Вы находитесь на странице: 1из 40

Amrica Latina: as ondas da integrao

Latin America: the waves of integration


Nilson Arajo de Souza | araujonilson@terra.com.br Doutor em Economia pela Universidad Nacional Autnoma de Mxico UNAM, com ps-Doutoramento em Economia pela USP; atualmente professor visitante snior do Programa CAPES-UNILA. Foz do Igua-PR, Brasil.

Recebimento do artigo 01-mar-12 | Aceite 30-abr-12 Resumo O objetivo deste artigo examinar os processos de integrao da Amrica Latina. Partimos do pressuposto de que um dos fenmenos que mais se destacam no mundo contemporneo o da regionalizao, ou seja, a realizao de processos de integrao regional. Outro pressuposto o de que, quanto maior a insero subordinada da Amrica Latina no contexto da economia mundial, menores suas possibilidades de integrao ou, dito de outro modo, maior a desintegrao da regio; e, ao inverso, os processos de integrao da regio avanam nos momentos em que sua insero internacional entra em crise e crescem as condies para um maior grau de autonomia regional. Para entender essa questo, examina-se a poltica das grandes potncias para a regio a partir da segunda metade do sculo XIX. A anlise demonstra que o processo de integrao latino-americana, desde a independncia e a formao dos Estados nacionais na regio, vem se realizando por meio de ondas; na verdade, trata-se de tentativas de integrao que, diante de obstculos que se interpem no processo, apresentam dificuldades de consolidar-se. At agora, pode-se constatar a existncia de quatro grandes ondas. Nossa hiptese a de que a onda atual, deflagrada no comeo da dcada de 2000, apresenta maiores possibilidades de consolidao. Palavras-chave Amrica Latina, Integrao, Insero Internacional, Grandes Potncias, Estados Nacionais. Abstract The purpose of this article is to examine integration processes in Latin America. We assumed that one of the most outstanding phenomena in the contemporary world is regionalization, which is the realization of regional integration processes. Here we assume that, the higher is the subordinate position of Latin America in the global economy, the lower are its possibilities of integration or, in other words, the greater the disintegration of the region; and, conversely, Latin American integrational processes move forward when its international insertion is in crisis and the conditions for a higher level of regional autonomy grows up. To understand the issue, we examine the big countries policy for the region starting at the second half of 19th century. The investigation shows that the integration process in Latin America, since independence and the formation of national states in the region, became in waves; actually it was only a integrational essay that, in front of obstacles, had difficulties to consolidate. Until now, we had observed four big waves. Our hypothesis is that the current wave, that begun on early 2000s,

OIKOS | Rio de Janeiro | Volume 11, n. 1 2012 | www.revistaoikos.org | pgs 90-129

Nilson Arajo de Souza | Amrica Latina: as ondas da integrao

88

presents higher opportunities for consolidation. Keywords Latin America, Integration, International insertion, Major Powers, National States.

Introduo
O objetivo deste artigo examinar o processo de integrao da Amrica Latina desde a independncia e a formao dos Estados Nacionais. O processo de integrao da regio apresenta uma caracterstica bem especfica: ao se dar no contexto de naes dependentes e subdesenvolvidas, visa, de forma mais ou menos consciente, contribuir para aumentar o grau de autonomia e ampliar as condies para o desenvolvimento dos pases da regio. Neste sentido, possvel conjecturar que, quanto maior a insero subordinada da Amrica Latina no contexto da economia mundial, menores suas possibilidades de integrao ou, dito de outro modo, maior a desintegrao da regio; e, ao inverso, os processos de integrao da regio avanam nos momentos em que sua insero internacional entra em crise e crescem as condies para um maior grau de autonomia regional. Para entender essa questo, fundamental examinar a poltica das grandes potncias para a regio a partir da segunda metade do sculo XIX. O processo de integrao da regio vem se realizando por meio de ondas; na verdade, trata-se de tentativas de integrao que, diante de obstculos que se interpem no processo, apresentam dificuldades de consolidar-se. At agora, pode-se constatar a existncia de quatro grandes ondas. Nossa hiptese a de que a onda atual, deflagrada no comeo da dcada de 2000, apresenta maiores possibilidades de consolidao. Este texto se distribui, alm desta introduo e das consideraes finais, em quatro sees, cada uma delas dedicada a examinar uma onda de integrao. A primeira corresponde ao perodo que comea com a independncia e conclui na grande crise mundial da primeira metade do sculo XX de 1914 a 1945; a segunda inicia com as transformaes ocorridas na regio durante a grande crise e vai at o esgotamento, em fins dos anos de 1960 e comeos dos de 1970, do longo perodo expansivo de ps-guerra; a terceira corresponde ao declnio dessa onda larga de ps-guerra, cobrindo o perodo que vai da virada da dcada de 1960 para a de 1970 at o comeo da dcada de 2000; por fim, a quarta e ltima deflagra-se no incio dos anos 2000 e vigora at os dias de hoje.

OIKOS | Rio de Janeiro | Volume 11, n. 1 2012 | www.revistaoikos.org | pgs 90-129

Nilson Arajo de Souza | Amrica Latina: as ondas da integrao

89

1a onda: disputa entre EUA e Inglaterra pela diviso da Amrica Latina impede integrao regional
A primeira grande onda de integrao latino-americana se estende da independncia e da formao dos Estados nacionais at a grande crise mundial de 1914 a 1945. Nesse perodo, ocorrem vrias tentativas frustradas de integrao regional. As ideias integracionistas, originalmente propugnadas pelo venezuelano Francisco de Miranda, precursor das lutas independentistas (VILABOY, 2007: 117118, in: AYERBE, 2007), foram retomadas, ao longo das duas primeiras dcadas do sculo XIX, pelos principais lderes da independncia dos pases da Amrica Hispnica, tais como Simn Bolvar, Gaspar Rodrguez de Francia, Bernardo OHiggins, Miguel Hidalgo, Mariano Moreno, Jos de San Mantin. Coube a Bolvar liderar o primeiro grande movimento integracionista. Convocou o Congresso Anfictinico do Panam, realizado entre 22 de junho e 15 julho de 1826. Foram convidadas para o Congresso todas as jovens naes da Amrica Latina, inclusive o Brasil1, mas, ao final, participaram delegaes do Peru, Centroamrica, Mxico e Gran Colmbia. Havia dvida entre os participantes se se deveria convidar os Estados Unidos, mas Bolvar, em carta a Santander, de 30 de maio de 1925, manifestou seu desacordo: Os americanos do Norte e os do Haiti, por serem estrangeiros, tm o carter de heterogneos para ns. Por isso, jamais serei de opinio de que os convidemos para nossos acertos americanos (BOLVAR, s.d.: 148, apud VILABOY, 2007: 122). Durante o congresso, aprovaram-se quatro tratados, que propunham, basicamente, a integrao da Amrica Hispnica. O mais importante desses acordos foi o de Unio, Liga e Confederao Perptua (VILABOY, 2007: 122). Alm dos pases que enviaram delegados ao congresso, poderiam participar da Confederao todos os pases da Amrica Hispnica, mas, ao final, apenas a Gran Colmbia assinou o tratado. Posteriormente (1830), a prpria Colmbia se desagregou em vrias naes. As tentativas de integrao, no entanto, prosseguiram. Foi assim que, em 1839, o governo peruano solicitou ao congresso constituinte do pas autorizao para convidar s demais repblicas hispano-americanas para a celebrao de um

1 O governo do Brasil, na pessoa do Imperador Dom Pedro I, foi convidado por Santander.
OIKOS | Rio de Janeiro | Volume 11, n. 1 2012 | www.revistaoikos.org | pgs 90-129

Nilson Arajo de Souza | Amrica Latina: as ondas da integrao

90

tratado de aliana defensiva; dali em diante, a cada dcada do sculo XIX renovavam-se os intentos integracionistas. A iniciativa peruana de 1839 foi retomada entre 1846 e 1848, quando, com a participao do Peru, Chile, Bolvia, Equador e Nova Granada, realizou-se em Lima o primeiro congresso hispano-americano depois do Congresso do Panam, aprovando-se o Tratado de Confederao. Em 1856, por iniciativa da Venezuela, firmou-se o Tratado Continental entre Chile, Peru, Equador, Bolvia, Costa Rica, Nicargua, Honduras, Mxico e Paraguai. Na mesma poca, firmava-se em Washington, por iniciativa da Guatemala, o Tratado de Aliana e Confederao entre Nova Granada, Guatemala, El Salvador, Mxico, Peru, Costa Rica e Venezuela. Entre novembro de 1864 e maro de 1865, por convite do governo peruano, realizou-se o que pode considerar-se como ltimo grande congresso hispano-americano (Ibid.: 133), quando, com a participao da Colmbia, Chile, Venezuela, Equador, El Salvador e Peru, aprovaram-se quatro tratados, dentre eles o de Unio e Aliana defensiva. Um pouco antes (1857), os intelectuais Francisco Bilbao (chileno) e Jos Maria Caicedo (colombiano) haviam utilizado, pela primeira vez, o nome Amrica Latina2. Apesar dos esforos realizados, nenhuma dessas tentativas de integrao vingou. H muitas causas para esse fracasso. Costumam-se citar os conflitos entre as oligarquias ou mesmo caudilhos que, com a independncia, consolidaram o poder econmico e poltico que vinham construindo nas distintas reas da regio durante o perodo final da colnia. Citam-se tambm as distncias e as dificuldades geogrficas. Neste artigo, no entanto, destaca-se a causa que se considera fundamental. que prevaleceu, nos primeiros cem anos de independncia da Amrica Latina, a disputa entre Estados Unidos e Inglaterra pela diviso da regio em suas reas de influncia ou mesmo de domnio direto. Os Estados Unidos j nascem com propenso expansionista. Essa propenso se revelou quando, inspirados no que qualificaram de Destino Manifesto de uma grande nao, superior em esprito a todas as demais, aprovaram, em 1823, o que ficou conhecido como Doutrina Monroe3.
2 Eles claramente definiram Amrica Latina em oposio aos Estados Unidos. Em um dos trechos de um poema seu, Las dos Amricas, publicado em 15 de fevereiro de 1857, Caicedo assim se expressou: La raza de la Amrica Latina/ Al frente tiene la sajona raza,/Enemiga mortal que ya amenaza/Su libertad destruir y su pendn. Ao longo desse poema, Caicedo insiste bastante na necessidade de unio da Amrica Latina para defender-se do expansionismo estadunidense. 3 Proposta inicialmente pelo secretrio do exterior ingls, George Canning, como uma declarao conjunta entre os EUA e a Inglaterra a favor da independncia dos pases latino-americanos e do comprometimento de no adquirir para si qualquer poro de seus territrios, os EUA, que no concordavam com esta ltima ideia, optaram por no fazer a declarao com os ingleses, preferindo declarar unilateralmente a Doutrina Monroe que, com o lema Amrica para os americanos,
OIKOS | Rio de Janeiro | Volume 11, n. 1 2012 | www.revistaoikos.org | pgs 90-129

Nilson Arajo de Souza | Amrica Latina: as ondas da integrao

91

Embalado por essa doutrina, o capitalismo nascente nos Estados Unidos rompeu fronteiras e, depois de comprar a Flrida, a Lousiana e o Oregon, promoveu a guerra contra o Mxico, em 1845, e anexou os estados do Texas, Califrnia, Colorado, Arizona, Novo Mxico, Nevada e Utah. Aps esse batismo de fogo na guerra de conquista territorial, o expansionismo estadunidense avanou por dois caminhos: a busca de ocupao territorial ou controle dos governos da regio com base em aes militares e a tentativa de avano econmico com base na promoo de acordos comerciais. Tornou-se, a partir de ento, cada vez mais agressivo. Desde as aventuras do filibusteiro estadunidense William Walker na Amrica Central no perodo 1855-1856 at a guerra com a Espanha pelo domnio de Cuba em 1898, foi-se configurando o intento de ocupao da Amrica Central. Ao mesmo tempo, realizavam-se intervenes militares com o objetivo de manter sob controle governos da regio4. O resultado desse processo foi descrito pelo economista estadunidense Leo Huberman: Alm da Nicargua, Cuba, Filipinas, Porto Rico e Guam, os Estados Unidos possuem e controlam o Hava, Samoa, Panam, So Domingos, Haiti, Alasca e as Ilhas Virgens (HUBERMAN, 1983: 232). Consolidada a hegemonia sobre as Amricas do Norte e Central, os Estados Unidos passaram a disputar com a Inglaterra a hegemonia na Amrica do Sul (PINTO, 2008: 96. In: SILVA et alii, 2008). O instrumento principal, no entanto, no foram as intervenes militares, como vinham fazendo nas Amricas do Norte e Central, mas a busca de acordos comerciais. Foi assim que propuseram ao Brasil, em 1887, a realizao de uma unio aduaneira para, logo depois, em 1889, durante a 1.Conferncia Pan-Americana, propor a formao de uma ampla comunidade comercial que envolvesse todos os pases da Amrica (Ibid.: 97), numa antecipao da proposta de rea de Livre Comrcio das Amricas (ALCA), apresentada um sculo depois.

se punha contra uma possvel recolonizao da Amrica Latina por parte das potncias europeias, estimulada pelos governantes reacionrios que formavam a Santa Aliana (Prssia, Rssia e ustria-Hungria), mas que nada dizia acerca de uma possvel expanso territorial dos prprios Estados Unidos (PINTO, 2008: 93. In: SILVA et alii, 2008). 4 Quem descreveu muito bem esse processo foi o comandante Smedley D. Butler, que dirigiu muitas dessas expedies: Em uma palavra, fui um pistoleiro do capitalismo... Assim, por exemplo, em 1914 ajudei a fazer com que o Mxico, e em especial Tampico, se tornasse uma presa fcil para os interesses petrolferos norte-americanos. Ajudei com que o Haiti e Cuba fossem lugares decentes para a cobrana de juros por parte do National City Bank... Em 1909-1912, ajudei a purificar a Nicargua para a casa bancria internacional Brow Brothers. Em 1916, levei a luz Repblica Dominicana, em nome dos interesses aucareiros norte-americanos. Em 1903, ajudei a pacificar Honduras em benefcio das companhias frutferas norte-americanas (cit. in HUBERMAN, 1936, apud GALEANO, 1986: 120-121).
OIKOS | Rio de Janeiro | Volume 11, n. 1 2012 | www.revistaoikos.org | pgs 90-129

Nilson Arajo de Souza | Amrica Latina: as ondas da integrao

92

A proposta de unio comercial no prosperou, principalmente porque, contraditoriamente, alm da defesa do interesse nacional em alguns casos5, os fortes interesses ingleses presentes na Argentina, Brasil e Chile se contrapuseram a ela, mas serviu de base para a emergncia de um pan-americanismo que comearia a construir a liderana dos Estados Unidos na regio. Esse af expansionista estadunidense pode ter suas razes mais profundas no esprito da sajona raza, como diria Caicedo, mas se explica, sobretudo, pelo desenvolvimento capitalista no pas. Depois da primeira fase da industrializao, ocorrida no norte do pas logo aps a Independncia, os Estados Unidos realizaram, de1840 a 1870, a industrializao pesada, alavancada pelo Estado, o protecionismo tarifrio, a construo ferroviria e novas leis de navegao (OLIVEIRA, 2003: 211, 213, 217). Essa forte expanso industrial demandava a busca de novos mercados e de fontes de matrias primas, estando na origem de seu expansionismo. Mas essa necessidade converteu-se em algo estrutural a partir da dcada de 1870, quando o capitalismo estadunidense ingressou em nova fase. Sob o resguardo do protecionismo e do apoio estatal, acelerou-se o natural processo de concentrao e centralizao do capital, formando-se os monoplios. Na Amrica, os anos seguintes a 1870 viram o surgimento dos trustes, que tinham crescido bastante em medida e estrutura (DOBB, 1976: 378). Fundiram-se ento os monoplios industriais com os bancrios para formar o capital financeiro. A partir de ento, a exportao de capital passou a preponderar sobre a de mercadorias6. Isso explica por que os Estados Unidos, nessa nova fase de seu expansionismo, no apenas se tornaram mais agressivos como tambm decidiram incorporar a Amrica do Sul em seus domnios econmicos. Foi nessa fase que sua poltica externa se tornou cada vez mais agressiva e belicosa, realizando intervenes militares tanto na Amrica Central (exemplo de Cuba) quanto na sia. Essa poltica foi sistematizada e consolidada, por meio do Corolrio Roosevelt, durante a presidncia de Theodore Roosevelt, de 1901 a 19097.
5 Foi o caso brasileiro no comeo da Repblica, quando Ruy Barbosa, ministro da Fazenda, implementou um programa protecionista destinado a estimular o desenvolvimento industrial. 6 De acordo com Leo Huberman, A economia dos Estados Unidos estava em tal condio que os capitalistas, como tambm os de outros pases, decidiram ser necessrio ter o controle da matria-prima do mundo, de mercados para o excesso de produo, de oportunidade para investimentos lucrativos do excesso de capitais (HUBERMAN, 1983: 232). 7 No que se refere Amrica Latina, o Corolrio Roosevelt se somou Doutrina Monroe, em 1904, com os EUA se reservando ao direito de, carregando um Big Stick (um grande porrete, eufemismo para o uso brutal da fora militar), intervir nos assuntos dos pases latino-americanos sempre que ocorressem o que consideravam desordens e instabilidades internas nessas regies (PINTO, 2008: 98. In: SILVA et alii, 2008).
OIKOS | Rio de Janeiro | Volume 11, n. 1 2012 | www.revistaoikos.org | pgs 90-129

Nilson Arajo de Souza | Amrica Latina: as ondas da integrao

93

Mas esse expansionismo estadunidense em direo ao sul do continente defrontou-se com a barreira imposta pelos interesses ingleses na regio. Entre 1846 e 1849, a Inglaterra, depois de mais de sete dcadas de revoluo industrial, quando a introduo de mquinas-ferramentas havia propiciado o aumento de 40 vezes da produtividade do trabalho (SOUZA, 2001: 126) e, no dizer de Celso Furtado (1986), havia por isso mesmo se transformado na oficina do mundo, decidiu revogar as corn laws, isto , as medidas protecionistas, e propor ao mundo um sistema baseado no livre comrcio. Vrios pases, dentre os quais a Frana, os EUA, a Alemanha, o Japo, a Itlia e a Rssia no aceitaram o novo sistema e decidiram seguir o mesmo caminho antes adotado pela Inglaterra: o protecionismo. Mas outros pases mais frgeis, particularmente os da Amrica Latina, que acabavam de conquistar a independncia, ou aceitaram ou foram forados a aceitar8. O sistema implicava basicamente numa diviso internacional do trabalho em que a Inglaterra reservava para si a produo e exportao de produtos industriais, cabendo aos demais pases a produo e exportao de produtos primrios9. Terminou triunfando, sobretudo na Amrica do Sul, a diviso internacional do trabalho imposta pela Inglaterra. Esse sistema se consolidou a partir do ltimo quartel do sculo XIX, quando passaram a predominar os monoplios, o capital financeiro e a exportao de capitais enfim, o que o economista ingls John A. Hobson designou de imperialismo. Nesse momento, houve uma repartio conflituosa da Amrica Latina entre Estados Unidos e Inglaterra, cabendo ao primeiro o domnio das Amrica do Norte e Central e segunda, o domnio da Amrica do Sul. Conflituosa porque os EUA insistiam em avanar em direo ao sul. Ao consolidar-se o domnio externo sobre a regio e sua diviso internacional do trabalho, malograram as tentativas que vinham se realizando para a integrao latino-americana, que, na poca, se confundia com integrao da Amrica Hispnica. Isso no significa que, nesse perodo, desapareceram as lutas em favor da integrao. Ainda que com menos fora do que antes, elas continuaram10.
8 Houve resistncia por parte de alguns pases, particularmente o Brasil com a adoo de tarifas protecionistas e o Paraguai com a manuteno de seu programa industrial. 9 Segundo Celso Furtado, formou-se um sistema sob a hegemonia de um ncleo com um avano considervel no processo de capitalizao, o qual concentra grande parte da atividade industrial e, praticamente em sua totalidade, a produo de equipamentos; esse ncleo tambm o centro financiador das exportaes mundiais de bens de capital, controlador da infraestrutura de meios de transporte do comrcio internacional e principal importador de produtos primrios (FURTADO, 1986: 54). 10 Vale destacar aqui particularmente trs delas. Um dos primeiros a reagir ao pan-americanismo propugnado pelos Estados Unidos, no mesmo ano da Conferncia de 1899, foi o intelectual e lder independentista cubano Jos Marti. Depois
OIKOS | Rio de Janeiro | Volume 11, n. 1 2012 | www.revistaoikos.org | pgs 90-129

Nilson Arajo de Souza | Amrica Latina: as ondas da integrao

94

2a onda: consolidao da hegemonia dos EUA bloqueia integrao regional


A segunda onda de integrao da Amrica Latina comea com as transformaes ocorridas na regio durante a grande crise de 1914-1945 e vai at o esgotamento, em fins dos anos de 1960 e comeos dos de 1970, do longo perodo expansivo de ps-guerra da economia mundial. A principal mudana foi a deflagrao, em vrios pases, de um processo de industrializao. Destacaram-se Brasil, Argentina e Mxico, mas outros pases de menor dimenso, como Chile, Colmbia e Uruguai, tambm se industrializaram na poca. Aproveitando-se da crise, particularmente da Grande Depresso, e tambm procurando se defender dela, os governos de pases que j contavam com algum nvel de indstria adotaram medidas cujo resultado foi o desenvolvimento de um processo de industrializao que passaria a substituir importaes por produo interna. Medidas protecionistas, instalao de indstrias de base pelo Estado, mecanismos de financiamento pblico e de transferncia de renda do setor primrio para a indstria, fortalecimento do mercado interno compem o arsenal de aes adotadas, de uma forma ou outra, por esses governos. Constituiu-se ento, sobretudo em sua primeira fase, um setor industrial basicamente sob controle nacional, numa aliana entre os Estados nacionais e suas respectivas burguesias, fortalecendo a independncia econmica desses pases. A ideologia nacional-desenvolvimentista inspirou os programas econmicos adotados no perodo. Os governos dos pases que mais avanaram nesse processo procuraram implementar, como caminho para consolid-lo, uma crescente autonomia em relao s potncias econmicas (SOUZA, 2009). Para isso, fomentaram, entre outras coisas, a realizao de processos de integrao regional. O nacionalismo na periferia enseja a integrao regional.

de denunciar o convite que os Estados Unidos potentes, repletos de produtos invendveis, e determinados a estender seus domnios na Amrica, fazem s naes americanas de menos poder (MARTI, 02.nov.1889: 129-130, apud VILABOY, 2007: 136), prope a unidade do que designou de Nossa Amrica. No comeo do sculo XX, o brasileiro Baro do Rio Branco, ministro das Relaes Exteriores de 1902 a 1912, depois de declarar que at ento cuidara de deslindar as fronteiras do Brasil com seus vizinhos, afirmou que sua principal tarefa passaria a ser a realizao de um acordo com os principais pases da Amrica do Sul, a comear por Argentina, Brasil e Chile. O Pacto A.B.C. foi assinado, mas no chegou a implementar-se. O lder revolucionrio nicaraguense, o General de Hombres Libres Augusto Csar Sandino, convocou um Congresso Latino-Americano sob o ttulo Plano de realizao do supremo sonho de Bolvar, para o qual elaborou uma proposta de aliana latino-americana, mas o evento no chegou a realizar-se.
OIKOS | Rio de Janeiro | Volume 11, n. 1 2012 | www.revistaoikos.org | pgs 90-129

Nilson Arajo de Souza | Amrica Latina: as ondas da integrao

95

Simultaneamente, o processo de diversificao econmica, resultante da industrializao, tambm favoreceu a integrao regional latino-americana pela via econmica. Com a diviso internacional do trabalho clssica, os pases da regio, ao se especializarem na produo e exportao de uns poucos produtos primrios, se vinculavam principalmente s economias industrializadas do norte do Planeta, ainda que mantivessem algum grau de intercmbio comercial entre si11. No entanto, com os obstculos ao comrcio mundial provocados pelas duas grandes guerras e a diversificao produtiva resultante da industrializao, incrementou-se fortemente o intercmbio comercial entre distintos pases latino-americanos12. Interessava, portanto, objetivamente, s nascentes burguesias industriais da regio o processo de integrao regional, ainda que no necessariamente elas tivessem conscincia disso. A primeira tentativa de integrao nessa nova fase ocorreu entre Argentina e Brasil, precisamente os dois pases da regio que mais haviam avanado no processo de industrializao. Por iniciativa de Ral Prebisch, ento gerente geral do Banco Central argentino e que depois, na qualidade de principal dirigente da Cepal13, se tornaria um dos principais tericos e idelogos do desenvolvimento e da integrao da Amrica Latina, Brasil e Argentina, a partir da Conferncia da Bacia do Prata realizada entre 27 de janeiro e 6 de fevereiro de 1941, assinaram vrios acordos de integrao comercial14. O objetivo inicial dos acordos era formar uma rea de livre comrcio, como passo para a criao de uma unio alfandegria, que inclusse, alm de Argentina e Brasil, os vizinhos Uruguai, Paraguai, Bolvia e Chile. Segundo um dos bigrafos de Prebisch, Edgar J. Dosman, dada a rivalidade histria entre os dois pases, a formao de um bloco comercial Brasil-Argentina poderia representar uma revoluo diplomtica na Amrica do Sul (DOSMAN, 2011: 155). Alm disso, para
11 Segundo Celso Furtado, Argentina, Brasil, Chile e Uruguai realizaram entre si, tradicionalmente, intercmbio comercial. O grosso desse intercmbio se efetivava entre a Argentina e o Brasil, limitando-se, da parte argentina, praticamente ao trigo, e, da parte brasileira, geralmente deficitria, a produtos tropicais caf e cacau e madeira (FURTADO, 1986: 260). 12 Assim, em 1950, o intercmbio entre os quatro pases indicados [Argentina, Brasil, Chile e Uruguai] representava 9,2 por cento de seu comrcio exterior total, e em 1953 j alcanava 12,2 por cento (FURTADO, 1986: 260). 13 Ver mais adiante. 14 Numa reunio preparatria, em 3 de outubro de 1940, com a presena da delegao argentina, incluindo Prebisch, o presidente brasileiro, Getlio Vargas, enfatizou o apoio construo de um grande mercado regional (DOSMAN, 2011: 155). Durante a reunio, seu ministro da Fazenda Sousa Costa declarou: No lugar da chamada Doutrina Monroe, propomos uma nova era para as novas circunstncias: cooperao econmica continental sem prejudicar o direito de qualquer pas das Amricas de administrar seus negcios internos de acordo com suas necessidades (In: LA NACIN, 10.out.1940, apud DOSMAN, 2011: 155).
OIKOS | Rio de Janeiro | Volume 11, n. 1 2012 | www.revistaoikos.org | pgs 90-129

Nilson Arajo de Souza | Amrica Latina: as ondas da integrao

96

Prebisch, em vez de a Argentina e o Brasil duplicarem indstrias para atender mercados locais, eles deveriam promover uma especializao setorial para atingir o mercado regional (DOSMAN, 2011: 154)15. O motivo imediato para malograr a iniciativa de integrao sul-americana foi precisamente a ao dos Estados Unidos. Depois do ataque japons a Pearl Harbor, realizou-se no Rio de Janeiro, na segunda quinzena de janeiro de 1942, a Conferncia Interamericana de Ministros das Relaes Exteriores com o objetivo de unificar o continente americano contra o Eixo nazi-fascista. A Argentina, apesar de toda a presso, optou pela neutralidade16. A partir de ento, passou a ser considerada pria, traidora (DOSMAN, 2011: 178) pelo governo dos EUA, o qual passou a usar todos seus instrumentos de presso (sobretudo financeiros e comerciais) contra aquele pas, inclusive criando obstculos para seus acordos comerciais com o Brasil. As iniciativas de integrao regional latino-americana foram retomadas com a criao da Cepal. A Comisso Econmica para a Amrica Latina (Cepal) foi criada em 1948 pela ONU para estudar os problemas da Amrica Latina e propor solues. Liderada pelo economista argentino Ral Prebisch e integrada por uma srie de jovens economistas e cientistas sociais e polticos, dentre eles o brasileiro Celso Furtado, cumpriu um papel decisivo na formulao do pensamento econmico latino-americano. Partindo do diagnstico de que a dependncia externa e as estruturas internas arcaicas da Amrica Latina eram responsveis pelo subdesenvolvimento, a Cepal propunha que a sada estava na industrializao17. Entre os meios para garantir a industrializao e o desenvolvimento econmico da regio, a Cepal propugnou a realizao de um projeto integracionista. O alargamento do mercado, com a criao de um mercado regional, ensejaria a instalao de plantas industriais maiores e mais eficientes, alm de poder avanar
15 Havia ainda, porm, certa iluso de Prebisch em relao aos Estados Unidos. Segundo Dosman, O objetivo da misso Prebisch [aos EUA], portanto, era forjar um programa financeiro, econmico e comercial de longo alcance para diminuir a dependncia da Argentina em relao Europa, inclusive com sondagens iniciais sobre uma possvel rea de livre-comrcio do hemisfrio Ocidental ou mesmo uma unio alfandegria abrangendo as Amricas, do Canad Patagnia (DOSMAN, 2011: 157). 16 Essa deciso, alis, estava respaldada nas relaes comerciais da Argentina com a Inglaterra: para esta, que dependia do fornecimento de cereais por parte da Argentina, a neutralidade desse pas na guerra garantia esse suprimento, medida que evitava ataques da Alemanha aos navios cargueiros oriundos da Argentina. 17 Conforme Theotnio dos Santos, nas dcadas de 1940-50, desenvolveu-se o pensamento da CEPAL, que vai dar um fundamento de anlise econmica e um embasamento emprico, assim como apoio institucional, busca de bases autnomas de desenvolvimento. Estas se definiram por intermdio da afirmao da industrializao como elemento aglutinador e articulador do desenvolvimento, progresso, modernidade, civilizao e democracia poltica (SANTOS, 2000: 74).
OIKOS | Rio de Janeiro | Volume 11, n. 1 2012 | www.revistaoikos.org | pgs 90-129

Nilson Arajo de Souza | Amrica Latina: as ondas da integrao

97

para a indstria bsica, como as de bens de capital e de bens intermedirios. A integrao seria, portanto, a condio para o desenvolvimento autnomo e endgeno da regio18. Assim, para a Cepal os pases com mercados de menor dimenso dependiam, para industrializar-se, da integrao com outros pases. Quanto aos pases maiores, poderiam trilhar sozinhos as etapas iniciais do processo de industrializao, consistentes em implantar a indstria leve de bens de consumo, mas, para avanar para etapas mais profundas, destinadas a implantar a indstria pesada, dependiam tambm do processo de integrao. A primeira experincia na questo da integrao, sob inspirao da Cepal, foi com o primeiro tipo de integrao. Segundo Furtado, o atual movimento integracionista tem o seu ponto de partida em uma resoluo dos governos dos cinco pases [El Salvador, Guatemala, Honduras, Costa Rica e Nicargua] tomada no quarto perodo de sesses da CEPAL, que ocorreu na cidade do Mxico em 1951 (FURTADO, 1986: 254) mesmo ano em que, por meio da Comunidade Europeia do Carvo e do Ao, assentavam-se as bases para a integrao europeia. Criava-se, em consequncia daquela resoluo, ainda em 1951, o Comit de Cooperao Econmica do Istmo e a Organizao dos Estados Centro-Americanos (ODECA), que, depois de vrias transformaes, passaria a chamar-se Mercado Comum Centro-Americano (MCCA) em 1960 e Sistema de Integrao Centro-Americano (SICA) na dcada de 1990. Em termos de intercmbio comercial, esse bloco produziu resultados significativos em sua etapa inicial19. O malogro posterior dessa experincia costuma ser atribudo guerra entre El Salvador e Honduras, em julho de 1969, mas, mais uma vez, possvel conjecturar

18 Segundo Celso Furtado, esse pensamento j estava na origem da criao da Cepal: Esse movimento, se bem que modesto em seus objetivos, foi rapidamente reforado por uma linha de idias que se vinha desenvolvendo na CEPAL praticamente desde a sua criao em 1948. Com efeito, no informe de 1949, redigido por Ral Prebisch, chamava-se a ateno para as limitaes intrnsecas de uma industrializao restringida a mercados nacionais latino-americanos isolados uns dos outros. Este problema se colocava na poca aos pases que j haviam superado as primeiras fases da industrializao. Na medida em que se passava das indstrias leves para as pesadas, das de bens de consumo no durveis para as de bens durveis de consumo, e que se dava incio produo de equipamentos, o problema das dimenses do mercado adquiria importncia crescente (...). Tais consideraes (...) contriburam para criar o clima psicolgico que lavaram criao de uma zona de livre comrcio em 1960 (FURTADO, 1986: 261). 19 Em 1955 o comrcio intra-regional chegava apenas aos 3 milhes de dlares, em 1962 chegou aos 50 milhes e em 1968 alcanou os 200 milhes (GAITE, 2011:157). A participao do comrcio intra-zonal nas exportaes totais dos pases passou de 7,6% em 1960 para 27,3% em 1970. Isso repercutiu positivamente no desenvolvimento industrial da regio: a produo industrial, que crescera a um ritmo de 6% anuais entre 1950 e 1960, subiu para 8,7% entre 1960 e 1970, fazendo o crescimento do PIB elevar-se de 4,5% para 5,6% (FURTADO, 1986: 256-257).
OIKOS | Rio de Janeiro | Volume 11, n. 1 2012 | www.revistaoikos.org | pgs 90-129

Nilson Arajo de Souza | Amrica Latina: as ondas da integrao

98

sobre a interveno dos EUA: Este ltimo acordo [Tratado sobre o Regime de Indstrias Centro-Americanas de Integrao] suscitou fortes reaes, particularmente da parte do governo dos Estados Unidos, que a ele atribui o propsito de criao de empresas com apoio estatal e exclusividade do mercado regional (Ibid.: 255). Logo depois da criao do bloco regional entre os pequenos pases centro-americanos, houve tambm a tentativa de aproximar os pases de maior dimenso e de maior desenvolvimento relativo da Amrica do Sul. Com o retorno de Getlio Vargas ao governo do Brasil, o presidente argentino, Juan Domingo Pern, props, em 1952, ao Brasil e ao Chile, o restabelecimento do Pacto A.B.C., que havia sido assinado no comeo do sculo entre os trs pases. A proposta contemplava uma abrangncia maior, podendo estender-se para o conjunto da Amrica do Sul20. Pern chegou a declarar na poca que no ano 2000, ou estaremos unidos ou seremos dominados. O suicdio de Vargas em 1954 e a queda de Pern em 1955, depois de forte campanha contrria integrao, por parte dos setores conservadores da Argentina e do Brasil, podem ser considerados os motivos imediatos do fracasso dessa proposta21. Mas, como veremos adiante, a razo de fundo pode ser buscada, mais uma vez, na ao dos Estados Unidos na regio. Apesar da presso estadunidense, o projeto integracionista, tal como Fnix, sempre renascia das cinzas. O projeto mais ambicioso consistia na retomada da antiga ideia de integrao do conjunto da Amrica Latina e que, como vimos, vinha amadurecendo desde a dcada de 1940 entre os governos do Brasil e da Argentina. Foi assim que, como proposta do Comit de Comrcio da CEPAL, que em 1957 criou o Grupo de Trabalho do Mercado Regional Latino-Americano, assinou-se, em 18 de fevereiro de 1960, em Montevidu, o tratado que instituiu a Associao Latino-Americana de Livre Comrcio ALALC, integrada por Argentina, Brasil, Chile, Mxico, Paraguai, Peru e Uruguai. Os signatrios do tratado representavam mais de 80% do produto bruto e da populao da Amrica Latina (HERRERA, 1966: 149).
20 Segundo Luiz Pinto, A proposta de Pern, entretanto, era bem mais audaciosa, j que estava baseada na constatao de que, para darem continuidade a seus projetos de industrializao autnoma e incluso social, seus pases deveriam organizar uma comunidade econmica e poltica que, a partir de uma unio aduaneira, deveria adotar polticas conjuntas na arena internacional, formando consrcios que teriam como objetivo controlar o preo mundial de muitas matrias-primas, buscando evitar a deteriorao dos termos de intercmbio (PINTO, 2008: 111. In: SILVA, 2008). 21 A UDN, no Congresso, e a imprensa conservadora, a ela vinculada, formaram um coro e, apresentando os entendimentos de Vargas com Pern como traio nacional, acusaram os dois de conspirarem contra o ideal do Pan-Americanismo e a realidade da boa vizinhana, tradicionais no hemisfrio, por tentarem fazer o Pacto ABC e resistirem aos EUA (BANDEIRA, 2003: 261).
OIKOS | Rio de Janeiro | Volume 11, n. 1 2012 | www.revistaoikos.org | pgs 90-129

Nilson Arajo de Souza | Amrica Latina: as ondas da integrao

99

A ALALC tinha por objetivo bsico a ampliao do comrcio regional, e consequentemente dos mercados nacionais, atravs da eliminao gradual das barreiras ao comrcio intrarregional (FARIA, 1993: XV). O prazo estipulado para o alcance de seus objetivos foi de 12 anos. Ocorreria, portanto, em 197222. Havia sido criada uma condio internacional favorvel a projetos dessa natureza. Tendo chegado concluso de que, em lugar do alinhamento automtico com qualquer das duas superpotncias (EUA e URSS), deveriam trilhar um caminho de no-alinhamento, os lderes de vrios pases do Terceiro Mundo23 decidiram criar o Movimento de Pases No-Alinhados, que comeou a congregar os pases que queriam seguir um caminho independente. O crescimento desse movimento fortaleceu a tendncia unidade de pases mais pobres. No entanto, em contraposio, o expansionismo poltico, econmico, militar e diplomtico dos EUA na regio seria um grande obstculo integrao latino-americana. J no Tratado de Montevidu, limitaram-se, por presso do FMI (hegemonizado pelos EUA), os objetivos estratgicos iniciais propostos pela CEPAL24. Assim, os acordos se limitaram a estabelecer a criao de um estgio mais elementar de integrao: a rea de livre comrcio. Mesmo esse estgio no conseguiu concretizar-se. A integrao da Amrica Latina ainda teria que enfrentar grandes desafios para concretizar-se. O principal deles provinha dos EUA. Os interesses estratgicos desse pas entravam em contradio com a integrao latino-americana. Era o velho adgio: Dividir para reinar. Ao final da II Guerra, havia terminado a disputa entre EUA e Inglaterra pela diviso da Amrica Latina. A potncia inglesa, depois de duas guerras e da Grande Depresso, havia sucumbido e estava s voltas com seu processo de reconstruo. Enquanto isso, os EUA, que j haviam se tornado a maior economia do Planeta s vsperas da I Guerra, converteram-se na potncia hegemnica no mundo capitalista no ps-II Guerra25.
22 O modelo adotado tinha como referncia o GATT. Havia as listas nacionais de concesses e uma lista comum de bens, com cujo desgravamento os signatrios se comprometiam, e, por outro lado, havia listas especiais, em benefcio dos pases de menor desenvolvimento relativo; estas ltimas listas no estavam sujeitas clusula de nao mais favorecida (FARIA, 1993: XV). 23 Destacando-se Nasser no Egito, Nehru na ndia, Sukarno na Indonsia. 24 Contudo, as presses do FMI impediram a adoo de dois elementos bsicos para assegurar o xito dessa iniciativa. A definio de suas metas na direo de uma integrao mais profunda e a criao de mecanismos de compensao que permitissem um comrcio flexvel entre os vrios pases (SANTOS, 1993: 121). 25 A base da hegemonia dos EUA era o fato de que emergiram no ps-guerra como a mais poderosa potncia ocidental: em 1948, detinham 55,8% da produo industrial e 23,8% das exportaes do mundo capitalista, enquanto sua participao no fluxo de inverses diretas no estrangeiro alcanava a elevada cifra de 60%. Soma-se a isso o fato de
OIKOS | Rio de Janeiro | Volume 11, n. 1 2012 | www.revistaoikos.org | pgs 90-129

Nilson Arajo de Souza | Amrica Latina: as ondas da integrao

100

Por outro lado, ao final da II Guerra, o mundo estava dividido em dois: de um lado, o sistema socialista, liderado pela Unio Sovitica; de outro, o sistema capitalista, liderado pelos Estados Unidos da Amrica. Estes procuraram consolidar essa hegemonia em todos os terrenos: no econmico, convertendo o dlar em dinheiro mundial, controlando as instituies multilaterais (FMI, BIRD) e promovendo o avano de suas transnacionais; no militar e geopoltico, mantendo suas tropas na Europa, patrocinando a criao da Organizao do Tratado do Atlntico Norte (OTAN) e tentando evitar o avano do socialismo na sia (guerra contra e Coreia); e, no poltico-ideolgico, erigindo o anti-comunismo a doutrina central da sua propaganda ideolgica, deflagrando a chamada Guerra Fria26. Nos primeiros anos de ps-guerra, os EUA encontraram dificuldade de realizar o avano econmico, por meio de suas transnacionais, na regio latino-americana. Isso porque, como examinamos anteriormente, os pases mais importantes vinham realizando um processo de industrializao sob controle nacional, fortalecendo a ideologia nacionalista nesses pases. Por isso, concentraram sua ao inicial na criao de mecanismos polticos de aproximao e na propaganda ideolgica do anti-comunismo com base na difuso da doutrina da contra-insurgncia. Foi assim que tentaram retomar o pan-americanismo que vinham propugnando desde o final do sculo XIX. Para isso, promoveram, a partir de 1944, as Conferncias Interamericanas, sendo que, na de 1947, aprovou-se a criao do Tratado Interamericano de Assistncia Recproca (TIAR) segundo o qual um ataque armado de qualquer Estado contra um Estado americano seria considerado como um ataque contra todos os Estados do hemisfrio (PINTO, 2008: 107)27 e, na de 1948, criou-se a Organizao dos Estados Americanos (OEA), que substituiu as conferncias. A criao desses organismos abria espao para a hegemonia poltico-ideolgica dos EUA na regio (ver declarao anti-comunista constante
que saram da guerra com o mais poderoso exrcito do bloco ocidental, boa parte do qual permaneceu estacionado na Europa, no Japo e na pennsula coreana. Com base nessas condies e na propaganda de que seriam capazes de defender os interesses capitalistas globais diante do avano do socialismo, os EUA puderam assumir a hegemonia poltica no mundo capitalista (SOUZA, 2009: 41). 26 Para legitimar essa posio, foi elaborada na Academia Militar de West Point a doutrina da contra-insurgncia, que dividia o mundo em dois, o comunista, liderado pela URSS, e o ocidental-cristo, liderado pelos EUA. Caberia a estes ltimos a responsabilidade de defender o hemisfrio ocidental de uma suposta agresso comunista. Dentro dessa doutrina, qualquer conflito que ocorresse ao interior de cada pas da regio era interpretado como expresso do conflito leste-oeste, os contestadores eram taxados de inimigo interno, isto , representantes do suposto inimigo externos, e deveriam ser duramente reprimidos pelas foras armadas locais, com o apoio dos EUA (SOUZA, 2009: 43). 27 importante registrar que, na primeira vez em que ocorreu esse ataque externo, por ocasio da Guerra das Malvinas, os Estados Unidos ficaram do lado do agressor externo, a Inglaterra.
OIKOS | Rio de Janeiro | Volume 11, n. 1 2012 | www.revistaoikos.org | pgs 90-129

Nilson Arajo de Souza | Amrica Latina: as ondas da integrao

101

do artigo 32 da OEA), mas, para essa consolidar-se, dependia ainda da submisso dos governos mais importantes da regio, como condio para o avano econmico das transnacionais estadunidenses. Depois de terminada a fase dura da reconstruo europeia com a qual contriburam os EUA , bem como a guerra contra a Coreia (em 1953), o governo dos EUA se voltou de maneira mais intensa para a Amrica Latina. Suas corporaes transnacionais estavam sedentas de ocupar na regio o espao que antes fora ocupado pelos capitais ingleses ou que comeava a ser ocupado por burguesias nacionais. Alm disso, na disputa pelo mercado mundial com as corporaes alems e japonesas, que reconstruam seu aparato produtivo com as tecnologias mais modernas28, as transnacionais estadunidenses tambm teriam que se modernizar. Para isso, teriam que substituir suas mquinas antigas por mquinas modernas. A estratgia que os Estados Unidos montaram implicava transferir essas fbricas usadas para os pases latino-americanos que j haviam comeado seu processo de industrializao. Esse intento entrava em contradio direta com essas naes, j que estavam se industrializando, no fundamental, com base no prprio esforo e no controle nacional sobre a economia nacional. Era a poca do nacional-desenvolvimentismo. A poltica exterior dos EUA, que sempre esteve a servio de seus interesses econmicos, foi imediatamente posta para operar no sentido de criar as condies para essa expanso de suas empresas. A poltica externa adotada a partir da presidncia de Harry S. Truman, iniciada em 1945, substituiu a poltica anterior, chamada da Boa Vizinhana, de Franklin D. Roosevelt, retomando a poltica do Big Stick do Corolrio Roosevelt. As presses sobre Brasil e Argentina, somadas a fatores internos, terminaram culminando na morte de Getlio Vargas e na queda de Pern, abrindo um perodo de grandes tenses na regio. Houve um interregno no governo John F. Kennedy, quando o Departamento de Estado, retomando a tradio legada por Franklin D. Roosevelt, tentou praticar uma poltica de boa vizinhana, principalmente atravs do programa Aliana para o Progresso29, mas, com a morte de Kennedy, a 22 de novembro de 1963, a

28 A capacidade produtiva desses dois pases havia sido praticamente dizimada durante a guerra, enquanto a capacidade dos EUA, que no sofreram guerra em seu territrio, havia no apenas se mantido intacta, como se expandido. 29 A Aliana para o Progresso foi um programa lanado pelo presidente John F. Kennedy e institucionalizado, entre 5 e 17 de agosto de 1960, durante a reunio do Conselho Interamericano Econmico e Social da OEA, em Punta Del Este (Uruguai). Era um Plano de 10 anos, com recursos orados de US$ 500 milhes, oriundos basicamente dos EUA, que prometia combater as desigualdades econmicas e sociais da Amrica Latina. Ao final, limitou-se basicamente a um
OIKOS | Rio de Janeiro | Volume 11, n. 1 2012 | www.revistaoikos.org | pgs 90-129

Nilson Arajo de Souza | Amrica Latina: as ondas da integrao

102

agressividade da poltica externa dos EUA retornou com toda fora. Conforme nos indica Toledo Machado: Com a ascenso presidencial de Lyndon B. Johnson, os falces(...) comearam a agir com maior desembarao, impondo a doutrina da inevitabilidade da terceira guerra mundial e da liderana militar dos EUA (MACHADO, 2003: 260). Para essa poltica, passou a ser de fundamental importncia a substituio de governos latino-americanos que no estivessem de acordo com a abertura de suas economias para a entrada de capital estrangeiro. Sucederam-se, a partir da, os golpes militares na regio. Como consequncia, os novos governos instalados passaram a alinhar-se automaticamente com a poltica do Departamento de Estado e a abrir caminho para a invaso econmica por parte das empresas transnacionais. E, como a essa poltica e a esse avano econmico no interessava a efetivao da integrao latino-americana, os acordos firmados para a criao da ALALC no saram do papel.

3a onda: nova crise estrutural abre espao para nova onda de integrao
A terceira onda de integrao latino-americana corresponde ao perodo de declnio da onda larga de ps-guerra, iniciado na virada da dcada de 1960 para a de 1970. O declnio da onda larga simultaneamente o declnio relativo prolongado da economia e, por conseguinte, da hegemonia dos EUA. Na raiz desse processo, encontra-se, entre outros fatores, o intenso crescimento da produtividade do trabalho no Japo e na Alemanha, em detrimento dos EUA30. Esse processo abriu espao para novas tentativas de integrao latino-americana. A primeira delas partiu dos pases andinos. J em 1966, Chile, Venezuela, Peru e Equador haviam firmado a Declarao de Bogot com o objetivo de criar, no mbito da ALALC31, um acordo sub-regional. Ele viria a se consumar em 1969

plano assistencialista com o fornecimento de alimentos atravs do programa Alimentos para a Paz. Era, na verdade, uma tentativa de amortecer os conflitos sociais na regio e melhorar a imagem dos Estados Unidos. Ainda que tenha sido formalmente extinto apenas em 1969 pelo presidente Richard Nixon, na prtica deixou de funcionar com a morte de Kennedy e o incio do apoio, pelo seu sucessor, aos golpes militares na Amrica Latina (1964) (VALENTE, 27.07.2006). 30 Enquanto no Japo cresceu 289% de 1960 a 1976 e na Alemanha o fez a 145%, nos EUA se expandiu apenas 57% no mesmo perodo (SOUZA, 2001: 55). 31 Os acordos da ALALC previam a realizao de blocos sub-regionais.
OIKOS | Rio de Janeiro | Volume 11, n. 1 2012 | www.revistaoikos.org | pgs 90-129

Nilson Arajo de Souza | Amrica Latina: as ondas da integrao

103

atravs do Acordo de Cartagena, que criou o Pacto Andino. Constitudo inicialmente por Bolvia, Chile, Colmbia e Peru, receberia, em 1973, a adeso da Venezuela e, posteriormente, sofreria a defeco do Chile. O objetivo seria constituir uma Unio Aduaneira num prazo de 10 anos. Nesse perodo de transio, o bloco funcionaria como rea de Livre Comrcio. No entanto, a transio foi mais prolongada32. Desde o incio, havia o compromisso de uma integrao mais profunda, que, partindo das etapas iniciais, culminasse num Mercado Comum. Alm disso, o Acordo de Cartagena tinha pretenses mais ambiciosas do que a ALALC: almejava chegar ao planejamento conjunto de setores econmicos e definiu uma poltica de restrio ao capital estrangeiro e de desenvolvimento tecnolgico regional (SANTOS, 1993: 22). Isso foi possvel porque, entre o fim dos anos de 1960 e comeo dos de 1970, formaram-se nos pases andinos governos nacionalistas e progressistas que buscavam enfrentar a dependncia externa de suas economias, restringindo a ao do capital estrangeiro33. A segunda iniciativa ocorreu em 1975 entre Brasil e Mxico. No Brasil, o setor nacionalista das Foras Armadas assumira a hegemonia no governo, tendo frente o general Ernesto Geisel. Reagindo recesso mundial deflagrada em 1974, Geisel implementou no pas o II Plano Nacional de Desenvolvimento (II PND), que procurava combater o subdesenvolvimento e a crise atravs de medidas que reduzissem a dependncia externa (SOUZA, 2008). No Mxico, Luis Echeverra Alvarez, que governou de 1970 a 1976, tinha posicionamento idntico. Dele nasceu, em 1975, a proposta de criao do Sistema Econmico Latino-Americano (SELA)34. O SELA no era um bloco econmico regional, mas contribua para a sua formao na medida em que propiciava aes coordenadas entre os vrios governos da regio. Ele era reflexo de uma dupla determinao:

32 Bolvia, Colmbia e Venezuela culminaram a abertura de seus mercados para os parceiros em 30 de setembro de 1992. O Equador completou seu processo em 3l de janeiro de 1993 (COMUNIDADE ANDINA, 08.03.2005). 33 Foi assim com Salvador Allende no Chile, o general Velasco Alvarado no Peru, o general Juan Jos Torres na Bolvia, o Governo Nacionalista Revolucionrio, presidido pelo general Guillermo Rodrguez Lara, no Equador e Carlos Andrs Prez na Venezuela. 34 Contando com a adeso de muitos pases da regio, os objetivos desse sistema eram: coordenar posies governamentais nos foros internacionais; estimular a cooperao horizontal entre os pases da regio; apoiar os processos de integrao latino-americanos e propiciar aes coordenadas entre eles. A criao do SELA foi importante para demonstrar a fora do projeto integracionista latino-americano (PINTO, 2008: 122-23).
OIKOS | Rio de Janeiro | Volume 11, n. 1 2012 | www.revistaoikos.org | pgs 90-129

Nilson Arajo de Souza | Amrica Latina: as ondas da integrao

104

de um lado, a emergncia da crise mundial debilitara a capacidade dos pases centrais manterem sua presso sobre os pases em desenvolvimento; de outro, aproveitando-se dessa situao, o Movimento de Pases No-Alinhados, depois de aprovar na Conferncia de Argel em 1973 que o principal problema da poca era a contradio centro-periferia, conseguiu, no ano seguinte, que 110 pases apresentassem e lograssem aprovar na sexta Sesso Especial da Assembleia da ONU duas resolues propondo o estabelecimento de uma Nova Ordem Econmica Internacional, baseada na auto-determinao, na cooperao e na igualdade entre os povos (MACHADO, 2000). A dcada de 1970 foi a dcada de fortalecimento dos No-Alinhados. Nesse contexto, foi retomado o projeto integracionista da Amrica Latina. E assim se celebrou em 1980 um novo Tratado de Montevidu, que transformou a ALALC na Associao Latino-Americana de Integrao (ALADI). Segundo Faria,
muito do contedo do novo tratado j estava expresso no documento anterior, e a estrutura orgnica manteve-se essencialmente a mesma. Algumas mudanas significativas foram introduzidas, porm, relativamente aos objetivos e aos mecanismos da Associao. Primeiramente, deixou-se de lado a inteno de instituir uma zona de livre comrcio, dando-se prioridade, a despeito do objetivo formal (declarado no Prembulo) de se criar um mercado comum, ao estabelecimento de uma zona de preferncias tarifrias regionais, o que representa uma abdicao aos objetivos que antecederam a nova Associao. Em segundo lugar, deixou-se maior margem aos Estados-Membros para celebrarem acordos bilaterais de complementao econmica, o que, em si, pode apresentar tanto vantagens quanto riscos para a integrao continental (FARIA, 1993: XV-XVI).

Aquilo que foi apresentado como retrocesso na nova associao pode significar, na verdade, a adaptao s condies reais dos vrios pases a fim de garantir o avano possvel. Assim, ao mesmo tempo em que se estabelecia uma meta mais avanada do que a prevista na ALALC, ao propor a formao de um mercado comum, procurava-se comear pela base, isto , pela formao de uma Zona de Preferncias Comerciais. Simultaneamente, ampliavam-se as possibilidades de acordos sub-regionais, como forma de incentivar parcerias entre pases com maior proximidade. VereOIKOS | Rio de Janeiro | Volume 11, n. 1 2012 | www.revistaoikos.org | pgs 90-129

Nilson Arajo de Souza | Amrica Latina: as ondas da integrao

105

mos adiante que foi exatamente esse mecanismo flexvel que permitiu o avano do projeto integracionista a partir da dcada de 1980. Iniciativas importantes cimentaram o terreno para esse avano. Um importante momento desse processo foi a formao do Grupo de Apoio a Contadora, criado em 1983 por Venezuela, Mxico, Colmbia e Panam, recebendo a adeso, em 1985, do Peru, Brasil, Argentina e Uruguai. O objetivo era contribuir para a pacificao da Amrica Central (que estava em guerra civil) e para o fortalecimento da Amrica Latina. Em 1986, o Grupo de Contadora ampliou seus objetivos, passando a envolver-se com o conjunto da problemtica latino-americana. Receberia ento o nome de Grupo do Rio. Mesmo sendo um grupo de natureza eminentemente poltica, a aproximao entre seus membros haveria de ensejar o aprofundamento do processo de integrao econmica. Em 1984, formava-se uma articulao baseada na esfera econmica. Reuniram-se em Cartagena, Colmbia, os chanceleres e ministros da economia da Argentina, Brasil, Bolvia, Chile, Colmbia, Equador, Mxico, Peru, Repblica Dominicana, Uruguai e Venezuela para criar uma instncia permanente destinada a discutir a problemtica da dvida externa. Esse grupo passou a ser conhecido como Consenso de Cartagena. Mesmo no havendo conseguido uma ao conjunta na negociao da dvida, tornou-se mais um exemplo de cooperao entre os pases latino-americanos. Mas o eixo central da integrao da Amrica do Sul seria a aproximao entre Brasil e Argentina. O fator decisivo para essa aproximao foi o apoio dado pelo governo brasileiro Argentina por ocasio da Guerra das Malvinas em 1982, quando a Argentina, ao tentar recuperar um territrio perdido para a Inglaterra Ilhas Malvinas , foi por esta agredida militarmente, com o apoio dos EUA, o qual, ao tomar essa atitude, rasgou o TIAR. Essa atitude contribuiu para a retomada da cooperao econmica entre os dois pases, culminando com a formao do Mercado Comum do Sul MERCOSUL. O antecedente mais imediato da formao desse bloco foi a Ata de Integrao Brasil-Argentina firmada em 1986 entre os presidentes Jos Sarney (Brasil) e Ral Alfonsin (Argentina). Os dois foram os primeiros presidentes de seus pases aps o fim dos regimes ditatoriais. Essa Ata, ao criar o Programa de Integrao e Cooperao Econmica (PICE), tinha um largo alcance para a poltica de integrao sul-americana. Quem descreveu muito bem seus objetivos foi Moniz Bandeira:
OIKOS | Rio de Janeiro | Volume 11, n. 1 2012 | www.revistaoikos.org | pgs 90-129

Nilson Arajo de Souza | Amrica Latina: as ondas da integrao

106

A determinao com que Alfonsin e Sarney trataram de promover a integrao econmica entre os dois pases foi tanta que em apenas um ano se encontraram trs vezes (duas com a participao do presidente do Uruguai, Julio Maria Sanguinetti). E seus esforos para construir o zollverein, a partir de um projeto integrado de produo, comrcio e desenvolvimento tecnolgico do setor de bens de capital, fornecimento de trigo, complementao do abastecimento alimentar e expanso gradual, sustentada e equilibrada do comrcio, com apoio exportao do pas deficitrio, visou possibilitar que o Brasil e a Argentina alcanassem maior autonomia e independncia em relao ao mercado mundial, mediante crescente unificao de seus espaos econmicos. A prpria nfase dada integrao do setor de bens de capital, corao da indstria pesada e matriz do desenvolvimento tecnolgico, mostrou o propsito de aumentar, particularmente, a capacidade de auto-sustentao e auto-transformao de suas economias, estabelecendo o ciclo completo da reproduo ampliada do capital, de forma independente, com a unificao dos dois mercados (BANDEIRA, 2003: 464-65)

O passo seguinte foi a assinatura, em 1988, do Tratado de Integrao, Cooperao e Desenvolvimento entre Brasil e Argentina. O objetivo era criar um espao econmico comum, mediante a remoo gradual, em dez anos, de todos os obstculos tarifrios e no-tarifrios circulao de bens e servios, bem como harmonizar e coordenar suas polticas aduaneira, monetria, fiscal, cambial, agrcola e industrial (PINTO, 2008: 131). Foram assinados nessas duas oportunidades 24 protocolos sobre os temas descritos acima. Eles foram consolidados no Acordo de Complementao Econmica n 14, assinado em dezembro de 1990, no mbito da ALADI. Esta foi a base para a criao do MERCOSUL. Contraditoriamente, a proposta lanada em 1989 por George Bush, ento presidente dos EUA, conhecida como Iniciativa para as Amricas, que visava conformar uma zona de livre comrcio do Alasca Terra do Fogo, terminou acelerando o processo de integrao na Amrica do Sul. Apesar de serem a favor da proposta estadunidense, os governantes sul-americanos da poca35, orientados por seu corpo diplomtico, preferiram formar
35 Particularmente, Fernando Collor de Mello no Brasil e Carlos Menem na Argentina.
OIKOS | Rio de Janeiro | Volume 11, n. 1 2012 | www.revistaoikos.org | pgs 90-129

Nilson Arajo de Souza | Amrica Latina: as ondas da integrao

107

um bloco regional como forma de fortalecer sua posio na negociao com os EUA. E precisamente esse foi um dos critrios estabelecidos no Tratado de Assuno que, em 26 de maro de 1991, criou o MERCOSUL para integrar o Brasil, a Argentina, o Uruguai e o Paraguai (CARVALHO & SILVA, 2002). O objetivo estratgico era constituir um mercado comum, mas os governantes optaram por atingir esse objetivo atravs de etapas, a comear por uma rea de Livre Comrcio, passando depois por uma Unio Aduaneira. Assim, da assinatura do Tratado at 31 de dezembro de 1994, dever-se-ia viver a etapa de transio para uma rea de Livre Comrcio. O objetivo dessa etapa era remover os obstculos tarifrios e no-tarifrios livre circulao de produtos. A etapa seguinte seria a de transio para uma Unio Aduaneira. Em setembro de 1990, os presidentes do Brasil e da Argentina assinaram a Ata de Buenos Aires que estipulava a data de 1 de janeiro de 1995 para a entrada em vigor da Unio Aduaneira. Seu instrumento principal seria a tarifa externa comum (TEC). Assim, em agosto de 1994, foi decidida em Buenos Aires a tarifa externa comum para praticamente todo o universo tarifrio, inclusive os produtos sensveis. Seu limite mximo foi estabelecido em 20%. Foi dado o prazo at 2001 para a adaptao de cada pas a esse teto, estendendo-se at 2006 no caso dos produtos de informtica. O objetivo era que nesse ano, quando terminaria o perodo de convergncia ascendente ou descendente das tarifas nacionais que ainda se encontravam em regime de exceo, a TEC estaria implementada para todo o universo tarifrio (MINISTRIO DAS RELAES EXTERIORES, 25.11.2004)36. Uma deciso importante, adotada no Protocolo de Ouro Preto, foi o reconhecimento da personalidade jurdica de direito internacional do MERCOSUL. Esse reconhecimento atribui ao bloco econmico competncia para negociar, em nome prprio, acordos com terceiros pases, grupos de pases e organismos internacionais. No momento de sua conformao enquanto Unio Aduaneira, em 1995, o MERCOSUL j representava um peso importante na economia mundial37. Como

36 Por se tratar de Unio Aduaneira, o conjunto da regio teria que ser protegido de produtos originados de outros pases de fora de bloco. Da a aprovao do Regime Geral de Origem, que estabeleceu regras referentes origem das mercadorias comercializadas entre os pases-membros. A regra bsica foi a de que, para receber o tratamento de produto regional, os produtos contemplados por tarifas privilegiadas deveriam possuir percentual mnimo de 60% de valor agregado regional. 37 Com uma populao de 201,9 milhes de habitantes e uma rea territorial de 11,86 milhes de quilmetros quadrados, o bloco produzia um PIB de US$ 994,74 bilhes, o que dava um PNB per capita de US$ 4.380,00. O peso da indstria na economia regional era de 35% e o grau de urbanizao, de 79% (CARVALHO & SILVA, 2002: 239, quadro 12.4).
OIKOS | Rio de Janeiro | Volume 11, n. 1 2012 | www.revistaoikos.org | pgs 90-129

Nilson Arajo de Souza | Amrica Latina: as ondas da integrao

108

agrupamento econmico, o MERCOSUL constitua o quarto maior mercado consumidor do mundo, depois do NAFTA, Unio Europeia e Japo. Seu setor industrial um dos mais importantes dentre os pases em desenvolvimento. No entanto, o MERCOSUL comeou a ser implementado num perodo (dcada de 1990) em que o Consenso de Washington e o neoliberalismo, com seu postulado de livre comrcio, comearam a orientar as polticas econmicas da regio. Isso alterou em grande medida os objetivos iniciais. Concebido na dcada anterior pelos presidentes Sarney e Alfonsin como instrumento de desenvolvimento autnomo da regio, com base em parcerias produtivas, particularmente nas reas de bens de capital e tecnologias avanadas, converteu-se, nas mos de Fernando Collor de Mello e Carlos Menem, num bloco que passou a priorizar o livre comrcio. Neste caso, ao lado da reduo das tarifas internas, tambm reduzia-se a chamada tarifa externa comum (TEC) e se valorizavam as moedas locais, em verdadeiro subsdio aos produtos estrangeiros (SOUZA, 2001: 107)38. Da decorreram dois problemas: a reduo da TEC provocou um violento aumento das importaes da regio, oriundas sobretudo dos EUA39, gerando dficits nas balanas comerciais e comprometendo seriamente o setor produtivo da regio, incapaz de concorrer com produo importada subsidiada, acarretando, como consequncia, o aumento do desemprego; a reduo indiscriminada, sem planejamento estratgico, das tarifas entre os pases-membros provocou o sucateamento de setores mais dbeis dos pases menos desenvolvidos da regio; essa situao se agravou depois da desvalorizao da moeda brasileira em 1999. O ministro da Economia da Argentina, Domingo Caballo, que retornara ao governo durante a crise que afetou o pas40, tentou utilizar esse fato para adotar medidas que, na prtica, comprometiam a existncia do MERCOSUL. No entanto, apesar desses problemas, se formos examinar o MERCOSUL do ponto de vista
38 Registre-se que, no momento em que o MERCOSUL se converteu em Unio Aduaneira, em 1995, estabeleceu-se uma TEC baixssima para os padres da poca: 12,3% (BANDEIRA, 2004: 80). 39 Conforme o Departamento de Comrcio dos EUA, as exportaes estadunidenses para o conjunto da Amrica do Sul praticamente duplicaram de 1991 para 1995, passando de US$ 15,9 bilhes para US$ 28 bilhes (SOUZA, 2001: 107). 40 Caballo fora ministro de Menem e reassumiu a funo durante o governo de Fernando De La Rua.
OIKOS | Rio de Janeiro | Volume 11, n. 1 2012 | www.revistaoikos.org | pgs 90-129

Nilson Arajo de Souza | Amrica Latina: as ondas da integrao

109

das correntes de comrcio intra-regional41 e das negociaes internacionais, o bloco regional tem tido grande sucesso42. No entanto, manifestam-se nesse intercmbio dois problemas, que podem afetar o processo de integrao: h uma diviso regional do trabalho em que o Brasil o principal beneficirio: exporta principalmente produtos industriais e importa preferencialmente produtos primrios; o Brasil vem sendo crescentemente superavitrio: seu supervit comercial em relao aos demais pases do MERCOSUL subiu de US$ 2,5 bilhes em 2004 para US$ 6,8 bilhes em 2008 (Ibid.). Assim, alm da invaso indiscriminada de produtos oriundos de fora da regio, resultante dos processos de abertura comercial da poca, os pases mais frgeis ainda eram vtimas da invaso de produtos fabricados no Brasil. Esse processo, portanto, beneficiou, sobretudo, s transnacionais, instaladas ou no na regio, e aos grandes grupos empresariais brasileiros. No entanto, no perodo recente, o bloco regional tem buscado superar a prtica inicial que concentrava a integrao na esfera comercial. Passou a abarcar reas como a coordenao de polticas externas, a cooperao em matria de segurana internacional, de assuntos judicirios e de educao43. Acrescente-se o Acordo sobre o Visto MERCOSUL, que confere tratamento preferencial e privilegiado aos cidados do MERCOSUL na legalizao da prestao de servios nos Estados-Partes. Em 2006, o bloco foi fortalecido com o

41 Soma de exportaes e importaes. 42 As trocas entre o Brasil e os demais membros do MERCOSUL aumentaram de US$ 3,6 bilhes em 1990 para US$ 18,5 bilhes em 1997. Houve um revs a partir de ento porque combinou-se a crise argentina com a desvalorizao do real brasileiro, e assim o comrcio intra-regional baixou para US$ 8,9 bilhes em 2002. Mas, dali em diante, com a retomada do crescimento argentino e a deciso do governo brasileiro de recolocar no centro da sua poltica exterior a integrao regional, o comrcio intra-regional voltou a crescer: em 2008, a corrente de comrcio entre o Brasil e os outros pases do MERCOSUL j havia atingido US$ 36,7 bilhes (MDIC-SECEX, 06.01.2009). No final dos anos de 1990, o bloco j era o principal mercado para as exportaes brasileiras de manufaturados: na faixa de 28% em 1997-98, contra 22,5% para os EUA. 43 A integrao comercial propiciada pelo Mercosul tambm favoreceu a implantao de realizaes nos mais diferentes setores, como a educao, justia, cultura, transportes, energia, meio ambiente e agricultura. Neste sentido, vrios acordos foram firmados, incluindo desde o reconhecimento de ttulos universitrios e a revalidao de diplomas at, entre outros, o estabelecimento de protocolos de assistncia mtua em assuntos penais e a criao de um selo cultural para promover a cooperao, o intercmbio e a maior facilidade no trnsito aduaneiro de bens culturais (OLIVEIRA, 2005: 25).
OIKOS | Rio de Janeiro | Volume 11, n. 1 2012 | www.revistaoikos.org | pgs 90-129

Nilson Arajo de Souza | Amrica Latina: as ondas da integrao

110

pedido de ingresso como membro pleno por parte da Venezuela44. Bolvia e Chile j haviam se integrado como membros associados. Enquanto isso, o Pacto Andino sofreu srio revs. Na fase inicial do bloco, nos anos de 1970, a economia regional fortaleceu-se com a industrializao por substituio de importaes, quando o Estado e a planificao tiveram muita importncia (GAITE, 2010: 177), mas, com o impacto da crise mundial, a dcada de oitenta foi tanto para os pases andinos como para a integrao andina uma dcada perdida (Ibid., 177). Foi nesse quadro que, em 1989, sob a presso e a influncia dos programas neoliberais implementados na regio, decidiu-se transitar do antigo regionalismo cepalino, baseado em proteo externa, para o regionalismo aberto, tambm sistematizado pela Cepal. Foi sob essa onda neoliberal que o bloco andino ingressou na segunda etapa do processo de integrao, a Unio Aduaneira, que teve incio em 1995, quando entrou em vigncia a tarifa externa comum (TEC)45. O Peru no assinou esse acordo. O bloco receberia o nome de Comunidade Andina de Naes (CAN) com a assinatura do Protocolo de Trujillo (Peru) em 199646. Os principais objetivos definidos foram: a) promover um desenvolvimento equilibrado e harmnico entre os pases membros em condies de equidade, acelerar o crescimento por meio da integrao e da cooperao econmica e social; b) impulsionar a participao no processo de integrao regional, com vistas formao gradual de um mercado comum da Amrica Latina, e procurar melhorar as condies de vida de seus habitantes (COMUNIDADE ANDINA, 05.02.2005). Esses objetivos, no entanto, foram comprometidos pela baixssima TEC adotada, a qual, ao no garantir a proteo externa da incipiente indstria, aprofundou a desindustrializao das economias da regio iniciada na dcada perdida. O bloco, ao mesmo tempo, comeou a fragmentar-se. Depois de 2004, com o fracasso do projeto da ALCA, alguns pases da CAN deixaram-se influenciar pela ofensiva

44 S em 2008, esse ingresso foi aprovado pela Cmara de Deputados do Brasil, sendo posteriormente aprovado pelo Senado. 45 Colmbia, Equador e Venezuela acordaram tarifas de 5, 10, 15 e 20%, a depender do produto; a Bolvia, com tratamento preferencial, passou a praticar dois nveis tarifrios: 5 e 10% (COMUNIDADE ANDINA, 08.03.2005). 46 A CAN, poca em que se converteu em Unio Aduaneira, possua um PIB de US$ 273 bilhes e uma populao de mais de 117 milhes de habitantes, com PIB per capita de US$ 2.333.
OIKOS | Rio de Janeiro | Volume 11, n. 1 2012 | www.revistaoikos.org | pgs 90-129

Nilson Arajo de Souza | Amrica Latina: as ondas da integrao

111

do governo dos EUA na regio. Como o projeto da ALCA no prosperou, como veremos adiante, a ttica da administrao estadunidense passou a ser a de promover acordos bilaterais com os pases latino-americanos. O fato do Equador47, o Peru e a Colmbia terem assinado esses acordos levou a Venezuela a retirar-se da CAN e a pedir ingresso no MERCOSUL. Indicamos no comeo desta seo que a emergncia de nova crise estrutural mundial na virada da dcada de 1960 para a de 1970, acompanhada do declnio da economia dos EUA, favoreceu a retomada das iniciativas de integrao na Amrica Latina. Vale agora registrar que as estratgias adotadas, desde a dcada de 1980, pelo governo dos Estados Unidos para enfrentar sua prpria crise interferiram profundamente o processo de integrao e desenvolvimento da Amrica Latina. Mas, desta vez, ao contrrio das anteriores, no conseguiram impedir ou mesmo bloquear o processo de integrao regional, ainda que tenham contribudo para modificar sua natureza. Conjeturamos que isso se deve ao declnio da economia estadunidense. Destacam-se nesta seo duas dessas estratgias. A primeira delas a Reaganomics, implementada ao longo da dcada de 1980. A elevao das taxas de juros praticadas nos EUA e a presso pela reduo dos preos das matrias exportadas pelos pases da periferia encontram-se entre as medidas que acarretaram forte impacto nos pases subdesenvolvidos e, por conseguinte, na Amrica Latina48. O impacto dessa crise teve um efeito contraditrio na Amrica Latina: ao mesmo tempo em que a maioria dos governos da regio se submetia ao receiturio do FMI, como forma de reunir os recursos para o pagamento dos encargos financeiros da dvida externa e, por conseguinte, concentrava-se na adoo de medidas previstas nesse receiturio49, realizava-se um processo de aproximao entre os vrios pases como forma de defender-se da crise, favorecendo a integrao regional50.

47 O Equador voltou atrs com a mudana de governo em 2007. 48 A combinao da remessa de juros para pagamento da dvida externa com a deteriorao dos termos de intercmbio se manifestou num forte agravamento das contas externas dos pases dependentes. Ou seja, o aumento dos juros, dos preos dos produtos importados e das remessas de lucro elevou as despesas em moeda forte, enquanto a queda dos preos dos produtos que exportavam diminua suas receitas cambiais, ampliando o dficit nas contas externas (SOUZA, 2009: 114). 49 Destacam-se a elevao da taxa de juros e o corte no crdito, no salrio real e no gasto pblico. 50 Assinalamos as aes de 1983 a 1986, que levaram formao do Grupo de Apoio a Contadora, do Consenso de Cartagena e do Grupo do Rio. Segundo Luiz Pinto, foi esse Grupo que promoveu, em 1988, no Mxico, a primeira reunio da histria entre todos os chefes de Estado latino-americanos sem a presena dos Estados Unidos (PINTO, 2008: 129.
OIKOS | Rio de Janeiro | Volume 11, n. 1 2012 | www.revistaoikos.org | pgs 90-129

Nilson Arajo de Souza | Amrica Latina: as ondas da integrao

112

A segunda estratgia estadunidense para enfrentar a crise foi deflagrada ainda no governo de George Bush, em 1989, com o Consenso de Washington, mas foi implementada, ao longo da dcada de 1990 e comeo da de 2000, pelos governos de Bill Clinton e de George W. Bush. Sob patrocnio do Instituto Internacional de Economia, reuniu-se em Washington um grupo de acadmicos e executivos do governo e das empresas transnacionais estadunidenses, bem como do FMI, do Banco Mundial e de grandes grupos financeiros, com o objetivo de analisar o panorama mundial e propor alternativas para as dificuldades econmicas enfrentadas pela economia mundial (SOUZA, 2009: 123). Dentre outras recomendaes do Consenso, destacam-se a abertura econmica, isto , o fim das barreiras protecionistas, e a desestatizao, ou seja, a privatizao de empresas estatais. Era a converso em programa da ideologia neoliberal, que prega a retirada do Estado da economia e a regulao econmica por meio do mercado (Ibid., 124).
O objetivo imediato do governo dos EUA com o Consenso de Washington era, de um lado, encontrar mercados para os produtos e capitais excedentes das transnacionais estadunidenses e, de outro, suprir-se de fora de trabalho e de matrias-primas baratas a fim de melhorar sua capacidade de competir no mercado internacional (Ibid., 125).

Sem exigir qualquer contrapartida, os pases latino-americanos, sob presso do FMI, do Banco Mundial e do governo dos EUA, foram aderindo um a um ao iderio do Consenso. Segundo a CEPAL, a tarifa mdia de importao na regio caiu de algo em torno de 40% para menos de 15% (CEPAL, 1996). Ao mesmo tempo, avanou bastante o processo de privatizao de empresas estatais da regio, com destaque par os setores de minrios, petrleo, ao, energia e telecomunicaes (SOUZA, 2009: 129). Com a abertura comercial, as exportaes dos EUA para a Amrica Latina cresceram, na fase inicial, de 1987 a 1994, de US$ 35 bilhes para US$ 92,6 bilhes (Ibid., 128). Contraditoriamente, foi exatamente nesse perodo que avanou o processo de integrao na Amrica do Sul: enquanto o MERCOSUL, que se formara em 1991 como rea de livre comrcio, se transformava em unio aduaneira em 1995, o Pacto Andino, que em 1996 transformou-se em Comunidade Andina de Naes,

In: SILVA, 2008). Foi nesse contexto que, com a redemocratizao de Brasil e Argentina, foram retomadas, com os acordos de 1986 e 1988, as iniciativas integracionistas que culminaram com a criao do MERCOSUL em 1991.
OIKOS | Rio de Janeiro | Volume 11, n. 1 2012 | www.revistaoikos.org | pgs 90-129

Nilson Arajo de Souza | Amrica Latina: as ondas da integrao

113

constitura uma unio aduaneira em 1995. Mas ambos os blocos retrocederam em relao concepo original (presente no Pacto Andino quando da sua criao em 1969 e no MERCOSUL na fase dos acordos de 1986 e 1988): em lugar da integrao produtiva prevista nos acordos iniciais, privilegiou-se a integrao comercial; em lugar da unio aduaneira com proteo externa produo regional, praticou-se o regionalismo aberto51. Esse processo foi teorizado pela CEPAL. Numa mudana em relao sua viso histrica, passou, na dcada de 1990, a defender o regionalismo abeto, que definia como
(...) um processo de crescente interdependncia no nvel regional promovida por acordos preferenciais de integrao e por outras polticas, num contexto de liberalizao e desregulao capaz de fortalecer a competitividade dos pases da regio e, na medida do possvel, constituir a formao de blocos para uma economia internacional mais aberta e transparente (CEPAL, 1994).

4a onda: emergncia de governos progressistas e fracasso da ALCA abrem nova era na integrao latinoamericana
A quarta e ltima onda deflagra-se na virada da dcada de 1990 para a de 2000 e vigora at os dias de hoje. O ponto de inflexo foi a constituio de governos progressistas na Amrica do Sul. Como assinalamos anteriormente, a ao dos EUA no conseguiu bloquear o processo de integrao latino-americano no perodo anterior, mas o moldou segundo os interesses de suas corporaes, ao provocar a nfase nas relaes de comrcio e no regionalismo aberto. Por outro lado, a adoo na regio das polticas neoliberais do Consenso de Washington acarretou srios problemas econmicos e sociais52, engendrando um
51 Em consequncia, se considerarmos o conjunto da Amrica do Sul, as exportaes estadunidenses para a regio quase dobraram de 1991 para 1995, passando de US$ 15,9 bilhes para US$ 28 bilhes (SOUZA, 2009: 130, nota 22). 52 Alm da desnacionalizao e da desindustrializao, o aumento do endividamento externo foi outra consequncia desse processo de avano econmico externo na Amrica Latina na dcada de 1990 (SOUZA, 2009: 129). Segundo a Cepal, a dvida externa da regio aumentou de US$ 500 bilhes em 1992 para US$ 800 bilhes em 2000 (Ibid., 129, nota 20).
OIKOS | Rio de Janeiro | Volume 11, n. 1 2012 | www.revistaoikos.org | pgs 90-129

Nilson Arajo de Souza | Amrica Latina: as ondas da integrao

114

movimento de contestao social e poltica que resultou na mudana de governos em vrios pases da Amrica do Sul. Assumiram o governo correntes polticas que haviam contestado a onda neoliberal53. Contraditoriamente, como examinaremos a seguir, a onda neoliberal que, num primeiro momento, contribuiu para enquadrar o processo de integrao latino-americana nos marcos do livre comrcio e do regionalismo aberto, terminou favorecendo a busca de caminhos mais profundos de integrao, ao criar as condies (crises econmicas e sociais recorrentes) que levaram constituio de governos progressistas na regio. O momento decisivo, que abriu um novo processo de integrao regional, foi o fracasso do projeto estadunidense de criar a rea de Livre Comrcio das Amricas (ALCA). Tratava-se da terceira grande estratgia do governo dos EUA na busca de superao da crise estrutural. Dando sequncia proposta de Bush designada de Iniciativa para as Amricas, o projeto de criao da ALCA foi lanado pelo presidente Bill Clinton em dezembro de 1994, durante a Cpula das Amricas, em Miami, com a presena de representantes de 34 pases do continente americano desde o incio, o governo dos EUA exigiu a excluso de Cuba. Segundo Moniz Bandeira, o projeto da ALCA seria a revivificao, como corolrio econmico e comercial, da doutrina Monroe, que propugnava a Amrica para os Americanos (BANDEIRA, 2004: 119). A posio dos EUA em relao a esse projeto estava clara desde o incio. Segundo Paulo Nogueira Batista Jr,
A agenda de negociaes, formulada basicamente pelos Estados Unidos, inclui no s a remoo de obstculos ao comrcio de bens, mas a fixao de regras comuns para temas como servios, investimentos, compras governamentais, propriedade intelectual, entre outros. At o final de 2002, essa agenda no sofreu grandes contestaes na mesa de negociaes (BATISTA JR, 2005: 75).

Como afirma Batista Jr, at 2002 a agenda estadunidense para a ALCA

no sofreu grandes contestaes por parte dos governos latino-americanos. No


53 O processo deflagrou-se em 1999 com a vitria de Hugo Chaves na Venezuela, que carregava consigo a doutrina integracionista bolivariana; em 2003, assumiu o governo do Brasil o presidente Luiz Incio Lula da Silva, o qual estabeleceu como prioridade de sua poltica externa o processo de integrao da Amrica do Sul; no mesmo ano, o presidente Nstor Kirchner assumiu o governo da Argentina, depois de uma profunda crise provocada pela combinao entre a abertura comercial e o engessamento do cmbio, o que o levou a optar pelo caminho da integrao (SOUZA, 2008: 311. In: SILVA, 2008).
OIKOS | Rio de Janeiro | Volume 11, n. 1 2012 | www.revistaoikos.org | pgs 90-129

Nilson Arajo de Souza | Amrica Latina: as ondas da integrao

115

entanto, com a mudana de governo em 2003 na Argentina e no Brasil, somandose mudana ocorrida na Venezuela em 1999, a lgica das negociaes sofreu forte alterao. A diplomacia brasileira cumpriu papel decisivo nesse processo. Antes disso, estudos do IPEA, da FIESP, de pesquisadores da UNICAMP, da Secretaria da Receita Federal do Brasil e da ALADI indicavam que a implementao da ALCA traria mais ameaas que oportunidades para o Brasil (SOUZA, 2008: 284285. In: SILVA, 2008). Lula, durante a campanha eleitoral de 2002, havia dito que a ALCA no era uma proposta de integrao, mas uma poltica de anexao, e nosso pas no ser anexado (FOLHA DE SO PAULO, 24.09.2002). Apesar disso, o governo Lula no suspendeu as negociaes da ALCA, mas decidiu que participaria delas defendendo os interesses nacionais de maneira objetiva, realista e propositiva (SILVA, 10.12.2002). A nova orientao indicava que, ao invs de deixar as negociaes prosseguirem dentro da agenda dos EUA, dever-se-ia desde o incio explicitar e resolver as principais controvrsias. As negociaes s continuariam medida que essas controvrsias fossem sendo resolvidas. Segundo Batista Jr,
A essncia da posio que o governo brasileiro passou a adotar pode ser resumida da seguinte maneira. Os Estados Unidos insistem em excluir da ALCA, completa ou quase completamente, temas que o Brasil sempre considerou de importncia fundamental, notadamente agricultura e antidumping. Em tese, Washington pretende trat-los no mbito multilateral. Se assim, o Brasil tambm se sente no direito de transferir para a OMC, no todo ou em parte, questes problemticas para o pas, tais como servios, investimentos, compras governamentais e propriedade intelectual (BATISTA JR., 2005: 123).

Esse posicionamento brasileiro foi assumido pelo conjunto do MERCOSUL e pela Venezuela j na reunio preparatria de outubro de 2003, em Port-of-Spain, Trinidad & Tobago, quando se esboou proposta para uma nova agenda da ALCA, a ser discutida na reunio ministerial de novembro daquele ano, em Miami. Nessa reunio, os negociadores dos EUA acusaram o golpe. Reagindo de forma muito dura, acusaram o Brasil e a Argentina de sabotarem a ALCA (SOUZA, 2008: 298. In: SILVA et all., 2008). Na verdade, os governos desses pases estavam adotando uma postura autnoma diante da postura estadunidense de impor regras que beneficiavam os interesses de suas corporaes sobretudo nas reas de servios,
OIKOS | Rio de Janeiro | Volume 11, n. 1 2012 | www.revistaoikos.org | pgs 90-129

Nilson Arajo de Souza | Amrica Latina: as ondas da integrao

116

investimentos, compras governamentais e propriedade intelectual , mas no admitiam discutir temas propostos pelos governos latino-americanos como subsdios agrcolas, leis antidumping e direitos compensatrios. Apesar da reao inicial, os representantes dos EUA aceitaram negociar uma proposta intermediria brasileira, conhecida como ALCA light, cujo ponto central implicava que os pases poderiam assumir diferentes nveis de compromisso em relao aos acordos da ALCA (BATISTA, 2005: 126). Mas foi apenas um recuo ttico, pois, na reunio seguinte, realizada em fevereiro de 2004 em Puebla, Mxico, a representao estadunidense, respaldada por representantes de 13 pases latino-americanos54, recolocou a proposta original de ALCA abrangente. Sua proposta bsica consistia em dois pontos: a) os pases que relutassem em aceitar o formato original da ALCA deveriam receber menos concesses em termos de abertura do mercado de bens; b) eventuais concesses em termos de supresso de barreiras comerciais no-tarifrias nos EUA estariam condicionadas anuncia, por parte do MERCOSUL, com as normas propostas pelos EUA em termos de investimento, servios, compras governamentais e propriedade intelectual. O MERCOSUL no aceitou as tentativas de imposio, cristalizando-se o impasse. Segundo Batista Jr, a prpria viabilidade de um acordo comeou a ser posta em dvida (BATISTA Jr., 2005: 130). A mesma opinio foi manifestada por Moniz Bandeira: Com efeito, a reunio de Puebla terminou em um fiasco, como a de Cancun e Trinidad & Tobago, e as negociaes sobre a ALCA chegaram a um impasse, difcil de superar at 2005, prazo para o seu encerramento (BANDEIRA, 2004: 353). O presidente Bush ainda tentou discutir o tema na Cpula das Amricas, realizada em 2005 em Mar Del Plata, Argentina, mas os pases do MERCOSUL sequer aceitaram colocar o tema na pauta. Foi o enterro da ALCA, como declarou poca o presidente Hugo Chaves. O mesmo MERCOSUL, que fora moldado nos termos do programa neoliberal, foi utilizado, em mos de governos progressistas, como instrumento para barrar o expansionismo estadunidense, disfarado de integrao continental. Em oposio ao projeto da ALCA, comeara-se a conceber na Amrica Latina dois projetos alternativos de integrao da regio. Com o fracasso da ALCA, produto do declnio econmico e poltico dos EUA e dos avanos das lutas dos povos da Amrica Latina, fortaleceram-se ainda mais esses dois novos caminhos

54 Os quais j haviam realizado ou estavam em processo de realizao de acordos comerciais bilaterais com os EUA (BATISTA Jr., 2005: 241).
OIKOS | Rio de Janeiro | Volume 11, n. 1 2012 | www.revistaoikos.org | pgs 90-129

Nilson Arajo de Souza | Amrica Latina: as ondas da integrao

117

para a integrao latino-americana, e acrescentou-se outro, ainda mais abrangente. Referimo-nos Unio das Naes Sul-Americanas (UNASUL), a Aliana Bolivariana dos Povos de Nossa Amrica (ALBA) e a Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos (CELAC). Desde a origem, esses projetos procuraram superar as formas tradicionais de integrao baseadas apenas no comrcio e se colocaram como objetivo a integrao produtiva e fsico-energtica, alm da integrao social, poltica e cultural. A UNASUL, que nasceu como Comunidade Sul-Americana de Naes, inicialmente com a sigla provisria de CSN e depois de Casa, foi lanada pela diplomacia brasileira por ocasio da terceira Reunio de Presidentes da Amrica do Sul, em 2004, na cidade de Cuzco (Peru) (MRE, 08.12.2004)55. Vrias vezes foi decidida a criao de uma rea de Livre Comrcio entre a CAN e o MERCOSUL, mas essas decises no saram do papel. A concretizao efetiva da fuso entre os dois blocos foi colocada na prioridade da poltica externa brasileira a partir do governo Lula, quando o embaixador Celso Amorim reassumiu a frente da diplomacia brasileira. Assim, em dezembro de 2003, os governos dos pases integrantes dos dois blocos assinaram um Acordo de Complementao Econmica com o objetivo de integr-los num nico bloco, incluindo o Chile, a Guiana e o Suriname, que no integravam qualquer dos agrupamentos sub-regionais. Mas os acordos visando criao do novo bloco regional, a Comunidade Sul-Americana de Naes, s seriam formalizados em dezembro de 2004 em Cuzco (Peru), com seu desenho final sendo aprovado pela I Cpula da Comunidade Sul-Americana de Naes, realizada nos dias 29 e 30 de setembro de 2005 em Braslia (Brasil). Nessa ltima reunio, o bloco passaria a se chamar Unio das Naes Sul-Americanas (UNASUL)56. Mas sua criao definitiva s ocorreria a 23 de maio de 2008 em Braslia, mediante tratado assinado por representantes dos 12 pases integrantes, o qual ainda neces-

55 Fora idealizada durante o governo Itamar Franco (1992-1994), quando o embaixador Celso Amorim era chanceler, poca em que recebera a designao de rea de Livre Comrcio Sul-Americana (ALCSA). Mas, at chegar concretizao efetiva da proposta, percorreu um longo caminho. Entre o fim do governo Itamar e o comeo do de Lula, o projeto praticamente no avanou. Durante os oito anos do governo Fernando Henrique, ainda que hajam ocorrido vrios eventos sobre o tema, a diplomacia brasileira no deu prioridade integrao sul-americana. Aquele governo utilizava esses eventos apenas como instrumento de barganha no contexto das negociaes sobre a ALCA. 56 So 12 os pases que passaram a integrar o novo bloco: Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai pelo MERCOSUL; Bolvia, Equador, Colmbia, Peru e Venezuela pela CAN; mais o Chile, Guiana e Suriname. Na poca da sua constituio, reuniam 382,43 milhes de habitantes, num territrio de 17.715.335 km2, e geravam um PIB de aproximadamente US$ 3,9 trilhes.
OIKOS | Rio de Janeiro | Volume 11, n. 1 2012 | www.revistaoikos.org | pgs 90-129

Nilson Arajo de Souza | Amrica Latina: as ondas da integrao

118

sita ser ratificado pelos congressos nacionais. Ademais, o presidente equatoriano, Rafael Correa, aproveitou o perodo de sua presidncia temporria da UNASUL, a partir de agosto de 2010, para acelerar o processo de formalizao e construo real do bloco. Foi assim que impulsionou a constituio de sua Secretaria Geral, que passou a ser ocupada pelo ex-presidente argentino, Nstor Kirchner.57 Declarou, no momento de sua posse, que tentaria converter a UNASUL em organizao de estados latino-americanos para a qual o MERCOSUL e a Comunidade Andina de Naes deveriam convergir. O objetivo no apenas formar uma rea de Livre Comrcio, como se esboara nas negociaes anteriores. Nas discusses, o governo da Venezuela insistiu que a integrao meramente pelo comrcio poderia significar desintegrao, medida que, na concorrncia, os pases mais frgeis sairiam perdendo. Por isso, o eixo deveria ser a realizao de parcerias produtivas e na rea de infraestrutura particularmente em energia como forma de desenvolver o conjunto da regio e fortalec-la no cenrio internacional. O critrio bsico seria a cooperao, e no a competio. No texto de Cuzco que formalizou a criao da Comunidade, fica evidente que o projeto pretende ir alm de uma rea de Livre Comrcio:
O aprofundamento da convergncia entre o Mercosul, a Comunidade Andina e o Chile, atravs do aprimoramento da zona de livre comrcio, apoiando-se, no que for pertinente, na Resoluo 59 do XIII Conselho de Ministros da ALADI, de 18 de outubro de 2004, e sua evoluo a fases superiores da integrao econmica, social e institucional. Os Governos do Suriname e Guiana se associaro a este processo, sem prejuzo de suas obrigaes sob o Tratado revisado de Chaguaramas (MRE, 08.12.2004).

O outro bloco em desenvolvimento na regio com propostas diferentes das dos blocos tradicionais a ALBA. Rene pases da Amrica do Sul (Venezuela e Bolvia), da Amrica Central (Nicargua e Honduras) e Caribe (Cuba, So Vicente e Granadinas, Dominica, Antigua e Barbuda). Proposta originalmente apresentada por iniciativa do governo da Venezuela em 2004, a ALBA surgiu em 2005 em oposio proposta estadunidense de criao da rea de Livre Comrcio das Amricas ALCA. Os acordos iniciais para implementao do bloco foram firma57 Kirchner faleceria pouco depois.
OIKOS | Rio de Janeiro | Volume 11, n. 1 2012 | www.revistaoikos.org | pgs 90-129

Nilson Arajo de Souza | Amrica Latina: as ondas da integrao

119

dos em Havana, nos dias 27 e 28 de abril de 2005, entre os presidentes Fidel Castro e Hugo Chaves. Assim, foi formada inicialmente entre Venezuela e Cuba. De um lado, a Venezuela garantia o suprimento de petrleo subsidiado a Cuba; de outro, mdicos, educadores e cientistas cubanos ajudavam nos programas de sade, educao e desenvolvimento tecnolgico da Venezuela. Com a denominao inicial de Alternativa Bolivariana para as Amricas, transformou-se em outubro de 2009, por ocasio da VII Cpula da ALBA, realizada em Cochabamba, Bolvia, em Aliana Bolivariana para os Povos de Nossa Amrica. Ademais, constituiu como um dos seus instrumentos de integrao o Tratado de Comrcio dos Povos (TCP). O Equador, que estava fora da ALBA, assinou a Declarao de 2009, aderindo a seus princpios (DECLARACIN, 17.10.2009). H seis princpios fundamentais na formulao da ALBA: complementaridade, cooperao, solidariedade, respeito soberania dos pases, justia e equidade. Ou seja, o objetivo promover a integrao por meio da cooperao, e no da competio. Por outro lado, o objetivo no apenas viabilizar o desenvolvimento econmico, mas igualmente o desenvolvimento social, poltico e cultural (Ibid.). Na VII Cpula, aprovou-se um ambicioso programa de integrao, que vai desde a instituio de um Sistema Unitrio de Compensao Regional de Pagamentos (SUCRE) at a criao de empresas e projetos grannacionais nas reas de energia, ferro, ao, prospeco geolgica, minerao, metalurgia, alumnio, processamento de alimentos, turismo, alfabetizao, ps-alfabetizao, sade, trabalho, habitao, cultura e esporte (DECLARACIN, 17.10.2009). Ambos os projetos integracionistas UNASUL e ALBA se propem, pela via da cooperao, a corrigir os problemas criados para o desenvolvimento econmico-social pela insero subordinada da Amrica Latina no mundo e pelo processo de integrao regional baseado na competio. O projeto da ALBA tem claramente uma definio anti-imperialista. Esse novo momento que vive o processo de integrao latino-americana culminou na criao da Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos CELAC, durante a Cpula da Unidade da Amrica Latina e do Caribe, realizada em fevereiro de 2010, em Riviera Maya, Mxico. Para essa Cpula, convergiram dois processos de aproximao dos pases da regio: a XXI Cpula do Grupo do Rio, de natureza poltica, e a II Cpula da Amrica Latina e Caribe CALC, que trata de integrao e desenvolvimento.
OIKOS | Rio de Janeiro | Volume 11, n. 1 2012 | www.revistaoikos.org | pgs 90-129

Nilson Arajo de Souza | Amrica Latina: as ondas da integrao

120

Ao fundir essas duas iniciativas, o conjunto dos Chefes de Estado e de Governo da Amrica Latina e Caribe, por meio da Declarao da Cpula da Unidade, que criou a CELAC, decidiu, por consenso, constituir um novo mecanismo de concertao poltica e integrao, que abrigar os trinta e trs pases da Amrica Latina e Caribe (MRE, 21.11.2011). Assim, a CELAC assumir o patrimnio histrico do Grupo do Rio (concertao poltica), cuja Secretaria de turno exercida atualmente pelo Chile, e da CALC (desenvolvimento e integrao), cuja presidncia temporria venezuelana (Ibid.). Essa convergncia ocorrer de forma gradual. Assim, o Grupo do Rio e a CALC mantero suas agendas e mtodos de trabalho at a concluso do processo de constituio da CELAC. A reunio decidiu convocar a III CALC para julho de 2011, na Venezuela, com o objetivo de concluir o processo de formao da CELAC58. Esse um momento estratgico dentro do novo momento que atravessa o processo de integrao latino-americana. Em primeiro lugar, porque a primeira vez, desde que se iniciaram as negociaes para criao da ALCA, que se renem os 33 Chefes de Estado e de Governo latino-americanos e caribenhos sem a presena dos Estados Unidos e Canad, e com a presena de Cuba, para discutir o processo de integrao regional. Lembre-se de que, durante as negociaes da ALCA, o governo dos EUA exigiu a excluso de Cuba; por sua vez, a OEA mecanismo poltico que rene o conjunto das Amricas havia decidido, por imposio dos Estados Unidos, realizar o bloqueio econmico Ilha. Segundo, porque, em oposio clara aos interesses do governo e das corporaes estadunidenses, que queriam criar a ALCA, decidiu-se criar um bloco regional apenas dos pases latino-americanos e caribenhos. Terceiro, a iniciativa de integrao mais abrangente de toda a histria da integrao latino-americana; a ALALC e a ALADI nunca chegaram a abranger todos os pases da regio. Por ltimo, a Cpula inaugurou o retorno do Mxico ao processo de integrao latino-americana; esse pas, como se sabe, h quase duas dcadas, por meio do NAFTA59, participa de um processo de integrao com Estados Unidos e Canad. Para marcar esse retorno, de forma simblica, a Cpula realizou-se no Mxico. A criao da CELAC significa, simbolicamente, o distanciamento da Amrica Latina em relao ao pan-americanismo e seu retorno ao latino-americanismo,
58 A reunio no se realizou nessa data porque o anfitrio, presidente Hugo Chaves, foi acometido de um cncer, mas, aps tratamento e melhora, a reunio foi realizada, com a presena dos 33 Chefes de Estado e de Governo da regio, nos dias 2 e 3 de dezembro de 2011, em Caracas. 59 Sigla em ingls para Tratado de Livre Comrcio da Amrica do Norte.
OIKOS | Rio de Janeiro | Volume 11, n. 1 2012 | www.revistaoikos.org | pgs 90-129

Nilson Arajo de Souza | Amrica Latina: as ondas da integrao

121

que, em alguns momentos, chegou a ser implementado na regio, mas, por razes analisadas neste texto, nunca conseguiu consolidar-se. Isso no significa que, desta vez, esse processo se consolidar, at porque, diante do fracasso da proposta de formao da ALCA, substituda pelos governantes latino-americanas por projetos como os da UNASUL e da ALBA e agora o da CELAC, o governo dos EUA tem procurado dividir o movimento integracionista mediante a oferta de acordos comerciais bilaterais com determinados pases da regio. No entanto, as possibilidades de avano da integrao latino-americana agora so maiores do que das vezes anteriores. De um lado, porque, como assinalamos antes, esse perodo se caracteriza por um longo processo de declnio da supremacia econmica e poltica estadunidense; de outro, porque os governantes dos principais pases da Amrica Latina, desde o comeo da dcada de 2000, vm demonstrando, cada um a seu modo, compromisso com esse projeto integracionista. evidente que, nesse processo, ocorrem conflitos60, pois, como em qualquer processo de integrao, existem contradies a serem superadas. Mas a deciso de levar adiante o projeto tem predominado.

Consideraes finais: desafios da integrao latino-americana


Da anlise feita at agora, pode-se concluir que a integrao latino-americana, para consolidar-se enquanto projeto que contribua para o desenvolvimento61 e a independncia econmica da regio, ter que enfrentar alguns desafios importantes. Alguns j comearam a ser enfrentados; outros nem tanto. O primeiro desafio est relacionado com sua abrangncia territorial. Existem vrios projetos de integrao sub-regional em andamento na regio. Como vimos anteriormente, destacam-se dois novos projetos: o da UNASUL e o da ALBA. Essas experincias so fundamentais para ir construindo a aproximao entre os pases com maior identidade. Mas esse processo pode servir de patamar para ala-

60 Haja vista o conflito entre Argentina e Brasil a propsito dos produtos da linha branca. Na gesto de Nstor Kischner, quando as mercadorias brasileiras voltaram a inundar o mercado argentino, o governo daquele pas elevou as tarifas de importao de vrios produtos brasileiros, sobretudo os da linha branca. Esses fatos serviram para acirrar a crtica daqueles que se opunham constituio de um bloco regional sul-americano e defendiam a formao da rea de Livre Comrcio das Amricas (ALCA). 61 Entendido como desenvolvimento econmico, social, poltica e cultural.
OIKOS | Rio de Janeiro | Volume 11, n. 1 2012 | www.revistaoikos.org | pgs 90-129

Nilson Arajo de Souza | Amrica Latina: as ondas da integrao

122

vancar a construo de um projeto que englobe o conjunto da regio. Os primeiros passos nesse sentido j foram dados, com a constituio da CELAC. O segundo desafio diz respeito nfase no que poderia chamar-se de viso comercialista que caracteriza os processos de integrao que vinham sendo desenvolvidos, tais como o MERCOSUL e a CAN. Apesar de haverem aprovado a unio aduaneira, tm funcionado basicamente como rea de livre comrcio dentro do regionalismo aberto. Enquanto tal, privilegia-se a competio, no lugar da cooperao. O resultado que, na competio, fortalecem-se as empresas mais fortes sediadas nos pases mais fortes, em detrimento das empresas mais frgeis dos pases mais frgeis. Esse processo pode levar desintegrao, ao invs da integrao, medida que, ao destruir ou debilitar as economias mais dbeis, reduz sua capacidade de compra e, consequentemente, as possibilidades de intercmbio intra-regional. O caminho alternativo seria retomar o iderio que privilegia a integrao produtiva e infraestrutural por meio da cooperao em projetos de interesse comum. A ALBA, por sua proposta, acordos e prticas, recolheu de maneira mais profunda esse iderio da cooperao. A UNASUL, apesar de, nas discusses iniciais, ter estado sob a influncia da viso comercialista, terminou, nos acordos firmados, privilegiando outras formas de integrao, tais como a integrao infraestrutural (destacando-se a energtica), poltica, social e cultural. O terceiro desafio est relacionado situao de dependncia externa das economias da regio. A situao de dependncia econmica tem caracterizado a Amrica Latina desde a independncia poltica, mas foi reforada quando a diviso internacional do trabalho foi reconstruda moda do sistema imperialista mundial, que se consolidou a partir do final do sculo XIX. Analisamos anteriormente que, nos momentos de reforo da dependncia externa, prevalece na Amrica Latina a desintegrao. Por outro lado, nos momentos em que pases da regio chegaram a conquistar uma relativa independncia econmica62, puderam avanar nos projetos de integrao. Ao mesmo tempo, a integrao um importante instrumento a favor da conquista da independncia econmica. O quarto desafio tem a ver com o papel do Brasil no processo de integrao regional. O processo de integrao do MERCOSUL e mesmo do conjunto da Amrica do Sul tem beneficiado, principalmente, s transnacionais e s grandes empresas

62 Destacam-se, entre essas mudanas, a retomada de um maior controle sobre seus recursos naturais, adotada por pases andinos, como Venezuela, Equador e Bolvia.
OIKOS | Rio de Janeiro | Volume 11, n. 1 2012 | www.revistaoikos.org | pgs 90-129

Nilson Arajo de Souza | Amrica Latina: as ondas da integrao

123

instaladas no Brasil, nacionais ou estrangeiras. Isso se manifesta de trs formas: a) nas relaes comerciais entre os pases do MERCOSUL, o Brasil tem sido sistematicamente superavitrio; b) nessas relaes, o Brasil tem exportado predominantemente produtos industriais63 e importado produtos primrios, reproduzindo, escala regional, a diviso internacional do trabalho clssica; c) tem havido um importante processo de internacionalizao de empresas brasileiras na regio, muitas delas apoiadas financeiramente pelo Estado brasileiro, por intermdio do BNDES. Vale ressaltar que a poltica recente adotada pelo governo brasileiro, particularmente durante a gesto Lula, tem procurado se contrapor, em muitos aspectos, a essa assimetria. Foi assim durante as negociaes sobre a nacionalizao dos hidrocarbonetos na Bolvia64, os conflitos com a Argentina a propsito das decises daquele pas no sentido de proteger seus produtos da chamada linha branca65, a demanda paraguaia de corrigir a defasagem de sua receita oriunda de Itaipu66. O quinto desafio consiste em o processo de integrao deixar de ser um projeto apenas dos governos nacionais para ser um projeto dos Estados nacionais e, mais que isso, dos povos latino-americanos. Alis, para se transformar num projeto estratgico e estrutural dos Estados, independente do governante de turno, imprescindvel que se transforme num projeto dos povos. Para isso, no entanto, importante que os povos da regio sejam partcipes no apenas dos benefcios, mas tambm das decises que envolvem o processo. Isso implicaria uma transformao estrutural: em lugar de privilegiar as grandes empresas instaladas ou no na regio, priorizar o benefcio dos povos. No fundamental, os processos de integrao ainda no beneficiaram os povos da regio. Mas avanos sociais j ocorreram. No contexto da ALBA, por exemplo, a partir dos acordos realizados, erradicou-se o analfabetismo na Venezuela, Equador e Bolvia, recorrendo a educadores cubanos, e adotaram-se importantes programas de sade, tambm com base nos mdicos cubanos67.
63 Alis, os pases do MERCOSUL constituem o principal mercado para produtos industriais oriundos do Brasil. 64 Quando o Presidente Lula, depois de reconhecer que a Bolvia tinha direito de defender seus recursos naturais, autorizou a Petrobras a negociar. 65 O governo brasileiro, depois de reconhecer o direito da Argentina de elevar as tarifas de importao para proteger sua indstria, chegou a um acordo com aquele pas visando a atualizao tecnolgica dos setores defasados. 66 Nas negociaes, o governo brasileiro concordou em multiplicar por trs a receita paraguaia; ainda que insuficiente, uma situao mais favorvel que a anterior. 67 A participao popular no processo decisrio ainda incipiente, mas, em nvel de MERCOSUL, existe uma articulao de centrais sindicais da regio, a Coordenadora das Centrais Sindicais do Cone Sul (CCSCS), que, principalmente por meio do Frum Consultivo Econmico e Social do bloco, contribui para o processo decisrio; pelo lado brasileiro, constituiu-se o MERCOSUL Social e Participativo, integrado pelos movimentos sociais.
OIKOS | Rio de Janeiro | Volume 11, n. 1 2012 | www.revistaoikos.org | pgs 90-129

Nilson Arajo de Souza | Amrica Latina: as ondas da integrao

124

Por ltimo, mas no menos importante, a integrao latino-americana defronta-se com o desafio de resolver adequadamente a questo cultural. H muitas identidades culturais entre os povos da regio, a comear pelas expresses lingusticas de raiz latina, mas predomina a diversidade cultural. O grande desafio consiste em realizar a integrao cultural sem submeter uma cultura a outra ou sem borrar a diferena, mas preservando, como elemento criativo, a rica diversidade de culturas que caracteriza os povos latino-americanos. Para isso, importante que cada povo ou etnia, ao mesmo tempo que valorize sua cultura, conhea e valorize a cultura do outro, que simultaneamente parte do ns.

Referncias bibliogrficas
BANDEIRA, L. A. M. Brasil, Argentina e Estados Unidos: conflito e integrsao na Amrica do Sul. Da Trplice Aliana ao Mercosul. Rio de Janeiro: Revan, 2003. BANDEIRA, L. A. M. As relaes perigosas: Brasil-Estados Unidos (de Collor a Lula, 19902004). Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 2004. BATISTA Jr. P. N. Os mitos da globalizao. Estudos Avanados, v. 12, no. 32, jan.-abr. 1998. BATISTA Jr., P. N. O Brasil e a economia internacional; recuperao e defesa da autonomia nacional. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005 CARVALHO, M. A de & SILVA, C. R. L. da. Economia internacional. 2. Ed. So Paulo: Saraiva, 2002. CEPAL. Tendncias econmicas e sociais na Amrica Latina e no Caribe, 1996. CEPAL. El Regionalismo abierto en Amrica Latina y el Caribe: la integracin econmica al servicio de la transformacin productiva con equidad. Santiago de Chile, 1994. COMUNIDADE ANDINA. Disponvel em: http://www.comunidadandina.org. Acesso em: 08.03.2005. COMUNIDADE ANDINA. Disponvel em: http://www.comunidadandina.org. Acesso em: 05.02.2005. CORAZZA, G. O regionalismo aberto da CEPAL e a insero da Amrica Latina na globalizao. Ensaios FEE, Porto Alegre, v. 27, n. 1, p. 135-152, maio 2006. DOBB, M. A evoluo do capitalismo. 5.ed. Rio de Janeiro: Zahar, 1976. DOSMAN, E. J. Ral Presbisch (1901-1986); a construo da Amrica Latina e do Terceiro Mundo. Traduo Teresa Dias Carneiro, Csar Benjamin. Rio de Janeiro: Contraponto; Centro Internacional Celso Furtado, 2011. FARIA, J. A. E. O Mercosul: princpios, finalidade e alcance do Tratado de Assuno. Braslia: MRE/SGIE/NAT, 1993.
OIKOS | Rio de Janeiro | Volume 11, n. 1 2012 | www.revistaoikos.org | pgs 90-129

Nilson Arajo de Souza | Amrica Latina: as ondas da integrao


FOLHA de S.Paulo, 24.09.2002.

125

FURTADO, C. A economia latino-americana; formao histrica e problemas contemporneos. 3. Ed. So Paulo: Editora Nacional, 1986. GAITE, A. S. Integracin; teorias y procesos; Bolvia y la integracin. Santa Cruz (Bolvia): Instituto Boliviano de Comrcio Exterior, 2011. GALEANO, E. As veias abertas da Amrica Latina. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1986. HERRERA, F. A integrao econmica em marcha. Rio de Janeiro: APEC, 1966. HUBERMAN, L. Histria da riqueza do homem. Traduo de Mary Fonseca. 3. Ed. So Paulo: Brasiliense, 1983. MACHADO, L.T. As concepes polticas do Estado e da questo nacional nos sculos19 e 20. So Paulo: Mandacaru/CPC-UMES, 2000. MARTI, J. Obras completas. Havana: Editorial Lex, 1946. Tomo II. MINISTRIO DAS RELAES EXTERIORES. Disponvel em: http://www.mre.gov.br. Acesso em: 25.11.2004. MINISTRIO DAS RELAES EXTERIORES. Assessoria de Imprensa do Gabinete. Textos aprovados por ocasio da III Cpula de Presidentes da Amrica do Sul. Cuzco, 8 de dezembro de 2004. MINISTRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDSTRIA E COMRCIO. Secretaria de Comrcio Exterior. Intercmbio comercial brasileiro; Mercado Comum do Sul Mercosul. 06.01.2009. Disponvel em: www.mdic.gov.br. Acesso em: 22.02.2009. MRE. CELAC. Disponvel em www.itamaraty.gov.br. Acesso: 21.11.2011. OLIVEIRA, C.A.B. de. Processo de industrializao do capitalismo originrio ao atrasado. So Paulo: Unesp/Unicamp, 2003. OLIVEIRA, R. R. F. de. Poltica externa brasileira formao da Comunidade Sul-Americana de Naes. Trabalho de Iniciao Cientfica, Curso de Relaes Internacionais, Febasp. So Paulo, 2005. PINTO, L F. S. As relaes internacionais contemporneas e a Amrica Latina. In: SILVA, L. M. N. M., PINTO, L. F. S. & SOUZA, N. A. Relaes internacionais do Brasil e integrao latino-americana. Campo Grande: Editora UFMS, 2008. SANTOS, T. dos. Economia mundial, integrao regional e desenvolvimento sustentvel. As novas tendncias da economia mundial e a integrao latino-americana. Petrpolis: Vozes, 1993. SANTOS, T. dos. A teoria da dependncia: balano e perspectivas. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 2000. SILVA, L. I. L. Discurso pronunciado no National Press Club, Washington, 10.12.2003. SOUZA, N.A. de. Ascenso e queda do imprio americano. So Paulo: CPC-UMES/Mandacaru, 2001.
OIKOS | Rio de Janeiro | Volume 11, n. 1 2012 | www.revistaoikos.org | pgs 90-129

Nilson Arajo de Souza | Amrica Latina: as ondas da integrao

126

SOUZA, N. A. de. O conflito entre duas estratgias de integrao econmica regional. In: SILVA, L. M. N. M., PINTO, L. F. S. & SOUZA, N. A. Relaes internacionais do Brasil e integrao latino-americana. Campo Grande: Editora UFMS, 2008. SOUZA, N.A. Economia internacional contempornea; da depresso de 1929 ao colapso financeiro de 2008. So Paulo: Atlas, 2009. VALENTE, N. Aliana para o Progresso. Disponvel em: http://www.unibes.com.br/index. Acesso em: 27.07.2006. VILABOY, S.G. Principales momentos en l bsqueda de la integracin latinoamericana. In: AYERBE, L. F. (Coord.). Integrao latino-americana e caribenha. So Paulo: Fundao Memorial da Amrica Latina; Imprensa Oficial do Estado, 2007.

OIKOS | Rio de Janeiro | Volume 11, n. 1 2012 | www.revistaoikos.org | pgs 90-129

Вам также может понравиться