Вы находитесь на странице: 1из 6

UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI

Sade, Qualidade de Vida e Desempenho Pessoal, Social e Laboral

Pensar a partir de objetivos humanos Aula 4 Prof. Karine Santoro

1. Pensar a partir de objetivos humanos


Pensamento e pensar so, respectivamente, uma forma de processo mental ou faculdade do sistema mental[1]. Pensar permite aos seres modelarem o mundo e com isso lidar com ele de uma forma efetiva e de acordo com suas metas, planos e desejos. Palavras que se referem a conceitos e processos similares incluem cognio, conscincia, idia, e imaginao. O pensamento considerado a expresso mais "palpvel" do esprito humano, pois atravs de imagens e idias revela justamente a vontade deste. O pensamento fundamental no processo de aprendizagem (vide Piaget). O pensamento construto e construtivo do conhecimento. O principal veculo do processo de conscientizao o pensamento. A atividade de pensar confere ao homem "asas" para moverse no mundo e "razes" para aprofundar-se na realidade. Etimologicamente, pensar significa avaliar o peso de alguma coisa. Em sentido amplo, podemos dizer que o pensamento tem como misso tornar-se avaliador da realidade. Segundo Descartes (1596-1650), filsofo de grande importncia na histria do pensamento, " a essncia do homem pensar". Por isso dizia: "Sou uma coisa que pensa, isto , que duvida, que afirma, que ignora muitas, que ama, que odeia, que quer e no quer, que tambm imagina e que sente. Logo quem pensa consciente de sua existncia, "penso, logo existo."

1.1. Definio
Reaes representativas causadas por estmulos de reaes qumicas internas ou fatores ambientais externos. Em linguagem comum, a palavra pensar cobre numerosas e diversas atividades psicolgicas. s vezes um sinnimo de "tender a acreditar", especialmente se no for com total confiana ("Eu acho que vai chover, mas no tenho certeza"). Outras vezes denota o grau de ateno ("Eu fiz isso sem pensar" ou qualquer coisa que esteja na conscincia, especialmente se isso se referir a alguma coisa fora do ambiente imediato ("Isso me fez pensar na minha av").

1.2. Caractersticas

O pensamento lgico se caracteriza por operar mediante conceitos e raciocnios. Existem padres que possuem um comeo no pensamento e criam um final, isso acontece em milsimos de segundos, por sua vez milhares de comeos e finais fazem disso um pensamento lgico; este depende do ambiente externo e para estar em contato com ele dependemos dos cinco sentidos.

O pensar sempre responde a uma motivao, que pode estar originada no ambiente natural, social, cultural ou no sujeito pensante.

O pensar uma resoluo de problemas. A necessidade exige satisfao. O processo de pensamento lgico sempre segue uma determinada direo. Esta direo vai em busca de uma concluso ou da soluo de um problema, no segue propriamente uma linha reta e sim um formato zigue-zague com avanos, paradas, rodeios, e at mesmo retrocessos.

O processo de pensar se representa como uma totalidade coerente e organizada, no que diz respeito a seus diversos aspectos, modalidades, elementos e etapas.

O pensamento simplesmente a arte de ordenar as matemticas e express-las atravs do sistema lnguistico. As pessoas possuem uma tendncia ao equilbrio, uma espcie de impulso para o crescimento, a sade e ao ajuste. Existem uma srie de condies que impedem e bloqueiam esta tendncia. O aprendizado de um conceito negativo de si mesmo uma das condies bloqueadores mais importantes. Um conceito equivocado ou negativo de si mesmo deriva de experincias de desaprovao ou ambivalncia que o sujeito passou nas etapas iniciais de sua vida.

1.3. Latncia
O pensamento pode ser caracterizado por exigir perodos de latncia, nos quais as atividades internas so suspensas ou interrompidas. Portanto, ele somatrio de atividades includas na elaborao de estudos, de processos superiores da formao de conceitos, os chamados conceitos cognitivos, da soluo de problemas, do planejamento, do raciocnio e da imaginao O perodo de convergncia do pensamento pode ser caracterizado no momento em que o indivduo se v frente a novas situaes, cuja complexidade pode ser varivel e para as quais no encontra esquemas de resposta pr-montados ou pr-estruturados pela aprendizagem e ainda, cuja resposta no instintiva e sim, construda ou elaborada. Pode-se definir o pensamento como a faculdade de formular conceitos, para os quais a atividade psquica elabora os fenmenos cognitivos, imaginativos e planificativos, cujo grau pode ser algo distinto tanto dos sentimentos como das vontades.

1.4. Classificao
Pensamento autista e realista: proposto por Eugen Bleuler, tem como base a relao com o ambiente interno e externo.

Autista: caracteriza as atividades internas no controladas por condies externas. Realista: rigorosamente controlado pela realidade externa.

Pensamento de produo, reproduo e verificao: Donald Olding Hebb props a separao entre pensamento de produo e de verificao segundo o grau de impregnao lgica relevado pelo processo, e Norman Maier, a diviso entre pensamento produtivo e reprodutivo.

Produtivo:

consequncia

da

integrao

de

experincias

previamente no relacionadas

Reprodutivo: aplicao de experincias previamente adquiridas que conduzem a uma soluo correta em nova situao de impasse.

Verificativo: verificao ou comprovao do conhecimento. No descobrimento ou inveno, isto , na aquisio de novas idias, pode se observar uma ausncia aparente de estruturao lgica. As seqncias produzidas surgem imprevistas e o acaso. Os resultados, no obstante, relevam-se bons. O rigor lgico manifesta-se, contudo, com o pensamento verificativo. Nem por outra razo que a metodologia cientfica se detm muito mais concentradamente no exame e comprovao da estrutura do conhecimento adquirido do que na forma pela qual ele se obteve.

Pensamento intuitivo, analtico e sinttico: proposto por Jerome S. Bruner, tem como base a origem do pensamento:

Intuitivo: usa a intuio do indivduo. Analtico: consiste em decompor o todo, em partes mais simples, que so mais facilmente explicadas ou solucionadas. Sinttico: a reunio de um todo pela conjuno de suas partes.

Pensamento dedutivo e indutivo

Dedutivo: vai do geral ao particular. uma forma de raciocnio em que se atinge a concluso a partir de uma ou vrias premissas. Indutivo: o processo inverso do pensamento dedutivo, o que vai do particular ao geral. A base a figurao de que se algo certo em algumas ocasies, o ser em outras similares, mesmo que no se possam observar.

Outros tipos de pensamento

Pensamento criativo: aquele que se utiliza da criao ou modificao de algo, introduzindo novidades, ou seja, a produo de novas idias para criar ou modificar algo existente.

Pensamento sistmico: uma viso completa de mltiplos elementos com suas diversas inter-relaes. Sistmico deriva da

palavra sistema, o que nos indica que devemos ver as coisas de uma forma inter-relacionada.

Pensamento crtico: examina a estrutura dos raciocnios, e tem uma vertente analtica e avaliativa. Tenta superar o aspecto mecnico do estudo da lgica.

Pensamento interrogativo: um pensamento com o que se faz as perguntas, identificando o que interessa a algum saber sobre um determinado tema.

1.5. Operaes racionais

Anlise - Diviso mental, ou seja, o pensamento se divide em duas formas, esquerda e direita. O lado direito pode pensar todo o negativo e o lado esquerdo todo o positivo.

Sntese - Se rene todo o processo mental para logo ser analisado ou decorado. Comparao - Estabelece semelhanas e diferenas entre objetos e fenmenos distintos da realidade. Generalizao - Processo no que se estabelece o comum de um conjunto de objetos, fenmenos ou relaes. Abstrao - Operao que consiste em mostrar mentalmente certos traos, geralmente ocultados pela pessoa, distinguindo-se de pensamentos e anexos acidentais, primrios e precedendo aqueles pensamentos.

Racional - o pensamento humano quando conduzido de acordo com a razo, ou seja, o pensamento lgico, o raciocnio, livre das perturbaes da emoo, do sentimento, etc.

Вам также может понравиться