sequncia.

Figura 43.

29

5.3

Editar Etiqueta

possvel editar a etiqueta manualmente, alterando sua fonte e tamanho como desejar ou at mesmo em uma ou duas linhas. Por exemplo, nas etiquetas ROBB frequente o uso de duas ou mais linhas para distribuir melhor o texto na etiqueta. Para editar uma etiqueta, selecione na lista de identificao e clique com o boto direito nela e selecione a opo Editar.

Figura 44. Uma janela exibida para que se possa editar como ser impressa a etiqueta. Para distribuir em duas ou mais linhas, basta teclar ENTER, logo aps clique em Atualizar.

Figura 45.

30

5.4

Alterar fonte

Para alterar a fonte de uma etiqueta, selecione a etiqueta desejada, em seguida selecione Alterar Fonte.

Figura 46. 5.5 Zoom

Para melhorar visualizao do preview, possvel aproximar a visualizao das etiquetas atravs da ferramenta Zoom. Atravs dos botes da barra de ferramentas, o usurio poder aumentar, diminuir e restaurar o padro do zoom.

Figura 47.

31

5.6

Smbolos eltricos, logotipos e outras etiquetas

Logotipo uma forma de representar a marca ou empresa graficamente com um desenho ou tipografia tornando uma espcie de assinatura grfica que representa a marca ou empresa em qualquer aplicao impressa ou visual. Etiquetas de Advertncias As etiquetas de advertncias informam dados imprescindveis para utilizao bem como alertas quanto ao produto e servem apenas para alertar, sem carter punitivo. Etiquetas de Sinalizao Visando indicar localizao e os tipos de equipamentos, componentes em geral, as etiquetas de sinalizao so ideais para serem utilizadas em ambiente industrial devido a alta resistncia, limpeza e excelente visualizao. Simbolos Eltricos Os smbolos eltricos so usados para representar componentes, equipamentos e a relao entre eles. So usados geralmente em projetos de instalaes prediais, industriais e eltricos que precisem de uma esquematizao atravs de imagens e grficos. Para inserir uma imagem, smbolo eltrico, placa de advertncia, etc., clique com o boto direito do mouse na etiqueta desejada no campo Texto Etiqueta e selecione a opo Inserir Imagem.

Figura 48.

32

Em seguida, selecione o local onde est salvo a imagem desejada e a seguir, clique em Abrir.

Figura 49. A imagem ser carregada e exibida no preview.

Figura 50. Dependendo do tamanho, a imagem pode estar desproporcional etiqueta, sendo necessrio ajustar as medidas manualmente e alinh-la ao centro.

33

Para isto, acesse o menu Configurao de Pgina.

Figura 51. Na aba Identificao de Cabos, verifique se o campo Imagem est ativado para que a imagem selecionada seja exibida na etiqueta, caso contrrio, ative a opo Imagem. No campo Largura e Altura onde se define o tamanho da imagem escolhida, defina as dimenses que se encaixem melhor etiqueta em seguida clique em OK.

Figura 52. Para ajustar a imagem no centro da etiqueta, utilize o campo Imagem nas opes de Posicionamento conforme abaixo, para mais informaes consulte o tpico 4.7 Configurao de Pgina.

Figura 53.

34

6. Problemas, Possveis Causas e Solues


Alguns problemas podem ocorrer durante o processo de instalao ou utilizao da ThermoSystem. Procuramos listar as principais causas que podem ocorrer visando auxiliar o usurio em um suporte imediato. A tabela est organizada da seguinte forma: PROBLEMA, POSSVEIS CAUSAS e SOLUO.

Problema
- Impresso trmica fraca, sem nitidez, falhando quase todas as etiquetas. - Ribbon enrugado, causando falhas.

Possvel Causa
- Configuraes de Temperatura esto baixas.

Soluo
- Atravs do Painel de Controle possvel alterar esta configurao (3.1).

- Temperatura de impresso alta ou velocidade baixa. - Rolo de etiqueta est invertido.

- Atravs do Painel de Controle possvel alterar esta configurao (3.1). - Verifique se o furo oblongo do rolo de etiqueta est posicionado ao lado do sensor.

- Impressora fica puxando as etiquetas PAC continuamente, sem pausas. - Etiquetas desalinhadas.

- Rolo de etiqueta est mal posicionado.

- Verifique se o rolo est bem encaixado e se as guias da impressora esto juntas na etiqueta. - Retire o cabo de comunicao da impressora e conecte novamente, em Impressoras e Aparelhos de Fax no Painel de Controle, surgir uma nova ZDesigner TLP2844, repita o processo de configurao e utilize este novo canal de impresso.

- Impressora no est imprimindo.

- O dispositivo ainda no foi detectado.

Se estas medidas no resolverem o problema, entre em contato com um tcnico PROAUTO para auxili-lo.

35

www.proautomacao.com.br
PROAUTO - Produtos de Automao e Representao Ltda. Rua Cruz e Souza, 77 - rvore Grande - Sorocaba - SP - Brasil Fone: (15) 3031.7400 / 3227.4426 - Fax: (15) 3031.7403 Contato: proauto@proautomacao.com.br

Вам также может понравиться