Вы находитесь на странице: 1из 2

A Constituio Brasileira de 1891 foi a primeira da histria da Repblica no pas. Em 1889, chegou ao fim o Imprio do Brasil.

Aps uma srie de fatores que concorreram para o desgaste do sistema monrquico de governo no Brasil e a definitiva eliminao de Dom Pedro II, os militares se articularam junto com outros grupos interessados na Repblica para a sua proclamao. Derrubado o regime ento vigente, o Brasil iniciou uma fase de reformulao com um governo provisrio do marechal Deodoro da Fonseca. Os dois anos seguintes foram tomados de movimentaes com o objetivo de estabelecer novas diretrizes para o Estado brasileiro. Desde a formao do governo que se estabeleceu aps a queda da monarquia, uma nova Constituio comeou a ser elaborada para o Brasil. Era preciso descaracterizar o pas de como era no regime anterior e, em alguns casos, apagar o passado que no era mais bem visto. Entre os principais elaboradores da nova Constituio brasileira estava Prudente de Morais e Rui Barbosa, os quais foram muito influenciados pela Constituio dos Estados Unidos. Dela seguiram princpios como a descentralizao dos poderes, a implantao do modelo federalista e a concesso de autonomia aos estados e municpios. A Constituio que vigorava no Imprio tinha marcas de um outro tempo. Caractersticas que no cabiam mais na Repblica e deveriam ser superadas. Nesse sentido, a principal mudana ocorrida foi a extino do Poder Moderador. O antigo poder era smbolo mximo da monarquia, ele permitia ao Imperador interferir nos outros poderes e tomar as decises de interesse. A Constituio republicana de 1891 abolia essa caracterstica da antiga Constituio e determinava a existncia de apenas trs poderes, o Executivo, o Legislativo e o Judicirio. Para alm disso, estabelecia tambm que os representantes dos dois primeiros seriam eleitos por voto popular direto.

Naturalmente, a figura do imperador no era mais adequada. Seu posto foi substitudo pelo de Presidente da Repblica. O cargo seria ocupado atravs de eleio por voto direto popular e o presidente eleito ficaria quatro anos no poder, sem direito reeleio. O detalhe curioso que, poca, Presidente e Vice eram eleitos individualmente. Assim, poderia acontecer de unir candidatos de plataformas diferentes no governo do pas. Diferentemente do que acontece hoje, j que se elege uma chapa previamente determinada com quem poder vir a ser Presidente e Vice. O voto para eleger o candidato ao cargo mximo do pas e os representantes do Legislativo, contudo, no eram secretos. E s podia votar quem estivesse acima do limite de uma renda mnima. Outra caracterstica proveniente da Constituio Imperial que foi abolida diz respeito a relao entre Igreja e Estado. Embora o Brasil seja majoritariamente catlico, o Estado passou a no assumir mais uma religio especfica e deixou de interferir nos assuntos da Igreja. Por sua vez, coube ao Estado o controle da educao. E finalizando as caractersticas imperiais, os ttulos nobilirquicos foram abolidos. A Constituio de 1891 inaugurou a orientao da Repblica no Brasil. Foi publicada no dia 24 de fevereiro daquele ano e vigorou at 1932. Foi a diretriz do perodo chamado como Repblica Velha, comandada por oligarquias latifundirias, com uma economia profundamente baseada no caf e dominada pelos estados de So Paulo e Minas Gerais.

Вам также может понравиться