Вы находитесь на странице: 1из 67

PROGRAMA DE TREINAMENTO PARA GEOFSICOS (PROCESSAMENTO DE DADOS)

Segunda-feira
- Conceitos Bsicos - Ondas, Tipos de Ondas, Ondas P, Ondas S e Ondas Superficiais - Velocidades das Ondas Ssmicas nas Rochas - Fatores que afetam as Velocidades das Ondas nas Rochas - Propagao da Onda em um Meio de Duas Camadas - Impedncia Acstica, Coeficiente de Reflexo, Pulso Ssmico, Convoluo, Sismograma Sinttico - Equipamento de Registro Geofones, Cabos, Sismgrafo, Equipamento de Detonao, Sincronismo com o Sismgrafo, Time-break - Fontes ssmicas. Dinamite, Vibradores e Canho de Ar Comprimido Rudos Coerentes e Aleatrios. Exemplo da Bacia do Paran

Tera-feira
- Arranjos de Fontes e Receptores - Polaridade dos Dados Ssmicos. Conveno SEG - Domnio dos Dados Ssmicos: Fonte, Receptor, CDP - Parmetros de Aquisio: Profundidade dos Objetivos, Cobertura Mxima por Profundidade, Afastamento do Trao mais Distante, Quantidade de Energia, Razo de Amostragem, Filtros, Comprimento dos Registros, Tipo de Lano, Arranjo de Cargas e de Geofones. - A Amostragem - Coordenadas UTM, Meridiano Central, Datum - Criando um Projeto e uma rea no ProMAX. Criando fluxogramas - Lendo um Arquivo de Dados Ssmicos SEGY - Visualizando os Dados Usando e Parametrizando o Trace Display - Entendendo o Relatrio de Observador. Entendendo o Arquivo UKOOA. Amarrando o Relatrio de Observador ao Arquivo UKOOA.

Quarta-feira
- Eliminando os Traos Auxiliares - Importando as Informaes do Arquivo de Entrada para o Database - Importando UKOOA para Dentro do ProMAX para Fontes e Receptores - Interpolando e Extrapolando os Dados Importados - Usando Todas Informaes para Fazer a Geometria no Database do ProMAX - Colocando a Geometria nos Cabealhos dos Dados Ssmicos. - Divergncia esfrica, Correes Estticas de Elevao; - Atenuao de Rudos Usando Filtro FK. - Empilhamento Preliminar Usando uma nica Funo Velocidade

Conceitos Bsicos

Conceitos Bsicos

Tipos de Ondas Ssmicas

Velocidade das Ondas Ssmicas nas Rochas

Fatores que Afetam a Velocidade Ssmica nas Rochas

Fred Hilterman

Propagao da Onda em um Meio de 2 Camadas

Propagao da onda em um meio simples

Sismograma Sinttico

Inpedncia = Velocidade x Densidade

Coeficiente de Reflexo=(I2-I1)/(I2+I1)

Sismograma Sinttico

Pulso Ssmico ou Wavelet

Convoluo

Equipamentos de Registro
Vrios geofones so ligados a um cabo formando uma estao. Cada cabo deste corresponde a um canal e ligado a outro cabo formando a linha ssmica que vai at o sismgrafo.

Equipamentos de Registro

Fontes Ssmicas - Dinamite

Fontes Ssmicas - Vibradores

Vibroseis

Fontes Ssmicas - Vibradores

Fonte Ssmica Martma - Air gun

http://www.youtube.com/watch?v=WpblB3xToZ4

Rudos Ssmicos
Na ssmica de reflexo, so considerados rudos todas amplitudes registradas pelos receptores e que no so eventos refletidos. Os rudos podem ser gerados pelo prprio levantamento ssmico, por exemplo as ondas diretas, refraes, mltiplas, reverberaes das primeiras quebras, ondas superficiais(ground-roll). Normalmente so eventos coerentes. Os rudos que no possuem coerncia lateral so chamados de aleatrios ou randmicos e normalmente no esto ligados ao levantamento como vento, queda de material e a chuva. Um rudo pode ser coerente no domnio do tiro, por exemplo um carro que passa na hora da detonao, e aleatrio no domnio do receptor ou do CDP.

Sismograma da Bacia do Paran

Refrao

Ondas S Ground Roll

Receptores Geofones e Hidrofones

Arranjos de Fontes e/ou Receptores


Objetivo: Atenuar rudos que no sero bem amostrados

Obs.: Esttica dentro do arranjo

Polaridade dos Dados Ssmicos


Conveno SEG: Uma compresso, que eleva a superfcie do terreno empurrando a carcaa do geofone para cima, deve ser registrada como um nmero negativo ou uma quebra para a esquerda no trao ssmico.

Domnios dos Dados Ssmicos

Parmetros de Aquisio Ssmica


1 Definio das profundidades dos objetivos definido pelo interprete baseando-se no conhecimento geolgico da rea de pesquisa. Pode-se ter como objetivo nico um refletor raso, mas deve-se considerar que a estruturao do embasamento e at abaixo dele, serve como importantes informaes para entender os refletores mais rasos. Deve ter tambm o campo de velocidades obtida de poos e sees ssmicas de trabalhos anteriores. 2 Cobertura mxima em cada profundidade Verificar cobertura nos trabalhos anteriores, nveis de rudos e qualidade dos refletores. A cobertura ser limitada pelo silenciamento que ser aplicado aps a correo de NMO ou durante ou aps a migrao pr-empilhamento. 3 Afastamento do trao mais distante Normalmente usa-se o embasamento para definir o afastamento mximo. Tambm ser limitado pelo stretch ou silenciamento automtico devido a correo de NMO. 4 - O intervalo entre estaes estar praticamente resolvido aps a definio do afastamento mximo, do nmero de canais disponveis e da cobertura mxima no objetivo mais profundo. O afastamento entre estaes definir a resoluo horizontal. Para que no ocorra alias espacial, este deve ser menor que a metade da menor feio que ser quer mapear.

Parmetros de Aquisio Ssmica


5 Quantidade de energia e profundidade da fonte ssmica - influenciada pela profundidade mxima do embasamento. Deve-se basear nos trabalhos anteriores e em testes antes e/ou durante o levantamento. 6 Razo de amostragem O padro utilizado nos levantamentos convencionais atuais de 2ms, o que leva a registrar as frequncias at 250Hz sem haver problemas de falseamento durante a amostragem. 7 Filtros Os equipamentos atuais possuem 24bits para representar cada amostra, o que representa uma faixa dinmica que permite registrar frequncias muito baixas de muito alta amplitude ao mesmo tempo que tambm registra as flutuaes de amplitudes muito pequenas vindas dos horizontes mais profundos. Nos levantamentos antigos eram comuns filtros 8-62.5Hz para razo de amostragem de 4ms e 8-125Hz para razo de amostragem de 2ms. Hoje normalmente no se faz filtragem no campo. 8 - Comprimento do registro Tem que ser o suficiente para registrar o embasamento, mas melhor registrar mais pois pode-se ter interesse nos refletores que aparecem dentro do embasamento mostrando falhamentos profundos. Normalmente usa-se 5s para dados terrestres e 8 a 10s para dados martmos.

Parmetros de Aquisio Ssmica


9 Tipo de lano Esta escolha baseada nas anteriores e no nmero de canais disponveis. Se o nmero de canais for pequeno e a profundidade do embasamento for grande, pode-se optar por um lano end-on, caso contrrio deve-se escolher o lano bipartido. 6 Arranjos de cargas e de receptores Antigamente fazia-se altos estudos com combinaes de arranjos de fontes e receptores lineares e/ou ponderados por elementos ou pelas distncias. A regra geral hoje fazer um arranjo linear com o nmero de elementos(geofones ou cargas), espalhando dentro do intervalo entre estaes receptoras ou de tiros. O ideal fazer o arranjo de cargas e de receptores iguais em tamanho e nmero de elementos, mas normalmente o nmero de elementos do arranjo de cargas menor.

Estiramento

Estiramento

Profundidade da Carga e Cobertura

A amostragem

A amostragem

Posicionamento

Posicionamento

Posicionamento

Posicionamento

Posicionamento

Formato Padro SegY ANP1B

Formato Padro - SegY

Formato Padro - SegY

Formato Padro - SegY

Formato Padro - SegY

Formato Padro - SegY

Linha 0050-0090 Bacia do Tacut

Fluxograma de Processamento

Geometria Linha 0050-0090 Bacia do Tacut

Geometria Linha 0050-0090 Bacia do Tacut

Correes Estticas
Sem Esttica +- 5ms +- 10ms

Grfico TX - Refrao

CE = -z0/v0 z1/v1 + z0/v2 + z1/v2 - (elev-datum-z0-z1)/vr

1/v2 t1 1/v1 t0 *

1/v0 z0 z1 v0 v1

Dados Reais Bacia do Paran

Вам также может понравиться