Вы находитесь на странице: 1из 6

Relatrio de Visitas- Fabio Santos. Regio: Piracicaba Eng. de Aplicao: Evandro Perodo: (27/04/09 01/05/09).

. Segunda Feira (27/04/09) Usina So Manoel


Produtos Contatos Etanol e Acar VHP Cristiano Azeredo (Coodenador de Produo) Jos Carlos (Lder da Destilaria) Miriam (Encarregada da Fbrica de Levedura) 3.500.000 t Iniciada

Moagem Safra(Incio)

Objetivo: Verificar problemas de contaminao nas leveduras. Esta usina tem uma cana de boa qualidade, pois tem uma media de residual de P2O5 de 350ppm, resultando no no uso de cido fosfrico para tratamento de caldo. Esta usina neste comeo de safra est moendo muita cana bisada e isto est dificultando o controle de contaminao no fermento da destilaria. Os ndices de floculao da levedura, inibio e contaminao no esto satisfazendo a meta da usina. Apesar da boa estrutura apresentada, a empresa ainda no possui anlise de plaqueamento e fazem apenas contagem convencional de bactrias, e este um problema, j que a preciso das anlises fica comprometida. Eles dosaram e ainda esto dosando antibiticos base de monensina pois tem uma margem de at 1,25 ppm de residual desta molcula quando a infeco chega a 109. O produto utilizado o ART SEPT MD; SACHE da Aratrop. Tanto o lder da destilaria quanto o Coordenador de produo desejam utilizar produtos naturais, acido, SQ 52, at porque eles secam levedura para exportao. Eles trabalham muito bem com contaminao de 107 ou at 108 baixa, devido a adaptao da levedura a esta condio, que o normal nesta usina. Planeja-se um trabalho no mosto, com identificao de pontos crticos, sendo que os dois pontos que os supervisores gostariam de ter analisado so a sada do caldo e do mosto, isto porque a fermentao deles controlada. Sendo assim o causador deste problema vem de outro setor da usina. Os pontos onde so feitas anlises so na sada do trocador de calor e entrada da dorna, e entre estes dois pontos eles percebem aumento na infeco. Como no se tem ponto morto no percurso entre estes dois pontos e no se adiciona gua na dorna, a possibilidade maior de causa deste problema seria a entrada de mel. Sabe-se que no mel as bactrias no proliferam devido a alta concentrao da sacarose no meio e dessa forma a bactria fica na forma de esporos devido a presso osmtica externa, e uma vez que se dilui este mel no caldo a presso osmtica cai e a partir de ento este microorganismo volta a ter seu metabolismo normalizado, consumindo acar, formando dextrana, cidos orgnicos etc..

Nos momentos crticos a floculao chegou a 60%, comprometendo a centrifugao de fermento e aps o controle com antibitico reduziu-se para 9%. A proposta de produto ser o SQ 52 dosado no mel aps o tanque porm para maior credibilidade do trabalho a ser feito planeja-se um profissional do quadro da Serqumica ou terceiro que possa dar assistncia tcnica na deteco dos microorganismos contaminantes, fazendo plaqueamento nos pontos solicitados pelo lder da destilaria. Um pequeno entrave quanto ao Byocid SQ 52 o Tiazol, que segundo a Miriam (Encarregada da Levedura) deve ser conhecido o seu residual no fermento. Porm o Evandro comentou que esta molcula no controlada pelo MAPA, por isso no exigido seu monitoramento e ele tambm perguntou se este residual com o respectivo laudo um limitante para compra do produto e a resposta foi que no, o problema seria o custo. Portanto o entrave tcnico pode ser superado, desde que haja um bom trabalho que demonstre o custo x benefcio a princpio. Tambm j foi proposto com foco em ao de antibitico o SQ 54 e uma amostra j foi fornecida a Miriam e a mesma disse que assim que a questo de infeco for normalizada o teste ser feito. Quanto ao nutriente a fornecedora foi a Serquimica. Segunda Feira (27/04/09) Usina So Francisco (Grupo Cosan).
Produtos Contato Moagem Safra(Incio) Acar Branco Luis Fernandes (Corporativo) 1.650.000 t Iniciada

Objetivo: Testar clarificao na gua doce de processo da usina. Comentrios sobre o teste. Obs: Foram testadas a gua da refinaria (30/04) e a gua lavadora do p do secador (gua de ensaque). A clarificao de gua de processo pode ser encarada como uma nova possibilidade de atuao que pode ou no ser vivel para a usina, esta concluso depender muito de como resultar este processo, j que eles tero que analisar qual o custo x benefcio e ser imprescindvel a caleao, adio de polmero e clarificante, o que na verdade o mesmo que o tratamento de um caldo, porm em menores concentraes de produto. No primeiro dia de teste (30/04) foi analisada apenas a gua da refinaria. Foi feito um teste sem caleao com o produto da Serqumica e sem polmero. No houve nenhuma resposta, o que deixou a dvida se o clariflot funcionava realmente neste processo. Em seguida os testes foram feitos com o polmero, caleao e o clarificante. Como resultado houve a floculao.

Uma dvida ficou no primeiro dia de teste que foi se a floculao funcionaria apenas com o polmero, caleao e sem o nosso produto. Isto por conta do primeiro teste sem caleao, sem polmero e somente com o nosso produto no ter funcionado. Esta dvida foi sanada porque foi feito o teste (todos com caleao) com polmero sem o nosso produto e com polmero com o nosso produto. E o resultado segue na foto abaixo:

caleao polmero

caleao polmero clariflot(SQ28) (100ppm)

caleao polmero clariflot(SQ28) (200ppm)

A concluso foi de que o nosso produto no funcionou inicialmente porque foi fundamental a caleao, sem este procedimento no possvel obter xito, mesmo que se tenha o melhor polmero e o melhor clarificante. Pde-se ver que apenas o polmero mais a caleao no foi eficiente (no houve nenhuma floculao), provando que necessrio um clarificante para aglutinao das impurezas. Nutriente. Quanto ao grupo Cosan, foi trabalhado o programa do excel elaborado pelo Evandro e apresentado nas duas ltimas reunies. O programa visava explicar ao decisor da usina a relao consumo de nutriente x custo. O pessoa do corporativo da usina at entendeu a explicao, concordou com os clculos porm mesmo assim decidiu por consumir o nutriente da Quimatec. Esta foi uma deciso visivelmente de carter pessoal e no tcnica. Para o ano que vem imagina-se um trabalho extensivo de todos os engenheiros de aplicao com esta ferramenta em todas as usinas do grupo, com o intuito de convencer o maior nmero de pessoas possvel da rentabilidade do nosso produto. A So Francisco no usa nutriente j que faz apenas acar.

Terca-Feira (28/04/09) Usina Della Coletta


Produtos Contatos Safra(Incio) Acar VHP e Etanol Marco Fanton (Supervisor Industrial) Lucilene (Compras) Iniciada

Objetivo: Fazer teste de claricante de caldo. Dados de processo da usina: Clarificante de Caldo: 60 ppm Ph do caldo caleado: 6,8-7,0. Vazao do Caldo: 300m3 Polmero: 2,5 ppm

Comentrio sobre o teste realizado. O nossos produtos foram a teste para contratipar o produto FL 30 da Alcolina e obteve os mesmos resultados, sendo que dentre os 3 produtos da Serqumica que foram testados (SQ 14, SQ 20 e SQ 28) o de melhor performance foi o SQ 20, que o de menor preo. O Evandro acredita que difcilmente o produto da concorrncia tem menor preo que o SQ 20, fato este que ser trabalhado na proposta de reduo de custo na usina. Foi enviado 100 Kg de Lubrimax SQ 100 para teste. Atualmente eles consomem lubrificante da Alcolina. Uma amostra do FL 30(Clarificante) foi coletada para posterior anlise do Jean. Foi enviada cotao do produto Lubrimax SQ 100 e do Clariflot SQ 20.

Quarta-Feira (29/04/09) Usina So Francisco. Neste dia foram feitos os testes com a gua que lava o p do secador(gua do ensaque). No mesmo dia(parte de manh) foi enviado o relatrio do teste anterior feito com a gua da refinaria.

Quarta-Feira (29/04/09)

Usina Santa Candida - Bocaina


Produtos Contatos Moagem Etanol e Acar VHP Warner Walter Menocchi (Supervisor de Produo) Edmilson Direnzi (Supervisor de Utilidades) 3.1000.000t (Safra Iniciada)

Objetivo: Tirar informaes de safra, bem como garimpar oportunidades. Nesta usina o foco ser o SQ 54, isto porque eles esto usando o Fermasure da Dupont U$ 6,40/Kg na cuba com dosagem de 1.000 ppm (125L/125m3) e percebe-se que eles esto abertos a outras alternativas quanto a controle de contaminao. No momento a contaminao est baixa devido a produo de cido succnico como subproduto porm em contrapartida houve reduo do teor de etanol . Utilizam quaternrio de amnio na moenda esporadicamente (quatermol;quimatec) na dosagem de 75L/1000L H2O. (Vazo de Caldo Primrio: 400m3/h ;fbrica) Utilizam lubrificante de massa aps chuva ou com cana com mais de 900 ppm de dextrana com intuito de melhorar a centrifugao do acar. No fazem sulfitao. Fazem uso de metabissulfito de sdio (Na2S2O5) no vcuo, na dosagem de 5g/sc (R$ 3,30 Kg) como clarificante, apesar de produzirem VHP, e segundo eles esto dependentes deste produto e querem ter uma outra opo. Ser enviada uma cotao de Clariflot SQ 20. O Direnzi perguntou ao Evandro se a presena do de sodio no mel foi a causa da reduo da contaminao no fermento da destilaria, e a resposta foi que sim, pois o mel que vai para a destilaria apresenta o residual de enxofre que por sua vez apresenta ao bactericida. Uma nova forma de aplicao do lubrificante de massa foi explicada pelo Evandro ao Warner e ao Direnzi, que os deixaram interessados, que foi a nova forma de dosagem na Della Colleta que o Marco Fanton implantou. O mesmo dosou o produto na rosca de empastamento do magma que destinado magmeira. Desta forma o lubrificante de massa age precocemente, envolvendo os cristais presentes no magma. O Direnzi apresentou ao Evandro uma nova forma de limpeza de evaporador. Esta limpeza mecnica, automatizada e tem dado bons resultados. Este novo mtodo ser melhor explicado pelo Evandro em contato por telefone com o Tadeu e o Liboni. Tanto o Warner quanto o Direnzi acharam por bem fazer o teste de clarificao direto na planta. Desta forma o teste ser marcado assim que o processo se estabilizar. Sero enviadas as amostras do SQ 54 e SQ 52 para teste.

Quinta-Feira(30/04/09) Usina Rafard (Grupo Cosan)


Produtos Contatos Etanol e Acucar VHP. Guilherme (Supervisor de Produo)

Moagem

Valdeci (Fermentao) 2.500.000t (Safra Iniciada)

Objetivo: Verificar como est o andamento da aplicao do Biocyd SQ 52 no mosto e os demais parmetros da safra. Esta usina est tendo um problema grave de contaminao por conta do excesso de moagem de cana e envio do mximo possvel de caldo para a fbrica acarretando vrios problemas dentre eles: Excesso de mel para a destilaria. Falta de tempo para desinfeco dos equipamentos. Falta de vapor para a destilaria Neste ano a empresa est enviando o mximo possvel de caldo para a fbrica, por conta da maior rentabilidade do acar. A Rafard est em primeiro lugar no quesito custo de produo de etanol no grupo Cosan, o que um ndice desconfortvel para eles. Isto posto a mensagem do supervisor foi de que a meta de reduo de insumo qumico, porm com o volume de produo apresentado esta meta ser difcil de ser atingida, uma vez que esto consumindo o mesmo volume de insumos e a produo de lcool baixou quase a metade, pois no conseguem destilar e a fermentao trabalha sempre cheia. Uma ao feita por eles foi a retirada de um insumo no processo e em seguida foi feita a verificao da resposta no processo. Isto foi feito com o Byocid e o resultado foi uma piora significativa na fermentao, que segundo o Valdecir, na semana em que interrompeu-se a adio do Byocid, dosou-se 70kg de antibitico e a infeco continuou entre 108 e 107. Isto posto o prprio Valdeci admitiu a impossibilidade de muita reduo de insumo ao processo j que as condies de trabalho so crticas. O que o Evandro props foi a diminuio gradativa de produto e manuteno das alteraes, isto para demonstrar comprometimento com a meta da empresa. O que mais est onerando a empresa este ano aintiespumante e dispersante devido ao excesso de caldo enviado. Devido isso, desde o ano anterior o Evandro vem trabalhando a possibilidade de introduzir nossa linha de antiespumante para testar. Estamos aguardando a estabilizao do processo para por em prtica a proposta de testar antiespumante e dispersante na Rafard. Sexta-Feira (01/05/09) Feriado do Dia do Trabalho.

Вам также может понравиться