Вы находитесь на странице: 1из 24

KIYOSHI HARADA AFIRMA:

"(...) pode-se definir obrigao

tributria como uma relao jurdica que decorre da lei descritiva do fato pela qual o sujeito ativo (Unio, Estados, DF ou Municpio) impe ao sujeito passivo (contribuinte ou responsvel tributrio) uma prestao consistente em pagamento de tributo ou penalidade pecuniria (...)" (HARADA, Kiyoshi. Direito Financeiro e Tributrio, 12 ed., So Paulo: Atlas, 2004, p. 447).

a relao jurdica em virtude da qual o particular tem o dever de prestar dinheiro ao Estado, ou de FAZER, NO FAZER ou TOLERAR algo no interesse da arrecadao ou da fiscalizao dos tributos, e o Estado tem o direito de constituir contra o particular um crdito.(Machado, Hugo de Brito.Curso de Direito Tributrio, 29 ed.,So Paulo,Malheiros , p. 130)

DEVER

LEI

F. G.

RELAO TRIBUTRIA

dever de algum direito do Estado


DIREITO

PRINCIPAL
(Art. 113 1, CTN)

decorre de fato gerador decorre da legislao Tributria

ESPCIES
ACESSRIA

(Art. 113 2, CTN)

Pagamento

Fato Gerador

Obrigao OBJETO Principal

Crdito
Art. 139/193 CTN

Caractersticas: a) Contedo Patrimonial; b) Prestao sempre em dinheiro; c) obrigao de dar(adimplir)

Penalidade

Legislao Tributria

Obrigao Acessria
Decorre

Objeto no Patrimonial

Obrigao de:
Fazer(Ex.:emitir n.f.) No Fazer(Ex.:no receber merc. s/ doc. Legal) Tolerar(Ex.: permitir q fiscal examine livros e docs).

(Art. 113, 2, CTN)


Converso

Objetivo da Obrigao Acessria:


Controlar fatos importantes para o surgimento de obrigaes principais, por isso entende-se que existem em razo das principais.

Obrigao Principal (Art.


113, 3, CTN)

Natureza Jurdica da Obrigao Tributria


O Cdigo Tributrio Nacional utilizou as expresses obrigao tributria e crdito tributrio com significaes diferentes. A obrigao tributria simplesmente o efeito da incidncia. Sua natureza definida da seguinte forma: "ela constitui vnculo de direito pblico, qualquer que seja o elemento definidor que se adote. Trata-se, pois, de interesse pblico, qual seja a receita retirada do patrimnio dos contribuintes em proveito das burras pblicas, para atender as despesas do Estado, supostamente em benefcio da coletividade" (FUNKE, Haroldo. A Responsabilidade Tributria dos Administradores de Empresas no Cdigo Tributrio Nacional. So Paulo: Resenha tributria, 1985, p. 37).

Recebe outros nomes : fato imponvel, base imponvel, suporte ftico , hiptese de incidncia, fato tributvel etc. No Brasil tem predominado, porm, a expresso fato gerador, que se deve a influncia do direito francs, sobretudo pela divulgao,entre ns, do trabalho de GASTON JZE,especfico sobre o tema.

FATO GERADOR X HIPTESE DE INCIDNCIA


fato efetivamente acontecido, num
determinado tempo e lugar, configurando rigorosamente a hiptese de incidncia, de fato imponvel. Ex.: Joo recebeu dividendos de uma sociedade annima da qual acionista. conceito legal (descrio legal, hipottica, de um fato, estado de fato ou conjunto de circunstancias de fato) denomina-se de hiptese de incidncia Ex.: a aquisio de disponibilidade econmica ou jurdica de renda ou de proventos de qualquer natureza (CTN, art. 43)

A Hiptese de Incidncia

simples descrio

O Fato gerador concretizao da hiptese; o acontecimento do que fora previsto.

HIPTESE DE INCIDNCIA
descrio genrica e hipottica de um fato; conceito Legal (universo do direito); designao do sujeito ativo;

FATO IMPONVEL
fato concretamente ocorrido no mundo fenomnico, empiricamente verificvel; fato jurgeno (esfera tangvel dos fatos); sujeito ativo j determinado;

critrio genrico de identificao do sujeito passivo; critrio de fixao do momento de configurao; eventual previso genrica circunstancias de modo e lugar; de

sujeito passivo: Tcio; ocorrncia determinados; dia e hora

modo determinado e objetivo, local determinado; medida (dimenso) (base calculada) determinada

critrio genrico de mensurao (base imponvel ou base de clculo)

Fato Gerador da Obrigao Principal (Art. 114, CTN)

LEI

H.I.

Materializao da H.I.

incidncia do tributo

EX.: transmisso da propriedade em relao do IPTU

Fato Gerador da Obrigao Acessria (Art. 115, CTN)


LEI DECRETO NORMA COMPLEMENTAR a prtica ou a absteno de ato que no configure obrigao principal

EX.: declarao de bens, exibio de livros obrigatrios, no destruio de documentos e livros obrigatrios pelo prazo prescrito na lei. etc

Fato Gerador da Obrigao Principal (Art. 114, CTN)


A teoria do fato gerador do tributo na verdade simples reflexo da teoria geral do direito, no mbito do Direito Tributrio: o acontecimento do fato que constitui a hiptese normativa faz nascer uma relao jurdica vinculando dois sujeitos, algum para quem nasce um dever jurdico e outrem para quem nasce um direito subjetivo.
Fato gerador da obrigao principal a situao definida em lei como necessria e suficiente sua ocorrncia (art. 114, CTN). Assim, a lei refere-se de forma genrica e abstrata a uma situao como hiptese de incidncia do tributo, correspondendo obrigao tributria abstrata. Incidncia do tributo: quando a situao descrita na lei materializar-se.

A h.i. s pode ser definida em lei formal (art. 97, III, CTN), visando assim a uma melhor proteo do contribuinte.
Por outro lado, a simples ocorrncia da situao definida em lei basta por si mesma para concretizar a obrigao tributria.

Fato Gerador na Imunidade e na Iseno

Imunidade: no ocorre o fato gerador da obrigao tributria, a CF probe que o legislador colha a situao de fato nela definida para definir qualquer hiptese de incidncia tributria. H uma limitao de competncia tributria. Iseno: todos os elementos da h.i. tributria esto presentes. Contudo existe um elemento peculiar, apontado pelo legislador, na norma que estabelece a iseno, cuja ocorrncia no faz nascer a obrigao tributria.

Fato Gerador da Obrigao Acessria (Art. 115, CTN)

O conceito de fato gerador da obrigao tributria dado por excluso: toda situao que d origem a um dever que no tenha por objeto uma prestao pecuniria (tributo ou penalidade).

aquele que determina a obrigao jurdica ao sujeito passivo de fazer, no fazer ou tolerar algo em funo da fiscalizao. A obrigao tributria acessria tem sempre carter instrumental. Ela no tem razo de ser fora do contexto das obrigaes principais.
A terminologia empregada pelo CTN palco de diversas polmicas, sendo praticamente ignorada pela doutrina.

O art. 115 e o 2 do art. 113. Aquele define o fato gerador da obrigao tributria, esse pargrafo, ao invs de dizer que essa obrigao decorre do fato gerador, registra que tal obrigao decorre da legislao tributria.

Fato Gerador da Obrigao Acessria (Art. 115, CTN)


Tanto a obrigao principal quanto a obrigao acessria decorrem da legislao tributria, e ambas supem, para nascerem, que ocorra o pressuposto de fato legalmente definido (fato gerador).

Ao dizer serem as obrigaes acessrias decorrentes da legislao tributria, o CTN quis explicitar que a previso dessas obrigaes pode no estar em lei, mas em ato de autoridade que se enquadre no largo conceito de legislao tributria dado no art. 96 do CTN.
Os mais notveis tributaristas sustentam que em face do princpio da legalidade no se admite a criao de uma obrigao tributria, mesmo acessria, por norma que no seja a lei. HBM, prefere admitir que o CTN autoriza a criao de obrigaes acessrias por outros atos normativos, alm, da lei, em face do art. 96, pois a legislao, ali definida, abrange outros atos normativos.

Classificao do Fato Gerador


Instantneo:
so os fatos geradores que ocorrem num momento dado de tempo e que, cada vez que surgem, do lugar a uma relao obrigacional tributria autnoma.
Ex.: a sada da mercadoria do estabelecimento do contribuinte em relao ao ICMS; a entrada da mercadoria estrangeira no territrio nacional quanto ao imposto de importao; a transmisso da propriedade de um bem imvel, no que concerne ao imposto de transmisso.

Continuado:

so os fatos geradores cujo ciclo de formao se completa dentro de um determinado perodo de tempo e que consistem num conjunto de fatos, circunstncias ou acontecimentos globalmente considerados.

Ex.: para o imposto de renda, no regime de declarao, a renda, correspondente a um "fluxo de riqueza que vem ter s mos do seu destinatrio e que importa um aumento do seu patrimnio, durante um perodo de tempo determinado.

Elementos do Fato Gerador


Objetivo : correspondente a situao descrita em lei, para, ocorrendo, fazer com que a obrigao tributria, prevista abstratamente na lei, se concretize; Subjetivo: referente aos sujeitos ativo e passivo da obrigao tributria; Espacial: pelo qual a lei aplicvel seria aquela vigente no lugar onde ocorrer o fato gerador (CTN, art. 102) Temporal: pelo qual se determina o momento em que a obrigao tributria se concretizou.

Valorativo: que constitui a expresso econmica do fato gerador referente base de clculo, valor numrico do fato gerador, que permite saber a alquota aplicvel e a quantia a ser paga.

Aspectos do Fato Gerador


Material: d, por assim dizer, a verdadeira consistncia da h.i. Contempla os dados materiais objetivos essenciais ao nascimento da obrigao tributria, podendo-se identificar o tributo como imposto, taxa ou contribuio de melhoria. Permite, tambm, a determinao da quantia a ser paga com base em dois elementos, a saber, a base de clculo e a alquota; Pessoal ou Subjetivo: mostra quem so os sujeitos, ativo e passivo, da obrigao;

Espacial: indicao de circunstncias de lugar, contidas explcita ou implicitamente na h.i., relevantes para a configurao do fato imponvel; Temporal: designa (explcita ou implicitamente) o momento em que se deve reputar consumado (acontecido, realizado) um fato imponvel. Isto relevante, para fins de exata apurao da: lei aplicvel (questes de vigncia e eficcia da lei); observncia da irretroatividade (art. 150, III, a, CF); observncia da anterioridade (art. 150, III, b, CF); contagem dos prazos de decadncia e prescrio.

Momento em que se consuma o Fato Gerador (Art. 116, CTN)

A norma do art. 116, do CTN possui natureza meramente supletiva. Aplicase, somente na ausncia de norma em sentido diverso. Situao de fato: meros fatos no categorizados como institutos jurdicos. Tem-se uma situao de fato quando o conhecimento dela independe do conhecimento especificamente jurdico. Ex: entrada da mercadoria no territrio nacional, sada da mercadoria do estabelecimento remetente. Situao jurdica: aquela para cuja configurao relevante a aplicao de uma ou mais de uma norma jurdica. Algo cuja existncia depende da aplicao de uma norma jurdica. Algo regulado pelo direito, no necessariamente a aplicao de uma lei, podendo ser normas contratuais. Ex: celebrao de um contrato, ou de sua execuo.

Atos e Negcios Jurdicos Condicionais(Art. 117, CTN)


Condio Suspensiva ou Resolutria Condio Suspensiva quando a eficcia do ato fica pendente do seu implemento (Cdigo Civil, art. 118) Ex.:quando A promete vender seu apartamento a B, se este casar com C, ficando a eficcia do ato (compra e venda) suspensa at que se efetive o casamento de B com C (evento futuro e incerto). Condio Resolutiva quando ocorrendo o evento futuro e incerto, o ato jurdico cessa de ter eficcia (Cdigo Civil, art. 119) Ex: A d em comodato seu imvel a favor de B, enquanto este estiver residindo no Rio de Janeiro, caso em que o ato (comodato) produz efeitos desde o momento de sua celebrao, mas cessar a sua eficcia quando B deixar de residir no Rio de Janeiro (implemento da condio)

Subordina dos

Atos ou Negcios Jurdicos praticados pelo contribuinte

Tributao de Atos Ilcitos


A segunda parte do inciso 1 do art. 118 do CTN reza tambm que na interpretao da definio legal do fato gerador igualmente irrelevante a natureza do objeto do ato.
No interessa para a autoridade tributria se o ato lcito ou ilcito, criminoso ou imoral, pois o que importa ocorreu o fato gerador do tributo. A jurisprudncia anterior ao CTN resistia em tributar tais atos sob o fundamento de que o Estado no deveria tirar proveito de um ato ilegal, por ele mesmo proibido. Aps o advento do CTN, diante da clareza do art. 118, I, que decorre do fato de, o fato gerador ser um fato econmico com relevo no mundo jurdico servindo de medida da idade econmica do contribuinte. Ex.: o fato de o Estado cobrar imposto de renda da pessoa que aufira rendimentos da explorao do jogo o bicho ou de uma casa de prostituio no tem o condo de legitimar tais atividades (vide CTN, em seu art. 39) e feriria a regra da igualdade tributria. *Princpio do non olet criado por Vespasiano. ATENO !!! Hugo de Brito Machado ressalta que a lei no pode definir como H. I. de tributo uma atividade ilcita, porque no isso que o legislador quer expressar no art. 118, I, CTN.

BASE DE CLCULO
Conceito

a grandeza econmica sobre a qual se aplica a alquota para calcular a quantia a pagar.
Ex.: na venda de imveis, a base de clculo do Imposto de Renda a diferena entre o valor da venda e o valor declarado do imvel na declarao anual de renda e patrimnio.

A RELAO BASE DE CLCULO E CTN


A base de clculo, no Cdigo Tributrio Nacional ali esto

indicadas as BC dos vrios impostos, podemos citar: Imposto de Importao, art. 20 Imposto de Exportao, art. 24 e 25 Imposto sobre a propriedade territorial rural, art. 30 Imposto sobre a propriedade predial e territorial urbana art. 33 Imposto sobre a renda e proventos de qualquer natureza, art. 44 EM TERMOS DE IMPOSTOS, A BASE DE CLCULO A EXPESSO NUMRICA DO FATO GERADOR, NO CASO O IR POR EXEMPLO A BC A RENDA.

Funes da Base de Clculo

a)MENSURADORA : mede as propores reais do fato;

b) OBJETIVA :compe e especifica determinao da dvida;

c) COMPARATIVA: em comparao com o critrio material da hiptese, capaz de confirm-lo, infirm-lo ou afirmar o que estiver obscuro na lei).

Base de Clculo e Capacidade Contributiva

A)Capacidade Contributiva Absoluta ou Objetiva :


Aparece quando a autoridade legislativa identifica fatos jurdicos tributrios que ostentam signos de riqueza;

B)Capacidade Contributiva Relativa ou Subjetiva:


Surge na repartio do impacto tributrio, para que entre os participantes do acontecimento possa ser realizado o principio da igualdade.

Вам также может понравиться