Вы находитесь на странице: 1из 4

ESCOLA BSICA ELIAS GARCIA FICHA DE TRABALHO N 1 Probabilidades

Matemtica - 9 Ano

Data: ___ /___ /13

Nome:________________________________________

Turma: ___

N__

1. Analisa cada uma das seguintes situaes e responde s questes colocadas. Classifica as situaes seguintes em deterministas ou aleatrias: 1.1. De uma caixa com 20 bolas brancas e duas bolas pretas, retiram-se, sem olhar, duas bolas. De que cor so? 1.2. Se aquecer gua acima dos 100, o que acontece? 1.3. Se deitar uma moeda num copo de gua o que acontece? 1.4. Se tirar duas cartas, sorte, de um baralho de 52 cartas que foram previamente baralhadas, o que me pode sair? 1.5. Qual a rea de um crculo de raio igual a 10 cm? 1.6. O que me pode acontecer se jogar no Euro milhes? 2. Considera a seguinte experincia: lanar o rapa e verificar a face que fica voltada para cima. 2.1. Identifica, nesta experincia, o conjunto de resultados ou espao de resultados. 2.2. Classifica cada um dos seguintes acontecimentos: 2.2.1. A: sair a letra R 2.2.2. B: sair uma vogal 2.2.3. C: sair a letra R ou a Letra P 2.2.4. D: No sair a letra A 3. Um baralho com 52 cartas indistinguveis ao tato composto por 4 naipes: 13 copas (naipe de cor vermelha); 13 ouros (naipe de cor vermelha); 13 paus (naipe de cor preta) e 13 espadas (naipe de cor preta) Sabemos ainda que, dentro de cada naipe, as cartas esto numeradas de 2 a 10, existindo um s, um rei, uma dama e um valete para cada naipe. Uma carta retirada ao acaso, registando-se o naipe e o seu valor. Para esta experincia aleatria, define: 3.1. 3.2. 3.3. 3.4. Um acontecimento composto. Um acontecimento elementar. Um acontecimento certo. Um acontecimento impossvel.

4. Considera a experincia referida na questo 3. 4.1. Qual o nmero de elementos do espao de resultados ? 4.2. Preenche os espaos em branco com as palavras : certo, impossvel, pouco provvel, muito provvel, elementar ou composto. Cada espao fica com uma palavra diferente, escolhe a mais adequada.

Sair carta vermelha um acontecimento ____________________________________ Sair carta vermelha ou preta um acontecimento ____________________________ Sair s de espadas um acontecimento _____________________________________ Sair um rei um acontecimento __________________________________________ No sair uma dama um acontecimento ____________________________________ Sair uma carta azul um acontecimento ____________________________________

5. Observa a roleta da figura. Considera a experincia que consiste em rodar o ponteiro uma vez e verificar o nmero obtido. Classifica cada um dos seguintes acontecimentos, utilizando os termos elementar, composto mas no certo; composto e certo; impossvel. 5.1. Sair o nmero 7 5.2. Sair um nmero par 5.3. Sair um nmero negativo 5.4. Sair um mltiplo de 4 5.5. Sair um divisor de 18 5.6. Sair o nmero 71 5.7. Sair um nmero racional 5.8. Sair um nmero primo 5.9. Sair um quadrado perfeito 6. Numa caixa esto 10 bolas numeradas de zero a nove. Realiza-se uma experincia que consiste na extrao de uma bola da caixa, anota-se o nmero e volta-se a colocar a bola na caixa ( extrao com reposio). 6.1. Identifica todos os resultados possveis ( espao de resultados ou espao amostral ). 6.2. Identifica os acontecimentos associados extrao: 6.2.1. A: de um nmero par; 6.2.2. B: de um nmero maior do que 8; 6.2.3. C: de um nmero negativo; 6.2.4. D: do nmero 12; 6.2.5. E: de um nmero primo; 6.2.6. F: de um nmero par e primo; 6.2.7. G: de um nmero menor que 7. 6.3. Classifica os acontecimentos anteriores em elementares, no elementares, certos, impossveis, possveis mas no certos. 7. Numa caixa colocam-se os seguintes cartes, de igual forma e textura:

Em cada uma das situaes que se seguem, retira-se ao acaso, um carto da caixa. 7.1. Completa com as seguintes expresses: To provvel como; mais provvel que ; menos provvel que 7.1.1. Sair uma letra A ___________________________sair uma letra M; 7.1.2. Sair uma letra T ___________________________sair uma letra M; 7.1.3. Sair uma letra E ___________________________sair uma letra M. 7.2. Assinala com Verdadeiro (V) ou falso (F): 7.2.1. Sair uma letra M um acontecimento possvel;_____________ 7.2.2. Sair uma letra um acontecimento certo;_________________

7.2.3. Sair uma letra F um acontecimento pouco provvel mas no impossvel;_______ 7.2.4. Sair uma letra C um acontecimento impossvel.________________ 8. Considera as duas rodas da sorte ao lado e a experincia aleatria de rodar as duas rodas, anotar o nmero que saiu em cada uma e, em seguida, calcular a soma dos nmeros sados. 8.1. Completa a tabela de dupla entrada. 8.2. Quais as somas mais provveis? 8.3. Escreve duas somas igualmente provveis. 8.4. Escreve um acontecimento certo. 8.5. Escreve um acontecimento impossvel.
No possv el apresentar a imagem. O computador pode no ter memria suficiente para abrir a imagem ou a imagem pode ter sido danificada. Reinicie o computador e, em seguida, abra o ficheiro nov amente. Se o x v ermelho continuar a aparecer, poder ter de eliminar a imagem e inseri-la nov amente.

+ Roda A 1 2 3

Roda B 2 3

9. Considera a experincia de lanar dois dados, de cores diferentes e com as faces numeradas de 1 a 6, e registar as faces voltadas para cima. 9.1. Completa a seguinte tabela com todos os casos possveis da experincia.
1 1 2 3 4 5 6 2 3 4 5 6

9.2. Quantos so os casos possveis? 9.3. Escreve o conjunto dos casos favorveis ocorrncia dos seguintes acontecimentos: 9.3.1. A: os nmeros sados em ambos os dados so pares; 9.3.2. B: os nmeros sados nos dois dados so iguais; 9.3.3. C: os nmeros sados so mpares e iguais. 9.4. Classifica os acontecimentos A, B e C da alnea anterior. 10. Lanam-se dois dados, de cores diferentes um com as faces numeradas de 1 a 6 e o outro com as faces numeradas de - 1 a - 6 , e regista-se a soma das faces voltadas para cima. 10.1. Completa o seguinte quadro.
+ -1 -2 -3 -4 -5 -6 1 2 3 4 5 6

10.2. Quantos so os casos possveis?

10.3. Escreve o conjunto dos casos favorveis ocorrncia dos seguintes acontecimentos: 10.3.1. A: a soma ser um nmero negativo; 10.3.2. B: a soma ser um nmero menor que 4. 11. Foi lanado um dado equilibrado, com as faces numeradas de 1 a 6 e simultaneamente uma moeda de 1 euro. Registou-se o valor sado no dado e a face da moeda 11.1. Qual o espao de resultados associado a esta experincia? 11.2. Qual o nmero de elementos do espao de resultados? 12. Num saco esto 3 bolas (uma branca, uma verde e uma azul). As bolas so retiradas sucessivamente e colocadas em fila fora do saco. Relativamente sequncia de cores obtidas, indica: 12.1. O espao amostral. 12.2. O nmero de elementos do espao amostral. 13. Imagina que vais extrair aleatoriamente 2 berlindes de um saco com 3 berlindes, em que, 1 vermelho e os outros so azuis. 13.1. Se a extrao for feita repondo os berlindes no saco, que espao de resultados se associa a esta experincia? 13.2. Se a extrao for feita sem reposio dos berlindes no saco, que espao de resultados se associa experincia? 14. O Andr, o Bruno e o Carlos vo oferecer uma prenda Maria e resolveram tirar sorte quem vai entreg-la. Como tinham apenas uma moeda, decidiram atir-la ao ar duas vezes e registar, em cada lanamento, a face que ficava voltada para cima. Na figura podes ver as duas faces dessa moeda.

Combinaram que: Se registassem face europeia em ambos os lanamentos, seria o Andr a entregar a prenda; Se registassem face nacional em ambos os lanamentos, seria o Bruno a entregar a prenda; E registassem face europeia num lanamento e face nacional no outro, seria o Carlos a entregar a prenda. Ter cada uma dos rapazes a mesma probabilidade de vir a entregar a prenda Maria? Mostra como obtivestes a tua resposta

Bom Trabalho!

Вам также может понравиться