Вы находитесь на странице: 1из 5

Auditoria Fiscal 1 Aula Definio de auditoria e Finalidade da auditoria fiscal Auditoria fiscal ou tributria aquela voltada para a anlise

do correto cumprimento das obrigaes tributrias pelos contribuintes. Segundo Jund Filho (2000, p. 32): "A auditoria tributria objetiva o exame e a avaliao de planejamento tributrio e a eficincia e eficcia dos procedimentos e controles adotados para a operao, pagamento e recuperao de impostos, taxas e quaisquer nus de natureza fiscotributria que incida nas operaes, bens e documentos da empresa". Ela s pode ser realizada por servidor pblico empregado no ente tributante. Conforme artigo 142 do Cdigo Tributrio Nacional: "Compete privativamente a autoridade administrativa constituir o crdito tributrio pelo lanamento, assim entendido o procedimento administrativo tendente a verificar a ocorrncia do fato gerador da obrigao correspondente, determinar a matria tributvel, calcular o montante do tributo devido, identificar o sujeito passivo e, sendo o caso, propor aplicao da penalidade cabvel". O servidor pblico da fiscalizao a autoridade administrativa incumbida de verificar o correto funcionamento do sistema tributrio. Ele deve ser um servidor pblico e em virtude disto realizar seu trabalho dentro dos princpios atinentes ao mnus pblico. Responsabilidade de Auditor Um auditor fiscal tem como funo exercer a fiscalizao e anlise do cumprimento das obrigaes tributrias pelos contribuintes, inclusive os relativos ao controle aduaneiro, apreenso de mercadorias, documentos e assemelhados. Em outras palavras, o auditor fiscal a autoridade administrativa incumbida de verificar o correto funcionamento do sistema tributrio. A auditoria tributria visa a fiscalizao eficiente e eficaz de pagamentos e recuperao de impostos, taxas e quaisquer nus de natureza fisco-tributria que incida nas operaes, bens e documentos do contribuinte, e s pode ser realizada por servidor pblico empregado no ente tributante. A profisso bem remunerada o salrio inicial de um auditor fiscal da Receita Federal de aproximadamente R$ 14.200,00. O Auditor-Fiscal a autoridade pblica responsvel pela Administrao Tributria e Aduaneira. Todo o seu trabalho deve ser embasado no Princpio da Legalidade Tributria. O lanamento do crdito tributrio, uma das principais responsabilidades do Auditor-Fiscal, ou seja, a instituio do dbito do contribuinte, de sua atribuio exclusiva.

Existem Auditores-Fiscais Federais, Estaduais e Municipais, e com as mais diversas denominaes, mas todos responsveis pela Administrao Tributria do seu Ente Federado. Sua atuao est prevista pela Constituio Federal, pelo Cdigo Tributrio Nacional e demais leis federais, as leis estaduais e municipais. O Auditor-Fiscal o detentor de uma das funes mais complexas do Estado brasileiro. A variedade de suas atribuies e a enorme gama de responsabilidades que seu cargo abarca, justificam um profissional altamente valorizado pelo Estado, pelo governo e pela sociedade.

Implicam enormes responsabilidades que devem ser desempenhadas serenamente no trabalho do dia-a-dia, sempre buscando a segurana jurdica na relao Fisco-contribuinte.

Principio da Legalidade Tributria O texto do referido art. 150, I da CF estabelece que " vedado Unio, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municpios exigir ou aumentar tributo sem lei que o estabelea". o princpio da legalidade tributria, que limita a atuao do poder tributante em prol da justia e da segurana jurdica dos contribuintes. Seria temeroso permitir que a Administrao Pblica tivesse total liberdade na criao e aumento dos tributos, sem garantia alguma que protegesse os cidados contra os excessos cometidos. O princpio da legalidade tributria nada mais que uma reverberao do princpio encontrado no art. 5, II da CF onde lemos que "ningum ser obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa seno em virtude de lei", o constituinte quis deixar bem claro a total submisso dos entes tributantes ao referido princpio, para que no restasse dvida de natureza alguma. A lei a que se refere o texto constitucional lei em sentido estrito, entendida como norma jurdica aprovada pelo legislativo e sancionada pelo executivo, ao contrrio da lei em sentido amplo que se entende como qualquer norma jurdica emanada do estado que obriga a coletividade, assim os tributos s podem ser criados ou aumentados atravs de lei strictu sensu.

Na prpria CF encontramos algumas excees em relao ao princpio da legalidade, o Poder Executivo tem liberdade de alterar as alquotas dos impostos sobre exportao, importao, produtos industrializados e sobre operaes financeiras atravs de decreto. importante frisar que em relao criao de tributos no existem excees, ou seja, todos os tributos devem ser criados por lei (em sentido estrito). O art. 5, II, da Constituio Federal reza que ningum ser obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa seno em virtude da lei. Este o princpio da legalidade. J o art. 150, I, da Constituio Federal exclama que sem prejuzo de outras garantias asseguradas ao contribuinte, vedado Unio , aos Estados, ao Distrito Federal e Municpios: I - exigir ou aumentar tributo sem lei que o estabelea. Este o princpio que os autores chamam de princpio da estrita legalidade. Porm, o STF sempre admitiu, por exemplo, o uso de medidas provisrias para trato de todas as matrias submetidas "reserva de lei ordinria", j que, entende aquele pretrio, as MPs tm fora de lei, podendo, portanto, instituir, majorar, isentar, enfim, tratar de todos os assuntos enumerados no artigo 97 do CTN.
Ressalvas ao princpio da Legalidade II imposto de importao IE imposto de exportao IPI imposto sobre produtos industrializados IOF imposto sobre organizaes financeiras CIDE combustvel ICMS - combustvel

Princpio da Anterioridade Tributria O princpio da anualidade oramentria no se confunde com o princpio da anterioridade, aplicvel ao direito tributrio. Este ltimo, ou seja, o princpio da anterioridade tributria, previsto expressamente na Constituio Federal, em seu art. 150, inciso III, alnea "b", estabelece que a lei que cria ou aumenta tributos, salvo as excees constitucionalmente previstas, deve ser publicada no ano anterior ao de incio da cobrana do tributo a que se refere. Se uma lei que institui referido tributo for publicada no ano de 2006, apenas no ano de 2007 poder a referida exao ser exigida dos contribuintes, salvo as excees previstas na Carta Magna. O princpio da anterioridade no direito tributrio est associado ao principio da "no-surpresa tributria", evitando que os contribuintes sejam surpreendidos com as novas cobranas, sem terem tido tempo suficiente para melhor conhecer a nova legislao, e, em funo dela, poderem programar-se, pois tambm o contribuinte, empresrio ou no, necessita de planejamento para dar continuidade a suas atividades, empreendimentos, assim como para controle do oramento familiar. O mestre Hugo de Brito ensina, in verbis, que: "A lei fiscal h de ser anterior ao exerccio financeiro em que o Estado arrecada o tributo. Com isto se possibilita o planejamento anual das atividades econmicas, sem o inconveniente da insegurana, pela incerteza quanto ao nus tributrio a ser considerado." [05] O Supremo Tribunal Federa, por meio da ADIN 939, j declarou que o princpio da anterioridade tributria clusula ptrea, pois consiste em garantia individual do

contribuinte, confirmando, a Corte Maior, a existncia de direitos e garantias de carter individual dispersos no texto constitucional. O mencionado princpio comporta diversas excees. De acordo com ensinamentos de Marcelo Alexandrino e Vicente Paulo, "o princpio da anterioridade do exerccio financeiro encontra-se em nossa constituio desde sua promulgao, mas as excees ao princpio j sofreram alteraes pelo constituinte derivado." [06] Hoje, so excees ao princpio em anlise as impostas sobre importao, imposto sobre exportao, imposto sobre produtos industrializados, imposto sobre operaes de crdito, cmbio, e seguro ou relativas a ttulos ou valores mobilirios; emprstimo compulsrio para atender a despesas extraordinrias, decorrentes de calamidade pblica, guerra externa ou sua iminncia; contribuies sociais para a Seguridade Social, dentre outros tributos.
Oito ressalvas ao princpio da anterioridade tributria: II imposto de importao IE imposto de exportao IPI imposto sobre produtos industrializados IOF imposto sobre organizaes financeiras IEG imposto extraordinrio de guerra EC emprstimos compulsrios CIDE combustvel ICMS - combustvel

Princpio da Anterioridade Nonagesimal O princpio da anterioridade em comento foi revigorado com o advento da emenda constitucional n. 42, de 19 de dezembro de 2003, segundo a qual se passou a vedar a cobrana de tributos antes de decorridos 90 (noventa) dias da data em que tenha sido publicada a lei que haja institudo ou majorado o tributo, em consonncia com a alnea c do inciso III do art. 150 da Constituio Federal. Dessa forma, robusteceu-se a anterioridade de exerccio, na medida em que se passou a exigir, a partir, de 2004, obedecia a anterioridade anual, alm da anterioridade Nonagesimal em ntida aplicao cumulativa, garantindo-se ainda mais o contribuinte contra uma tributao inopinada.
Excees ao Principio da Anterioridade Nonagesimal II imposto sobre importao IE imposto sobre exportao IR imposto sobre renda IOF imposto sobre operaes financeiras IEG imposto extraordinrio de guerra EC emprstimos compulsrios Alteraes na base de clculo do IPTU e IPVA.

O motivo dessa ressalva que tais tributos so regulamentadores de mercado. Podendo assim o poder executivo modificar suas alquotas a qualquer momento por meio de atos normativos, fazendo com que regulamente o mercado interno.

Вам также может понравиться