Вы находитесь на странице: 1из 9

TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 13a REGIO

Concurso Pblico para provimento de cargos de


R

de

No

EP

ve m

BL

ICA

OB FEDERATIVA D

bro

89 18 de

L SI RA

Tcnico Judicirio - rea Administrativa

____________________________________________________ Caderno de Prova, Cargo H, Tipo 001 0000000000000000 00001001001

15

N de Inscrio MODELO

Portugus Conhecimentos Especficos


INSTRUES
Verifique se este caderno: - corresponde a sua opo de cargo. - contm 50 questes, numeradas de 1 a 50. Caso contrrio, reclame ao fiscal da sala um outro caderno. No sero aceitas reclamaes posteriores. Para cada questo existe apenas UMA resposta certa. Voc deve ler cuidadosamente cada uma das questes e escolher a resposta certa. Essa resposta deve ser marcada na FOLHA DE RESPOSTAS que voc recebeu.

VOC DEVE: - procurar, na FOLHA DE RESPOSTAS, o nmero da questo que voc est respondendo. - verificar no caderno de prova qual a letra (A,B,C,D,E) da resposta que voc escolheu. - marcar essa letra na FOLHA DE RESPOSTAS, conforme o exemplo: A C D E

ATENO
Marque as respostas primeiro a lpis e depois cubra com caneta esferogrfica de tinta preta. Marque apenas uma letra para cada questo, mais de uma letra assinalada implicar anulao dessa questo. Responda a todas as questes. No ser permitida qualquer espcie de consulta, nem o uso de mquina calculadora. Voc ter 3 horas para responder a todas as questes e preencher a Folha de Respostas. Devolva este caderno de prova ao aplicador, juntamente com sua Folha de Respostas. Proibida a divulgao ou impresso parcial ou total da presente prova. Direitos Reservados. FUNDAO CARLOS CHAGAS Dezembro/2005

MODELO Caderno de Prova, Cargo H, Tipo 001


1. Conclui-se corretamente do texto que (A) PORTUGUS

22/11/05 - 09:50

utilizar os recursos do desenvolvimento tecnolgico na produo cada vez maior de bens de consumo s poder resultar em benefcios para os empregadores. as condies de trabalho em um mundo dominado pela tecnologia sero cada vez mais favorveis grande massa de trabalhadores. j comeam a concretizar-se as previses pessimistas a respeito das exigncias de mo-de-obra altamente especializada no mercado de trabalho. as atuais taxas de desemprego no Brasil e no mundo todo confirmam a teoria do economista americano, fornecendo-lhe dados que embasam sua opinio.

Ateno:

As questes de nmeros 1 a 10 baseiam-se no texto apresentado abaixo.

(B)

Em meados dos anos 90, o economista americano Jeremy Rifkin causou polmica com seu livro O fim do emprego, no qual previa que a era do emprego estava com os dias contados. Segundo Rifkin, o aumento da produtividade resultante da adoo de novas tecnologias como a informtica, a robtica e as telecomunicaes iria provocar efeitos devastadores no nvel de emprego mundial. Milhes de pessoas perderiam seu ganha-po no campo, na indstria e no setor de servios. Somente uma pequena elite de trabalhadores especializados conseguiria prosperar numa economia global dominada pela tecnologia. Mas nem todos concordam com os prognsticos pessimistas de Rifkin. Embora a tecnologia possa tanto criar trabalhos como extingui-los, o efeito lqido geralmente o aumento do emprego, diz um relatrio do governo neozelands, que discute as grandes tendncias do mercado de trabalho. Ao aumentar a produtividade, a tecnologia aumenta a renda e, portanto, a demanda na economia, afirma o estudo. Que, no entanto, reconhece que o problema no to simples. Motivo de maior preocupao que trabalhadores que perderam seus empregos devido a mudanas na tecnologia podem no ter as habilidades ou os meios para adquirir as habilidades que so exigidas no mercado de trabalho do futuro. Se a tecnologia pode decretar o fim do emprego para alguns, ela pode, paradoxalmente, representar um aumento do 3. 2.

(C)

(D)

(E)) investir na formao adequada de mo-de-obra a garantia de permanncia em um mercado de trabalho caracterizado por desenvolvimento tecnolgico.
_________________________________________________________

O motivo de maior preocupao citado no 2 pargrafo (A) contesta, com um exemplo, a viso do economista, por reconhecer a enorme capacidade da tecnologia de gerar empregos diferenciados. perde sentido, pois atualmente possvel constatar a ampliao do mercado de trabalho nos vrios ramos onde houve inovaes tecnolgicas.

(B)

(C)) d razo, de certa forma, ao economista americano, no sentido de que a adoo de tecnologia passa a exigir preparo maior dos trabalhadores. (D) reafirma a necessidade de reviso dos problemas assinalados pelo economista, pois suas afirmaes j foram ultrapassadas pelo desenvolvimento, desde 1990. deve atingir apenas a pequena elite de trabalhadores que tero seu ambiente de trabalho ampliado, o que exigir maior dedicao a suas atividades.

(E)

_________________________________________________________

A frase que reproduz uma opinio exposta no texto : (A)) ... iria provocar efeitos devastadores no nvel de emprego mundial. (1o pargrafo) (B) ... diz um relatrio do governo neozelands ... (2o pargrafo) ... que discute as grandes tendncias do mercado de trabalho. (2o pargrafo) ... o advento de inovaes (...) acabou com as limitaes de tempo e espao. (3o pargrafo) Qualquer pessoa pode hoje ser encontrada a qualquer momento ... (3o pargrafo) TRT-13R-Portugus3

trabalho para muitos. Nos ltimos anos, o advento de inovaes como a internet e o telefone celular acabou com as limitaes de tempo e espao. Qualquer pessoa pode hoje ser encontrada a qualquer momento, em qualquer lugar, ampliando seu ambiente virtual de trabalho.
(Adaptado de Superinteressante O livro do futuro, maro de 2005, p. 45)

(C)

(D)

(E)

MODELO Caderno de Prova, Cargo H, 22/11/05 Tipo - 001 09:50


4. ... o efeito lqido geralmente o aumento do emprego ... (incio do 2 pargrafo) O sentido da afirmativa acima foi retomado na frase: (A) ... no qual previa que a era do emprego estava com os dias contados.
o

7.

Milhes de pessoas perderiam seu ganha-po no camo po ... (1 pargrafo) A forma verbal grifada acima indica, considerando-se o contexto, (A) (B) fato repetitivo. ao terminada. condio posterior.

(B)

Somente uma pequena elite de trabalhadores especializados conseguiria prosperar ...

(C)

(D)) possibilidade futura. (C) Que, no entanto, reconhece que o problema no to simples. (E) 8. (D)) Se a tecnologia pode decretar o fim do emprego para alguns, ela pode (...) representar um aumento do trabalho para muitos. situao habitual.

_________________________________________________________

...o economista americano Jeremy Rifkin causou polmica com seu livro... (incio do texto) O verbo que exige o mesmo tipo de complemento que o do grifado acima est na frase: (A) ... que a era do emprego estava com os dias contados. Mas nem todos concordam com os prognsticos ... ... que o problema no to simples. ... acabou com as limitaes de tempo e espao.

(E)

... podem no ter as habilidades ou os meios para adquirir habilidades que so exigidas no mercado de trabalho do futuro.

(B) (C) (D)

_________________________________________________________

5.

Ao aumentar a produtividade, a tecnologia aumenta a o renda e, portanto, a demanda na economia. (2 pargrafo) Identificam-se no segmento transcrito acima as noes de (A) temporalidade e explicao.

(E)) ... que perderam seus empregos devido a mudanas na tecnologia.


_________________________________________________________

9.

(B)) proporcionalidade e conseqncia.

O segmento grifado est substitudo pelo pronome correspondente, de modo INCORRETO, somente na expresso: (A) ... iria provocar efeitos devastadores  provoc-los ... pessoas perderiam seu ganha-po  perd-lo-iam ... que discute as grandes tendncias  que as discute

(C)

finalidade e condio.

(B) (C)

(D)

explicao e causa.

(E) 6.

condio e temporalidade.

_________________________________________________________

(D)) ... representar um aumento do trabalho  representar-lhe (E) ... ampliando seu ambiente virtual de trabalho  ampliando-o

como a informtica, a robtica e as telecomunicaes o (1 pargrafo) Os travesses isolam, considerando-se o contexto, (A) diferentes vozes de um dilogo. 10.

_________________________________________________________

Um relatrio (...) discute as grandes tendncias do o mercado de trabalho. (2 pargrafo). Transpondo a frase transcrita acima para a voz passiva, a forma verbal passa a ser, corretamente,

(B)

a concluso das afirmativas anteriores. (A)) so discutidas.

(C)) uma enumerao explicativa.

(B) (C)

discutido. discutiram. vai discutir. tinham discutido. 3

(D)

repetio para realar o sentido da frase. (D)

(E)

uma ressalva informao inicial do texto.

(E)

TRT-13R-Portugus3

MODELO Caderno de Prova, Cargo H, Tipo 001


Ateno: As questes de nmeros 11 a 17 baseiam-se no texto apresentado abaixo. 12. De acordo com o texto,

22/11/05 - 09:50

I. as antigas frentes de trabalho, amenizando o sofriA segunda mais povoada das regies brasileiras, o Nordeste, tambm a mais carente e cheia de contrastes. Nos nove estados que a compem vive uma populao de quase 50 milhes de habitantes. De um lado, uma minoria desfruta de um padro de vida que nada deve ao dos abonados dos centros mais ricos do pas. De outro, um contingente majoritrio sobrevive com dificuldades, enfrentando cada dia como se fosse o ltimo. No por acaso, entre os Estados colocados nas dez ltimas posies no ranking do ndice de Desenvolvimento Humano (IDH), figuram os nove da regio o dcimo o Acre. Esse desempenho pfio tem vrias causas, uma delas a deplorvel distribuio da riqueza. Felizmente, h indcios de que essa situao comea a ser revertida. No lugar das tradicionais frentes de trabalho, criadas no passado para abrandar os efeitos da misria, esto surgindo frentes de negcios nos mais diferentes setores de atividade. O txtil um deles. Graas macia migrao de empresas do Sul e do Sudeste, a regio se tornou o segundo maior plo de produo de tecidos e de confeces do Brasil. Da mesma forma, consolidou-se um plo petroqumico vigoroso, est sendo formado outro na rea de celulose e assiste-se descoberta, pelos grandes investidores, de reas promissoras como o turismo, a fruticultura e a agricultura. A soma de tantas oportunidades se traduz num indito fluxo de recursos, que faz do Nordeste a segunda regio com mais investimentos anunciados para os prximos anos. Localizada no semi-rido, uma das regies mais secas do planeta, Campina Grande, a 120 quilmetros da capital Joo Pessoa, transformou-se num importante plo de prestao de servios, em particular, de tecnologia da informao. A existncia de duas universidades pblicas, bem como a criao do Parque Tecnolgico (Paqtec), no comeo dos anos 80, foram decisivas para esse desenvolvimento. Pela incubadora do Paqtec passaram 80% das mais de cem empresas de tecnologia locais. A Light Infocon uma das mais bem-sucedidas, graas internacionalizao. Com cerca de 50 funcionrios e nomes como a Natura e a Gol como clientes, tem outros, espalhados por vrios pases. O mais recente um tal de Bill Gates.
(Adaptado de O Estado de S. Paulo, Novo mapa do Brasil, Regio Nordeste, 23 de outubro de 2005)

mento do povo nordestino, continuam sendo soluo para os problemas vividos pela populao.

II. o incremento da atividade econmica, com ampliao da possibilidade de empregos e de gerao de renda, comea a substituir antigas prticas assistencialistas no Nordeste.

III.

turismo, fruticultura e agricultura ainda so reas pouco interessantes para receber maiores investimentos, porque faltam recursos para um eventual mercado consumidor.

Est correto o que se afirma SOMENTE em (A) (B)) (C) (D) (E) 13.

I. II. III. I e II. II e III.

_________________________________________________________

No por acaso, entre os Estados colocados nas dez ltimas posies ... O dado do texto, que justifica esse incio do 2 pargrafo, a referncia (A) abertura de novas frentes de trabalho que, desde seu incio, buscam abrandar a carncia de recursos da regio. aos problemas oriundos da situao climtica, que dificulta o desenvolvimento de projetos econmicos rentveis para a regio. ao fato de no haver real justificativa para a situao de misria existente em todos os Estados da regio Nordeste. existncia de escolas de nvel superior que no cumprem seu papel em uma regio de clima extremamente desfavorvel.
o

(B)

(C)

(D)

(E)) s enormes dificuldades, quer de origem natural, quer de ordem social, enfrentadas pela populao nordestina.
_________________________________________________________

14.

Pela incubadora do Paqtec passaram 80% das mais de cem empresas de tecnologia locais. (final do texto) A frase acima significa, considerando-se o contexto, que a iniciativa de criao do Parque Tecnolgico (A)) ofereceu condies tcnicas para o surgimento da maior parte das empresas que atuam na rea. (B) tem origem nos conhecimentos gerados em projetos oferecidos pelas duas universidades pblicas. depende da existncia de um expressivo nmero de empresas locais, voltadas para a rea de tecnologia. fundamental na comercializao dos produtos oferecidos pelas maiores empresas de tecnologia da regio. determinou, desde o incio, o reconhecimento internacional da qualidade dos produtos desenvolvidos. TRT-13R-Portugus3

11.

correto concluir do texto que (A) as condies climticas da regio Nordeste continuam sendo um obstculo para o interesse de possveis investidores. uma nica empresa de tecnologia da informao domina todo o setor de prestao de servios, em Campina Grande.

(B)

(C)) a possibilidade de acesso educao constitui base favorvel para o desenvolvimento geral. (D) o baixo poder aquisitivo da populao nordestina determina a procura necessria de clientes e parceiros internacionais. o ranking do ndice de Desenvolvimento Humano inclui, indevidamente, um Estado da regio Norte, agravando os ndices da regio Nordeste.

(C)

(D)

(E)

(E)

MODELO Caderno de Prova, Cargo H, 22/11/05 Tipo - 001 09:50


15. O mais recente um tal de Bill Gates. (ltima frase) A afirmativa acima constitui uma maneira (A) indelicada de referir-se a possveis clientes na rea de prestao de servios. deliberada de reduzir a importncia de certos clientes, mesmo sendo eles estrangeiros. sutil de mostrar que o desenvolvimento tecnolgico insuficiente para atrair clientes famosos. 18. H palavras escritas de modo INCORRETO na frase: (A)) A fabuloza expano da economia, a taxas superiores a 10% ao ano, tem provocado uma forte onda de investimentos em todo o Nordeste. (B) (B) A escassez de chuvas e o excesso de calor, fardos impostos aos nordestinos pela natureza, impulsionam a produo de frutas no Vale do Rio So Francisco. O cultivo de manga e uva tem proporcionado excelentes resultados, determinando o aumento no volume das exportaes brasileiras de frutas. Novos empreendimentos hoteleiros devem propiciar um fluxo turstico capaz de atrair recursos para toda a regio Nordeste. A transposio do Rio So Francisco, projeto destinado irrigao de reas em quatro Estados nordestinos, causa polmica em todo o pas.

(C)

(C)

(D)) espirituosa de apontar o sucesso comercial da empresa de tecnologia referida no contexto. (D) (E) evidente de denunciar a interferncia de pases mais ricos no desenvolvimento tecnolgico brasileiro. (E)

_________________________________________________________

16.

Graas macia migrao de empresas do Sul e do o Sudeste ... (incio do 3 pargrafo) A frase acima est reescrita, com outras palavras, SEM alterao do sentido original do texto, em: (A) De acordo com muitas empresas, que vieram para o Sul e o Sudeste ...

_________________________________________________________

19.

A concordncia est correta na frase: (A) A reduo dos elevados ndices de mortalidade infantil e de analfabetismo colocam a regio Nordeste em um acelerado ritmo de desenvolvimento. H opinies de que pouco explorado, ainda, as terras produtivas existentes na regio Nordeste, em que poderiam, por exemplo, ser plantada soja. O turismo uma das vocaes da regio nordestina brasileira, que atraem turistas europeus, encantados com a beleza natural das inmeras praias. O turismo de massa, ampliado pelos pacotes de viagem, se tornaram fonte de divisas para o pas, mas resultam, muitas vezes, em desrespeito ao meio ambiente.

(B)) Devido ao grande fluxo de empresas vindas do Sul e do Sudeste ... (C) Com a migrao, possibilitada por empresas do Sul e do Sudeste ...

(B)

(C) (D) Alm de inmeros investimentos em empresas do Sul e do Sudeste ... Conquanto muitas empresas migrem do Sul e do Sudeste ...
o

(E)

(D)

_________________________________________________________

17.

... consolidou-se um plo petroqumico ... (3 pargrafo) A frase cujas palavras grifadas recebem acento grfico pela mesma razo que justifica os acentos na expresso transcrita acima, respectivamente, : (A) As belas praias nordestinas despertam considervel interesse turstico, ampliando o setor de servios. O desenvolvimento do algodo colorido imprimiu novo alento indstria txtil, especialmente na Paraba. (E)) Investimentos nas reas turstica, agrcola e fabril representam oportunidades diferenciadas de gerao de empregos e de renda para a populao.
_________________________________________________________

20.

Atividades relacionadas ...... reas de prestao de servios tendem ...... ser cada vez mais valorizadas, incentivando uma formao profissional dirigida ...... esse setor. As lacunas da frase acima esto corretamente preenchidas, respectivamente, por (A) s - - a

(B)

(C)) A produo de frutas no Vale do Rio So Francisco no pra de registrar, cada vez mais, nmeros expressivos. (D) A exportao de produtos agrcolas da regio Nordeste apresenta resultados econmicos extremamente favorveis. Frentes diversificadas de negcios abrandam os efeitos da misria decorrente das secas no Nordeste.

(B)) s - a - a (C) (D) (E) s - - as - a - as - - a 5

(E)

TRT-13R-Portugus3

MODELO Caderno de Prova, Cargo H, Tipo 001


24. CONHECIMENTOS ESPECFICOS NOES DE DIREITO ADMINISTRATIVO 21. certo que o poder de polcia (B) (A)) a atividade do Estado consistente em limitar o exerccio dos direitos individuais em benefcio do interesse pblico. (B) preordena-se a descobrir e conduzir ao Judicirio os infratores da ordem jurdica penal. caracteriza-se pela faculdade de que dispe o administrador para distribuir e escalonar suas funes. aquele conferido Administrao Pblica para aplicar penalidades a seus agentes, em razo da prtica de infraes de carter funcional. se efetiva por atos administrativos expedidos por meio do exerccio de uma competncia vinculada, sendo incabvel a discricionria. (D)

22/11/05 - 10:57

Com relao ao vencimento e remunerao dos servidores pblicos, certo que (A)) o vencimento do cargo efetivo, acrescido das vantagens de carter permanente, irredutvel. a remunerao, em nenhuma hiptese, ser objeto de arresto, seqestro ou penhora. vencimento a remunerao do cargo efetivo, acrescido das vantagens pecunirias permanentes estabelecidas em lei. a remunerao a retribuio pecuniria pelo exerccio de cargo pblico, com valor fixado em lei. o servidor perder a remunerao do dia em que faltar ao servio, mesmo que justifique sua ausncia.

(C)

(C)

(E) (D)

_________________________________________________________

(E)

25.

No que concerne vacncia dos cargos pblicos, analise:

I. A demisso caracteriza-se como medida punitiva


que proporciona o desligamento do servidor do quadro de pessoal da entidade a que se vincula.

_________________________________________________________

22.

O princpio constitucional que impe Administrao Pblica direta e indireta a busca pela qualidade e aperfeioamento na prestao de seus servios, preservando os interesses que representa, e o princpio estabelecendo que todos tm o direito de receber dos rgos pblicos, de regra, informaes de seu interesse particular ou de interesse coletivo ou geral, que sero prestadas no prazo da lei, sob pena de responsabilidade, dizem respeito, respectivamente, a (A) (B) impessoalidade e razoabilidade. presuno de legitimidade e a moralidade administrativa. (C)) eficincia e a publicidade. (D) publicidade e a proporcionalidade. (E) imperatividade e a especialidade.

II. A

exonerao de cargo efetivo dar-se- exclusivamente a pedido do servidor, uma vez que no possui carter punitivo.

III. A promoo a mudana do servidor de um cargo


para outro, da mesma natureza de trabalho, com elevao de funo e vencimento.

IV. A exonerao de cargo em comisso, em virtude de


seu carter punitivo, dar-se- sempre a juzo da autoridade competente. Diante disso, so corretos SOMENTE (A)

_________________________________________________________

23.

INCORRETO afirmar que os atos administrativos (A) de gesto so os que a Administrao Pblica pratica sem usar de sua supremacia sobre os destinatrios.

I e II I e IV II e III III e IV

(B)) I e III (C) (D) (E) (B)) compostos so os que resultam da manifestao de dois ou mais rgos, cujas vontades se fundem para formar um ato nico. (C) de expediente so os de rotina interna do rgo pblico, sem carter vinculante e sem forma especial. simples decorrem da declarao de vontade de um nico rgo, seja ele singular ou colegiado. de imprio so os que a Administrao Pblica pratica valendo-se de sua supremacia sobre o particular e lhes impem obrigatrio atendimento.

_________________________________________________________

26.

Servidor pblico competente editou ato que no observou formalidade essencial prevista em lei. Contudo, enquanto no for decretada sua invalidade, referido ato administrativo produzir seus efeitos em virtude (A) (B) (D) (D) do requisito da legalidade. do atributo da imperatividade. do princpio da publicidade. do atributo da finalidade.

(D)

(E)

(E)) da presuno de legitimidade. TRT-13R-Tec. Jud-A. Administrativa-CE

MODELO Caderno de Prova, Cargo H, 22/11/05 Tipo - 001 10:57


32. NOES DE DIREITO CONSTITUCIONAL Considere as assertivas abaixo:

I. A administrao pblica direta dos Poderes da


27. A Constituio Federal estabelece no captulo I, do seu o art. 5 , diversos direitos e deveres individuais e coletivos, dentre outros, (A) (B) (C) a liberdade de associao para fins lcitos e de carter paramilitar. o juzo ou tribunal de exceo. a inviolabilidade do domiclio, salvo na hiptese de desastre, vedado o ingresso em caso de flagrante delito. Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios, salvo de seus entes indiretos, obedecer aos princpios da reserva legal, pessoalidade, moralidade, publicidade e eficincia.

II. O prazo de validade do concurso pblico ser de no


mnimo dois anos, prorrogveis at o dobro do que for fixado no edital.

III. garantido ao servidor pblico civil o direito livre


associao sindical.

(D)) a criao de associaes e, na forma da lei, a de cooperativas, independentemente de autorizao, sendo vedada a interferncia estatal em seu funcionamento. (E) a prestao de assistncia religiosa nas prises civis, vedada nas de internao coletiva de militares em tempos de guerra ou paz.

IV. permitida, na forma da lei, a contratao por


tempo determinado para atender a necessidade temporria de excepcional interesse pblico. SOMENTE esto corretas (A) (B) (C)) (D) (E)

_________________________________________________________

28.

A Constituio Federal dispe que a lei no poder estabelecer distino entre brasileiros natos e naturalizados, salvo nos casos nela previstos, sendo privativo de brasileiro nato os cargos (A) (B) (C)) (D) (E) de presidente das assemblias legislativas. de deputado federal. da carreira diplomtica. de senador. de governador de estado.

_________________________________________________________

I e IV II e III III e IV I, II e III I, II e IV

33.

Segundo a Constituio Federal, os Tribunais Regionais do Trabalho (A)) podero funcionar descentralizadamente, constituindo Cmaras regionais, a fim de assegurar o pleno acesso do jurisdicionado justia em todas as fases do processo. (B) compem-se de no mnimo nove juzes, nomeados pelo Presidente da Repblica, com mais de trinta e cinco e menos de sessenta anos de idade. esto impedidos de instalar a justia itinerante, nos limites da sua respectiva jurisdio. sero presididos pelo Presidente do Superior Tribunal do Trabalho, auxiliado por vice-presidentes regionais. tero, dentre os seus membros, representantes da classe dos patres e dos empregados, na proporo de um tero para cada.

_________________________________________________________

29.

Os Estados, o Distrito Federal e os Municpios podero (A) (B) (C) (D) criar preferncias entre brasileiros. recusar f aos documentos pblicos. criar distines entre brasileiros. estabelecer cultos religiosos ou igrejas, mediante subveno.

(C)

(E)) manter relaes de aliana com igrejas ou seus representantes, na forma da lei e havendo colaborao de interesse pblico.
_________________________________________________________

(D)

(E)

30.

O Chefe do Ministrio Pblico da Unio o (A) (B) (C)) (D) (E) Advogado-Geral da Unio. Procurador-Geral de Justia. Procurador-Geral da Repblica. Presidente do Supremo Tribunal Federal. Presidente do Superior Tribunal de Justia da Unio. 34.

_________________________________________________________

Representa exceo aos princpios que regem as relaes internacionais do Brasil a (A) (B)) (C) (D) (E) soluo pacfica dos conflitos. vedao de asilo poltico. defesa da paz. no-interveno. autodeterminao dos povos.

_________________________________________________________

31.

A Constituio Federal estabeleceu ser direito social dos trabalhadores, alm de outros, a (A) irredutibilidade do salrio, mesmo que prevista em conveno ou acordo coletivo, salvo para o trabalhador rural em regime de automao. remunerao do trabalho diurno igual ao noturno, mesmo que em atividade rural. vedao de piso salarial proporcional extenso ou complexidade do trabalho, salvo para o trabalhador rural.

_________________________________________________________

NOES DE DIREITO CIVIL 35. Segundo o Cdigo Civil Brasileiro, so absolutamente incapazes de exercer pessoalmente os atos da vida civil os (A) (B) (C) (D) excepcionais, sem desenvolvimento mental completo. maiores de dezesseis e menores de dezoito anos. brios habituais e os viciados em txicos. que, por deficincia mental, tenham o discernimento reduzido.

(B) (C)

(D)) proteo do salrio na forma da lei, constituindo crime sua reteno dolosa. (E) proibio de qualquer trabalho a menor de 18 (dezoito) anos, salvo na condio de aprendiz, a partir dos 14 (catorze) anos.

(E)) que, mesmo por causa transitria, no puderem exprimir sua vontade. 7

TRT-13R-Tec. Jud-A. Administrativa-CE

MODELO Caderno de Prova, Cargo H, Tipo 001


36. De acordo com as normas do Cdigo Civil Brasileiro relativas prescrio, correto afirmar que (A) o juiz pode, em qualquer hiptese, suprir, de ofcio, a alegao de prescrio. os prazos de prescrio podem ser alterados por acordo das partes. a interrupo da prescrio por um credor aproveita aos outros. (D) (D)) a prescrio iniciada contra uma pessoa continua a correr contra o seu sucessor. (E) correr a prescrio entre os constncia da sociedade conjugal. cnjuges, na 40.

22/11/05 - 10:57

Nos termos da C.L.T., a hora de trabalho noturno, no contrato de trabalho urbano, deve ser remunerada com acrscimo de (A) (B) (C) 20% e ter durao de 58 minutos. 25% e ter durao de 52 minutos e trinta segundos. 20% e ter durao de sessenta minutos e trinta segundos. 20% e ter durao de 52 minutos e trinta segundos, desde que trabalhada entre 21:00 e 5:00 horas.

(B)

(C)

_________________________________________________________

(E)) 20% e ter durao de 52 minutos e trinta segundos, desde que trabalhada entre 22:00 e 5:00 horas.

_________________________________________________________

41.

As frias anuais de trinta dias (A) so devidas a quaisquer trabalhadores, independentemente do nmero de faltas que tenha no perodo concessivo. sero devidas em dobro, se no concedidas no perodo de doze meses a contar do trmino do perodo concessivo. so devidas a quaisquer trabalhadores, apenas se participadas ao empregado com antecedncia mnima de sessenta dias.

37.

Com relao responsabilidade civil prevista no Cdigo Civil Brasileiro, considere as assertivas:

I. responsvel pela reparao civil o empregador ou


comitente, por seus empregados, serviais e prepostos, no exerccio do trabalho que lhes competir, ou em razo dele, ainda que no haja culpa de sua parte. (B)

(C)

II. Aquele que ressarcir o dano causado por outrem


pode reaver o que houver pago daquele por quem pagou, salvo se o causador do dano for descendente seu, absoluta ou relativamente incapaz.

III. Aquele que habitar prdio urbano, ou parte dele, s


responde pelo dano proveniente das coisas que dele carem ou forem lanadas em lugar indevido se tiver agido com dolo ou culpa. Est correto SOMENTE o que se afirma em (A) (B) (C)) (D) (E) 38. 42.

(D)) sero devidas em dobro, se no concedidas no perodo de doze meses a contar do trmino do perodo aquisitivo. (E) so devidas aos trabalhadores urbanos que no cometerem mais do que trs faltas no perodo aquisitivo.

_________________________________________________________

II III I e II I e III II e III

O contrato de trabalho a prazo certo para experincia do trabalhador (A)) pode ser prorrogado, desde que no ultrapasse, nos termos da C.L.T., o perodo mximo de noventa dias. (B) (C) no pode ser prorrogado nenhuma vez. pode ser prorrogado por tantas vezes quantas sejam necessrias efetiva comprovao da experincia. pode ser prorrogado, com assistncia sindical, at 365 dias, para o trabalhador urbano maior de sessenta anos.

_________________________________________________________

Dentre outras, so pessoas jurdicas de direito pblico interno: (A) (B)) (C) (D) (E) as sociedades. as autarquias. as organizaes religiosas. os partidos polticos. as fundaes.

(D)

(E) pode, segundo prev a C.L.T., ser de at 180 dias. __________________________________________________________________________________________________________________ NOES DO DIREITO DO TRABALHO 39. O aviso prvio, conforme a C.L.T., (A) (B) (C) no pode ser inferior a sessenta dias. dever ser, segundo as regras hoje vigentes, proporcional ao tempo de servio. no pode ser trabalhado, nas hipteses de justa causa. 43. NOES DE DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO A reclamao trabalhista ser arquivada se o (A) (B) (C) reclamado no comparecer para a audincia de tentativa de conciliao, instruo e julgamento. reclamado no comparecer conciliao prvia. comisso de

(D)) pode ser trabalhado integralmente, desde que o empregado tenha reduzidas duas horas dirias de seu expediente normal. (E) 8 ter trinta dias de durao, se o contrato de trabalho for igual ou superior a doze meses.

empregado no comparecer audincia de instruo do processo, adiada por ausncia de suas testemunhas, aps a apresentao da defesa. empregado no aceitar a proposta de conciliao formulada pelo juiz.

(D)

(E)) empregado no comparecer audincia una. TRT-13R-Tec. Jud-A. Administrativa-CE

MODELO Caderno de Prova, Cargo H, 22/11/05 Tipo - 001 10:57


44. Considera-se revel a reclamada, quando NO (A)) comparece audincia una. (B) (C) apresenta advogado constitudo para sua defesa. comparece audincia de instruo, adiada por ausncia de suas testemunhas, aps a apresentao da defesa. apresenta proposta conciliao prvia. perante a comisso de 48. Verificando o juiz que a petio inicial apresenta defeitos e irregularidades capazes de dificultar o julgamento de mrito, (A) determinar que se aguarde no arquivo at ser emendada pelo autor. extinguir o processo sem exame do mrito. determinar a citao do ru e notificar o autor. extinguir o processo com julgamento do mrito.

(B) (C) (D)

(D)

(E)

constitui preposto habilitado pelo Ministrio do Trabalho e Emprego.

_________________________________________________________

45.

Quanto ao procedimento sumarssimo, correto afirmar que (A) aplicvel s causas de at 40 salrios mnimos, independentemente da pessoa do ru. aplicvel s causas de at 60 salrios mnimos, exceto quando for ru a Fazenda Pblica.

(E)) determinar que o autor a emende, ou a complete, no prazo de 10 (dez) dias.

_________________________________________________________

49.

Dentre outras causas, extingue-se o processo, sem julgamento do mrito, (A) pela morte ou perda da capacidade processual de qualquer das partes, de seu representante legal ou de seu procurador.

(B)

(C)) a petio inicial deve apresentar pedido certo e com valor determinado, sob pena de arquivamento. (D) no se realizar por edital a citao, exceto se o ru for a Fazenda Pblica, hiptese em que a citao por edital autorizada. a sentena no precisa ter fundamentos, bastando relatrio e dispositivo.

(B)) quando o juiz acolher a alegao de perempo, litispendncia ou de coisa julgada. (C) quando for oposta exceo de incompetncia do juzo, da cmara ou do tribunal, bem como de suspeio ou impedimento do juiz. quando a sentena de mrito no puder ser proferida seno depois de verificado determinado fato, ou de produzida certa prova, requisitada a outro juzo. quando o juiz pronunciar a decadncia ou a prescrio, bem como quando o autor renunciar ao direito sobre o qual se funda a ao.

(E)

_________________________________________________________

(D)

46.

A partir da Emenda Constitucional n 45 de 2004, a Justia do Trabalho passou a ser competente para apreciar e julgar dissdios (A) (B) entre representante comercial e seus consumidores. entre trabalhador e empregador, exceto se o empregador for pessoa jurdica. decorrentes das relaes de trabalho e o mandado de injuno em matria trabalhista. (E)

_________________________________________________________

(C)

50.

No que diz respeito ao Ministrio Pblico, considere as assertivas abaixo:

(D)) decorrentes das multas administrativas aplicadas pela fiscalizao do trabalho aos empregadores. (E) decorrentes das relaes de trabalho e as disputas eleitorais municipais, desde que o candidato seja sindicalista aposentado. NOES DE DIREITO PROCESSUAL CIVIL 47. certo que o recurso (A)) adesivo no ser conhecido se houver desistncia do recurso principal. (B) extraordinrio e o recurso especial impedem a execuo da sentena. de apelao s pode ser interposto pela parte vencida. de agravo de instrumento despachos de mero expediente. cabvel contra

I. Compete ao Ministrio Pblico intervir nas aes


que envolvam litgios coletivos pela posse da terra rural.

_________________________________________________________

II. Intervindo como fiscal da lei, o Ministrio Pblico


ter vista dos autos antes das partes e no ser intimado dos atos processuais de menor relevncia.

III. Intervindo como fiscal da lei, o Ministrio Pblico


poder juntar documentos e certides, produzir prova em audincia e requerer medidas ou diligncias necessrias ao descobrimento da verdade. Est correto SOMENTE o que se afirma em

(C)

(D)

(E)

especial poder ser interposto no prazo de 10 dias.

I (B) II (C) I e II (D)) I e III (E) II e III


9

(A)

TRT-13R-Tec. Jud-A. Administrativa-CE

Вам также может понравиться