Вы находитесь на странице: 1из 5

A ARGILA A argila (barro) uma substncia (rocha) natural de origem mineral, de textura terrosa e granulao fina, composta por

r slica, alumnio, matria orgnica e outras impurezas. Encontra-se na crosta terrestre, normalmente prximo de rios, a profundidades no superiores a 10 metros, em estado de relativa pureza ou associado a outros materiais.

IMPERMEABILIDADE Depois de cozida e vidrada a pea deixa de absorver lquidos. SONORIDADE Propriedade que a argila tem de emitir sons, atravs de pequenos batimentos, aps a cozedura.

TCNICAS DE TRANSFORMAO DA ARGILA MODELAO, ou modelar, significa dar forma a qualquer material, modificando-o de modo a que venha a apresentar, depois de trabalhado, o aspecto que queremos. Depois de modelado o barro tem variadssimas aplicaes: As argilas so usadas para fabricar, entre outros, tijolos, telhas, azulejos, mosaicos, loua, jarras, vasos, objectos de arte, semicondutores (computadores). OLARIA designa um conjunto de tcnicas para o fabrico artesanal de peas em barro.

O ESPAO DE TRABALHO As mesas devem ser preparadas e forradas com papel de jornal ou plstico, pois o barro suja.

Aos locais de extraco de argila d-se o nome de jazidas ou Barreiros. A argila conhecida e utilizada pelo homem desde os tempos primitivos, quando este descobriu que podia modela-la. Depois de seca e levada ao fogo, fica estvel e resistente.

CARACTERSTICAS E PROPRIEDADES Existem dois tipos de argilas; argila gorda (mais fina e plstica, com maior quantidade de matria orgnica) e argila magra (mais grosseira e difcil de trabalhar). COR - Apresenta-se nas cores branco, alaranjado ou cinzento. A argila mais pura, bastante mais clara designa-se por caulino. PLASTICIDADE - Argilas so materiais plsticos, que quando misturados com gua nas devidas propores, apresentam a possibilidade de serem amassados e trabalhados mantendo a forma que se pretende. Quando secos, ainda crus, basta adicionar gua para que voltem ao estado de plasticidade. RESISTNCIA a propriedade que a pea tem de manter a forma dada aps secagem e de se tornar mais resistente aps a cozedura.
Educao Tecnolgica ARGILAS 1 Educao Tecnolgica

A nossa preparao tambm importante, um avental e as mangas puxadas para cima, ou manguitos, so essenciais. No final do trabalho tudo deve ficar lavado e limpo.

A PREPARAO DO BARRO O barro antes de se trabalhado, tem que ser limpo. Esta limpeza consiste no retirar das impurezas e o ar que esto no seu interior. Para tal, o barro, deve ser amassado, com as mos, ou mecanicamente, para a compactar e eliminar todas as bolhas de ar existentes no seu interior. As bolhas podero fazer com que a pea expluda dentro do forno, durante a cozedura, como tambm podem provocar fendas em peas durante a secagem.

ARGILAS

Pode-se tambm amassar o barro, atirando-o repetidas vezes contra uma superfcie lisa. Ao introduzir um dedo dentro do barro se este vier com algum barro agarrado porque h muita gua e deve-se voltar a amassar. Se o barro apresentar gretas sinal que tem pouca gua ento necessrio juntarlhe gua e voltar amassar. O barro considera-se amassado quando apresentar uma cor baa, sem gretas, sem ficar pegado s mos e sem conter bolhas de ar no seu interior.

TCNICAS DE MODELAO

TCNICA DA BOLA

Em cima de uma mesa e com o auxlio das mos, rolar o barro at este apresentar a forma de uma bola.

AS FERRAMENTAS Os teques so a principal ferramenta que se utiliza na modelao do barro, so geralmente feitos de madeira ou plstico, com um comprimento aproximado de quinze centmetros e servem para dar forma ao barro. Alm dos teques utiliza-se o garrote, que mais no que um arame fino, cujas extremidades esto presas a pequenos pedaos de madeira e que servem para cortar o barro. O rolo de madeira que tem como funo estender o barro. O pano que utilizado na limpeza. A esponja que serve para armazenar gua necessria limpeza e os marcadores que ajudam na decorao.

Utilizando os polegares, abrir um buraco na bola de barro, rodando e dando a forma do objecto que se pretende.

As paredes da pea so trabalhadas de forma a ficarem com a mesma espessura podendo usar-se o teque como auxiliar.

Educao Tecnolgica

ARGILAS

Educao Tecnolgica

ARGILAS

TCNICA DO ROLO Vo-se colocando rolos uns por cima dos outros, no esquecendo de os colar com a barbotina.

O rolo uma tcnica muito antiga, ainda hoje utilizada para o levantamento de peas de barro. Em cima de uma superfcie lisa e com o auxlio das palmas das mos, efectuamos movimentos de vaivm, procurando fazer rolos finos e uniformes de barro.

medida que a parede vai subindo e com o auxlio dos dedos vai-se alisando no esquecendo de ter o cuidado de as paredes ficarem sempre com a mesma espessura. Deve continuar a usar-se a barbotina para uma melhor unio dos rolos de barro.

Para o inicio da execuo enrola-se em espiral um rolo de barro tendo o cuidado de fazer algumas incises e pincelar com um pouco de barro lquido que se chama barbotina.

Finalmente temos a nossa obra de arte que nesta altura dever ser acabada e decorada, seguindo-se a secagem.

Aps o rolo estar enrolado deve-se achatar o barro criando uma superfcie lisa e de igual espessura.

Educao Tecnolgica

ARGILAS

Educao Tecnolgica

ARGILAS

TCNICA DA LASTRA uma tcnica geralmente usada para a execuo de peas em barro de forma cbica ou cilndrica.

TCNICAS DE ACABAMENTO E DECORAO Numa pea acabada de modelar podemos aplicar algumas tcnicas de decorao: Incises; Aplicaes; Marcaes; Polimento; Engobe.

A inciso, consiste em riscar as paredes de uma pea com o auxlio de um estilete pontiagudo. Esta tcnica deve-se fazer com a pea ainda hmida.

A aplicao de pequenos relevos pea ainda hmida, so feitos parte e depois aplicados.

Com o auxlio de umas ripas e de um rolo de madeira executa-se a lastra de barro que ter a espessura igual altura das ripas.

Com um esquadro ou uma rgua e utilizando um canivete, a lastra cortada medida do nosso trabalho.

A marcao ou estampagem consiste na utilizao de carimbos, pregos, botes, etc., que vo marcar a nossa pea segundo um desenho previamente elaborado.

O polimento tem como objectivo tornar a pea mais lisa e brilhante. efectuado com um pequeno seixo e pode ser feito em toda a pea ou s parcialmente.

A execuo de pormenores previamente desenhados feita com o teque ou o canivete.

O engobe consiste na adio de pigmentos e xidos barbotina liquida para a tornar colorida. Esta tcnica efectuada com a pea ainda hmida e pode ser por mergulho ou pintura com um pincel.

Educao Tecnolgica

ARGILAS

Educao Tecnolgica

ARGILAS

PINTURA A pintura permite modificar o aspecto de uma pea. O vidrado a mistura de vidro em p com gua ou com um leo que depois de cozido pode dar um aspecto brilhante ou mate s peas j chacotadas. A calda pode ser aplicada pistola, por mergulho da pea no lquido ou a pincel. Engobe. a argila em estado lquido podendo ter vrias tonalidades. usada na decorao das peas. Pode ser misturada com outros materiais - xidos corantes ou pigmentos. xidos corantes. So minerais em sua maioria txicos. Deve ter-se muito cuidado ao manuse-los. Recomenda-se muita ateno para no colocar as mos na boca, nariz, olhos durante o trabalho e no deixar de lav-las com sabo ao final. xido de ferro - tons amarelos e castanhos; xido de cobalto - tons azuis; xido de cobre - tons verdes; xido de cromo - tons verdes escuros ou rosas quando associado ao estanho. Estes resultados no so precisos j que outros factores interferem no processo: o tipo de argila usada; caractersticas da queima, temperatura, durao, etc. Os pigmentos, so mais estveis sendo o resultado final das cores mais previsvel.

COZEDURA A primeira cozedura (ou queima) de uma pea de barro chama-se chacotagem (ou biscoito). Serve para transformar a argila em cermica, tornando-a permanentemente dura. Geralmente eleva-se at 800/900 graus Centgrados (0C). Esta queima deve ser bem lenta no seu incio para que no haja risco das peas racharem ou empenarem, face grande quantidade de gua existente na argila, at esta atingir 200 0C. No final da cozedura verifica-se uma diminuio, retraco, de mais ou menos 10% em seu tamanho e volume, ficando a pea porosa e no impermevel. A primeira cozedura dura cerca de oito horas e deve-se aguardar, pelo menos, outras oito horas para abrir totalmente a porta do forno, sob o risco das peas racharem em consequncia do choque trmico. A segunda cozedura ou queima de esmalte (vidrado) feita a temperatura mais alta do que a da chacota, 1200 0C. Esta cozedura deve ser lenta para que haja tempo do esmalte se fundir completamente. o momento em que a pea obtm a cor definitiva, se torna impermevel e fica com a superfcie lisa. Caso se utilize um esmalte transparente, s ser realada a cor da argila.

SECAGEM Antes de serem cozidas as peas, estas devem ser posta a secar para perderem a maior parte da gua que contm. A secagem deve ser feita numa zona ao abrigo de correntes de ar e do sol directo, a secagem deve ser lenta.

ESCOLA SECUNDRIA C/ 2 E 2 CICLOS PROFESSOR RUY LUS GOMES ENFORNAMENTO Enfornar arrumar as peas a cozer dentro do forno ou mufla. As peas tm que estar bem secas antes de entrarem na mufla. As peas a cozer no podem estar em contacto umas com as outras.

Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Argila http://www.ceramicanorio.com/beaba.html http://www.eb23-gervide.rcts.pt/evt/argilas.htm http://www.jcpaiva.net/files/ensino/alunos/20022003/teses/020370017/argilas/argila.htm

Educao Tecnolgica

ARGILAS

Educao Tecnolgica

ARGILAS

10

Вам также может понравиться