Вы находитесь на странице: 1из 17

Fundamentos de Sociologia do Direito

Fundamentos de Sociologia do Direito

Introduo

Destacam-se nesse tpico o surgimento da Sociologia como cincia no sculo XIX; seus principais representantes tericos; a dimenso poltica dessa cincia e em que medida as teorias sociolgicas contribuem com as relaes de poder da sociedade.

Objetivo

Aperfeioamento da argumentao escrita e oral. Capacidade de problematizao das noes trabalhadas durante o curso. Conhecimento das noes fundamentais da Sociologia e do Pensamento sociolgico aplicado ao Direito. Reflexo sobre noes sociolgicas, polticas e histricas com questes contemporneas da Sociologia Jurdica.

Tpicos Abordados

O homem como ser social; O surgimento da Sociologia como cincia; Sociologia conservadora e crtica; Auguste Comte; mile Durkheim; Max Weber; Teorias transformadoras ou socialistas; Karl Marx.

Introduo a Sociologia

Fundamentos de Sociologia do Direito

O Homem como ser Social


Robinson Cruso, personagem da histria de um naufrgio, habitante solitrio de uma ilha, sente a necessidade de reconstruir os mesmos hbitos de quando vivia em sociedade. Disso se pode extrair que ns, indivduos, somos seres sociais. Viver em sociedade, quer dizer, viver sob determinadas regras que, mesmo que no sejam postas por ns, impem a todos os indivduos. As regras de convivncia talvez sejam as regras do convvio familiar. Em seguida, ampliam-se as relaes familiares, para a convivncia com outros grupos, formando-se aldeias, cidades e, com isso, outras regras vo surgindo e tornando-se necessrias. Todas essas regras, podemos destacar aquelas que so prprias da religio, da moral, da poltica, da educao, da moda, da etiqueta e, em destaque para o nosso estudo, do direito. Todo esse processo de ordenao, de socializao, entra em conflito com orientaes individuais que contestam e no se adaptam ordem social. Por isso, tornam-se necessrias normas jurdicas gerais de conduta, obrigatrias mesmo para aqueles que no queiram obedec-las.

A vida em sociedade, portanto, requer um conjunto de ordens, dentre as quais aquela regida por normas jurdicas. Enquanto a Sociologia estuda as diversas ordens sociais, buscando entender a vida em sociedade a partir dessas regras que tornam determinados comportamentos regulares ou normais, a Sociologia do direito dedica-se exclusivamente ao estudo de comportamentos regidos pelas normas jurdicas.

Introduo a Sociologia

Fundamentos de Sociologia do Direito

O Surgimento da Sociologia como Cincia


O homem enquanto ser social, seguidor de uma ordem imposta por um grupo, existe desde os seus primrdios, a cincia que tem esse homem como objeto surge no sculo XIX.

Em 1830 surgiu o termo Fsica Social e em 1938 palavra Sociologia foi criado por Auguste Comte, e as causas do seu aparecimento esto numa dupla revoluo: a industrial e a francesa. Essas duas revolues so responsveis pela confirmao da predominncia do capitalismo sobre outros sistemas sociais como, por exemplo, o feudal. E so essas modificaes trazidas pelas sociedades capitalistas que sero o objeto da recente cincia social.

A revoluo industrial modifica as relaes de produo, fazendo surgir a figura do empresrio, detentor dos meios de produo, das mquinas industriais, e a do trabalhador assalariado, proprietrio apenas da sua fora de trabalho. Essas relaes tornam-se tensas, gerando novas formas de conflito. Da, um incentivo para estudar no personagens individuais, como o rei, o bispo, o general, mas classes sociais.
Referncia http://revollucaoindustriall82.blogspot.com/2007_08_01_archive.html

E esse estudo no partia de foras divinas, sobrenaturais, para explicar a realidade, mas procura seguir tendncias mais racionais. Essas partiam de relaes impessoais, de causa e efeito, que expressavam no plano do conhecimento o rompimento da nova sociedade capitalista com a sociedade tradicional baseada em privilgios pessoais. E foi justamente a Revoluo Francesa que, no plano poltico, representou a ascenso da burguesia, detentora do capital, contra a nobreza, detentora dos privilgios reais.

Introduo a Sociologia

Fundamentos de Sociologia do Direito

Mas a ascenso da burguesia capitalista no trouxe a estabilidade prometida, pois se antes os privilgios estabeleciam a hierarquia social, agora a acumulao de capital que a determina. Se os burgueses reclamaram da situao favorvel da monarquia e da nobreza, agora eles so alvo da insatisfao dos operrios nos grandes centros urbanos, onde estavam as fbricas.
`Oper[arios`-1933 leo/tela 150x205cm,Assin.:tarsila 1933 Col. do Gov. do Estado de So Paulo

Importante Glossrio

Essa instabilidade gera, na Sociologia, teorias que buscam construir uma cincia da sociedade que explicam uma ordem para alm dessas disputas, que identificaremos como tradicionais ou conservadoras. Em oposio a essas teorias, as denominadas teorias socialistas, que tambm se denominam como uma cincia da sociedade, priorizam a temtica dos conflitos sociais, propondo a sua superao por uma ordem social diferente da capitalista.

Introduo a Sociologia

Fundamentos de Sociologia do Direito

Eficcia e adequao das normas jurdicas e seus efeitos sociais


Que tal conhecermos agora as principais teorias conservadoras e crticas da ordem capitalista com base nos seus autores? So eles:

Auguste Comte (1798-1857)

mile Durkheim (1858-1917)

Max Weber (1864-1920)

A seguir, voc ver a abordagem de cada um deles sobre o capitalismo.

Teorias Conservadoras e Crticas

Auguste Comte
Auguste Comte (1798-1857), tido como um dos fundadores da Sociologia, representa aquela primeira posio terica assinalada acima. Prioriza, como investigao da Sociologia, as leis imutveis da sociedade. A disputa entre as novas classes sociais no tm mais importncia do que a descoberta de uma ordem imutvel que subjaz quela instabilidade, regida por leis que sero estabelecidas pela nova fsica social; denominao dada para a Sociologia. Essa maneira de abordar a Sociologia, como uma fsica social, inspirada nas cincias naturais, conhecida como positivismo.

Introduo a Sociologia

Fundamentos de Sociologia do Direito

mile Durkheim
Outro socilogo representante da vertente positivista chama-se mile Durkheim (1858-1917). Compartilha com outros autores dessa vertente uma viso bastante otimista da sociedade industrial. Com essa disposio capaz de perceb-la muito mais como criadora de laos de solidariedade do que fomentadora de conflitos. Em parte, isso ocorre pela crescente diviso de trabalho, quer dizer, especializao crescente das atividades profissionais, que gera uma dependncia cada vez maior entre os setores da sociedade. Essa mtua dependncia Durkheim denomina de solidariedade orgnica, em contraste com outro tipo de solidariedade, a mecnica, tpica das sociedades tradicionais.

Nas sociedades denominadas mecnicas, na qual os laos de solidariedade correspondem a um forte sentimento coletivo (crenas coletivas, conscincia comum), predominam o direito repressivo. Nessas sociedades, quanto mais se pune o indivduo mais se fortalecem os laos sociais, j que o indivduo por no ter uma funo to especfica, em decorrncia da fraca intensificao da diviso social do trabalho, se torna dispensvel e facilmente substituvel.

Importante Glossrio

Por sea vez, a deficincia dessas redes de solidariedade gera fenmenos de Anomia. Da, a ateno que ele dedicou, por exemplo, anlise do suicdio, como sintoma da desagregao da ordem social.

Nas sociedades denominadas mecnicas, na qual os laos de solidariedade correspondem a um forte sentimento coletivo (crenas coletivas, conscincia comum), predominam o direito repressivo. Nessas sociedades, quanto mais se pune o indivduo mais se fortalecem os laos sociais, j que o indivduo por no ter uma funo to especfica, em decorrncia da fraca intensificao da diviso social do trabalho, se torna dispensvel e facilmente substituvel.

Introduo a Sociologia

Fundamentos de Sociologia do Direito

O mesmo no ocorre nas sociedades em que os vnculos sociais decorrem da intensificao da diviso do trabalho. Nessas sociedades, quanto mais os membros de um grupo se distinguem, se individualizam, mais eles so indispensveis uns aos outros assim como sociedade. Portanto, se faz necessrio nessas sociedades, denominadas orgnicas, que o direito seja menos repressivo, evitando ao mximo penalizar a sociedade com a retirada do indivduo do convvio social.

Importante Glossrio

Esse um tpico fenmeno, que no se regula nem pelas sociedades regidas pelo princpio da solidariedade mecnica, nem pelas regidas pelo outro princpio, o da solidariedade orgnica.

Introduo a Sociologia

Fundamentos de Sociologia do Direito

Nas sociedades mecnicas, no cabe ao indivduo uma atitude como o suicdio, pois agindo dessa forma se descomprometeria, por conta prpria, com a coletividade, a no ser que o seu suicdio seja altrusta, isto , realizado em nome da coletividade. J nas sociedades regidas pelo princpio da solidariedade orgnica, onde se intensifica a diviso social do trabalho, a individualidade passa a ser considerada um valor imprescindvel, por ser representada como potencialmente capaz de exercer funes altamente especializadas, o suicdio tambm comprometeria a ordem e equilbrio do todo.

Como positivista, aproxima a Sociologia das cincias da natureza. Para este socilogo a sociedade constituda de fatos sociais. Por mais que possamos nos sentir autores dos nossos atos e comportamentos, esses nos so impostos de maneira coercitiva. Somos no o que achamos que somos, mas papis que seguem risca o roteiro ditado pelas regras que passaram pela aprovao social.

Max Weber
Max Weber (1864-1920) segue a tradio positivista de promover a Sociologia ao patamar de cincia. Isso pode ser visto na distino que opera entre juzo de fato e juzo de valor. Para a prtica cientfica estava expressamente interditado proferir, no exerccio de sua atividade, preferncias de valor, formadas por opinies polticas e ideolgicas. Essa postura do cientista lhe assegura neutralidade, afastando-o da vocao prpria dos polticos que devem exibir habilidades em avaliar as melhores decises a serem tomadas em assuntos prticos. Weber diferencia, seguindo os passos de Maquiavel, a tica da responsabilidade, que leva em conta o resultados de nossas aes, tica a ser seguida pelos polticos, da tica dos princpios, mais adequada s nossas escolhas privadas, como a escolha de um amigo(a) ou a de um parceiro(a).

Introduo a Sociologia

Fundamentos de Sociologia do Direito

A Sociologia de Weber surge no contexto da industrializao alem. Diferentemente do processo de industrializao francs e ingls, o poderio econmico da burguesia alem no lhe propiciou alcanar o controle do poder poltico. Esse controle foi assumido por uma burocracia formada por integrantes da nobreza. Esse fenmeno, o da formao da burocracia, veio a se tornar um dos temas principais de sua obra.

No negava as relaes apontadas pela Sociologia de Karl Marx entre economia, poltica e cultura. Mas, ao contrrio desse, no apontava a economia como fator predominante em relao s demais esferas. Em funo disso, destaca a importncia da compreenso da ao dos indivduos, muito mais do que a anlise das classes ou instituies sociais.

A importncia dada compreenso dos motivos presentes nas aes humanas faz com que ele repense para a Sociologia um mtodo cientfico diferente daquele das cincias naturais. Busca para a Sociologia um status de cincia adequado com os acontecimentos sociais, que por serem atos humanos no permitem que o observador, tambm humano, no tenha com ele nenhum tipo de envolvimento. O socilogo no pode compreender as aes humanas como o cientista natural compreende a natureza. Esse mtodo testado na sua anlise da relao entre religio e economia. Em trabalho publicado em 1905, A tica protestante e o esprito do capitalismo, indaga como essa tica, especialmente a calvinista, contribuiu para o desenvolvimento do capitalismo.

Se por um lado o capitalismo tem como causa a acumulao de capital proveniente das atividades comerciais de troca ocorridas principalmente em fins da Idade Mdia, por outro lado, tem tambm outro fator que o impulsiona. Esse outro fator diz respeito ao comportamento de empresrios que seguiam princpios religiosos.

Introduo a Sociologia

10

Fundamentos de Sociologia do Direito

Seguindo esses preceitos, condenavam a prodigalidade e, por isso, investiam seus lucros em novos negcios. Com isso, alcanavam novos padres de riqueza, o que, por sua vez, era a manifestao externa e humana de terem sido abenoados com a salvao divina. O seu mtodo cientfico no permite considerar essa tica como a causa do capitalismo, mas como uma dentre outras possveis. Uma possibilidade que no se reveste de uma certeza absoluta, mas provvel. Outra linha condutora da Sociologia weberiana a demonstrao dos processos de racionalizao do direito moderno, no bojo das especificidades da civilizao ocidental. Segundo Weber, o capitalismo associado a um tipo de dominao poltica racional requer um tipo de direito inteiramente racional.1 No entanto, ser cada vez mais comum a ocorrncia de conflito entre o direito racional, tpico das codificaes, e as novas configuraes no previstas, gerando um direito jurisprudencial, voltado para o contedo concreto do caso e no para a generalidade da lei. Situao que mais tarde receber o incentivo das teorias a favor do pluralismo jurdico.

Importante Glossrio

1 Os tipos ideais de direito esto intimamente ligados a outro conceito fundamental da Sociologia weberiana, o de dominao. Dominao, entende Weber, a probabilidade de uma ordem encontrar obedincia. Tal obedincia pode estar fundamentada em alguns motivos bsicos, como a tradio, pela crena em valores internalizados atravs de geraes (dominao tradicional), o carisma de um grande lder ou conquistador (dominao carismtica), e a lei (dominao racionallegal). Os tipos de direito acompanham em regra geral os de dominao, numa escala histricoevolutiva ascendente ruma racionalizao formal da vida ocidental moderna ARRUDA Jr., Max Weber. Direito e Modernidade, Florianpolis, Letras Contemporneas, 1996, pp..177-8. Sobre racionalizao ver a mesma obra, p.174.

Introduo a Sociologia

11

Fundamentos de Sociologia do Direito

Teoria transformadora da ordem capitalista


Agora iremos conhecer a principal teoria socialista na vertente Transformadora, com base em seu autor: Karl Marx.

Karl Marx (1818-1883)


A Sociologia marxista adota a postura positivista, ao buscar um mtodo cientfico para a Sociologia, que de certa forma inspira-se no utilizado pelas cincias naturais; mas tambm se identifica como uma teoria crtica da sociedade, por defender a superao da ordem capitalista de produo. No a nica de cunho socialista, mas ao contrrio da vertente denominada utpica, aponta a classe social proletria como agente revolucionria que superaria os conflitos sociais prprios do capitalismo e construiria uma nova ordem social socialista. Nessa nova sociedade, a propriedade deveria ser extinta, pois a sua existncia era responsvel pela explorao entre classes. Desaparecendo a causa, a propriedade, desapareceriam os seus efeitos, a explorao do homem pelo homem. Em busca de um mtodo cientfico para a sua teoria social, apia-se nas investigaes realizadas pelas cincias fsicas. Para essas, as leis naturais explicavam uma natureza em constante mudana. Do mesmo modo, as leis sociais deveriam tambm exibir uma dinmica para explicar as transformaes sociais. A lei social que explica essas transformaes, para a teoria social e crtica marxista, a da luta de classes sociais. As transformaes sociais resultam do antagonismo entre a classe que detm os meios de produo, os empresrios, e a classe que, por no deter esses meios, oferece em troca de salrio a sua fora produtiva, ou seja, a classe proletria.

Introduo a Sociologia

12

Fundamentos de Sociologia do Direito

Alm disso, em contraposio a outras posies tericas, a teoria marxista no se pretende apenas uma explicao da sociedade, mas, principalmente, uma ferramenta de transformao. Da, uma outra diferena em relao a um tipo de positivismo que isola o cientista do objeto em investigao. O cientista social marxista no atende aos requisitos de neutralidade e imparcialidade, j que est ativamente envolvido com a sua pesquisa terica. A sua teoria no se distancia da sua prtica, a prtica revolucionria, socialista e comunista, que aposta nos interesses da classe proletria como transformadores da ordem capitalista.

A funo transformadora da norma


As tenses existentes na sociedade capitalista, para a Sociologia marxista, em vez de suporem uma estabilidade social; um progresso, um tipo de solidariedade, ou mesmo um forma de racionalizao; eram responsveis por um conflito que deveria ser superado pelo fim da explorao entre as classes sociais, ou seja, pelo fim do prprio capitalismo.

Introduo a Sociologia

13

Fundamentos de Sociologia do Direito

Avaliao a Distncia

1 - Qual das afirmativas diz respeito ao pensamento de Karl Marx? I - O fato social toda maneira de sentir, pensar e agir que depende de uma coero exterior. II - O tipo ideal de dominao nas sociedades capitalistas o racional formal, identificado pela administrao segundo critrios legais. III- A sociedade estrutura-se pelo modo de produo, que influencia o modo de controle social, e estimula a luta de classes, responsvel pela evoluo da sociedade. IV - O Direito um conjunto de normas que extrapolam a esfera de competncia do Estado, encontrandose no domnio da sociedade em constante transformao. A-I B - II C - III D - IV E -Nenhuma

2 - Qual das afirmativas diz respeito ao pensamento de Max Weber? I - O fato social toda maneira de sentir, pensar e agir que depende de uma coero exterior. II - O tipo ideal de dominao nas sociedades capitalistas o racional formal, identificado pela administrao segundo critrios legais. III- A sociedade estrutura-se pelo modo de produo, que influencia o modo de controle social, e estimula a luta de classes, responsvel pela evoluo da sociedade. IV - O Direito um conjunto de normas que extrapolam a esfera de competncia do Estado, encontrandose no domnio da sociedade em constante transformao. A-I B - II C - III D - IV E -Nenhuma

Respostas - 1 - C, 2 - B

Introduo a Sociologia

14

Fundamentos de Sociologia do Direito

3 - Qual das afirmativas diz respeito ao pensamento de mile Durkeim? I - O fato social toda maneira de sentir, pensar e agir que depende de uma coero exterior. II - O tipo ideal de dominao nas sociedades capitalistas o racional formal, identificado pela administrao segundo critrios legais. III- A sociedade estrutura-se pelo modo de produo, que influencia o modo de controle social, e estimula a luta de classes, responsvel pela evoluo da sociedade. IV - O Direito um conjunto de normas que extrapolam a esfera de competncia do Estado, encontrandose no domnio da sociedade em constante transformao. A-I B - II C - III D - IV E -Nenhuma

4 - Qual das afirmativas diz respeito ao pensamento de Auguste Comte? I - O fato social toda maneira de sentir, pensar e agir que depende de uma coero exterior. II - O tipo ideal de dominao nas sociedades capitalistas o racional formal, identificado pela administrao segundo critrios legais. III- A sociedade estrutura-se pelo modo de produo, que influencia o modo de controle social, e estimula a luta de classes, responsvel pela evoluo da sociedade. IV - O Direito um conjunto de normas que extrapolam a esfera de competncia do Estado, encontrandose no domnio da sociedade em constante transformao. A-I B - II C - III D - IV E -Nenhuma

Respostas - 3 - A, 4 - D

Introduo a Sociologia

15

Fundamentos de Sociologia do Direito

Atividade Complementar

Para ampliar seus conhecimentos sobre o assunto proposto aqui visite o site de Sociologia Geral, atravs do link http://www.socioweb.com/

Introduo a Sociologia

16

Fundamentos de Sociologia do Direito

Sntese
Neste tpico foi introduzida a concepo da Sociologia como uma cincia, destacando os seus pensadores mais importantes, subdivididos em conservadores e crticos.

Bibliografia Recomendada

ARON, Raymond. As Etapas do Pensamento sociolgico. So Paulo: Martins Fontes, 2002. MARTINS, Carlos Benedito. O que Sociologia. Coleo Primeiros Passos. So Paulo: Brasiliense, 2006.

Introduo a Sociologia

17

Вам также может понравиться