Вы находитесь на странице: 1из 2

1 FASE EXTENSIVO SBADO - MATUTINO Disciplina: Direito Administrativo Prof.

: Flvia Cristina Data: 16/08/2008

TEMAS TRATADOS EM SALA


1. Direito Administrativo Conceito: Usado o critrio da administrao pblica; 2. Funes tpicas e atpicas Poderes: a) Legislativo b) Executivo c) Judicirio 3. Regime Jurdico Administrativo o conjunto de princpios e normas que regem determinado ramo ou instituto do direito; 4. Princpios do direito administrativo: A) Supremacia do Interesse Pblico em um eventual conflito de interesses, pblico contra o particular, prevalecer o interesse pblico. B) Indisponibilidade do Interesse Pblico - O interesse pblico indisponvel e irrenuncivel; C) Legalidade a administrao pblica s pode fazer o que a lei permite ou determina (legalidade pblica), lei no probe (legalidade privada); D) Impessoalidade; E) Moralidade; F) Publicidade a administrao pblica precisa dar ampla divulgao do que faz, conhecimento; G) Eficincia; H) Razoabilidade proibio de excessos; I) Proporcionalidade meios e fins compatveis; J) Autotutela a administrao deve ter controle interno, ou seja, deve ter o seu prprio controle; 5. Atos Administrativos toda declarao unilateral do estado, ou de quem lhe faa as vezes no exerccio de prerrogativas pblicas destinada a cumprir concretamente a lei e sujeita de controle de legitimidade pelo judicirio.

LEGISLAO SOBRE OS TEMAS


CONSTITUIO FEDERAL

Art. 37 (...) (...) LXXVIII a todos, no mbito judicial e administrativo, so assegurados a razovel durao do processo e os meios que garantam a celeridade de sua tramitao. (Includo pela Emenda Constitucional n 45, de 2004) (...) Art. 71. O controle externo, a cargo do Congresso Nacional, ser exercido com o auxlio do Tribunal de Contas da Unio, ao qual compete: I - apreciar as contas prestadas anualmente pelo Presidente da Repblica, mediante parecer prvio que dever ser elaborado em sessenta dias a contar de seu recebimento; II - julgar as contas dos administradores e demais responsveis por dinheiros, bens e valores pblicos da administrao direta e indireta, includas as fundaes e sociedades institudas e mantidas pelo Poder Pblico federal, e as contas daqueles que derem causa a perda, extravio ou outra irregularidade de que resulte prejuzo ao errio pblico; III - apreciar, para fins de registro, a legalidade dos atos de admisso de pessoal, a qualquer ttulo, na administrao direta e indireta, includas as fundaes institudas e mantidas pelo Poder Pblico, excetuadas as nomeaes para cargo de provimento em comisso, bem como a das concesses de aposentadorias, reformas e penses, ressalvadas as melhorias posteriores que no alterem o fundamento legal do ato concessrio;

-1

1 FASE EXTENSIVO SBADO - MATUTINO Disciplina: Direito Administrativo Prof.: Flvia Cristina Data: 16/08/2008 IV - realizar, por iniciativa prpria, da Cmara dos Deputados, do Senado Federal, de Comisso tcnica ou de inqurito, inspees e auditorias de natureza contbil, financeira, oramentria, operacional e patrimonial, nas unidades administrativas dos Poderes Legislativo, Executivo e Judicirio, e demais entidades referidas no inciso II; V - fiscalizar as contas nacionais das empresas supranacionais de cujo capital social a Unio participe, de forma direta ou indireta, nos termos do tratado constitutivo; VI - fiscalizar a aplicao de quaisquer recursos repassados pela Unio mediante convnio, acordo, ajuste ou outros instrumentos congneres, a Estado, ao Distrito Federal ou a Municpio; VII - prestar as informaes solicitadas pelo Congresso Nacional, por qualquer de suas Casas, ou por qualquer das respectivas Comisses, sobre a fiscalizao contbil, financeira, oramentria, operacional e patrimonial e sobre resultados de auditorias e inspees realizadas; VIII - aplicar aos responsveis, em caso de ilegalidade de despesa ou irregularidade de contas, as sanes previstas em lei, que estabelecer, entre outras cominaes, multa proporcional ao dano causado ao errio; IX - assinar prazo para que o rgo ou entidade adote as providncias necessrias ao exato cumprimento da lei, se verificada ilegalidade; X - sustar, se no atendido, a execuo do ato impugnado, comunicando a deciso Cmara dos Deputados e ao Senado Federal; XI - representar ao Poder competente sobre irregularidades ou abusos apurados. 1 - No caso de contrato, o ato de sustao ser adotado diretamente pelo Congresso Nacional, que solicitar, de imediato, ao Poder Executivo as medidas cabveis. 2 - Se o Congresso Nacional ou o Poder Executivo, no prazo de noventa dias, no efetivar as medidas previstas no pargrafo anterior, o Tribunal decidir a respeito. 3 - As decises do Tribunal de que resulte imputao de dbito ou multa tero eficcia de ttulo executivo. 4 - O Tribunal encaminhar ao Congresso Nacional, trimestral e anualmente, relatrio de suas atividades.

QUESTES SOBRE OS TEMAS


1. (OAB/PI . 2001) No mbito do regime jurdico-administrativo falso afirmar: a) lcito Administrao constituir os particulares em obrigaes por meio de ato unilateral. b) O princpio da indisponibilidade do interesse pblico excepcionalizado na esfera das pessoas exclusivamente administrativas. c) O princpio da obrigatoriedade do desempenho da atividade pblica importa no princpio da continuidade do servio pblico. d) A exigibilidade do ato administrativo decorre, tambm, da posio de supremacia da Administrao na relao com os particulares. 2. (OAB/RS . 2004) Sobre o princpio da autotutela administrativa, possvel afirmar que a Administrao exerce controle sobre: a) os prprios atos, com a possibilidade de anular os ilegais e revogar os inconvenientes ou inoportunos, independentemente de recurso ao Poder Judicirio. b) os prprios atos, com a possibilidade de anular os ilegais e revogar os inconvenientes ou inoportunos, sempre com a necessidade de recurso ao Poder Judicirio. c) os atos dos administrados, com a possibilidade de anular os ilegais e revogar os inconvenientes ou inoportunos, independentemente de recurso ao Poder Judicirio. d) os prprios atos, com a possibilidade de revogar os inconvenientes ou inoportunos, devendo, no caso de anulao dos ilegais, necessariamente recorrer ao Poder Judicirio.

Gabarito: 1. B, 2. A.

-2

Вам также может понравиться