Вы находитесь на странице: 1из 3

Aluno: Iubiracy da Silva Silvestre dos Santos HISTRIA DA CONTABILIDADE A histria da contabilidade to antiga quanto a prpria histria da civilizao.

. Est ligada s primeiras manifestaes humanas da necessidade social de proteo posse e de perpetuao e interpretao dos fatos ocorridos com o objeto material de que o homem sempre disps para alcanar os fins propostos. Deixando a caa, o homem voltou-se organizao da agricultura e do pastoreio. A organizao econmica acerca do direito do uso do solo acarretou em separatividade, rompendo a vida comunitria, surgindo divises e o senso de propriedade. Assim, cada pessoa criava sua riqueza individual. Ao morrer, o legado deixado por esta pessoa no era dissolvido, mas passado como herana aos filhos ou parentes. A herana recebida dos pais (pater, patris), denominou-se patrimnio. O termo passou a ser utilizado para quaisquer valores, mesmo que estes no tivessem sido herdados. A origem da Contabilidade est ligada a necessidade de registros do comrcio. H indcios de que as primeiras cidades comerciais eram dos fencios. A prtica do comrcio no era exclusiva destes, sendo exercida nas principais cidades da Antiguidade. A atividade de troca e venda dos comerciantes semticos requeria o acompanhamento das variaes de seus bens quando cada transao era efetuada. As trocas de bens e servios eram seguidas de simples registros ou relatrios sobre o fato. Mas as cobranas de impostos, na Babilnia j se faziam com escritas, embora rudimentares. Um escriba egpcio contabilizou os negcios efetuados pelo governo de seu pas no ano 2000 a.C. medida que o homem comeava a possuir maior quantidade de valores, preocupava-lhe saber quanto poderiam render e qual a forma mais simples de aumentar as suas posses; tais informaes no eram de fcil memorizao quando j em maior volume, requerendo registros. Foi o pensamento do "futuro" que levou o homem aos primeiros registros a fim de que pudesse conhecer as suas reais possibilidades de uso, de consumo, de produo etc. Com o surgimento das primeiras administraes particulares aparecia a necessidade de controle, que no poderia ser feito sem o devido registro, a fim de que se pudesse prestar conta da coisa administrada. importante lembrarmos que naquele tempo no havia o crdito, ou seja, as compras, vendas e trocas eram vista. Posteriormente, empregavam-se ramos de rvore assinalados como prova de dvida ou quitao. O desenvolvimento do papiro (papel) e do clamo (pena de escrever) no Egito antigo facilitou extraordinariamente o registro de informaes sobre negcios.

A medida em que as operaes econmicas se tornam complexas, o seu controle se refina. As escritas governamentais da Repblica Romana (200 a.C.) j traziam receitas de caixa classificadas em rendas e lucros, e as despesas compreendidas nos itens salrios, perdas e diverses. No perodo medieval, diversas inovaes na contabilidade foram introduzidas por governos locais e pela igreja. Mas somente na Itlia que surge o termo Contabilit. Podemos resumir a evoluo da cincia contbil da seguinte forma: CONTABILIDADE DO MUNDO ANTIGO - perodo que se inicia com as primeiras civilizaes e vai at 1202 da Era Crist, quando apareceu o Liber Abaci da autoria Leonardo Fibonaci, o Pisano. CONTABILIDADE DO MUNDO MEDIEVAL - perodo que vai de 1202 da Era Crist at 1494, quando apareceu o Tratactus de Computis et Scripturis (Contabilidade por Partidas Dobradas) de Frei Luca Paciolo, publicado em 1494, enfatizando que teoria contbil do dbito e do crdito corresponde teoria dos nmeros positivos e negativos, obra que contribuiu para inserir a contabilidade entre os ramos do conhecimento humano. CONTABILIDADE DO MUNDO MODERNO - perodo que vai de 1494 at 1840, com o aparecimento da Obra "La Contabilit Applicatta alle Amministrazioni Private e Pubbliche", da autoria de Franscesco Villa, premiada pelo governo da ustria. Obra marcante na histria da Contabilidade. CONTABILIDADE DO MUNDO CIENTFICO - perodo que se inicia em 1840 e continua at os dias de hoje. A contabilidade emprica, praticada pelo homem antigo, j tinha como objeto o Patrimnio, representado pelos rebanhos e outros bens nos seus aspectos quantitativos. Os primeiros registros processaram-se de forma rudimentar, na memria do homem. Como este um ser pensante, inteligente, logo encontrou formas mais eficientes de processar os seus registros, utilizando gravaes e outros mtodos alternativos. O inventrio exercia um importante papel, pois a contagem era o mtodo adotado para o controle dos bens, que eram classificados segundo sua natureza: rebanhos, metais, escravos, etc. A palavra "Conta" designa o agrupamento de itens da mesma espcie. As primeiras escritas contbeis datam do trmino da Era da Pedra Polida, quando o homem registrava os seus primeiros desenhos e gravaes. Os primeiros controles eram estabelecidos pelos templos, o que perdurou por vrios sculos.

Os sumrios e babilnicos, assim como os assrios, faziam os seus registros em peas de argila, retangulares ou ovais, ficando famosas as pequenas tbuas de Uruk, que mediam aproximadamente 2,5 a 4,5 centmetros, tendo faces ligeiramente convexas. Os registros combinavam o figurativo com o numrico. Gravava-se a cara do animal cuja existncia se queria controlar e o nmero correspondente s cabeas existentes. Embora rudimentar, o registro, em sua forma, assemelhava-se ao que hoje se processa. O nome da conta, "Matrizes", por exemplo, substituiu a figura gravada, enquanto o aspecto numrico se tornou mais qualificado, com o acrscimo do valor monetrio ao quantitativo. Esta evoluo permitiu que, O Sistema Contbil dinmico e evoluiu com a duplicao de documentos e "Selos de Sigilo". Os registros se tornaram dirios e, posteriormente, foram sintetizados em papiros ou tbuas, no final de determinados perodos. Sofreram nova sintetizao, agrupando-se vrios perodos, o que lembra o dirio, o balancete mensal e o balano anual. J se estabelecia o confronto entre variaes positivas e negativas, aplicandose, empiricamente, o Princpio da Competncia. Reconhecia-se a receita, a qual era confrontada com a despesa. Os egpcios legaram um riqussimo acervo aos historiadores da Contabilidade, e seus registros remontam a 6.000 anos antes de Cristo. Tudo indica que foram os egpcios os primeiros povos a utilizar o valor monetrio em seus registros. Usavam como base, uma moeda, cunhada em ouro e prata, denominada "Shat". Era a adoo, de maneira prtica, do Princpio NO BRASIL No Brasil, a vinda da Famlia Real Portuguesa incrementou a atividade colonial, exigindo devido ao aumento dos gastos pblicos e tambm da renda nos Estados um melhor aparato fiscal. Para tanto, constituiu-se o Errio Rgio ou o Tesouro Nacional e Pblico, juntamente com o Banco do Brasil (1808). As Tesourarias de Fazenda nas provncias eram compostas de um inspetor, um contador e um procurador fiscal, responsveis por toda a arrecadao, distribuio e administrao financeira e fiscal. Hoje, as funes do contabilista no se restringem ao mbito meramente fiscal, tornando-se, num mercado de economia complexa, vital para empresas informaes mais precisas possveis para tomada de decises e para atrair investidores. O profissional vem ganhando destaque no mercado em Auditoria, Controladoria e Atuarial. Fonte: Compilao de textos na WEB e site da Equipe Portal de Contabilidade.

Вам также может понравиться