Вы находитесь на странице: 1из 11

Verso aprovada no III ENESC/MT 06 outubro 2013

ESTATUTO DA COORDENAO NACIONAL DOS ESTUDANTES DE SADE COLETIVA

CAPTULO I Da Entidade

Artigo 1 - A Coordenao Nacional Dos Estudantes De Sade Coletiva (CONESC), fundada em vinte quatro de abril de dois mil e onze, na cidade do Rio de Janeiro, estado do Rio de Janeiro, uma instncia a nvel nacional de representao de estudantes das graduaes do campo da Sade Coletiva, estando subordinada s decises tomadas nas instncias deliberativas e consultivas.

Artigo 2 - A Coordenao Nacional dos Estudantes de Sade Coletiva (CONESC) um rgo independente de partidos polticos, crenas religiosas, raas, sexos ou qualquer outra caracterstica individual e no poder participar de qualquer orientao poltico-partidria, nem criar distines ou preferncia de quaisquer espcies entre seus membros.

Artigo 3 - A CONESC constituda pelos estudantes do campo de Sade Coletiva do territrio brasileiro.

CAPTULO II Das Finalidades

Artigo 4 - A Coordenao Nacional dos Estudantes de Sade Coletiva (CONESC) tem como finalidade:

I.

Representar os estudantes do campo de Sade Coletiva a nvel nacional;

II. Lutar em defesa da sade da populao e pela consolidao do Sistema nico de Sade; III. Promover e incentivar a formao crtica dos/as estudantes de Sade Coletiva; IV. Lutar pelo reconhecimento da profisso do sanitarista. V. Zelar pelo patrimnio material da CONESC; VI. Divulgar os anuais e relatrios e garantir os encaminhamentos das instncias deliberativas; VII. Convocar reunies extraordinrias da CONESC; VIII. Fazer-se presente nos encontros e eventos pertinentes ao movimento estudantil de Sade Coletiva; IX. Manter contato e colaborao permanente com entidades, movimentos sociais, instituies parceiras e sociedade civil organizada, promovendo e incentivando as relaes dos estudantes de Sade Coletiva com as mesmas; X. Realizar avaliao das coordenadorias que compe a CONESC; XI. Apoiar os Centros Acadmicos em todo seu processo de trabalho; XII. Incentivar sobre a Organizao Nacional dos estudantes de Sade Coletiva;

CAPTULO III Da organizao e do Funcionamento da Entidade

Artigo 5 - As instncias do movimento estudantil da sade coletiva se organizam da seguinte forma:

I. Instncias deliberativas a. Assembleia Geral dos Estudantes de Sade Coletiva b. Assembleia Extraordinria c. Assembleias Regionais d. Conselho Nacional dos Centros Acadmicos dos Estudantes de Sade Coletiva

II. Instncias executivas: a. Coordenao Nacional dos Estudantes de Sade Coletiva b. Comisso Organizadora do Encontro Nacional dos Estudantes de Sade Coletiva (CoENESC)

Seo I Do ENESC

Artigo 6 - O ENESC o frum mximo de deliberao do Movimento Estudantil Nacional de Sade Coletiva. Acontece anualmente, no segundo semestre de cada ano aps os encontros regionais e tem por objetivo discutir e fomentar sobre temas como movimento estudantil, formao profissional e outros temas relevantes realidade social brasileira, proporcionando uma integrao entre acadmicos de diferentes Universidades.

1 O ENESC ser organizado pela CoENESC e Coordenadores de Integrao Estudantil e Eventos (CONESC), que devero apresentar, discutir e aprovar a estrutura. 2 A preparao da infraestrutura do ENESC de responsabilidade da Comisso de Organizao que sediar o Encontro. 3 A taxa de inscrio do evento ser decidida pela CoENESC. 4 Havendo lucros 75% ficar para a COENESC do Encontro seguinte e 25% pa-ra a CONESC. 5 Tm direito voz todos participantes do ENESC e direito a voto todos os estudantes dos cursos de graduao da rea de Sade Coletiva participantes do ENESC;

Artigo 7: Exclusivamente no ENESC realizado em 2014 sero deliberados os locais de realizao dos 02 encontros subseqentes. A partir disto, a cada encontro ser deliberado apenas 01 local sede de realizao do encontro nacional, subseqente ao j eleito.

Artigo 8 - So atribuies da CoENESC: a) Garantir a realizao do encontro; b) Organizar e garantir o funcionamento estrutural do encontro; c) Conhecer, cumprir, divulgar e zelar pelo presente estatuto; d) Conhecer, cumprir, divulgar e zelar pelas resolues das instncias e) Deliberativas da CONESC; f) Ficar responsvel por cobrar o certificado da comisso local; g) Enviar relatoria final em at 60 dias;

PARGRAFO NICO: A CoEnesc possui autonomia para realizao de suas atividades no existindo uma relao de subordinao entre a mesma e a Conesc, havendo cooperao entre elas.

O regimento interno do ENESC ser atribuio da prxima gesto da CONESC

Artigo 9 - A Plenria Final do ENESC dever: a) Aprovar e reformular o estatuto da CONESC, caso necessrio; b) Discutir, reformular e votar as propostas feitas por qualquer um dos participantes do encontro; c) Deliberar o local para o prximo ENESC; d) Eleger a gesto da CONESC;

PARGRAFO NICO: A mesa da Plenria Final ser composta pelos membros da gesto vigente da CONESC.

Seo II Conselho Nacional dos Centros Acadmicos de Sade Coletiva

O Conselho uma instncia de deliberao do Movimento Estudantil de Sade Coletiva do Brasil, tendo como carter a formao poltica dos Centros Acadmicos e deliberao do tema do prximo ENESC.

Artigo 10 - So atribuies do Conselho:

a) Traar e acompanhar as diretrizes e aes do movimento estudantil de sade coletiva; b) Integrar e fortalecer os centros acadmicos dos cursos de sade coletiva; c) Compartilhar conhecimentos dos diferentes cursos; d) Formar politicamente dos participantes do conselho nacional; e) Formular polticas para o movimento estudantil de sade coletiva

PARGRAFO NICO - No sendo deliberada sede na Plenria Final do ENESC, tal deliberao dever ocorrer em Reunio da Coordenao Nacional dos Estudantes de Sade Coletiva (CONESC) ou atravs de convocatria de, no mnimo 50% dos centros acadmicos dos estudantes da rea de Sade Coletiva do Brasil.

Artigo 11 - No Conselho Nacional, cada entidade estudantil representativa dos Cursos da rea de Sade Coletiva do Brasil tem direito a 01 (um) voto.

ARTIGO 12 - Nos Cursos da rea de Sade Coletiva do Brasil sem entidades estudantis

representativas ou onde estas no sejam participativas ou no estejam presentes no respectivo conselho, o representante tem que ser indicado por pelo menos 10% (dez por cento) do total de estudantes da referida instituio, atravs de eleio ou abaixo assinado, para adquirir o direito de votar.

PARGRAFO NICO: Os membros da CONESC no podero votar enquanto representante dos centros acadmicos.

Artigo 13 - A CONESC, enquanto entidade tem direito a 01 (um) voto.

Artigo 14 - O Conselho ser organizado pelos estudantes do Curso-Sede e pela gesto da CONESC.

Seo III Reunio da Coordenao Nacional dos Estudantes de Sade Coletiva

Estratgia importante para a formao em ato das/os estudantes de graduao da rea da Sade Coletiva que compem a CONESC, tendo o objetivo de possibilitar momentos reflexivos e formulao poltica fundamental para as graduaes do campo da Sade Coletiva. aconselhvel que ocorra nos primeiros trs meses aps a posse da Gesto.

PARGRAFO 1 Visando maior participao dos estudantes, as reunies da CONESC, virtuais ou no, devem ser realizadas mediante aviso prvio e pautas pr-aprovadas, com pelo menos 07 (sete) dias de antecedncia, com ata publicada num prazo de 07 (sete) dias teis aps sua realizao, nos meios de comunicao da CONESC.

PARGRAFO 2 Reunies presenciais e on-line devem ser abertas, porm somente membros da gesto tm voz de voto.

Seo lll Do ERESC

Os Encontros Regionais so instncias consultivas e deliberativas a nvel regional e consultivo para a construo do ENESC que congrega estudantes de Sade Coletiva.

Artigo 15 - O ERESC tm por objetivo:

a) Encaminhar as deliberaes a nvel regional, assim como discutir sobre assuntos pertinentes ao movimento estudantil. b) Integrar e vincular os Centros Acadmicos de forma regional, a fim de discutir especificidades da regio envolvida.

Artigo 16 - As deliberaes dos encontros regionais devem ser amplamente divulgadas a nvel regional e nacional.

Seo IV Da CONESC

Artigo 17 - Compete a cada membro da Coordenao Nacional dos Estudantes de Sade Coletiva (CONESC):

I.

Representar os estudantes de sade coletiva a nvel nacional e internacional, quando necessrio;

II. III.

Assinar documentos que competem a CONESC; Estimular a criao/participao dos estudantes em espaos relacionados sade de suas localidades;

IV.

Apresentar e manter dilogo entre a executiva e entidades do campo da Sade Coletiva, como ABRASCO e CEBES;

V.

Participar e articular junto aos espaos do movimento estudantil com outras executivas de curso, a exemplo do FENEX SADE;

VI.

Defender as bandeiras de luta do movimento nacional dos estudantes de Sade Coletiva;

Artigo 18 - A CONESC ser composta por:

I.

COORDENADORIA DE COMUNICAO A Coordenadoria de Comunicao ser exercida por NO MNIMO 02 membros a quem caber:

a) Manter atualizado os veculos virtuais de comunicao: Pgina no Facebook, Twiteer, Wordpress, Lista Nacional do Yahoo, o e-mail [falecomaconesc@gmail.com] e outros que vierem a constituir os veculos de comunicao; b) Manter os membros da CONESC e demais estudantes informados dos fatos de interesse da categoria estudantil;

c) Editar site oficial da CONESC, mantendo os estudantes a par dos acontecimentos no circuito universitrio em termos educacionais, institucionais e culturais, e fora dele, quando possa ser de interesse do Curso de Sade Coletiva; d) Manter contato com entidades da sociedade civil, principalmente entidades congneres; e) Mobilizar, atravs das redes sociais e meios de comunicao oficial, a participao dos estudantes em eventos, atos pblicos, manifestaes e outras atividades de interesse dos mesmos; f) Construir junto a Comunicao, o calendrio acadmico da graduao da rea em sade coletiva; g) Desenvolver prticas didticas para o fortalecimento da comunicao entre estudantes, profissionais de sade e populao; h) Elencar e fortalecer projetos de comunicao que estimulem o trabalho a pesquisa e a extenso na rea de sade coletiva; i) Divulgar a prtica estudantil e o potencial do futuro sanitarista.

II.

COORDENADORIA DE SECRETARIADO E MEMRIA A Coordenadoria de Secretariado e Memria ser exercida por NO MNIMO 02 membros a quem caber: a) Responsabilizar-se por toda documentao expedida em nome da CONESC tais como: certificados, convites, atestados, ofcios, memorandos entre outros documentos em papel timbrado com o logotipo da CONESC; b) Redigir e controlar toda a correspondncia oficial da CONESC tendo sob sua guarda os livros e documentos referentes; c) Publicar avisos e convocaes de reunies, divulgar editais e expedir convites; d) Manter um arquivo centralizado e atualizado com documentao e endereo dos membros da gesto vigente, alm dos co ntatos de todos os C.A.s da rea de Sade Coletiva, ou mesmo dos acadmicos; e) Construir as relatorias de cada uma das reunies e public-las em at 07 dias; f) Organizar e armazenar os arquivos da entidade assim como os documentos das atividades das demais Coordenadorias; g) Organizar o Ncleo de Memria com documentos da entidade, arquivo geral e fotos que resgatem a memria da Coordenao.

PARAGRAFO NICO: Esta Coordenadoria far as publicaes citadas internamente, para a gesto, ficando a cargo da Coordenadoria de Comunicao fazer as publicaes externas.

III.

COORDENADORIA DE INTEGRAO ESTUDANTIL E EVENTOS A Coordenadoria de Integrao Estudantil e Eventos ser exercida por NO MNIMO 05 membros, sendo estes de no mnimo 03 regies do pas, a quem caber: a) Estimular, fortalecer e auxiliar na constituio das Entidades de Base de Sade Coletiva; b) Desenvolver e fomentar a atividade esportiva e a criao artstica e cultural entre os estudantes de Sade Coletiva, criando projetos e atividades diversas nessas reas; c) Organizar confraternizaes, eventos culturais, cientficos e polticos; d) Representar a CONESC na Comisso Organizadora do ENESC (CoENESC); e) Buscar uma constante e progressiva integrao entre os estudantes dos cursos de Sade Coletiva e com todo o segmento universitrio; f) Acompanhar a construo dos Encontros Regionais dos Estudantes de Sade Coletiva (ERESC); g) Auxiliar e participar da Semana de Recepo dos novos cursos; h) Construir junto a COCOM, o Calendrio Acadmico da graduao da rea em Sade Coletiva; i) Produzir relatos/documentos referente s atividades de recepo de novas turmas e/ou atividades organizadas pelos estudantes de graduao da rea em Sade Coletiva.

IV.

COORDENADORIA DE FINANAS E PATRIMNIO A Coordenadoria de Finanas e Patrimnio ser exercida por NO MNIMO 02 membros a quem caber: a) Acompanhar e controlar a aplicao de recursos oriundos de diversas fontes; b) Administrar juntamente com os encarregados a arrecadao de taxas referentes a inscries e outras atividades para a alocao de recursos nos eventos promovidos pela CONESC; c) Gerir fundos e recursos para execuo de atividades especficas previstas em contratos e convnios; d) Controlar expedientes relativos concesso de recursos e despesas de material destinado a atividades administrativas; e) Zelar pelo patrimnio da CONESC; f) Movimentar a Conta bancria e Preparar a prestao de contas de recursos provenientes de contratos e convnios; g) Fazer o balano a cada 04 (quatro) meses, especificando os dados referentes s receitas e despesas realizadas pela administrao e o saldo disponvel, publicizando-

os nos meios de comunicao da CONESC; h) Controlar expedientes relativos concesso de recursos e despesas de material destinado s atividades administrativas; i) Criar estratgias e aes para arrecadar recursos e que este seja de uso das atividades estudantis.

V.

COORDENADORIA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSO EM SADE COLETIVA A Coordenadoria de Ensino, Pesquisa e Extenso em Sade Coletiva ser exercida por NO MNIMO 03 membros a quem caber: a) Contribuir para o aperfeioamento, a reformulao e a implementao de concepes e prticas curriculares dentro dos campos de ensino, pesquisa e extenso nas graduaes da rea de Sade Coletiva; b) Acompanhar e estimular os trabalhos desenvolvidos nos campos de Ensino, Pesquisa e Extenso dentro da Sade Coletiva, em especial aos trabalhos das Escolas de Sade Coletiva; c) Manter atualizado banco de dados referente aos docentes, discentes e aos projetos de pesquisa e extenso executados nas graduaes da rea de Sade Coletiva; d) Promover eventos para divulgao de produo tcnico-cientfica dos graduandos das reas de Sade Coletiva e em defesa do Ensino Pblico, Gratuito e de Qualidade; e) Participar em espaos de discusso da graduao, como por exemplo, frum de graduao e FNEPAS (Frum Nacional das Profisses da rea da Sade);

VI.

COORDENADORIA DE FORMAO POLTICA, MOVIMENTOS SOCIAIS E DEFESA DOS DIREITOS A SADE A Coordenadoria de Formao Poltica, Movimentos Sociais e Defesa dos Direitos a sade ser exercida por NO MNIMO 04 membros a quem caber: a) Promover cursos, palestras, seminrios e debates visando formao poltica dos estudantes, dando especial nfase ao papel e reivindicaes dos movimentos sociais; b) Promover espaos de planejamento e formao da gesto com os demais Coordenadores; c) Promover a articulao da CONESC com os movimentos sociais; d) Apoiar os CAs e Estudantes da Sade Coletiva em desenvolver anlises crticas sobre participao social e desenvolvimento de movimentos e campanhas; e) Defender os direitos humanos e das minorias e combater qualquer tipo de opresso ou discriminao; f) Tecer relaes com a participao social com o intuito de fortalecer o Sistema nico

de Sade; g) Trabalhar em defesa da Sade Pblica, Gratuita, Universal e de qualidade; h) Promover campanhas prprias, bem como ser interlocutora em atividades externas que defendam a sade em seu conceito mais amplo e os direitos humanos, combatendo todas as formas de opresses.

PARGRAFO NICO: Todas as coordenadorias esto sujeitas s deliberaes da Coordenao Nacional, e elaborao de relatrio de atividades ao fim da gesto.

Seo V Eleio

Artigo 19 - A nova gesto da CONESC ser escolhida atravs de Assembleia geral nas universidades e tomar posse na plenria final do ENESC, tendo esta gesto a durao de 12 meses.

PARGRAFO NICO: Todos os membros da gesto devero estar presentes onde ser realizado o Encontro.

ARTIGO 20: Eleio dos representantes dever ocorrer com 02 meses de antecedncia do ENESC com no mnimo 01 representante e no mximo 02, de acordo com a disponibilidade e necessidade de cada curso.

PARGRAFO 1: Ata de eleio do(s) representante(s) de cada base, dever ser entregue comisso eleitoral, formada sempre no primeiro dia de encontro.

PARGRAFO 2: A alocao das Coordenadorias e o Planejamento das polticas da gesto dever ser feito durante o encontro e apresentado em plenria final.

PARGRAFO 3: Todos os casos omissos cabero comisso eleitoral eleita em Assembleia resolver.

Artigo 21 - Em caso de renncia, o substituto dever ser escolhido atravs de assemblia geral de estudantes na entidade base de origem do renunciante em no mximo para 01 ms;

PARGRAFO 1: Essa escolha dever ser comunicada CONESC atravs da ata dessa assemblia. Caso o substituto no seja escolhido no prazo, a indicao da vaga ficar a cargo

da CONESC;

PARGRAFO 2: Caso o representante votado em Assembleia no cumpra com suas atribuies de membro da CONESC, o Centro Acadmico de seu curso poder realizar nova escolha atravs de Assembleia geral.

Captulo IV Das disposies finais e transitrias

Artigo 22 - Este estatuto poder ser mudado ou alterado em Assembleia extraordinria no ENESC sendo esta, pauta exclusiva.

Artigo 23: A cada 02 ENESCs, este estatuto ser avaliado obrigatoriamente, podendo ter modificaes ou no.

I A Assembleia do ENESC soberana, podendo apresentar emendas ao Estatuto se convocada para este fim.

Artigo 24 - Revogam-se as disposies anteriores desde que contrrias a este Estatuto. Artigo. 25 Este Estatuto passar a vigorar, a partir da data da sua publicao.

Вам также может понравиться