Вы находитесь на странице: 1из 66

Projeto de Instalaes Industriais

Prof Adriene Artiaga Pfeifer 2013

Universidade Federal do Tringulo Mineiro ICTE - Instituto de Cincias Tecnolgicas e Exatas Departamento de Engenharia Qumica

Anlise Econmica

Demanda e Oferta
Demanda uma relao que mostra as vrias quantidades de um bem ou servio que os consumidores desejariam comprar, a possveis preos alternativos, num dado perodo de tempo, tudo o mais permanecendo constante. Oferta uma relao que mostra os vrios montantes de um bem que os vendedores estariam dispostos a vender a possveis nveis de preo, num dado intervalo de tempo, tudo o mais permanecendo constante.

Oferta

Demanda

Grfico de equilbrio do mercado

Equilbrio do mercado

Estimativa de Custos
Investimento de Capital
Fixo: Equipamentos, instalaes operao dos equipamentos, construes civis, transportadores ... industriais, mveis,

Capital de Giro: estoque de matrias primas e componentes e recursos necessrios para sustentar as vendas a prazo.

Estimativa de Custos
Custos de produo Ocorrem at a fabricao do produto. Custo das matrias primas e custo manuteno.

de

Diretos (variam diretamente com a produo): embalagens, matrias primas, fretes, mo de obra, consumo de energia eltrica, combustvel. Indiretos (no variam proporcionalmente a produo): seguros, manuteno, aluguel).

CUSTOS FIXOS $ Valor total do perodo CF $

CUSTOS VARIVEIS Valor total do perodo CV

Unidades produzidas

Unidades produzidas

Estimativa de Custos
Despesas gerais Ocorrem do trmino da fabricao at complementao da venda. Despesas com vendas e impostos sobre receitas. Variveis:
Impostos: ICMS, IPI Despesas com Vendas: comisso dos vendedores Despesas Financeiras Operacionais: desconto duplicatas de

Fixas:
Despesas administrativas: salrios de diretores, gerentes e funcionrios, encargos, conta de telefone, xerox ... Impostos municipais: IPTU e taxas diversas.

10

Outras Despesas e Desembolsos


Depreciao contbil Despesas financeiras: juros de financiamentos Amortizao Imposto de Renda

11

Lucro do Empreendimento

Receita R $/a Lucro Bruto


Lucro do Empreendimento RIR LB = R - Ctotal $/a Itotal $

Lucro Lquido antes do I.R.


LA = LB - D $/a

Lucro Lquido Aps o I.R.


LD = LA - IR $/a

Lucro Lquido Aps o Risco


LL = LD - CR $/a

Itotal $

Instalaes Fsicas Depreciao


D = e Idireto $/a

Custo Total
Ctotal $/a

Imposto de Renda

Retorno garantido IR = t (LB - D) $/a sobre o investimento Compensao pelo Risco


CR = h Itotal $/a RI = i Itotal $/a RIR = (i + h) Itotal = im Itotal $/a

Retorno sobre o Investimento + Risco

12

JUROS E TAXA DE JUROS

Fatores de Produo:

Fatores de Remunerao:

Trabalho Terra Capital

Salrio Aluguel Juros

13

JUROS E TAXA DE JUROS


Uma soma de dinheiro pode ser equivalente a outra, diferente, mas num ponto diferente no tempo. O que proporciona a equivalncia o dinheiro pago pelo uso do dinheiro: os JUROS. Enfim, o juro quem cria o valor do dinheiro no tempo! O juro deve-se, entre outros fatores de menor importncia, a: Oportunidade; Inflao; Risco.

14

JUROS E TAXA DE JUROS


Um real recebido hoje no ser equivalente a um real recebido dentro de t anos Conceito de Juros:

Pagamento pela oportunidade de dispor de um capital em determinado perodo do tempo; Custo do capital ou custo do dinheiro.

15

Modalidades de Juros:

JUROS E TAXA DE JUROS


Simples: So aqueles onde somente o capital render juros, ou seja, os juros iro ser diretamente proporcionais ao capital requerido.

J = Pin
onde:

P = Principal

n=

i=

Taxa de Juros Nmero de perodos de juros

16

JUROS E TAXA DE JUROS


Modalidades de Juros:

Compostos: Iro incorporar ao capital os prprios rendimentos dos juros do perodo anterior. Desta forma, quando compostos, os juros tambm iro render juros (so os juros sobre juros).

J = P (1 + i ) P
n

onde:

P=

n=

i=

Principal Taxa de Juros Nmero de perodos de juros

17

JUROS E TAXA DE JUROS


NOMINAL Ocorre quando o perodo referido na taxa de juros (aplicao) no igual ao perodo de capitalizao. EFETIVA Ocorre quando os perodos de capitalizao coincidem com a taxa de juros.

18

SIMBOLOGIA DO FLUXO DE CAIXA


0

N P F
0

P = Principal

F = Montante N

A
0 1 2

A
3

A
4

A
5

A
6

A A = Uniforme

Perodo de Capitalizao: valores sero somente realizados ao final do perodo

19

SIMBOLOGIA DO FLUXO DE CAIXA


Represente o seguinte fluxo de caixa de um projeto:
O projeto consiste de um investimento de $800 hoje e $500 daqui a um ano e render $2000 em 4 anos e $1500 dentro de 5 anos.
2000 1500

1 500

800

20

AMORTIZAO DE DVIDAS
No pagamento de dvidas, cada parcela de pagamento (prestao) inclui: a. Amortizao do principal, correspondente ao pagamento parcial (ou integral) do principal. b. Juros do perodo, calculados sobre o saldo devedor da dvida no incio do perodo. PRESTAO = AMORTIZAO + JUROS

21

AMORTIZAO DE DVIDAS
Tipos de sistemas de amortizao de dvidas: Financiamento com pagamento nico no final Financiamento com pagamento peridico de juros Financiamento com pagamento de prestaes iguais (mtodo francs ou Tabela Price) Financiamento constantes (SAC) com pagamento de amortizaes

22

AMORTIZAO DE DVIDAS
Financiamento com pagamento nico no final
Neste tipo de financiamento o pagamento feito ao final do perodo de emprstimo, incluindo a amortizao e os juros. Ex: Emprstimo de R$ 1.000, a uma taxa de juros de 8% a.a., com um prazo de pagamento de 4 anos.
1.000
1 2 3

F = P x (1 + i)n F = 1.000 x (1 + 0,08)4 F = 1.360,49 Prestao = 1.360,49 Amortizao = 1.000 Juros = 360,49

F=?

23

AMORTIZAO DE DVIDAS
Financiamento com pagamento peridico de juros
O financiamento ser pago da seguinte maneira: a. Ao final de cada perodo pagam-se apenas os juros daquele perodo; b. No final do prazo de financiamento, alm dos juros relativos ao ltimo perodo, paga-se tambm integralmente o principal da dvida.

24

AMORTIZAO DE DVIDAS
Financiamento com pagamento peridico de juros
Ex: Emprstimo de R$ 1.000, a uma taxa de juros de 8% a.a., com um prazo de pagamento de 4 anos.
P =1.000

Juros = P x i
1 2 3 4

Juros = 1.000 x 0,08


A = 80 1.000

Juros = 80,00

25

MTODOS DE AVALIAO ECONMICA DE INVESTIMENTOS


Quais alternativas de investimento devem ser escolhidas dentre as vrias opes existentes em uma empresa?

26

MTODOS DE AVALIAO ECONMICA DE INVESTIMENTOS


a) Deve haver alternativas de investimentos, pois no haver porqu avaliar a compra de determinado equipamento se no houver condies de financiar o mesmo. b) As alternativas devem ser expressas em dinheiro. No possvel comparar diretamente, por exemplo, 300 horas/ mensais de mo-de-obra com 500 Kwh de energia. Busca-se sempre um denominador comum, em termos monetrios; c) Sero somente relevantes para a anlise as diferenas entre as alternativas. As caractersticas idnticas das mesmas devero ser desconsideradas; d) Sempre devem ser considerados os juros sobre o capital empregado, pois sempre existem oportunidades de empregar o dinheiro de maneira que ele renda algum valor; e) Geralmente, em estudos econmicos, o passado no considerado. Interessa apenas o presente e o futuro, pois o que j foi gasto no poder ser recuperado.

MTODOS DE AVALIAO ECONMICA DE INVESTIMENTOS


EXEMPLOS DE ALTERNATIVAS DE INVESTIMENTOS Expandir a planta ou construir uma nova fbrica; Comprar um carro vista ou a prazo; Aplicar seu dinheiro na poupana, em renda fixa ou em aes; Efetuar transporte de materiais manualmente ou comprar uma correia transportadora; Construir uma rede de abastecimento de gua com tubos de menor ou maior dimetro.
27

a. Reconhecimento da existncia de um problema Sr. Roberto sempre chega atrasado ao trabalho. b. Definio do problema Necessidade de um meio de locomoo para ir ao trabalho. c. Procura de solues alternativas Comprar um carro, uma moto ou ir de nibus. d. Anlise das alternativa Buscar informaes relativas s alternativas definidas. e. Sntese das alternativas Em termos de custos, consumo, conforto, rapidez, etc. f. Avaliao das alternativas Comparao e escolha da alternativa mais conveniente. g. Apresentao dos resultados Relatrio final.
28

MTODOS DE AVALIAO ECONMICA DE INVESTIMENTOS

MTODOS DE AVALIAO ECONMICA DE INVESTIMENTOS


Na avaliao de alternativas de investimento, devero ser levados em conta: a. Critrios econmicos: Rentabilidade dos investimentos. b. Critrios financeiros: Disponibilidade de recursos. c. Critrios imponderveis: Segurana, status, beleza, localizao, facilidade de manuteno, meio ambiente, qualidade, entre outros.
29

MTODOS EQUIVALENTES PARA AVALIAO ECONMICA DE INVESTIMENTOS


Este custo refere-se diretamente aos riscos que o investidor ir correr ao optar por determinado investimento, e, consequentemente, ao retorno que o mesmo ir esperar por tal ao. Taxa Mnima de Atratividade (TMA) A TMA pode ser definida como a taxa de desconto resultante de uma poltica definida pelos dirigentes da empresa. Esta taxa deve refletir o custo de oportunidade dos investidores, que podem escolher entre investir no projeto que est sendo avaliado ou em outro projeto similar empreendido por uma outra empresa.

30

MTODOS EQUIVALENTES PARA AVALIAO ECONMICA DE INVESTIMENTOS

Taxa Mnima de Atratividade (TMA)

taxa de juros da empresa no mercado + incerteza dos valores de fluxo de caixa

31

MTODOS EQUIVALENTES PARA AVALIAO ECONMICA DE INVESTIMENTOS


PRINCIPAIS MTODOS DE AVALIAO DE ALTERNATIVAS 1. Mtodo do valor presente lquido (VPL) 2. Mtodo do valor uniforme equivalente (VUE) 3. Mtodo da taxa interna de retorno (TIR) 4. Mtodo da taxa interna de retorno modificada (TIRM) 5. Mtodo do tempo de recuperao do capital (payback)

32

MTODOS EQUIVALENTES PARA AVALIAO ECONMICA DE INVESTIMENTOS


MTODO DO VALOR PRESENTE LQUIDO (VPL) O mtodo VPL calcula o valor presente lquido de um projeto atravs da diferena entre o valor presente das entradas lquidas de caixa do projeto e o investimento inicial requerido para iniciar o mesmo. A taxa de desconto utilizada a TMA da empresa.

X Y 0 1 Z 2 T 3 W 4

TMA (%) =

VPL = ? 0 1 2 3 4
33

MTODOS EQUIVALENTES PARA AVALIAO ECONMICA DE INVESTIMENTOS


MTODO DO VALOR PRESENTE LQUIDO (VPL) Anlise de alternativas com diferentes tempos de vida: Quando as alternativas tm vidas teis diferentes, deve-se considerar: a. Um perodo de tempo igual ao menor mltiplo comum das vidas; b. Ou o tempo de vida do projeto com um todo, quando ele for maior do que o anterior e mltiplo das vidas.
34

MTODOS EQUIVALENTES PARA AVALIAO ECONMICA DE INVESTIMENTOS MTODO DO VALOR UNIFORME EQUIVALENTE (VUE)
Todos os fluxos de caixa so transformados, a uma certa TMA, numa srie uniforme equivalente. A melhor alternativa ser aquela que apresentar: - o maior benefcio anual, ou - o menor custo anual.

Z Y W 0 1 2 3 T 4
TMA (%)

VUE 0 1 2 3 4
35

MTODOS EQUIVALENTES PARA AVALIAO ECONMICA DE INVESTIMENTOS


MTODO DO VALOR UNIFORME EQUIVALENTE (VUE) Anlise de alternativas com diferentes tempos de vida: Quando as alternativas tm vidas teis diferentes, deve-se supor que: a. A durao da necessidade indefinida ou igual a um mltiplo comum da vida das alternativas; b. Tudo que estimado para ocorrer no primeiro ciclo de vida do projeto ir ocorrer tambm em todos os ciclos de vida subsequentes.
36

MTODOS EQUIVALENTES PARA AVALIAO ECONMICA DE INVESTIMENTOS


MTODO DA TAXA INTERNA DE RETORNO (TIR) O mtodo da TIR requer o clculo de uma taxa que zera o VPL dos fluxos de caixa do projeto de investimento avaliado. Para o gestor determinar se o projeto rentvel ou no para a empresa, devero ser comparadas a TIR resultante do projeto e a TMA desejada pela empresa.

X 0 Y 1 Z 2 T 3 W 4 VPL = 0 0 1 2 3 4
= TIR (%)
37

EXEMPLO

Exemplo: Um investimento tem as seguintes caractersticas: - custo inicial = $25.000,00 - vida til estimada = 5 anos - valor residual = $5.000,00 - receitas anuais = $6.500,00 - TMA da empresa: 12% ao ano Veja se o investimento interessante para a empresa.

38

MTODO DO VALOR PRESENTE LQUIDO (VPL)


Soluo:
11.500

6.500 6.500 6.500 6.500

VPL (12%) = -25.000 + 6.500 (P/A; 12%; 4) + 11.500 (P/F; 12%; 5) VPL (12%) = 1.268,18
25.000

Como VPL > 0, o investimento: - vantajoso (vivel) economicamente, e - rende mais do que 12% ao ano!

MTODO DO VALOR UNIFORME EQUIVALENTE (VUE)


11.500

6.500 6.500 6.500 6.500

VPL (12%) =
0 1 2 3 4 5

-25.000 + 6.500 (P/A; 12%; 4) + 11.500 (P/F; 12%; 5) VPL (12%) = 1.268,18 VUE (12%) = 1.268,18 (A/ P; 12%; 5) VUE (12%) = 351,81

25.000

Como VUE > 0, o investimento: - vantajoso (vivel) economicamente, e - rende mais do que 12% ao ano!

MTODO DA TAXA INTERNA DE RETORNO (TIR)


Soluo:
6.500 6.500 6.500 6.500 11.500

VPL (TIR) = 0 -25.000 + 6.500 (P/A; TIR; 4) + 11.500 (P/F; TIR; 5)= 0 TIR = 13,86% a.a.
25.000

Como TIR >= TMA, o investimento: - vantajoso e vivel economicamente, e - rende 13,86% a.a.

42

MTODOS EQUIVALENTES PARA AVALIAO ECONMICA DE INVESTIMENTOS


MTODO DO TEMPO DE RECUPERAO DO CAPITAL (PAY-BACK)
O perodo de pay-back o tempo necessrio para que o valor dos fluxos de caixa previstos e acumulados seja igual ao valor inicialmente investido. Ou seja, o tempo que um projeto leva para se pagar. A escolha de um projeto est ligada diretamente ao perodo de retorno do capital mnimo exigido pela empresa, isto , o ponto de corte. um dos mtodos mais simples de avaliao, porm ainda muito utilizado pelas empresas, por incorporar riscos e proporcionar mesma, a escolha de projetos que retornam o capital investido o quanto antes.

43

MTODOS EQUIVALENTES PARA AVALIAO ECONMICA DE INVESTIMENTOS


MTODO DO TEMPO DE RECUPERAO DO CAPITAL (PAY-BACK) Exemplo:
3.333 2.500

A)

B)

10

10.000

10.000

Perodos Projeto A Projeto B

0 (10.000,00) (10.000,00)

1 3.333 2.500

2 3.333 2.500

3 3.334 2.500

4 2.500

5 2.500

6 2.500

7 2.500

8 2.500

9 2.500

10 2.500

Payback 3 anos 4 anos

44

MTODOS EQUIVALENTES PARA AVALIAO ECONMICA DE INVESTIMENTOS


MTODO DO TEMPO DE RECUPERAO DO CAPITAL (PAY-BACK) Pay-back com atualizao:
TMA = 10% a.a.

A)

3.333 3

B)

2.500 10

10.000

10.000

A) -10.000 + 3.333 (P/F; 10%;1) + 3.333 (P/F; 10%; 2) + ... = 0 n > 3, o investimento no se paga. B) -10.000 + 2.500 (P/F; 10%;1) + 2.500 (P/F; 10%; 2) + ... = 0 n = 5,37 anos

45

MTODOS EQUIVALENTES PARA AVALIAO ECONMICA DE INVESTIMENTOS


ADEQUAO DOS MTODOS APRESENTADOS: Mtodos do VPL e VUE - VANTAGENS
1) So mtodos baseados no fluxo de caixa dos investimentos; 2) Fazem uso do conceito do valor do dinheiro no tempo; 3) A deciso de investir ou no em um investimento reflete exatamente as necessidades da empresa, e no depende do julgamento arbitrrio do gestor; 4) Incorporam no seu clculo todo o fluxo de caixa do projeto; 5) Fornecem uma estimativa direta das mudanas na riqueza do acionista, derivadas do investimento realizado.

46

MTODOS EQUIVALENTES PARA AVALIAO ECONMICA DE INVESTIMENTOS


ADEQUAO DOS MTODOS APRESENTADOS: Mtodos do VPL e VUE - DESVANTAGENS
1) Aparentam ser menos palpveis para os envolvidos no processo de deciso; 2) Taxa de reaplicao dos fluxos de caixa envolvidos no projeto.

47

MTODOS EQUIVALENTES PARA AVALIAO ECONMICA DE INVESTIMENTOS


ADEQUAO DOS MTODOS APRESENTADOS: Mtodo da TIR - VANTAGENS
1) Apelo psicolgico e intuitivo que a mesma proporciona = no exige clculo do custo de capital da empresa e facilmente interpretado; 2) Leva em considerao o valor do dinheiro no tempo; 3) Proporciona a eliminao da deciso subjetiva e baseada em opinies arbitrrias de gestores; 4) Baseia-se nos fluxos de caixa do projeto.

48

MTODOS EQUIVALENTES PARA AVALIAO ECONMICA DE INVESTIMENTOS


ADEQUAO DOS MTODOS APRESENTADOS: Mtodo da TIR - DESVANTAGENS
1) Difcil de calcular; 2) Pode proporcionar mltiplas taxas internas de retorno; 3) Taxas de reinvestimento dos fluxos de caixa envolvidos.

49

MTODOS EQUIVALENTES PARA AVALIAO ECONMICA DE INVESTIMENTOS


ADEQUAO DOS MTODOS APRESENTADOS: Mtodo do pay-back - VANTAGENS
1) Simples clculo e interpretao; 2) Incorpora na sua aplicao o risco envolvido no projeto; 3) Se descontado, pode levar em considerao o valor do dinheiro no tempo.

50

MTODOS EQUIVALENTES PARA AVALIAO ECONMICA DE INVESTIMENTOS


ADEQUAO DOS MTODOS APRESENTADOS: Mtodo do pay-back - DESVANTAGENS
1) simples, no considera o valor do dinheiro no tempo; 2) Desconsidera os fluxos de caixa posteriores ao perodo de payback; 3) Subjetividade, ligada ao ponto de corte.

51

MTODOS EQUIVALENTES PARA AVALIAO ECONMICA DE INVESTIMENTOS


ADEQUAO DOS MTODOS APRESENTADOS:
MTODO DO VPL Adequado a investimentos que envolvam o curto prazo, ou que se realizem num pequeno nmero de perodos. MTODO DO VUE Adequado a anlises que envolvam atividades operacionais da empresa, e especialmente para os investimentos que so normalmente repetidos. MTODO DA TIR Permite uma maior transparncia anlise de investimentos, facilitando a comparao com ndices gerais e/ ou setoriais. MTODO DO PAY-BACK Somente como mtodo complementar.

52

Depreciao
Um equipamento, com o uso e o desgaste, tem seu valor diminudo. Com o tempo, o valor do imobilizado vai decrescendo e, para viabilizar sua reposio, torna-se necessrio acumular uma reserva, que permitir no fim de certo tempo a aquisio de um novo equipamento. Essa reserva denominada depreciao, e o tempo necessrio para repor o equipamento chamado vida til. Logo, a depreciao no uma quantia gasta, mas um fundo de reserva que dever permitir empresa realizar investimentos de reposio do seu ativo fixo.

53

DEPRECIAO E O IMPACTO DO IMPOSTO DE RENDA


CONCEITO DE DEPRECIAO: Na prtica, fora as limitaes impostas pela legislao do Imposto de Renda, o que se faz estimar o prazo ao longo do qual se supe que o bem ter uma utilizao econmica, prazo esse que chamado de vida til, reservando-se, no final de perodos pr-determinados (geralmente o ano), quantias, cujos valores so determinados atravs de diferentes mtodos, e que acumulam uma soma suficiente para a recomposio do bem no fim de sua vida til.

54

DEPRECIAO E O IMPACTO DO IMPOSTO DE RENDA


CONCEITO DE VIDA TIL

Corresponde, em anos, ao tempo que em geral a legislao estabelece para a sua depreciao fiscal. Ex: Mquina comprada por R$ 100.000, depreciada a 10% a.a., significa que sua vida til pela contabilidade de 10 anos!

55

DEPRECIAO E O IMPACTO DO IMPOSTO DE RENDA


CONCEITO DE VIDA TIL A limitao das taxas de depreciao em nveis baixos (vida til longa) provoca a descapitalizao da empresa, numa economia inflacionria. Nesse sentido, a substituio do conceito de vida til fsica pelo de vida til econmica produz a reposio geradora de progresso, permitindo a substituio peridica dos equipamentos e um grau maior de aproveitamento tecnolgico. por isso que, nos pases industrializados, o problema das depreciaes tratado com grande liberalismo, permitindo maior acelerao das depreciaes e, consequentemente, maior desenvolvimento industrial.

56

DEPRECIAO E O IMPACTO DO IMPOSTO DE RENDA


CONCEITO DE VIDA TIL
EQUIPAMENTOS de uso geral moderadamente especiais especializados altamente especiais PRAZO DE DEPRECIAO 10 anos 05 anos 03 anos 01 ano

A vida til de um bem poder, ainda ser acelerada em funo do seu grau de utilizao. REGIME DE TRABALHO Um turno de 8h Dois turnos de 8h Trs turnos de 8h COEF. MULTIPLICADOR 1,0 1,5 2,0

57

DEPRECIAO E O IMPACTO DO IMPOSTO DE RENDA


MTODOS DE DEPRECIAO Existem diversos mtodos para calcular a depreciao anual de um ativo. Entre estes mtodos cabe mencionar-se os seguintes:

Mtodo Linear Mtodo da Soma dos Dgitos Mtodo da Soma Inversa dos Dgitos Mtodo por Produo Mtodo Exponencial

58

DEPRECIAO E O IMPACTO DO IMPOSTO DE RENDA


CLCULO DA DEPRECIAO Mtodo Linear o mtodo utilizado pela contabilidade fiscal. Consiste de um valor de depreciao constante para toda a vida til do ativo, idntico de ano para ano, obtido a partir da diviso do valor do equipamento pela vida til. Em consequncia da inflao, tanto o valor do equipamento como os valores acumulados da reserva, constituintes do fundo de depreciao, devero ser avaliados pelos ndices fornecidos pelo governo.

59

DEPRECIAO E O IMPACTO DO IMPOSTO DE RENDA


CLCULO DA DEPRECIAO Mtodo Linear Para calcular o valor da depreciao deve-se dividir o valor de compra do ativo pela sua vida til estimada, ou multiplicar o valor de compra pela taxa de depreciao do ativo: Depreciao anual = Valor de compra do ativo Vida til contbil ou Depreciao anual = Valor de compra do ativo x Taxa depreciao

60

DEPRECIAO E O IMPACTO DO IMPOSTO DE RENDA


CLCULO DA DEPRECIAO Mtodo Linear P = 100.000 Taxa: 10%a.a.
P (ANOS) 0 1 2 3 4 SALDO ATUAL 100.000 90.000 80.000 70.000 60.000 50.000 40.000 30.000 20.000 10.000 0,00 DEPRECIAO 10.000 10.000 10.000 10.000 10.000 10.000 10.000 10.000 10.000 10.000 RESERVA ACUM. 0,00 10.000 20.000 30.000 40.000 50.000 60.000 70.000 80.000 90.000 100.000

D = 100.000 10 anos D = 10.000/ano

5 6 7 8 9 10

61

DEPRECIAO E O IMPACTO DO IMPOSTO DE RENDA


IMPACTO DO IMPOSTO DE RENDA NAS ANLISES Assim como as pessoas fsicas, uma empresa tambm deve pagar imposto de renda e contribuio social sobre o resultado de seu perodo! O clculo do pagamento do IR/CS no caso de uma anlise de investimento : Lucro do Perodo (LP) = Receitas (R) Custos (C) Imposto a pagar = LP x Alquota IR/CS Lucro real (L) = (R C) x (1- IR/CS)

62

DEPRECIAO E O IMPACTO DO IMPOSTO DE RENDA


IMPACTO DO IMPOSTO DE RENDA NAS ANLISES A legislao tributria (artigo 186 do Decreto n 58.400, de 10 de maio de 1966) permite que o valor atribudo depreciao no perodo seja computado como custo; isto , para fins de pagamento de imposto de renda. Desta forma, o clculo do pagamento do IR/CS no caso de uma anlise de investimento ficaria: Lucro Tributvel (LT) = Receitas (R) Custos (C) Depreciao (D) Imposto Tributvel (IT) = LT x Alquota IR/CS

63

DEPRECIAO E O IMPACTO DO IMPOSTO DE RENDA


DEVE-SE CONSIDERAR O IMPACTO DO IMPOSTO DE RENDA E DA DEPRECIAO NO FC, POIS A ANLISE DO PROJETO PODE FICAR DISTORCIDA, PREJUDICANDO AS ESCOLHAS DA EMPRESA!!

Qi IEi = IEbi Qbi

Mi
ISBL = fT fD fL IEi

64

fT, fD, fL : fatores empricos. fT: transforma o preo de compra na regio em que foi levantado no preo de compra na regio em que ser construda a planta. (considera frete, armazenamento, alfndega, etc.) fD : transforma preo de compra levantado no ano A no preo de compra no ano em que est sendo executado o projeto. (utiliza ndices de Preos IC. Ex.: Ch.Eng. Cost Index) f D = IC a / IC b (a: ano da avaliao; b: ano da tabela) Exemplo: preo tabelado em 1960: 1.350 $ preo estimado em 2000: 1.350 x (IC2000 / IC1960) = 1.350 (394/102) = 5.215 $ fL (fator de Lang): transforma preo de compra em custo instalado. (inclui estrutura, pintura, instalao eltrica, instrumentao,...)

65

Correlaes de Custo para Alguns Equipamentos Tpico (Rudd & Watson)


Equipamento Sopradores 1 psi 7 psi Caldeira Centrfugas Ao carbono Ao inoxidvel Compressor de ar Cristalizador Evaporadores (pelcula) IEb($, 1961) 360 6900 9800 28700 43000 80000 22100 9200 11200 17900 800 1350 5400 4070 3900 1060 4830 1300 2480 240 730 Qb 70 cfm 1400 4000 40 in.(cesta) 40 in. 240 hp 10 t/d 4 ft2 9 ft2 33 ft2 10 ft2 50 ft2 700 400 15 hp 3000 lb 30000 lb 10 hp 25 hp 300 gal 150 Faixa de Q 70 - 1400 1400 - 6000 4000 - 20000 40 - 66 40 - 66 240 - 2000 10 - 1000 4-9 9 - 33 33 - 66 10 - 300 50 - 300 700 - 3000 400 - 600 15 - 25 3000 - 6000 30000 - 100000 10 - 25 25 - 100 300 - 1400 150 - 500 M 0,46 0,35 0,67 0,81 0,63 0,29 0,63 0,24 0,36 0,55 0,85 0,48 0,58 0,25 0,19 0,60 0,80 0,68 0,86 0,66 0,69

Filtros-prensa Trocadores de Calor casco-e-tubo tubos aletados refervedor Misturador Vasos de presso (ao carbono) Bombas centrfugas (ligas) Tanques Ao carbono Ao inoxidvel

Projeto de Instalaes Industriais

Prof Adriene Artiaga Pfeifer 2013

Universidade Federal do Tringulo Mineiro ICTE - Instituto de Cincias Tecnolgicas e Exatas Departamento de Engenharia Qumica

Вам также может понравиться