Вы находитесь на странице: 1из 4

REDAO - 01 Viver bem e viver muito Como a obesidade arranha o otimismo e a capacidade brasileira de gerar riqueza CRISTIANE SEGATTO

03/07/2013 11h23 O Brasil s ir pra frente se investir em educao. Quantas vezes voc j ouviu ou repetiu essa frase? Ningum discorda que melhorar o nvel educacional da populao uma providncia urgente e estratgica. Essa uma unanimidade nacional -- ainda que, em certa medida, no passe de recurso retrico. A mesma conscincia no existe em relao sade. Todos ns queremos viver bem e, de preferncia, viver bastante. Por isso, defendemos que o governo melhore a sade pblica, os planos de sade funcionem direito e os mdicos e hospitais atuem com tica e eficincia. O alcance da reflexo termina a. Agimos com o imediatismo das crianas de trs anos. A sociedade brasileira ainda no percebeu que melhorar as condies de sade da populao um movimento estratgico para o crescimento social e econmico do pas. No entendeu que a questo envolve (e ameaa) a capacidade brasileira de gerar riqueza e renda. Muitos especialistas sabem disso e, de vez em quando, escrevem artigos esclarecedores destinados ao grande pblico. Jornalistas como eu e uma meia dzia de colegas insistimos nessa tecla no por falta de assunto, mas por perceber o tamanho do buraco em que o pas est se metendo. um trabalho de formiguinha. Espero que, de alguma forma, ele ajude a fomentar a conscincia de que o desenvolvimento de um pas depende da sade tanto quanto depende da educao. Essa conscincia j existe aqui e ali, mas precisa ser geral, homognea, cristalizada. Uma forma de constru-la destacar no apenas as necessidades de bem-estar individual, mas apontar as dores em uma das partes mais sensveis do corpo humano e das instituies: o bolso. Poucos exemplos so to eloquentes quanto o da obesidade. Ela hoje o maior desafio de sade que o Brasil enfrenta. Pelas perdas de qualidade de vida e de dinheiro que provoca e, principalmente, pelas que ainda vai provocar. O SUS gasta R$ 488 milhes por ano para tratar a doena e 26 males decorrentes dela, como cncer, males cardiovasculares e diabetes. A obesidade e suas complicaes provocam absentesmo nas empresas, reduzem a renda das famlias, causam sofrimento, morte, perdas emocionais e econmicas. Segundo projees realizadas nos Estados Unidos, a atual gerao de crianas pode ser a primeira na histria a viver menos que os pais. O Brasil segue o mesmo caminho. Quase metade da populao brasileira pesa mais do que deveria (48%). O histrico mdico das crianas j comparvel (ou pior !!!) que o dos avs: colesterol alto, diabetes, desgaste nas articulaes. Frear a epidemia responsabilidade de todos (escola, governos, indstria), mas um fato no pode ser subestimado: a obesidade construda dentro de casa. Ela transmitida de gerao em gerao -- e no apenas pelos genes.

Queria ver, de perto, como e por que isso ocorre. Nas ltimas semanas, acompanhei a histria de trs geraes de duas famlias marcadas pela obesidade. Acompanhei os hbitos e tomei contato com as emoes que contribuem para o excesso de peso. Foi uma experincia mpar. Com essas famlias, entendi muito mais sobre a complicada transio nutricional sofrida pelo Brasil do que seria capaz de apreender apenas pela leitura de livros e artigos cientficos consultados para a construo desta reportagem. O resultado ganhou a capa da edio impressa desta semana. Produzimos tambm contedos complementares para o site e para os tablets. A obesidade sempre esteve e continuar estando no nosso radar. Desta vez, nos concentramos nos ingredientes familiares que contribuem para o espantoso fenmeno que o Brasil vive. uma nova abordagem sobre um tema tratado pelos mais variados aspectos em nossas pginas e nesta coluna. Olhar para ele e para os desafios de sade que o pas enfrenta o nosso compromisso. A causa boa e esta formiguinha tem disposio. (Cristiane Segatto escreve s sextas-feiras) 1) Em geral, o editorial um tipo de texto que expressa a opinio de um jornal ou revista. Pode-se dizer que o texto acima expressa a opinio da revista a que representa? Justifique destacando trecho do texto. 2) Esse tipo de texto tambm se caracteriza por abordar fatos polmicos. Nesse caso, qual seria o assunto polmico? 3) Marque a opo que mostre um fator que aceitvel no texto editorial, mas no em uma dissertao comum. a) Apresenta argumentos. b) Apresenta uma opinio clara. c) escrito em terceira pessoa do discurso. d) Possui uma concluso que busca solucionar o problema abordado. e) Pode ser escrito em primeira pessoa. 4) Segundo o texto, a autora... a) acredita que o combate obesidade um trabalho rpido, pontual. b) acha que o Brasil s ir para frente se investir em educao. c) acredita que o combate a doenas como a obesidade deve ser um trabalho que requer pacincia e continuidade. d) est certa de que a obesidade est relacionada riqueza, porque as pessoas com melhores condies financeiras podem comer melhor e, por isso, esto ficando acima do peso. e) A populao tem conscincia sobre a real importncia da sade. Leia: A mesma conscincia no existe em relao sade. Todos ns queremos viver bem e, de preferncia, viver bastante. Por isso, defendemos que o governo melhore a sade pblica, os planos de sade funcionem direito e os mdicos e hospitais atuem com tica e eficincia. O alcance da reflexo termina a. Agimos com o imediatismo das crianas de trs anos.

5) Esse um pargrafo coerente. Explique como se d a coerncia no mesmo pargrafo. Texto 01:

Texto 02: .... Os homens perdem a sade para juntar dinheiro, depois perdem o dinheiro para recuperar a sade. E por pensarem ansiosamente no futuro esquecem do presente de forma que acabam por no viver nem no presente nem no futuro. E vivem como se nunca fossem morrer... e morrem como se nunca tivessem vivido. Dalai Lama Texto 03: sade (latim salus, -utis) s. f. 1. Estado de bem-estar fsico, mental e psicolgico. 2. Robustez; vigor. interj. 3. Expresso usada para desejar bem-estar ou felicidade a algum, geralmente em brindes ou despedidas. 4. Expresso que se dirige a algum que acabou de espirrar para lhe desejar sade.

PROPOSTA DE REDAO Suponha que voc trabalha como editor em uma grande revista e que lhe foi proposto o assunto: A QUALIDADE DA SADE DAS PESSOAS DEPENDE DE QUANTO DINHEIRO ELAS POSSUEM. Utilizando-se dos textos de apoio, construa o texto, defendendo a opinio da revista e respeitando as caractersticas comuns ao texto editorial. Seu texto dever: 1.ter letra legvel e no apresentar rasura; 2.ser escrito na modalidade padro da Lngua Portuguesa; 3.estar na 3 pessoa; 4.ter, no mnimo, 3 pargrafos; 5.ter entre 18 e 25 linhas; 6.ser escrito com caneta esferogrfica azul ou preta; 7.respeitar as margens da folha; 8.no conter trechos do texto de apoio; 9.ter um ttulo criativo; 10. evitar repeties de palavras; 11. no fazer aconselhamentos no seu texto, nem dialogar com o leitor; 12. no estar redigido sob a forma de poema (versos) ou narrao; 13. estar de acordo com a proposta apresentada.

Вам также может понравиться