Вы находитесь на странице: 1из 3

"O vaginismo caracteriza-se por um espasmo reflexo involuntrio dos msculos perivaginais e, ocasionalmente, dos msculos adutores da coxa,

a ponto de os joelhos ficarem colados um contra o outro, o que provoca dor, e nos casos extremos, impede o coito" (Prof. Jussnia S. Oliveira) As mulheres com vaginismo tm por queixa principal a dificuldade em ter uma penetrao. Se no h penetrao, no h actividade sexual satisfatria. Se perguntarmos s mulheres se j ouviram falar de vaginismo, elas podem no saber do assunto ou dizer nunca receberam, em alguma ocasio, explicaes sobre tal. Em contrapartida, certos termos so, muitas vezes, postos de lado no dilogo sobre determinado tema. Invertendo a questo, se perguntarmos a um grupo de mulheres se j ouviu alguma amiga queixar-se de no conseguir ter relao sexual, que tem medo da dor que o pnis pode causar aps a penetrao, que os msculos se contraem e fica ansiosa quando o namorado ou marido tira a roupa e diz agora, deita, que vamos comear a, certamente que a reaco ser diferenciada. A dor durante a relao sexual chama-se dispaurenia (tema a ser abordado brevemente), e isto pode acarretar o vaginismo secundrio, pela produo de uma reaco condicionada reflexa de averso ao coito. Em palavras mais simples, a mulher que sente constantemente dor quando faz relaes sexuais pode sentir-se sem sada, culpada, bem como desencadear medo em relao ao acto sexual, esquivando-se, adiando, no querendo estar a ss com o namorado ou marido. Entende-se que a causa principal para esta mulher o evento traumtico relacionado com a dor e que ela percebe como ameaador para si.

Podemos dividir o vaginismo em trs principais grupos: primrio, no qual a mulher nunca teve a penetrao do pnis ou objectos para a vagina; secundrio, a mulher j experimentou a penetrao, mas, devido a algum problema ou evento percebido como ameaador, no consegue ter uma

relao sexual; selectivo, que determinados companheiros.

ocorre

diante

de

Autores consideraram, nos ltimos anos, outro grupo como no-selectivo, que ocorre com a mulher, independentemente do parceiro ou companheiro sexual. A ansiedade relacionada com a penetrao pode significar resistncia, para que o parceiro passa avanar ao introduzir o pnis. Nestes casos, comum o terapeuta avaliar os nveis emocionais da paciente. preciso realar que a maioria dos pacientes com queixas sexuais, quando aplicado neles o inventrio de ansiedade de Beck, aponta para a ansiedade generalizada. O tratamento deste problema sexual consiste, essencialmente, na extino da resposta vaginal condicionada. Os terapeutas sexuais empregam uma variedade de objectos a serem inseridos na vagina para o descondicionamento. De modo geral, submete-se a paciente a um intenso programa de relaxe muscular para diminuir, ao mximo, a tenso psicofsica.

Aos estudantes de Psicologia Normalmente, as pacientes vagnicas, quando chegam ao consultrio, comeam por contar outras estrias at chegar ao que realmente interessa. importante motivla para falar, encoraj-la e faz-la sentir-se a vontade, levando-a a confiar na pessoa que est diante de si. Antes de qualquer interveno psicoteraputica, importante verificar se os exames clnicos ginecolgicos esto completos. Na terapia sexual, devemos eliminar as hipteses relacionadas com as causas orgnicas do problema. H relatos de profissionais que tm em conta as dificuldades que esse grupo de mulheres apresenta para fazer qualquer tipo de exame ginecolgico, devido ao espasmo dos adutores da coxa que so intensos. Nestes casos, o terapeuta deve acompanhar a paciente, fazendo sesses de relaxamento.

Concluso O vaginismo um problema sexual que aflige poucas mulheres em termos percentuais, se o compararmos s outras disfunes sexuais femininas. Nota-se que, na medida em que a mulher amadurece e se decide a estabelecer um relacionamento afectivo duradouro, recorre busca de tratamento, pelo desejo de ter filhos. Os estudos feitos sobre o vaginismo so unnimes em considerar a educao religiosa rgida, os valores sexuais repressivos, sentimentos de culpa, a falta de confiana; e o medo da dor so os proponentes psicolgicos originrios do problema, que podem estar associados ao trauma emocional, desinformao, ignorncia, abuso sexual e ao perfil do companheiro sexual. As mulheres que vivem este problema enfrentam duas barreiras na sociedade angolana; primeiro, a falta de profissionais capazes e qualificados que as ajudem de modo eficaz; a segunda barreira o contexto sciocultural relacionado feminilidade. Consideramos a sexualidade uma parte integral da personalidade do indivduo, e o seu desenvolvimento total depende da satisfao de necessidades bsicas, tais como o desejo de contacto, a intimidade, a expresso emocional, o prazer, o carinho e o amor.

Вам также может понравиться