Вы находитесь на странице: 1из 4

Calcular H pela lei de Hess

Algum sabe resolver? I - N2(g) + 1/2 O2(g) -> NO2(g) H = -13,3 II - 1/2 N2(g) + O2(g) -> NO2(g) H = + 8,1 Calcular pela lei de Hess o H da equao: + 1/2 N2 + 1/2 O2(g) -> NO(g)

Por favor, algum?


3 anos atrs Denuncie Ricardo C Melhor resposta - Escolhida pelo autor da pergunta Olha, essa sua pergunta est muito mal formulada e mal COPIADA. Vamos supor as seguintes reaes abaixo: I - NO(g) + 1/2 O2(g) -> NO2(g) H = -13,3 Kcal II - 1/2 N2(g) + O2(g) -> NO2(g) H = + 8,1 Kcal Calcular pela lei de Hess o H da equao: III - 1/2 N2 + 1/2 O2(g) -> NO(g) Para chegar-mos na equao III, temos que inverter a equao I e manter a II, lembrando que ao inverter uma equao, o valor do H dessa equao ter o seu sinal invertido. Assim, teremos: NO2(g) -> N2(g) + 1/2 O2(g) H = +13,3 Kcal 1/2 N2(g) + O2(g) -> NO2(g) H = + 8,1 Kcal Cortando os termos que aparecem tanto no reagente e produto ficamos com: ----------- -> N2(g) ------------ H = +13,3 Kcal 1/2 N2(g) + 1/2 O2(g) -> -- H = + 8,1 Kcal Logo, para calcular o H da sua equao, basta somar os valores de H:

H = 13,3 + 8,1 = 21,4 Kcal/mol ou 89,54 KJ/mol (esse valor est bem prximo do tabelado que Hf = 90,25 KJ/mol)

Termoqumica III: Lei de Hess Em 1948, depois de muitas e exaustivas medies de calores de reaes, o qumico suo Germain Henri Hess chegou importante concluso de que: O calor de reao de um processo qumico independente das etapas intermedirias, pois determinado unicamente pelos estados inicial e final. A Lei de Hess, alm de precursora da termoqumica, um dos seus principais fundamentos, pois dela partiu o Princpio da Conservao da Energia. Por meio dessa descoberta emprica (feita por meio da observao prtica) de Hess, podemos relacionar as equaes qumicas como se fossem equaes algbricas. O que Hess descobriu em suas medies que a troca de entalpia de determinados reagentes passando por uma fase intermediria X e formando produtos a mesma que numa outra reao com os mesmos reagentes passando por uma fase intermediria Y e dando produtos. por isso que as equaes termoqumicas podem ser somadas como as equaes matemticas. Essa descoberta permite-nos determinar a H de reaes que dificilmente podem ter sua troca de calor medida na prtica (por serem muito lentas, incompletas ou explosivas) atravs da H conhecida de outras reaes. Nos exemplos abaixo voc ver como podemos fazer isso. 1) A reao de formao do metano, por ser muito lenta e cheia de processos secundrios, no permite que a gente encontre de maneira precisa a medida de seu calor de reao. Mas, considerando a Lei de Hess, podemos determinla por meio de outras reaes. Abaixo, as equaes termoqumicas de reaes que tm variao de entalpia determinada:

A reao de formao do metano :

Repare que na reao I temos, do lado dos reagentes, o primeiro reagente da reao de formao do metano: C (graf.). Na II, temos, tambm do lado dos reagentes, o segundo reagente necessrio para a formao do metano: H2(g). Contudo, para a formao do metano precisamos de 2 mols dele, e na reao II temos apenas 1. Ento, devemos multiplicar a reao II inteira

por 2. Por fim, na reao III, temos o metano, porm, na sua reao de formao ele est do lado dos produtos e na reao III ele aparece como reagente. Para que nossa equao fique correta, devemos, ento, inverter a reao III, afim de que o metano fique tambm do lado dos produtos. Nessa inverso, no se esquea de inverter tambm o sinal da H. Ao somar algebricamente as reaes, devemos considerar apenas os reagentes e produtos que participam da reao que queremos determinar a H, desconsiderando o resto. Dessa forma teremos a seguinte soma:

H = Hp Hr H = 889,5 + [-393 + (-571)] H = 889,5 - 964 H = - 74,5 KJ/mol 2) (UNESP) A entalpia da reao (I) no pode ser medida diretamente em um calormetro porque a reao de carbono com excesso de oxignio produz uma mistura de monxido de carbono e dixido de carbono gasosos. As entalpias das reaes (II) e (III), a 20C e 1 atmosfera, esto indicadas nas equaes termoqumicas a seguir: Calcular a entalpia da reao (I) nas mesmas condies. RESOLUO: 1. Multiplicar a reao (II) por 2, j que na (I) temos 2 mols de C (s); 2. Inverter a reao (III), j que na (I) o CO(g) aparece do lado dos produtos; 3. Fazer a soma das entalpias. Dessa forma, teremos:

H = 2 x (-394) + (+283) H = -788 + 283 H = -505 KJ . mol-1

Вам также может понравиться