Вы находитесь на странице: 1из 8

UNIVERSIDADE EDUARDO MONDLANE

COMISSO DE EXAMES DE ADMISSO


EXAME DE GEOGRAFIA - 2005 Durao: 120 minutos

LEIA ATENTAMENTE AS SEGUINTES INSTRUES:


1. A prova constituda por cinquenta (50) perguntas, todas com quatro (4) alternativas de resposta, estando correcta somente UMA (1) das alternativas. 2. Para cada questo assinale a resposta escolhida na FOLHA DE RESPOSTAS que lhe foi fornecida no inicio do exame. No ser aceite qualquer outra folha adicional. 3. Pinte o rectngulo com a letra correspondente resposta escolhida. Por exemplo:

4. Preencha a lpis HB, pois contrariamente ao preenchimento por esferogrfica, os erros podem ser totalmente apagados sem deixar nenhuma marca que possa perturbar a leitura da mquina ptica. 5. Se o candidato tiver certeza de que as respostas assinaladas a lpis so as definitivas, PODE passar esferogrfica de tinta azul ou preta.
6. No permitido o uso de dicionrios.

BOM TRABALHO!

Exame de Admisso de Geografia 2005

Pgina 1 de 7

A primeira viagem volta do mundo foi feita por: A. Cristvo Colombo. de 1487 a 1492 B. Vasco da Gama. de 1495 a 1499 C. Bartolomeu Dias. de 1482 a 1487 D. Ferno de Magalhes. de 1519 a 1522 Quem afirmou que O homem um ser activo na natureza, sendo capaz de adapt-la s suas necessidades. O homem modifica o meio foi: A. Alexandre von Humboldt (1769-1859) B. Paul Vidal de La Blache (1845-1918) C. Frederico Ratzel (1844-1904) D. Karl Ritter (1779-1859) Quanto a sua localizao csmica Moambique situa-se A. entre os paralelos 30 e 12`e 41 e 51` de latitude Sul, e entre os meridianos 10 e 27`e 26 e 52` de longitude Este; B. entre os paralelos 10 e 27`e 26 e 52` de latitude Sul, e entre os meridianos 30 e 12` e 41 e 51` de longitude Este; C. na costa Oriental do continente Africano, na regio da frica Austral; D. estende-se do rio Rovuma ao rio Maputo. As estaes do ano so: A. Vero no hemisfrio setentrional. outono no hemisfrio meridional B. Primavera no hemisfrio meridional. outono no hemisfrio setentrional C. Vero no hemisfrio meridional. primavera no hemisfrio setentrional D. Inverno no hemisfrio setentrional. inverno no hemisfrio meridional A concepo heliocntrica, a qual admite ser o Sol o centro do sistema solar deve-se a: A. Galileu Galilei B. Johanes Kepler C. Nicolau Coprnico D. Cludio Ptolomeu As falhas classificam-se em: A. Sedimentares ou vulcnicas B. Verticais ou inclinadas C. Fixas ou mveis D. Terrestres ou martimas Os tipos de dobras so: A. Direita, inclinada, deitada e prega-falha B. Inclinada, perpendicular e obliqua C. Direita, horizontal, deitada e curta D. Direita, esquerda, frontal e horizontal O relevo terrestre constitui os diferentes aspectos da camada superficial da crusta terrestre. Nele encontra-se uma grande variedade de formas topogrficas entre as quais as elevaes e as depresses. Os agentes formadores so os internos e os externos: Os agentes internos so: A. Vulces, abalos ssmicos, intemperismo e os movimentos tectnicos B. Movimentos tectnicos, mar, vulces e sismos C. Movimentos tectnicos, abalos ssmicos e vulces D. guas correntes, foras epirognicas, vulces e gelo.

Exame de Admisso de Geografia 2005

Pgina 2 de 7

Distinguem-se trs unidades fundamentais do relevo: os escudos cristalinos, as bacias sedimentares e os dobramentos modernos. O Vale do Rift : A. Um dobramento moderno B. Uma parte do Soco Africano C. Uma falha tectnica D. Escudo cristalino Pertencem ao precmbrico as rochas mais antigas de Moambique, formadas h mais de 600 milhes de anos. Estes terrenos distribuem-se essencialmente A. pelas provncias de Maputo, Cabo Delgado e Zambzia; B. pelas provncias de Maputo, Cabo Delgado, Niassa, Zambzia e Maputo; C. pelas provncias de Maputo, Manica, Tete, Zambzia; D. pela regio Norte e Centro-Ocidental do Pas. A geologia de Moambique est bastante ligada do continente africano em geral e da frica Austral em particular. A formao do Karroo, A. em Moambique, corresponde a reas de afundimento preenchidas por sedimentos marinhos onde se podem distinguir quatro andares, a saber: Dwica, Ecca, Beaufort, e Stomberg; B. em Moambique, se subdivide em Indiferenciado, Inferior e Superior; C. no tem representao em Moambique. At porque a designao de Karroo provem da rea com o mesmo nome na Africa do Sul; D. em Moambique, corresponde a reas de afundimento preenchidas por sedimentos marinhos onde se podem distinguir dois andares, a saber: Dwica e Ecca. Pelas caractersticas geolgicas e geomorfolgicas que possui, Moambique ao nvel da regio um potencial fornecedor de gs natural. Os jazigos mais importantes, Pande Temane e Bzi foram descobertos na A. Bacia do Rovuma; B. Bacia Moambicana; C. Provncia de Gaza e Inhambane; D. Provncia de Inhambane. O monte mais alto de frica chama-se: A. Qunia B. Ras Dashan C. Kilimanjaro D. Elgon As formaes de relevo com altitudes superiores a 1000 metros consideram-se zonas Montanhosas. Pertencem a este grupo A. Maniamba-Amaramba, Chire-Namli, macio de Chimanimani e a cadeia dos Montes Libombos; B. Maniamba-Amaramba, macio de Chimanimani, planalto de Angnia e a cadeia dos Montes Libombos; C. Maniamba-Amaramba, Chire-Namli, macio de Chimanimani; D. planalto de Angnia, macio de Chimanimani e a cadeia dos Montes Libombos. Em Moambique as reas de plancies encontram a sua maior extenso nas provncias de A. Gaza, Inhambane, Zambzia; B. Maputo, Gaza e Sofala e Zambzia; C. Maputo, Inhambane, Sofala; D. Gaza, Inhambane, Sofala,

10

11

12

13

14

15

Exame de Admisso de Geografia 2005

Pgina 3 de 7

16

Em Moambique, a regio natural que apresenta quase todas as principais formas de relevo : A. Moambique Setentrional B. Moambique Central C. Moambique Meridional D. Moambique Insular O vale do Rift estende-se desde a depresso do Mar Morto e termina em Moambique em: A. Catandica B. Bzi C. Urema D. D. Mgo O monte Binga situa-se nas formaes montanhosas de: A. Cadeia dos Libombos B. Escarpa de Manica C. Cordilheira de Marvia-Angnia D. Cordilheira Maniamba-Amaramba Segundo Koppen o clima Am corresponde a: A. Clima equatorial B. Clima tropical monnico C. Clima mesotrmico hmido D. Clima quente e seco Segundo Koppen o clima ET corresponde a: A. Clima de inverno hmido e frio B. Clima de inverno seco e frio C. Clima de Tundra D. Clima de neve perptua As temperaturas mdias mais baixas do pas (inferiores a 20 e 18 C) distribuem-se pelas regies do Niassa, Zambezia , Tete, Manica e Maputo. Isto deve-se: A. ao factor altitude; B. influencia das massas de ar frio; C. ao factor continentalidade; D. ao factor latitude. Na zona centro, mesmo durante a estaco seca, ocorrem precipitaes sobretudo nas terras altas a norte do rio Zambeze A. porque nesta altura a Zona de convergncia a inter-tropical sofre o seu deslocamento para Sul; B. devido influencia da corrente quente do canal de Moambique; C. porque esta zona invadida por massas de ar frio transportadas na circulao de clulas anticiclnicas vindas do Sul; D. por influencia do vale do rio Zambeze. As Mudanas bruscas de tempo que ocorrem com frequncia na zona Sul do Pas so devidas A. baixa altitude; B. influencia da cadeia dos Pequenos Libombos; C. aos ventos alsios; D. ao facto desta zona coincidir em grande medida com a chamada zona de clima subtropical, de transio para o clima temperado.

17

18

19

20

21

22

23

Exame de Admisso de Geografia 2005

Pgina 4 de 7

24

O rio Messalo desagua na provncia de: A. Gaza B. Cabo Delgado C. Nampula D. Zambzia O Lago Niassa de origem: A. Crcica B. Vulcnica C. Tectnica D. Externa na garganta de Lupata por onde correm as guas da bacia do: A. Save B. Pngo C. Lugela D. Zambeze Existem trs categorias (ou ordens) gerais de solos. Zonais, intrazonais e azonais. Assim, um solo ZONAL quando o principal factor determinante do solo : A. A rocha me B. O clima C. O relevo local D. A quantidade de material orgnico Um solo INTRAZONAL quando o principal factor determinante do solo : A. O clima B. A rocha me C. A quantidade de material orgnico D. O relevo local Um solo AZONAL quando o principal factor determinante do solo : A. O relevo local B. A quantidade de material orgnico C. A rocha me D. O clima Na regio Sul do pas predominam solos A. argilosos; B. delgados; C. arenosos; D. argilosos vermelhos profundos. Em Moambique, os solos caracterizados por uma alta fertilidade so os A. arenosos avermelhados; B. arenosos; C. fluviais argilosos e arenosos; D. fluviais. No nosso pas, os solos considerados no aptos para a agricultura so os: A. delgados; B. arenosos; C. argilosos vermelhos; D. fluviais.

25

26

27

28

29

30

31

32

Exame de Admisso de Geografia 2005

Pgina 5 de 7

33

Os principais afluentes do rio Zambeze so: A. Mazingaze, Luenha, Lucheringo, e Arungua; B. Chire, Luenha, Lucheringo, Ravubu e Messinge; C. Chire, Luenha, Panhame, Ravubu e Arungua; D. Arungua, Messinge, Luenha, , Ravubu e Panhame. O regime do rio Zambeze A. constante e os seus caudais so dos maiores do Pas, chegando a atingir os 298m/s.; B. constante e os seus caudais so dos maiores do Pas, chegando a atingir os 600m/s.; C. peridico e os seus caudais so dos maiores do Pas, chegando a atingir os 300m/s.; D. peridico e os seus caudais so dos maiores do Pas, chegando a atingir os 318m/s.

34

35

Em Moambique, so exemplos de lagos de origem tectnica A. Cahora Bassa, Chicamba Real e o Niassa; B. Cahora Bassa, Niassa e Corumana; C. Chirua, Chita e Niassa; D. Cahora Bassa, Chirua e Niassa. Os seguintes Mares fazem parte do Oceano ndico A. Vermelho, Arbico, Bengala e Mediterrnico B. Vermelho, Arbico, Bengala C. Antilhas, Bltico, Mediterrnio e Vermelho D. Vermelho, Arbico, Bltico, Mediterrnio As correntes martimas so grandes massas de gua salgada que circulam pelos oceanos. As seguintes correntes so quentes: A. Equatorial Atlntico Norte, Antilhana, do Golfo, Moambique, do Labrador B. Equatorial Atlntico Norte, Antilhana, do Golfo, do Labrador, Kuro Sivo C. Equatorial Atlntico Norte, Antilhana, do Golfo, Moambique, Guianas D. Equatorial Atlntico Norte, Antilhana, do Golfo, Moambique, Humboldt As plantas xerfilas so do tipo de clima: A. Bw B. Cw C. Aw D. Dw Em termos fitogeogrficos o interior do territrio moambicano estende-se essencialmente pelo: A. Mosaico regional Tongoland-Pondoland; B. Mosaico regional Zanzibar Inhambane C. Regio Zambeziana; D. Mosaico regional de Manica. A actual populao mundial (dados do ano 2000) de: A. 10 bilhes de habitantes B. 9 bilhes de habitantes C. 6 bilhes D. 8 bilhes

36

37

38

39

40

Exame de Admisso de Geografia 2005

Pgina 6 de 7

41

A maior parte da populao mundial encontra-se: A. Na zona temperada do sul B. Na zona tropical C. Na zona temperada do norte D. Na zona equatorial No perodo 1950-55 o acrscimo mdio da populao foi na ordem de 1.5%; passou para 2% no perodo de 1960 a 1965; Actualmente o crescimento de 2.3%. Este ritmo de crescimento demogrfico elevado determinado A. pelo fim da guerra que afectou quase todas as provncias de Moambique B. pelas altas taxas de natalidade e fecundidade e pela reduo da mortalidade e ainda pelo negativo saldo fisiolgico; C. pelas altas taxas de natalidade; D. pelas altas taxas de natalidade e fecundidade e pela reduo da mortalidade. Chama-se funo urbana a actividade bsica em funo da qual a cidade vive. Gibraltar tem funo A. Comercial B. Religiosa C. Militar D. Comercial Os principais factores de localizao da indstria so: A. Matria prima, mo de obra, localizao geogrfica e nmero de universidades B. Matria prima, mo obra, energia, mercados, capital e polticas do governo C. Matria prima, clima, relevo, mo de obra e nmero de institutos cientficos D. Matria prima, nmero de institutos cientficos, estradas e vias ferrovirias O maior potencial hidrulico mundial situa-se: A. Amrica do Sul B. frica C. Amrica do Norte D. Sudeste Asitico Deve-se a inveno da mquina a vapor a: A. James Watt B. John Harrison C. Richard Arkwright D. Rudolf Diesel O transporte fluvial torna-se bastante vantajoso quando a carga volumosa a e a distncia longa. Contudo, nem todos os rios so navegveis. Dentre os principais rios utilizados pela navegao est o GANGES que se situa: A. Na Austrlia B. Nos EUA C. Na ndia D. Na Nigria Os pases com Produto Interno Bruto (PIB) per capita maior que 30000 dlares americanos so: A. Canad, Noruega, Estados Unidos da Amrica, Hungria, Singapura e Espanha B. Estados Unidos da Amrica, Frana, Alemanha, Reino Unido, Blgica e Holanda C. Noruega, Estados Unidos da Amrica, Sua, Dinamarca, Luxemburgo e Japo D. Japo, Sucia, Finlndia, Itlia, Nova Zelndia, Islndia, Israel, China e Grcia

43

44

45

46

47

48

49

Exame de Admisso de Geografia 2005

Pgina 7 de 7

50

O jazigo de Pande foi j estudado detalhadamente, o que permitiu avaliar as suas reservas em A. 450 m de gs; B. 45 mil m de gs; C. 45 milhes de m de gs; D. 45 Bilies de m de gs.

Вам также может понравиться