Вы находитесь на странице: 1из 4

EXCELENTSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DA VARA DA FAZENDA PUBLICA

HOTEL BOA HOSPEDAGEM LTDA, pessoa jurdica de direito privado inscrito no CNPJ n nmero, com sede em endereo, representada por nome, conforme contrato social anexo, por seu advogado infra-assinado, assim constitudo no instrumento de mandado incluso, que receber as intimaes do feito no endereo, vem, perante Vossa Excelncia, propor a presente:

AO DE REPETIO DO INDBITO TRIBUTRIO com fulcro nos arts. 165 a 168 do CTN, 282 e seguintes do CPC, em face da Fazenda Publica Municipal do Municpio, pessoa jurdica de direito pblico interno, na pessoa de seu representante legal, situada em endereo, pelos motivos de fato e de direito a seguir se apresenta:

DOS FATOS

O autor realiza atividade na rea turstica de hotelaria, tendo por fiel e adequado aos ditames da legislao tributria recolhido tributo municipal a maior, seguindo determinao exarada em lei municipal extempornea, que no merece prosperar. Ocorre que a referida legislao que majorava a alquota do ISSQN para servios de hospedagem de 3% para 5% foi publicada

em 1/6/2010 e estabeleceu vacatio legis de um ms passando o tributo majorado a ser exigido a partir de 1/7/2010. Em respeito legalidade e na observncia dos comandos referidos, o autor se submeteu ao aumento desse imposto durante o perodo relativo ao ms de agosto a dezembro/2010, havendo nos 5 meses citados sobrepagado suas obrigaes fiscais em 20 mil reais a cada ms totalizando 100 mil reais. Tal situao inaceitvel pois trata-se de diploma novo da seara tributria, para o qual se aplicam os PRINCPIOS DA ANTERIORIDADE DO EXERCCIO E DA ANTERIORIDADE NONAGESIMAL, desrespeitados no caso em tela. So tais matrias regidas na carta magna pelos referidos princpios segundo a dico do art. 150, III, letras b e c, da CF/88, conforme se v:

Art. 150 - Sem prejuzo de outras garantias asseguradas ao contribuinte, vedado Unio, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municpios: III - cobrar tributos: b) no mesmo exerccio financeiro em que haja sido publicada a lei que os instituiu ou aumentou; c) antes de decorridos noventa dias da data em que haja sido publicada a lei que os instituiu ou aumentou, observado o disposto na alnea b;

Desta forma inegvel que no se acercou dos cuidados necessrios o Fisco Municipal ao determinar a cobrana ilegal, devendo portanto restituir os valores pagos indevidamente. No pode a Administrao Pblica fazer entrar a seus cofres valor auferido a custa do arrepio da lei, de tal sorte que tal expediente tratar-se-ia de enriquecimento ilcito. A devoluo do pago a maior do que o devido imperativo da legalidade e da moralidade, devendo se operar na maior presteza possvel. Assim tambm previu o legislador ao insculpir no Cdigo Tributrio Nacional os ditames contidos em seu artigo 165, como se v:

Art. 165 O sujeito passivo tem direito, independentemente de prvio protesto, restituio total ou parcial do tributo, seja qual for a modalidade do seu pagamento, ressalvado o disposto no 4 do artigo 162, nos seguintes casos: I - cobrana ou pagamento espontneo de tributo indevido ou maior que o devido em face da legislao tributria aplicvel, ou da natureza ou circunstncias materiais do fato gerador efetivamente ocorrido; II - erro na edificao do sujeito passivo, na determinao da alquota aplicvel, no clculo do montante do dbito ou na elaborao ou conferncia de qualquer documento relativo ao pagamento; III - reforma, anulao, revogao ou resciso de deciso condenatria.

tambm pacificado em nossa jurisprudncia o cabimento da referida restituio, tendo o Supremo Tribunal Federal sumulado suas reiteradas decises de forma a no restar sombra a dvidas:

STF Smula n 546 - Cabimento - Restituio do Tributo Pago Indevidamente Cabe a restituio do tributo pago indevidamente, quando reconhecido por deciso, que o contribuinte "de jure" no recuperou do contribuinte "de facto" o "quantum" respectivo.

DOS PEDIDOS Diante do exposto, vem requerer a Vossa Excelncia o que segue: A procedncia da ao para determinar a restituio dos valores pagos indevidamente, a maior, do ISSQN, com a incidncia da correo monetria juros moratrios, conforme smulas 162 e 168 do STJ;

citao do ru para querendo, contestar a demanda, nos termos do art 297 CPC;

a condenao da r nas custas e honorrios advocatcios nos termos do art 20 CPC;


requerimento de todos os meios de prova em direito admitidos;

D-se a presente causa o valor de R$ 100.000,00. Termos em que, Pede deferimento. Local/data Assinatura Nome/OAB .

Вам также может понравиться