Вы находитесь на странице: 1из 6

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAR INSTITUTO DE CINCIAS BIOLGICAS DOCENTE: ROSA DISCENTE: VICTRIA ANDRADE ANDRADE TURMA A- 2013

PORTIFLIO ATENO INTEGRAL SADE

FICHA A E CLASSIFICAO DE RISCO FAMILIAR

BELM- 2013

TERCEIRA E QUARTA VISITA UBS RADIONAL (10/06/2013 24/06/2013)

A terceira e a quarta visita UBS (Unidade Bsica de Sade) foram baseadas na Classificao de Risco Familiar, por meio do preenchimento da Ficha A e do clculo do Escore total a partir da pontuao das sentinelas. O objetivo de tal atividade foi a hierarquizao das visitas, de modo a priorizar a ateno s famlias mais vulnerveis e com maior risco.
princpio fundamental do SUS a equidade, o que na prtica significa tratar desigualmente os desiguais. E, com isto, h que se determinar uma maneira de diferenciar tais famlias. No intuito de estabelecer prioridades no atendimento domiciliar e na ateno populao adscrita, elaborou-se a Escala de Risco das Famlias, baseada em sentinelas para avaliao de situaes de risco, procurandose classificar, dentre elas, quais seriam as que demandam maior ateno. (COELHO, Flvio Lcio; SAVASSI, Leonardo. 2003)

Em conversa com o ACS Silva, entendemos que a visita domiciliar definida de acordo com os critrios de risco e vulnerabilidade das famlias. Assim, seguindo o princpio de equidade do SUS, as famlias que apresentam maior risco familiar so as que necessitam de maior ateno dos agentes. A escala que define os critrios de risco e vulnerabilidade das famlias baseada na Ficha A, a qual apresenta de maneira objetiva os dados fundamentais para estabelecer prioridades na populao de interesse.

A ficha A do SIAB preenchida na primeira visita que o ACS faz s famlias de sua comunidade. As informaes recolhidas permitem ESF reconhecer indicadores demogrficos, scio-econmicos e nosolgicos referidos nas famlias da sua rea de abrangncia e, com isto, realizar o planejamento estratgico. (COELHO, Flvio Lcio; SAVASSI, Leonardo)

Durante as visitas domiciliares pudemos observar as situaes de risco para cada famlia e pontuar um Escore para a sua classificao. Essa pontuao feita a partir de fatores determinantes que afetam a sade e bem estar das famlias e a definio de quantas visitas ela necessitar e quais fatores que os ACS devero dar ateno e focar o seu trabalho depende do resultado desse clculo.

R1= risco mnimo / R2= risco mdio / R3= risco mximo

Dia 10/06: Na primeira visita, conhecemos o senhor Jos, de 77 anos (1 ponto), apresenta deficincia fsica (3 pontos), diabtico (1 ponto) e hipertenso (1 ponto). Apesar de passar a maior parte do tempo sozinho, mora com as 2 filhas em uma casa de 3 cmodos (2 pontos). O idoso toma medicao para as doenas, utiliza sonda e j foi internado em 4 hospitais, tudo consequncia da Diabetes. Desse modo, o seu Escore d 8, representando um paciente de risco mdio. Durante tal visita, o ACS orientou bastante o idoso sobre a dieta que ele deve fazer em virtude da sua doena, mostrando-lhe opes de alimento para o seu dia-a-dia. J na segunda casa visitada, morava a senhora Ana Paula com seu marido e seus dois filhos. Sua moradia de difcil acesso e bem simples, feita de madeira e apresentava baixas condies de saneamento bsico (3 pontos). Ela desempregada (2 pontos), sua filha mais nova tem 5 meses (1 ponto) e sua casa possui apenas 1 cmodo (3 pontos). Assim, seu Escore 9, classificando-a como de risco mximo. Na terceira visita, o Escore da famlia ficou 5 (doena mental= 3 pontos; hipertenso= 1 ponto; relao morador/cmodo: 1 = 2 pontos), indicando risco mnimo. Ademais, a quarta famlia visitada apresentou Escore 3 (relao morador/cmodo > 1 = 3), tambm apresentando risco mnimo.

Dia 24/06: Nesse dia o ACS Silva no foi UBS, por isso tivemos que fazer as visitas com outra agente, a Eli, cuja microrea 05. Segundo a agente, o tal rea apresenta pssimas condies de saneamento bsico. A primeira casa visitada (Pass. Cabo Leo, n 07) estava desocupada antes, ento no foi preciso fazer novo cadastro. Atualmente, moradia de um casal de idosos e do seu neto. Raimunda Barbosa, tem 99 anos (1 ponto), analfabeta (1 ponto), aposentada e hipertensa (1 ponto). Luciano Sodr tem 89 anos (1 ponto), aposentado e analfabeto (1 ponto). Seu neto, Marcos Rafael Botelho, 20 anos, cuida dos avs, alfabetizado, estudante e trabalha em um escritrio de advocacia. A casa possui 5 cmodos. Assim, o Escore da famlia 5 = risco mnimo. J na segunda casa visitada (Rua Tambs, n 07), moram 10 pessoas (a casa apresenta menos de 10 cmodos= 3 pontos), incluindo um beb de 3 meses (1 ponto), o qual nasceu abaixo no peso e contraiu pneumonia no hospital. Escore da famlia 4= risco mnimo. Na terceira casa os moradores eram dois idosos, a senhora Maria Joana Almeida, 74 anos (1 ponto), e seu marido com 72 anos (1 ponto), o qual tem Alzheimer e hansenase. O Escore do casal d 2 pontos= risco mnimo. Na quarta casa (Rua Tambs, n 05) mora um casal e um filho. Maria de Nazar Gomes de Farias tem 57 anos, alfabetizada e dona de casa. Agenor Ferreira Farias tem 59 anos, alfabetizado, aposentado, possui diabetes (1 ponto), hipertenso (1 ponto) e hepatite B. Seu filho Solano Gomes Farias, 32 anos, trabalha em um almoxarifado. Tal famlia apresenta o Escore de 2 pontos, obtendo risco mnimo tambm.
A participao dos usurios ou famlias classificadas como risco no volume de atendimento ou nas atribuies da equipe mais um indicador da sensibilidade da Escala no sentido de definir, dentre os usurios do sistema, aqueles que demandam maior ateno. Os autores sugerem que, em estudos futuros, inclua-se esta avaliao como indicador de controle da eficcia do mtodo. Diferentes resultados foram obtidos quando se compara microreas, bem como comunidades, distintas, demonstrando que no h como se padronizar a atuao do mdico de famlia baseado somente em nmero mensal ou anual de visitas por famlia. H que se individualizar a VD de acordo com certos parmetros, e a Escala de Coelho se apresenta com um instrumento eficaz para esta tarefa. (COELHO, Flvio Lcio; SAVASSI, Leonardo.

2003)

Em vista dessa atividade, pude fazer uma reflexo acerca da importncia da Classificao de Risco tanto para os pacientes quanto para os profissionais da sade. Assim, conclu que realmente imprescindvel ter um mecanismo objetivo de avaliao dos fatores de risco para o sistema de Ateno Bsica a Sade, uma vez que esse se fundamenta a partir da relao entre comunidade e Unidade Bsica, buscando o conhecimento total dos fatores que de alguma forma influenciam a sade da populao. Tal classificao dispe um meio de comparao entre as diversas famlias, buscando polticas que melhorem cada vez mais suas condies de vida, bem como obtm as informaes principais de sua sade para um maior controle.

Alm disso, essa classificao promove a hierarquizao das famlias para a atuao dos ACS, muito importante para a distribuio da ateno desses de acordo com a situao de cada uma e de grande ajuda para o trabalho dos outros profissionais da sade. Por fim, foi muito importante para mim, como futura mdica e cidad, poder me familiarizar mais com uma realidade diferente da que eu vivo. As dificuldades apresentadas no trabalho da Unidade Bsica de Sade me mostraram o quanto a situao da sade pblica brasileira est longe da realmente esperada pela populao, por isso devo me esforar ainda mais hoje, seja lutando por meus direitos como estudante de Medicina ou buscando sempre ser uma aluna interessada, para que no futuro possa oferecer um atendimento de qualidade e eficiente, independente dos obstculos existentes.

REFERNCIAS:
BRASIL. Ministrio da Sade. Secretaria de Ateno Bsica Sade. Departamento de Ateno Bsica. Poltica Nacional de Ateno Bsica. Srie E. Lesgislao em Sade. Braslia: Ministrio da Sade. 2012 COELHO, Flvio Lcio; SAVASSI, Leonardo. Aplicao de Escala de Risco Familiar como instrumento de priorizao das Visitas Domiciliares. p. 2.

Вам также может понравиться