Вы находитесь на странице: 1из 12

Aula 1 redes de computadores

Aula 1
Do sinal de fumaa ao e-mail
Esperamos que, ao final desta aula, voc seja capaz de: identificar os componentes de uma rede; entender como so classificadas e organizadas as redes.

Para voc compreender bem esta aula, dever ser capaz de conceituar e indicar a aplicao para os recursos de Tecnologia da Informao (TI), presentes em uma rede local, tais como: computador, impressora, scanner, entre outros. Uma boa fonte sobre esse assunto est disponvel no stio do Clube do Hardware: <http://www.clubedohardware.com.br>. Voc deve fazer a leitura desse material a fim de que possa entender a necessidade de se compartilhar os provveis recursos disponveis em uma rede.

A comunicao sempre foi uma necessidade humana observada atravs dos tempos, buscando sempre a aproximao entre as comunidades. Nos livros de histria, podemos encontrar diversas cenas de como as informaes podiam trazer ou gerar diversas formas de conhecimento, como, por exemplo, algumas tribos indgenas utilizavam o sinal de fumaa ou de tambores para se comunicar. Grandes conquistadores da histria estabeleceram um sistema de mensageiros para se comunicar com seus generais em campos de batalhas e vice-versa. H ainda registros histricos da utilizao de pombos-correio para troca de informaes no perodo de guerras. A necessidade de comunicao nos levou elaborao de mtodos cada vez mais eficientes, como pode ser comprovado pelos diversos tipos de tecnologias de comunicao existentes em nossos dias, como, por exemplo, o e-mail.

unitins anlise e desenvolvimento de sistemas 3 PERODO

287

Aula 1 redes de computadores

Iniciaremos a aula com um breve histrico sobre o computador. Depois falaremos sobre rede: funcionamento, tipos, benefcios, topologias.

1.1 Um breve histrico


Inicialmente os computadores trabalhavam de forma isolada, o processamento das informaes era realizado em cada computador. Caso houvesse a necessidade de troca de informaes de um computador para outro, era necessrio que essas informaes fossem copiadas em um disquete e, posteriormente, levadas a outro computador. Esse processo ficou conhecido como DPL/DPC (disquete pra l, disquete pra c) (TORRES, 2001). Quando foram criadas, as redes serviam apenas para transferncia de dados de um computador para outro. A primeira rede de computadores conhecida foi a ARPANET, criada pela ARPA (Advanced Research and Projects Agency), com o objetivo de conectar os departamentos de pesquisa militares dos EUA (TORRES, 2001). Segundo Torres (2001), na dcada de 1970, algumas universidades e outras instituies que realizavam trabalhos relativos defesa tiveram permisso para se conectar ARPANET. A partir da, a ARPANET evoluiu em tecnologia, abrangncia geogrfica e tambm na quantidade de servios oferecidos aos seus usurios, at chegar ao que conhecemos hoje por INTERNET, que a maior rede de computadores que existe na atualidade, com aproximadamente 1.173.109.925 de usurios em todo o mundo (<http://www.internetworldstats.com>).

1.2 Rede de computadores: o que e como funciona


Para Odom (2002), podemos definir uma rede de computadores como sendo um sistema de comunicao de dados constitudos por meio da interligao entre computadores e outros dispositivos, distribudos geograficamente com a finalidade de trocar informaes e compartilhar recursos. Ainda segundo o autor, para haver comunicao, devemos lembrar que so necessrios quatro elementos importantes. So eles: emissor: a parte que transmite/emite a informao, ou seja, representa onde a informao gerada; receptor: aquele que recebe a mensagem do emissor; sinal: contm a mensagem composta por dados e informaes; meio de transmisso: interface ou caminho entre o emissor e o receptor, que tem a tarefa de transportar o sinal ou mensagem. Os elementos necessrios para a comunicao podem ser visualizados na figura um.

288

3 PERODo anlise e desenvolvimento de sistemas unitins

Aula 1 redes de computadores

Figura 1

Representao do processo de comunicao.

Fonte: Odom (2002).

Para explicar de forma mais clara esse processo, tomaremos como exemplo um mtodo de comunicao muito conhecido por todos ns: a carta. Quando algum deseja enviar uma carta a um ente querido, o remetente (emissor) escreve, em uma folha de papel, as novidades, as perguntas e tudo mais que achar necessrio (sinal). Posteriormente, coloca as folhas com a sua mensagem dentro do envelope (meio de transmisso), informa o remetente (receptor) e coloca a carta no correio (meio de transmisso). O correio ficar responsvel por fazer a carta chegar at o remetente (receptor). Fcil no ? Os componentes ou partes de uma rede so compostos por pessoas, hardware e software. Dentro dos componentes de hardware, podemos encontrar os seguintes dispositivos, tambm conhecidos como ns: computador: mquina capaz de executar vrios tipos de tratamento automtico de informaes ou processamento de dados; perifricos: aparelhos ou placas que enviam e recebem informaes do computador, por exemplo, impressoras, scanners, entre outros; meio fsico de transmisso: o sistema fsico de comunicao pelo qual os dados so transmitidos. qualquer meio capaz de transportar informaes eletromagnticas. Pode ser por fio, cabo coaxial, fibra ptica e ainda o prprio ar; dispositivos de ligao do computador rede: so dispositivos e/ou componentes que tm a funo de promover o acesso do computador rede de computadores. Por exemplo, placa de rede, modem, entre outros. Figura 2 Placa de Rede.

Fonte: Wikipdia.org.

unitins anlise e desenvolvimento de sistemas 3 PERODO

289

Aula 1 redes de computadores

Uma rede tem ainda outros componentes comumente conhecidos como ativos e passivos. Os ativos de rede so equipamentos que tm capacidade de processamento de dados, ou seja, so dispositivos que fazem escolhas a partir de regras previamente definidas. Diferentemente dos ativos, os passivos de rede so dispositivos que no tm qualquer tipo de processamento, atuando, geralmente, como elo entre os ns e os ativos (TANENBAUM, 2004). Veremos agora a definio de alguns desses ativos e passivos de rede a partir de Tanenbaum (2004). Bridges (pontes): interligam duas redes locais que utilizam protocolos distintos, ou ainda, dois segmentos da rede que usam o mesmo protocolo. Routers (roteadores): determinam pelo qual caminho a informao deve seguir para chegar ao seu destinatrio. Geralmente utilizado para troca de informao entre computadores em redes distintas ou geograficamente distantes. Observe os roteadores na figura trs. Figura 3 Interligao de redes por meio de roteadores.

Fonte:

Odom (2002).

Repeaters (repetidores): so utilizados para interligar redes com a mesma tecnologia. Eles regeneram o sinal eltrico, amplificando-o para que consiga atingir maiores distncias. Hub (concentrador): o equipamento que interliga vrios computadores entre si. indicado para pequenas redes, devido a sua tecnologia no trabalhar muito bem com grandes volumes de dados. Isso ocorre uma vez que ele envia as informaes a todos os computadores que esto conectados a ele (broadcast). Switch (comutador): tem a mesma funo do hub, com o diferencial que switch tem certa inteligncia. Ele encaminha as informaes que recebe somente para o computador ao qual a mensagem se destina

290

3 PERODo anlise e desenvolvimento de sistemas unitins

Aula 1 redes de computadores

(unicast). Gera, assim, um volume bem menor de trfego de dados e maior segurana na troca de informaes entre emissor e receptor.

1.3 Tipos de rede


As redes de computadores podem ser classificadas de acordo com a sua abrangncia geogrfica, como, por exemplo, uma sala, um prdio, uma cidade, um pas ou continente. Conforme Moraes (2004), os tipos de rede de computadores mais conhecidos so: LAN (Local Area Network): ou rede de rea local, so redes de comunicao utilizadas para interligar equipamentos de rede com capacidade de atuao em uma rea de no mximo 10 km de distncia. MAN (Metropolitan Area Network): ou rede de rea metropolitana, uma rede de comunicao que abrange uma cidade, ou geralmente uma rea de 10 a 100 km. WAN (Wide Area Network): ou rede de longa distncia, uma rede de comunicao que permite atingir grandes distncias como um pas ou continente, ou seja, acima de 100 km. Normalmente formada por vrias pequenas LANs. Segundo Moraes (2004), existem ainda outras denominaes de rede, como, por exemplo, PAN (Personal Area Network) ou rede de rea pessoal, que um sistema de comunicao de ns muito prximos um dos outros, ou seja, um computador interligado a outro para utilizar uma impressora compartilhada. Existe tambm a chamada CAN (Campus Area Network), que um tipo de rede que interliga computadores em dois prdios diferentes, como em campus universitrios ou prdios industriais.

1.4 Por que utilizar uma rede


Moraes (2004) afirma que trabalhar em rede traz sempre muitos benefcios para quem faz uso dessa tecnologia. Eis algumas delas: a facilidade de compartilhamento de recursos fsicos da rede: mais barato obviamente compartilhar impressoras, scanners, discos rgidos, do que comprar um para cada computador; a possibilidade de compartilhamento de dados: um computador sem disco rgido pouco funcional, contudo, em uma rede de computadores, pode ser utilizado normalmente como uma estao de trabalho. Com isso, voc pode baixar consideravelmente o custo com aquisio de hardwares; compartilhamento de aplicativos: possvel, por meio de uma rede local, vrios usurios compartilharem um mesmo programa instalado em um dos computadores interligados a essa rede.

unitins anlise e desenvolvimento de sistemas 3 PERODO

291

Aula 1 redes de computadores

Pensando sobre o assunto

1.5 Topologias de rede


A topologia de rede compreende a forma como os componentes de uma rede (computadores, hubs, switches, impressoras, entre outros) esto interligados entre si (TORRES, 2001). A topologia abrange trs campos: fsico, eltrico e lgico. Os campos fsico e eltrico esto relacionados com o cabeamento. O campo lgico refere-se forma como a informao tratada dentro da rede, como ela transportada de um n a outro, como ela est fisicamente organizada (ODOM, 2002). Torres (2001) apresenta as topologias de rede mais utilizadas e o diferencial entre cada uma delas. B  arramento: os ns esto ligados a um barramento central nico. A interligao por meio dele relativamente simples, em que cada n est ligado a esse nico cabo que o liga at o prximo n. Cada n das extremidades do cabo tem um componente chamado terminador, que alm de indicar o trmino do barramento, tambm indica que no h mais ns daquele ponto em diante. Voc pode visualizar a topologia por barramento na figura quatro. Figura 4 Topologia de rede em barramento.

Fonte:

Odom (2002).

A  nel: os ns so interligados uns ao outros seqencialmente de forma contnua, formando um caminho fechado em forma de anel. Esse anel

292

3 PERODo anlise e desenvolvimento de sistemas unitins

Aula 1 redes de computadores

no interliga de forma direta os ns, mas possibilita a comunicao entre eles por meio de repetidores em cada n. Esse tipo de topologia permite o trfego de informaes em ambas as direes. Cada n est ligado diretamente a outros dois ns, quando todos esto ativos. Uma grande desvantagem de uma rede em anel que, se algum n falhar, toda a comunicao pode ser comprometida. A topologia de rede de anel pode ser observada na figura cinco. Figura 5 Topologia de rede em anel.

Fonte:

Odom (2002).

E  strela: os ns esto interligados em um ponto central. Nessa topologia, toda a comunicao passa obrigatoriamente por um ponto central inteligente, que garante que a informao enviada seja remetida somente ao destinatrio correto. As redes estrela so as mais utilizadas na atualidade. Elas podem ser encontradas na maioria das redes empresariais e domsticas. Observe essa topologia na figura seis. Figura 6 Topologia de rede em estrela.

Fonte:

Odom (2002).

Vejamos a seguir um quadro comparativo entre as topologias. Nele veremos as vantagens e as desvantagens de cada uma das topologias.

unitins anlise e desenvolvimento de sistemas 3 PERODO

293

Aula 1 redes de computadores

Quadro

Comparao entre as topologias de rede. VANTAGENS


Mais tolerante a falhas. A falha de um PC no afeta os demais. Facilidade de acrscimo de computadores. Gerenciamento centralizado. Razoavelmente fcil de instalar. Requer menos cabos. Desempenho uniforme. Simples e de fcil instalao. Requer menos cabos. Fcil de ampliar. Se um n falhar, todos falham. Dificuldade em isolar problemas. A rede fica mais lenta em perodos de grande utilizao. Os problemas so difceis de isolar.

TOPOLOGIA

DESVANTAGENS
Maior custo de instalao por necessitar de mais cabos. Se o ponto central falhar, toda a rede ir falhar.

Fonte: Moraes (2004).

Portanto o uso de redes locais traz grandes vantagens para seus usurios, pois oferece um cem nmero de possibilidades de expanso e melhoria de servios do cotidiano da empresa e/ou usurio domstico. A adoo da tecnologia a ser empregada na construo de uma rede local deve ser realizada por meio de estudos de caso ao qual se pretende atender, diante da enorme gama de possibilidades de recursos tecnolgicos disponveis atualmente.

Nesta aula, aprendemos que as redes surgiram como necessidade de troca mais rpida e eficiente entre os computadores. Entendemos o conceito de rede de computadores como sendo um sistema de comunicao de dados constitudo por meio da interligao entre computadores e outros dispositivos, distribudos geograficamente, com a finalidade de trocar informaes e compartilhar recursos. Compreendemos que, para haver comunicao, so necessrios quatro elementos importantes nesse processo: o emissor (transmite/emite a informao); o receptor (recebe a mensagem do emissor); o sinal (mensagem composta por dados e informaes); e o meio de transmisso (interface ou caminho entre o emissor e o receptor, que tem a tarefa de transportar o sinal ou mensagem). Aprendemos que uma rede composta por diversos recursos computacionais: impressoras, hubs, roteadores, computadores, softwares, entre outros, e que cada um deles exerce um papel diferenciado.

294

3 PERODo anlise e desenvolvimento de sistemas unitins

Aula 1 redes de computadores

Estudamos que as redes de computadores podem ser classificadas de acordo com a sua abrangncia geogrfica e que os tipos de rede de computadores mais conhecidos so: as WANs (redes de longas distncias), as LANs (redes a uma pequena distncia) e as MANs (redes metropolitanas). Aprendemos tambm que a topologia de rede compreende a forma como os computadores, hubs, switches, impressoras, entre outros, esto conectados entre si. Analisamos as topologias de redes: barramento (ns esto ligados a um barramento central nico); anel (ns interligados uns ao outros seqencialmente de forma contnua, formando um caminho fechado em forma de anel); estrela (ns interligados em um ponto central). Entre elas, a mais comum a estrela por apresentar maiores vantagens quanto a falhas e questes de gerenciamento.

1. A partir do estudo que realizamos, identifique as afirmativas verdadeiras sobre a topologia de rede estrela. a) a menos utilizada, uma vez que, se um n falhar, toda a rede ir parar de funcionar. b) de fcil instalao, contudo ela se torna muito lenta em perodos de grande utilizao. c) Toda a comunicao passa obrigatoriamente por um ponto central inteligente. Se o n central falhar, toda rede ir deixar de funcionar. d) Facilita o acrscimo de computadores. 2. Dentro dos recursos computacionais que compem uma rede, podemos encontrar dois mais comumente utilizados, os hubs e os switches. Como diferena entre os dois, podemos afirmar que: a) o switch, para se comunicar com os computadores que esto interligados a ele, diferentemente do hub, utiliza o que chamamos de unicast, ou seja, envia a informao somente para o computador ao qual se destina; b) o hub um equipamento inteligente, porque a tecnologia de comunicao broadcast traz sempre maior velocidade e segurana para uma rede; c) quando o switch est enviando um sinal ao computador de destino ele ainda permite que outros computadores continuem trocando informaes, uma vez que ele cria um canal exclusivo entre o emissor e o receptor; d) no h diferena entre o hub e o switch.

unitins anlise e desenvolvimento de sistemas 3 PERODO

295

Aula 1 redes de computadores

3. Com relao classificao das redes, assinale a alternativa incorreta. a) As redes WAN so muito comuns dentro da Internet por se tratar de redes de grandes distncias umas das outras. b) Uma empresa, que possui sua matriz em Paris e outra em Nova York e que mantm os seus computadores interligados entre si (matriz e filial), tem uma rede metropolitana (MAN). c) As redes conhecidas como LAN so mais comuns nas empresas e rgos governamentais, por interligarem computadores que esto prximos entre si. d) Uma rede que interliga dois laboratrios de computadores, um em cada prdio, pode ser classificada tambm como CAN. 4. Assinale quais itens de hardware que podem ser compartilhados em uma rede. a) Impressora b) Mouse c) Hard-disk (HD) d) Monitor e) Unidade de CD-ROM

Na atividade um, as alternativas corretas so (c) e (d). As alternativas (a) e (b) referem-se s topologias de anel e de barramento, respectivamente. Na atividade dois, as alternativas corretas so (a) e (c), uma vez que (b) e (d) no correspondem s caractersticas tecnolgicas de um hub, ele no um equipamento inteligente, alm do fato de que o broadcast traz alguns problemas srios para os demais integrantes da rede, pois ocasiona trfego desnecessrio entre todos os dispositivos interligados, sendo, portanto, o hub bem diferente do switch. Na atividade trs, a alternativa incorreta (b), uma vez que as redes interligadas a uma distncia maior que 100 km so chamadas de WANs, as demais alternativas so afirmaes verdadeiras sobre cada classificao de rede. Caso voc tenha respondido corretamente s atividades um, dois e trs, parabns! Conseguiu atingir um dos objetivos desta aula: entender como so classificadas e organizadas as redes. Se errou a(s) resposta(s), ser necessrio fazer uma reviso sobre as topologias de rede. Por fim, na atividade quatro, se voc assinalou as alternativas (a), (c) e (e) significa que voc compreendeu bem a respeito das possibilidades compartilhamento de recursos em uma rede. Se voc escolheu as alternativas (b) e (d), deve

296

3 PERODo anlise e desenvolvimento de sistemas unitins

Aula 1 redes de computadores

estudar melhor sobre o funcionamento dos hardwares que esto envolvidos em uma rede. Com essa atividade, voc atingiu outro objetivo de aula: identificar os componentes de uma rede.

MORAES, Alexandre Fernandes. Redes de computadores: fundamentos. So Paulo: rica, 2004. ODOM, Wendell. Cisco CCNA: guia de certificao do exame CCNA. Rio de Janeiro: Alta Books, 2002. TANENBAUM, Andrew. S. Redes de computadores. 4. ed. Rio de Janeiro: Campus: Elsevier, 2004. TORRES, Gabriel. Redes de computadores: curso completo. Rio de Janeiro: Axcel Books, 2001. WIKIPDIA. Enciclopdia livre. Placa de rede. Disponvel em: <http:// pt.wikipedia.org/wiki/Imagem:Network_card.jpg>. Acesso em: 10 set. 2007.

Estudaremos mais detalhadamente como os componentes de uma rede fazem para trocar informaes entre eles. Entenderemos a funo do protocolo e suas camadas. Esperamos que voc esteja preparado para conhecer como nunca sobre o processo de comunicao de uma rede. At a prxima!

Anotaes

unitins anlise e desenvolvimento de sistemas 3 PERODO

297

Aula 1 redes de computadores

298

3 PERODo anlise e desenvolvimento de sistemas unitins

Вам также может понравиться