Вы находитесь на странице: 1из 11

NUNTEC SOLUES INTELIGENTES LTDA

MANUAL DE UTILIZAO MDULO GESTOR VERSO 1.3

Reviso 61 1/11

Apresentao
Este mdulo o software que responsvel pela gesto do sistema. Nele so cadastrados todos os veculos, operadores e postos controlados. Nele tambm possvel visualizar relatrios e os dados dos abastecimentos realizados atravs do sistema. Para ter acesso ao GTA Gestor, necessita-se que o usurio efetue o login com um navegador web. Aps ser autenticado, apresentada uma tela onde pode ser visualizado um resumo sobre os registros do GTA como, por exemplo, os ltimos abastecimentos, totais abastecimentos no dia, e veculos que mais abasteceram no ms. O menu de navegao encontra-se no lado esquerdo da tela. Nele podemos realizar diversas funes tais como manuteno de cadastros, visualizaes de relatrios, alterao da senha do usurio logado e desconectar do GTA. Obs.: A funes apresentadas no menu variam de acordo com as permisses que o usurio logado possui.

Alterar senha do usurio


Para alterar a senha do usurio logado clica-se em Alterar Senha no menu de navegao encontrado no lado esquerdo da tela. Ser exibida a tela para alterar a senha, para salvar a alterao clica-se no boto Salvar. Para desconectar do GTA Gestor clica-se em Desconectar no menu de navegao encontrado no lado esquerdo da tela.

cones
Nas telas de listagem dos cadastros, ao lado de cada registro, so apresentados os seguintes cones: cone de informaes registro. cone de edio cone de excluso exibe mais detalhes de um determinado

possvel alterar um determinado registro. possvel excluir um determinado registro.

Obs.: Os cones apresentados variam de acordo com as permisses que o usurio logado possui.

2/11

Incluso ou alterao de registros


Nas telas de incluso e alterao de registros, os campos de preenchimento obrigatrio so destacados com um asterisco vermelho (*) ao lado de seu nome. Para salvar os dados, o usurio deve clicar no boto Salvar.

Abastecimentos
No item Abastecimentos podemos realizar aes referentes a Abastecimentos, tais como visualizar todos os abastecimentos realizados. Para isso o usurio deve clicar no item Abastecimentos e em seguida no subitem Listar. Os abastecimentos em contingncia so realizados quando, por algum motivo, ocorre uma falha na comunicao entre o bico e o concentrador, impedindo o abastecimento por acoplamento. Nesta tela, os abastecimentos contingncia so destacados. que foram realizados em modo

Para obter mais detalhes sobre um abastecimento, clique no cone de informaes ao lado do abastecimento.

Abastecimentos avulsos
O abastecimento avulso a utilizao de combustvel para fins no controlados. Neste caso, o sistema apenas registrar a quantidade de combustvel utilizada, sem nenhum controle do destino deste combustvel. No item Abastecimentos avulsos podemos realizar aes referentes a Abastecimentos avulsos, tais como visualizar todos os abastecimentos no controlados realizados. Para isso o usurio deve clicar no item Abastecimentos avulsos e em seguida no subitem Listar. Para obter mais detalhes sobre um abastecimento avulso, clique no cone de informaes ao lado do abastecimento avulso.

Aferies
No item Aferies subitem Listar, pode-se visualizar a quantidade de combustvel aferido, o nome do posto, a data, a hora e o operador que realizou a aferio. Para obter mais detalhes sobre uma aferio, clique no cone de informaes ao lado da aferio.
3/11

Bocas de Tanque
No item Bocas de tanque podemos manter o cadastro de bocas de tanque assim como listar todas as bocas de tanque cadastradas no sistema. Para Listar as bocas de tanque o usurio deve clicar no item Bocas de tanque e em seguida no subitem Listar. Para incluir uma nova boca de tanque o usurio deve clicar no item Bocas de tanque e em seguida no subitem Novo. Preencher os campos Tanque (tanque do veculo instalado), Nmero serial (nmero da boca de tanque) e Lacre (nmero do lacre utilizado na instalao). E, em seguida, clicar no boto Salvar. Assim como nos outros cadastros atravs do cone de informaes na listagem de bocas de tanque possvel visualizar os dados da boca de tanque. E atravs do cone de edio possvel alter-la.

Categorias
No item Categorias podemos manter o cadastro de categorias de veculos assim como listar todas as categorias cadastradas no sistema. Para Listar as categorias o usurio deve clicar no item Categorias e em seguida no subitem Listar. Para incluir uma nova categoria, o usurio deve clicar no item Categorias e em seguida no subitem Novo. Preencher o(s) campo(s) e, em seguida, clicar no boto Salvar. Assim como nos outros cadastros atravs do cone de informaes na listagem de categorias possvel visualizar os dados da categoria. E atravs do cone de edio possvel alter-la.

Centros de custo
No item Centros de custo podemos manter o cadastro de centros de custo assim como listar todos os centros de custo cadastrados no sistema. Para Listar os centros de custo o usurio deve clicar no item Centros de custo e em seguida no subitem Listar. Para incluir um novo centro de custo o usurio deve clicar no item Centros de custo e em seguida no subitem Novo. Preencher os campos Identificao, Descrio, marcar o campo Ativado e, em seguida, clicar no boto Salvar. Assim como nos outros cadastros atravs do cone de informaes na listagem de centros de custo possvel visualizar os dados do centro de custo. E atravs do cone de edio possvel alter-lo.

4/11

Cercas
No item Cercas podemos manter o cadastro de cercas assim como listar todos as cercas cadastradas no sistema. Para Listar as cercas o usurio deve clicar no item Cercas e em seguida no subitem Listar. Para incluir uma nova cerca o usurio deve clicar no item Cercas e em seguida no subitem Novo. Preencher o campo Nome, desenhar a cerca no mapa e, em seguida, clicar no boto Salvar.

Combustveis
No item Combustveis podemos manter o cadastro de combustveis assim como listar todos os combustveis cadastrados no sistema. Para Listar os combustveis o usurio deve clicar no item Combustveis e em seguida no subitem Listar. Para incluir um novo combustvel, o usurio deve clicar no item Combustveis e em seguida no subitem Novo. Preencher o(s) campo(s) e, em seguida, clicar no boto Salvar. Assim como nos outros cadastros atravs do cone de informaes na listagem de combustveis possvel visualizar os dados do combustvel. E atravs do cone de edio possvel alter-lo.

Cotas
No item Cotas podemos manter o cadastro de cotas de abastecimento por veculo assim como listar todas as cotas cadastradas no sistema. Para Listar as cotas o usurio deve clicar no item Cotas e em seguida no subitem Listar. Para incluir uma nova cota o usurio deve clicar no item Cotas e em seguida no subitem Novo. Preencher os campos Veculo, Data inicial, Data final, Cota (em litros) e, em seguida, clicar no boto Salvar. Assim como nos outros cadastros atravs do cone de informaes na listagem de cotas possvel visualizar os dados da cota. E atravs do cone de edio possvel alter-la.

Empresas
No item Empresas podemos manter o cadastro de empresas de veculos assim como listar todas as empresas cadastradas no sistema.

5/11

Para Listar as empresas o usurio deve clicar no item Empresas e em seguida no subitem Listar. Para incluir uma nova empresa, o usurio deve clicar no item Empresas e em seguida no subitem Novo. Preencher o(s) campo(s) e, em seguida, clicar no boto Salvar. Assim como nos outros cadastros atravs do cone de informaes na listagem de empresas possvel visualizar os dados da empresa. E atravs do cone de edio possvel alter-la.

Entradas
No item Entradas podemos manter o cadastro de entradas de combustvel nos reservatrios dos postos assim como listar todas as entradas cadastradas no sistema. Para Listar as entradas o usurio deve clicar no item Entradas e em seguida no subitem Listar. Para incluir uma nova entrada, o usurio deve clicar no item Entradas e em seguida no subitem Novo. Preencher os campos e, em seguida, clicar no boto Salvar.

Fornecedores
No item Fornecedores podemos manter o cadastro de fornecedores de combustvel assim como listar todos os fornecedores cadastrados no sistema. Para Listar os fornecedores o usurio deve clicar no item Fornecedores e em seguida no subitem Listar. Para incluir um novo fornecedor, o usurio deve clicar no item Fornecedores e em seguida no subitem Novo. Preencher o(s) campo(s) e, em seguida, clicar no boto Salvar. Assim como nos outros cadastros atravs do cone de informaes na listagem de fornecedores possvel visualizar os dados do fornecedor. E atravs do cone de edio possvel alter-lo.

Hormetros
No item Hormetros lista-se um histrico das medies de Hormetros de todos os veculos. Podemos ainda filtrar a lista por veculo e/ou por hormetro informado manualmente. Para isso o usurio deve clicar no item Odmetros e em seguida no subitem Listar.
6/11

Logs
No item Logs podemos verificar os Logs de operao e sincronismo dos Concentradores (equipamentos que so instalados nos postos/comboios para controlar os abastecimentos). Para Listar os logs o usurio deve clicar no item Logs e em seguida no subitem Listar.

Lubrificaes
No item Lubrificaes subitem Listar, pode-se visualizar a quantidade, o lubrificante, o nome do posto, a data, a hora, o veculo e o operador que realizou a lubrificao. Para obter mais detalhes sobre uma lubrificao, clique no cone de informaes ao lado da lubrificao.

Motoristas
No item Motoristas podemos manter o cadastro de motoristas assim como listar todos os motoristas cadastrados no sistema. Para Listar os motoristas o usurio deve clicar no item Motoristas e em seguida no subitem Listar. Para incluir um novo Motorista, o usurio deve clicar no item Motoristas e em seguida no subitem Novo. Preencher os campos Nome, Identificao, Nmero serial (nmero do carto identificador), marcar o campo Ativado e, em seguida, clicar no boto Salvar. Assim como nos outros cadastros atravs do cone de informaes na listagem de motoristas possvel visualizar os dados do motorista. E atravs do cone de edio possvel alter-lo.

Odmetros
No item Odmetros lista-se um histrico das medies de Odmetros de todos os veculos. Podemos ainda filtrar a lista por veculo e/ou por odmetro informado manualmente. Para isso o usurio deve clicar no item Odmetros e em seguida no subitem Listar.

Operaes
No item Operaes podemos manter o cadastro de operaes de abastecimento assim como listar todos as operaes cadastradas no sistema.
7/11

Para Listar as operaes o usurio deve clicar no item Operaes e em seguida no subitem Listar. Para incluir uma nova operao, o usurio deve clicar no item Operaes e em seguida no subitem Novo. Preencher os campos Nome, Identificao, marcar o campo Ativado e, em seguida, clicar no boto Salvar. Assim como nos outros cadastros atravs do cone de informaes na listagem de operaes possvel visualizar os dados da operao. E atravs do cone de edio possvel alter-la.

Operadores
No item Operadores podemos manter o cadastro de operadores de abastecimento assim como listar todos os operadores cadastrados no sistema. Para Listar os operadores o usurio deve clicar no item Operadores e em seguida no subitem Listar. Para incluir um novo operador, o usurio deve clicar no item Operadores e em seguida no subitem Novo. Preencher os campos Nome, Senha, Confirmao da senha, Nmero serial (nmero do carto identificador) e, em seguida, clicar no boto Salvar. Assim como nos outros cadastros atravs do cone de informaes na listagem de operadores possvel visualizar os dados do operador. E atravs do cone de edio possvel alter-lo.

Placas-veculo
Atravs da Placa-veculo GTA, os valores de odmetro e hormetro so coletados automaticamente. No item Placas-veculo podemos manter o cadastro de placas-veculo de abastecimento assim como listar todos as placas-veculo cadastradas no sistema. Para Listar as placas-veculo o usurio deve clicar no item Placas-veculo e em seguida no subitem Listar. Para incluir uma nova placa-veculo, o usurio deve clicar no item Placas-veculo e em seguida no subitem Novo. Preencher os campos Veculo, Nmero serial e marcar o campo Tem odmetro ou o campo Tem hormetro conforme o tipo de marcao do veculo. E, em seguida, clicar no boto Salvar.

8/11

Cadastro de postos
No item Postos podemos manter o cadastro de postos assim como listar todos os postos cadastrados no sistema. Para Listar os postos o usurio deve clicar no item Postos e em seguida no subitem Listar. Para incluir um novo posto o usurio deve clicar no item Postos e em seguida no subitem Novo. Preencher os campos: Nome (nome do posto), Reservatrios (reservatrios do posto, cada um com os campos: Nome, Capacidade e Combustvel). E, em seguida, clicar no boto Salvar. Assim como nos outros cadastros atravs do cone de informaes na listagem de postos possvel visualizar os dados do posto. E atravs do cone de edio possvel alter-lo.

Transferncias
No item Transferncias subitem Listar, so exibidas as transferncias de combustvel entre postos. Apresentando o posto que transferiu, o posto que recebeu, a quantidade que foi transferida e a data e hora da transferncia. Para incluir uma nova transferncia o usurio deve clicar no item Transferncias e em seguida no subitem Novo. Preencher os campos e, em seguida, clicar no boto Salvar.

Veculos
No item Veculos podemos manter o cadastro de veculos assim como listar todos os veculos cadastrados no sistema. Para Listar os veculos o usurio deve clicar no item Veculos e em seguida no subitem Listar. Para incluir um novo veculo o usurio deve clicar no item Veculos e em seguida no subitem Novo. Preencher os campos como Identificao e Tanques (tanques de abastecimento do veculo, cada um com os campos: Capacidade e Combustvel), em seguida, clicar no boto Salvar. Para alterar as informaes de um veculo, clique no cone de edio na tela de listagem de veculos. O Veculo pode ser bloqueado para abastecimento, para isso, o usurio deve clicar no cone de edio, marcar o campo Bloqueado e clicar no boto Salvar.

Relatrios
No item Relatrios podemos visualizar relatrios como de Abastecimentos e Mdias por veculos, filtrando por perodo e/ou por veculo.

9/11

Para isso o usurio deve clicar no item Relatrios e em seguida no subitem referente ao relatrio desejado: Abastecimentos - Relatrio dos abastecimentos realizados pelo sistema - Nele possvel filtrar por empresa, veculo, data, intervalo de odmetro e hormetro. Transferncias - Relatrio das transferncias entre postos realizadas pelo sistema - Nele possvel filtrar por reservatrio de entrada, reservatrio de sada e por perodo. Veculos e hardwares - Relatrio de veculos contendo seus hardwares instalados, como Placas-veculo e Bocas de tanque. Abastecimentos por veculos e data - Relatrio de abastecimentos por veculo - Nele so exibido os abastecimentos por perodo de cada veculo. Abastecimentos por categorias e data - Relatrio de abastecimentos por categoria de veculo - Nele so exibido os abastecimentos por perodo de cada categoria de veculo. Mdias de odmetro/hormetro por veculos e data - Relatrio de mdias do veculo por perodo.

Carga/descarga offline
No item Carga/descarga offline, caso o concentrador (computador que realiza o controle dos abastecimentos nos postos) no tenha acesso rede/internet, pode-se realizar a carga/descarga de registros por meio de arquivos de atualizao.

Carga no concentrador
Para o Concentrador receber novos registros cadastrados no GTA Gestor, o usurio deve clicar no item Carga/descarga offline e em seguida em Gerar Arquivo de carga. Ser exibida uma tela de download onde o usurio salva o arquivo de atualizao. Em seguida o usurio copia esse arquivo para um pendrive e leva at o concentrador para o realizar a carga.

Descarga de abastecimentos
O usurio do concentrador encaminhou um pendrive contendo registros de abastecimentos. Para o GTA Gestor receber os registros de abastecimentos do concentrador via pendrive, o usurio deve clicar no item Carga/descarga offline e em seguida selecionar o arquivo de descarga que se encontra no pendrive.

10/11

O arquivo de descarga possui a extenso .gta e possui o seguinte padro para composio do nome: daammddhhmm.gta onde d indica que o arquivo de descarga e em seguida a data e hora de gerao do arquivo no padro ano, ms, dia, hora e minuto. O que gera um arquivo com um padro no nome semelhante ao seguinte: d1106181446.gta

11/11

Вам также может понравиться