Вы находитесь на странице: 1из 3

dente do Dinis

Era uma vez um dente que vivia infeliz, passava o dia doente e a culpa era do Dinis! Chocolate, gelado, caramelo e acar, nada escapava ao Dinis Que no escovava os dentes e o pobre do dente era um infeliz! Um dia, depois de comer, o Dinis sentiu uma dor Doa e continuava a doer, era melhor ir ao doutor! Vamos l ver o que se passa disse o dentista a sorrir. Mas ao Dinis, apavorado, s lhe apetecia fugir! Com o dedo pde sentir um buraquinho no dente de trs. Para que possas voltar a sorrir, escuta bem, meu rapaz E o dentista l lhe explicou que os doces faziam cries do pior. Depois limpou, escovou e tratou e o Dinis sentiu-se muito melhor. Agora h que lavar os dentes depois de comer e dos doces no abusar para o dente no te doer! Depois daquele dia diferente, o Dinis teve mais cuidado e o dente que era doente foi muito bem tratado!

10 | Letras com Histrias

O dente do Dinis
Propostas de atividades sobre o texto e sobre sade oral
Era uma vez um dente / que vivia infeliz / passava o dia doente / e a culpa era do Dinis!

Em grande grupo discutem-se as opes alimentares do Dinis: Ele escolhia alimentos que lhe faziam bem? Ser que o dente do Dinis ficaria doente se ele comesse alimentos mais saudveis? A educadora prepara dois moldes de dentes, cada um numa cartolina: um dente feliz numa cartolina branca e um dente infeliz numa cartolina mais amarelada. Distribuem-se folhetos de supermercado pelas crianas, para que recortem alimentos variados, ou pede-se previamente s famlias que colaborem no envio de recortes de alimentos saudveis e no saudveis. Cada criana colar no respetivo dente os alimentos que selecionou: no dente branco e feliz ficaro os alimentos saudveis e no dente amarelado e infeliz aqueles que no so to saudveis! Chocolate, gelado, caramelo e acar, / nada escapava ao Dinis... / Que no escovava os dentes / e o pobre do dente era um infeliz!

Mas como s vezes se comem doces e coisas menos saudveis, muito importante saber escovar os dentes! E escovar os dentes no apenas passar com a escova levemente... H que saber escovar para cima e para baixo, para a frente e para trs e em crculos tambm! Que tal um treino de escovagem enquanto se fazem umas pinturas divertidas? A educadora prepara moldes de dentes em papel e coloca disposio das crianas tintas e escovas de dentes usadas. As crianas mergulham a escova na tinta pretendida e realizam sobre o dente de papel os movimentos sobre os quais conversaram. E o dentista l lhe explicou / que os doces faziam cries do pior. (...)

tambm possvel realizar de uma experincia para constatar a forma como os alimentos menos saudveis, nomeadamente os muito ricos em acar, estragam os dentes. Num frasco transparente coloquem um ovo cozido e depois encham esse recipiente com uma bebida bem doce, como, por exemplo, um refrigerante. Noutro frasco igual, coloquem um ovo cozido que ficar submerso apenas em gua. Deixem ficar os ovos submersos durante cerca de 24 horas. Quando retirarem os ovos dos lquidos... que surpresa! H uma casca cheia de manchas! Qual delas ser? Reflitam sobre o efeito do acar nos dentes e experimentem lavar as manchas do ovo com uma escova de dentes e pasta dentfrica! (...) Depois limpou, escovou e tratou / e o Dinis sentiu-se muito melhor.

Podem construir na sala uma Oficina de Limpeza Dentria. Vo precisar de caixas de ovos de plstico, tintas, escovas de dentes usadas, blocos de construo gigantes, plasticinas e atacadores. A educadora recorta as caixas de ovos de forma a que fiquem disponveis filas de dentes. As crianas pintaro sobre o plstico e depois deixam secar. Quando a tinta estiver seca,

arregaam bem as mangas e, com a ajuda de uma escova de dentes usada, escovam toda a sujidade at no restar nem uma mancha! As crianas sero desafiadas a colocar plasticina nos espaos existentes nos blocos de construo e depois a retirarem-na com a ajuda dos atacadores, e tudo isto depois de terem conversado sobre o fio dental e a importncia da sua utilizao. - Vamos l ver o que se passa... / - disse o dentista a sorrir. / Mas ao Dinis, apavorado, / s lhe apetecia fugir!

Para que no restem dvidas nem medos, o melhor mesmo ser convidar um mdico-dentista para visitar a sala! Nada como um especialista para explicar todos os cuidados a ter com os dentes, e talvez possa levar para a sala alguns dos seus instrumentos de trabalho para as crianas observarem e manusearem. Acima de tudo, importante que as crianas compreendam a importncia da preveno das cries, mas tambm no receiem a figura do dentista caso seja necessrio a ele recorrer! Albino Varanda Educador de Infncia

Вам также может понравиться