Вы находитесь на странице: 1из 2

Efeitos Txicos

Os efeitos txicos sobre o organismo humano devido a exposio poeiras contendo slica livre cristalina dependem de uma srie de variveis:

Tipo de exposio: composio da frao respirvel, concentrao de poeira ambiental, concentrao de slica livre cristalina, outros minerais presentes na frao respirvel, tamanho da partcula e o tempo de exposio;

Tipo de resposta orgnica: integridade do sistema mucociliar e das respostas imunolgicas; concomitncia de outras doenas respiratrias; hiperreatividade brnquica.

O caminho que as partculas de poeira percorrem dentro do sistema respiratrio constitudo pelo nariz, boca, faringe, laringe, rvore traqueobronquial e alvolos pulmonares, e se depositam em diferentes regies dependendo do seu dimetro aerodinmico. Em situaes normais, o aparelho respiratrio intercepta a maioria das partculas inaladas, atravs da ativao dos mecanismos de defesa e restaurao Entretanto, essa capacidade de auto-proteo e reparo de danos tem um limite. Durante a exposio ocupacional, a deposio excessiva de poeira, provocada pela inalao freqente e contnua desse agente, causa diversos efeitos adversos dentro do aparelho respiratrio. Na regio traqueobronquial a presena da poeira estimula um aumento na produo de muco para auxiliar o trabalho de conduo dos clios ali existentes na remoo das partculas. A estimulao prolongada das clulas e das glndulas de secreo do muco pode induzir a hipertrofia dessas estruturas.

As partculas que penetram alm do bronquolo terminal so rapidamente ingeridas por clulas chamadas macrfagos, cuja funo destruir material estranho. Alguns dos macrfagos, com suas partculas ingeridas, so transportados sobre a lmina mucociliar. Outros macrfagos morrem, liberando partculas, substncias ativas e restos celulares, que so ingeridas por novos macrfagos, e esse processo repetido indefinidamente. A vida do macrfago sob circunstncias normais medida em termos de semanas ou talvez um ms ou mais. Sua vida encurtada se a partcula ingerida especialmente txica, como o caso da slica livre cristalina, que devido s suas propriedades de superfcie, mata o macrfago em um perodo de horas ou dias.

Partculas de poeira que se alojam nos alvolos estimulam o recrutamento e acmulo dos macrfagos nessa rea provocando reaes do tecido pulmonar. Estudos tm demonstrado um aumento nos indicadores de inflamao principalmente nos pulmes de pessoas silicticas. A formao de colgeno acompanha a inflamao prolongada ou crnica na maioria dos rgos do corpo. uma parte da familiar formao de cicatriz nos tecidos, que pode agir tanto sobre a pele como dentro do pulmo. A fibrose pulmonar uma seqela comum da inflamao pulmonar crnica. Alm disso, as clulas do pulmo que esto em contato com o ar, possuem uma alta taxa de reposio ou renovao, onde as clulas com a superfcie parcialmente danificada so rapidamente trocadas por clulas novas. Devido rpida

regenerao das clulas do pulmo, h provavelmente maior vulnerabilidade s alteraes carcinognicas pela presena da poeira. Com base em todas as consideraes anteriores, pode-se antecipar que a poeira depositada nos pulmes pode induzir:

pequena ou nenhuma reao; hiperproduo de muco e hipertrofia das glndulas de secreo de muco; recrutamento de macrfagos; proliferao crnica ou reao inflamatria; fibrose; cncer.

Texto elaborado pelas pesquisadoras Ana Maria Tibiria Bon, Alcinia M. dos Anjos Santos Fundacentro, DQi/CHT

Вам также может понравиться