Вы находитесь на странице: 1из 20

PAUTA DE SERVIO 2013 INFORMAES COMPLEMENTARES

ltima actualizao a 16-10-2013

PARTE 17

Informao Complementar 001

IMPORTAO Designao: Condies para a importao de pneus novos e de pneus usados para recauchutagem, reciclagem ou outra forma de valorizao Organismos: Autoridade Tributria e Aduaneira (AT), atravs das administraes aduaneiras onde so cumpridas as formalidades aduaneiras de importao Agncia Portuguesa do Ambiente Condies de desalfandegamento: Pneus novos e usados qualquer que seja o seu destino: Documento comprovativo da existncia de contrato escrito com a entidade gestora de pneus usados VALORPNEU (cpia do contrato). Pneus usados destinados a reciclagem ou qualquer outra forma valorizao: para alm do documento acima referido, deve, ainda, ser apresentado comprovativo do licenciamento, emitido pela CCDR (Comisso de Coordenao e Desenvolvimento Regional).

005

Designao: Condies especiais importao de leo de girassol originrio ou expedido da Ucrnia devido a riscos de contaminao com leo mineral Organismos: Direes Regionais de Agricultura e Pescas (DRAP) sob a coordenao do Gabinete de Planeamento e Politicas (GPP) Condies de desalfandegamento: Apresentao de um certificado de controlo emitido pelas DRAP

012

Designao: Condies para a importao de sangue humano e amostras de sangue. Organismos: Instituto Portugus de Sangue. Direo Geral de Sade ou Instituto Nacional de Sade Dr. Ricardo Jorge. Instituto de Medicina Legal. Instituto Nacional da Farmcia e do Medicamento. Condies de desalfandegamento: Apresentao de autorizao emitida por um dos organismos acima mencionados dependendo do uso que se vai dar mercadoria.

013

Designao: Condies para a importao de objetos em estanho. Organismo: Direo Geral das Atividades Econmicas como entidade responsvel pelo acompanhamento da aplicao do Dec-Lei n. 133/2006. Condies de desalfandegamento: Apresentao da declarao prevista no n. 4 do artigo 3. do Dec-Lei n. 133/2006, emitida pelo importador. A no apresentao desta declarao impede a introduo em livre prtica das mercadorias em causa.

015

Designao: Condies para a importao de armas e munies. Organismo: Direo Nacional da Polcia de Segurana Pblica Condies de desalfandegamento: Apresentao de autorizao de importao emitida pela Polcia de Segurana Pblica.

016

Designao: Condies para a importao de cimentos. Organismo: Instituto Portugus da Qualidade; Laboratrio Nacional de Engenharia Civil; Associao Portuguesa das Empresas de Beto Pronto. Condies de desalfandegamento: A importao de cimentos ou ligantes hidrulicos utilizados no fabrico de betes, argamassas, caldas de injeo e outros produtos para a construo, obriga que estas mercadorias tenham obrigatoriamente de ter aposta a marcao CE.

PAUTA DE SERVIO 2013 INFORMAES COMPLEMENTARES


ltima actualizao a 16-10-2013

PARTE 17

Informao Complementar 017

IMPORTAO Designao: Condies para a importao de embarcaes de recreio, motas de gua, motores fora de borda e motores com transmisso por coluna com escape integrado quando destinados a embarcaes de recreio e componentes mencionados no artigo 2 n1 alnea a) subalnea iii) do Decreto-Lei n 168/2005. Organismo: Direo Geral das Atividades Econmicas como entidade responsvel pelo acompanhamento da aplicao do Dec-Lei n 168/2005 em colaborao com o Instituto Porturio e dos Transportes Maritimos. Condies de desalfandegamento: Marcao CE ou Declarao de Conformidade consoante a situao prevista no artigo 9 do Dec-Lei n 168/2005.

019

Designao: Condies para a importao de gneros alimentcios. Organismo: Direes Regionais de Agricultura e Pescas (DRAP). Condies de desalfandegamento: Apresentao de um certificado de controlo dos gneros alimentcios emitido pelas DRAP. No caso do controlo no ser feito apresentao de uma notificao ou declarao de controlo emitida pelas DRAP, atravs da qual dado conhecimento estncia aduaneira competente dessa situao.

023

Designao: Condies para o desalfandegamento de substncias radioativas e de equipamento que emita radiaes ionizantes. Organismo: Direo-Geral de Sade (DGS) Instituto Superior Tcnico (IST/ITN) Autoridade Tributria e Aduaneira (AT), atravs das estncias aduaneiras onde so cumpridas as formalidades aduaneiras de importao. Condies de desalfandegamento: Fontes radioativas no-seladas: Autorizao de importao emitida pela Direo-Geral de Sade (DGS) Fontes radioativas seladas ou equipamentos que as incorporem: Autorizao de importao emitida pelo Instituto Superior Tcnico (IST/ITN)

PAUTA DE SERVIO 2013 INFORMAES COMPLEMENTARES


ltima actualizao a 16-10-2013

PARTE 17

Informao Complementar 024

IMPORTAO Designao: Condies para a importao de adubos e corretivos agrcolas Organismo: Autoridade Tributria e Aduaneira (AT), atravs das estncias aduaneiras onde so cumpridas as formalidades aduaneiras de importao. Direo Geral das Atividades Econmicas. Condies de desalfandegamento: exceo das matrias fertilizantes cuja preparao no exija qualquer processo industrial de fabrico, desde que sejam vendidas a granel, bem como as destinadas floricultura caseira, desde que comercializadas em embalagens no superiores a 1 kg, sendo slidos, ou a 1 l, sendo fluidas, as restantes mercadorias abrangidas pela presente informao complementar devem respeitar o seguinte: Adubos apresentados a granel. Documento de acompanhamento com a meno "Adubo CE", "Adubo NP 1048", ou "Corretivo agrcola alcalinizante NP 1048". Adubos apresentados embalados (exceto os adubos base de nitrato de amnio com elevado teor de azoto (N>28%)). Rtulo com a meno "Adubo CE", "Adubo NP 1048", ou "Corretivo agrcola alcalinizante NP 1048". Adubos apresentados a granel sem documento de acompanhamento. Autorizao de colocao no mercado emitida pela Direo Geral das Atividades Econmicas. Adubos apresentados embalados sem rtulo (exceto os adubos base de nitrato de amnio com elevado teor de azoto (N>28%)). Autorizao de colocao no mercado emitida pela Direo Geral das Atividades Econmicas. Adubos base de nitrato de amnio com elevado teor de azoto (N>28%).

Documento de prova da realizao de ensaios de resistncia detonao nos adubos base de nitrato de amnio com elevado teor de azoto (N>28%) com a indicao "Adubo CE", e da notificao dos resultados dos ensaios Direo Geral das Atividades Econmicas (DGAE), em conformidade com o disposto no n. 3 do artigo 3. do Decreto-Lei n. 190/2004, de 17 de agosto.
025 Designao: Medidas de controlo sobre produtos fitofarmacuticos. Organismo: Direo Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural. Condies de desalfandegamento: Os produtos fitofarmacuticos a desalfandegar devem constar na listagem de produtos autorizados pela Direo Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural. 026 Designao: Controlo sobre material destinado prtica de jogos de fortuna ou azar. Organismo: Autoridade Tributria e Aduaneira (AT), atravs das estncias aduaneiras onde so cumpridas as formalidades de importao. Inspeo-Geral de Jogos. Condies de desalfandegamento: necessrio uma autorizao emitida pela Inspeo Geral de Jogos 027 Designao: Condies de importao de gneros alimentcios e ingredientes alimentares que sofreram tratamento por radiao ionizante. Organismo: Direes Regionais de Agricultura e Pescas (DRAP). Condies de desalfandegamento: Apresentao de um documento emitido pelas DRAP, confirmando que os produtos em causa podem ser libertos da ao aduaneira. 028 Designao: Importao de gneros alimentcios (produtos destinados alimentao humana) identificados como produtos Geneticamente Modificados GM Organismo: Direo de Servios de Nutrio e Alimentao. Condies de desalfandegamento: Apresentao de cpia do documento enviado DSNA bem como uma declarao do operador, indicando que a mercadoria submetida a despacho se destina alimentao humana.

PAUTA DE SERVIO 2013 INFORMAES COMPLEMENTARES


ltima actualizao a 16-10-2013

PARTE 17

Informao Complementar 029

IMPORTAO Designao: Importao de gneros alimentcios (produtos destinados alimentao animal) identificados como produtos Geneticamente Modificados GM Organismo: Direo Geral da Veterinria Condies de desalfandegamento: Apresentao de cpia do documento enviado DGV (Doc. 416/DGV e /ou Doc. 327/DGV)bem como uma declarao do operador, indicando que a mercadoria submetida a despacho se destina alimentao animal.

030

Designao: Importao de gneros alimentcios (produtos no destinados alimentao humana nem alimentao animal) identificados como produtos Geneticamente Modificados GM Organismo: Inspeo-Geral do Ambiente Condies de desalfandegamento: Apresentao de cpia do documento enviado ao IGA.

033

Designao: Proibio de importao de aparelhos, dispositivos ou produtos suscetveis de revelarem a presena ou perturbarem o funcionamento de instrumentos destinados deteo ou registo das infraes ao Cdigo da Estrada. Organismo: Autoridade de Segurana Alimentar e Econmica Condies de desalfandegamento: proibida a importao de aparelhos, dispositivos ou produtos suscetveis de revelarem a presena ou perturbarem o funcionamento de instrumentos destinados deteo ou registo das infraes ao Cdigo da Estrada, classificados no cdigo pautal 8512 30 00.

038

Designao: Condies de desalfandegamento de produtos cosmticos e de higiene corporal. Organismo: Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Sade I.P. (INFARMED). Autoridade Tributria e Aduaneira (AT), atravs das estncias aduaneiras onde so cumpridas as formalidades aduaneiras de importao. Condies de desalfandegamento: Apresentao de um documento de conformidade emitido pelo INFARMED, identificativo de que o produto cosmtico e de higiene corporal est em condies de ser desalfandegado.

039

Designao: Condies de desalfandegamento de suplementos alimentares. Organismo: Autoridade Tributria e Aduaneira (AT), atravs das estncias aduaneiras onde so cumpridas as formalidades aduaneiras de importao. Direo de Servios de Nutrio e Alimentao da Direco-Geral de Agricultura e Veterinria (DGAV). Condies de desalfandegamento: 1.Importao efetuada por particular sem fins comerciais em que o valor global da totalidade da remessa seja inferior a 200. No necessita de interveno da DGAV. 2.Importao efetuada por pessoa coletiva (de qualquer valor aduaneiro) ou por particular (de valor aduaneiro igual ou superior a 200), independentemente do fim a que se destina. Apresentao do certificado de qualidade alimentar importao.

042

Designao: Controlos sobre as sementes das espcies agrcolas e hortcolas. Organismo: Direo-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural Condies de desalfandegamento: 1. Entrega pelo operador nas Alfndegas, de cpia do Formulrio Pedido de importao de sementes de espcies agrcolas e hortcolas devidamente preenchido, assinado e com o respetivo parecer da DGPC emitido; Etiquetas de certificao OCDE, etiquetas de certificao EU ou etiquetas do produtor, apostas nas respetivas embalagens.

2.

PAUTA DE SERVIO 2013 INFORMAES COMPLEMENTARES


ltima actualizao a 16-10-2013

PARTE 17

Informao Complementar 044

IMPORTAO Organismo: IMPRENSA NAC. CASA DA MOEDA Condies de desalfandegamento: Guias de Remessa

045

Designao: Condies para o desalfandegamento de madeiras e cascas isoladas. Organismos: Autoridade Tributria e Aduaneira (AT) atravs das estncias aduaneiras onde so cumpridas as formalidades de importao. Diviso de Inspeo Fitossanitria e Propgulos atual Direo-Geral de Alimentao e Veterinria (DGAV) Autoridade Florestal Nacional (AFN) futura Direo de Unidade de Defesa da Floresta (DGCNF) Diviso de Inspeo Fitossanitria e Propgulos Endereo: Edifcio 1 Tapada da Ajuda; 1349 018 Lisboa Tel.: 213613285 Fax: 213613277 (informao atualizada no site www.dgadr.pt) Condies de desalfandegamento: A importao de madeiras e cascas isoladas est sujeita, nos casos em que exigido, apresentao dos seguintes documentos: - Atestado de inspeo fitossanitria importao; ou - Documento fitossanitrio de transporte. No caso de material de embalagem de madeira (ex.: caixas, paletes, engradados) e madeira utilizada para calar ou suportar carga: - Marca conforme modelo constante da Norma Internacional de Medidas Fitossanitrias n. 15 (NIMF15), a qual substitui quaisquer exigncias documentais.

047

Designao: Tabela de controlos fitossanitrios para vegetais e produtos vegetais. Organismo: Direo-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural. Condies de desalfandegamento: Sujeio da mercadoria importada a uma inspeo fitossanitria e/ou exibio de certificado fitossanitrio emitido pela Direo Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural.

048

Designao: Controlos veterinrios a efetuar na importao de animais vivos, produtos animais e produtos de origem animal. Organismo: Direo-Geral de Veterinria. Condies de desalfandegamento: Apresentao do documento veterinrio comum de entrada (DVCE) devidamente preenchido e validado pelo posto de inspeo fronteirio competente (PIF) pertencente Direo Geral de Veterinria.

049

Designao: Procedimentos na importao de produtos explosivos e de matrias perigosas. Organismo: Polcia de Segurana Pblica (PSP) Departamento de Armas e Explosivos. Rua de Artilharia 1, n. 21, 1269-003 Lisboa Telefone: +351 21 8111000 Fax: +351 21 3874772 E-mail: depaex@psp.pt Condies de desalfandegamento: Autorizao de importao emitida pela PSP e peritagem efectuada pela mesma entidade, cujo resultado averbado no verso do original da autorizao de importao.

050 Ver Circular n. 37/2010

Designao: Condies para a Importao de medicamentos de uso humano. Organismo: INFARMED (Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Sade, I.P.) Condies de desalfandegamento: Apresentao dos documentos emitidos pelo INFARMED para cada uma das situaes em causa.

PAUTA DE SERVIO 2013 INFORMAES COMPLEMENTARES


ltima actualizao a 16-10-2013

PARTE 17

Informao Complementar 051

IMPORTAO Designao: Condies para importao de ponteiros laser, classificados no cdigo NC 9013 20 00. Organismo: Autoridade de Segurana Alimentar e Econmica. Condies de desalfandegamento: Apresentao de uma declarao do importador segundo modelo constante no anexo III ao Dec-Lei 163/2002.

053

Designao: Controlos sobre propgulos e sementes das espcies de fruteiras e ornamentais, e jovens plantas hortcolas. Organismo: Direo-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural Condies de desalfandegamento: 1. Entrega pelo operador nas Alfndegas, de cpia do Formulrio Pedido de importao de sementes e propgulos de espcies de fruteiras, ornamentais e hortcolas (jovens plantas) devidamente preenchido, assinado e com o respetivo parecer da DGADR emitido;

055 Ver Circular n. 75/2009 063

Organismo: DGS (Direo-Geral da Sade); INR (Instituto Nacional dos Resduos); DGA (Direo-Geral do Ambiente) Condies de desalfandegamento: Mov. Transfronteirios de resduos perigosos Designao: Obrigatoriedade de utilizao de uma estampilha especial, nas bebidas espirituosas acondicionadas para venda ao pblico, enquadradas no Reg. (CE) n. 110/2008. Organismos: De controlo do sistema de selagem: Autoridade Tributria e Aduaneira (AT) atravs da Direo de Servios de Gesto de Recursos Financeiros (responsvel pela compra das estampilhas INCM e venda aos organismos de promoo e verificao das bebidas espirituosas) e das estncias aduaneiras onde so introduzidas no consumo as bebidas espirituosas. De regulao do sistema de selagem: Direo de Servios dos Impostos Especiais sobre o Consumo e do Imposto sobre Veculos atravs da Diviso do Imposto sobre o lcool e Bebidas Alcolicas. De venda das estampilhas aos operadores econmicos: Autoridade de Segurana Alimentar e Econmica, Instituto do Vinho e da Vinha, Comisses Vitivincolas Regionais reconhecidas como entidades certificadoras, Instituto do Vinho da Madeira e Direo Regional do Comrcio, Indstria e Energia. Condies de desalfandegamento: Para operadores registados, no registados e representantes fiscais as estampilhas tm de ser obrigatoriamente apostas no pas de origem das bebidas espirituosas. Para os outros tipos de operadores as estampilhas tm de ser obrigatoriamente apostas antes da introduo no consumo das bebidas espirituosas, nos entrepostos fiscais de produo, armazenagem, nos entrepostos aduaneiros ou em caso de venda em hasta pblica no armazm dos leiles, e nas estncias aduaneiras onde vierem a ser introduzidas no consumo.

PAUTA DE SERVIO 2013 INFORMAES COMPLEMENTARES


ltima actualizao a 16-10-2013

PARTE 17

Informao Complementar 064

IMPORTAO Designao: Condies para o desalfandegamento de substncias ativas e de produtos biocidas, da competncia da Direo-Geral de Sade - DGS. Organismos: Autoridade Tributria e Aduaneira (AT), atravs das estncias aduaneiras onde so cumpridas as formalidades aduaneiras de importao Direo-Geral da Sade, Diviso de Sade Ambiental e Ocupacional, Ncleo de Riscos Qumicos e Biolgicos Condies de desalfandegamento: Todos os tipos de substncias ativas biocidas, com exceo dos produtos biocidas preservadores de madeira e os de uso veterinrio. Substncias ativas a importar para fabrico de produtos biocidas abrangidos pela Portaria n. 17 980: Autorizao de Venda. Substncias ativas a importar para fabrico de produtos biocidas no abrangidos pela Portaria n. 17 980: Cpia de Processo de Notificao para Certificado de Conformidade. Todos os tipos de produtos biocidas, com exceo dos produtos biocidas preservadores de madeira e os de uso veterinrio. Tipos de produtos biocidas e substncia ativas, abrangidos pela Portaria n. 17 980: Autorizao de Venda. Tipos de produtos biocidas e substncia ativas, no abrangidos pela Portaria n.17 980: Cpia de Processo de Notificao para Certificado de Conformidade. Produtos biocidas de baixo risco: Autorizao por Registo. Reconhecimento Mtuo de Autorizao por Registo.

065

Designao: Condies para o desalfandegamento de produtos biocidas preservadores de madeira da competncia da Direo-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural DGADR Organismos: Autoridade Tributria e Aduaneira (AT), atravs das estncias aduaneiras onde so cumpridas as formalidades aduaneiras de importao. Direo-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural, Diviso de Homologao e de Avaliao Toxicolgica, Ecotoxicolgica, Ambiental e da Identidade de Produtos Fitofarmacuticos. Condies de desalfandegamento: Produtos biocidas preservadores de madeira. Ttulo de Autorizao de Colocao no Mercado. Ofcio da DGADR atestando que o produto est autorizado. Produtos biocidas preservadores de madeira de baixo risco. Autorizao de Colocao no Mercado por Registo. Ofcio da DGADR atestando que o produto est autorizado. Produtos biocidas preservadores de madeira e produtos biocida preservadores de madeira de baixo risco. Autorizao de Experimentao. Autorizao de Colocao no Mercado Face a um Perigo Imprevisvel.

PAUTA DE SERVIO 2013 INFORMAES COMPLEMENTARES


ltima actualizao a 16-10-2013

PARTE 17

Informao Complementar 066

IMPORTAO Designao: Condies exigveis na importao de ao, destinado a ser utilizado em armaduras para beto armado, que se apresentem na forma de vares, barras, rolos ou bobinas, redes electrossoldadas, trelias e fitas ou bandas denteadas. Organismos: Autoridade Tributria e Aduaneira (AT), atravs das estncias aduaneiras onde so cumpridas as formalidades aduaneiras de importao. Associao para a Certificao de Produtos - CERTIF IPAC - Instituto Portugus de Acreditao, I.P. Autoridade de Segurana Alimentar e Econmica (ASAE) Condies de desalfandegamento: A importao de produtos em ao para utilizao de armaduras para beto armado destinados a serem utilizados como armaduras que se apresentem na forma de na forma de vares, barras, rolos ou bobinas, redes electrossoldadas, trelias e fitas ou bandas denteadas, obriga a que esta mercadoria tenha uma Licena para o Uso da Marca Produto Certificado, emitido pela CERTIF.

070

Designao: Controlo dos precursores de estupefacientes e das substncias psicotrpicas -Importao Categoria 1. Organismo: Autoridade Tributria e Aduaneira (AT), atravs da Direo de Servios de Licenciamento. Condies de desalfandegamento: Apresentao do despacho de concesso da licena para o exerccio de atividade.

071

Designao: Controlo dos precursores de estupefacientes e das substncias psicotrpicas Importao Categoria 2. Organismo: Autoridade Tributria e Aduaneira (AT), atravs da Direo de Servios de Licenciamento. Condies de desalfandegamento: Apresentao da prova de registo na Direo de Servios de Licenciamento.

072

Designao: Controlo do comrcio internacional de diamantes em bruto Processo de Kimberley. Organismo: Autoridade Tributria e Aduaneira (AT), atravs das estncias aduaneiras; Autoridade Comunitria para processar a validao dos certificados de importao e verificao das remessas. Condies de desalfandegamento: proibida a importao de diamantes em bruto, a menos que estejam satisfeitas as seguintes condies: a) Os diamantes em bruto devem vir acompanhados de um certificado validado pela autoridade competente de um participante; b) Os diamantes em bruto devem estar acondicionados em contentores inviolveis e os selos apostos na exportao por esse participante no podem estar rompidos; c) O certificado deve identificar claramente a que remessa se refere; d) Sejam efetuadas as formalidades de importao junto de uma autoridade comunitria.

PAUTA DE SERVIO 2013 INFORMAES COMPLEMENTARES


ltima actualizao a 16-10-2013

PARTE 17

Informao Complementar 074

IMPORTAO Designao: Condies para a importao de produtos em ao, de alta resistncia e baixa relaxao, que se apresentem na forma de fios, cordes e vares, destinados a serem utilizados como armaduras em beto pr-esforado. Organismo: Autoridade Tributria e Aduaneira (AT), atravs das estncias aduaneiras onde so cumpridas as formalidades aduaneiras de importao. Associao para a Certificao de Produtos - CERTIF Autoridade de Segurana Alimentar e Econmica (ASAE) IPAC - Instituto Portugus de Acreditao, I.P. Condies de desalfandegamento: A importao de a produtos em ao, de alta resistncia e baixa relaxao, que se apresentem na forma de fios, cordes e vares, destinados a serem utilizados como armaduras em beto pr-esforado, obriga a que esta mercadoria tenha uma Licena para o Uso da Marca Produto Certificado, emitido pela CERTIF.

075

Designao: Condies para o desalfandegamento de Isqueiros. Organismos: - Autoridade Tributria e Aduaneira (AT), atravs das estncias aduaneiras onde so cumpridas as formalidades aduaneiras de importao. - Autoridade para Segurana Alimentar e Econmica Condies de desalfandegamento: 1- A importao de isqueiros est condicionada apresentao de um relatrio de ensaio que certifique que o modelo de isqueiro seguro para as crianas. 2- Quando se tratar de isqueiros recarregveis necessrio que o operador comprove: -A existncia de garantia escrita de, pelo menos, dois anos para cada isqueiro, nos termos do Dec. Lei 67/2003, de 8 de abril. - A possibilidade de o isqueiro ser efetivamente reparado, incluindo o seu mecanismo de ignio e, recarregado com segurana, durante todo o tempo de vida til; -A possibilidade de substituio ou de reparao, findo o perodo de garantia, de partes no consumveis, mas suscetveis de desgaste ou avaria devido a uso contnuo, encontrando-se o respetivo centro de assistncia ps-venda sedeado na Unio Europeia. 3- A importao de isqueiros novidade e suas partes est proibida.

076

Designao: Condies para a importao de brinquedos declarados para o regime de introduo em Livre Prtica e Consumo. Organismos: Autoridade Tributria e Aduaneira (AT), atravs das estncias aduaneiras onde so cumpridas as formalidades aduaneiras de importao. ASAE - (Autoridade para a Segurana Alimentar e Econmica). Entidade de fiscalizao de mercado. CATIM - Centro de Apoio Tecnolgico Indstria Metalomecnica. Este organismo encontra-se notificado, como encarregue de emitir o certificado CE de tipo.

Condies de desalfandegamento: Marcao CE e acompanhamento de uma declarao CE de conformidade, bem como, de instrues e informaes de segurana em lngua portuguesa.

PAUTA DE SERVIO 2013 INFORMAES COMPLEMENTARES


ltima actualizao a 16-10-2013

PARTE 17

Informao Complementar 077

IMPORTAO Designao: Condies para a importao de aparelhos a gs, seus componentes de segurana e acessrios. Organismos: Autoridade Tributria e Aduaneira (AT), Instituto Portugus da Qualidade (IPQ) Organismo Notificado: Centro de Apoio Tecnolgico Indstria Metalomecnica (CATIM), Rua dos Pltanos, 197 4100/414 Porto, Contacto: Eng. Elisa Costa, Telef. 226159000 Fax: 226159035, E-mail: ecosta@catim.pt Condies de desalfandegamento: 1. Cada aparelho dever ter colocado a marcao CE de acordo com o grafismo estabelecido no anexo II do Regulamento (CE) n. 765/2008, do Parlamento Europeu e do Conselho, de 9 de julho; 2. S podem ser importados aparelhos a gs, dispositivos de segurana e acessrios, com a apresentao de Certificado/Declarao de Conformidade nos termos da presente Informao Complementar.

078

Designao: Condies para a importao de mquinas, equipamento intermutvel, componentes de segurana, acessrios de elevao, correntes, cabos e correias, dispositivos amovveis de transmisso mecnica e quase-mquinas Organismos: Autoridade Tributria e Aduaneira (AT), Direo Geral das Atividades Econmicas (DGAE), Autoridade para a Segurana Alimentar e Econmica (ASAE) Organismos Notificados: Centro de Apoio Tecnolgico Indstria Metalomecnica (CATIM), Rua dos Pltanos, 197 4100/414 Porto, Contacto: Eng. Elisa Costa, Telef. 226159000 Fax: 226159035, E-mail: ecosta@catim.pt Instituto de Soldadura da Qualidade (ISQ), Tagus Park Oeiras Av. Prof. Dr. Cavaco Silva, 33 2740/120 Porto Salvo. Tel: 214228100 / 227471950 Fax: 214228120 / 227471919, E-mail: egferreira@isq.pt Condies de desalfandegamento: 1. Para as mquinas, equipamento intermutvel, componentes de segurana, acessrios de elevao, correntes, cabos e correias e dispositivos amovveis de transmisso mecnica declarados para introduo em livre prtica e consumo: marcao CE, declarao CE de conformidade e manual de instrues. 2. Para as quase-mquinas declaradas para introduo em livre prtica e consumo: declarao de incorporao e manual de montagem.

080

Designao: Medidas de emergncia no que se refere ao arroz geneticamente modificado no autorizado em produtos base de arroz originrios ou expedidos da China. Organismos: Direes Regionais de Agricultura e Pescas (DRAP) sob a coordenao do Gabinete de Planeamento e Politicas (GPP); Direo Geral de Veterinria (DGV) atravs da Diviso de Alimentao Animal Condies de desalfandegamento: Apresentao de um certificado de qualidade alimentar emitido pela respetiva DRAP Apresentao de um Documento Comum de Entrada com a livre prtica veterinria do respetivo PIF da DGV

10

PAUTA DE SERVIO 2013 INFORMAES COMPLEMENTARES


ltima actualizao a 16-10-2013

PARTE 17

Informao Complementar 081

IMPORTAO Designao: Condies para a importao de produtos de construo - Marcao CE Organismos: Autoridade Tributria e Aduaneira (AT), atravs das estncias aduaneiras onde so cumpridas as formalidades de importao; Autoridade de Segurana Alimentar e Econmica (ASAE); Direo Geral das atividades Econmicas (DGAE). Condies de desalfandegamento: Os produtos de construo, abrangidos pelo Decreto-Lei n 113/93 de 10 de abril republicado pelo Decreto-Lei n 4/2007 de 8 de janeiro, ao serem importados, devem apresentar uma marcao CE. Quando o produto, que se destina a construo, no tiver aposta a marcao CE deve possuir uma Declarao de Conformidade CE, emitida, pelo fabricante, contendo os elementos referidos no anexo III do DL n. 4/2007.

083

Designao: Condies de desalfandegamento de Substncias Ativas para o fabrico de medicamentos Organismo: Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Sade I.P. (INFARMED) atravs da Direo de Inspeo e Licenciamento, Unidade de Inspeo e Unidade de Licenciamentos. Autoridade Tributria e Aduaneira (AT), atravs das estncias aduaneiras onde so cumpridas as formalidades aduaneiras de importao Condies de desalfandegamento: Autorizao de Introduo no Mercado (AIM) do medicamento em causa quando o importador no seja fabricante de medicamentos, nem distribuidor de matrias-primas, mas seja titular de AIM, que lhe permita importar substncias ativas para o fabrico de medicamentos; Esta autorizao (AIM) pode ser substituda por uma cpia autenticada do certificado de AIM do medicamento.

084

Designao: Condies para a importao de mercadorias que se enquadrem no conceito de equipamento de proteo pessoal, definido no n. 1 do Decreto-Lei n. 128/93, de 22 de abril Organismos intervenientes: Autoridade Tributria e Aduaneira (AT) e Instituto Portugus da Qualidade. Organismo competente, em caso de deteo de possvel irregularidade, e respetivos contactos: Instituto Portugus da Qualidade, ipq@mail.ipq.pt, Telefone: 351 212948100, fax: 351 212948101 Condies de desalfandegamento: 1. Os equipamentos devem obedecer aos requisitos de fabrico e comercializao referidos no Decreto-Lei n. 128/93 de 22 de abril (Diretiva 89/686/CEE), com vista garantia da adequada proteo da sade e integridade fsica dos seus potenciais utilizadores. 2. Deve ser exigida a apresentao de uma declarao de conformidade CE, emitida pelo fabricante ou pelo seu mandatrio estabelecido na Comunidade, redigida nos termos da Portaria 109/96, de 10 de abril. 3. Cumulativamente, os equipamentos devem exibir de forma bem legvel e indelvel a marcao CE de conformidade, nos termos descritos no artigo 4. do DecretoLei n. 139/95, de 14 de junho.

11

PAUTA DE SERVIO 2013 INFORMAES COMPLEMENTARES


ltima actualizao a 16-10-2013

PARTE 17

Informao Complementar 085

IMPORTAO Designao: Condies para a importao de mercadorias para a quais seja exigvel o cumprimento da obrigao geral de segurana, nos termos das disposies do Decreto-Lei n 69/2005,de 17 de maro Organismos intervenientes: Autoridade Tributria e Aduaneira (AT), Comisso de Segurana de Servios e Bens de Consumo, Instituto do Consumidor e InspeoGeral das Atividades Econmicas. Medidas obrigatrias a adotar, em caso de suspeita de irregularidade, nos termos do n1 do artigo 23 do Decreto Lei n 69/2005,de 17 de maro: Quando um produto ou lote de produtos apresente caractersticas que levantem suspeitas relativamente ao cumprimento da obrigao geral de segurana e no exista notificao ou deliberao no mbito do RAPEX, a AT suspende a autorizao da sua entrada e informa imediatamente de tal facto a entidade de controlo de mercado competente, nomeadamente a ASAE Contactos da entidade de controlo competente: Autoridade de Segurana Alimentar e Econmica Av. Conde de Valbom, 98 1069-185 Lisboa Tel. 217 983 600 Fax: 217 983 654 Email: correio.asae@asae.pt Condies de desalfandegamento: 1.S podem ser colocados no mercado produtos seguros, sendo que se considera conforme com a obrigao geral de segurana o produto que estiver em conformidade com as normas legais ou regulamentares que fixem os requisitos em matria de proteo de sade e segurana a que o mesmo deve obedecer para poder ser comercializado. 2. Deve ser exigida a apresentao de uma declarao acerca da conformidade do produto com as regras gerais de segurana, com vista ao cumprimento do previsto no Regulamento CEE n 339/93,do Conselho. 3. Sempre que se verificar que o produto em causa representa um perigo grave e imediato deve ser proibida a sua colocao no mercado e a autoridade aduaneira deve proceder aposio na fatura comercial que acompanha o produto a meno: -produto perigoso - colocao em livre prtica no permitida - Regulamento CEE n 339/93,do Conselho.

086

Designao: Condies para a importao de Cal de construo; cinzas volantes, slica de fumo ou agregados para beto; adjuvantes ou escria granulada de alto forno moda para beto argamassa e caldas de injeo; pigmentos para a colorao de materiais de construo base de cimento e/ou de cal e lambris e painis de madeira macia Organismos intervenientes: Autoridade Tributria e Aduaneira (AT), atravs das administraes aduaneiras onde so cumpridas as formalidades aduaneiras de importao ASAE (Autoridade de Segurana Alimentar e Econmica) Instituto Portugus da Qualidade Condies de desalfandegamento: Marcao CE ou apresentao de uma declarao de conformidade e de um certificado de conformidade.

12

PAUTA DE SERVIO 2013 INFORMAES COMPLEMENTARES


ltima actualizao a 16-10-2013

PARTE 17

Informao Complementar 087

IMPORTAO Designao: condies para a importao de equipamento eltrico destinado a ser utilizado em instalaes cuja tenso nominal esteja compreendida entre 50 V e 1000 V, em corrente alternada, ou entre 75 V e 1500 V, em corrente contnua. Organismos intervenientes: Autoridade Tributria e Aduaneira (AT), atravs das estncias aduaneiras onde so cumpridas as formalidades de importao. Autoridade de Segurana Alimentar e Econmica A apresentao de uma declarao acerca da conformidade do equipamento eltrico com as condies de segurana e de colocao no mercado exigidos nos artigos 3,5 e 6 do Decreto-Lei n6/2008,de 10 de janeiro A marcao CE de conformidade, nos termos descritos no n 2 do Anexo II do Decreto-Lei n 6/2008,de 10 de janeiro.

090

Designao: Medidas associadas importao de pilhas e acumuladores e de baterias (acumuladores) de veculos novos ou usados Organismos intervenientes: Agncia Portuguesa do Ambiente (APA) Inspeo-Geral do Ambiente e do Ordenamento do Territrio (IGAOT) Autoridade de Segurana Alimentar e Econmica (ASAE) Condies de desalfandegamento: Rotulagem. Documento comprovativo do registo junto de uma Entidade de Registo, responsvel pela organizao do registo dos produtores que atuam no mercado nacional. Documento comprovativo de existncia de contrato escrito com uma entidade gestora do sistema integrado (cpia do contrato) ou comprovativo de que o importador optou pela adeso a um sistema individual.

092

Designao: Condies para o desalfandegamento de fibras de amianto Organismos intervenientes: Autoridade Tributria e Aduaneira (AT), atravs das estncias aduaneiras onde so cumpridas as formalidades aduaneiras de importao Direo Geral das Atividades Econmicas Condies de desalfandegamento: Na casa 44 do Documento Administrativo nico (DAU) dever constar: O cdigo 3E37, Declarao do Exportador/Produtor em como mercadoria no foram adicionadas intencionalmente fibras de amianto, nem so fibras de amianto proibidas. O cdigo 3Y99, quando a mercadoria em causa no estiver abrangida pelo regime previsto na presente IC.

093

Designao: Condies para o desalfandegamento de produtos que contenham o biocida fumarato de dimetilo (DMF) Organismos intervenientes: Autoridade Tributria e Aduaneira (AT), atravs das estncias aduaneiras onde so cumpridas as formalidades aduaneiras de importao Autoridade de Segurana Alimentar e Econmica (ASAE) Instituto do Consumidor atravs da Comisso de Segurana de Servios e Bens de Consumo Condies de desalfandegamento: Na casa 44 do Documento Administrativo nico (DAU) dever constar o cdigo 3Y93, quando a concentrao de DMF inferior ou igual a 0,1 mg/kg do produto ou de parte do produto.

13

PAUTA DE SERVIO 2013 INFORMAES COMPLEMENTARES


ltima actualizao a 16-10-2013

PARTE 17

Informao Complementar 094

IMPORTAO Designao: Condies a observar na importao de produtos de uso veterinrio (PUV) Organismos intervenientes: Direo Geral de Veterinria (DGV). Autoridade Tributria e Aduaneira (AT), atravs das estncias aduaneiras onde so cumpridas as formalidades aduaneiras de importao. Condies de desalfandegamento: Apresentao da autorizao de importao emitida pela DGV

096

Designao: Controlo na importao de pneus novos e usados e de bandas de rodagem para recauchutagem, em cujo fabrico foram incorporados Hidrocarbonetos Aromticos Policclicos, no mbito do Anexo XVII do Regulamento REACH Organismos intervenientes: APA Agncia Portuguesa do Ambiente IGAOT Inspeo-geral do Ambiente e Ordenamento do Territrio Condies de desalfandegamento: Declarao do Importador, na Casa 44 do DAU referente a Referncias especiais/Documentos apresentados/Certificados e Autorizaes, em como respeita a legislao aplicvel.

097

Designao: Proibio na importao de determinados instrumentos de medida que contenham mercrio, no mbito do previsto no Anexo XVII do Regulamento REACH (entrada 18A). Organismos intervenientes: APA Agncia Portuguesa do Ambiente IGAOT Inspeo-geral do Ambiente e Ordenamento do Territrio Condies de desalfandegamento: Declarao do Importador, na Casa 44 do DAU referente a Referncias especiais/Documentos apresentados/Certificados e Autorizaes, em como respeita a legislao aplicvel.

098

Designao: Condies para o desalfandegamento de substncias ativas e de produtos biocidas de uso veterinrio, da competncia da Direo-Geral de Veterinria - (DGV). Organismos: Autoridade Tributria e Aduaneira (AT), atravs das estncias aduaneiras onde so cumpridas as formalidades aduaneiras de importao. Direo-Geral de Veterinria/Direo de Servios de Medicamentos e Produtos biocidas de Uso Veterinrio. Condies de desalfandegamento: Substncias ativas e produtos biocidas de uso veterinrio. Autorizao de Colocao no Mercado. Ofcio emitido pela DGV atestando que o produto biocida est autorizado. Produtos biocidas de uso veterinrio de baixo risco. Registo. Reconhecimento Mtuo de uma Autorizao de Colocao no Mercado por Registo. Produtos biocidas de uso veterinrio e produtos biocidas de uso veterinrio de baixo risco. Autorizao por Procedimento Nacional. Autorizao por Procedimento de Reconhecimento Mtuo. Registo por Procedimento Nacional. Registo por Procedimento de Reconhecimento Mtuo. Os documentos acima referidos tm que ser fisicamente apresentados no ato de desalfandegamento das mercadorias.

14

PAUTA DE SERVIO 2013 INFORMAES COMPLEMENTARES


ltima actualizao a 16-10-2013

PARTE 17

Informao Complementar 099

IMPORTAO Designao: Condies para o desalfandegamento de tolueno como substncia ou em mistura. Organismos intervenientes: Autoridade Tributria e Aduaneira (AT), atravs das estncias aduaneiras onde so cumpridas as formalidades aduaneiras de importao Direo Geral das Atividades Econmicas IGAOT Inspeo-Geral do Ambiente e Ordenamento do Territrio Condies de desalfandegamento: Declarao do fabricante em como a mistura contm tolueno numa concentrao inferior a 0,1% em peso. Declarao do importador em como a mercadoria tolueno ou uma mistura que contm tolueno numa concentrao igual ou superior a 0,1% em peso, mas no se destina utilizao em produtos adesivos nem em tintas para pulverizao, destinados ao fornecimento ao pblico em geral. Declarao do importador em como a mistura no contm tolueno.

100

Designao: Condies para o desalfandegamento de cimento e misturas que contenham cimento, que apresentem na sua composio compostos de crmio VI. Organismos intervenientes: Autoridade Tributria e Aduaneira (AT), atravs das estncias aduaneiras onde so cumpridas as formalidades aduaneiras de importao. Direo-Geral das Atividades Econmicas. IGAOT Inspeo-Geral do Ambiente e Ordenamento do Territrio. Condies de desalfandegamento: Declarao do fabricante em como o cimento e as misturas que contm cimento, quando hidratados, contm 2 mg/kg (0,0002 %), ou menos, de crmio VI solvel do peso seco total do cimento. Declarao do fabricante de cimento ou misturas que contm cimento em como foram utilizados agentes redutores e em como as embalagens de cimento ou de misturas que contenham cimento tm, de forma visvel, legvel e indelvel, informao relativa data de embalagem, s condies de armazenamento e ao perodo de armazenamento, apropriada manuteno do contedo de crmio VI solvel abaixo de 2 mg/kg (0,0002%) do peso seco total do cimento. Declarao do importador em como o cimento e as misturas que contm cimento sero utilizados em procedimentos controlados, fechados e totalmente automatizados, tratados exclusivamente por mquinas, no havendo possibilidade de contacto com a pele.

15

PAUTA DE SERVIO 2013 INFORMAES COMPLEMENTARES


ltima actualizao a 16-10-2013

PARTE 17

Informao Complementar 101

IMPORTAO Designao: Condies para o desalfandegamento de artigos destinados a entrar em contato direto e prolongado com a pele, que contenham nquel. Organismos intervenientes: Autoridade Tributria e Aduaneira (AT), atravs das estncias aduaneiras onde so cumpridas as formalidades aduaneiras de importao. Direo-Geral das Atividades Econmicas. IGAOT Inspeo-Geral do Ambiente e Ordenamento do Territrio. Condies de desalfandegamento: Declarao do fabricante em como nos conjuntos de hastes destinadas a inserir em orelhas furadas e noutras partes perfuradas do corpo humano a taxa de libertao de nquel inferior a 0,2 g/cm2/semana. Declarao do fabricante em como a taxa de libertao de nquel das partes dos seguintes artigos em contacto direto e prolongado com a pele inferior ou igual a 0,5 g/cm/semana: - brincos; - colares, pulseiras e fios, argolas de tornozelo e anis; - caixas de relgios de pulso, braceletes e fivelas de relgio; - botes de mola, fivelas, rebites, fechos de correr e peas metlicas, quando utilizados no vesturio. Declarao do fabricante em como: - os brincos; - os colares, pulseiras e fios, argolas de tornozelo e anis; - as caixas de relgios de pulso, braceletes e fivelas de relgio; - os botes de mola, fivelas, rebites, fechos de correr e peas metlicas, quando utilizados no vesturio, possuem um revestimento que no sendo de nquel suficiente para garantir que a taxa de libertao de nquel das partes desses artigos em contacto direto e prolongado com a pele no exceda 0,5 g/cm /semana, durante um perodo mnimo de dois anos de utilizao normal do artigo. Declarao do fabricante de objetos que esto em contacto com a pele, de forma continuada, em como no esto abrangidos pela restrio imposta na entrada 27 do Anexo XVII do Regulamento REACH, devido utilizao no seu processo de fabrico de substncias qumicas alternativas ao nquel. Declarao do importador em como as mercadorias no esto abrangidas pelo disposto na presente IC, por se tratar de uma importao ocasional efetuada por um particular.

102

Designao: Condies especiais importao de goma de guar, originria ou expedida da ndia e destinada ao consumo humano ou animal e aos gneros alimentcios e alimentos para animais que contenham pelo menos 10% de goma de guar originria ou expedida da ndia. Organismos intervenientes: Direes Regionais de Agricultura e Pescas - DRAP/RA (Regies Autnomas servios regionais competentes), sob coordenao do Gabinete de Planeamento e Politicas (GPP); Direo Geral de Veterinria atravs da Diviso de Alimentao Animal. Condies de desalfandegamento: Apresentao dos certificados 3H22 (Certificado de Qualidade Alimentar de Importao) ou C678 (Documento Comum de Entrada Alimentao animal).

103

Designao: Condies para a importao de equipamentos de rdio e equipamentos terminais de telecomunicaes. Organismos intervenientes: Autoridade para a Segurana Alimentar e Econmica (ASAE) e Autoridade Nacional de Comunicaes (ICP ANACOM). Condies de desalfandegamento: Marcao CE e apresentao de uma declarao CE de conformidade.

16

PAUTA DE SERVIO 2013 INFORMAES COMPLEMENTARES


ltima actualizao a 16-10-2013

PARTE 17

Informao Complementar

IMPORTAO Designao: Controlo aduaneiro das restries na importao de Poluentes Orgnicos Persistentes, como substncias estremes, em misturas ou como componentes dos artigos a importar. Organismos: Inspeo-Geral da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Territrio (IGAMAOT). Condies de desalfandegamento: Na estncia aduaneira, onde so cumpridas as formalidades aduaneiras de importao, deve ser entregue, consoante o caso, uma das Declaraes escritas mencionadas no texto da IC. Designao: Controlos fitossanitrios na importao de materiais de embalagem que acompanham determinadas mercadorias originrias da China Organismos: Direes Regionais de Agricultura e Pescas (DRAP) que exercem a actividade de controlo nos Postos de Inspeco Fitossanitria Fronteirios (PIFF). Direco de Servios de Qualidade e Segurana Alimentar da Direco Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural da Secretaria Regional do Ambiente e Recursos Naturais (RA Madeira). Direco de Servios de Agricultura e Pecuria da Secretaria Regional da Agricultura e Floresta do Governo Regional dos Aores (RA Aores)

106

108

Condies de desalfandegamento: Na estncia aduaneira, onde so cumpridas as formalidades aduaneiras de importao, deve ser entregue, consoante o caso, uma das Declaraes escritas mencionadas no texto da IC. 276 Designao: Condies para a importao de brinquedos declarados para o regime de introduo em Livre Prtica. Organismos: Autoridade Tributria e Aduaneira (AT), atravs das estncias aduaneiras onde so cumpridas as formalidades aduaneiras de importao. ASAE - (Autoridade para a Segurana Alimentar e Econmica). Entidade de fiscalizao de mercado. CATIM - Centro de Apoio Tecnolgico Indstria Metalomecnica. Este organismo encontra-se notificado, como encarregue de emitir o certificado CE de tipo. Condies de desalfandegamento: Marcao CE e acompanhamento de uma declarao CE de conformidade.

17

PAUTA DE SERVIO 2013 INFORMAES COMPLEMENTARES


ltima actualizao a 16-10-2013

PARTE 17

Informao Complementar 700

EXPORTAO Designao: Controlo dos precursores de estupefacientes e das substncias psicotrpicas -Exportao Categoria 1 e 2. Organismo: Autoridade Tributria e Aduaneira (AT), atravs da Direo de Servios de Licenciamento. Condies de desalfandegamento: Apresentao da autorizao de exportao (modelo 1889 da INCM) emitida pela Direo de Servios de Licenciamento (DSL).

701

Designao: Controlo dos precursores de estupefacientes e das substncias psicotrpicas -Exportao Categoria 3. Organismo: Autoridade Tributria e Aduaneira (AT), atravs da Direo de Servios de Licenciamento. Condies de desalfandegamento: Para quantidades que anualmente ultrapassem as que esto definidas no anexo 2 do Regulamento 1232/2002 da Comisso: apresentao de prova do registo na Direo de Servios de Licenciamento. Caso a exportao se destine a um operador estabelecido num pas que figure na lista publicada no Jornal Oficial (JOC C 138 de 13.06.2003): apresentao da autorizao de exportao (modelo 1889 da INCM) emitida pela Direo de Servios de Licenciamento.

702

Designao: Controlo do comrcio internacional de diamantes em bruto Exportao -Processo de Kimberley. Organismo: Autoridade Tributria e Aduaneira (AT), atravs das estncias aduaneiras; Autoridade Comunitria para processar a validao da verificao das remessas e/ou emisso de certificados de exportao. Condies de desalfandegamento: proibida a exportao de diamantes em bruto a menos que sejam satisfeitas as seguintes condies: a) Os diamantes em bruto devem ser acompanhados de um certificado comunitrio correspondente emitido e validado por uma autoridade comunitria constituda; b) Os diamantes em bruto devem ser acondicionados em contentores inviolveis e selados pela autoridade comunitria.

704

Designao: Proibio de exportao de aparelhos, dispositivos ou produtos suscetveis de revelarem a presena ou perturbarem o funcionamento de instrumentos destinados deteo ou registo das infraes ao Cdigo da Estrada. Organismo: Autoridade de Segurana Alimentar e Econmica. Condies de desalfandegamento: proibida a exportao de aparelhos, dispositivos ou produtos suscetveis de revelarem a presena ou perturbarem o funcionamento de instrumentos destinados deteo ou registo das infraes ao Cdigo da Estrada, classificados no cdigo pautal 8512 30 90

707

Designao: Condies para a exportao de armas e munies. Organismo: Direo Nacional da Polcia de Segurana Pblica Condies de desalfandegamento: Apresentao de autorizao de exportao emitida pela Polcia de Segurana Pblica.

18

PAUTA DE SERVIO 2013 INFORMAES COMPLEMENTARES


ltima actualizao a 16-10-2013

PARTE 17

Informao Complementar 713

EXPORTAO Designao: Exportao de subprodutos animais transformados e/ou de produtos que os contenham, destinados a serem utilizados como fertilizantes orgnicos e corretivos orgnicos do solo (FOCOS) Organismo: Autoridade Tributria e Aduaneira (AT), atravs das estncias aduaneiras onde so cumpridas as formalidades de exportao; Direo-Geral de Alimentao e de Veterinria, atravs da Direo de Servios de Higiene Pblica Veterinria Diviso de Inspeo Higio-Sanitria dos Produtos de Origem Animal e das Direes de Servios Veterinrios Regionais (DSVR) Direo Regional de Desenvolvimento Agrrio (DRDA), na Regio Autnoma dos Aores. Direo Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DRADR), na Regio Autnoma da Madeira. Condies de desalfandegamento: Apresentao de um Certificado Sanitrio, aquando da exportao, emitido pela DSVR da regio de localizao geogrfica do agente econmico que pretende proceder exportao ou pela DRDA ou DRADR.

714

Designao: Exportao de protenas animais transformadas e/ou de produtos que as contenham, destinadas a alimentao animal. Organismo: Autoridade Tributria e Aduaneira (AT), atravs das estncias aduaneiras onde so cumpridas as formalidades de exportao; Direo-Geral de Alimentao e de Veterinria, atravs da Direo de Servios de Produo Animal Diviso de Alimentao Animal - e das Direes de Servios Veterinrios Regionais. Direo Regional de Desenvolvimento Agrrio (DRDA), na Regio Autnoma dos Aores. Direo Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DRADR), na Regio Autnoma da Madeira. Condies de desalfandegamento: Apresentao de um Certificado Sanitrio, aquando da exportao, emitido pela DSVR da regio de localizao geogrfica do agente econmico que pretende proceder exportao ou pela DRDA ou DRADR.

715

Designao: Controlo sobre material destinado prtica de jogos de fortuna ou azar. Organismo: Autoridade Tributria e Aduaneira (AT), atravs das estncias aduaneiras onde so cumpridas as formalidades de exportao Inspeo-Geral de Jogos. Condies de desalfandegamento: necessrio uma autorizao emitida pela Inspeo Geral de Jogos

716

Designao: Condies a observar na exportao de produtos de uso veterinrio (PUV). Organismo: Direo Geral de Veterinria (DGV). Autoridade Tributria e Aduaneira (AT), atravs das estncias aduaneiras onde so cumpridas as formalidades aduaneiras de exportao. Condies de desalfandegamento: Apresentao de um certificado comprovativo da autorizao de fabrico do PUV, emitido pela DGV.

19

PAUTA DE SERVIO 2013 INFORMAES COMPLEMENTARES


ltima actualizao a 16-10-2013

PARTE 17

Informao Complementar 717

EXPORTAO Designao: Procedimentos na exportao de produtos explosivos e matrias perigosas. Organismo: Polcia de Segurana Pblica (PSP) Departamento de Armas e Explosivos. Rua de Artilharia 1, n. 21, 1269-003 Lisboa Telefone: +351 21 8111000 Fax: +351 21 3874772 E-mail: depaex@psp.pt Condies de desalfandegamento: Autorizao de exportao emitida pela PSP e peritagem efectuada pela mesma entidade, cujo resultado averbado no verso do original da autorizao de exportao.

20

Вам также может понравиться