Вы находитесь на странице: 1из 2

RESENHA CRTICA- MANIFESTO COMUNISTA RESUMO:

O livro retrata a expanso do movimento comunista e suas consequentes perseguies. O comunismo j era reconhecido pelas Europa como uma onda forte; e era naquele instante o momento dos comunistas exporem seus ideais. No primeiro captulo Burgueses e Proletrios, abordada a relao entre essas duas classes. Sempre na histria houve as lutas de classes, que finalizam com uma modificao revolucionria da sociedade. A sociedade burguesa moderna trouxe novas classes e formas de luta. A diviso advinda do antagonismo foi a que d o nome ao captulo. A burguesia desempenhou na histria um papel de revoluo, trouxe consigo inovaes nas relaes de produes e nas sociais, agora monetrias. Os movimentos de respostas ao proletariado no obtm xito, pois no h a unio e os esprito de luta necessrios. Somente o proletariado considerado verdadeiramente revolucionrio. No segundo captulo, Proletrio e Comunista, abordada a relao entre partido e os proletrios. O partido relaciona-se a outros movimentos alheios, mostrando objetivos em comum: a passagem do poder poltico aos operrios. Os interesses imediatos dos comunistas so a constituio do proletariado em classe, a derrubada da supremacia burguesa e a conquista do poder poltico, resumidamente, almejam a abolio da burguesia. O comunismo no contra a propriedade, mas deseja a abolio da propriedade privada. No terceiro captulo, h a crtica a trs tipos de socialismo reacionrio: o socialismo feudal, que seria aristocrtico, fingindo tratar interesses do proletariado; o socialismo pequeno-burgus, esse constitudo por pessoas situadas entre a burguesia e proletariado; e o terceiro a ser criticada o socialismo alemo, onde os ideais franceses, burgueses, no remetiam a verdadeira realidade social, era necessrio que os alemes soubessem converter esses ideais em armas contra a prpria burguesia. Diante das snteses apresentadas, percebe-se que os comunistas ajudam quaisquer movimentos revolucionrios que se contraponham as polticas existentes. Logo, trabalham pelo entendimento e aliana dos partidos de todos os pases e proclamam metas que s derrubando violentamente a ordem social existente podem ser almejadas. E assim, mostra-se o apelo pela unio do proletariado pela causa, apresentado pela clebre frase Proletrios de todos os pases, uni-vos!.

CRTICA: O Manifesto Comunista um livro com uma linguagem fcil de ser entendida, e de estrutura simples. Por ter sido traduzido em vrios idiomas, o alcance de sua mensagem obteve xito. O texto critica a produo capitalista e as consequncias que esse gnero de produo causou. Apesar disso, ressaltado como revoluo, pois ps fim ao regime monrquico e religioso. At nos dias de hoje possvel notar que para organizar um movimento, lembrado os ideias que formaram o manifesto. Uma causa muito forte deve unir os integrantes das classes envolvidas, nem sempre as mesmas, mas que almejam o mesmo benefcio que vir com a manifestao. No Brasil, vrios movimentos sociais podem ser destacados, no na mesma proporo do

Manifesto, porm obtiveram os ideais que queriam atravs de sua alta organizao. Por exemplo, o movimento Cara-pintadas, almejava o impeachment de Collor, e assim o fez, de forma pacfica e tudo mais. Entretanto, a luta do proletrio constante; e a dos contemporneos estagna-se quando lhe s oferecido o objetivo.

Вам также может понравиться