Вы находитесь на странице: 1из 28

ircunstncias, mais, demonstraram que o Acusado sempre estivera supervisionado por seguranas e por cmaras de vigilncia.

Face ao quadro ftico ora exposto, o Ru, em sua defesa (resposta do acusado) sustentou preliminarmente a ausncia de tipicidade. Para tanto, de pronto o Ru fizera a juntada de documentos ( CPP, art. 396A, caput) que comprovavam que este se adequava a todos os requisitos para o acolhimento desta pretenso, de acordo com a viso mais precisa dos Tribunais e da doutrina. A res furtiva no alcanava, poca dos fatos, sequer 20%(vinte por cento) do salrio mnimo. Sendo assim, segundo o slido entendimento de doutrina e jurisprudncia, remetia-se aplicao do princpio da insignificncia. Neste tocante foram insertas as lies de doutrina de Cezar Roberto Bitencourt, Rogrio Greco eGuilherme de Souza Nucci. Agregou-se s notas doutrinrias, julgados especficos de vrios Tribunais, sobretudo do Superior Tribunal de Justia e do Supremo Tribunal Federal. De outro compasso, ainda sob o enfoque no pedido de absolvio sumria, sustentou a defesa que os acontecimentos levavam a hiptese de crime impossvel (CP, art. 17), tambm denominado pela doutrina de tentativa inidnea, inadequada ou quase-crime. Notas de jurisprudncia foram insertas na pea, destinadas a fundamentar a tese da concorrncia para ocrime impossvel. Como pedido subsidirio, se acaso fosse afastada a tese do princpio da insignificncia, a defesa pleiteou o acolhimento de pedido da incidncia do privilgio legal ao crime de furto. (CP, art. 155, 2) Alicerado nas lies de doutrina de Cleber Masson, a defesa levantou consideraes quanto diferena entre coisa de pequeno valor e coisa de valor insignificante. Assim, sucessivamente pediu-se fosse aplicada to somente a pena de multa em seu patamar mnimo. Ainda subsidiariamente, no enfoque de furto privilegiado, pleiteou-se a substituio da pena de recluso pela de deteno, sem aplicao de multa e com reduo no seu perce

LXI - Ningum ser preso seno em flagrante delito ou por ordem escrita e fundamentada de autoridade judiciria competente, salvo nos casos de transgresso militar ou crime propriamente militar, definidos em lei; LXII - A priso de qualquer pessoa e o local onde se encontre sero comunicados imediatamente ao Juiz competente e famlia do preso ou a pessoa por ele indicada; XIII - O preso ser informado de seus direitos, entre os quais o de permanecer calado, sendo-lhe assegurado a assistncia da famlia e de advogado. LXIV - O preso tem direito a identificao dos responsveis por sua priso ou por seu interrogatrio policial, LXV - A priso ilegal ser imediatamente relaxada pela autoridade judiciria.

esposta Acusao Furto Crime de Bagatela PN122

Por: Equipe Peties Cdigo da Petio: PN122 Nmero de pginas: 25 ltima atualizao: 09/02/2013
Histrico de atualizaes

Tpicos do Dire

2. CASOS DE QUEBRA DE FLAGRANTE


a) Falta de assinatura de uma das pessoas ouvidas no auto; b) Falta de testemunha da apresentao do preso pelo condutor autoridade militar ( 2. do Art.245 do CPPM); c) Falta do compromisso em dizer a verdade tambm do condutor, a no ser que figure como ofendido; d) Quando o auto no contiver o depoimento do condutor e das testemunhas do flagrante, e) O flagrante ser nulo quando formalizada a priso atravs do auto com inobservncia das regras contidas no Art. 244 do CPPM.

3. CDIGO DE PROCESSO PENAL


FLAGRANTE DELITO - Art. 244 do CPPM: Considera-se em flagrante delito aquele que: a) Est cometendo o crime, b) Acaba de comet-lo; c) perseguido logo aps o fato delituoso em situao que faa acreditar ser ele o seu autor, d) E encontrado logo depois com instrumentos, objetos, material ou papis que faam presumir a sua participao no fato delituoso.

PESSOAS QUE EFETUAM PRISO EM FLAGRANTE - Art. 243 do CPPM: Qualquer pessoa poder e as autoridades DEVERO prender quem for encontrado em FLAGRANTE DELITO. LAVRATURA DO AUTO - Art. 245 do CPPM: Apresentado o preso ao Comandante, ao Oficial de Dia ou de servio, autoridade correspondente ou autoridade judiciria, ser por qualquer deles, ouvido o condutor e as testemunhas que o acompanharem, bem como inquirido o indiciado sobre a imputao que lhe feita, especialmente sobre o lugar e hora em que o fato ocorreu, lavrando-se de tudo auto, que ser por todos assinado. OBS: O conduzido, o condutor, as testemunhas, e a(s) vtima(s) assinaro seus respectivos depoimentos, bem como rubricaro as demais pginas do auto. PASSAGEM DO PRESO DISPOSIO DO JUIZ - Pargrafo nico do Art. 251 do CPPM: Lavrado o auto de flagrante delito, o preso passar imediatamente disposio da autoridade judiciria competente (AJM) para tomar conhecimento do processo. COMUNICAO AO JUIZ - Art. 222 do CPPM: A priso ou deteno de qualquer pessoa ser IMEDIATAME.NTE levada ao conhecimento da autoridade judiciria competente (AJM) com a declarao do local onde a mesma se acha sob custdia, bem como do motivo da priso. A FALTA DE TESTEMUNHAS - 2 do Art. 245 do CPPM: A falta de testemunhas no impedir a lavratura do auto de priso em flagrante que ser assinado por duas pessoas, pelo menos, que hajam testemunhado a apresentao do preso. RECUSA DO CONDUZIDO - 3 do Art. 245 do CPPM: Quando o conduzido (indiciado) se recusar a assinar, no souber ou no puder faz-lo, o auto ser assinado por duas testemunhas, que lhe tenham ouvido a leitura na presena do indiciado, do condutor e das testemunhas do fato delituoso.

OBS: Essas testemunhas devem ser escolhidas, se possvel, entre pessoas estranhas ao meio em que se deu o fato e em que se lavra o auto. ESCRIVO - 4 do Art. 245 do CPPM: Sendo o auto presidido por autoridade militar, designar esta, para exercer as funes de escrivo, um Capito, 1 ou 2 Tenente, se o indiciado for oficial. Nos demais casos, poder designar um Subtenente ou Sargento. FALTA OU IMPEDIMEN'TO DO ESCRIVO 5 do Art. 245 do CPPM: Na falta ou impedimento das pessoas referidas no pargrafo anterior, a autoridade designar, para lavrar o auto, qualquer pessoa idnea, que, para esse FIM prestar o compromisso legal. RECOLHIMENTO PRISO, DILIGNCIA - Art. 246 do CPPM: Se da lavratura do auto resultarem fundadas suspeitas contra o CONDUZIDO, a autoridade militar ou judiciria mandaro recolh-lo priso, procedendo-se, imediatamente, se for o caso, a exame de Corpo de Delito, a busca e apreenso dos instrumentos do crime e a qualquer outra diligncia necessria. NOTA DE CULPA/MOTIVO DA PRISO - Art. 247 do CPPM: A nota de culpa o meio pelo qual o indiciado formalmente notificado do motivo de sua priso. Dentro de vinte e quatro horas aps a priso, ser dada ao preso nota de culpa assinada pela autoridade, com o motivo da priso o nome do condutor e das testemunhas. No necessrio a citao de dispositivos legais violados, bastando a referncia genrica ao fato delituoso como: DESRESPEITO, VIOLNCIA CONTRA SUPERIOR, FURTO, HOMICDIO, etc.. RECIBO DE NOTA DE CULPA - 1 do Art. 247 do CPPM: O preso passar recibo na 2 via da nota de culpa. Quando ele no souber, no puder ou no quiser assinar, o recibo ser assinado por duas (02) testemunhas que presenciarem a circunstncia impeditiva. FATO DELITUOSO PRATICADO EM PRESENA DE AUTORIDADE OU CONTRA ELA - Art. 249 do CPPM: Quando o fato for praticado em presena da autoridade, ou contra ela,

no exerccio de suas funes, dever ela prpria prender e autuar em flagrante o infrator, mencionando a circunstncia. OBS: Portanto nesse caso, no haver a figura do CONDUTOR. A prpria autoridade mandar lavrar o auto de priso, nomeando um escrivo fazendo constar que deu voz de priso e efetivamente prendeu em flagrante o conduzido presente., em virtude de (descrever o fato), presenciado pelas (testemunhas, vtimas, ofendidos), que a seguir sero qualificados e inquiridos. PRISO EFETIVADA EM LUGAR NO SUJEITO A ADMINISTRAAO MIILITAR - Art. 250 do CPPM: Nesse caso, o auto poder ser lavrado por autoridade civil, ou pela autoridade civil ou pela autoridade militar do lugar mais prximo daquele em que ocorrer a priso. Se a infrao tiver sido cometida contra autoridade fora do exerccio das suas funes, poder, como cidado comum, dar voz de priso ao infrator, mas estar IMPEDIDA de presidir o auto de flagrante. PRAZO DE REMESSA DO AUTO AO JUIZ Art. 251 do CPPM: O auto de priso em flagrante deve ser remetido IMEDIATAMENTE ao Juiz competente (AJM), se no tiver sido lavrado por autoridade judiciria, E no mximo, dentro de 5 (cinco) dias, se depender de diligncia prevista no Art. 246 do CPPM. Se nesse prazo, no forem apresentados os laudos, ou completadas as diligncias, o auto dever ser remetido como estiver, mencionando-se essa circunstncia. DEVOLUO DO AUTO PARA DILIGNCIA - Art. 252 do CPPM: O Juiz-Auditor, de ofcio ou a requerimento do Ministrio Pblico, poder devolver o auto autoridade militar para concluso das diligncias ou realizao de novas, se julgar necessrio.

4. PRISO EM FLAGRANTE POR EMBRIAGUEZ


Nas lavraturas de APF por embriaguez dever ser realizado o teste de alcoolemia (espiromtrico bafmetro), ofcio 1588/2003 da AJM.

5. LEGISLAO COMPLEMENTAR
Auto de Priso em Flagrante Delito Lavrado por Autoridade Militar (adotado pela 1 Diviso de Exrcito, Vila Militar - RJ)
Autor: Joo Rodrigues Arruda - Coordenador Acadmico do CESDIM Centro de Estudos de Direito Militar - CESDIM http://www.domain.com.br/clientes/arruda Texto fornecido gratuitamente pelo Centro de Estudos de Direito Militar CESDIM via Internet mediante solicitao por e mail.

NOTA EXPLICATIVA Apesar do constante empenho das autoridades militares, as dificuldades com que se defrontam os agentes de Polcia Judiciria Militar a cada Inqurito Policial Militar instaurado fato incontestvel. Tais dificuldades so facilmente compreensveis se considerarmos que o exerccio da Polcia Judiciria Militar misso atpica atribuda aos militares, diuturnamente preocupados com a instruo e o adestramento da tropa. J se disse, com muita propriedade, que a Justia Militar meio e no fim. O fim a operacionalidade das Foras Armadas. Entretanto, a Justia Militar - a compreendidos o Poder Judicirio e o Ministrio Pblico - no podero bem cumprir sua parte na tarefa de colaborar para maior operacionalidade da tropa se, entre o primeiro destinatrio da investigao realizada atravs do Inqurito Policial Militar - o Ministrio Pblico Militar -, e as autoridades da Polcia Judiciria Militar, no houver plena harmonia e esforos orientados para a maior eficcia da investigao, dentro dos limites que a lei impe. No se pode perder de vista, conforme acima salientado, que tais atividades representam mais um nus para os militares, implicando em conhecimentos tcnicos por vezes pouco assimilados pelos Oficiais durante os cursos de formao, situao agravada pela mudanas profundas e freqentes na legislao brasileira. Exemplo maior foi a promulgao da Constituio da Repblica, em 05 Out 88, quando inmeros dispositivos do Cdigo de Processo Penal e do Cdigo Penal castrenses foram derrogados, enquanto ainda se discute sobre aplicabilidade ou no de muitos outros, situao que implica em permanentes estudos, inclusive por parte daqueles que atuam especificamente na rea jurdica.

Da os obstculos que se apresentam quando os Oficiais se defrontam com situaes concretas e adotam disposies ainda previstas nos textos dos cdigos, e tm seus atos criticados sob o aspecto jurdico, inclusive provocando a ocorrncia de nulidades que afetam sobremaneira o processo. Esse panorama aconselha a adoo de medidas que permitam eliminar ou pelo menos minimizar tais bices, medidas que podem abranger a atualizao do contedo programtico das disciplinas jurdicas nas Escolas Militares, das instrues normativas referentes a essas atividades atpicas e a permanente instruo dos quadros. Por outro lado, ainda que se reconhea que a questo de mbito nacional, indicando a necessidade de estudos amplos e medidas a serem adotadas pelos Altos Escales, de se crer que alguma coisa pode ser feita, ainda que a nvel regional, inclusive para servir como subsdios para estudos posteriores, de maior amplitude. Assim, por exemplo, a instruo dos quadros, atravs de palestras, troca de opinies em seminrios, maior aproximao entre os Comandos e os rgos do Ministrio Pblico Militar, tudo de modo a criar um clima propcio maior integrao e atualizao do conhecimento de ambos. Ainda que tais aes possam ser consideradas tmidas, certo que tero efeito multiplicador pela prpria movimentao natural dos Membros do Ministrio Pblico Militar e dos Oficiais participantes para outros pontos do territrio nacional, semeando, nessas novas reas, as idias e solues adotadas. At a promulgao da Constituio de 1988 um instrumento indispensvel e de grande valia para os encarregados de IPM e escrives era a Portaria Ministerial n 3095, de 28 de dezembro de 1979, que aprovou e mandou adotar, no mbito do Ministrio do Exrcito, os formulrios sobre IPM, Auto de Priso em Flagrante e Sindicncia, constantes dos trabalhos de autoria do Dr. Geraldo Nicola Ferreira Pitta Faillace, intitulados - Exemplo Prtico de Inqurito Policial Militar - Volumes I e II e Auto de Priso em Flagrante Delito, Lavrado por Autoridade Militar. Entretanto, a partir de 05 Out 88, com a nova ordem constitucional, a referida portaria j no mais atende s necessidades daqueles que so nomeados para as funes de

encarregado e/ou escrivo de IPM, tantas foram as normas do CPPM e do CPM derrogadas. Da a idia de atualizar os termos da Port. Min. n 3095/79, retirando ou modificando o que fosse incompatvel com a Constituio em vigor, mantendo-se, no mais, todos os Comentrios e formulrios, j consagrados pelo uso no decorrer dos tempos. O passo seguinte ser o tratamento da parte referente aos IPM, com a mesma orientao adotada nessa primeira fase. Joo Rodrigues Arruda Promotor da Justia Militar AUTO DE PRISO EM FLAGRANTE DELITO LAVRADO POR AUTORIDADE MILITAR O Auto de Priso em Flagrante Delito, como qualquer outro procedimento penal, deve ser feito com o mximo cuidado possvel e observados os preceitos legais. A autoridade que presidir o Auto dever estar atenta para os dispositivos legais que disciplinam a Priso em Flagrante, contidos nos artigos 243 e seguintes do Cdigo de Processo Penal Militar bem como as prescries constitucionais que tratam das garantias individuais - Constituio da Repblica, art. 5., tendo em vista que a sua inobservncia implica no relaxamento da priso por ilegalidade - CR, art. 5, inciso LXV.. No se deve instaurar IPM quando o Auto de Priso em Flagrante for suficiente para elucidao do fato e sua autoria - Art. 27 do CPPM. . Nesse caso, far-se- a remessa do Auto, com breve relatrio da autoridade policial militar, ao Juiz competente. Onde houver mais de uma Auditoria Militar, dever ser o Auto encaminhado Auditoria cujo Juiz Auditor for o mais antigo da CJM respectiva - Lei n 8457, de 4 Set 92, art. 11, 4. Somente se procede instaurao de IPM quando outros fatos delituosos no forem ou no puderem ser apurados no Auto de Priso em Flagrante. A credibilidade na feitura de um procedimento legal ( Auto de Priso em Flagrante Delito, Inqurito Policial Militar ...) est na seriedade de sua elaborao, na objetividade dos fatos apurados e com obedincia s formalidades previstas em Lei.

COMENTRIO N 1
Todas as peas do Inqurito sero, por ordem cronolgica,

reunidas num s processado e datilografadas, em espao dois com as folhas numeradas e rubricadas pelo escrivo - Artigo 21 do Cdigo de Processo Penal Militar.. Autuar um Auto de Priso em Flagrante Delito elaborar a sua capa. Ela deve conter: a) nome do Ministrio correspondente, escalo imediatamente superior e escalo considerado ( incumbido de lavrar o competente Auto ); b) nomes do Presidente e do Escrivo do Auto; c) nome do condutor ( autor da priso ); d) nome do indiciado ( se houver mais de um, salientar o primeiro indiciado com o complemento e outro/a ou e outros/as; e) local e data com a assinatura do escrivo, declinando, abaixo de sua assinatura, nome completo, posto e graduao; f) o escrivo reunir todas as peas do Auto, em ordem cronolgica, num s processado e datilografadas em espao dois, numerando e apondo a sua rubrica em todas as folhas. COMENTRIO N 2 Trata-se de Portaria expedida pelo Presidente do Flagrante, tida como usos e costumes militares - Letra c, do art. 3 do CPPM. , quando da lavratura do respectivo Auto, onde so consignados: a) dia, hora e local a apresentao do condutor, do preso e das testemunhas - Art. 245 do CPPM.; b) relato suscinto do delito cometido; c) designao do escrivo - 4 e 5 do artigo 245 do CPPM.. A apresentao do preso dever ser feita ao Cmt. da OM ou, em sua ausncia, autoridade militar de posto mais elevado que se encontrar naquele momento, o qual ser, tambm, o Presidente do Flagrante.

Em se tratando de menor de dezoito anos, inimputvel conforme prescreve o art. 228 da Constituio da Repblica, ser ele, imediatamente, apresentado ao Juiz de Menores da localidade onde ocorreu o fato - 1 do artigo 245 do CPPM., juntamente com o Auto de Sindicncia ou de Investigao (no havendo, obviamente, a lavratura do Auto de Priso em Flagrante ) que apurou todo o ocorrido. O Auto de Sindicncia ou de Investigao deve obedecer, sempre que possvel, as normas previstas para o IPM, embora no haja rigorismo processual para sua elaborao. Se por ocasio da priso em flagrante no for possvel arrolar testemunhas do fato, nada impede que seja lavrado o competente Auto, desde que, pelo menos, o referido auto seja assinado por duas pessoas que hajam testemunhado a apresentao do preso - 2 do artigo 245 do CPPM.. Neste caso, dever a autoridade, promover diligncias no sentido de localizar e identificar testemunhas que saibam ou tenham assistido ao fato delituoso, a fim de serem ouvidas no Auto de Flagrante - Artigos 246 e 251 do CPPM. . COMENTRIO N 3 O Escrivo ser designado pelo Presidente do Flagrante, recaindo em capito, capito-tenente, primeiro ou segundo tenente, se o indiciado for oficial. Nos demais casos, poder designar um subtenente, sub-oficial ou sargento - 4 do artigo 245 do CPPM.. Poder, no entanto, ser designado escrivo, oficial de posto superior aos do acima mencionado. O que a lei no permite a nomeao de militar, de posto inferior a segundo tenente, para escrivo, quando o indiciado for oficial. Poder ocorrer, ainda, falta ou impedimento de militares para exercerem a funo de escrivo. Neste caso, o Presidente do Flagrante designar para lavrar o auto, qualquer pessoa idnea que, para esse fim, prestar o compromisso legal - 5 do artigo 245 do CPPM.. COMENTRIO N 4 Qualquer pessoa poder ( norma facultativa ) e os militares devero (norma impositiva, obrigatria ) prender quem for insubmisso ou desertor, ou seja encontrado em flagrante delito -

Art. 243 do CPPM. . O estado de flagrncia est definido no artigo 244 do CPPM, devendo o condutor (pessoa que prendeu o infrator, dando-lhe voz de priso ) apresentar o preso ao Cmt. da OM, ou na falta deste ao Oficial de posto mais elevado que se encontrar na Unidade, ou ao Oficial de Servio, ou de quarto, ou autoridade correspondente, acompanhado de testemunhas ( pelo menos duas ) a fim de ser lavrado o competente Auto, onde todos sero inquiridos (condutor, testemunhas, indiciado, etc.) sobre os fatos ocorridos, a imputao que feita ao indiciado, especialmente sobre o lugar e a hora em que o fato aconteceu. indispensvel, sob pena de nulidade, observar o disposto no art. 5, incisos LXII, LXIII e LXIV, da Constituio da Repblica, registrando-se no Auto tais providncias e os resultados. - Inciso LXII: a priso de qualquer pessoa e o local onde se encontre sero comunicados imediatamente ao juiz competente e famlia do preso ou pessoa por ele indicada; - Inciso LXIII: o preso ser informado de seus direitos, entre os quais o de permanecer calado, sendo-lhe assegurada a assistncia da famlia e de advogado; - Inciso LXIV: o preso tem direito identificao dos responsveis por sua priso ou por seu interrogatrio policial; Lavrado o Auto, todos o assinaro, devendo uma das cpias ser encaminhada imediatamente autoridade judiciria militar competente, caso no seja possvel remeter o original, em virtude da necessidade da realizao de diligncias ( exames periciais e outras provas ) que se fizerem necessrias completa apurao dos fatos delituosos. Se por ocasio da lavratura do Auto de Priso em Flagrante Delito no for possvel apresentar testemunhas que tenham assistido ao fato ou dele tenham conhecimento, mesmo assim, o Auto dever ser lavrado na presena de duas pessoas que hajam testemunhado a apresentao do preso - 2 do artigo 245 do CPPM.. Neste caso, dever o Presidente do Flagrante promover diligncias no sentido de serem ouvidas testemunhas ou outras pessoas que saibam ou tenham conhecimento ou hajam assistido ao fato delituoso, devendo precisar, sempre, dia, hora e local do evento. Pode ocorrer, tambm, caso em que o infrator se recuse a assinar o Auto, ou no souber, ou ainda, no puder faz-lo,

devendo a o Presidente do Flagrante diligenciar no sentido de que duas testemunhas o assine, desde que lhe tenham ouvido a leitura na presena do indiciado, do condutor e das testemunhas do fato delituoso - 3 do artigo 245 do CPPM.. Os instrumentos, objeto, material ou papis encontrados em poder do infrator e que faam presumir a sua participao no fato delituoso devero, quando for o caso, ser submetidos aos exames periciais, na forma da legislao vigente. Por exemplo: disparo de arma de fogo, a arma dever ser apreendida e submetida a exame pericial - luta corporal com ferimentos em pessoa, esta dever ser submetida a exame de corpo de delito, e se resultar morte, a exame cadavrico ou de necropsia. Assim, toda vez que houver a necessidade de se proceder a exame pericial, dever o Presidente do Flagrante determinar a juntada do laudo devido nos autos e homolog-lo, na forma da Lei - Art. 321 do CPPM.. Pode ocorrer o caso do infrator ser surpreendido com os objetos furtados ou roubados, quando, alm da apreenso, dever ser procedido o competente Auto de Avaliao, a fim de se saber o valor dos objetos subtrados e possibilitar ao julgador condies de decidir - Art. 240 1 e arts. 250, 253/254, todos do CPM.. Se o indiciado for menor de vinte e um anos de idade, dever o Presidente do Flagrante nomear um Curador para assisti-lo durante o interrogatrio e demais atos em que ele tenha de participar, inclusive, assinando o Auto de Priso em Flagrante e a respectiva Nota de Culpa, juntamente com o indiciado. Dispensa o compromisso formal e a escolha recair sempre em Oficial ou Advogado - 1 do art. 306 e art. 301, ambos do CPPM.. Em se tratando de menor de dezoito anos de idade, inimputvel, no pratica crime e sim fato anti-social, os Autos sero, obviamente, de Investigao ou de Sindicncia, e no de Priso em Flagrante, e devero ser remetidos ao Juiz de Menores, atravs das autoridades militares superiores, com a apresentao, tambm, do referido menor - 1 do art. 245 do CPPM. . O compromisso legal dever ser prestado pelo Condutor, Testemunhas, Peritos, Intrpretes e outros que no tenham o impedimento previsto em Lei. O indiciado no presta compromisso, sendo-lhe garantido o direito ao silncio - CR, art.5, inciso LXIII..

O Auto de Priso em Flagrante Delito dever se lavrado antes das vinte e quatro horas aps priso do indiciado, no devendo conter emendas nem razuras, apenas, se for o caso, com as entrelinhas ressalvadas, e com a assinatura de todos os que participarem da sua lavratura. Recomenda-se a leitura dos seguintes artigos do CPPM e da Constituio da Repblica: CPPM: Art. 10 1 - Superioridade ou igualdade de postos do infrator. Art. 10 4 - Oficial General como infrator. Art. 10 5 - Indcios contra oficial de posto superior ou mais antigo no curso do inqurito. Art. 21 - Datilografia em espao dois. Art. 243 a 253 - Da Priso em Flagrante. Art. 300 - Consignao das perguntas e respostas. Art. 301 - Observncia das disposies e atos realizados na fase judicial. Art. 306 1 - Nomeao do Curador. Art. 307 e 310 - Confisso do Indiciado. Art. 349 - Requisio de militar ou funcionrio pblico. Constituio da Repblica: Art. 5, incisos: III - XI - XII - XLIX - LVI - LVII - LVIII - LXI - LXII - LXIII - LXIV LXV - LXVI COMENTRIO N 5 Toda vez que o Presidente do Flagrante determinar uma providncia ou realizar uma diligncia necessria para a apurao do fato delituoso, ordenar ao Escrivo que lhe faa CONCLUSO dos autos. A CONCLUSO preceder a toda e qualquer manifestao do Presidente do Flagrante nos autos. A seguir, obedecer a uma seqncia: CONCLUSO, DESPACHO (ordens emanadas do Presidente do Flagrante para integral cumprimento, relativas ao fato delituoso), RECEBIMENTO, CERTIDO e JUNTADA. Esta seqncia de atos do Escrivo, para facilitar a elaborao do Flagrante, far-se- por carimbos, se houver. o mesmo procedimento utilizado na Justia Militar nos processos. Alm

desses, nada impede o uso de outros. MODELOS DE CARIMBOS E ATOS DO ESCRIVO CONCLUSO Aos ..... dias do ms de ................do ano de ...................fao os presentes autos conclusos ao Sr. Presidente do Flagrante. _____________________ Escrivo RECEBIMENTO Aos .......dias do ms de ...........do ano de ..................., recebi estes autos do Sr. Presidente do Flagrante. _____________________ Escrivo CERTIDO Certifico que foi providenciado de acordo com o despacho do Sr. Presidente do Flagrante. Em, ......... de .................................... de ............ _____________________ Escrivo JUNTADA Aos ......dias do ms de ..................do ano de .................., fao juntada aos presentes autos do(s) documento(s) que adiante se segue(m). _____________________ Escrivo Junte-se aos autos. Em,......../......../........ _____________________ Presidente do Flagrante

Todos os documentos recebidos pelo Presidente do Flagrante e referentes aos autos contero o despacho acima, salvo laudos periciais ou autos de exames, pois o Presidente do Flagrante deve homolog-los, na forma da legislao vigente, proferindo o seguinte despacho - Art. 321, in fine, do CPPM.: Junte-se aos autos. Homologo o laudo. Em,......./......../........ _____________________ Presidente do Flagrante Documento algum deve ser juntado aos autos sem a determinao, por escrito, do Presidente do Flagrante. Indiciado, testemunha, ofendido ou quem quer que seja, pode oferecer documento. Ao Presidente do Flagrante caber o exame da convenincia, ou utilidade da pea para ordenar a juntada. Em caso positivo, proferir o seguinte despacho: Junte-se aos autos o presente documento que me foi entregue pessoalmente por ....(nome completo de quem ofereceu o documento)....(Se houver parentesco ou relao do apresentante, completar: pai, irmo do indiciado, ofendido, etc...)... Em,......./......../........ _____________________ Presidente do Flagrante A variedade de DESPACHOS, dada a multiplicidade de providncias e diligncias necessrias elucidao da infrao penal, impede o uso de carimbo. Os atos em seqncia (CONCLUSO, DESPACHO, RECEBIMENTO, CERTIDO e JUNTADA) praticar-se-o um em seguida do outro, na mesma folha, sempre que possvel. Este procedimento, alm de economizar espao, diminui a quantidade

de folhas e o volume do Flagrante. Todas as folhas do Auto de Priso em Flagrante sero numeradas e rubricadas pelo Escrivo. Fls........... _____________________ Escrivo COMENTRIO N 6 O despacho varivel, dependendo das providncias necessrias elucidao da infrao penal, da estrita competncia do Presidente do Flagrante, contendo determinaes, recomendaes, instrues, ordens, etc. Tudo que constar dos autos do Flagrante precede de despacho do seu Presidente no prprio documento, ou inserindo nos depoimentos, ou por termo nos autos. Em se tratando, como o caso hipottico do Auto de Priso em Flagrante constante da Parte I, de realizao de diligncias indispensveis elucidao da infrao penal, a sua remessa dever ser feita, no mximo, dentro de cinco dias contados da data de sua lavratura - Art. 251 do CPPM. A remessa imediata do Auto de Priso em Flagrante ao juiz competente, se no tiver sido lavrado por autoridade judiciria, ocorre, normalmente, nos casos de insubordinao, ou outros atos ilcitos que no dependam de exames ou percias ao complemento da apurao dos fatos delituosos. As providncias constantes do despacho de fls. 7 do Auto de Priso em Flagrante - Parte I - so: a) obrigatria - a expedio da competente Nota de Culpa. Esta dever ser sempre expedida toda vez que for lavrado Auto de Priso em Flagrante Delito contra qualquer pessoa. ( vide outras consideraes no Comentrio n 8 ); b) as normais em caso de necessidade da realizao de diligncias, quais sejam: - solicitao dos laudos de exames

cadavrico e de corpo de delito (vide comentrios n 10 e 11); - solicitao da folha de antecedentes penais e das individuais datiloscpicas do indiciado (vide comentrio n 12 ) - solicitao autoridade militar competente da remessa das alteraes do indiciado (vide comentrio n 13); - encaminhamento da arma apreendida e objeto do crime, com solicitao do competente laudo pericial ( vide comentrio n 9 ). COMENTRIO N 7 H uma seqncia de atos que se processam no Flagrante. Primeiramente, a CONCLUSO do Escrivo, submetendo os autos considerao do Presidente do Flagrante. Este, por sua vez, profere DESPACHO dando ordens para integral cumprimento e relacionadas com a apurao do ilcito penal militar. A seguir, o Escrivo exercita outro ato, que o RECEBIMENTO, ou seja, assinala o dia em que os autos retornaram do Presidente do Flagrante com o DESPACHO. Logo aps o RECEBIMENTO, o Escrivo lavrar, nos autos, uma CERTIDO datilografada ou aposta em carimbo, se houver. Neste termo processual certificado o cumprimento das ordens emanadas do Presidente do Flagrante. Em alguns casos, pode o Escrivo detalhar os atos que praticou e justificar os que deixou de cumprir. Imediatamente, para novas determinaes do Presidente do flagrante, far CONCLUSO. Compete ao Escrivo conferir o original com a fotocpia apresentada para juntada aos autos. Feita a conferncia, lanar a seguinte certido no documento copiado por fotocpia ou xerox: Confere com o original. Em,......../........../.........

__________________ Escrivo Nos termos do pargrafo nico do artigo 21 do CPPM, o Escrivo lavrar o termo de JUNTADA (datilografado ou aposto em carimbo, se houver), antecedendo o documento cujo ingresso nos autos foi determinado por despacho, datado, escrito nele prprio, do Presidente do Flagrante - Vide Comentrio n 5.. A ordem cronolgica da apresentao dos documentos observarse- rigorosamente. Se so vrios documentos despachados no mesmo dia, bastar um s termo de JUNTADA. Os termos de inquirio de testemunhas, indiciado, acareao, por participarem o Presidente e o Escrivo do Flagrante dispensam a JUNTADA. Tais atos, RECEBIMENTO, CERTIDO e JUNTADA podem e devem ser praticados, sempre que possvel, aproveitando-se todos os espaos do papel, mas obedecendo, sistematicamente a ordem cronolgica, sem necessidade de lan-los isoladamente, em outra folha. COMENTRIO N 8 Toda vez que qualquer pessoa seja presa e autuada em flagrante delito, ser (norma impositiva, obrigatria) dada ao preso, dentro em vinte e quatro horas aps a priso, nota de culpa assinada pela autoridade (Presidente do Flagrante), com o motivo da priso, o nome do condutor e os das testemunhas - Art. 247 do CPPM.. A sua inobservncia implica em nulidade insanvel, ou seja, a nulidade do flagrante e o conseqente relaxamento da priso do infrator. O prazo para a expedio e entrega da nota de culpa ao preso fatal, ou seja, dentro em vinte e quatro horas aps a sua priso. Da nota de culpa o preso passar recibo que ser assinado por duas testemunhas, quando ele no souber, no puder ou no quiser assinar - 1 do Art. 247, do CPPM.. Em se tratando, porm, de indiciado menor de vinte e um anos de idade, devero constar, tambm, na nota de culpa, o ciente e a assinatura do Curador nomeado pela autoridade (Presidente do Flagrante).

Uma vez lavrado o auto de priso em flagrante delito, o preso passar imediatamente disposio da autoridade judiciria competente para conhecer do processo - Pargrafo nico do Art. 251, do CPPM. .

COMENTRIO N 9 O exame pericial na arma, objetos, material ou instrumentos utilizados na prtica do crime imprescindvel. prova de excepcional importncia, procedida logo aps o evento, nos delitos que deixam vestgios. Analisada em conjunto com as demais provas, fornecer s autoridades subsdios valiosos convico e deciso da causa. Tais exames e percias podero ser requisitados dos laboratrios oficiais e de quaisquer reparties tcnicas, militares ou civis que se tornem necessrios ao processo, bem como, para o mesmo fim, homologar os que neles tenham sido regularmente realizados - Art. 321, do CPPM.. Quando determinada a realizao dos exames e percias no mbito da jurisdio militar, o Presidente do Flagrante dever estar atento para o fato de que as nomeaes dos peritos recaiam, de preferncia, em oficiais da ativa, atendida a especialidade, nos termos do artigo 48 do CPPM. Recomenda-se, ainda, ao Presidente do Flagrante o cuidado de consultar, antecipadamente, o Cmt. da OM onde servem os Oficiais sobre sua nomeao para peritos. Caso no haja bice (quer pelo Cmt. da OM, quer pelos escolhidos), expedir-se- ofcio com os dados necessrios e os quesitos pertinentes elaborao da percia. O Auto do Laudo dever ser preciso, simples e objetivo, no comportando divagaes, procurando os Peritos responder aos quesitos que lhes forem formulados e outros que entenderem de direito, da maneira mais clara possvel, evitando-se dupla interpretao ou ambigidade de resposta.

COMENTRIO N 10

A autpsia indispensvel em qualquer evento que resulte morte. Somente atravs dela definir-se- a causa-mortis, cujo conhecimento necessrio para evitar-se o chamado crime impossvel: matar quem j est morto. Pode a ao ou omisso do agente (indiciado) ser desferida num alvo sem vida (enfarte, embolia ou outra enfermidade cardaca ou correlata). O mdico que haja tratado do morto, em sua ltima doena, no poder efetuar a autpsia. Normalmente, h um prazo de seis horas para o exame , porm se os peritos realizarem-no antes, declararo nos autos (art. 334 do CPPM). O esclarecimento da verdade pode ensejar a exumao (Artigo 338 do CPPM).

COMENTRIO N 11 Sempre que a infrao deixar vestgio obrigatrio o exame de corpo de delito, direto ou indireto, que poder ser feito em qualquer dia ou hora, no podendo supr-lo a confisso do acusado. - Art. 328 do CPPM O Presidente do Flagrante atentar para as respostas dos quesitos, constantes do Auto de Exame de Corpo de Delito, para, se for o caso, proceder a Exame Complementar, definidor da gravidade das leses. A natureza da leso influencia na qualidade e quantidade da pena: se leve, deteno, podendo desclassificar de crime para infrao disciplinar; se grave, recluso (art. 209, 1, 2, 3, etc., e ainda, Art. 209 6, todos do Cdigo Penal Militar). No primeiro exame, os peritos podem concluir da necessidade de novo exame na vtima (complementar). O presidente do Flagrante solicita-lo- de acordo com o artigo 331 do CPPM. Recomenda-se a leitura atenciosa dos seguintes artigos do CPPM: Art. 301 - Observncia de disposies e atos realizados na fase

judicial. Art. 321 - Requisio de percia e exame e homologao dos regularmente realizados. Art.324 - Ilustrao dos laudos com fotogramas, microfotografias, desenhos, esquemas, devidamente rubricados. Art. 328 - Indispensabilidade do exame de corpo de delito. Art. 329 - O Exame de corpo de delito realizar-se- a qualquer dia e hora. COMENTRIO N 12 O artigo 391 e seu pargrafo nico do CPPM determina a juntada aos autos da folha de antecedentes penais do indiciado e, sempre que possvel, a individual datiloscpica do infrator, que poder ser juntada por cpia caso o infrator j seja identificado datiloscopicamente. A jurisprudncia tem considerado constrangimento ilegal submeter o indiciado a nova identificao datiloscpica. - Art. 5, inciso LVIII, da Constituio da Repblica. Na requisio da folha de antecedentes penais autoridade civil competente, o Presidente do Flagrante no deve omitir a qualificao completa (nome dos pais, data de nascimento, naturalidade, etc...) do indiciado para coibir equvocos com homnimos. Pela folha de antecedentes penais do indiciado, verificar-se- sua situao jurdico penal (primrio, reincidente), aclarando-se as dvidas no juzo competente. COMENTRIO N 13 A juntada aos autos do extrato da f de ofcio, ou assentamento e alteraes do indiciado militar imposio contida no artigo 391 do Cdigo de Processo Penal Militar. So elementos indispensveis avaliao da conduta, personalidade e comportamento do indiciado por parte das autoridades julgadoras. COMENTRIO N 14 O Relatrio ser elaborado, de preferncia, com o Auto de Priso

em Flagrante Delito j devidamente montado, facilitando sobremodo a sua feitura. Nele, o Presidente do Flagrante far um relato sucinto do fato que ensejou a priso em flagrante delito, precisando dia, hora e local do evento, as pessoas ouvidas, as diligncias realizadas e os resultados obtidos. A seguir, o auto de priso em flagrante delito deve ser remetido imediatamente ao juiz competente, se no tiver sido lavrado por autoridade judiciria; e, no mximo, dentro de cinco dias, se depender de diligncia prevista no artigo 246 - Art. 251, do CPPM.. Exaurido o prazo de cinco dias sem que as diligncias determinadas tenham sido cumpridas, deve o Presidente do Flagrante remeter o Auto lavrado autoridade judiciria competente, protestando pela remessa posterior do que foi solicitado (exames, percias, folha de antecedentes penais, etc.) to logo seja recebido pela autoridade militar. Convm salientar que os instrumentos do crime e os objetos que interessem a sua prova acompanham os autos, quando encaminhados Justia Militar - Art. 23, do CPPM.. COMENTRIO N 15 Os autos do Flagrante sero remetidos autoridade judiciria competente onde ocorreu a infrao penal. Sero, porm, encaminhados atravs da cadeia de comando militar, desde que hajam diretrizes baixadas pela autoridade militar da Fora Armada respectiva de posto mais elevado na rea, dentro das atribuies do seu Comando. Quando houver mais de uma Auditoria da Circunscrio competente (local da infrao), far-se- a remessa quela cujo Juiz-Auditor for o mais antigo, por ser, em conseqncia, o distribuidor. - Ver nota n 4. Acompanharo os autos do Flagrante os instrumentos utilizados na prtica da infrao penal e os objetos que interessam prova, devendo ser conferido na presena do portador do expediente pelo servidor da Justia Militar, que passar recibo datado do que receber na 2 via do ofcio, livro, protocolo, ou em documento hbil da autoridade competente - Art. 23, do CPPM. .

Priso em Flagrante
AUTO DE PRISO EM FLAGRANTE

Presidente: ______________________________ Condutor: ______________________________ Escrivo: ______________________________ INDICIADO(S): __________________________(PostoGrad, Matr, Nome completo)

AUTUAO Ao primeiro dia do ms de dezembro do ano de dois mil e quatro, nesta cidade de Florianpolis SC, autuo as peas do presente Flagrante , do que para constar, lavrei o presente termo. Eu, ____________ (nome, posto e matrcula), servindo de Escrivo que o escrevi e subscrevo. __________________________ Escrivo PORTARIA

Vindo minha presena, hoje, s _______ horas, na Corregedoria-Geral da PMSC, na sede do Quartel do Comando-Geral da Polcia Militar, na cidade de Florianpolis SC, (nome do autor da priso), que disse ter preso (nome do indiciado) no ato de cometer o delito de ____________ (relato sucinto do fato delituoso) contra a Disciplina Militar, fazendo-se acompanhar das testemunhas (nome completo), determinei fosse incontinenti lavrado contra o indiciado o competente auto de priso em flagrante delito, para o que designo (nome do escrivo), para, sob compromisso, exercer as funes de Escrivo ad hoc, procedendo a lavratura do respectivo termo.

Florianpolis, em 01 de dezembro de 2004.

_________________________________ Presidente do Flagrante TERMO DE COMPROMISSO

Ao primeiro dia do ms de dezembro de dois mil e quatro, na Corregedoria-Geral da Polcia Militar, na cidade de Florianpolis SC, onde me encontrava, eu, (Nome do escrivo), fui designado para servir de Escrivo ad hoc na lavratura do auto de priso em flagrante delito contra (nome do indiciado) o que fao, prestando por este termo o compromisso de bem e fielmente desempenhar-me nas funes que me foram dadas; do que, para constar, lavrei este termo que assino com a referida autoridade, do que dou f. Eu, ________, escrivo ad hoc, o escrevi.

_______________________________ Presidente do Flagrante

_______________________________ Escrivo

AUTO DE PRISO EM FLAGRANTE

Ao primeiro dia do ms de dezembro de dois mil e quatro, nesta cidade de Florianpolis SC, na Corregedoria-Geral da Polcia Militar, onde se achava (nome do presidente do flagrante), comigo (nome do Escrivo), servindo de Escrivo, , a presente o condutor (nome, posto, matrcula, idade, estado civil, filiao, endereo, qualificao completa), inquirido pela autoridade sob o compromisso na forma da lei, disse que >>(caracterizar a voz de priso)>>>. E mais nada disse nem lhe foi perguntado. A seguir passou a autoridade a qualificar o indiciado presente, o qual perguntado declarou chamar-se (nome, posto, matrcula, idade, estado civil, filiao, endereo, qualificao completa). Em seguida presente a primeira testemunha (nome, posto, matrcula, idade, estado civil, filiao, endereo, qualificao completa), compromissado na forma da lei, disse que >> (caracterizar dia, hora, local e fato)>>>. Nada mais disse nem lhe foi perguntado. A seguir, presente a segunda testemunha (nome, posto, matrcula, idade, estado civil, filiao, endereo, qualificao completa), compromissado na forma da lei, disse que >> (caracterizar dia, hora, local e fato)>>>. Nada mais disse nem lhe foi perguntado. Em seguida, presente o indiciado (nome, posto, matrcula, idade, estado civil, filiao, endereo, qualificao completa), declarou que >> (sobre a imputao que feita, caracterizar dia, hora, local e fato)>>>. Nada mais disse nem lhe foi perguntado. Pelo que, mandou a autoridade encerrar este auto, iniciado s _____ horas e concludo s ______horas, que assina com o condutor, as testemunhas e o indiciado. Eu, (Nome do Escrivo), servindo de Escrivo, o escrevi. ________________________ Nome e posto do Presidente do Flagrante

________________________ Nome e posto do Condutor

________________________ Nome e posto da 1 Testemunha

________________________ Nome e posto da 2 testemunha ________________________ Nome e graduao do indiciado CONCLUSO

Ao primeiro dia do ms de dezembro do ano de dois mil e quatro, fao os presentes autos conclusos ao Sr Presidente do Flagrante.

________________________ Nome e posto do Escrivo

DESPACHO

1. Expea-se a competente Nota de Culpa, fornecendo-se ao preso, mediante recibo, no prazo legal; 2. Junte-se as alteraes do indiciado.

RECEBIMENTO

Ao primeiro dia do ms de dezembro do ano de dois mil e quatro, recebi estes autos do Sr Presidente do Flagrante.

________________________ Nome e posto do Escrivo

CERTIDO

Certifico que foi providenciado de acordo com o despacho do Sr Presidente do Flagrante.

Em, 01 de dezembro de 2004. ________________________ Nome e posto do Escrivo JUNTADA

Ao primeiro dia do ms de dezembro do ano de dois mil e quatro, fao juntada aos presentes autos dos documentos que adiante se seguem.

________________________ Nome e posto do Presidente do Flagrante

NOTA DE CULPA (Nome do Presidente do Flagrante), faz saber a (nome e qualificao do indiciado preso em flagrante), que o mesmo se acha preso em flagrante delito, disposio da Justia Militar, pelo fato (descrever sicintamente

o fato delituoso, precisando dia, local e hora), sendo condutor o (nome completo do condutor), e testemunhas (nome completo das testemunhas). E, para sua cincia, mandou passar a presente, que vai por ele assinada. Eu, (nome e posto do Escrivo), servindo de Escrivo, a escrevi. Florianpolis, em 01 de dezembro de 2004.

________________________ Nome e posto do Presidente do Flagrante

RECIBO DA NOTA DE CULPA Recebi a Nota de Culpa. Florianpolis, em 01 de dezembro de 2004. ________________________ Nome completo do indiciado

Вам также может понравиться