Вы находитесь на странице: 1из 15

1

O DILOGO ENTRE A LITERATURA E HISTRIA NA CONSTITUIO DAS IDENTIDADES NACIONAIS NOS PASES DE LNGUA OFICIAL PORTUGUESA Rosangela SARTESCHI 1

RESUMO: Essa comunicao pretende discutir as negociaes de sentido presentes nas literaturas de lngua portuguesa, provocadas pelas novas formas de representao que interferem na formao das novas identidades mltiplas e plurais. Pretende observar, ainda, a presena,nessas literaturas obras de uma reflexo acerca da construo identitria ancorada em processos em que a pluralidade e a diversidade so elementos imprescindveis.

PALAVRAS-CHAVE: literatura e histria; identidades nacionais; literaturas em lngua portuguesa

El que contempla racionalmente el mundo es tambim contemplado por l, que la dos cosas se determinan la una a la outra. (Hegel)

Questes conceituais preliminares

Desde Aristteles, a questo entre os limites da histria e da literatura j se colocava. Para o filsofo grego, a fico no s se distingue do discurso histrico como lhe superior uma vez que o discurso histrico constitui-se apenas uma forma de escrever a respeito do particular. No entanto, essa questo acerca dos limites dos gneros ganha maior relevncia com o surgimento do romance, constituindo-se ponto fundamental para a anlise literria, em especial, com o romance histrico, modalidade inaugurada pelo escritor ingls Walter Scott, no sculo XIX.
1

USP, Faculdade de Filosofia, Letras e Cincias Humanas, Departamento de Letras Clssicas e Vernculas. Rua do Lago, 717. Cidade Universitria. CEP 05508-900. So Paulo SP. Brasil. E-mail: rosecpq@usp.br

A especificidade dessa modalidade de narrativa era tirar da singularidade o carter excepcional na atuao de cada personagem, introduzindo na literatura pica a extensa descrio dos costumes e das circunstncias que rodeiam os acontecimentos, o carter dramtico da ao e, em estreita relao com este ultimo aspecto, o novo e importante papel do dilogo no romance. (MARCO, 2000, 316) O romance histrico torna-se o gnero literrio que oferece as melhores condies para a revificao do passado convertendo-o em pr-histria do presente, na revificao potica das foras histricas, sociais e humanas que em um perodo longo de desenvolvimento deram forma nossa vida. (LUKCS, 1971, 58) 2 Lukcs, ampliando seus prprios conceitos, em sua Esttica, apresenta-nos um longo estudo acerca do conceito de arte e sua natureza, o que, conseqentemente, fornecer instrumentos para a conceituao de texto ficcional e de texto cientfico. O crtico hngaro afirma que toda arte est baseada na imitao do real. Porm, apenas quando se manifesta nela a pretenso criadora do mundo e se revela sua capacidade de satisfazer essa mesma pretenso que encontra sua verdadeira natureza. Em outras palavras, a mimesis autntica aquela que evoca sempre a representao e sensao da realidade de maneira criativa. Lukcs parte de conceitos j formulados anteriormente por Goethe sobre alegoria e smbolo e aprofunda o debate. Para Goethe, a alegoria transforma a aparncia em um conceito e um conceito em uma imagem, de tal forma que esse conceito mantm-se completamente na imagem que se constituiria, em verdade, no interlocutor real. O smbolo, por sua vez, transforma a aparncia em idia e

Traduo para o portugus de Valria de Marco

a idia em imagem de tal modo que essa idia constituir-se- em imagem de forma ativa perante seu interlocutor. A alegoria, portanto, apresenta-se, na perspectiva de Goethe, vazia em contedo, abstrata e independente, uma mimesis primitiva e carrega em si uma neutralidade com respeito realidade e sua transcendncia. A imitao fim em si mesma. Uma pintura pode, assim, retratar fielmente uma realidade, evocar de maneira extraordinria a sua aparncia objetiva, mas ainda assim carecer do mundo retratado. S quando a discrepncia interna entre o mundo da obra de arte e o contedo que transcende a ele, provocada pelo impulso criador, desenvolver-se a ponto de converter em uma contradio esttica, poder-se- falar em arte. Assim sendo, o mundo retratado em cada obra de arte , precisamente, o desenvolvimento da objetividade conformada em reflexo esttico, at converter-se em uma estrutura na qual objetos se apresentem sensorialmente e contenham em si mesmos a prpria significao. Um objeto recebe forma artstica de modo a revelar sua prpria essncia. Confirma-se, portanto, nossa hiptese de que a arte s cumprir realmente seu papel quando, para alm de destruir uma realidade, reconstru-la e transform-la. Quando a arte torna-se escrava de formas cristalizadas, baseando-se apenas na fixao de conceitos, torna-se imagem descolada de contedo e significao e sem validade, pois. Ainda sobre a questo dos limites dos gneros, outro aspecto a se destacar concerne estrutura textual: a semelhana entre o discurso narrativo ficcional e o discurso histrico. Paul Ricoeur, em seu livro Historia y Narratividad, defende a tese de que, embora haja diferenas entre o relato histrico e o relato de fico, ambos

possuem uma estrutura narrativa comum, que permite considerar o mbito da narrao como um modelo discursivo homogneo. Alm disso, deve-se atentar para o fato de histria e fico terem o mesmo aporte referencial; a diferena entre elas se estabelece pelo tipo de abordagem peculiar a cada um dos gneros. A histria, por ser cincia, no s est presa s regras de evidncia emprica prprias de sua rea como tambm deve guiar sua pretenso referencial em conformidade das cincias. Ainda assim, por estar no mbito da narrativa, est sujeito s leis da frase narrativa que, sob seu ponto de vista, apresenta variadas formas de elaborao. O discurso narrativo, ainda que seja um discurso cientfico, pode surgir de maneiras diversas pela contingncia colocada. Portanto, deve-se reconhecer a existncia de um carter fictcio na historiografia, por constituir-se tambm um discurso que se constri no campo da linguagem, ainda que, como apontado, a histria tenha por objetivo a busca da verdade nas provas sobre os fatos passados. Por fim, deve-se destacar que a natureza do discurso histrico tambm pressupe a existncia de um narrador, o qual, assim como o narrador ficcional, trabalha a partir de escolhas ticas, estticas e ideolgicas. Quando opta pelo que contar e o que no contar, ou seja, quando faz uma seleo de fatos que, bom lembrar, atravs de um arquivo de conhecimento que s lhe chega atravs de documentos elaborados sob as mesmas condies, elabora um discurso entre tantos outros possveis. O conceito em baila nesse momento o conceito da verdade unvoca e universal. Vemos, assim, que ambos os discursos trabalham no campo da tica, da esttica e da ideologia, igualmente. A diferena entre histria e fico ocorre, pois, quando a histria supera a compreenso habitual da lgica do relato no mediante a fico, mas mediante a indagao:

La historia consiste en llevar a cabo una indagacin, una inquir, una Forschung. Su intencionalidad especfica reside en dicha indagacin. [...] Que por mucho que sea fruto de la ficcin, de la ideologa o de una institucin, la historia ha de amoldarse a una exigencia especfica: el archivo. [...] La indagacin, debido a la exigencia del archivo, trata de romper continuamente con la ficcin y la ideologa del relato, mientras que ste, en la medida que siegue siendo un relato regido por elaboracin de la trama, no deja, sin embargo, de incorporar nuevos elementos ficticios e ideolgicos. Pero el vector principal, la intencionalidad distintiva siegue siendo la indagacin. (RICOEUR: s/d, 179)

J os relatos de fico, mesmo quando partem de fatos reais ou de documentos, podem desdobrar essa referncia no discurso potico. A referncia literria a mimesis, no sentido de metfora criativa da realidade, de sua reduplicao simblica. Dessa forma, a pretenso referencial da fico narrativa consiste, precisamente, em tratar de descrever novamente a realidade a partir das estruturas simblicas da fico: jogo com o tempo, com a distncia, com a perspectiva ou com as vozes presentes no texto. Para o ensasta francs, o que sucede ao discurso histrico e fico histrica, a ponto de levantar tantas teses, que a histria se confunde com a fico quando, mesmo baseada no documento, no arquivo, no real, encontra um cenrio de papis e agentes sociais e histricos que nunca foram ouvidos ou que foram apagados da histria real. A quebra da lgica e da racionalidade dos papis sociais que eram conhecidos imprescindvel para o entendimento da questo de que tratamos. O real coloca em evidncia o quo erradas estavam as interpretaes dos fatos histricos.

Assim, para Ricoeur, o cerne do problema est no fato de ambos os discursos estarem imbricados no nvel da elaborao do enredo, cuja funo consiste mesmo em imbricar a lgica das possibilidades da prxis com a lgica das possibilidades narrativas. Em outras palavras, o paradoxo dessa estrutura dos papis narrativos consiste em destinar ao enredo a exigncia de um repertrio que corresponda compreenso habitual e comum da ao e possibilite, assim, que se produzam separaes que ressaltem a limitao dessa compreenso e, portanto, do inventrio que constitui sua estrutura. Essas separaes ocorrem tanto na narrativa histrica como na fico. Nesse sentido, perceberemos que a lgica convencional do relato amplia-se e ajuda a entender as complexas relaes que existem entre relato histrico e relato de fico. Essa postura no se limita, portanto, a definir as separaes que dizem respeito ao grau zero da narratividade e a divergncia dicotmica entre aquilo que produz o real e o que origina a fico.

Histria e fico: limites

Como se sabe, o romance um gnero em permanente processo. uma forma inacabada. Portanto, nada mais coerente do que utiliz-lo como meio de contar uma histria dissertada da histria real. Se a histria est infinitamente em movimento de construo, passvel de ser reconstruda, nada mais lgico do que se utilizar do romance para trazer o mundo da histria para o mundo da fico.

Se aceitamos como verdadeira a hiptese de que a histria est em permanente processo de construo/desconstruo/reconstruo, aceitamos, portanto, a tese de que o discurso historiogrfico tambm, ele prprio, matria de fico. Para Hilrio Franco Jr. (1971, 171):

A Histria, deve-se lembrar, uma reconstruo imaginria do passado feita no presente. Uma reconstituio realizada a partir de material fragmentrio e necessariamente comprometido pelos dados oficiais das pocas passadas que o produziram, e pelos dados culturais do historiador, que na manipulao dessas fontes primrias no est isento de seu prprio momento histrico. Da porque a Histria filha do seu tempo...

A arte simblica, de concepo lukacsiana, , por definio, histrica e filosfica e esse carter que, na literatura, encontrar eco no romance e sua estrutura. Portanto, propsito de quem escreve o chamado romance histrico contestar, atravs de seu fazer literrio, a separao do que fico (literatura) e do que real (histria). O dilogo que se estabelece entre as duas matrizes de entendimento do mundo (arte/literatura e cincia/histria) est baseado no que ambos os discursos tm em comum e no no que tm de diferente.

Considera-se que as duas obtm suas foras a partir da verossimilhana, mais do que a partir de qualquer verdade objetiva; as duas so identificadas como constructos lingsticos, altamente convencionalizadas em suas formas narrativas, e nada transparentes

em termos de linguagem ou de estrutura; e parecem ser igualmente intertextuais, desenvolvendo os textos do passado com sua prpria textualidade complexa. (HUTCHEON, 1988, 141).

Para Hilrio Franco Jr., o que distingue mesmo um texto literrio de um texto histrico sua origem e sua destinao. Tanto o historiador quando o escritor, dentro do mbito da esttica da construo de seus discursos, dirigem-se a determinados leitores suas prprias reflexes. Ambos os discursos so ideolgicos. Se, por um lado, o ficcionista pode inventar, apagar, silenciar sobre certos acontecimentos; por outro, o mesmo pode ocorrer com o historiador. Assim o entrecruzamento entre fico e histria ser bastante profcuo na histria das literaturas africanas de lngua portuguesa, especialmente Angola, Moambique e Cabo Verde. Uma caracterstica importante nos textos produzidos por escritores desses pases que, a despeito do reduzido nmero de leitores, a literatura na histria desses pases definiu-se como um instrumento relevante de transformao social. A existncia de uma prolongada poltica de intensificao das diferenas entre os variados grupos etnolingsticos faz com que escritores acabam por cultivar sua possibilidade de costurar uma unidade ainda que tnue, reconhecendo-lhe a funo de aglutinar os fragmentos gerados pela histria construda numa sequncia de cises. Em todos os territrios africanos colonizados por Portugal, a produo literria chamada nacional nasce sob o signo da reivindicao, trazendo para si a funo de participar no esforo de construir um espao de discusso sobre a condio colonial. Com vnculos fortes coma Histria , a literatura funciona como um espelho dinmico das convulses vividas por esses povos, como afirma Rita Chaves.

Nesse sentido, nota-se tambm uma crescente tendncia, particularmente entre romancistas, de re-escrever o passado pr-colonial e colonial. Nesse mbito podemos citar A Vida Verdadeira de Domingos Xavier ou Ns, os do Makulusu, de Luandino Vieira, Mayombe, de Pepetela (todos romances angolanos), os sete contos compilados em Ns Matmos o Co Tinhoso, do moambicano Lus Bernardo Honwana, entre outros, para citar apenas alguns. J em Portugal, a guerra colonial contribuiu significativamente para a produo literria, registrando-se, assim, perspectivas ideolgicas crticas contrrias ao regime salazarista. Os romances inseridos no que se convencionou a chamar de literatura de guerra desnudavam o discurso monocrdico da ditadura e expunham com veemncia os conflitos de homens comuns frente frica. Com efeito, as produes tenderam a purgar a culpa e assumiram um carcter anti-herico, antimilitarista e auto-punitivo, como o caso, por exemplo, de Jornada de frica de Manuel Alegre, Os cus de Judas ou Fado Alexandrino, de Antnio Lobo Antunes e Partes de frica, de Helder Macedo. O movimento de 25 de abril possibilitou, dessa maneira, que Portugal recontasse sua histria, apropriada por um discurso mtico de ordem colonialista. Buscaram-se assim na reconstruo do passado, elementos de identificao nacional sob uma tica social. A mitologia colonialista passa a ser objeto de crtica inflexvel por parte desses intelectuais. Nesse diapaso encontram-se os escritores Jos Cardoso Pires, com o romance Balada da praia dos ces e Pepetela com Mayombe. Ambos os romances confrontam os paradoxos da representao ficcional e da representao histrica assim como a configurao/reconfigurao identitria de seus pases.

10

Fico e histria: Mayombe e Balada da praia dos ces

Balada da Praia dos Ces e Mayombe so exemplos do construir/reconstruir de suas respectivas histrias. Os sujeitos da escritura revelam a conscincia do artista engajado, cujo papel deixar registrado o seu entendimento acerca dos fatos histricos, sabidos por outrem ou vividos por ele mesmo entre as tantas possveis verses e leituras que se faro dessa mesma histria. Verdade ou inveno, nem sempre sabemos ou podemos distingui-las. bastante pertinente a colocao de Hilrio Franco Jr., ao ressaltar que a busca da realidade do fato uma quimera; deve-se, sim, buscar a realidade historicamente significativa, pois
na articulao entre realidade objetiva e realidade onrica que se encontra efetivamente o fato histrico, aquele que leva a determinados comportamentos, atitudes e prticas sociais. A verdade de um documento est mais nas suas intenes, freqentemente inconscientes, do que no seu contedo explcito. (FRANCO JR, 1997, 276).

Em Balada da Praia dos Ces h a verdade do estado autoritrio que no hesita em estabelecer a sua como nica possibilidade, a verdade de Mena que chega a afirmar: Se no foi exatamente assim, passa a ser. (PIRES, 1983, 170), a verdade do policial Elias: Assim, sem mais aquelas, e calando o resto que no convinha verdade nacional, como lhe compete, o bem mandado. (PIRES, 1983, 184). As verdades que se constroem so resultantes da memria, do ba dos sobrantes, das escolhas individuais que ou esto a servio das vrias instncias de poder e que so, portanto, deliberadamente parciais ou so frutos de

11

indivduos dilacerados pela crueldade do momento histrico. De toda forma, essas escolhas nunca so isentas e acabam por embaralhar os limites j tnues do fato e da imaginao, esfumaando de vez a viso do leitor. Cardoso Pires, em sua nota final, ratifica, por fim, o postulado da mutabilidade da verdade, que um constructo, sujeita s vicissitudes a que esto fadados os sujeitos da histria:

O medo, uma forma dramtica, um limite de solido. Foi ele que o disse? So de facto palavras dele ou do aqui designado Arquitecto Fontenova? Ou doutro algum, quem sabe? No teria, at, sido eu que me achei a ouvi-lo dizer essa e outras coisas numa memria inventada para o tornar mais exacto e real? (PIRES, 1983, 256).

Em Mayombe, percebemos claramente quo tnues so os limites entre discurso histrico e ficcional, entre verdade e inveno. A realidade que se constri medida que a narrativa avana ser sempre uma realidade plural. O romance o registro consciente de variados e, muitas vezes, antagnicos pontos de vista. A verdade nunca ter, portanto, valor absoluto, ser sempre resultado do entendimento do mundo inerente a cada indivduo. As longas discusses ideolgicas sobre mtodos e concepes acerca da guerrilha que se travam entre Sem Medo e o Comissrio, por exemplo, explicitam a inquietao do autor que enxerga com lucidez, apesar do calor do momento histrico de que faz parte, sua crena nas mltiplas verdades que esto contidas em uma mesma histria. Ambas as narrativas so, como tentamos demonstrar, exemplos de que s existem verdades no plural e jamais haver uma s verdade; e raramente existe a falsidade per se, apenas as verdades alheias.

12

Ao dar voz a personagens que so perifricas na histria real, Cardoso Pires e Pepetela adotam postura claramente ideolgica que pretende contestar as verdades oficiais. Nesse sentido, corroboram a posio de Lukcs que defendia a hiptese de que no romance histrico relegam-se personagens histricas a papis secundrios. Cada uma das personagens interpreta o mundo sua volta sob seu prprio prisma e no h um (ponto de vista) que se sobreponha a outro; todos esto, ainda que em tenso dialtica, em harmoniosa plurivalncia, de noo bakhtiniana. Adorno defendia a idia de que, paradoxalmente, no se pode mais narrar no romance, embora sua forma assim o exija. O realismo era, at o sculo XIX, imanente ao romance. No desenvolvimento dessa forma que um constructo por natureza, essa objetividade tornou-se questionvel. Pelo lado do narrador, a transformao deu-se em decorrncia do subjetivismo que transforma a matria, solapando sua objetividade. Mayombe e Balada da Praia dos Ces levam ao extremo essa modificao, fragmentando o eu que narra em mltiplas partes fazendo do romance uma bricolagem evidentemente muito bem engendrada. Os narradores deixam-nos mltiplas possibilidades da histria ao pulverizarem-se entre suas personagens. Os romances, assim como os fatos que realmente ocorreram e que lhe servem de matria, so, na verdade, constructos textuais, narrativas que so ao mesmo tempo no originrias em sua dependncia em relao aos intertextos do passado e inevitavelmente repletas de ideologia... (HUTCHEON, 1988, 150) Por outro lado, como os discursos histricos e ficcionais fazem parte da mesma ordem de discursos, a sua utilizao pelos escritores demonstra a deliberada inteno de embaralhar ainda os limites j tnues do que se constitui fictum e do que se constitui factum.

13

Em Mayombe, a prpria estrutura fragmentada e as inmeras discusses de cunho poltico e filosfico entre diferentes personagens vo envolvendo o leitor que constri, portanto, uma histria a partir da sua prpria leitura. J no romance Balada da Praia dos Ces, o autor, parodiando a estrutura do romance policial, joga o leitor para dentro de um labirinto, cabendo-lhe, portanto, achar o seu prprio fio de Ariadne. Vale ainda apontar que, na relao entre histria e fico dentro das narrativas ficcionais, a noo de referncia concepo de que os romances se referem, sempre, a vrios outros textos fornece preciosas pistas para compreender melhor a questo. Podemos ampliar essa noo para a possibilidade do dilogo entre literatura e outras cincias humanas. No que se refere ao discurso da histria, fato que s conhecemos o passado por meio de seus vestgios textualizados memrias, depoimentos, arquivos, monumentos e de como esses textos interagem. Balada da Praia dos Ces o caso clssico do colocado. A histria chega ao leitor atravs de vrios textos (o boletim policial, os depoimentos, as vozes, a investigao, etc.). Por trs de suas configuraes internas e de sua forma autnoma, o romance fica atado em um sistema de referncias a outros livros, como textos, outras frases: um n dentro de uma rede. J Mayombe quer ser ele mesmo um documento da experincia viva do momento de transformaes histricas por que passava Angola. O referente muda seu vetor. Cabe a Angola fazer sua prpria histria. O texto e a lngua sero, portanto, gestores dessa nova nao angolana que surge bem como da nao que ressurge, no caso lusitano.

14

Ainda que de maneira distinta, Mayombe e Balada da Praia dos Ces constituem textos que, ao olhar para o passado, visam, na verdade, ao futuro. a postura da esperana, como afirma Ernst Bloch, em seu livro O Princpio Esperana: o futuro que no se realizou torna-se visvel no passado, enquanto passado, recolhido como herana, torna-se visvel no futuro. Os textos so, como mencionado, constructos e no simulacros de uma realidade. No se nega o passado, mas se problematiza a forma de conhecer esse passado. Fica claro que passado e presente s se constituem verdades verossmeis atravs da linguagem no interior do texto que no a realidade em si, mas uma possvel representao. Concluindo, observamos, pois, que a permeabilidade dos discursos histricos e ficcionais apontam para algumas questes especficas, tais como natureza da identidade e da subjetividade (mltiplos pontos de vida), a questo da referncia e da representao, a natureza intertextual do passado e a implicao de natureza ideolgica do ato de escrever sobre a histria. No toa que Sem Medo diz:

Tens razo, as palavras so relativas. [...] Muitas vezes tenho que fazer um esforo para evitar de engolir como verdade universal qualquer constatao particular. (PEPETELA, 1982, 174)

Se as palavras so relativas, as verdades e a histria tambm o so. No entanto, cabe ao indivduo o esforo de construo.

BIBLIOGRAFIA

15

CHAVES, R. Angola e Moambique experincia colonial e territrios literrios. So Paulo: Ateli Editorial; 2005. DE MARCO, V. Na poeira do romance histrico In: BOCHAT, M. C. B. et alii. Romance histrico recorrncia e transformaes. Belo Horizonte. FALE/UFMG, 2000. FRANCO JR., H. Histria, literatura e imaginrio: um jogo especular. O exemplo medieval da Cocanha In: IANNONE, C. A. et alii. Sobre as naus da iniciao. Araraquara: Ed. Unesp, 1997 HUTCHEON, L. Potica do ps-modernismo. Rio de Janeiro: Imago Editora, 1988. LUKCS, G. La novela histrica. Trad. Jasmin Reuter. 2. ed. Mxico: Ediciones Era, 1971. LUKCS, G. Esttica. Barcelona: Grijalbo, 1967 PEPETELA. Mayombe: So Paulo, Ed. tica, 1982 PIRES, J. C. Balada da praia dos ces. So Paulo: Civilizao Brasileira, 1983. RICOEUR, P. Historia y narratividad. Barcelona: Ediciones Piados, s/d

Вам также может понравиться