Вы находитесь на странице: 1из 40

EXPERINCIAS EM AGROECOLOGIA

Leisa Brasil JUN 2013 vol. 10 n. 2

Construo Social dos Mercados

Editorial
A convergncia entre novas tecnologias da informao, novas estruturas para o transporte de longa distncia e mudanas nos marcos institucionais reguladores dos mercados nacionais e internacionais pavimentou o caminho para que corporaes transnacionais conquistassem, a partir da dcada de 1990, um poder sem precedentes sobre a configurao dos sistemas agroalimentares ao exercer crescente controle sobre os fluxos que vinculam a produo, a transformao, a distribuio e o consumo de alimentos. Entretanto, essa rpida massificao da comida de lugar nenhum proporcionada pela liberalizao dos mercados agrcolas no pode ser encarada como uma tendncia nica. Em paralelo, e como forma de resistncia a esse processo dominante, cujos efeitos perversos se alastram em cadeia sobre as sociedades contemporneas, verifica-se o surgimento de movimentos criativos voltados relocalizao dos sistemas agroalimentares, o que implica a reconexo dos mesmos com a sua base ecolgica e sociocultural. sob essa perspectiva que os mercados devem ser encarados como uma arena de disputa, na qual coexistem tendncias contrastantes na intermediao entre a produo e o consumo alimentar. De um lado, o poder das corporaes do agronegcio e sua influncia poltica e ideolgica sobre os Estados nacionais e os organismos multilaterais; de outro, processos sociais emergentes que buscam reconstruir, diversificar ou revitalizar circuitos mercantis que promovem uma distribuio mais equnime da riqueza gerada na agricultura, ao mesmo tempo em que alteram o metabolismo dos sistemas agroalimentares em favor da sustentabilidade dos fluxos de matria e energia envolvidos na produo econmica do setor. Nesse sentido, ganha relevncia a ideia de que a relocalizao dos mercados agroalimentares uma construo social ativamente orientada para conferir a famlias agricultoras e consumidores crescentes graus de autonomia. No se trata apenas de acessar canais j existentes, mas de criar e controlar novos circuitos de comercializao cujo funcionamento rompe com a total subordinao s redes agroalimentares transnacionais. Para ressaltar o fato de que so segmentos especficos de mercados mais amplos, esses novos canais vm sendo denominados de mercados aninhados ou mercados encaixados, que se diferenciam por sua capacidade de autorregulao a partir das interaes estabelecidas diretamente entre produtores, distribuidores e consumidores e suas organizaes locais. Ao colocar em evidncia essa temtica, esta edio da Revista Agriculturas apresenta um conjunto de experincias e debates relacionados revitalizao e/ou reorganizao de mercados agroalimentares locais/regionais, espaos fecundos para a realizao de trocas econmicas que valorizam a produo biologicamente diversificada e culturalmente contextualizada tpica da agricultura camponesa.
O editor

EXPERINCIAS EM AGROECOLOGIA

ISSN: 1807-491X Revista Agriculturas: experincias em agroecologia, v.10, n.2 (corresponde ao v. 29, n 2 da Revista Farming Matters) Revista Agriculturas: experincias em agroecologia uma publicao da AS-PTA Agricultura Familiar e Agroecologia, em parceria com a Fundao Ileia Holanda.

Rua das Palmeiras, n. 90 Botafogo, Rio de Janeiro/RJ, Brasil 22270-070 Telefone: 55(21) 2253-8317 / Fax: 55(21) 2233-8363 E-mail: revista@aspta.org.br www.aspta.org.br Fundao Ileia PO Box 90, 6700 AB Wageningen, Holanda Telefone: +31 (0)33 467 38 75 / Fax: +31 (0)33 463 24 10 www.ileia.org CONSELHO EDITORIAL Claudia Schmitt Programa de Ps-graduao de Cincias Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro CPDA/UFRRJ Eugnio Ferrari Centro de Tecnologias Alternativas da Zona da Mata, MG CTA/ZM Ghislaine Duque Universidade Federal de Campina Grande UFCG e Patac Jean Marc von der Weid AS-PTA Agricultura Familiar e Agroecologia Maria Emlia Pacheco Federao de rgos para a Assistncia Social e Educacional Fase RJ Romier Sousa Instituto Tcnico Federal Campus Castanhal Slvio Gomes de Almeida AS-PTA Agricultura Familiar e Agroecologia Tatiana Deane de S Empresa Brasileira de Pesquisa e Agropecuria Embrapa EQUIPE EXECUTIVA Editor Paulo Petersen Editor convidado para este nmero Paulo Andr Niederle Produo executiva Adriana Galvo Freire Base de dados de subscritores Analu Cabral Copidesque Rosa L. Peralta Reviso Jair Guerra Labelle Traduo Rosa L. Peralta Foto da capa Ita Porto. Feira Livre de Afogados da Ingazeira (PE) Projeto grfico e diagramao I Graficci Comunicao & Design Impresso: Gol Grfica Tiragem: 1.500 A AS-PTA estimula que os leitores circulem livremente os artigos aqui publicados. Sempre que for necessria a reproduo total ou parcial de algum desses artigos, solicitamos que a Revista Agriculturas: experincias em agroecologia seja citada como fonte.

Agriculturas v. 10 - n. 2 junho de 2013

Sumrio

04 08 14 18 22 26 32 38

Editor convidado Paulo Andr Niederle


08

ARTIGOS
A diversidade dos circuitos curtos de alimentos ecolgicos: ensinamentos do caso brasileiro e francs
Moacir R. Darolt, Claire Lamine e Alfio Brandemburg 14

Inovaes organizacionais para a construo de mercados locais e solidrios em Espera Feliz (MG)
Marcio Gomes da Silva e Paulo Csar Gomes Amorim Junior 18

Inovao e controle social na produo e comercializao de alimentos ecolgicos: institucionalizando a confiana?


Cludio Becker, Fabiana da Silva Andersson e Paulo Mielke de Medeiros

22

Rede Ecovida de Agroecologia: articulando trocas mercantis com mecanismos de reciprocidade


Oscar Jos Rover e Felipe Martins Lampa

Sistemas alimentares locais: um caso de sucesso entre consumidores urbanos do Equador


Ross M. Borja, Pedro Oyarzn, Sonia Zambrano, Francisco Lema1

26

Antigas tradies, novas prticas


Katrien vant Hooft

32

Publicaes

Editor convidado

Construo social de mercados e novos regimes de responsabilizao no sistema agroalimentar


Paulo Andr Niederle
os ltimos meses, dois alimentos roubaram a cena das commodities agrcolas no noticirio econmico e poltico nacional. As adulteraes na composio do leite e o aumento do preo do tomate evidenciaram duas faces de um mesmo problema: a incapacidade do sistema agroalimentar em garantir segurana e soberania alimentar para a moderna sociedade do consumo. A fraude no processamento do leite pela adio indevida de formol no foi apenas o resultado da ao criminosa de determinados agentes econmicos. Foi, antes de tudo, consequncia da prpria incapacidade das empresas, cujos sistemas peritos e mecanismos de rastreabilidade falharam em assegurar o abastecimento regular e a qualidade dos alimentos. O problema generalizado, sendo o leite apenas a expresso mais recente de uma srie de crises que se tornaram cada vez mais recorrentes no ramo alimentar (s este ano, detectou-se detergente industrial nos sucos de soja e carne de cavalo nos hambrgueres). Entretanto, o que se tornou particularmente perturbador nesses eventos foi o modo como eles foram retirados da agenda pblica, no exatamente em virtude da resoluo dos crimes, mas pela desresponsabilizao dos agentes envolvidos em verdadeiros atentados sade pblica, cujos piores efeitos ainda sero potencialmente percebidos pelos consumidores dentro de alguns anos. Em nenhum momento a mdia hegemnica foi capaz de discutir as causas mais profundas dessas crises alimentares. Nada foi dito, por exemplo, sobre a inexistncia de uma agncia pblica com capacidade efetiva de regular a produo e a distribuio dos alimentos no Brasil. Mas como falar em regulao estatal em tempos de incessante ataque aos exagerados gastos pblicos? Gastos supostamente ainda mais culpados que os tomates pelo descontrole da economia nacional. Condenado at a alma pela imprensa, o tomate no passou de bode expiatrio de uma famigerada campanha que fez do aumento da inflao a principal bandeira de uma guerra contra a poltica econmica (qui a favor dos rentistas).

Obviamente, seria ingnuo desprezar os efeitos do aumento generalizado dos preos sobre a renda da populao, sobretudo aquela de menor poder aquisitivo. Igualmente, seria um erro desconsiderar os impactos da elevao do preo dos alimentos na composio dos ndices inflacionrios no perodo recente. No entanto, a rigor, essas questes no constituem a raiz dos problemas. So apenas consequncias superficiais (embora importantes) dos equvocos de uma poltica que preteriu a produo de alimentos em prol da exportao de commodities que sustentam nossa balana comercial. Para alm da incompreenso das especificidades da agricultura enquanto setor econmico especialmente no que diz respeito influncia da sazonalidade sobre os preos agrcolas , o que espantou na crise dos tomates foi a indisposio dos analistas em falar de algumas razes bsicas da inflao alimentar, dentre elas, a disparidade entre o montante de recursos concedido para ampliar a produo de commodities, fibras e matrias-primas e aquele destinado ao investimento em sistemas ecologicamente intensivos de produo de alimentos. Ao mesmo tempo, nenhuma referncia incisiva foi feita irracionalidade dos modernos sistemas de abastecimento e proviso alimentar, responsveis por volumes alarmantes de perda e desperdcio de alimentos (um crime que ocasiona a morte de milhes de pessoas anualmente). Relatrio da Organizao das Naes Unidas para Alimentao e Agricultura (FAO, na sigla em ingls) publicado em 2011 sustenta que um tero dos alimentos produzidos no mundo para consumo humano perdido ou desperdiado, o que representa 1,3 bilhes de toneladas por ano. Nesse sentido, basta lembrar que, em 2012, vrios agricultores do interior de So Paulo viram suas produes de tomate apodrecer nas lavouras e nas caixas porque o preo reduzido no cobria os custos de colheita, transporte e comercializao. A inexistncia de polticas adequadas para dar destinao ao produto e cobrir os prejuzos da safra desestimulou os produtores, que decidiram diminuir a rea plantada e a produo. O aumento conside-

Agriculturas v. 10 - n. 2 junho de 2013

rvel do preo era uma tragdia anunciada, que poderia ter sido evitada com o uso de instrumentos simples de poltica agrcola que garantissem preos adequados e a reduo dos custos de produo e beneficiamento dos alimentos.1 Na origem de ambos os eventos, envolvendo o leite e o tomate, est um importante fenmeno que se configurou ao longo das ltimas dcadas, qual seja, uma mudana nos regimes de responsabilizao (accountability) no sistema agroalimentar. Resumidamente, a responsabilidade pelo aprovisionamento alimentar, que outrora era das famlias e comunidades, com o processo de urbanizao e industrializao foi transferido para o Estado (com suas imensas centrais de abastecimento). J nos anos 1990, com a ascenso neoliberal, esse encargo passou para as mos de oligoplios globais controlados pelo capital financeiro.

proposto sob o signo de distintos mecanismos de requalificao dos alimentos (agroecolgicos, orgnicos, naturais, tradicionais, caseiros, coloniais, de origem, comrcio justo e solidrio, da reforma agrria, da agricultura urbana, etc.): retomar para si a responsabilidade pela alimentao enquanto prtica sociocultural, desenvolvendo formas inovadoras de produo e consumo mais adequadas s aspiraes de uma nova relao sociedade-natureza. Ao mesmo tempo, esses movimentos sabem que preciso cobrar do Estado um papel mais ativo na garantia desse direito. Primeiramente, so necessrias polticas que regulamentem o funcionamento dos mercados alimentares. Isso envolve desde a coero a fraudes e adulteraes no processamento alimentar at o controle de certas prticas abusivas de empresas que se apropriam de valores sociais para vender alimentos caseiros e coloniais produzidos em gigantescas estruturas industriais. importante haver tambm um controle mais efetivo sobre o comeo da cadeia produtiva, a agricultura. Neste caso, a agenda de reivindicaes recai sobre o uso indiscriminado de agrotxicos e os riscos ecolgicos e sociais da transgenia, associados ainda aos ndices assustadores de eroso gentica e perda de biodiversidade global ocasionada pela agricultura industrial (NODARI et al., 2011). Em segundo lugar, o Estado deve garantir as condies para que esses grupos e movimentos construam seus prprios projetos de vida. Para tanto, so necessrias polticas pblicas que incentivem sistemas alternativos de produo e consumo alimentar. A construo da Poltica Nacional de Agroecologia e Produo Orgnica (PNAPO) caminha apenas timidamente nesse sentido, uma vez que, mesmo reconhecendo a contribuio estratgica da Agroecologia segurana e soberania alimentar, acaba ratificando um enfoque voltado primeiramente ampliao de um segmento econmico

Para quem tem alguma dvida a esse respeito, basta observar a expanso dos imprios do setor de varejo alimentar: em 2013, a rede Wal-Mart alcanou o segundo lugar no ranking das maiores empresas do mundo, publicado pela Revista Fortune.2 As consequncias desse fenmeno so diversas, afetando no s o aumento da volatilidade dos preos dos alimentos, mas tambm questes como soberania e segurana alimentar; sade pblica, sanidade e qualidade nutricional; sociobiodiversidade e preservao do patrimnio natural e cultural; e sobrevivncia dos agricultores familiares e das comunidades rurais, com suas prticas, costumes e saberes alimentares tradicionais.
Em oposio aos processos de desterritorializao, artificializao, padronizao e oligopolizao da produo e do consumo alimentar, uma srie de movimentos sociais se constituiu nos ltimos anos. Apesar dos diversos matizes polticos, esses movimentos compartilham a reivindicao por mudanas mais ou menos radicais nos sistemas de aprovisionamento alimentar. A construo de redes alternativas passou a ser o foco privilegiado da ateno de grupos sociais propondo que as pessoas, as famlias, as comunidades, os territrios e o prprio Estado reassumam a responsabilidade pelas prticas de produo, distribuio e consumo. Atualmente, o crescimento de um conjunto de novos mercados a expresso das estratgias que permitem a esses grupos retomar o direito de deciso soberana sobre o tipo de alimentao e de vida que valorizam. isso, afinal, que diferentes movimentos tm
Tardiamente, aps o lanamento do Plano Agrcola e Pecurio 2013-2014, o Comit de Poltica Monetria (Copon) decidiu, em reunio extraordinria no dia 18 de junho de 2013, anunciar um conjunto de medidas para o crdito rural, dentre as quais limites extras de financiamento para produtores de batata inglesa, cebola, feijo, mandioca, tomate, verduras e legumes. 2 Para uma anlise histrica desse processo, ver McMichel (2009), Ploeg (2008) e Friedmann (2004).
1

Agriculturas v. 10 - n. 2 junho de 2013

emergente, a agricultura orgnica. Finalmente, o Estado pode agir de maneira proativa por meio da ampliao dos mercados institucionais para produtos da agricultura familiar, incorporando de forma mais efetiva alimentos agroecolgicos, da sociobiodiversidade, regionais e tradicionais em programas como o Programa de Aquisio de Alimentos (PAA) e o Programa Nacional da Alimentao Escolar (PNAE) e na prpria Poltica de Garantia de Preos Mnimos (PGPM) (SCHMITT; GRISA, 2013).

dos agricultores familiares? Qual papel o Estado vem desempenhando nesse contexto de mudanas nos circuitos de produo e consumo alimentar? Inicialmente, o texto assinado por Moacir Darolt, Claire Lamine e Alfio Brandenburg discute a proliferao de distintos formatos de circuitos curtos de comercializao de alimentos ecolgicos. A partir de evidncias buscadas em casos do Brasil e da Frana, os autores demonstram como esses novos mercados convergem para uma transformao das relaes de poder no mbito dos sistemas alimentares, conferindo um maior peso e participao de consumidores e produtores. Nesses termos, demonstram como o processo de construo de mercados favorece o aprendizado de novas prticas democrticas que se tornam fontes de empoderamento e formao de consumidores politizados. Em seguida, Marcio Gomes da Silva e Paulo Csar Gomes Amorim Jnior analisam uma das experincias mais exitosas de construo social e poltica de circuitos de comercializao para a agricultura familiar no Brasil, a saber, os chamados mercados institucionais. A partir do caso da Cooperativa da Agricultura Familiar Solidria de Espera Feliz (Coofeliz), em Minas Gerais, os autores discutem as mudanas organizacionais necessrias para promover um intrincado processo de intercompreenso entre diferentes agentes envolvidos na dinmica do mercado: agricultores, tcnicos, professores, nutricionistas, gestores pblicos. O primeiro exemplo analisado refere-se construo de ambientes de interao agroecolgica como espaos de troca de conhecimentos entre os agentes do mercado acerca das prticas de manejo agroecolgico, qualidade do produto e formas de armazenamento. Trata-se de um modelo singular de dilogo que busca estabelecer entendimentos e compromissos comuns entre os atores sociais com vistas a viabilizar a expanso do mercado. O segundo exemplo do vale solidrio, uma moeda social implementada pela cooperativa em parceria com estabelecimentos comerciais locais. Inicialmente criado como soluo para os atrasos no pagamento das compras governamentais, o sistema produziu uma importante dinmica de desenvolvimento local com efeitos que envolvem desde a redinamizao do pequeno varejo local at o fortalecimento das relaes sociais de confiana. Outro texto que explora as interfaces entre a produo agroecolgica e a construo dos mercados institucionais aquele assinado por Cludio Becker, Fabiana da Silva Anderson e Paulo Mielke de Medeiros.A partir do caso da Cooperativa Sul Ecolgica, no Rio Grande do Sul, os autores discutem as inovaes institucionais e organizacionais necessrias para a operao de programas como o PAA e o PNAE. Um dos aspectos abordados diz respeito certificao da produo orgnica por meio da formalizao de uma Organizao de Controle Social (OCS). Trata-se de um dispositivo legalmente constitudo que permite aos agricultores familiares atuar de maneira proativa na construo do mercado ou, mais especificamente, nos processos de avaliao da conformidade e garantia da qualidade orgnica. Como definem os autores, o sistema participativo de certificao institucionaliza a confiana

A partir de diferentes abordagens, essas questes esto ilustradas no conjunto de artigos que compe esta edio da Revista Agriculturas, dedicada ao tema da construo social de mercados. O foco recai sobre uma gama de iniciativas que promovem a aproximao entre produtores e consumidores por meio da revitalizao de redes alimentares alternativas, as quais tm se revelado mecanismos importantes para a realizao econmica dos sistemas agroecolgicos de produo, ao mesmo tempo em que favorecem a reproduo das culturas alimentares regionais. Mediadores da emergncia de novos padres de produo e consumo, esses mercados tm merecido crescente ateno por parte dos movimentos sociais, pesquisadores e formuladores de polticas pblicas.
A redao dos artigos para esta edio foi orientada por algumas questes centrais: Quais estratgias esto sendo desenvolvidas pelas famlias agricultoras e suas organizaes para enfrentar os novos desafios impostos pela dominao dos mercados agrcolas por grandes corporaes? O que os agricultores fazem para se tornar mais resilientes s ameaas decorrentes da flutuao dos preos, das mudanas climticas e da ao de instituies hostis aos seus modos de produo? Como o desenvolvimento de mercados locais e circuitos curtos de comercializao pode catalisar a construo de meios de vida sustentveis para os agricultores familiares? Como a construo de novos mercados pode fortalecer a autonomia

Agriculturas v. 10 - n. 2 junho de 2013

estabelecida entre os produtores e destes com os consumidores. Ao mesmo tempo, o artigo no se furta a analisar as inmeras dificuldades para os agricultores familiares atuarem nos mercados institucionais: Este mercado, ora em construo, desafia a capacidade organizativa e de articulao com os demais segmentos sociais envolvidos, visando consolidar esta via singular de abastecimento e consumo. O artigo de Oscar Rover e Felipe Lampa explora a experincia de construo social de mercados pela Rede Ecovida de Agroecologia, um dos exemplos mais complexos de articulao de atores e organizaes sociais construdo no Brasil meridional ao longo das ltimas dcadas. Com um foco de ao voltado transformao dos sistemas de produo e aprovisionamento alimentar, a Ecovida constituiu-se primeiramente a partir das experincias das feiras-livres, as quais se tornaram espaos sociais privilegiados de trocas econmicas e socioculturais. Nos anos recentes, contudo, a Ecovida viu sua ao se expandir para novos circuitos de comrcio, em particular os mercados institucionais criados pelo Estado. Nesse artigo, os autores tambm abordam a emergncia de algumas experincias ainda mais recentes e inovadoras, como o caso do Box de Produtos Orgnicos, inaugurado junto Ceasa/SC, na Grande Florianpolis. Ao mesmo tempo, apontam para os riscos decorrentes da insero em mercados mais abrangentes, algumas vezes por meio de atacadistas e varejistas convencionais, os quais podem imprimir uma lgica mercantil corrosiva s relaes de reciprocidade que sempre estiveram muito presentes na organizao da rede. Assim, segundo Rover e Lampa, se, por um lado, essas iniciativas refletem o pioneirismo da Ecovida em relao abertura de possibilidades comerciais para o fortalecimento da agricultura familiar agroecolgica, por outro, a necessidade de responder s demandas do mercado, [...] pressiona a organizao na medida em que exige nveis cada vez mais altos de eficincia e coordenao da cadeia. Esta edio de Agriculturas traz ainda dois artigos relatando experincias internacionais de construo social de mercados. Ross Mary Borja e colaboradores discutem a constituio de sistemas agroalimentares localizados na Serra Central do Equador. O artigo analisa o processo de construo das cestas comunitrias enquanto mecanismos de compra coletiva por meio dos quais se produz uma importante reconexo entre produtores e consumidores. Segundo os autores, a criao das cestas permitiu fortalecer as organizaes comunitrias, estabilizar o mercado, reduzir custos de produo e definir preos justos. Mas h efeitos ainda mais importantes decorrentes do aprendizado dinmico que se estabeleceu a partir das interaes entre produtores e consumidores, provocando inovaes em direo a modelos mais sustentveis de agricultura. Exemplo disso a diversificao e a introduo de variedades tradicionais de alimentos nas cestas comunitrias. Finalmente, o artigo de Katrien vant Hooft demonstra que as mudanas em curso no Brasil e na Amrica Latina no que diz respeito emergncia de redes alimentares alternativas encontram congneres na agricultura europeia. A partir

do caso holands, a autora apresenta o potencial inovador dos mercados diretos para produtos de qualidade diferenciada, como orgnicos ou variedades e raas tradicionais. Esses produtos tm atrado crescente ateno de novos grupos de consumidores politizados adeptos do local e do sustentvel. Como descrito pela autora, local for local a nova tendncia de um modelo emergente que incentiva as pessoas a consumir alimentos produzidos nas suas prprias regies. Todas essas experincias compartilham a crtica ao modelo agroalimentar predominante, mas tambm o anseio de diferentes grupos sociais em construir novas redes de produo e consumo, retomando para si mesmos (e para o Estado) a responsabilidade (e o direito) de fazer as escolhas alimentares que definem seus modos de vida. Se tais experincias tm condies de confluir para uma mudana radical no modo como a sociedade contempornea se relaciona com a comida, com a natureza e com os mercados, somente o tempo poder responder. Contudo, a cada nova crise que desponta, seja inflacionria ou sanitria, restam menos dvidas de que a quebra de paradigmas uma precondio para nosso futuro comum. Paulo Andr Niederle doutor em Cincias Sociais, professor do PPGMADE/URPR paulo.niederle@yahoo.com.br

Referncias bibliogrficas:
FRIEDMANN, H. Feeding the Empire: the pathologies of globalized agriculture. In: MILIBAND, R. (Ed.). The socialist register. London: Merlin Press, 2004. p. 124-143. McMICHEL, P. A food regime genealogy. Journal of Peasant Studies, v. 36, n. 1, p. 139-169, 2009. NODARI, R. O.;TENFEN, S.Z.A.;DONAZZOLO, J. Biodiversidade: ameaas e contaminao por transgenes. Revista Internacional de Direito e Cidadania, Biodiversidade, p. 1-13, 2011. Edio Especial. Organizao das Naes Unidas para Alimentao e Agricultura (FAO). Global food losses and food waste: extent, causes and prevent. Roma: FAO, 2011. Disponvel em: <http://www.fao.org/docrep/014/mb060e/mb060e00.pdf>. Acesso em: 30 de junho 2013. PLOEG, J.D. van der. Camponeses eImprios Alimentares: lutas por autonomia e sustentabilidadena era da globalizao. Porto Alegre: UFRGS, 2008. SCHMITT, C.;GRISA, C. Agroecologia, mercados e polticas pblicas: uma anlise a partir dos instrumentos de ao governamental. In: NIEDERLE, P.; ALMEIDA, L.;VEZZANI, F.M. (Org.). Agroecologia: prticas, mercados e polticas para uma nova agricultura. Curitiba: Kairs, 2013. p. 215-265.

Agriculturas v. 10 - n. 2 junho de 2013

A diversidade dos circuitos curtos de alimentos ecolgicos: ensinamentos do caso brasileiro e francs
Moacir R. Darolt, Claire Lamine e Alfio Brandemburg
partir dos anos 1990, os supermercados, cones dos circuitos longos, suplantaram os canais curtos de comercializao, inclusive no setor de alimentos de base ecolgica (GUIVANT, 2003). Nas principais capitais do Brasil, a maioria dos consumidores de produtos or-

gnicos (72%) ainda compra em supermercados, mas boa parte j complementa suas compras em pequenos varejos: 42% recorrem a lojas especializadas e 35% a feiras do produtor (KLUTH et al., 2011). Na Frana, 47% das vendas de alimentos orgnicos (bio) acontecem em supermercados, 36% em lojas especializadas e 17% em canais de venda direta (AGENCE BIO, 2011). J existem sinais de crescimento da comercializao em circuitos curtos no Brasil. Pesquisa realizada em 2012 pelo Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) identificou 140 feiras ecolgicas certificadas em 22 das 27 capitais brasileiras.

Feira Orgnica no Passeio Pblico - Curitiba-PR

Agriculturas v. 10 - n. 2 junho de 2013

Fotos: Moacir Darolt

O estudo aponta que onde a agricultura familiar est presente as vendas diretas so mais pronunciadas. A mesma pesquisa mostra ainda que os consumidores comprariam mais alimentos ecolgicos se houvesse um maior nmero de feiras prximas s suas residncias. No Brasil ainda no h uma definio oficial para circuitos curtos (CC), mas o conceito aponta para uma proximidade entre produtores e consumidores. Na Frana, o termo CC utilizado para caracterizar os circuitos de distribuio que mobilizam at, no mximo, um intermedirio entre produtor e consumidor (CHAFFOTE; CHIFFOLEAU, 2007). Dois casos de CC podem ser distinguidos: a venda direta (quando o produtor entrega diretamente a mercadoria ao consumidor) e a venda indireta via um nico intermedirio (que pode ser outro produtor, uma cooperativa, uma associao, uma loja especializada, um restaurante ou at um pequeno mercado local).Trata-se de uma definio til institucionalmente, mas discutvel na medida em que um supermercado tambm poderia comprar diretamente de um produtor, sem oferecer uma comercializao justa. por isso que outras denominaes, como circuitos de proximidade (AUBRI; CHIFFOLEAU, 2009) ou circuitos locais (MARECHAL, 2008), tm sido utilizadas, reforando a noo de proximidade geogrfica e aludindo ao aspecto social/relacional presente na ligao entre consumidor e produtor, nos processos de desenvolvimento local e na territorializao da alimentao. Alguns autores preferem utilizar ainda o termo circuitos alternativos (DEVERRE; LAMINE, 2010), numa perspectiva de questionar o modelo convencional, propor novos princpios de troca e relaes mais justas entre produtores e consumidores. Independente da denominao, esses tipos de circuito de comercializao reforam a noo de autonomia e conferem um maior peso e participao de consumidores e produtores na definio dos modos de produo, troca e consumo. Para Dubuisson-Quellier et al. (2011), os movimentos sociais po-

dem adotar diferentes estratgias para tornar os cidados mais ativos, como a construo de formas alternativas de compra e troca; investimentos em educao do consumidor; campanhas de conscientizao; e lobby poltico. Da mesma maneira, o aprendizado proporcionado pelos sistemas alternativos, considerando os benefcios sociais e ambientais trazidos por essas prticas agrcolas e culinrias, enquanto expresses democrticas envolvendo pessoas e instituies, constitui fonte de empoderamento (empowerment), tornando-os cidados conscientes de sua alimentao ou consumidores cidados (WILKINS, 2005; LEVKOE, 2006). Mesmo tendo conscincia dos limites das definies, utilizaremos o termo circuitos curtos (CC) para designar, com base em experincias brasileiras e francesas, modos de troca e circulao de mercadorias de forma justa e solidria para ambas as partes: produtores e consumidores. O objetivo deste texto analisar algumas questes relativas aos circuitos curtos, como: Quais as modalidades de circuitos curtos? Como funcionam? Quais as caractersticas e benefcios de cada tipo de CC? Os CC so viveis para as propriedades familiares? Em que condies?

Tipologia, caractersticas e benefcios dos principais circuitos curtos


No Brasil e na Frana, j existe uma diversidade de experincias de vendas de alimentos ecolgicos em circuitos curtos (Figura 1). Segundo Darolt (2012), a maioria dos produtores de base ecolgica com bons resultados de comercializao tem utilizado dois a trs canais de venda (feiras do produtor, entrega de cestas em domiclio e, mais recentemente, compras governamentais), embora exista uma gama de alternativas, que so descritas no Quadro 1.

Figura 1.Tipologia de circuitos curtos de comercializao de produtos ecolgicos no Brasil (Br) e na Frana (Fr)

Circuitos Curtos (CC)


(relao direta entre produtor e consumidor)

Venda direta

(interveno de um nico intermedirio entre produtor e consumidor)

Venda indireta

*Cestas para grupos ou indivduos *Venda direta na propriedade *Colheita na propriedade (Br e Fr)

Na propriedade

Acolhida na propriedade (Br) / Accueil paysan (Fr)


*Agroturismo, gastronomia, pousada, esporte, lazer e atividades pedaggicas

*Feiras ecolgicas (Br) / Marchs paysans (Fr): compra direta do produtor *Lojas de associaes de produtores (Br e Fr) *Venda para grupos de consumidores organizados (Br e Fr) *Cestas em domicilio e para empresas (Br e Fr) *Venda em beira de estrada (Br e Fr) *Feiras agropecurias, sales, eventos (Br e Fr)

Fora da propriedade

*Lojas especializadas independentes (Br e Fr) *Lojas de cooperativas de produtores e consumidores ecolgicos (Br e Fr) *Restaurantes coletivos e individuais (Br e Fr) *Pequenos mercados de produtos naturais (Br e Fr) *Lojas virtuais (encomendas por Internet) (Br e Fr) *Venda para programas de governo (Br e Fr): alimentao escolar, populao em geral

Agriculturas v. 10 - n. 2 junho de 2013

Essa multiplicao dos circuitos curtos e de formas inovadoras de acolhida na propriedade pode potencializar a agricultura de base ecolgica, aproximar agricultores e consumidores e reconectar o mundo rural e o urbano.

tos longos. Segundo Lamine (2012), a autonomia no significa isolamento, sendo baseada na troca formal ou informal entre produtores e sua rede de contatos, tanto no mbito da produo como da transformao e da comercializao. As propriedades em CC so mais diversificadas, trabalhando simultaneamente com uma ampla gama de produtos vegetais (olericultura e fruticultura, na maioria) e de origem animal (ovos, queijo, leite e derivados, embutidos, mel). Se, por um lado, essa alta diversificao desejada, por ser coerente com os princpios do manejo agroecolgico, por outro, torna o planejamento produtivo mais complexo. Observa-se ainda que essas unidades produtivas tendem pluriatividade, com investimentos em agroturismo, gastronomia, lazer, alojamentos e atividades pedaggicas (DAROLT, 2012).

Caractersticas e organizao das unidades produtivas em circuitos curtos (CC)


Nos dois pases, um dos pilares de sustentao das unidades produtivas de pequena escala o trabalho familiar, que tem uma carga intensa e deve aliar diferentes competncias (produo, transformao e comercializao) no intuito de diminuir custos e agregar valor aos produtos. Nesses sistemas, a autonomia do agricultor em termos de gesto, planejamento e comercializao maior quando comparada dos circui-

Quadro 1. Tipo de venda, definio e caractersticas dos principais circuitos curtos de comercializao de produtos ecolgicos no Brasil

Venda* VD

Tipo Venda na propriedade

Definio Venda no local de produo de forma direta ao consumidor final sem intermedirios Cestas ou sacolas com uma grande diversidade de produtos ecolgicos entregues com periodicidade diria, semanal ou mensal.

VD

Cestas em domiclio

VD

Feiras do produtor

A feira ecolgica vende diretamente ao consumidor produtos somente do agricultor ou de sua rede de comercializao. A presena do produtor ou de um representante da famlia uma exigncia. Normalmente, no permitida a presena de atravessadores. Barracas para venda direta ao longo de rodovias com movimento constante de turistas. Trata-se de produtos ecolgicos entregues para programas de governo, como o Programa Nacional de Alimentao Escolar (PNAE) e o Programa de Aquisio de Alimentos (PAA), que beneficiam alunos da rede pblica de ensino e pessoas assistidas por entidades de assistncia social. Eventos organizados por instituies pblicas e privadas para divulgao de um determinado produto ou processo. Empreendimentos particulares para venda de produtos orgnicos (certificados) / ecolgicos. Restaurantes coletivos pblicos ou empresas que incluem produtos ecolgicos no cardpio. Lojas que vendem produtos ecolgicos (via certificao participativa, na maior parte) e produtos coloniais (produtos transformados, mas sem certificao) de uma regio, trabalhando em rede na forma de pequenas cooperativas e/ou associaes de produtores e consumidores locais. um site ou blog de internet que permite a comercializao de alimentos e produtos ecolgicos, oferecendo a descrio dos itens, geralmente com fotos, diferentes formas de pagamento e condies de entrega rpida. A maioria das lojas virtuais originria de estabelecimentos que tambm possuem um ponto de venda fsico.

VD VD/VI

Beira de estrada Programas de governo (voltados para a alimentao escolar e para pessoas em situao de risco alimentar) Feiras, sales, eventos Lojas especializadas Restaurantes coletivos e convencionais Lojas de cooperativas de consumidores e associaes de produtores Lojas virtuais para venda de produtos ecolgicos

VD / VI VI VI / VD

VI

VI

Legenda:* VD = venda direta;VI = venda indireta (mximo de um intermedirio)

Agriculturas v. 10 - n. 2 junho de 2013

10

A organizao do trabalho para quem escolhe vender via circuitos curtos se torna mais ou menos complexa em funo dos recursos humanos e econmicos disponveis na propriedade (DEDIEU et al., 1999). Em unidades familiares de pequeno porte, fundamental agregar valor ao produto (com a transformao), vender sempre que possvel de forma direta e potencializar os servios na propriedade (vendas no prprio local, acolhida com restaurante e alojamento, turismo rural). J a forma de comercializao mais adequada para cada tipo de produtor pode variar em funo da organizao do sistema de produo e da disponibilidade de trabalho e infraestrutura. Em CC, as prticas agrcolas utilizadas, a organizao do trabalho, os volumes de produo e os tipos de produtos devem ser adaptados para responder s demandas dos consumidores.
Venda em eventos na propriedade

Caractersticas e benefcios Venda direta no local de produo (produtos brutos ou transformados da propriedade) pelo produtor em espao prprio. Venda no sistema colha-e-pague, no qual os produtos so colhidos pelo prprio consumidor. Venda de servios em circuitos de turismo rural (gastronomia, pousada, lazer, esporte, visitas pedaggicas). Embalagens na forma de cestas, engradados ou sacolas com diferentes tamanhos e preos (produtos como verduras e legumes, frutas, carnes, queijos, ovos, pes, leite e derivados e outros transformados). Comodidade e praticidade, com preos de venda intermedirios entre feira e supermercado. Entregas em domiclio ou em locais previamente acertados com os consumidores. As feiras so normalmente administradas por uma parceria entre o poder pblico local (prefeituras), as organizaes de produtores e de consumidores e instituies de apoio agricultura ecolgica (ONGs, universidades, institutos de pesquisa e extenso). As feiras so baseadas num regulamento que exclui atravessadores e valoriza os produtos regionais. A maioria dos produtos so certificados de forma participativa. Constitui espao social, cultural e educativo, que promove a diversidade, resgata valores e crenas e possibilita a troca de informaes sobre alimentao, sade e qualidade de vida. Barracas/estandes que vendem produtos regionais destacadamente durante perodos de frias escolares ou feriados. O trabalho de organizao dos produtores normalmente feito via uma associao de produtores em parceria com o governo municipal. Os produtos certificados recebem um adicional de 30% no valor final pago ao produtor. Eventos espordicos em datas predeterminadas que permitem boa divulgao e venda de produtos ecolgicos. Predominam em cidades grandes e mdias. Dependem de um nmero significativo de fornecedores. Normas de vigilncia sanitria dos produtos so rgidas. Quantidade escoada significativa. Os restaurantes pblicos atendem creches, escolas, casas de repouso, hospitais, asilos. Empresas privadas atendem funcionrios de instituies pblicas, privadas e consumidores em geral. Possuem um estatuto e um regulamento, oferecendo benefcios e estimulando a participao dos associados. Predominam em cidades mdias e pequenas. Lojas que trabalham com diferentes produtos (orgnicos, naturais, light, diet, sem glten), nas diversas categorias (alimentos, beleza, limpeza), com pedidos programados feitos pela internet com antecedncia (dois dias antes da entrega, normalmente). Cada vez mais comuns nas grandes cidades. Oferecem facilidade de pagamento via internet e entregas programadas para diferentes regies. P.S.: Cabe destacar que em muitos casos de venda pela internet, no h garantia de preos justos aos produtores e consumidores.

11

Agriculturas v. 10 - n. 2 junho de 2013

Venda em feira ecolgica Curitiba/PR

Venda em loja de associao de produtores Venda direta para alimentao escolar

Um modelo de distribuio alimentar sustentvel

A crise do modelo agroalimentar dominante abre espao para a discusso de novas proposies de desenvolvimento local que incorporem no apenas variveis tcnico-produtivas, econmicas e ambientais, mas tambm valores sociais, ticos e culturais. Princpios como autonomia, solidariedade, segurana alimentar, justia social, respeito cultura e tradio locais, assim como a reconexo entre produtores e consumidores, so observados nos circuitos curtos.
As iniciativas bem sucedidas em CC acontecem, normalmente, em locais onde se verifica a formao de uma rede com estreita parceria entre o poder pblico, entidades no governamentais, organizaes de agricultores e consumidores. Isso nos levou a pensar um conceito de sistema agroalimentar territorial, que podemos definir como um conjunto de todos os atores de um territrio e das estruturas do setor de produo, processamento, distribuio e consumo, incluindo ainda a pesquisa, assistncia tcnica, ensino, polticas governamentais, rgos reguladores, consumidores e sociedade civil (LAMINE, 2012). As polticas pblicas podem tambm ser direcionadas para a criao de campanhas informativas permanentes que enfatizem as qualidades intrnsecas do alimento ecolgico, valores ticos e processos produtivos envolvidos, bem como os impactos

positivos de sua produo para o meio ambiente e para a sade dos consumidores, o que pode ajudar a influenciar atitudes e percepes dos consumidores. As experincias brasileiras e francesas mostram que um sistema alternativo de comercializao em CC pode contribuir para a adoo de hbitos de consumo mais saudveis e um melhor conhecimento das dificuldades na produo agrcola. Tem-se demonstrado que a combi na o de circuitos curtos com as carac tersticas da produo ecolgica (pequenas reas, trabalho familiar, produo diversificada em menor escala, autonomia dos agricultores, ligao forte com o consumidor, preservao da biodiversidade, valorizao da paisagem, qualidade alimentar e sade dos produtores e consumidores) est em sintonia com o conceito de sustentabilidade. Existem algumas controvrsias em relao sustentabilidade ambiental, sobretudo em funo dos baixos volumes transportados. J a sustentabilidade social questionada pelo baixo nmero de pessoas atingidas (REDLINGSHOFER, 2006).

Agriculturas v. 10 - n. 2 junho de 2013

12

Referncias bibliogrficas:
AUBRI, C.; CHIFFOLEAU, Y. Le dveloppement des circuits courts et lagriculture priurbaine: histoire, volution en cours et questions actuelles. Innovations Agronomiques, v. 5, p. 53-97, 2009. CHAFFOTTE, L. ; CHIFFOLEAU, Y. Vente directe et circuits courts : valuations, dfinitions et typologie. Cahiers de lObservatoire CROC, Montpellier, n. 1-2, fev.-mar. 2007. 8 p. DAROLT, M.R. Conexo Ecolgica: novas relaes entre agricultores e consumidores. Londrina: IAPAR, 2012. 162 p. DEDIEU,B.; LAURENT, C.; MUNDLER, P. Organisation du travail dans les systmes dactivits complexes: intrt et limites de la mthode BT. Economie rurale, n. 253, p. 2835, set.-out. 1999. DEVERRE, C.; LAMINE, C. Les systmes agroalimentaires alternatifs: Une revue de travaux anglophones en sciences sociales. Economie Rurale, n. 317, p. 57-73, mar. 2010. DUBUISSON-QUELLIER, S; LAMINE, C.; LE VELLY, R. Is the consumer soluble in the citizen? Mobilization in alternative food systems in France. Sociologia Ruralis, v. 51, n. 3, p. 304-323, 2011. GUIVANT, J. S. Os supermercados na oferta de alimentos orgnicos: apelando ao estilo de vida ego-trip. Ambiente e Sociedade, Campinas, v. 4, n. 2, p. 62-82, 2003. IDEC. Rota dos Orgnicos. Revista do IDEC, So Paulo, n. 162, p. 20-23, fev., 2012. KLUTH, B.; BOCCHI JR., U.; CENSKOWSKY, U. Pesquisa sobre o comportamento e a percepo do consumidor de alimentos orgnicos no Brasil 2010. Mnchen: Organic Services/ Jundia:Vitalfood, 2010. 38 p. LAMINE, C. Les Amaps: un nouveau pacte entre producteurs et consommateurs? Gap: Ed.Yves Michel, 2008. 140 p. LAMINE, C. Changer de systme: une analyse des transitions vers lagriculture biologique lechelle des systmes agri-alimentaires territoriaux. Terrains et Travaux, v. 20, p. 139-156, 2012. LEVKOE, C. Learning democracy through food justice movements. Agriculture and Human Values, v. 23, p. 89-98, 2006. MARECHAL, G. Les circuits courts alimentaires: bien manger dans les territoires. Frana: Ed. Educagri, 2008. 216 p. MUNDLER, P. (Org.). Petites exploitations diversifies en circuits courts. Soutenabilit sociale et conomique. Lyon: Isara Lyon, 2008. 34 p. REDLINGSHOFER, B. Vers une alimentation durable? Ce quenseigne la littrature. Le courrier de lenvironnement de lINRA, n. 53, p. 83-102, 2006. WILKINS, J. Eating Right Here: Moving from Consumer to Food Citizen. Agriculture and Human Values, v. 22, n. 3, p. 269-273, 2005.

guisa de concluso
A cada ano, inovaes em circuitos curtos criam diferentes formas de distribuio (cestas diversificadas; feiras de produtores noturnas; lojas virtuais por internet; vendas e degustao na propriedade; restaurantes com cardpios orgnicos; merenda escolar ecolgica; acolhida na propriedade), o que demanda cada vez mais treinamento e informao qualificada para produtores e consumidores. Essa multiplicao de formas de comercializao direta em circuitos alternativos deve ser constantemente acompanhada e avaliada para que sejam garantidos os princpios de equidade, solidariedade e sustentabilidade das propriedades. Na Frana, proliferam sistemas de cestas ecolgicas entregues para os consumidores, mas em muitos casos no existe uma aproximao entre produtores e consumidores, assim como no h garantia de maior sustentabilidade para os produtores. O desafio de manter os princpios de um comrcio justo e solidrio pressupe, portanto, o desenvolvimento de ferramentas de monitoramento e anlise que permitam avaliar a conformidade dos produtos ecolgicos comercializados em circuitos curtos. Cada vez mais o consumidor consciente busca nos mercados locais produtos ecolgicos, de poca e com preos justos, mas tambm quer adquirir produtos com a cara do produtor, em que sejam ressaltadas as caractersticas locais das comunidades, como as tradies, o modo de vida, a valorizao do saber-fazer, o cuidado com a paisagem, etc. Esse conjunto de caractersticas singulares pode ser a marca local que os consumidores procuram. No se trata apenas de um ganho em escala (quantidade), mas em qualidade. Isso cria novas relaes sociais e novos valores, promovendo o resgate da autonomia dos agricultores. Nesse sentido, as polticas pblicas tm um papel fundamental para formar e informar os consumidores menos esclarecidos.

Moacir R. Darolt Doutor em Meio Ambiente e Desenvolvimento Agrnomo do Instituto Agronmico do Paran (Iapar) darolt@iapar.br Claire Lamine Doutora em Sociologia pela cole des Hautes tudes en Sciences Sociales (Ehess) Pesquisadora do Institut National de la Recherche Agronomique (Inra), Avignon, Frana claire.lamine@avignon.inra.fr Alfio Brandenburg Doutor em Cincias Sociais Professor do Departamento de Cincias Sociais da Universidade Federal do Paran (UFPR) alfio@onda.com.br

13

Agriculturas v. 10 - n. 2 junho de 2013

Foto: Centro de Tecnologias Alternativas da Zona da Mata

Ambientes de interao agroecolgica processos de discusso de manejo e organizao produtiva

Inovaes organizacionais para a construo de mercados locais e solidrios em Espera Feliz (MG)
Marcio Gomes da Silva e Paulo Csar Gomes Amorim Junior
s polticas recentes de compras governamentais de produtos da agricultura familiar trouxeram oportunidades significativas para a garantia da viabilidade econmica de empreendimentos coletivos da agricultura familiar. A Lei n. 11.947/09, que instituiu o Programa Nacional da Alimentao Escolar (PNAE), especificamente em seu Artigo 14, incluiu um novo agente beneficirio

do programa por meio da determinao de que: do total dos recursos financeiros repassados pelo FNDE, no mbito do PNAE, no mnimo 30% (trinta por cento) devero ser utilizados na aquisio de gneros alimentcios diretamente da agricultura familiar e do empreendedor familiar rural ou de suas organizaes, priorizando-se os assentamentos da reforma agrria, as comunidades tradicionais indgenas e comunidades quilombolas. Considerando o

Agriculturas v. 10 - n. 2 junho de 2013

14

total de recursos disponibilizados para a alimentao escolar em 2011 (cerca de R$ 3,1 bilhes), esse percentual representa algo prximo a R$ 1 bilho. J o Programa de Aquisio de Alimentos (PAA), institudo em 2003 no incio da primeira gesto do presidente Lula, foi concebido para ser uma das principais aes estruturantes do Programa Fome Zero, com atuao prevista para a formao de estoques estratgicos e a distribuio de produtos da agricultura familiar para pessoas em situao de vulnerabilidade social ou de insegurana alimentar. Conforme dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), entre os anos de 2003 e 2010, foram executados por esse programa cerca de R$ 2,5 bilhes, totalizando mais de 2 milhes de toneladas de alimentos adquiridos. Apesar das possibilidades que o PNAE e o PAA oferecem para a agricultura familiar e suas organizaes, eles tambm apresentam uma srie de desafios, na medida em que envolvem diferentes agentes no processo de aquisio de alimentos, cada qual com particularidades, demandas e expectativas prprias. Para atender ao mercado institucional, os em preendimentos coletivos da agricultura familiar precisam incorporar mltiplas capacidades gerenciais associadas ao mundo dos negcios, tais como o planejamento e a organizao da produo; gesto eficiente; viso estratgica; dentre outras. E, ao se adaptar aos ditames desse mercado, a agricultura familiar precisa se mobilizar para colocar em cena um novo conjunto de padres mais compatveis com as suas condies tcnicas e econmicas. Este artigo discute como esses desafios vm sendo enfrentados pela Cooperativa da Agricultura Familiar Solidria de Espera Feliz (Coofeliz), localizada em Minas Gerais. O objetivo apresentar a trajetria dessa cooperativa na construo do mercado institucional, especificamente ao que se refere insero da produo agroecolgica no PNAE e no PAA.

Coofeliz: origem e objetivos


O municpio de Espera Feliz est localizado na Zona da Mata mineira e possui 20.835 habitantes, dos quais 40% residem na zona rural. Situado no entorno do Parque Nacional do Capara, faz divisa com os municpios de Capara, Divino e Caiana, em Minas Gerais, e Alto Capara e Dores do Rio Preto, no estado do Esprito Santo. A cafeicultura a principal atividade desenvolvida no municpio, com 9.735 hectares de rea plantada. A populao de Espera Feliz essencialmente composta pela agricultura familiar, cujo nmero de aproximadamente 3,5 mil famlias. A Coofeliz foi constituda em 2006, com o objetivo de promover a comercializao dos agricultores familiares locais que, at ento, era realizada pela Associao Intermunicipal da Agricultura Familiar (Asimaf). Seu processo de constituio se deu em meio a uma mudana jurdica no Cdigo Civil, em 2002, a partir da qual as associaes passaram de associaes sem fins lucrativos para associaes sem fins econmicos. Essa mudana legal imps limitaes para que a Asimaf realizasse operaes comerciais.1

Outra motivao para a criao da cooperativa foi a possibilidade de acessar o PAA. Em Espera Feliz, o primeiro acesso aconteceu em 2006, na modalidade Compra Direta para Doao Simultnea, envolvendo cerca de 30 famlias associadas Coofeliz. O valor do primeiro projeto foi de aproximadamente R$ 40 mil. J o segundo projeto envolveu 110 famlias, atingindo um valor de R$ 373 mil. O acesso ao programa foi fundamental para a organizao dos agricultores com vistas a buscar novas estratgias de comercializao de seus produtos. A cesta de produtos da cooperativa possui 42 itens, com destaque para o feijo, a mandioca, o inhame e a banana, alm de polpa de frutas e quitandas.
Para fazer parte do quadro de scios da cooperativa, necessrio ser considerado agricultora ou agricultor agroecolgico.2 O Sindicato dos Trabalhadores Rurais o principal parceiro da Coofeliz, mas a cooperativa tambm estabeleceu parcerias com a Cooperativa de Crdito Rural com Interao Solidria (Cresol), o Centro
No existe um consenso conceitual entre as agncias fazendrias municipais sobre a permisso de relaes comerciais por meio de associaes, muito menos sobre a liberao de inscrio estadual para emisso de nota fiscal. No caso de Espera Feliz, a Asimaf no obteve a autorizao para operaes econmicas aps a mudana do Cdigo Civil, em 2002. 2 A cooperativa no possui certificao orgnica. A condio de agricultora ou agricultor agroecolgico atribuda a partir de alguns critrios definidos pela cooperativa. O principal deles no usar agrotxicos. Mas tambm se considera o desenvolvimento de outras prticas, como cuidar das nascentes ou proteger o solo. So esses os elementos que a cooperativa utiliza para caracterizar a condio agroecolgica. A certificao social, ou seja, os prprios agricultores e as organizaes parceiras monitoram, visitam e fazem o controle de quem utiliza as prticas agroecolgicas em suas propriedades.
1

15

Agriculturas v. 10 - n. 2 junho de 2013

de Tecnologias Alternativas da Zona da Mata Mineira (CTA-ZM) e a Universidade Federal de Viosa (UFV). Nessas relaes, so desenvolvidas aes comunitrias de fortalecimento da Agroecologia, principalmente a consolidao de experincias produtivas e a comercializao da diversidade produzida pela agricultura familiar.

abordam questes relacionadas ao manejo agroecolgico, qualidade do produto, forma de armazenamento, entre outros aspectos que se referem entrega de um produto de qualidade.

Construindo novos padres de mercado


Novos padres de mercado, que atribuem qualidade aos produtos em funo de sua origem, ou seja, pelas relaes tcnicas, sociais e culturais que caracterizam o processo produtivo, so construdos pela cooperativa a partir dos ambientes de interao agroecolgica, realizados em parceria com o CTA-ZM e a UFV. Trata-se de espaos de trocas de experincias e conhecimentos que

Os ambientes de interao agroecolgica, no entanto, trabalham apenas com a parte dos agentes econmicos responsveis por essa construo social do mercado institucional. Outros agentes so merendeiras, professoras, nutricionistas e gestores pblicos que tm relao direta com a formao da demanda de produtos.
A cooperativa estabeleceu estratgias de interao com esses agentes de modo que todos participassem na definio dos critrios de qualidade dos produtos tendo por referncia a perspectiva agroecolgica. Com as merendeiras e nutricionistas, por exemplo, foram realizadas atividades nas propriedades dos agricultores para discusso do conceito de qualidade com base na procedncia do produto e foram elaboradas receitas que aproveitavam os produtos da agricultura

Loja de material de construo conveniada que aceita o Vale Solidrio como forma de pagamento

Agriculturas v. 10 - n. 2 junho de 2013

Foto: Coofeliz

16

familiar produzidos no municpio. Com professoras e gestores pblicos responsveis pela aquisio dos alimentos, a discusso abordou a alimentao escolar sob a tica da soberania e segurana alimentar, com alimentos livres de agrotxicos. A mudana nos sistemas produtivos das famlias envolvidas com a cooperativa evidente, com a diversificao da produo sendo impulsionada pelos processos organizativos e de mediao com os mercados estabelecidos pela Coofeliz. A mudana na paisagem, a insero de outras atividades econmicas (criao animal, por exemplo) e a integrao destas com determinados cultivos foram alguns dos principais impactos gerados nas unidades produtivas a partir do acesso ao mercado institucional.

O Vale Solidrio como moeda social


Todo o trabalho realizado pela cooperativa provocou a expanso do nmero de scios, modificou a estrutura produtiva dos agricultores e promoveu adequaes tcnicas nas embalagens e estruturas de beneficiamento da cooperativa. Esse processo veio acompanhado da ampliao das movimentaes econmicas e dos mercados. A partir da Demonstrao do Resultado do Exerccio da Coofeliz entre 31 de dezembro de 2010 e 31 de dezembro de 2012, possvel observar essa expanso, com a receita de vendas de mercadorias dos associados passando de R$ 118.101,88 em 2010, para R$ 193.670,00 em 2011 e para R$ 335.000,00 em 2012. Uma dificuldade apontada pelos agricultores referia-se demora para receber o pagamento pelos produtos entregues. Na venda para programas governamentais, existe uma srie de procedimentos (emisso de nota fiscal, prestao de contas e, finalmente, a liberao do recurso) que faz com que os agricultores recebam o pagamento apenas 30 a 60 dias aps a entrega dos produtos. A ausncia de capital de giro na cooperativa para adiantar o recurso ao agricultor no ato da entrega do produto um dos maiores problemas apontados pelos diretores da cooperativa. Para garantir a viabilidade das movimentaes econmicas, a Coofeliz criou, em 2011, o vale solidrio. Atualmente, essa estratgia tem sido usada pelos agricultores scios da cooperativa nos comrcios conveniados, como supermercados, lojas de roupas, lojas de materiais de construo, postos de combustvel, farmcias, lojas de produtos agrcolas, papelarias e padarias. O vale funciona da seguinte maneira: o agricultor entrega seu produto no dia determinado pela cooperativa. Aps a conferncia do produto, o agricultor recebe uma nota com a relao e o valor dos produtos entregues. O vale solidrio elaborado nesse valor, que pode ser sacado em determinada data na cooperativa de crdito ou repassado pelo agricultor como moeda em um dos comrcios conveniados.

O recurso sacado na Cooperativa de Crdito Rural com Interao Solidria (Cresol), na data do vencimento do vale. Esse vencimento de 30 a 60 dias, tempo necessrio para todos os procedimentos burocrticos de liberao do recurso tanto do PNAE quanto do PAA. Durante esse perodo, a moeda movimentada no municpio. O vale no um cheque, mas sim um valor movimentado entre as duas cooperativas e que tem como lastro as relaes de confiana construdas localmente. Dos R$ 335 mil movimentados pela cooperativa em 2012, R$ 277 mil foram pagos diretamente aos agricultores na forma de moeda social. Dessa forma, o vale solidrio aqueceu a economia local, injetando aproximadamente R$ 300 mil na circulao de produtos e servios ao longo do ano. O convnio feito com as empresas locais e com a cooperativa de crdito baseia-se na crena de que o projeto de desenvolvimento da Coofeliz no municpio de Espera Feliz traz benefcios para todos, no apenas para agricultores e agricultoras. A estratgia do vale solidrio garantiu a ampliao das relaes comerciais da cooperativa, bem como levou ao aumento do nmero de scios. Em 2011, a cooperativa apresentava 76 scios e, em 2012, passou a contar com 105, demonstrando potencial de elevar ainda mais esse nmero e expandir os mercados.

Consideraes finais
O mercado institucional proporcionou a estruturao das cooperativas e associaes da agricultura familiar. Essa estruturao estabelecida na medida em que agricultores e agricultoras tecem inovaes organizacionais para garantir a viabilidade do negcio. A interao entre organizaes cooperativas de diferentes setores (crdito e produo), como o caso de Espera Feliz, cumpre um papel importante no acesso aos mercados. O caso de Espera Feliz emblemtico na comprovao de que o mercado um processo de construo social. Nesse sentido, os diferentes agentes econmicos passam a ser mobilizados para a definio de novos padres mercantis, baseados em processos mais justos e solidrios. A economia vista como parte das relaes entre esses agentes. E nessa perspectiva que o enfoque agroecolgico vem descortinando novos caminhos para que novos mercados para a agricultura familiar sejam construdos em Espera Feliz. Marcio Gomes da Silva bacharel em Gesto de Cooperativas, Mestre em Extenso Rural pela UFV e tcnico do CTA-ZM. marcio@ctazm.org.br Paulo Csar Gomes Amorim Junior estudante de Cooperativismo na UFV paulo.c.junior@ufv.br

17

Agriculturas v. 10 - n. 2 junho de 2013

Inovao e controle social


Cludio Becker, Fabiana da Silva Andersson e Paulo Mielke de Medeiros

na produo e comercializao de alimentos ecolgicos: institucionalizando a confiana?


Pelotas que comercializam sua produo ecolgica1 por meio de mecanismos de autogesto localmente desenvolvidos.
1

houve quem dissesse que o termo mercado jamais deveria ser empregado no singular, ao menos no sob o ponto de vista sociolgico. Os mercados so construes sociais e, portanto, possuem uma eminente dimenso sociocultural. A partir dessa afirmao, o artigo se prope discutir uma experincia em curso no sul gacho, desenvolvida por agricultores familiares da microrregio de

Temos plena cincia das discusses e disputas acerca do uso do termo ecolgico, assim como sabemos que a legislao brasileira que trata do tema privilegia o adjetivo orgnico. No entanto, como mero recurso para a elaborao textual, utilizaremos neste trabalho as expresses ecolgico e orgnico como sinnimos.

Foto: Cludio Becker

Agriculturas v. 10 - n. 2 junho de 2013

18

Reconstruindo mercados
O sul gacho marcado por uma agricultura dual, na qual grandes propriedades dedicadas produo de cereais (arroz e soja) e criao extensiva de gado coexistem com um expressivo e diversificado segmento agrcola familiar. Nesse territrio, o auge do processo de modernizao da agricultura provocou os mesmos efeitos nefastos que nas demais regies brasileiras. O carter segregacionista desse modelo de desenvolvimento ocasionou um intenso xodo rural e gerou um contingente de famlias que, embora se mantivessem na agricultura, viam limitadas suas possibilidades de insero socioprodutiva. A atuao de instituies ligadas s igrejas luterana e catlica trouxe novas perspectivas a partir do trabalho associativo, representando o incio das experincias agroecolgicas. Todavia, foi o surgimento das primeiras cooperativas de agricultores familiares que alterou a relao das famlias rurais com os mercados. At a dcada de 1990, prevalecia o consenso de que no havia mercado para os produtos cultivados na agricultura tradicional (batata inglesa, cebola, alho, etc.). Entretanto, com a organizao cooperativa, a lgica se inverteu: no h produo suficiente para atender o mercado. Ou seja, percebeuse que havia efetivamente um espao para a construo de novos canais de comercializao e abastecimento. No obstante, esses processos precisam de uma slida organizao social da produo. As cadeias curtas e os mercados face a face aparecem como alternativas e instigaram o incio das primeiras experincias de feiras livres ecolgicas.2 Todavia, outras estratgias de comercializao da produo seguem coexistindo e sendo promovidas, como, por exemplo, a realizao de tratativas para o fornecimento de produtos orgnicos a supermercados regionais.3 A ampliao do nmero de famlias rurais que aderiram produo orgnica e sua progressiva e dinmica incluso nos circuitos de comercializao resultaram na criao, em 2001, de uma organizao regional de agricultores familiares ecologistas: a Cooperativa Sul Ecolgica de Agricultores Familiares Ltda. De atuao microrregional, a cooperativa surgiu com mais de 100
Em 1995, foi criada a primeira feira livre ecolgica no municpio de Pelotas (RS), promovida pela Associao Regional de Produtores Agroecologistas da Regio Sul (Arpa-Sul). 3 Porm, cabe destacar que o prdigo comeo da iniciativa logo se deparou com o carter predatrio e unilateral do sistema de governana utilizado pelo setor varejista para com os seus fornecedores. Tentativas recentes passaram pelas mesmas dificuldades, invariavelmente culminando na interrupo do fornecimento dos produtos por parte dos agricultores.
2

famlias associadas4, sendo seu principal objetivo a organizao da produo ecolgica visando o acesso aos mercados. Naquele perodo, o fornecimento de alimentos ecolgicos para as escolas da rede pblica de ensino5 foi a grande novidade, apresentando novas perspectivas, mas tambm desafios para aqueles que aderiam agricultura de base ecolgica. Se, por um lado, era um mercado que se abria, de outro, exigia novos arranjos organizacionais (logstica de abastecimento, adequao dos produtos, etc.), que demandavam um elevado grau de inovao por parte das famlias rurais, bem como dos demais agentes envolvidos (assistncia tcnica, diretores de escolas, nutricionistas, merendeiras, alunos, etc.). Aquilo que posteriormente denominou-se mercados institucionais, sobretudo, o atual Programa Nacional de Alimentao Escolar (PNAE), teve seu incio no sul gacho sob as seguintes bases: insero socioprodutiva dos agricultores familiares ecolgicos por meio da destinao de seus produtos s crianas da rede pblica de ensino. Essa experincia pioneira forneceu os alicerces para a construo de canais de comercializao para os alimentos orgnicos produzidos pela agricultura familiar na regio. O xito foi tanto que nessa poca o volume de produo sofreu um incremento exponencial.6 Com o surgimento do Programa de Aquisio de Alimentos da Agricultura Familiar (PAA), em 2003, estabeleceu-se um novo patamar de relaes entre produtores e consumidores. Foram criados comits gestores locais, nos quais os distintos segmentos discutem acerca da constituio e operacionalizao das aquisies de alimentos e sua destinao s pessoas em situao de insegurana alimentar nas reas urbanas alimento ecolgico para quem no tem condies de oferecer a si e a sua famlia uma dieta alimentar adequada. Reforma ou revoluo? Difcil dizer, mas a questo que esse novo mercado, naquele momento, representou uma quebra de paradigma. Entretanto, com o passar do tempo, apareceram algumas imperfeies nessa indita forma de proviso agroalimentar e, novos desafios foram postos quanto normatizao da produo orgnica no pas. Paradoxalmente, o mesmo Estado que, por meio de suas polticas pblicas, promove o desenvolvimento rural cria dispositivos legais que o bloqueiam. Trataremos dessas questes a seguir, especialmente tomando como referncia a obrigatoriedade de certificao dos alimentos orgnicos e os dispositivos adotados pelas organiAtualmente, a Sul Ecolgica conta com cerca de 250 famlias cooperadas, distribudas em 23 ncleos produtivos, em oito municpios do sul gacho. 5 Destaca-se o Projeto Piloto de Alimentao Escolar Ecolgica, implantado em escolas pblicas estaduais no municpio de So Loureno do Sul (RS) no ano 2000. 6 Dados coletados junto s organizaes que atuam na produo ecolgica na microrregio de Pelotas mostram que, de 2000 a 2004, houve um aumento da ordem de 10 vezes no volume produzido e comercializado, passando de cerca de 100 toneladas para quase 1.000 toneladas anuais.
4

Ao lado: Agricultores familiares (famlia Bartz) preparando seus produtos orgnicos para a destinao ao PAA

19

Agriculturas v. 10 - n. 2 junho de 2013

zaes da agricultura familiar ecologista frente a esse desafio legal para a manuteno e a ampliao de seus mercados.

Inovaes sociais para atender s novas exigncias legais


Um representativo nmero de famlias agricultoras no Brasil, por razes diversas, vm adotando os princpios agroecolgicos em suas unidades produtivas. A insero diferenciada dessas famlias nos mercados uma necessidade, e no apenas uma opo, haja vista que os circuitos convencionais de comercializao subordinam os agricultores aos complexos agroindustriais e aos grandes conglomerados do varejo alimentar. Nesse sentido, o arcabouo jurdico e os instrumentos operacionais estabelecidos pelo Estado brasileiro voltados promoo da segurana alimentar e nutricional representaram grandes avanos institucionais para a ampliao e a consolidao da produo de base agroecolgica. Isso se verifica no somente no plano da produo de alimentos, mas na prpria filosofia que orienta os programas de compra institucional (PAA e PNAE), cuja premissa bsica propiciar concertaes inditas visando construo social dos mercados, baseando-se em valores como a proximidade, a confiana e a autorregulao. Entretanto, os mercados vm sendo cada vez mais conformados por normas restritivas, estabelecidas pelo prprio Estado. A certificao da produo orgnica um desses mecanismos compulsrios colocados para agricultores ecolgicos.7 Nesse campo, a maior inovao em nosso pas foi o re7

conhecimento oficial dos sistemas participativos de garantia SPGs (MEIRELLES, 2007), por meio dos quais os agricultores organizados podem constituir um mecanismo de controle social que ateste a origem e a adequao dos alimentos por eles produzidos s normas da produo orgnica. No caso dos agricultores familiares ecologistas, especialmente aqueles vinculados Cooperativa Sul Ecolgica, a opo8 de regularizao frente obrigatoriedade da certificao foi a formalizao de uma Organizao de Controle Social (OCS). Esse dispositivo foi constitudo a partir da prpria conformao da Cooperativa, que se organiza em ncleos produtivos de no mnimo cinco famlias, nos quais os agricultores familiares efetivam o controle social da sua produo mediante a realizao de reunies e visitas itinerantes nas unidades produtivas, das quais podem participar tcnicos e consumidores. A organizao social da produo e a transparncia no processo, bem como o devido registro documental, legitimam as suas prticas e certificam os produtos para serem comercializados como orgnicos nos mercados em que ocorre a venda direta. Nesse caso, a inovao social representada pela criao da OCS evidencia que os agricultores familiares organizados no apenas tm capacidade para fazer frente a um dispositivo de lei, mas tambm demonstram habilidade para responder s exigncias dos mercados. Julgamos que esse processo, em ltima anlise, marcou a institucionalizao da confiana. Todavia, apesar dos avanos e inovaes observados na construo dos mercados para os agricultores familiares ecologistas, persistem diversos desafios para a consolidao das experincias em curso.
8

No Brasil, a certificao da produo orgnica regulamentada pela Lei 10.831/2003 e pela instruo normativa 19/2009. Esses dispositivos legais estabelecem trs mecanismos possveis para atestar a qualidade orgnica: Organismo de Avaliao de Conformidade (OAC), Organismo Participativo de Avaliao de Conformidade (Opac) e Organizao de Controle Social (OCS). O reconhecimento oficial dos sistemas participativos de garantia representou uma conquista das organizaes sociais que trabalham com a produo ecolgica no Brasil, tendo, inclusive, significativa repercusso internacional.

Tratamos a escolha feita pelos cooperados como uma opo, pois havia a possibilidade de aderir ao modelo convencional de certificao, que implica em elevados custos, ou mesmo instituir uma Opac. A escolha pela constituio da OCS foi devida ao fato de que esse dispositivo atendia plenamente demanda dos agricultores no que tange forma de comercializao da sua produo, maiormente realizada via venda direta.

Figura 1. Disposio geogrfica e organizao socioespacial da Cooperativa Sul Ecolgica, ressaltando um de seus ncleos produtivos

Fonte: Elaborao dos autores (2010)

Agriculturas v. 10 - n. 2 junho de 2013

20

Foto: Antnio Leonel Soares (Grupo La Quintinie)

Parece ser indiscutvel que os mercados institucionais foram os grandes impulsionadores da ampliao da escala de produo dos alimentos orgnicos pela agricultura familiar do sul gacho, bem como da constituio de novos canais de comercializao e abastecimento.9 Entretanto, ocorre que, aps um perodo de crescimento vertiginoso, algumas modalidades acessadas pelos agricultores familiares comearam a apresentar indcios de esgotamento.10 No caso do PAA, a defasagem dos valores recebidos pelos produtores apontada como a causa do declnio no fornecimento para esse mercado por parte dos cooperados. Igualmente, o engessamento burocrtico11 pelo qual o programa sistematicamente vem passando praticamente inviabiliza o seu acesso por parte das cooperativas da agricultura familiar. Alm disso, algumas famlias rurais especializaram-se no fornecimento ao PAA, o que de certa maneira criou uma dependncia em relao a esse mercado. Sendo assim, apesar dos ganhos, a questo que, em virtude das dificuldades operacionais e da baixa remunerao, crescente o descrdito por parte de agricultores ecologistas em relao ao programa. Cremos que novamente ser preciso lanar mo da habilidade social na busca de solues criativas para os novos impasses criados. Oferecer produtos saudveis para as crianas no uma questo somente de mercado para os agricultores familiares de base ecolgica, mas tambm de princpios. E, com o advento da lei que estipula a obrigatoriedade de aquisio de produtos da agricultura familiar local para a alimentao escolar, dando prioridade aos produtos orgnicos, parecia que os mercados para esses gneros novamente teriam uma ampliao substancial. Contudo, o que se observa regionalmente um quadro bastante heterogneo, mesmo incipiente, nas aquisies de alimentos ecolgicos. Esse contexto desafia a capacidade organizativa e de articulao dos produtores com os demais segmentos envolvidos na consolidao desse mercado singular de abastecimento e consumo.

Agricultor familiar em sua rea de produo de morangos, exibindo sua Declarao de produtor orgnico, vinculado OCS-RS-03

da confiana nem sempre regido pela horizontalidade nas relaes. A assimetria de poder nas tomadas de deciso coloca o Estado como um ente imperioso. Os constrangimentos impostos s associaes da agricultura familiar ecologista se expressam em uma infinidade de protocolos, formulrios, manuais, atestados, ofcios e tantas outras exigncias de ordem burocrtica. No caso em questo, tais constrangimentos deslocaram o foco da atuao da cooperativa, que originalmente estava empenhada na organizao social da produo e no trabalho de base e depois passou a concentrar seus esforos para atender s exigncias legais dos mercados institucionais e da produo orgnica, conformando um quadro que poderamos chamar de confinamento normativo. Apesar das adversidades, acreditamos ser possvel seguir em frente, sendo que preciso entender que a qualificao e a consolidao dos mercados para a produo ecolgica dos agricultores familiares, a partir de princpios e normas socialmente construdas, passam necessariamente pela superao dessas e de outras barreiras. Cludio Becker e Fabiana da Silva Andersson agrnomos, Mestres em Cincia e bolsistas de Doutorado do Programa de Ps-Graduao em Sistemas de Produo Agrcola Familiar, Universidade Federal de Pelotas cldbecker@gmail.com e fabiandersson@gmail.com Paulo Mielke de Medeiros agricultor ecologista e atual presidente da Cooperativa Sul Ecolgica sulecologica@gmail.com

possvel seguir em frente?


Pode-se dizer que o fortalecimento de dinmicas locais de cooperao e associativismo representa um elemento determinante para a insero da agricultura familiar ecologista nos mercados. O reconhecimento oficial dos sistemas participativos de garantia para a produo orgnica e a valorizao dos mercados institucionais como canais para escoamento dessa produo sem dvida so avanos importantes. Contudo, esse processo que denominamos de institucionalizao
Prova disso o elevado percentual de alimentos orgnicos adquiridos anualmente (aproximadamente 50%) nas operaes do PAA em Pelotas e So Loureno do Sul. 10 O perodo de ascenso ocorreu nos primeiros anos de operao do PAA na microrregio de Pelotas, mas, aps 2009, observou-se um franco descenso em todos os quesitos que conformam o programa (nmero de fornecedores, quantidade de beneficirios, etc). 11 Exemplo do que estamos tratando o processo de renovao dos projetos, que raras vezes coincide com o tempo previsto nos planejamentos realizados pelos agricultores ou mesmo com o perodo constante na prpria Proposta de Participao.
9

Referncias bibliogrficas:
MEIRELLES, L. Sistemas Participativos de Garantia: origem, definio e princpios. Revista Agricultura Ecolgica de AGRECOL, Cochabamba, n. 7, p. 1-5, 2007.

21

Agriculturas v. 10 - n. 2 junho de 2013

Foto: Fabiana da Silva Andersson

Avanos polticos, retrocessos formais

Rede Ecovida de Agroecologia:


articulando trocas mercantis com mecanismos de reciprocidade
Oscar Jos Rover e Felipe Martins Lampa
s mercados provocaram alteraes significativas na maneira de produzir e consumir alimentos e nos modos de vida dos agricultores.Todavia, esse processo no significou a eliminao total das bases sobre as quais se assenta o campesinato, uma vez que possvel identificar no s pontos de ruptura, mas tambm elementos de continuidade em sua organizao sociocultural (WANDERLEY, 2009). Sabourin (2009) utiliza a noo de relaes de reciprocidade para explicar a capacidade do campesinato de se reproduzir na sociedade contempornea, entendendo-as como trocas de responsabilidades mtuas, promovidas a prestaes e geradoras de vnculos sociais mais amplos do que aqueles gerados pelas trocas mercantis. Essas relaes, que tm origem no patrimnio sociocultural do campesinato, tiveram sua lgica profundamente transformada com o advento da modernizao da agricultura. Contudo, para Sabourin (2009), esse processo no seria uniforme e unilinear, e as sociedades camponesas se caracterizariam pela capacidade de articular relaes de reciprocidade com relaes mercantis. Nesse sentido, o autor afirma que se estabeleceu uma coexistncia dialtica entre essas duas lgicas, sendo que a permanncia de relaes de reciprocidade seria um elemento chave para entender a resistncia da cultura camponesa no interior das relaes e trocas mercantis. No que tange comercializao de alimentos da agricultura familiar de base ecolgica, fundamental analisar as suas estratgias para se posicionar nos mercados. A produo em unidades

Box de Produtos Orgnicos em Florianpolis

Agriculturas v. 10 - n. 2 junho de 2013

22

Fotos: Fernando Angeoletto

familiares diversificadas e a comercializao em cooperativas, visando gerar ganhos de escala por cooperao, representam continuidades histricas com a cultura camponesa. De um ponto de vista mais amplo, na esfera do mercado agroalimentar, verificamos profundas mudanas no ambiente concorrencial nas ltimas dcadas, elevando os nveis de eficincia, pressionando os custos e acelerando o ritmo de inovaes e modernizaes tecnolgicas. O resultado imediato dessas novas condies seria a fragilizao da agricultura de base familiar, bem como de suas organizaes econmicas. Essa tendncia acabou por transformar radicalmente os padres de coordenao entre os atores ao longo das cadeias agroalimentares. Alm da maior exigncia de escala para suprir e custear logsticas de forma planejada e contnua, h a imposio de padres de qualidade e aparncia (WILKINSON, 2008). Contudo, esses movimentos dominantes no avanam sem resistncias. A abertura de mercados por meio da articulao de atores sociais que compartilham vises comuns de desenvolvimento e buscam fortalecer as economias locais tem representado uma contratendncia de construo social de mercado.

Inaugurao do Box de Produtos Orgnicos no Ceasa de Santa Catarina

A Rede Ecovida como uma inovao social


A Rede Ecovida de Agroecologia foi criada em 1998, como resultado de um processo de articulao de organizaes e movimentos sociais, visando construir uma alternativa ao modelo de agricultura dominante no pas. A rede organizada em ncleos regionais espalhados pela regio Sul do Brasil. Cada ncleo rene membros de uma microrregio com caractersticas semelhantes (um territrio rural). Em sua pgina na internet, consta: Atualmente, a Rede Ecovida conta com 23 ncleos regionais, abrangendo em torno de 170 municpios. Seu trabalho congrega, aproximadamente, 200 grupos de agricultores, 20 ONGs e 10 cooperativas de consumidores. Desde a sua origem, a Rede Ecovida tem como pressuposto estabelecer formas de comercializao que priorizem a venda direta e/ou que reduzam ao mximo as intermediaes (SANTOS; MAYER, 2007). sob essa tica, aproximando produtores e consumidores, que foram construdas as mais de 100 feiras e lojas de varejo. Porm, com o passar do tempo e o aumento de nmero de produtores (abrangendo cerca de 2,5 mil famlias) e do volume de produtos, as opes de mercados locais e regionais se tornaram restritivas. Mesmo assim, a Ecovida mantm uma resistncia entrada em grandes mercados de atacado e varejo, o que configurou um gargalo para a expanso e o escoamento da produo dos agricultores ligados a ela (ROVER, 2011). Foi diante desse desafio que um conjunto de organizaes vinculadas rede criou o Circuito Sul de Circulao de Alimentos da Ecovida, iniciativa que vem desde 2006 integrando comercialmente alguns ncleos regionais. O circuito funciona com base em seis estaes-ncleos, cada qual equivalendo a um ncleo da Ecovida. As estaes so pontos de reunio e distribuio dos produtos para a comercializao.1 Para cumprirem essas funes, existem alguns princpios que orientam suas organizaes e que diferem significativamente dos mecanismos convencionais de acesso aos mercados (ROVER, 2011): a) para integrar o circuito, os produ1

tos devem ser necessariamente oriundos da agricultura familiar e ser produzidos em sistemas diversificados que priorizem o autoabastecimento alimentar, tanto das famlias produtoras como dos mercados locais; b) as organizaes que vendem devem tambm comprar produtos no circuito, para garantir o intercmbio de produtos entre as regies e a ampliao da diversidade de mercadorias ofertadas em cada regio; c) h redefinies coletivas peridicas sobre os critrios para a formao dos preos, buscando assegurar que o trabalho das famlias agricultoras seja justamente remunerado e, ao mesmo tempo, que os produtos sejam acessveis aos consumidores. Alm das mais de 100 feiras, das lojas de venda direta e do Circuito Sul de Circulao de Alimentos, novas iniciativas surgem para qualificar as dinmicas comerciais da Ecovida. Um exemplo recente a criao, em janeiro de 2013, do Box de Produtos Orgnicos, junto Ceasa/SC, na Grande Florianpolis. Esse Box articula vrias organizaes e alguns ncleos regionais da Ecovida e, assim como as estaes do Circuito Sul, constitui um ponto de reunio e distribuio de produtos agroecolgicos na Grande Florianpolis. Como um espao de atacado, integrado por organizaes de agricultores familiares, sua proposta otimizar a logstica de comercializao, ampliar os ganhos de escala por cooperao das famlias do ncleo regional que o sedia e facilitar as trocas de produtos entre diferentes ncleos.

Para conhecer as estaes e rotas do Circuito Sul de Circulao da Ecovida, ver Magnanti (2008).

Todas essas iniciativas demonstram o esforo da Ecovida em criar mecanismos comerciais que promovam a diversidade produtiva, a proximidade entre os agricultores e os consumidores, a valorizao local/regional dos territrios onde feita a produo agroalimentar e a construo de relaes comerciais que visam gerar vnculos sociais mais amplos que os mercantis, fortalecendo relaes de reciprocidade.
23 Agriculturas v. 10 - n. 2 junho de 2013

Inaugurao do Box de Produtos Orgnicos

Reunio no Box de Produtos Orgnicos de Florianpolis com agricultores e suas organizaes

Perspectivas e desafios
A experincia da Ecovida representa um caso concreto de reinsero de agricultores familiares nos mercados alimentares com base em inovaes organizacionais e tecnolgicas que levam abertura de um nicho no convencional para a produo agroecolgica. Isso pode ser verificado nas feiras, no Circuito Sul de Circulao, nas lojas de venda direta e no Box de Produtos Orgnicos. Contudo, maior insero e reconhecimento comercial induzem ao aprofundamento de contradies, como a possibilidade de atingir mercados distantes, algumas vezes por meio de atacadistas e varejistas convencionais, afastando-se de seus objetivos e princpios. E com a experincia da Rede Ecovida no seria diferente. O fato de ser uma organizao descentralizada, que garante significativa autonomia aos ncleos regionais quanto adoo de estratgias comerciais, pode mesmo acentuar essa contradio entre reciprocidade e troca mercantil. Assim, o acesso a mercados mais distantes, bem como processos de centralizao comercial no interior da organizao, no deixam de existir na Rede Ecovida. Exemplo disso so infraestruturas comerciais de seleo, classificao e embalagem que em alguns ncleos regionais so centralizadas, restringindo a participao dos agricultores na coordenao dos processos comerciais. H tambm casos em que algum agente comercial, apesar de ligado Ecovida, promove dinmicas que pouco diferem das convencionais, com baixo grau de controle de preos e ganhos por parte dos agricultores e suas organizaes. Nesse sentido, a necessidade de responder s demandas do mercado, condio para se manter no mesmo, pressiona a organizao na medida em que exige nveis cada vez mais altos de eficincia e coordenao da cadeia. Em pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) em quatro capitais do Brasil, foram levantados os preos de sete alimentos orgnicos2, em trs canais de distribuio: grandes supermercados, feiras de orgnicos e entregas em domiclio. Constatou-se que os preos podem variar em at 463%, dependendo do canal de venda. Outro dado significativo o fato de que, em 100% dos casos, os preos mais baixos foram os praticados pelos feirantes
2

que, em geral, correspondem aos prprios produtores (IDEC, 2010). Os resultados da pesquisa reforam a importncia do fortalecimento dos circuitos curtos de comercializao, sobretudo no que se refere sua capacidade de oferecer alimentos a um preo mais barato e garantir ao produtor uma maior apropriao do valor final de seu produto.

Outra pesquisa, realizada por Rover, Lampa e Pacheco Luiz (2012) a partir de entrevistas a 55 produtores agroecolgicos, demonstrou que a abertura de espaos de comercializao um dos principais entraves para a ampliao da produo de base ecolgica. Dessa forma, a construo social de mercados, tal como a promovida pela Ecovida, com contedos polticos que fundamentam a sua organizao, corresponde a uma disputa no interior de cadeias de produo, pois traz consigo a bandeira de outro paradigma de organizao (da produo e do comrcio).
Uma das caractersticas destacadas por Ploeg (2006) relativas ao modo de produo campons justamente o permanente empenho no sentido de distanciar o processo de produo do sufocante circuito mercantil, sem deixar de ter interfaces com ele, ao ingressar e criar processos especficos e diferenciados de comercializao. Nas continuidades e rupturas com sua cultura camponesa, os produtores ligados Ecovida constroem conjuntamente mercados locais, integrando grupos que pertencem a uma mesma regio, o que no impede que alguns membros acessem canais mais distantes, como redes

Repolho verde, berinjela, pimento verde, chuchu, tomate, cebola e alface americana.

Agriculturas v. 10 - n. 2 junho de 2013

24

de varejo e lojas especializadas longe da regio de origem dos produtos. Assim, as estratgias de comercializao adotadas pelos membros dos diferentes ncleos, apesar de assumirem princpios comuns que as orientam, mostram-se bastante heterogneas. Ainda no que diz respeito ao posicionamento nos mercados, e considerando a escassez recorrente de recursos entre os agricultores, iniciativas de compartilhamento de veculos e infraestrutura sugerem a imprescindibilidade de ampliar estratgias coletivas para enfrentar os desafios dos mercados.

Referncias bibliogrficas:
ABRAMOVAY, R. Paradigmas do capitalismo agrrio em questo. So Paulo: Edusp, 2012. INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATSTICA (IBGE). Censo agropecurio, 2006. INSTITUTO BRASILEIRO DE DEFESA DO CONSUMIDOR (IDEC). Quer pagar quanto? Revista do Idec, abr. 2010. MAGNANTI, Natal J. Circuito Sul de Circulao de Alimentos da Rede Ecovida de Agroecologia. Revista Agriculturas, v. 5, n. 2, p. 26-29, mai. 2011. PLEIN, C; SCHNEIDER, S. Agricultura familiar e mercantilizao. In: CASTILHO, M.L; RAMOS, J.M. (Ed.). Agronegcio e desenvolvimento sustentvel. Francisco Beltro: Calgan Editora Grfica, 2009. PLOEG, J. D van. O modo de produo campons revisitado. In: SCHNEIDER, S (Org.). A diversidade da agricultura familiar. Porto Alegre: Editora UFRGS, 2006. REDE ECOVIDA DE AGROECOLOGIA. Disponvel em: <www.ecovida.org.br>. Acesso em: 23 de abril de 2013. ROVER, O. Agroecologia, mercado e inovao social: o caso da Rede Ecovida de Agroecologia. Revista de Cincias Sociais UNISINOS, jan.-abr. 2011. ROVER, O; LAMPA, F; PACHECO LUIZ, F. As polticas pblicas e a promoo da agroecologia junto a agricultores familiares do sul do Brasil. In: SEMINRIO NACIONAL DE SOCIOLOGIA E POLTICA, 4, 2012, Curitiba. Anais... Curitiba, 2012. SABOURIN, E. Camponeses do Brasil: entre a troca mercantil e a reciprocidade. Rio de Janeiro: Editora Garamond, 2009. SANTOS, L.C.R. dos; MAYER, P.H. A experincia da Rede Ecovida de Agroecologia no sul do Brasil. Revista Brasileira de Agrocologia, v. 2, n. 2, out. 2007. SINGER, P. Introduo economia solidria. So Paulo: Editora Perseu Abramo, 2002. WANDERLEY, M. de N. B. O mundo rural como um espao de vida: reflexes sobre a propriedade da terra, agricultura familiar e ruralidade. Porto Alegre: Editora UFRGS, 2009. WANDERLEY, M. de N. B. A sociologia do mundo rural e as questes da sociedade no Brasil contemporneo. Revista Ruris, v. 4, n. 1, mar. 2010. WILKINSON, J. Mercados, redes e valores. Porto Alegre: Editora UFRGS/Programa de ps-graduao em desenvolvimento rural, 2008

Uma rede fundada no princpio da cooperao


A organizao social da Ecovida procura privilegiar relaes de reciprocidade, tais como a troca de produtos, sementes e experincias, assim como incentiva outras formas de cooperao no interior da rede. Alm disso, a construo de feiras, a reunio de grupos e a participao em encontros regionais de articulao so fundamentais para a construo da identidade comum e de seu projeto de autonomia. Suas estratgias cooperativas para a construo de mercados caminham no mesmo sentido. Assim, a rede desenvolve dispositivos comerciais que se fundamentam em princpios da economia solidria, buscando uma justa distribuio de resultados, a melhoria das condies de trabalho e o compromisso com o meio ambiente e o bem-estar dos envolvidos no processo, inclusive consumidores. Isso no impede, entretanto, que na sua relao com agentes econmicos externos, assim como diante da falta de coordenao interna, alguns de seus agentes se posicionem de maneira competitiva. A lgica camponesa e a experincia da Ecovida apresentam um grande diferencial em relao a outros setores socioprodutivos da agricultura: a valorizao de princpios de reciprocidade, conjugando-os com prticas da troca mercantil. Essa uma marca histrica desde a criao da rede, reconstruindo a autonomia dos agricultores e de suas organizaes, buscando convert-la em dinmicas alternativas de desenvolvimento rural. Mas, como em todo processo histrico, a relao que a rede estabelecer com os mercados depender tambm das escolhas feitas, que podem tender mais para o domnio das transaes mercantis ou para a ampliao da relevncia de princpios de reciprocidade. Nesse sentido, concordamos com Sabourin quanto necessidade de desenhar polticas pblicas que fomentem prticas de reciprocidade, para evitar que experincias como a da Rede Ecovida permaneam marginais ou simplesmente sejam totalmente dominadas pelas regras dos mercados. Oscar Jos Rover agrnomo, Mestre em Sociologia Poltica, Doutor em Desenvolvimento Rural e professor da UFSC oscar.rover@ufsc.br Felipe Martins Lampa cientista social e Mestrando em Agroecossistemas da UFSC lampabr@yahoo.com

25

Agriculturas v. 10 - n. 2 junho de 2013

Fotos: EkoRural

Agriculturas v. 10 - n. 2 junho de 2013

26

um caso de sucesso entre consumidores urbanos do Equador


Ross M. Borja, Pedro Oyarzn, Sonia Zambrano, Francisco Lema1

Sistemas alimentares locais:

A noo de Desenvolvimento 3.0 foi concebida para ressaltar a diferena com relao aos enfoques at hoje predominantes centrados na transferncia de tecnologia (1.0) ou em regimes participativos (2.0). O Desenvolvimento 3.0 funda-se nas iniciativas comunitrias como fonte de inspirao para a mudana social. O movimento Canastas Comunitarias (Cestas Comunitrias, traduo livre), criado por famlias para lidar com a volatilidade dos preos dos alimentos, ilustra bem essa nova abordagem. Hoje, o movimento se expandiu para seis cidades no Equador e se diversificou para enfrentar novas questes, mas continua a ser um excelente exemplo dos benefcios obtidos por meio de sistemas alimentares locais, em iniciativas de auto-organizao local.

o longo das ltimas dcadas, empresas do ramo alimentar tm adquirido crescente poder para influenciar a forma com que as famlias urbanas no Equador se alimentam. Como parte desse processo, a populao urbana vem progressivamente perdendo a noo dos diferentes significados e relaes envolvidos na aquisio de alimentos. Ao mesmo tempo, a produo agr1

Os autores agradecem a Carlos Perez e Claire Nicklin por seus conselhos e Fundao McKnight por seu apoio. Reconhecem ainda os valiosos comentrios de Jason Donovan, do Centro Mundial de Agrofloresteria (Icraf, na sigla em ingls), e de Steve Brescia, da Groundswell Internacional.

Ao lado: Redes alimentares locais: melhores rendas, alimentos saudveis e organizaes locais fortalecidas

cola reflete cada vez menos o contexto e a cultura locais. Esse cenrio expressa distncia crescente entre produtores e consumidores. De um lado, os consumidores perderam o contato com as unidades de produo agrcola ou a regio de onde vem a comida, e, do outro, os produtores no sabem quem vai comer seus produtos. O fato que ambos os grupos esto a cada dia mais vulnerveis aos interesses de grandes empresas. O desenvolvimento de cadeias mais longas uma das principais caractersticas do sistema agroalimentar moderno. Consumidores e produtores no se conhecem mais, os rendimentos dos agricultores esto decaindo, as opes para os consumidores so limitadas e as dietas so menos variadas e menos saudveis. O conceito de redes alimentares locais se baseia em uma renovada forma de relacionamento entre produtores e con-

27

Agriculturas v. 10 - n. 2 junho de 2013

Venda direta como mecanismo para a revalorizao da agrobiodiversidade

sumidores e est se tornando cada vez mais relevante. Vrios exemplos de acesso direto aos mercados, ou de atalhos para comercializao, surgiram como uma reao ao crescente poder exercido pelos intermedirios e pelo setor de supermercados, mostrando que as famlias, quando se organizam, tm o potencial de mudar uma situao adversa. Um dos melhores exemplos o das Canastas Comunitarias, que tiveram incio na dcada de 1980 como grupos de consumidores urbanos. Seus membros arrecadam fundos para fazer compras em grandes quantidades (no atacado) que so depois divididas entre as famlias do grupo, resultando em uma economia substancial. Hoje, as Canastas Comunitarias formam uma rede nacional de famlias urbanas de baixa renda que buscaram um modelo al-

ternativo para economizar dinheiro e, ao mesmo tempo, possibilitar o acesso a alimentos de qualidade. Assim, o que comeou como um mecanismo de compra coletiva para economizar dinheiro acabou lentamente levando os participantes a questionar as origens e as formas de produo dos alimentos que consomem. Muitos consumidores comearam a reavaliar a vantagem de poupar dinheiro comprando alimentos produzidos sem o emprego de insumos qumicos. Isso os encorajou a procurar os agricultores para obter respostas e estabelecer laos mais estreitos, o que fez com que as Canastas Comunitarias se tornassem uma ferramenta de fortalecimento da relao entre consumidores e produtores.

Agriculturas v. 10 - n. 2 junho de 2013

28

turas. A uma altitude mdia de 3 mil metros acima do nvel do mar, esses lotes produzem vrios tipos de culturas, plantas medicinais e rvores frutferas, formando um mosaico de biodiversidade. No incio de 2010, a Associao da Nova Gerao, formada sobretudo por mulheres de Tzimbuto, reuniu-se com as lideranas da Canasta Comunitaria Utopa, uma das mais antigas do Equador, que tem sede na vizinha cidade de Riobamba. A EkoRural, que havia trabalhado anteriormente com ambos os grupos, facilitou as primeiras reunies, ao vislumbrar a oportunidade de conciliar os objetivos em torno do consumo e da produo de alimentos. Nosso empenho em construir vnculos mais fortes entre consumidores e produtores teve como principal motivao dar uma resposta recorrente demanda dos produtores em relao ao seu limitado poder de barganha, aos baixos preos recebidos por seus produtos e aos injustos benefcios econmicos que as famlias urbanas e rurais acabavam concedendo aos intermedirios.

Trs anos mais tarde, cerca de 50 agricultores entregam regularmente os seus produtos para o grupo da canasta, que os leva para os consumidores em Riobamba. Hoje, esses produtores fornecem aproximadamente 25% das compras feitas pela Canasta Utopa (e cerca de 50% dos legumes). Os agricultores de Tzimbuto obtm um lucro mdio de 80% cerca do dobro do que eles conseguem quando vendem os mesmos produtos para o revendedor atacadista. Sua associao tambm mais forte do que antes, e eles incluram novos mecanismos para incentivar outros vizinhos a participar.
Ao mesmo tempo, as vantagens para os membros da canasta em Riobamba so evidentes: eles pagam metade do que teriam que pagar a supermercados ou varejistas da cidade; e pagam aos agricultores de Tzimbuto o mesmo que pagavam aos atacadistas no passado, mas recebem produtos de melhor qualidade (produtos ambientalmente corretos, livres de agrotxicos e outros produtos qumicos) pelo mesmo preo.

O caso da comunidade rural de Tzimbuto


Com cerca de 250 habitantes, Tzimbuto uma pequena comunidade rural localizada na provncia de Chimborazo, no planalto central do Equador. uma das reas onde a organizao de desenvolvimento local EkoRural vinha apoiando uma iniciativa conduzida por agricultores. Os agricultores possuem seus lotes dispersos por toda a rea, onde cultivam grande variedade de cul-

Estabelecendo vnculos
Ainda que o fortalecimento dos vnculos entre consumidores e produtores traga muitas vantagens, a construo dessas novas relaes nem sempre um processo simples.Verificamos algumas dificuldades iniciais em funo das diferenas culturais entre as famlias rurais e urbanas. Tambm houve o fato de alguns produtores acharem difcil deixar de usar agrotxicos e outras prticas de produo nocivas a que estavam acostumados. Isso criou alguns obstculos s tentativas de coordenar os esforos de ambas as partes, garantir a qualidade de todos os produtos e construir um relacionamento baseado na confiana.

29

Agriculturas v. 10 - n. 2 junho de 2013

Apesar desses problemas, todos os participantes descobriram que o trabalhar em conjunto para gerar mudanas abriu novas e empolgantes possibilidades, a comear pelas relaes de reciprocidade que haviam sido perdidas, e as quais todos queriam reconstruir. Ambos os grupos buscavam um negcio vantajoso: os consumidores queriam ter acesso a alimentos saudveis, enquanto os agricultores estavam interessados em saber mais sobre quem adquiria seus produtos, seus gostos e preferncias. Os membros da associao comearam a planejar em detalhe o que iriam cultivar e quando, elaborando uma maneira mais eficiente de fornecer os produtos requisitados.
Um processo de diversificao da produo foi desencadeado, o que levou introduo de novas espcies e variedades, incluindo variedades nativas de batata e de outras culturas, como mashua (Tropaeolum tuberosum), oca (Oxalis tuberosa), arracha (Arracacia xantorrhiza) e melloco (Ullucus tuberosus) aos poucos todas se tornaram disponveis para venda e consumo. Alm disso, os agricultores comearam a prestar mais ateno s suas prprias prticas agrcolas, s vantagens evidentes da rotao de culturas, dos consrcios e da utilizao de adubo. Olhando para trs, essas prticas tm tido um grande impacto sobre a introduo de novos alimentos na dieta das famlias, tanto em Tzimbuto como em Riobamba. Definir como alcanar tudo isso era essencial para gerar mudanas duradouras. Os agricultores concordaram que era necessrio fortalecer sua prpria organizao, por meio da definio clara de papis e responsabilidades. Eles tambm concordaram em capitalizar sua organizao, dando ao grupo o dobro do que recebem em funo dele (na forma de insumos, sementes e outros materiais). Para garantir a origem e a qualidade da produo, a associao criou um comit que supervisiona todas as operaes e nomeou uma liderana comunitria que assegura que os produtos cumpram com os critrios estabelecidos. Existe agora tambm um sistema coordenado de produo e distribuio que permite que todos os membros tenham a mesma chance de participar e se beneficiar. Sem dvida, o sucesso visto foi resultado dos esforos de lideranas agricultoras como Elena Tenelema e da inspirao e motivao de Roberto Gortaire, Lupe Ruiz e todos aqueles por trs das canastas.

papel e a contribuio de voluntrios, a necessidade de planejar e coordenar as atividades em detalhe e tambm a qualidade dos alimentos algo que os consumidores sem rosto nunca demandam. Esses esforos esto mostrando como a comercializao de produtos agrcolas pode se tornar uma grande fora para ter uma vida mais saudvel, com consequncias imediatas (e altamente positivas) de natureza econmica, social e ambiental. Tudo isso fica ainda mais claro quando levamos em conta os custos reais dos sistemas alimentares modernos.

A fora da mudana
A ligao entre a Canasta Comunitria Utopa e os agricultores de Tzimbuto demonstra que a criao de novos e mais saudveis relacionamentos entre famlias urbanas e rurais traz benefcios claros e diretos, que no se limitam criao de um mercado mais estvel, ao pagamento de preos mais justos para os agricultores e possibilidade de consumo de produtos de melhor qualidade. Ambos os grupos tambm aprenderam sobre a importncia de ter uma organizao forte e promover uma abordagem sustentvel para a agricultura. Passaram a valorizar ainda o

Agriculturas v. 10 - n. 2 junho de 2013

30

H um enorme potencial para o fortalecimento dessas prticas que so baseadas na interdependncia e na ilimitada criatividade do povo. A riqueza existente que j investida na produo e no consumo de alimentos pode ser usada para fortalecer as organizaes rurais e urbanas, bem como pode ajudar a mudar o cenrio de excluso de certos setores de nossas comunidades e sociedades. Deve-se tambm atentar para a importncia de abrir espao para mais pluralismo e democracia, ao envolver, por exemplo, escolas, hospitais e organizaes comunitrias.

Comer talvez seja a nossa atividade mais bsica, mas seu potencial como ferramenta para a mudana tem sido negligenciado e esquecido. Os recursos j esto disponveis. Eles s precisam ser reinvestidos e realocados para novos fins sociais.
Ross Borja, Pedro Oyarzn, Sonia Zambrano e Francisco Lema Equipe da Fundao EkoRural, Quito, Equador rborja@ekorural.org

Venda direta: os benefcios no so s econmicos, mas tambm sociais e ambientais

31

Agriculturas v. 10 - n. 2 junho de 2013

Foto: Jaws Media Productions

Agriculturas v. 10 - n. 2 junho de 2013

32

Antigas tradies, novas prticas


Katrien vant Hooft
apenas 60 anos, a paisagem agrcola na Holanda era muito semelhante que existe hoje em muitos pases: um grande nmero de pequenas propriedades familiares combinando vrios cultivos com diferentes tipos de gado para leite, carne, estrume ou trao e tambm se apresentando como manifestaes culturais. A comercializao era feita diretamente na porteira da propriedade ou em pequenas vendas nas redondezas. Hoje, porm, mais de 90% dos cidados holandeses vo ao supermercado para adquirir os produtos bsicos para sua alimentao. O que aconteceu nesse meio tempo?

33

Agriculturas v. 10 - n. 2 junho de 2013

Desde os anos 1960, a agricultura holandesa passou por uma metamorfose completa. Aps sofrer com uma grave escassez de alimentos durante a Segunda Guerra Mundial (1939 -1945), as polticas agrcolas na Europa foram projetadas para impedir qualquer possibilidade de uma situao semelhante acontecer no futuro. O governo concedeu grande apoio no sentido de proteger os mercados internos, proporcionando fcil acesso ao crdito e subsdios para o uso de insumos qumicos. O objetivo era maximizar a produo de alimentos: gerar os maiores rendimentos possveis por hectare ou obter o mximo de litros de leite por vaca por ano. A implementao dessas polticas levou a um perodo de crescimento fenomenal: em quase 50 anos, a produo de leite de uma propriedade leiteira mdia aumentou 14 vezes: de 37 mil litros anuais em 1960 para mais de 500 mil litros em 2007.

As unidades agrcolas se tornaram maiores e se especializaram, tanto em termos de culturas como de gado, com altos nveis de mecanizao. O pas ento ganhou fama pelos seus rendimentos, exportaes e eficincia. Os impactos sociais foram igualmente fenomenais, mas no positivamente: o emprego no setor agrcola decaiu 18 vezes. Ou seja, em 2007, apenas uma pessoa era necessria para produzir a mesma quantidade de leite produzida por 18 pessoas em 1960. Alm disso, mais de 90% das propriedades tiveram que fechar fenmeno que ainda vem acontecendo. Esse processo no s influenciou a agricultura e o desenvolvimento rural, mas tambm implicou uma mudana no padro de comercializao, que deixou de ser local para ficar sob o domnio de poucos grandes varejistas e supermercados.
Escndalos e cadeias nebulosas
Outra tendncia est gradativamente ganhando terreno. Desde a virada do sculo, um nmero crescente de cidados holandeses a grande maioria deles vivendo em reas urbanas quer estreitar os laos com quem produz seus alimentos. Os pais querem mostrar aos filhos que o leite vem da vaca e no do reservatrio dos supermercados. Comprar comida annima nos supermercados no mais a nica opo, e ligaes diretas entre agricultores e consumidores esto crescendo, tanto em nmero como em formatos. Hoje, um cidado urbano pode, por exemplo, adotar uma vaca, divertir-se acampando em uma fazenda ou se envolver em inmeras outras atividades que proporcionam uma renda extra para os agricultores.

A edio de agosto de 2012 da revista De Boerderij, publicao bastante popular entre os agricultores holandeses, mostrou como agricultores inovadores cada vez mais esto conseguindo identificar seus consumidores. Mais de

Agriculturas v. 10 - n. 2 junho de 2013

34

Estreitamento dos vnculos entre produtores e consumidores por meio da visitao a propriedades de produo leiteira

3,3 mil agricultores (de um total de 67 mil em todo o pas) esto vendendo seus produtos diretamente aos consumidores sobrepondo-se aos supermercados. E esse nmero est crescendo rapidamente. A antiga prtica de comercializao direta est retornando Holanda, e os consumidores esto desempenhando um papel importante nesse contexto.

Durante os ltimos anos, diversos fatores tm alimentado o interesse dos consumidores em saber a origem ou as origens de seus alimentos. H, por exemplo, um movimento crescente contra os chamados mega-estbulos unidades de produo pecuria industrial em grande escala que vm dominando as paisagens do interior da Holanda. Esse

35

Agriculturas v. 10 - n. 2 junho de 2013

Foto: Koos & Monique van der Laan

movimento, que teve grande cobertura da mdia, est focado principalmente no bem-estar dos animais e em questes ambientais. Mais recentemente, a ameaa crescente da presena de microrganismos multirresistentes em carne de aves, por exemplo, tambm foi amplamente documentada pela mdia. As pessoas esto cada vez mais conscientes de que preciso estar bastante atento qualidade e sanidade dos alimentos. O escndalo mais recente foi a descoberta da presena de carne de cavalo em refeies prontas rotuladas como feitas de carne bovina. De repente, as pessoas perceberam que dezenas de empresas de toda a Europa envolvidas na produo de seus alimentos utilizam ingredientes que viajam milhares de quilmetros e passam por diferentes mos e mltiplas transformaes. No de se espantar que cultivar hortalias em seu prprio jardim seja um hbito que vem se popularizando. O estabelecimento de laos diretos com os agricultores outra expresso dessa mudana comportamental. Palavras como local e sustentvel atraem os consumidores e os incentivam a comprar produtos diretamente dos agricultores, em vez de adquiri-los em supermercados. Produto local para gente local a mais nova tendncia ainda incipiente, mas em ascenso. Tudo isso tem a ver com o desejo de consumir produtos de sua prpria regio. Um relatrio recente estima que atualmente 40% dos agricultores holandeses diversificam suas rendas com atividades secundrias. Mas os agricultores tambm esto testando outras iniciativas para comercializar os seus produtos, e esto sendo seguidos por um nmero crescente de consumidores.

Exemplos de iniciativas dos agricultores


Alguns agricultores tm sabido rapidamente aproveitar a oportunidade e esto desenvolvendo formas inovadoras de interagir diretamente com os consumidores. Muitas vezes, eles oferecem produtos de qualidade especial tais como alimentos orgnicos ou variedades vegetais esquecidas para atrair grupos de clientes especiais. Outras iniciativas inovadoras de comercializao direta so: Lojas nas propriedades. Cerca de 5% de todos os agricultores tm uma pequena loja em sua propriedade, onde vendem seus produtos, bem como outros itens produzidos localmente que muitas vezes no esto disponveis em supermercados. Esse nmero est crescendo e, desde 2006, essas propreidades trabalham em conjunto sob o nome de landwinkels (ou lojas do campo). As mdias sociais desempenham um papel importante nesse novo empreendimento: verifica-se que os agricultores que tm um site vendem duas vezes mais do que aqueles sem. Sistemas de distribuio direta administrados por cooperativas de agricultores. o caso da cooperativa de agricultores em Altena Biesbosch, onde os membros esto vendendo batatas, queijo, legumes e frutas diretamente para grupos de consumidores ou restaurantes. Essa cooperativa conta com a adeso de 100 agricultores e 160 consumidores e esse nmero s cresce.

Foto: Wanddengoud

Loja na propriedade: uma nova tendncia e uma alternativa ao grande varejo

Agriculturas v. 10 - n. 2 junho de 2013

36

Sistemas de distribuio direta dirigidos por agricultores individuais. Mecanismo que est se tornando muito popular, principalmente no caso da carne bovina: cada agricultor conquista um grupo de clientes para o qual entrega seus produtos direta e regularmente. comum que raas locais de duplo propsito como a Brandrode Rund sejam usadas, levando promoo da diversidade animal. Alguns dos exemplos dessa forma de comercializao incluem Natuurboer uit de Buurt (ou Agricultor natural do nosso bairro) e Hemels Vlees (ou Carne do Cu).

pacotes de alimentos em suas casas. Esse servio tambm inclui atualizaes via Twitter sobre novos produtos. Os consumidores esto apoiando os agricultores ao comprar seus produtos, mas tambm desempenham um papel maior. Em muitos casos, eles pagam adiantado, o que permite que os agricultores cubram parte de seus custos de produo. H tambm casos em que eles investem em novas tecnologias, como um programa que ajuda os agricultores a instalar painis solares. Igualmente importantes so as informaes valiosas fornecidas pelos consumidores. Os participantes do programa adote uma vaca so convidados a visitar a fazenda duas vezes por ano e tambm a se tornarem amigos em redes sociais. Dessa forma, os agricultores se mantm informados sobre as ideias e prioridades das pessoas e, s vezes, adaptam suas prticas de gesto em funo delas. Koos e Monique van der Laan da fazenda orgnica Beekhoeve, por exemplo, comearam a deixar os bezerros ficarem junto s vacas, porque descobriram que era uma questo que inquietava os seus amigos. O maior poder que os consumidores tm, no entanto, sua capacidade de influenciar as polticas aquelas em nvel nacional e at mesmo aquelas que enquadram as aes dos supermercados. Isso ficou claro em setembro de 2012, quando a maior rede de supermercados da Holanda, a Albert Heijn, decidiu unilateralmente pagar aos agricultores 2% a menos por seus produtos, apesar dos acordos anteriores. O Youth Food Movement (Movimento Alimentar Jovem, em traduo livre) o brao holands do segmento jovem da rede Slow Food (em oposio ao conceito de Fast Food) imprimiu milhares de etiquetas com o dizer 2% de desconto e as distribuiu em frente s lojas da rede de supermercados para que as pessoas as colassem em produtos frescos e, em seguida, tentassem pagar 2% a menos. Esse gesto atraiu grande ateno da mdia. O nmero de iniciativas de comercializao mencionado est crescendo a cada dia. Muitas dessas iniciativas incluem formas tradicionais que pareciam esquecidas, mas que esto mais uma vez mostrando seu valor. Em vez de dependncia, elas inspiram um sentimento de orgulho e inovao tanto nos agricultores como nos consumidores. As preferncias destes ltimos e as mudanas nos padres de comercializao atreladas a essas preferncias esto provando ser um caminho vivel para um sistema agrcola verdadeiramente sustentvel. Katrien vant Hooft veterinria da Dutch Farm Experience katrienvanthooft@gmail.com www.dutchfarmexperience.com

De um modo geral, os agricultores obtm um melhor preo pelos produtos vendidos diretamente aos consumidores s vezes conseguem at 200% a mais. Mas essa no a nica vantagem. O agricultor Berrie Klein Swormink, que fornece carne diretamente aos seus clientes, enfatiza: Eu recebo mais feedback e reconhecimento por aquilo que produzo. Isso requer um maior esforo e nem sempre compensa financeiramente, mas pelo menos voc est diretamente envolvido com seus clientes. importante para mim, no s pelo dinheiro, mas tambm pela valorizao do meu trabalho.

O poder do consumidor
Ao mesmo tempo, em todo o pas, os consumidores e suas organizaes esto tomando a iniciativa. Cada vez mais consumidores deixam de ir aos supermercados para comprar seus alimentos em outros lugares e, dessa forma, colocam em prtica suas ideias para construir um mundo melhor. Como resultado, uma grande variedade de iniciativas tem se desenvolvido nos ltimos anos, envolvendo vrios tipos de grupos, tanto em nvel local quanto nacional. A Semana do Sabor um evento anual que acontece em todo o pas, reunindo produtores e consumidores para a degustao de boa comida e apresentao de novos produtos. Como parte dessa srie de eventos, realizado um concurso para eleger os heris do sabor. Os vencedores so aqueles que, por exemplo, produzem o melhor queijo ou cerveja local. Versvokos: cooperativas de consumidores sem fins lucrativos que compram seus legumes e frutas diretamente de um agricultor das proximidades. Grupos de consumidores fazem as encomendas e a comida fresca ento entregue diretamente a eles. Webshops: diversos sites apresentam uma viso geral de todas as lojas de agricultores na Holanda. Algumas delas, como a www.thegreenbee.nl, so visitadas por milhares de pessoas todos os dias. Os consumidores podem fazer pedidos e receber os

37

Agriculturas v. 10 - n. 2 junho de 2013

Publicaes
Conexo Ecolgica: novas relaes entre agricultores e consumidores. 1. ed. DAROLT, M. R. Londrina: IAPAR, 2012.
Reconectar agricultores e consumidores como meio de dinamizar as mudanas necessrias para construir sistemas alimentares de base ecolgica: essa a temtica do novo livro publicado por Moacir Darolt, pesquisador do Instituto Agronmico do Paran (Iapar) com extensa trajetria de trabalho no movimento agroecolgico. Conexo Ecolgica aponta caminhos e desafios para a construo de circuitos curtos de comercializao. A partir de relatos de experincias de grupos de consumidores do Brasil e de outros pases, o autor discute o potencial das cadeias curtas no apenas do ponto de vista econmico, mas tambm considerando o empoderamento de produtores e consumidores, a revalorizao de identidades sociais e culturais e o resgate de tradies e hbitos alimentares regionais.

Indicaes Geogrficas: qualidade e origem nos mercados alimentares. 1. ed. NIEDERLE, P. A. (Org.). Porto Alegre: UFRGS, 2013.
Indicaes geogrficas (IGs) so sinais distintivos do vnculo entre um produto e seu territrio de origem. Utilizadas no mundo inteiro como dispositivos de reconhecimento entre produtores e consumidores, elas tambm so comumente referidas como mecanismos de organizao dos mercados, modernizao dos processos tecnolgicos, agregao de valor aos produtos e valorizao do patrimnio cultural imaterial. No Brasil, as IGs vm despertando interesse entre os mais distintos segmentos de produo e consumo, especialmente no que tange aos mercados alimentares. Hoje, nenhum produtor ou regio que visa construir alternativas de diferenciao no interior dos chamados mercados de qualidade pode desconsiderar o potencial desse instrumento. Os captulos que compem essa coletnea analisam o recente desenvolvimento das indicaes geogrficas no Brasil. Reunindo alguns dos principais especialistas no tema, o livro concilia aportes tericos multidisciplinares acerca dos mercados de qualidade com a perspectiva dos gestores pblicos e tcnicos diretamente implicados na construo desses mercados.

Agroecologia: prticas, mercados e polticas para uma nova agricultura. 1. ed. NIEDERLE, P. A.; ALMEIDA, L.; VEZZANI, F. M. (Orgs.). Curitiba: Kayrs, UFPR, 2013.
Um conjunto substancial de transformaes societrias tem alterado nossas formas de produo e consumo de alimentos. Em toda parte, consolidam-se movimentos e organizaes que buscam dar conta de uma crescente demanda por alimentos no apenas mais saudveis e livres de agrotxicos, mas que tambm expressem valores de justia e equidade social. Uma das faces desse processo revela-se no desenvolvimento da Agroecologia associado revalorizao da agricultura familiar. O livro oferece uma coletnea de textos que analisam os diversos fatores que tm dinamizado a expanso das agriculturas de base ecolgica. Para tanto, discute desde os limites dos modelos convencionais de agricultura, as novas formas de organizao de agricultores e consumidores at os mecanismos que permitem a estruturao de redes alimentares alternativas, as quais definem circuitos curtos e diretos de comercializao. Ademais, o livro aborda a regulamentao da produo orgnica no Brasil, a institucionalizao dos sistemas de certificao e o papel do Estado na articulao de mercados e polticas pblicas. A verso digital do livro est disponvel para download em http://aspta.org. br/2013/07/livro-agroecologia-praticas-mercados-e-politicas-para-uma-nova-agricultura-2/ ou pode ser solicitada aos autores (paulo.niederle@ufpr.br).

Agriculturas v. 10 - n. 2 junho de 2013

38

Mercados, redes e valores: o novo mundo da agricultura familiar WILKINSON, J. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2008.
Diante do conjunto de transformaes que atingem o sistema agroalimentar, o autor analisa as opes estratgicas da agricultura familiar, abordando sua especificidade e resilincia, assim como a conquista de seu espao tanto nas novas regras polticas quanto na nova dinmica dos mercados. As reflexes so realizadas no contexto da desregulamentao e da globalizao dos mercados agrcolas, da transnacionalizao dos atores dominantes nas cadeias agroalimentares e das mudanas nos padres de consumo alimentar.

Lagrocologie en Argentine et en France: regard croiss. GOULET, F.; MAGDA, D.; GIRARD, N.; HERNANDEZ, V. Paris: LHarmattan, 2012.
Impresso em 2012, este livro resultado de um seminrio realizado em Buenos Aires em 2011, intitulado Actividad agropecuaria y desarrollo sustentable: que nuevos paradigmas para una agricultura agroecolgica?. A agroecologia aparece nos artigos como uma alternativa sendo construda aos modelos de desenvolvimento agrcola ora hegemnicos. Dentre as questes exploradas, muitas so pertinentes ao contexto brasileiro e latino americano: O que entendemos por agroecologia? Quais so os atores que a defendem, a concebem e a implementam? A agroecologia atualmente invocada em todos os continentes e por um amplo espectro de organizaes internacionais, mas pode-se dizer que ela se desenvolve nos mesmos termos e envolve as mesmas problemticas em toda parte? A ambio desse livro discutir essas questes a partir de um olhar cruzado entre Argentina e Frana.

Sete estudos sobre a agricultura familiar do Vale do Jequitinhonha. RIBEIRO, E.M. Porto alegre: UFRGS, 2013.
Recm-lanado pela Srie Estudos Rurais da UFRGS, o livro rene resultados de dez anos de pesquisas junto organizaes sociais e camponeses do Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais. Como aponta o autor, os lavradores dessa regio, uma das mais emblemticas do interior brasileiro, construram extraordinria capacidade para conviver com adversidades do clima, da terra e da poltica. Ao mesmo tempo, foram capazes de arquitetar estratgias inovadoras de reproduo social, aproveitando-se dos recursos sociais e naturais disponveis. Dentre os temas em foco no livro esto as formas de produo de autonomia na agricultura familiar, o uso de recursos naturais, a entrada nos mercados e as contradies entre as singularidades do territrio e a ao dos programas de desenvolvimento.

39

Agriculturas v. 10 - n. 2 junho de 2013

O Congresso Brasileiro de Agroecologia (CBA-Agroecologia) o principal evento acadmico em Agroecologia do Brasil, configurando-se como espao fundamental para a consolidao do conhecimento cientfico nessa rea do conhecimento e para a construo paradigmtica de um novo modelo de desenvolvimento rural. Na prxima edio do CBA-Agroecologia, completa-se um ciclo de dez anos de sua realizao. Por essa razo, retorna a Porto Alegre, onde a Associao Brasileira de Agroecologia (ABA-Agroecologia), juntamente com um conjunto amplo de organizaes governamentais e no governamentais, promovero a sua oitava edio. O VIII CBA-Agroecologia acontecer de 25 a 28 de novembro de 2013 no Centro de Eventos da Pontifcia Universidade Catlica do Rio Grande do Sul (PUC-RS),

tendo como tema central Cuidando da Sade do Planeta. As atividades sero distribudas nos seguintes eixos temticos: 1) Agroecologia e sade humana; 2) Reinventando a economia; 3) Diversidade para a sade do planeta; 4) Agroecologia como base para a educao; e 5) Sade do Agrossistema. Alm disso, debateremos os 10 anos de CBA: evoluo e perspectivas da Agroecologia. De forma integrada ao VIII CBA ocorrero o XII Seminrio Internacional, XIII Seminrio Estadual sobre Agroecologia, bem como o V Encontro Nacional de Grupos de Agroecologia. Convidamos todos e todas para acompanhar e participar desse processo de construo e promoo do conhecimento tcnicocientfico e de intercmbio de experincias no campo da Agroecologia. Agende-se e participe!

ACESSE: www.aspta.org.br/agriculturas

EXPERINCIAS EM AGROECOLOGIA

Agriculturas v. 10 - n. 2 junho de 2013

40

Вам также может понравиться