Вы находитесь на странице: 1из 52

INSTITUTO TEOLGICO GAMALIEL

A Histria Religiosa e Suas Condutas no Brasil (Histria e tica Sob o Ponto de Vista Teolgico)

NOME DO ALUNO: PRINCIPE GLER DA SILVA SOUZA NMERO: 5676 Orientador: Prof. FLVIO NUNES DE SOUZA

SANTOS 2009

PRINCIPE GLER DA SILVA SOUZA NMERO: 5676

A Histria Religiosa e as Suas Condutas no Brasil (Histria e tica Sob o Ponto de Vista Teolgico)

Monografia apresentada ao Instituto Teolgico Gamaliel para aprovao no Curso de Mestrado em Teologia em 2009 sob a orientao do Prof. FLVIO NUNES DE SOUZA.

SANTOS 2009

A Histria Religiosa e as Suas Condutas no Brasil (Histria e tica Sob o Ponto de Vista Teolgico)

PRINCIPE GLER DA SILVA SOUZA NMERO: 5676 Aprovada em ____/____/_____.

BANCA EXAMINADORA

_________________________________________________ Prof FLVIO NUNES DE SOUZA Reitor do Instituto Teolgico Gamaliel

CONCEITO FINAL: _____________________

AGRADECIMENTOS

A Deus, pai e amigo sempre presente, sem o qual nada seria realizado; A minha esposa, incansvel colaboradora para a realizao dos meus sonhos; Ao meu PAI que nunca me deu a chance dizer muito obrigado; A minha ME pelos esforos durante toda minha vida; Ao Prof. FLVIO NUNES DE SOUZA, que me orientou, transmitindo-me sempre muito conhecimento atravs da sua imensa capacidade de ensinar. Ao Instituto Teolgico Gamaliel por toda ateno que dispensa ao alunos. Principe gler da Silva Souza. NMERO: 5676

Para Reflexo

A palavra de Deus bem criteriosa quanto ao zelo que se deve ter para com ela. Encontramos algumas referncias que probem acrescentar ou diminuir seu contedo. Eis algumas:

DEUTERONMIO 4.2 No acrescentareis palavra que vos mando, nem diminuireis dela, para que guardeis os mandamentos do Senhor vosso Deus, que eu vos mando.

PROVRBIOS 30: 5, 6 Toda a palavra de Deus pura; escudo para os que confiam nele. Nada acrescentes s suas palavras, para que no te repreenda e sejas achado mentiroso.

APOCALIPSE 22.18,19 Porque eu testifico a todo aquele que ouvir as palavras da profecia deste livro que se algum lhes acrescentar alguma coisa, Deus far vir sobre ele as pragas que esto escritas neste livro; e se algum tirar quaisquer palavras do livro desta profecia, Deus tirar a sua parte da rvore da vida, e da cidade santa, que esto escritas neste livro. Bblia Sagrada.

Fase Introdutria Talvez seja a religio uma das atividades mais universais conhecidas pela humanidade, sendo praticada por todas as culturas desde o incio dos tempos. Por exemplo, as africanas, onde teve como seu fundador chamado Kam, que era um dos filhos de No. Porem, no h uma definio de religio universalmente aceita, at hoje. A religio parece ter surgido do desejo de encontrar um significado e propsito definitivos para a vida, geralmente centrado na crena e ritual a um ser (ou seres) sobrenatural. Mas existe a explorao comercial, tendo como smbolo o nome de religio, que nos dias de hoje comum. Na maioria das religies, os devotos tentam honrar e/ou influenciar seu deus ou deuses atravs de preces, sacrifcios e a sacralizao de animais ou comportamento correto. Tambm, surge a pergunta a respeito do que pode ser includo no que chamamos de religio. Por exemplo: Podemos chamar o marxismo leninismo; o fanatismo e o radicalismo partidrio poltico de religio, ou humanismo (a crena na humanidade e na razo no lugar de um ou vrios deuses)? Algumas pessoas poderiam incluir tais crenas em uma definio moderna de religio como qualquer coisa qual oferecemos devoo absoluta; contudo, tais crenas normalmente no incluem qualquer referncia a um ser (ou seres) deus (ou deuses) sobrenatural ou mximo. Portanto, melhor descrev-las como ideologias e no religies, embora possam compartilhar muitas das caractersticas da religio. No existe registrado em qualquer estudo por parte da Histria, Antropologia, Sociologia ou qualquer outra "cincia" social, de um grupamento humano em qualquer poca que no tenha professado algum tipo de crena religiosa. As religies so ento um fenmeno inerente a cultura humana, assim como as artes e tcnicas. Uma imensa parte de todos os movimentos humanos significativos tiveram a religio como impulsor, diversas guerras, geralmente as mais terrveis, tiveram legitimao religiosa, estruturas sociais foram definidas com base em religies e grande parte do conhecimento cientfico, "filosfico" e artstico tiveram como vetores os grupos religiosos, que durante a maior parte da histria da humanidade estiveram vinculados ao poder poltico e social.

Contemporaneamente, apesar de todo o avano cientfico, o fenmeno religioso sobrevive e cresce, desafiando previses que anteviram seu fim. A grande maioria da humanidade professa alguma crena religiosa direta ou indiretamente e a Religio continua a promover diversos movimentos humanos, e mantendo estatutos polticos e sociais. Exatamente como a Cincia, a Arte e a Filosofia, a Religio parte integrante e inseparvel da cultura humana, muito provavelmente sempre continuar sendo.

As Religies e Crenas Ocidentais e Orientais As filosofias das religies consiste no estudo filosfico dos conceitos e afirmaes religiosas. Apesar da enorme quantidade de religies com diferentes cultos, mitos e prticas. As religies mais abordadas hoje em dia so as ocidentais- judasmo, cristianismo e islamismo pelo fato de que estas fornecem-nos vises complexas acerca do modo como o mundo e o Universo se comportam, em oposio com o que se passa nas religies orientais budismo, hindusmo que se preocupam mais com as formas de conduta e de viver. O fundamental, independentemente da religio de cada um, saber se a viso religiosa do Universo ou no verdadeira. Comum s religies ocidentais a crena na existncia de Deus. Deus caracterizado como uma pessoa sem forma e imortal, moralmente perfeita, que toda poderosa (onipotente), que sabe tudo (onisciente) e que est em todo o lado (onipresente). Diz-se que este Deus testa, sendo tesmo a crena na sua existncia. Claro que existem alguns paradoxos relativamente coerncia do conceito da existncia de Deus. O culto a Deus geralmente realizado em locais ditos sagrados, como igrejas, mesquitas ou templos. Mas se Deus onipresente, porque so estas rezas realizadas em lugares especficos? Outro fato que nos suscita curiosidade o de se deus onipotente e onipresente porque razo ajuda tudo e todos a qualquer altura e a qualquer momento? E se onisciente, ento sabe tudo. E se sabe tudo, ento sabe o que vamos fazer. Mas se sabe o que vamos fazer, todas as nossas aes j esto predestinadas. Logo, -nos retirado o poder de escolha e deciso. E sem esse poder, no somos livres. A existncia de Deus , ento, compatvel com a liberdade?

Todas estas questes iro ser abordadas neste trabalho de modo racional, apresentando opinies bem fundamentadas. Budismo O budismo formou-se no Nordeste da ndia num perodo em que existiam vrias alteraes econmicas, sociais e polticas nesta regio do mundo. Esta religio baseia-se nos valores morais de Sidarta Gautama ou Buda histrico. Hoje o budismo encontra-se em quase todos os pases do mundo e conta com cerca de 376 milhes de seguidores. Para seguir a religio budista h que respeitar certos ensinamentos bsicos como evitar fazer o mal, fazer sempre o bem e cultivar a prpria mente. A moral budista baseada nos princpios de preservao da vida e moderao, ou seja, o treino mental foca a moralidade, a concentrao meditativa e a sabedoria.

Cristianismo O Cristianismo uma religio monotesta, ou seja, os crentes acreditam numa s divindade e baseado na crena em Jesus Cristo, que a figura central desta religio. Os cristos acreditam que Jesus filho de Deus e que veio a Terra para libertar os seres humanos do pecado atravs da sua morte na cruz e da sua ressurreio, 3 dias depois da morte. O Cristianismo diferencia-se das restantes religies por anunciar a salvao pela mediao redentora de Cristo. Para a maioria dos cristos, Jesus, um ser humano, completamente divino. O cristianismo tambm baseado em valores morais de Jesus, entre os quais o amor a Deus e ao prximo. Os cristos acreditam que Jesus a salvao e julgam que precisam cumprir certas obras para obter a salvao e a vida eterna. Dando um exemplo, normalmente quando uma pessoa est numa situao de aperto tem logo a tendncia para implorar a Jesus que a salve. A viso que os cristos tm sobre a vida depois da morte , de uma maneira geral, a crena no cu e no inferno. Os cristos acreditam que depois da morte, as pessoas vo para o cu ou inferno conforme os pecados que cometem em vida.

Hebrasmo Jav, o deus nico do Universo, estabeleceu uma aliana com um povo, os Hebreus. Libertou-os da escravido em que tinham cado, dotou-os duma lei e deu-lhes uma terra para habitarem. Esta relao com o prprio deus constitui a essncia do Hebrasmo. Os hebreus so um povo nmade de origem semita, como os rabes. Por volta do sc. XVIII a.C. deslocaram-se da Mesopotmia para o Egito, onde viveram sujeitos ao rgido sistema de economia centralizada do Reino Egpcio. Entre 1250 e 1200 a.C., conseguiram escapar ao domnio egpcio, emigrando para a Palestina, terra que, segundo a tradio, Deus teria concedido como domnio aos hebreus. Os hebreus consideram-se, na verdade, o Povo Eleito de Deus, e a terra da Palestina o sinal tangvel da sua aliana com Deus. Essa mesmo a caracterstica do Hebrasmo: basear-se no num profeta ou num salvador, mas num povo e na terra que Deus lhe prometeu. A religio hebraica est marcada por um claro monotesmo e em constante contraste e polmica contra as crenas de outras populaes circundantes de Cana, que envolvem o culto de vrios deuses. O Hebrasmo tem uma caracterstica particular, uma religio monoltica, ou seja, apesar de apenas praticarem cultos a um s Deus, admitem que outros povos possam ter os seus Deuses particulares. , portanto, uma religio mais aberta que as restantes por admitir tal fato. Cristianismo - Hebrasmo . Religies monotestas prestam cultos a um s deus. . Jesus judeu nascido na Palestina, a terra sagrada dos judeus. . Foi por alguns aclamado O Messias, esperado pelos hebreus . Abro, Isaac e Job, os fundadores do povo hebraico eram simples pastores, tal como Jesus Cristo. . As formas de culto destas religies so idnticas. . Ambas as religies se baseiam nos ensinamentos de um Deus nico.

Hindusmo Teve origem na expresso religiosa mais antiga conhecida por Vedismo ( a religio do Veda). Os Vedas datam do incio da civilizao indiana e chegaram at hoje durante um perodo de 10000 anos h mais de cinco milnios. Cerca de 13,7% da populao Hindu. A maior parte dos seguidores encontra-se na ndia. O Hindusmo remonta a mais de 3500 anos na bacia do Indu. Est fundamentada nos 4 livros dos Vedas (conhecimento), coleco dos textos sagrados compostos de hinos e ritos- Rgveda, Samaveda, Yajurveda e Artharvaveda. Os Vedas contm verdades eternas e a ordem que rege os seres e as coisas organizando-as em castas. Cada casta possui os seus prprios direitos e deveres espirituais e sociais. A posio do Homem definida pelo Karma acumulando em vidas anteriores. A casta ( classe social) qual pertence cada individuo indica o seu lugar espiritual. O objetivo de cada pessoa atingir o moksa, ( libertao ou iluminao) a sua sabedoria do conhecimento de si e do Universo. No Agresso A no agresso um conceito relacionado com a necessidade de sobrevivncia de ser humano com dignidade. Esta a base integrante. Sanatana Dharma Velha forma de orientao de todas as atividades para o bem da sociedade e para alcanar o divino. Muitas das formas do Dharma remontam a antigas civilizaes do subcontinente existentes desde 2500 a.C. ou mesmo anteriormente. Algumas foram trazidas do sul da Rssia. Outras so prticas de devoo desenvolvidas durante o sculo 7 d.C.

Religio e Filosofia

Transcendncia A religio pode ser definida como um conjunto de crenas e prticas, relativas a certos sentimentos manifestados perante o divino por uma dada comunidade de crentes, obrigando-os a agir segundo uma lei divina para puderem ser salvos, libertos ou atingirem a perfeio. Cada religio defende um conjunto de valores cuja validade pretende ser universal. Toda e cada experincia religiosa apresenta-se como uma ligao profunda e envolvente do homem com o sagrado. Sempre que o homem entra em contacto com o sagrado (o divino, o transcendente) estamos perante um tipo particular de experincia religiosa. Sagrado e Profano Todas as religies assentam no pressuposto de que existem duas dimenses do real: a sagrada e a profana. A sagrada define-se por oposio profana, e corresponde a uma realidade que assumida como perfeita, divina e dotada de poderes superiores aos humanos, suscitando no homem respeito, medo e reverncia. A profana identifica-se com o mundo em que vivemos, sendo apontada como banal e vista inferior em relao sagrada (Profano, do latim pro (diante de ) e fanum (espao sagrado). Em cada religio o transcendente expressa-se sob diversas formas e assume diversas figuras: Deus, deuses, anjos, espritos, etc. Moral Religiosa As comunidades religiosas so igualmente comunidades morais, isto , os seus membros partilham as mesmas normas de conduta, assumem os mesmos modelos de vida e evitam praticar aquilo que a religio condena. A salvao individual ou coletiva est dependente do cumprimento da lei divina. A moral outro aspecto revelador da influncia social da religio, nomeadamente como um poderoso meio de controlo social atravs da difuso das suas normas de conduta moral. Religio e Sociedade

As principais religies esto profundamente ligadas sociedades onde esto implantadas. Em algumas sociedades, a religio assume tais propores que o Estado se tornou a expresso direta da prpria religio dominante, como acontece no Iro. Os chefes religiosos so tambm chefes polticos (Estado teocrtico). Apesar da crescente dessacralizao, a influncia social da religio continua a ser enorme. Os acontecimentos religiosos so freqentemente assumidos como acontecimentos sociais. Dois exemplos: - Ao longo do ano podemos observar como os momentos de descanso ou de festa esto ligados a dias que assinalam acontecimentos de natureza religiosa (Domingo, Natal, Carnaval, Pscoa e outros dias feriados). - Os momentos marcantes da vida das pessoas, como o nascimento, o batismo, o casamento ou a morte, continuam a ser assinalados por cerimnias religiosas. Religiosidade Popular As grandes religies so quase sempre percorridas por duas correntes religiosas: a "oficial" e a "popular". A "oficial est ligada aos sacerdotes. Caracteriza-se por uma elevada racionalizao das crenas e ritos religiosos, transformando-as num corpo doutrinal muito intelectualizado, depurado de outras tradies religiosas. Apresenta-se quase sempre numa linguagem abstratas e universal. O divino apresenta-se enquadrado numa estrutura terica muito complexa. O comum dos crentes raramente compreende ou sente a religio desta forma. A obra de grandes tericos do cristianismo, como Agostinho de Hipona ou Toms de Aquino so exemplos desta corrente. A corrente "popular" est ligada forma como a maioria das pessoas encara a religio: a emoo sobrepe-se razo. O vivido ao pensado. O desvio da norma oficial por vezes total. Caracteriza-se por uma viso espontnea, emotiva e concreta da religio. Esta religiosidade popular herdeira de tradies ancestrais e podemos encontrar nas mesmas crenas e ritos de antigas religies h muito desaparecidas. O crente no sente qualquer incoerncia em acreditar, por

exemplo, no cristianismo e em praticar tambm rituais de origem pag. Na religiosidade popular em Portugal podemos encontrar inmeros exemplos deste sincretismo milenar. Estas manifestaes populares de religiosidade atribuem uma grande importncia a tudo o que pode ser visto, tocado ou sentido diretamente. O crente procura sentir de forma muito viva o contacto com o divino e obter um testemunho concreto deste contacto. por esta razo que nela se apela a tudo o que de natureza fsica, como os gestos e se recorre a prticas mgicas, feitios, exorcismos, sacrifcios, peregrinaes, etc. que envolvem de forma marcante quer os crentes quer os sacerdotes; usa e abusa-se de objetos de culto como mezinhas, imagens de santos, virgens, esttuas, medalhas, etc., para se obter isto ou aquilo, ou simplesmente para se testemunhar que se esteve neste ou naquele local sagrado. As relaes com o divino so quase sempre, neste caso, relaes de troca: O crente promete fazer uma oferta (promessa, voto) caso o divino lhe d o lhe pede. Uma vez recebida a ddiva, o crente v-se obrigado a efetuar o pagamento. Tolerncia As sociedades ocidentais em particular as europias, vivem um perodo nico de tolerncia religiosa. O comum dos cidados encara hoje a religio como um assunto que diz respeito apenas conscincia de cada um. Assunto que qualquer Estado deve abster-se de intervir. Na Europa, as religies tradicionais coexistem pacificamente com aquelas que durante sculos consideraram suas inimigas, pondo fim desta forma a guerras que devastaram pases inteiros. No nos referimos apenas s lutas entre cristos e muulmanos, mas tambm s que opuseram as diferentes igrejas crists. Recorde-se que ainda em meados do sculo XX, milhes de pessoas foram exterminadas na Europa por motivos alegadamente religiosos. Esta coexistncia pacifica uma inovao na histria do mundo ocidental. As diferentes confisses religiosas parecem ter deixado de usar a fora para afirmarem as suas convices e confiam agora no poder da palavra. Esta mudana interpretada por muitos como o resultado de uma quebra nas convices religiosas no Ocidente. A maioria inclina-se, todavia, a pensar que a

mesma se deve ao resultado de uma aprendizagem social: a de que existem valores que devem ser preservados na convivncia social, como a liberdade e a vida. O que acontece no mundo ocidental parece no ter correspondncia na maior parte do mundo. Em pases como a China, continuam as perseguies por motivos religiosos. Em diversas partes do mundo, em particular no continente africano, as diferenas religiosas so freqentemente evocadas para justificar, por exemplo, genocdios. Uma das situaes mais preocupantes a do mundo islmico. Nas ltimas dcadas temos assistido aqui emergncia de movimentos religiosos caracterizados pelo fanatismo dos seus lderes. Estes acreditam sem hesitaes que possuem a verdade absoluta e manifestam-se dispostos usar todos os meios para a imporem. Desde finais dos anos 70 do sculo XIX, vrios lderes religiosos lanaram escala global uma "guerra santa" (djihad islmica) para matarem, de forma indiscriminada, o maior nmero possvel de infiis. Muitos destes fanticos religiosos aproveitam-se da liberdade religiosa existente nos pases ocidentais para espalharem a morte. Um exemplo desta ao foram os atentados de 11 de Setembro de 2001, nos EUA. A liberdade religiosa impossvel? Ao contrrio do que muitos pretendem fazer crer, estes atos no so do foro religioso, mesmo que a religio esteja a ser evocada para os legitimar. No estamos perante nenhuma guerra entre religies. Trata-se de crimes contra a humanidade e como tal devem ser assumidos. Em suma, podemos dizer que a tolerncia religiosa algo caracterstico dos pases ocidentais e continua a estar longe de ser uma realidade mundial. A tolerncia pode pressupor, gratuitamente, que a f da pessoa de quem falamos inferior nossa, enquanto que o amor nos ensina a ter com a f do prximo o mesmo respeito que temos com a nossa - na qual reconhecemos tambm imperfeies. Ora, se somos imperfeitos, a religio, tal como a concebemos, tambm imperfeita. E se todas as concepes religiosas que representam os homens so imperfeitas, no podemos levantar condies de inferioridade ou superioridade de uma com relao outra. A a questo se coloca: porque tantas fs diferentes? Qual a interpretao que devemos aceitar como verdadeira? Cada razo tem seu prprio ponto de vista. Da a necessidade da tolerncia, que no

indiferena com sua prpria f, mas um amor mais puro e mais inteligente para com essa f. Todas as fs constituem revelaes da Verdade. O respeito que experimentamos por outras fs no deve impedir de ver os defeitos; a tolerncia no prejudica a distino entre o bem e o mal, entre o que justo e o que falso. Devemos sempre estar conscientes dos defeitos de nossa prpria f e, entretanto, no abandon-la por isto, mas tentar triunfar sobre os defeitos. Se considerarmos sem parcialidade todas as religies, no hesitaremos em misturlas nossa, nas suas caractersticas desejveis, e, mais nos estimaremos por ter cumprido esse dever. - Mahatma Ghandi Finitude e o Existencialismo

O homem vive diariamente a sua vida, tenta possuir o controlo total de todas as suas aes, precisa de tranqilidade e paz para viver bem consigo mesmo. No entanto, quando o Homem perde a sua paz de esprito precisa de se agarrar a algo, precisa de acreditar que vai ser recompensado pelo que faz e que o seu Deus o ir ajudar a ultrapassar as suas dificuldades. neste momento que o Homem se v confrontado com a sua finitude. A Religio possui 3 caractersticas prprias: 1) Bipolarizao poder humano/poder sobre-humano. 2) Procura-se estabelecer ligaes entre dois plos. 3) As ligaes remetem para uma atitude assente na f. A crena religiosa pressupe que se aceitem todos os dogmas de uma doutrina sem que se questione a sua imutabilidade. Atravs da religio tenta-se explicar os fenmenos climticos, geolgicos, etc., como uma manifestao de Deus acreditando que este est a exprimir os seus sentimentos de fria para com os simples mortais atravs da sua justia inexorvel. Os crentes aceitam a morte como uma deciso de Deus recusando ajuda mdica ou qualquer tipo de tratamento porque acreditam que se Deus ainda os quiser, eles salvar-se-o. Em oposio ao Divino encontra-se o Demonaco personificado

pelo Diabo. O Diabo oferece sentimentos horrveis a quem o aceitar assegurando uma felicidade apenas passageira. Razo e f

O discurso racional e religioso opem-se um ao outro. No discurso racional, a argumentao est sempre sujeita a crtica ou discusso. No aceita quaisquer dogmas, muito pelo contrrio, critica-os ativamente podendo depois de uma reflexo, cada indivduo aceitar ou recusar o argumento apresentado desde que este tenha lgica. Ambos os argumentos podem ter lgica, pelo que comum o indivduo que rejeita ou aceita um deles compreender a opinio contrria. Por outro lado, o discurso religioso pressupe que os indivduos se entreguem completamente ao seu(s) Deus(es). Os crentes no questionam quaisquer dogmas (verdades inquestionveis) da sua religio. Aceitam-nas cegamente independentemente de qualquer explicao racional. Este tipo de pessoas precisam acreditar em algo que as faa sentir seguras e onde possam depositar total confiana. Sentido da Vida

Muitos de ns, simples cidado comuns, costumamos refletir sobre a nossa razo de viver, porque que nascemos qual o nosso propsito para ter sido abenoados com uma oportunidade de viver. Estas pequenas reflexes devem-se ao simples fato de que o Homem, em geral, um ser frgil, dbil que apenas nota a sua fraqueza quando atravessa momentos de dor, angstia, desespero, etc. Por outro lado, o ser humano o nico animal dotado de inteligncia pelo que consegue passar por estes momentos de reflexo. O ser humano sente que tem plena finitude e isso que o leva a questionar o sentido da vida.

A grande condicionante que leva o Homem a questionar o sentido da existncia o de no criar objetivo, fins, intuitos, metas que, ao concretiz-las, o faa sentir-se bem consigo prprio. No entanto, ao aperceber-se do que se est a suceder consigo mesmo pela associao de tudo o que lhe acontece, o Homem encontra o sentido da vida. Em suma, tudo na vida tem sentido, ao contrrio do que nos parece, pois o Homem no consegue descodificar tudo o que lhe acontece, entrando muitas vezes em desorientao. A procura pelo sentido da vida tem de partir da vontade prpria do Homem, as coisas tm de fazer sentido ao prprio indivduo e no ao outros. Esta procura pelo sentido da vida faz com que cada um seja uma pessoa diferente. H quem defenda que o prprio Homem que d sentido sua vida e h quem diga que na religio que encontramos o sentido da vida. A deciso por uma das teorias faz com que existam os ateus e os crentes. Existe ainda outro tipo de pessoas para o qual a vida no faz sentido (apenas porque no delimitam objetivo na sua vida). Estas pessoas so muitas vezes influenciadas pelo meio em que vivem, pelo mundo injusto em que vivemos, por todo o mal que nos acontece. O destino final destas pessoas acaba por ser, na maior parte das vezes o suicdio, o que demonstra o quo importante achar o sentido da vida. Outro tipo de pessoas julga serem elas que do sentido vida. Atribuem todo o sucesso que alcanam, tanto a nvel pessoal como profissional, aos seus atos. Estas pessoas pensam desta maneira pois acreditam na liberdade como sendo um valor do qual todos usufruem. Por ltimo, h pessoas que acreditam serem meros servos de um ser superior dotado de uma justia inexorvel. Se fizerem o bem, sero recompensados, mas, se pelo contrrio, praticarem o mal, sero severamente castigados por Deus. Deus , portanto, a ncora destas pessoas, Ele que lhes d fulgor para viver. Apesar de todo o mal que acontece no mundo, os crentes afirmam que se isto sucede porque o homem no usou da melhor forma a liberdade que Deus lhe deu. Para os crentes, Deus criou um mundo perfeito arruinado pelos atos irresponsveis dos homens. Contudo, so geralmente os mais infortunados que

acreditam mais num ser superior, pelo fato de que acreditam na salvao e eternidade. A maior parte dos crentes julga que a vida em terra tem menos significado do que depois da morte, e isto que os faz continuar a viver. Em concluso, o Homem pode encontrar o sentido da vida de diferentes maneiras. Nenhuma delas est errada porque no h uma certa. Basta se sentir bem consigo prprio e acreditando no que faz e pratica para poder viver da melhor maneira possvel.

Existncia de Deus

Ser racional acreditar na existncia do Deus padro? Poder apresentar-se uma boa razo ou um argumento irresistvel a favor da sua existncia? Alguns testas dizem que no e baseiam a sua crena na f, ou seja, acreditam nos dogmas existentes, sem os questionar. Outros, pelo contrrio, pensam que se podem construir argumentos para provar que o Deus padro existe. De fato, muitas espcies de razes foram apresentadas para acreditar em Deus. Algumas razes so facilmente classificadas de insatisfatrias. Por exemplo, o argumento de que Deus deve existir porque em quase todas as sociedades as pessoas acreditam nele. A aceitao de uma crena por uma ou mais sociedades no , decerto, uma boa razo para a aceitar. Muitas crenas falsas so, ou foram quase universais (por exemplo, a de que a Terra plana). Mais ainda, apesar de a crena num deus ou noutro ser quase universal, no h um deus em que a maioria das pessoas acredite. Como poderia, por exemplo, o fato de algumas pessoas acreditarem num deus crocodilo justificar a crena no Deus cristo? Falta de razes para acreditar no contrrio

Alguns cristos evanglicos, notando que os agnsticos afirmam que no podemos provar que Deus no existe, seguem outra via. Argumentam que se no

podemos provar que Deus no existe, ento eles esto podem acreditar que ele existe. Mas os ateus podem contra-argumentar. Mostrando que os agnsticos tambm afirmam que ns no podemos provar que Deus existe. Logo, se no podemos provar que Deus existe, estamos podemos igualmente acreditar que ele no existe. Um mtodo de raciocnio que nos permite "provar" ambos os lados de uma disputa, no prova nenhum. A ausncia de prova do contrrio no uma boa razo para acreditar em alguma coisa. Argumentos cosmolgicos

Inumeros argumentos estreitamente relacionados com a existncia de Deus baseiam-se na aparente necessidade de o Universo como um todo ter uma causa. Parecem existir trs possibilidades. Ou o universo comeou a existir por si s ou existiu desde sempre ou, ento, foi trazido para a existncia por alguma fora superior ou ser extremamente poderoso. Geralmente, aqueles que acreditam em Deus acham incrvel que o universo possa ter chegado existncia apenas por si mesmo e igualmente incrvel que ele possa ter j existido durante uma quantidade infinita de tempo. Acreditam que um ser extremamente poderoso, Deus, o deve ter criado. Esta uma das razes que as pessoas do com mais freqncia para acreditar em Deus. Os argumentos que tentam provar que deve haver um Deus porque deve haver um criador do universo, so chamados de provas cosmolgicas da existncia de Deus. Em geral so argumentos que tentam provar que tem de haver uma "primeira causa" de todo o universo nomeadamente, Deus. De acordo com o filsofo Immanuel Kant, a existncia de Deus e os conceitos de liberdade e imortalidade no podem ser afirmados ou negados no campo terico, nem podem ser cientificamente demonstrados. Dimenso Pessoal e Social Dimenso Pessoal

A religio muito difcil de definir, por vrios fatores. algo incorpreo, pelo que muito difcil explic-la e defini-la atravs de conceitos racionais e palpveis. Por outro lado, cada religio tem as suas prprias caractersticas. H religies que possuem vrios deuses, outras em que os deuses tomam forma incorporando objetos, etc. Tudo isto leva-nos a falar de religies, e no apenas de religio. Outro ponto que fundamental referir, o de que a maior parte das pessoas que tentam descrever a religio so filsofos ou estudiosos que, de uma maneira geral, tm de ser como jornalistas, possuindo iseno de todos os fatos de maneira a produzir um discurso sem dualidade de critrios. Esta pequena condicionante leva a que a maior parte dos filsofos no acreditem em Deus. Ento, como possvel descrever alguma coisa em que no acreditemos? Conclumos, portanto que muito complicado descrever e abordar esta temtica o que aumenta o grau de dificuldade na execuo deste trabalho. Posto isto, h que distinguir vivncia religiosa que se liga dimenso pessoal de fenmenos religiosos que se referem dimenso social da religio. A vivncia da religio muito subjetiva, dependendo de pessoa para pessoa, pois tratam-se de diferentes maneiras dos crentes se ligarem religio. No entanto possvel destacar alguns aspectos da experincia religiosa: Atitude afetiva O Homem estabelece uma relao de maior afetividade com o/os seu/s Deus/es do que propriamente uma relao de racionalidade para com este. Cria uma atitude de emoo que o fascina ou aterroriza com base na prtica de boas ou ms aes. Sagrado e Profano Como j foi citado, o Homem mantm uma relao de emoo e racionalidade face religio o que leva admisso da existncia de dois domnios bipolares. O sagrado e o profano. O profano diz respeito s realidades temporais susceptveis de serem apreendidas pelos sentidos ou razo. o lado humano da religio. O Sagrado diz respeito intemporalidade, escapando s formas de conhecimento. o lado divino da religio.

Crena na revelao Como j foi mencionado neste trabalho, tudo o que acontece na nossa vida tem um significado, e o que ns fazemos dela, tem como base uma interpretao dos sinais que nos so dados. Os crentes na religio interpretam os sinais que lhes so dados como uma chamamento de Deus para o mundo do Sagrado e do Profano. Unio ao Sagrado O Homem une-se ao sagrado atravs do culto, que uma forma de estar junto de Deus. atravs do culto que se sente protegido de todo o mal e onde comunica com Deus falando-Lhe de todas as suas angstias e dissabores com a finalidade de encontrar uma explicao e sentido para estas. Dimenso Social A religio tem como j vimos uma dimenso muito pessoal que complementada com uma dimenso social. A dimenso social a exteriorizao das manifestaes de uma comunidade religiosa. O ritual religioso a forma encontrada por estas comunidades para manifestar publicamente a sua religio. Desde o batizados e casamento at s peregrinaes, e cnticos, o intuito final do Homem o de fazer com que Deus fique contente com ele. Estas comunidades possuem caractersticas comuns, das quais iremos destacar as que consideramos serem as mais importantes. Filosofia de Vida As pessoas da mesma religio partilham idias semelhantes que constituem uma forma de se situarem no mundo e compreenderem os problemas que lhe fazem frente. tica e a religio Ao fazer uma anlise de tica grega antiga percebe-se dois extremos que foram de suma importncia para a evoluo nos estudos da tica, levando os pensadores a pesquisarem sobre a natureza do bem moral na busca de um

princpio absoluto da conduta. Ela procede do contexto religioso, onde surgiram muitas idias ticas. O homem o centro de pesquisa entre grandes pesquisadores (Scrates, Plato e Aristteles), e cada um deles a seu modo ,leva questionamentos e tenta chegar a uma concluso a respeito da tica. Se h vida aps a morte, teramos que nos concentrar na busca da virtude e da dialtica? Ao se falar da dialtica pensa-se em contemplao de idias, ou de contemplao do saber pelo saber? Virtudes so normas preestabelecidas ou uma espcie de segunda natureza adquirida pela razo livre? Diante de tantas verdades procurase entender tica como um lugar onde o ser humano se sinta encorajado, animado e confortado; a certeza de que eu possa ser melhor, que sou convidado a algo superior, que possvel ser honesto, justo e verdadeiro na sociedade em que vivemos. O homem precisa acreditar em algo que est alm do aqui e agora, pois sem idias e ideais nada valeria a pena; abraando a dialtica do saber e das idias, a tica pede para sermos, mais autenticamente, ns prprios, sermos mais verdadeiros, mais livres e responsveis. No podemos deixar de falar sobre a essncia de Deus, pois Ele o centro do universo e o homem para se desprender da matria, do corpo necessrio contemplar Deus na sua essncia, o divino que habita em cada ser vivente. Mas para se chegar a tal patamar necessrio seguir os caminhos das virtudes, onde Plato, transcreve as principais virtudes como: Justia, Fortaleza, Prudncia e Temperana; sendo virtudes que trazem harmonia e equilbrio. J para Aristteles, a felicidade para o homem, marcada pelos fins que devam ser alcanados; onde o homem corpo e alma espiritual. Partindo desse princpio o homem movido pelo desejo, e a alma espiritual que j contm na sua essncia o bem, precisa trabalhar os bons hbitos de acordo com a razo, pois seu pensamento o elemento divino no homem e o bem mais precioso. Assim quem sbio no carece de muitas outras coisas. Vale ressaltar que o homem nasce para o bem, mas preciso domesticao, conscincia para trabalhar o divino que h dentro de cada um de ns; de nada valeria a razo se ns no pudssemos us-la para a construo da individualidade, onde a contemplao do saber cimento que sedimenta o Criador na Criao. Conhece a ti mesmo, esse o lema de Scrates, e ao ler percebemos que o homem est inserido na Natureza, mas no est solto, existe uma hierarquia que o leva a viver moralmente e se realizar como homem. O nico caminho que o homem

precisa realizar o caminho de volta, para dentro dele mesmo, mas pergunta-se como? O homem o nico animal capaz de domesticar outro animal e o nico a se domesticar, partindo desse princpio, percebemos o amor de Deus para conosco; isso nos leva a crer que Deus nos amou primeiro, e cada um deve amar primeiro, fazer para com o outro aquilo que gostaramos que fizesse conosco, mas para isso requer educao, aperfeioamento e disciplina do homem. As religies tm servido de referencial para ns e trouxe um grande avano moral (famlia, estado e poltica), Mas nada perfeito, vem com ela, a alienao e o fanatismo de muitos que ajudaram a obscurecer a mensagem tica profunda da liberdade, do amor e da fraternidade universal. Infelizmente a religio transformou o amor em pecado carnal, a fraternidade em poder de propriedade, amizades em relacionamentos vantajosos, o progresso econmico em sucesso pessoal, criando muralhas entre Deus e o homem, monopolizando o poder e at mesmo o Deus universal; transformando a f divina em categoria, revelao, paternidade divina e pecado, com possibilidades do Perdo.

OS IDEAIS TICOS Para uns, o ideal tico estava na busca terica ou na prtica do bem, para outros estava no viver de acordo com a natureza, em harmonia csmica. J no Cristianismo, os ideais ticos se identificaram com os religiosos. Pelo Renascimento e o iluminismo, ideal tico seria viver de acordo com a prpria liberdade pessoal, no social (igualdade, fraternidade e liberdade). No sc.XX, os pensadores da existncia insistiram sobre a liberdade como ideal tico. Ao fazer uma idia do que venha a ser ideais ticos, nos baseamos nas informaes acima citadas; chegamos concluso que os ideais ticos so convenientes a cada poca, de acordo com a viso da evoluo social, econmica e intelectual do homem, nos tempos de hoje. Em pleno sc.XXI, fala-se de uma tica amoral, onde os valores so limitados a uma minoria burguesa, e os meios de comunicao so responsveis por uma lavagem cerebral, incutindo ideais elaborados e sistematizados, transformando o indivduo em massa. E na massificao atual criou-se o esteretipo de mulheres, homens e padres. Tais

comportamentos so criados em srie e cidados so clonados; a liberdade de conscincia deixa de existir, a cidadania ao ser praticada, seria um ato tico e, ao invs disso, os homens se tornaram produto do meio, deixaram de pensar, pois comprar pronto implica estar em voga...

A LIBERDADE Falar de tica significa liberdade, mas quando falamos de tica nos lembram normas de responsabilidade. Quando agimos, estamos seguindo uma norma, uma conduta que no nos deixa sair dos trilhos, e para isso devemos obedecer, caso contrrio estamos infringindo uma lei; lei essa que foi criada para que o homem tenha direitos e deveres para levar esse mesmo homem a ter liberdade, caso aja com responsabilidade. E para uma certa acomodao da conscincia humana, foram surgindo formas que trazem aceitao e conformidade s geraes, tais como: tudo o que acontece, tinha de acontecer, estava escrito. Deus quis que fosse assim; quando a lei do materialismo-capitalismo rege todas os nossos atos e decide por ns, a tica desaparece e, com isso temos uma liberdade falsificada, um falso poder sobre essa liberdade. Para os idealistas a nica liberdade a ser falada aquela em que o homem est acima e livre do aqui e agora, um esprito elevado que no se identifica com o homem real e concreto. Para Hegel a chamada liberdade s existe para que o indivduo se sinta livre, saiba ser realmente livre, num estado organizado que garante a liberdade de todos e de cada um . Para Marx, a natureza a dominao do homem pelo homem .Para Kant, o homem deve ser sempre tratado como um fim, e nunca como um meio. E, para finalizar, Kiekegaard afirma que a angstia o reflexo psicolgico da conscincia da liberdade

COMPORTAMENTO MORAL: Toms de Aquino, diz que a conscincia moral a voz interior que nos diz que devemos fazer, em todas as ocasies, o bem e evitar o mal. Com o renascimento e a Idade Moderna, junto com a imprensa e o re-estudo do mundo antigo, a difuso cultural, houve o enriquecimento de uma nova classe(burguesia) desenvolvendo agora uma preocupao com a autonomia moral do indivduo. Este indivduo que age de acordo com tal razo natural.

Kant busca descobrir em cada homem, e neste sentido antiaristocrata e burgus, uma Natureza livre. Para os gregos isto significava uma certa harmonia passiva com os cosmos. Para o Medieval, significava uma obedincia, um agir de forma mais primitiva, mas no fundo Kant acredita que a Natureza uma Natureza racional, ou seja, a Natureza nos fez livres, mas isso no nos diz o que fazer concretamente. Mas Hegel considerou demasiado abstrata a posio Kantiana, pois seu igualitarismo postulado no levava realmente em conta as tradies, os valores, o modo de ver de cada povo; ignorava as instituies histricas concretas no chegando a uma tica de valor histrico. Na Segunda metade do sc. passado, a questo do comportamento tico mudou mais uma vez, as atenes se voltaram para a questo do discurso, mas teve outras influncias como a crtica ideolgica e a crtica da linguagem. Por mais que variem os enfoques filosficos, algumas noes bastante abstrata e so fortes na tica. Uma delas a questo da distino entre o bem e o mal. Agir eticamente agir de acordo com o bem. E quem no age dessa forma, no vive eticamente. J no sc.XXI os homens esto mais conscientes de que eles no so meros espectadores, e sim atores, que no esto na platia, e sim no palco, j diziam alguns pensadores. A questo atual saber se o homem consegue agir individualmente, isto , agir moralmente. A Natureza Humana perfeita, mas uma vez assumindo com conscincia e responsabilidade consigo e com os outros que nos rodeiam ser impossvel no infringir a tica e a moral. O equilbrio interno a mola propulsora da harmonia, por isso ao avaliarmos uma dada situao, devemos levar em conta que o direito de um termina quando a do outro comea; nossa cultura ocidental racional e atribumos toda essa qualidade ao crebro, inteligncia, no importa onde reside esse atributo, o importante saber que eles formam a conscincia na qual reside nossa capacidade de julgar e decidir, ter conscincia saber discernir com critrios justos e bons.

A religio e a tica A tica daquelas coisas que todo mundo sabe o que so, mas que no so fceis de explicar, quando algum pergunta.

A tica pode ser o estudo das aes ou dos costumes, e pode ser a prpria realizao de um tipo de comportamento. Nos nossos dias fala-se muito de tica; os historiadores afirmam que quanto mais uma sociedade vive carente de tica, mais se fala dela. Etimologicamente tica alude quilo que se costuma fazer, aquilo que normalmente se faz. A palavra grega ethos significa o costume social, o modo de comportamento de uma determinada sociedade As questes da tica nos aparecem a cada dia. Nas artes, o poder de seduo, de encantamento, da msica, pode ou deve ser usado para condicionar o comportamento das pessoas. O mandamento evanglico ,- amar os nossos inimigos,_ ser valido para a tica? No seria nada mais do que um comportamento adequado aos costumes vigentes, isto , enquanto estes costumes tivessem fora para coagir moralmente, o que quer dizer, socialmente. Quem no se comporta de acordo com as normas vigentes , ou seja, de maneira discrepante, divergindo dos costumes aceitos e respeitados, estaria no erro, pelo menos enquanto a maioria da sociedade ainda no adotasse o comportamento ou o costume diferente. Isso quer dizer que esta ao seria errada apenas enquanto ela no fosse o tipo de um novo comportamento vigente. Mesmo nos dias de hoje, numa mesma sociedade, notamos ntidas diferenas de costumes entre as classes da mais alta burguesia, a pequena burguesia e o proletariado. Ser que no haveria uma tica absoluta? Sabemos que tica no sentido absoluto, no apenas aquilo que se costuma fazer em uma sociedade boa : aquilo que bom em si mesmo, deve ser feito ou evitado a todo custo e em todo o caso, independentemente das vantagens pessoais ou sociais que da se extraiam: Aquilo que no negocivel, algo que no se pode discutir nem transigir. O que digno do ser humano, pois, o que se ope ao indigno. Scrates foi o fundador da moral, pois, para ele a palavra moral sinnimo de tica; no se baseava nos costumes do povo e dos ancestrais, mas na convico pessoal (demnio interior).

Kant buscava uma tica de validade universal, que se apoiava na igualdade fundamental entre os homens.

Neste grande rio se movimentam pensadores do porte de Plato, Aristteles, Santo Agostinho e Santo Toms de Aquino, Maquiavel e Spinoza, Hegel e Kierkegaard, Marx e Sartre, enfim, quase todos os grandes pensadores que ns, ocidentais, conhecemos, assim como, no meio deles, todos ns, que cada dia enfrentamos problemas tericos e prticos, ticos ou morais. E que temos de resolv-los, com ou sem ajuda, mas de preferncia com alguma ajuda daqueles que mais persuadiram sobre tais questes. No mundo contemporneo, fala-se muito de liberdade de expresso, mas a vida tem regras para ser seguidas, regras essas que so impostas pela mesma liberdade e uma vez infringidas, acabam sofrendo conseqncias irreversveis, como por exemplo, o indivduo que se torna alcoolista, ele agride seu organismo e, mais tarde, ter aquelas gravssimas conseqncias do abuso do lcool. O equilbrio interno a mola propulsora da harmonia, por isso ao avaliarmos uma dada situao, devemos saber o caminho a ser seguido, tendo como referencial esses pensadores que muito contriburam para uma tica consciente e amadurecida. O comportamento tico na igreja "Vs no sabeis de que esprito sois" disse Jesus em Lc 9.55, aos irmos Tiago e Joo, que, quando perceberam que uma aldeia de Samaria se recusava a permitir a passagem de Jesus, perguntaram-lhe se gostaria que pedissem ao Pai que mandasse fogo do cu para destruir aquela vila. Jesus explicou que o filho do homem no veio para destruir o alma dos homens, mas para salv-los. Jesus estava ensinando tica para os seus discpulos. O que eles sugeriram no combinava com carter da obra, da pessoa e da natureza de Cristo. tica isso, a coerncia entre meio e o fim. Sei que h muitas outras definies possveis, mas, ficarei com esta, que aponta para a finalidade e a natureza como norte. O meio pode ser um pensamento, uma motivao, uma atitude, um ato, etc.. Tiago e Joo faltaram com a tica porque no entenderam quem eram, portanto, no sabiam como se portar. Porque quem no sabe quem e para o que existe, no sabe o que pensar, que motivao deve ter ou aceitar, que atitude deve acalentar, que ao deve tomar. Jesus, ao contrrio desses discpulos, sabia quem era, se chamou de o filho do homem, sabia que era o grande representante da

humanidade, o modelo de gente e o nico caminho para a nossa salvao. Jesus sabia, assim, exatamente, como deveria se portar em todos os sentidos. Para falar sobre a relao entre a igreja e a tica, temos de em entender o que a que igreja. A igreja a comunho dos seres humanos que receberam a mesma revelao que Pedro e que, portanto, adora a Jesus. A revelao que Pedro recebeu foi de que Cristo o filho do Deus vivo, portanto, Deus, e Deus a gente adora. Adorar a Cristo proclam-lo, ele, a encarnao da virtude de Deus e imitar a Jesus de Nazar. Porque o Joo disse que quem diz estar nele deve andar como ele andou e Paulo disse de si mesmo que ele era um imitador de Cristo, e que ns deveramos seguir seu exemplo, disse, tambm, que vivia para anunci-lo. Assim, a igreja a comunho de pessoas que, individual e comunitariamente, no poder do Esprito, imitam e anunciam a Jesus de Nazar, o Cristo, no seu dia-a-dia, em tudo o que fazem. O Cristo que a gente imita o Cristo que habitou entre ns. Porque Paulo disse que a gente devia contemplar a glria do senhor e no o senhor da glria; e a glria do senhor Jesus de Nazar, o Cristo, fazendo da vontade e comunho com Deus a sua comida e bebida, e andando por todos os lugares fazendo o bem para todas as pessoas. Tambm, temos de lembrar que, quando Joo estava nas regies celestes chorando porque no havia quem pudesse tomar o livro da mo daquele que estava sentado no trono, um ancio apontou para ele o leo da tribo de Jud, porm, tudo o que ele conseguiu ver foi o Cordeiro que foi morto. O cu pode falar do leo, porm, a gente s v o cordeiro, se temos de imitar algum, s podemos fazer isso em relao a algum que a gente pode observar, e a gente v o cordeiro, portanto, s d para imitar o cordeiro. A espiritualidade crist no a do leo mas, a do cordeiro. Isso deveria influenciar a nossa liturgia, de modo que tanto as nossas msicas como os demais movimentos litrgicos deveriam nos mostrar o cordeiro, que foi morto e que ressuscitou ao terceiro dia, em sua devoo ao Pai e servio aos homens. A igreja tambm um homem coletivo, Paulo disse que Jesus Cristo criou, nele mesmo, um Novo Homem, esse novo homem fruto da reconciliao entre judeus e gentios. Recordemos que, para a mentalidade judaica, o mundo estava dividido em dois grupos, judeus e gentios. O que os separava era a compreenso e o relacionamento com Deus, os judeus sabiam de tudo sobre Deus e com ele tinham comunho, os gentios, por sua vez, no tinham nada, estavam sem Deus no mundo e, portanto, sem senso de finalidade e sem esperana. Jesus Cristo ao

apresentar-se a ambos como a nica possibilidade de realmente se ter acesso s promessas de Deus, colocou-os numa mesma base, acabou a briga, tanto um quanto o outro precisam de Cristo para ter Deus. A medida que judeus e gentios vo admitindo isso, e se rendendo a Jesus, passam a formar a nova humanidade, porm, com uma diferena significativa em relao a anterior, so habitao do mesmo Esprito e passam a se amar tanto que se essa unidade, o homem coletivo, fruto desse Esprito, aparece. E a imagem e semelhana da Trindade plenamente manifestada. Ento, viver a Igreja fomentar o surgimento dessa comunidade que manifesta essa unidade. Isso, tambm, deveria dar o tom de nossa liturgia; vocs j se deram conta de quantas msicas ns cantamos enfatizando a primeira pessoa do singular, eu, eu, eu... onde est o ns, quando vamos aprender a nos ver a partir da comunidade? E tem mais, a igreja tambm est identificada com o Reino de Deus. Em Daniel o Reino um domnio exercido por um povo que nunca o perder; em Apocalipse um povo de sacerdotes que reinar sobre a terra; em Joo Batista o Reino exige que as pessoas se arrependam, o que vai desembocar na prtica da solidariedade; na fala de Jesus, que confirma Joo, o Reino um sistema onde o poder o servio; um lugar que s pode ser visto do lado de dentro, pois, tanto para ver como para entrar a pessoa tem de nascer de novo, logo, s v se entrar, ento, quem viu, viu do lado de dentro; e to exclusivista que s pode participar dele quem rompeu com tudo para viver apenas por ele; um lugar onde s a vontade de Deus feita; uma realidade a ser vivida e a ser aguardada, assim como, uma mensagem a ser anunciada prioritariamente aos pobres. Na fala de Paulo, o Reino um estado de alegria, paz e justia, onde o trabalhador o primeiro a desfrutar de seu trabalho; onde quem colheu de mais no tem sobrando e quem colheu de menos no passa necessidade, e todos trabalham para acudir ao necessitado. A Igreja o povo do Reino, que o vive e o sinaliza. Ser tico, ento, para a Igreja, ser coerente na histria, em meio a sociedade, com a complexidade de sua natureza e finalidade. Em que msicas, leituras e oraes, mesmo, nosso compromisso como povo do reino aparece? A tica comea na liturgia, na forma como ns apresentamos o nosso culto a Deus. A gente tico no contexto onde a gente vive. O nosso contexto o Brasil, pas de contrastes perversos: uma das maiores economias e um dos piores ndices de distribuio dessa riqueza; uma tecnologia desenvolvida ao lado dos piores ndices de alfabetizao e de aquisio de cultura; uma das arquiteturas mais

reconhecidas e respeitadas ao lado de um dos maiores de ndices de dficit habitacional e de submoradias; um dos maiores territrios do planeta, com terras das mais frteis ao lado dos piores ndices de distribuio de terra; uma das mais eficazes agriculturas ao lado da fome e da subnutrio; uma medicina das mais desenvolvidas ao lado de ndices estarrecedores de mortalidade infantil; uma das legislaes mais avanadas na rea dos direitos humanos ao lado de graves ndices de violncia contra a mulher, abuso de crianas e adolescentes e prtica de tortura; um dos cdigos penais de maior senso humanitrio ao lado de um dos sistemas carcerrios mais aviltantes e degradados; uma das democracias raciais mais celebradas ao lado de um racismo prfido, pois, sutil, no confessado e disfarado de problema scio-econmico, onde o negro, cantado em prosa e verso, no consegue ser cidado e est condenado pobreza e a ignorncia; uma das constituies mais avanadas ao lado dos piores e mais corruptos polticos encontrados numa nao classificada entre as modernas; um dos sistemas de votao mais avanados ao lado de um processo eleitoral marcado pela preponderncia do poder econmico e por vcios que perpetuam no poder uma casta de caudilhos, sistema onde se tem a obrigao do voto mas no se tem o direito de veto, onde o eleito pelo povo transforma o mandato em patrimnio pessoal e fonte de riqueza; uma cultura marcada pela criatividade ao lado de um mercado cultural colonizado e emprobecedor; um dos povos que mais confessam a existncia de Deus ao lado de uma vergonhosa manipulao religiosa e de arraigadas prticas de superstio, que o tornam prisioneiro de foras malignas. O que significa agir de forma coerente a nossa natureza e finalidade num contexto desse? Vou tentar responder a essa pergunta apresentando, salvo melhor juzo, algumas posturas. A face mais visvel e, aparentemente, a que mais cresce da igreja brasileira ao invs de denunciar a injustia social e propor e viver uma economia solidria, passou a pregar uma teologia que sustentava a desigualdade ao afirmar que a riqueza deveria ser o alvo do crente, e que o caminho a f atestada pelo nvel de contribuio e pela capacidade de arbitrar, por decreto, sobre o que Deus deve fazer; ao invs de denunciar a misria e a dvida do estado para com os excludos passou a denunciar a provvel pequena f dos desgraados; ao invs de socorrer aos enfermos, enquanto denunciava o descaso, comeou a apregoar uma cura instantnea para aqueles que, com um certo tipo de f, freqentarem o ministrio certo; ao invs de combater o racismo passou a

estigmatizar como maligna tudo o que se relaciona com a cultura negra, como se o demnio fosse nego e, portanto, tudo o que negro fosse demnio; ao invs de denunciar a corrupo passou a fazer negociatas com srdidos representantes da camarilha que mantm o pas no subdesenvolvimento, assim como, a participar, sem restries, do jogo poltico, cassando o direito poltico de suas ovelhas pelo constrangimento para que votem nos candidatos escolhidos pelos lderes; lderes que ao invs de praticarem o servio para que se forme uma comunidade, tornaram-se caudilhos que se locupletam s custas da boa f de gente quer apenas queria Deus, e que se escondem em ttulos pomposos enquanto transformam a igreja numa cultura de massas fcil de manobrar; ao invs de pregar a graa que foi de modo abundante derramada atravs de Cristo Jesus, passou a demandar sacrifcios acompanhados de doaes cada vez mais constrangidas, para que o fiel se tornasse apto para receber a bno desejada; ao invs de promover a mansa espiritualidade do cordeiro, promoveram a esquizofrnica espiritualidade do leo, que tenta transformar em j o ainda no do reino, enquanto transforma o j do reino em nunca; ao invs de viver, sinalizar e anunciar o reino, passaram a caar os principados e potestades nas regies celestiais, ora localizando e derrubando os seus postes dolos, ora ungindo de alguma forma criativa a cidade, inaugurando o que James Houston chamou de evangelizao csmica; ao invs de fomentar o surgimento da comunidade do Reino importou modelos de agrupamento que aumentam a produtividade da igreja na promoo do crescimento numrico, que passou a ser aval de beno divina; ao invs de pregar e praticar a vitria de Cristo na cruz e na ressurreio sobre todos os agentes do mal, passou, de um lado, a pregar uma teologia que mais infundia medo do que f, e, de outro lado, a, segundo, o articulista Ricardo Machado, umbandizar as igrejas. claro que tivemos problemas ticos em outros segmentos de igreja, sim, porque Igreja Brasileira uma categoria ideolgica evocada nas generalizaes, o que existe, de fato, uma gama de Igrejas no Brasil, no estou falando das divises denominacionais, que, alis esto desfiguradas, mas, dos vrios jeitos de ser igreja, que acabam, por se constituir em segmentos estanques entre si. Houve segmento que, diante dessa realidade cruel recrudesceu o fundamentalismo legalista e alienado, outro houve que assumiu a igreja como uma empresa, sonhando tambm com imprios, e passou a importar modelos de gerenciamento

que a organizasse, desenvolvesse excelncia ministerial e produzisse crescimento, usando, muitas vezes, o princpio do apartheid, e as ovelhas foram feitas mo de obra e os pastores foram feitos gerentes de programa. O segmento da misso integral, em boa parte, migrou para a teologia urbana, sob, infelizmente, muita influencia de pensadores do primeiro mundo, timos, mas, que enfrentam uma cidade secularizada, problema que, ainda, no temos, uma vez que nossas cidades esto muito mais para um grande shopping religioso do que para o secularismo que o primeiro mundo enfrenta, essa opo colocou-nos sob o risco de perder a viso do macro, alm disso, de alguma forma, em relao misso integral, paramos de pensar, por isso a misso integral no se tornou uma teologia, continuou a ser, como diz Ziel Machado, uma resposta, que, ano aps ano, continua a repetir que para evangelizar preciso considerar o contexto sciopoltico-econmico-cultural daquele que se vai evangelizar, e que misso integral o evangelho todo para o homem todo para todos os povos; preciso que descrevamos mais este evangelho, este ser humano, este contexto e as novas realidades que se impem ao labor missionrio, porm, nem sequer, ainda, trabalhamos na frase para contemplar o corte de gnero, de modo a no discriminar o sexo feminino; tambm, pudera, depois de 1994, quando, no congresso da AEvB, nos dividimos, s voltamos a nos encontrar, alguns de ns, no final dos anos 90, em Curitiba, sob convite do Osmar Ludovico para um tempo de orao, que acabou por gerar uma carta comum, que, segundo testemunhos, produziu algo na direo da prtica da misso integral. Nesse tempo todo continuamos a falar em misso integral, mas, os livros de Rene Padilla, Samuel Escobar, Pedro Arana, Orlando Costas, Viv Grigg, entre outros no esto mais entre ns, ou porque h muito esgotaram ou por nem terem sidos impressos em portugus, e mesmo autores brasileiros desapareceram ou ficaram muito tempo fora das prateleiras das livrarias. A srie Lausanne est sendo retomada, e como bem vinda! Mas temos de ir mais longe, temos o desafio de transformar essa resposta numa teologia, porque com teologia que se edifica igreja. Bem, certamente, nenhum segmento conseguiria total coerncia, logo, no precisamos entrar em desespero, pois, a crise na f crist no o pecar o no se arrepender. E tem o outro lado, Jesus Cristo no diz apenas: vs no sabeis de que esprito sois, diz, tambm: vinde benditos de meu pai. Nos vrios segmentos da igreja,

com maior ou menor informao sobre essa proposta veiculada a partir do congresso de evangelizao realizado em Lausanne em 1974, a resposta apareceu, pipocaram programas de ao social, creches, distribuio de cestas bsicas, distribuio de alimentos para moradores de rua, entre outros. Os programas comearam assistencialistas, mas, pouco a pouco, foram se tornando mais voltados para solues estruturais. Milhares de ONGs foram criadas com as mais diferentes finalidades de cunho social: escolas, casas-lar, programas de desenvolvimento comunitrio, programas de alfabetizao, e muito mais. Um leve mas decisivo movimento do Esprito tem se feito sentir cada vez mais, o interesse de grupos dos vrios segmentos em se ajuntarem numa frente evanglica pela incluso social (explicar); a recente criao da RENAS, rede evanglica de ao social, formada pela participao de vrias dessas mencionadas ONGs, com o objetivo de serem ainda mais relevantes para os pobres; a ressurreio da AEvB e da FTL Brasil; o crescente interesse dos jovens, pastores e leigos, no significado dessa resposta; a retomada da questo da espiritualidade, que parte do segmento da misso integral comeou, nos fazendo revisitar a patrstica, nos encorajando a repensar o fazer pelo fazer so sinais que evidenciam esse movimento discreto mas firme do Esprito de toda a consolao que nos est reconduzindo a coerncia. daqui que temos de continuar. Temos uma teologia para desenvolver, precisamos, sob essa nova tica, repensar a teologia sistemtica e a identidade protestante; temos uma espiritualidade para retomar, a espiritualidade do Cordeiro; temos uma igreja para edificar, de modo que, pelo menos nela, todas as raas desapaream dando lugar nica raa que Deus criou, a raa humana, onde todos sejam gente como gente tem de ser, imagem de Jesus de Nazar; temos um pas para influenciar, temos profecia a proferir (caso das novas tribos). Precisamos refletir, a partir dessa compreenso teolgica, sobre o labor poltico e partidrio; sobre economia; sobre gentica; sobre bioengenharia (falar dos transgnicos); sobre a globalizao, sobre a chamada ps-modernidade, sobre a nova sexualidade, sobre a fermentao religiosa, sobre o desafio do isl, sobre formas de fazer entendida a mensagem da cruz, num mundo em mutao; sobre a questo agrria e o meio ambiente; sobre a urbanizao na Amrica Latina; sobre a relao da igreja com o estado. Temos de nos encontrar mais, trabalhar mais juntos, abrir o crculo para que novos no s sejam atrados, como j o esto

sendo, mas, para que se sintam bem vindos e em casa. Temos um reino para viver e para manifestar. E no estamos ss: o Senhor Jesus est onde sempre esteve, reinando sobre sua Igreja e sobre todo o universo; e o Esprito Santo est aqui, pairando sobre o caos, soprando vida, levando a Igreja que est no Brasil a um avivamento que ainda no conheceu, o avivamento que chama histria o clamor de Jesus, retratado por Lucas: Bem aventurados os pobres porque deles o Reino de Deus.

Uma Nova Reforma

No dia 31 de outubro de 1517, Martinho Lutero, professor de Teologia da Universidade de Wittemberg, fixou nas portas da Catedral desta cidade 95 teses questionando, luz das Escrituras, prticas e doutrinas sustentadas pela Igreja Romana. Esse gesto de Lutero tornou-se o marco inicial do movimento de Reforma Protestante, que se propagou, durante o sculo 16, a outros pases da Europa, sob a liderana de homens como Zwinglio, Farel, Joo Calvino e outros. Embora os historiadores seculares tentem descaracterizar o aspecto religioso da Reforma do sc.16, dando ao movimento contornos poltico-econmicos, em sua essncia, a Reforma Protestante foi um avivamento espiritual. A Igreja Romana distanciava-se cada vez mais das Escrituras, pautando-se na tradio eclesistica e na autoridade papal para introduzir no cristianismo uma srie de inovaes claramente contrrias ao ensino apostlico, como por exemplo, as doutrinas da regenerao batismal, da salvao meritria, sem falar nas distores do culto cristo, que tomou os contornos da missa romana. Os reformadores, iluminados pelo Esprito Santo, emprenharam seus esforos - e alguns deles at mesmo sua vida - para combater esses falsos ensinos e prticas, no af de conduzir novamente a Igreja Crist pureza. Esse trabalho foi direcionado por cinco princpios que ficaram conhecidos como os solas da Reforma. Sola Scriptura: somente a Escritura deve ser tida como regra de f e prtica da Igreja. Sola Fide: somente a f em Cristo Jesus, e no obras meritrias, pode nos assegurar a justificao diante de Deus. Solus Christus: somente Cristo Jesus o Salvador e o nico Mediador entre Deus e Seu Povo, no a Igreja, e nem santos ou anjos. Sola Gratia: somente a graa de Deus pode livrar o homem do

pecado e regener-lo para uma nova vida. Soli Deo Gloria: toda glria, na Criao e na Redeno, na vida e no culto, deve ser rendida somente ao Deus trino. Infelizmente, ao avaliarmos a igreja evanglica de nossos dias, constatamos que o legado dos reformadores tem sido negligenciado. Os evanglicos afastaram-se desses princpios balizadores, relegando a Palavra a um segundo plano, deixando de anunciar com fervor a salvao pela graa, mediante a f somente em Cristo Jesus, e praticando um culto mais centrado no homem do que em Deus. Precisamos de uma nova reforma espiritual! O povo evanglico de nossos dias precisa arrepender-se de seu mundanismo e retornar prtica dos princpios basilares da Reforma: Cristo, a Escritura, a Graa Salvadora, a F Genuna e a Glria de Deus devem ter centralidade em nossa doutrina, nosso culto e nossa vida. Assim, o cristianismo voltar a ser uma fora transformadora na Histria.

A Guerra das Emissoras de Televiso e a Igreja A mdia tem apresentado diversas notcias a respeito das relaes entre certas emissoras de televiso. Destaque foi dado denncia criminal apresentado pelo Ministrio Pblico de So Paulo contra um determinado homem evanglico e outras pessoas. O presente texto tem o propsito de apresentar o quadro regulatrio referente ao acesso atividade de televiso por grupos religiosos e seus respectivos limites. Tal tema implica em inmeras reflexes de extrema relevncia para nossa sociedade. A televiso tornou-se um instrumento valioso para a difuso da f pelas igrejas. Ser que as instituies religiosas podem acessar canais de televiso? Entendo que a resposta positiva, pois h a garantia constitucional neste sentido. A Constituio de 1988 determina que vedado ao Estado "estabelecer cultos religiosos ou igrejas, subvencion-los, embaraar-lhes o funcionamento ou manter com eles ou seus representantes relaes de dependncia ou aliana, na forma da lei, a colaborao de interesse pblico" (art. 19). Este preceito no tem o efeito de vedar a explorao pelos grupos religiosos da atividade de televiso por radiodifuso. A Constituio adota a forma de Estado laico, para garantir a democracia, isto , para possibilitar o governo de todos e para todos. Probe-se o governo de atuar em favor de determinada agremiao de natureza religiosa. Contudo, repita-se, isto no significa a negao do acesso das igrejas na atividade de televiso. A norma deve ser interpretada no sentido da imposio da neutralidade do Estado em face das correntes religiosas. Ou seja, deve ser mantido o saudvel distanciamento para a democracia entre o poder poltico e poder religioso.

O Estado laico, ao contrrio de um Estado teocrtico, no pode adotar nenhuma religio, mas tem a prerrogativa de, em regime de colaborao, desenvolver com as igrejas atividades de interesse pblico. O Estado laico afirmou-se em resposta aos abusos cometidos pela intromisso das foras religiosas na poltica dos pases. Trata-se de uma forma de proteo contra a intolerncia e a violncia decorrente das diferentes manifestaes em nome de Deus. A Carta Fundamental tanto respeita a liberdade religiosa quanto a liberdade de comunicao social. garantido o "livre exerccio dos cultos", bem como "na forma da lei, a proteo dos seus locais de culto e as suas liturgias" (art. 5, VI). Portanto, est amparada a transmisso ao vivo do culto, da pregao ou da missa quanto qualquer outra manifestao religiosa, ainda que gravada. Atualmente, no concebvel pensar no exerccio da liberdade de culto sem a disponibilidade de sua veiculao pela televiso. Por outro lado, pode-se argumentar que o regime de servio pblico impede o acesso dos entes religiosos atividade de televiso. Ora, a tcnica de qualificao da radiodifuso como uma modalidade de servio pblico serve como ferramenta para a ampliao e redistribuio das oportunidades comunicativas e de fortalecimento do pluralismo de expresso. Impe-se um novo paradigma que atenda ao regime das liberdades pblicas e de participao plena na radiodifuso dos diversos grupos sociais. O objetivo principal efetivar o princpio da complementaridade dos sistemas de radiodifuso privado, pblico e estatal (art. 223) no regime dos direitos fundamentais. Assim, faz-se necessria a estruturao do setor pblico no estatal de radiodifuso, integrado pelas televises pblicas que sejam independentes do poder estatal e do poder econmico. Neste contexto, as igrejas devem estar enquadradas no setor pblico no estatal da radiodifuso. No podem lucrar com a atividade de radiodifuso. Elas, a princpio, podem manter televises educativas, mas jamais televises comerciais. No mbito infraconstitucional, existem algumas regras que necessitam ser revistas e adaptadas normatividade constitucional. Os servios de radiodifuso so disciplinados pela Lei n. 4.117, do ano de 1962, que est desatualizada e em descompasso com a Constituio, no atendendo s exigncias de pluralidade institucional na organizao do setor de radiodifuso. Por sua vez, o Decreto-lei n. 236/1967, ao modificar a referida lei, estabelece quais as pessoas que podem explorar o servio de radiodifuso: Unio, Estados, Municpios, Universidades, Fundaes e sociedades nacionais (art. 4). Ser que a lei impede que as igrejas sejam proprietrias e (ou) concessionrias de emissoras de televiso? Para mim, a resposta negativa. O diploma legal h de sofrer uma interpretao conforme a Constituio, sob pena de ser declarado inconstitucional. A lei no estabelece um rol exaustivo das entidades capazes de executar os servios de radiodifuso. Trata-se de uma enumerao meramente exemplificativa, que no exclui esta possibilidade para outras entidades quanto prestao dos servios em anlise.

O legislador no pode impedir o exerccio do direito constitucional de acesso televiso. A liberdade de comunicao social aponta para a inconstitucionalidade da vedao absoluta do acesso aos servios de radiodifuso. O que admissvel a imposio de condies para o exerccio da liberdade religiosa mediante a atividade televisiva. A outorga da concesso s igrejas no , por si s, um problema institucional. Alis, h o dever do poder pblico garantir o ingresso na atividade de televiso para as organizaes religiosas. Em outros pases, por exemplo, nos EUA, Portugal, Espanha entre outros, assegurado o acesso das confisses religiosas televiso. A igreja uma instituio dedicada ao exerccio do culto e propagao da f. Trata-se de uma associao privada sem fins lucrativos. De certo modo, elas prestam um servio de utilidade pblica. importante, no entanto, definir-se no mbito legislativo quais os critrios que identifiquem quais as associaes religiosas que merecem receber isenes, imunidade e benefcios (fiscais, trabalhistas e patrimoniais). fundamental a adoo de parmetros que possibilitem o reconhecimento dos direitos das igrejas legtimas, ou seja, aquelas respeitveis e tradicionais, diferenciando de associaes criadas oportunamente para fraudar a lei. Deve-se punir as entidades que servem como mero instrumento para o cometimento de ilcitos e burla legislao. Os fiis fazem doaes na expectativa de que o dinheiro seja aplicado no custeio da instituio e em obras de assistncia social, por razes de solidariedade, caridade etc. Alguns, a bem da verdade, esperam algo em troca de sua f. A questo problemtica o registro das emissoras de televiso, ligadas s igrejas, em nome de pessoas fsicas, sejam dirigentes, parentes e fiis. Se a associao religiosa a titular da emissora de televiso, ento o registro oficial deve ser feito em seu nome. Quanto a este aspecto, destaque-se que a Constituio originariamente no admitia a propriedade de emissoras por pessoas jurdicas, permitia somente que pessoas fsicas fossem as titulares. Porm, com a aprovao da Emenda Constitucional n. 36, de 28 de maio de 2008, que conferiu nova redao ao art. 222 da Constituio, abriu-se a possibilidade de as pessoas jurdicas serem proprietrias de empresas de radiodifuso. A meu ver, a lei no probe que as igrejas acessem a atividade de televiso. proibido, isto sim, que as organizaes religiosas sejam proprietrias de emissoras de televiso. Reprise-se que no admissvel que elas possuam emissoras comerciais, isto , com finalidades lucrativas. A igreja no um negcio, nem um instrumento para o enriquecimento privado. Tambm, no pode servir como plataforma eleitoral para candidatos a cargos pblicos. Se uma determinada organizao com fins religiosos mantiver uma televiso comercial haver desvio de finalidade. Outro srio problema consiste no desvio dos recursos dos fiis para o enriquecimento privado dos gestores e controladores da igreja. Se configurada a coao psicolgica para forar a arrecadao de recursos h sria ilegalidade. Uma situao legtima a expresso e difuso da f, outra totalmente diferente a explorao da f do pblico. Os administradores que eventualmente pratiquem abusos na gesto da instituio devem ser punidos. Ora, se a TV pertence igreja, ento, obviamente, a programao deve ser compatvel com a natureza religiosa. Ou seja, deve estar voltada ao ensino da religio, da cultura, informao e ao

culto. O valor central a ser defendido o princpio da dignidade humana. Ademais, as televises religiosas no escapam da vinculao aos princpios constitucionais catalogados no art. 221 da Constituio. Por outro lado, dentre as modalidades de acesso atividade de televiso pelos grupos religiosos, h a compra de espao na programao das emissoras comerciais. Ser lcita a aquisio de tempo de televiso para a exibio de mensagens religiosas? A emissora comercial tem a liberdade de programao, escolhendo os formatos dos programas, horrios de transmisso e publicidade. Se ela decidir por ceder onerosamente espao para a veiculao de programas religiosos, a princpio, no h, em tese, nenhum ilcito. Ilegalidade haveria se houvesse cesso total do tempo pela emissora comercial para a igreja. Isto desde que a cesso de tempo da programao seja parcial. Outra questo intrigante consiste na recusa do acesso das igrejas programao por uma emissora. A princpio, uma empresa de radiodifuso tem a prerrogativa de rejeitar a transmisso de um programa religioso se o mesmo for contrrio sua linha editorial. Existe uma outra questo a ser enfrentada. que a televiso aberta utilizase da radiodifuso. Esta requer o uso das freqncias do espao eletromagntico. As freqncias constituem um bem pblico e escasso. Por que ao invs de se conceder um canal de televiso para cada igreja no se impe um canal nico a ser compartilhado entre todas? Com a tecnologia digital possvel combinar as diversas programaes das diferentes organizaes religiosas em um nico espao. Todas as religies tm, a princpio, o direito constitucional de acesso televiso. Assim, deve ser garantido o acesso aos catlicos, protestantes, evanglicos, judeus, budistas, islmicos, espritas, etc. Outros grupos sociais tm igual direito, tais como: partidos polticos, sindicatos, empresas de comunicao, associao de cidados etc. O Estado deve garantir a igualdade de oportunidades de acesso televiso para todos os grupos sociais, sejam religiosos, sejam no religiosos. Vale dizer, o Estado no pode promover o silncio de determinados grupos que no dispem de recursos suficientes para acessar os sistemas de radiodifuso. Sua funo a de garantir e de redistribuir as oportunidades comunicativas. Aqui fica registrada a omisso do Congresso Nacional e do Conselho de Comunicao Social em cumprir com a sua funo de regular os servios de televiso. A radiodifuso vive um caos normativo. H uma infinidade de leis, decretos, resolues e portarias contrrios Constituio e que dificultam a vida de todos no que tange sua respectiva operacionalizao prtica. Se de um lado, h o dever do poder pblico impor limites para o acesso televiso pelas igrejas, por outro lado, ele tem que respeitar a liberdade de radiodifuso. O Brasil vive uma mistura perigosa entre Estado e religio. H uma confuso entre poder poltico, poder miditico e grupos religiosos, o que no saudvel para democracia. A concentrao de poderes repelida pelo Estado de Direito. A defesa da livre formao da opinio pblica e da vontade poltica uma das condies para o adequado funcionamento das instituies democrticas. O legislador, ao revisar a legislao, deve buscar o ponto de equilbrio entre a proteo do acesso de todas as religies televiso com a imposio de limites. Repito que o problema no o exerccio da liberdade religiosa pela televiso, mas sim os abusos cometidos em seu

nome e o desrespeito aos princpios constitucionais da produo e programao (art. 221). A associao religiosa tem o direito difuso de suas mensagens religiosas. Todavia, a situao torna-se complicada quando estas entidades tm a pretenso de influenciar o funcionamento do sistema poltico. A Conferncia Nacional de Comunicao, a ser realizada no final deste ano, promete ser o canal eficaz para a formatao do novo modelo plural de televiso, comprometido com a realizao prtica dos direitos fundamentais assegurados pela Constituio. Espera-se a edio de uma nova lei que, alm de abordar da organizao do setor de radiodifuso em face das novas tecnologias, discipline os critrios para o exerccio da liberdade de acesso televiso pelas igrejas. O legislador deve encontrar a justa medida de proporo na utilizao do tempo de televiso pelas referidas entidades, segundo critrios de razoabilidade e representatividade. A finalidade principal a ser alcanada consiste no equilbrio e na harmonizao dos opostos: a preservao do Estado laico e o respeito ao exerccio da liberdade religiosa pela televiso, nos termos de uma nova legislao, uma vez que nas palavras de Georges Ripert: "quando o direito ignora a realidade, a realidade se vinga ignorando o direito". Comunicao As pessoas estabelecem fortes ligaes entre elas atravs do culto que prestam ao seu(s) Deus(es), pois comungam os mesmo princpios e idias, reconhecendo-se a si prpria pela outra pessoa que est do seu lado. No sculo XXI, o fenmeno das comunicaes obriga a Igreja a repensar sua presena no mundo tecnolgico. Como usar os meios de comunicaes para ir junto do povo. Igreja tem um papel fundamental de reconciliar a boa nova de Jesus com o mundo atual, transmitido atravs de ondas sonoras ou vdeos, so muitos as alternativas que vo por em xeque o furo da Igreja no novo modelo de mundo tecnolgico. Diante disso muitos vo ficar parados, acessando vrios site que trazem para sim conhecimentos aprofundados, para seu crescimento humano afetivo, mas vamos ver pro outro lado a comunicao vai com seus diversos meios, ajudar na informao. Percebo que a Igreja com todo o seu atraso, vai pouco a pouco se adaptando com esse novo modelo de se comunicar, ela precisa disso para levar o evangelho a todos os povos e tem o dever de fazer que todos sigam os princpios bblico. Pra mim a Igreja precisa se envolver nas tcnicas, problemas e oportunidades da comunicao social, se quer continuar com seus projetos de evangelizao e que a comunicao seja sempre verdadeira, ntegra, honesta e equilibrada, observando as leis morais, a dignidade e os legtimos direitos do homem, tanto na busca das notcias, quanto na sua divulgao. Fazer programas de TV, e de internet que leve ao povo um novo modelo de adquiri aceitao de Deus na vida das pessoas, fazer que atravs de programas de TV o povo se sinta, mas feliz. Outros programas devem ser feitos para uma clientela que

vive navegando na internete procurado coisas faces para ser vivida, pois vivem cansados de muitas preocupaes que o mundo do mercado oferece. Aos poucos a Igreja vai se aperfeioando nessa ria de tecnologia, pois no pode ficar parada, mais sim, se envolver a novos desafios feitos pelo homem em especial os site da Internet que ao mesmo tempo em que favorece tambm trazem problemas. Pra isso necessrio fazer uma leitura crtica de tudo aquilo que pregado ou divulgado pela mdia. Portanto, a Misso da Igreja comunicao, proximidade de Deus com as pessoas, das pessoas com Deus e das pessoas entre si. Um meio privilegiado a transmisso da f pela palavra oral e escrita, juntamente com o testemunho de vida. O povo necessita de conceitos valiosos, princpios e padres bblico-cristos. Todos devem saber utilizar os benefcios da tecnologia sua disposio, para transmitir a boa nova de Jesus Cristo, porque a igreja espera de seu lder um discurso bblico e aprofundado.

A Igreja Evanglica Chamada de Instituio A igreja evanglica brasileira vive a sria conseqncia daquilo que semeou no sculo passado: um evangelho extremamente superficial, vazio existencialmente e ideologicamente, sem nenhuma proposta para esta sociedade economicamente injusta, socialmente e politicamente corrupta, violenta, que tem gerado incertezas e inseguranas. Neste contexto globalizado, do capital sem ptria, sem tica e excludente, a igreja vive um quadro social de falncia de sonhos, de utopias, de valores materiais, de ausncia de valores ticos e morais na famlia e em toda sociedade de forma geral. Dentro de todo esse movimento, a igreja evanglica, para no perder espao, sucumbiu a esta forte exigncia do mercado ps-moderno, caindo na armadilha da competitividade, passando a apresentar um Jesus Cristo atraente, prometendo salvao nos cus e prosperidade na terra, que no exige nenhuma renncia do crente-cliente. Substituram-se palavras como sacrifcio, pecado e arrependimento por palavras como decretar, conquistar e saquear, numa verdadeira prestao de servios religiosos. Tendo que apelar para segurar os exigentes fiis que constantemente mudam de igreja quando no esto satisfeitos, utilizam-se recursos como pregadores ungidos e comunicativos, a mdia, cultos bem produzidos, testemunhos de convertidos famosos (profissionais do testemunho, ou seja, quanto piores os pecados, maior o ibope), havendo, com isso, a inverso de valores. Mede-se a qualidade da igreja

no mais pela santidade e seu papel proftico, mas pelas leis do mercado, como produtividade, desempenho, faturamento e profissionalismo. No af de novidades, a igreja brasileira tornou-se refm de tcnicas religiosas importadas e apostiladas. Infelizmente, em virtude desta cosmoviso e deste modelo, onde tudo mgico e instantneo, surge um modelo teolgico e missilogo pronto, encaixotado, sem reflexo e profundidade teolgica, gerando rupturas, lutas pelo poder, maledicncia, traies, expulses e ressentimentos, ocasionados inimizades irreconciliveis. Diante disso, h cristos sinceros e comprometidos, feridos, abalados e machucados com igrejas evanglicas, que permanecem firmes na f, mas que no participam de nenhuma igreja. Alguns acabam retornando para um modelo de espiritualidade crist clssica, alimentando-se de correntes antigas de igrejas histricas ocidentais e orientais, com prticas como meditao, o silncio, votos, a orao do corao, mentoria e companheirismo cristo como alternativas para mercantilizao do evangelho. Devido a este processo deteriorante, a igreja distorceu os contedos da Grande Comisso, onde fazer discpulos de Cristo, seguidores e imitadores do seu modelo de vida, foi substitudo pelo modelo empresarial neo-evanglico bem sucedido. O batismo em nome do Pai, do Filho e do Esprito Santo, juntamente com a compreenso deste ministrio trinitrio de relacionamento, tornou-se um batismo denominacional. O ensino a guardar todas as coisas que Jesus ensinou, ou seja, o aprofundamento contnuo na abrangncia do discipulado restringiu-se apenas em pedir todas as coisas. Destacam-se tambm, as enormes possibilidades de se desenvolver uma prxis evanglica contextualizada, dentro do cenrio ps-moderno brasileiro, no intuito de se capacitar os cristos evanglicos a expressarem claramente o evangelho, e a encarn-lo no contexto desta cultura, tornando-se um desafio para se viver em conformidade com o compromisso cristo em seu meio, e a viver intensamente o evangelho a uma gerao que, cada vez mais, ps-moderna em seu modo de pensar, agir, falar. Enfim, viver, exigindo-se que sejam explorados os contornos do evangelho neste contexto ps-moderno. Em virtude desta realidade, o presente trabalho analisar os desafios da prxis evanglica brasileira, mediante a absoro de valores ps-modernos, comparando-a com as influncias negativas e positivas neste cenrio de um propalado crescimento evanglico brasileiro, onde nenhum fator destas influncias pode ser ignorado.

As instituies conferem a estabilidade necessria para as religies se manterem com relativa firmeza. As igrejas, mesquitas ou templos, so os locais mais comuns onde se estabelecem hierarquias e se delimitam aspectos que orientam cada comunidade. A partilha de experincias, encontros, celebraes e participao em

acontecimentos religiosos nestas instituies contribuem para a coeso social e identidade do grupo.

A Influencia Religiosa na Sociedade

Ao: aplicao e comportamento de vida baseada em conjunto de cdigos morais e de rituais que derivam de nossas crenas. Consideraes: - anteriormente ao movimento chamado de cristianismo, religio referia-se a uma forma de comportamento marcado pela preciso e rigidez , na observao de costumes severos em determinadas pocas. - parece no haver uma palavra equivalente a religio em outras civilizaes. - a primeira religio entre os humanos foi a estabelecida na adorao Deusa Me, Me Csmica , Me Terra , originando em funo dessa adorao as sociedades centradas nas manifestaes das figuras femininas, chamadas de Sociedades Matriarcais, onde cada civilizao representaria a Deusa com vrias denominaes diferentes. A ndia nos revela alguns exemplos at hoje ,e, observase significativamente nas civilizaes Gregas e Romanas . - Joseph Campbell refere que foram os hebreus os primeiros a sugerir mudana para uma organizao de Sociedade Patriarcal ( derivado da palavra grega pater do sexo masculino). - cada religio sugere o entendimento de normas e praticas prprias, algo que nos foi deixado por aqueles que nos antecederam . os cristos, judeus e maometanos acreditam em um s

deus( monotestas ),enquanto outras civilizaes ,principalmente com influncia grega e romana , acreditam em vrios deuses (politestas ).

- a definio de religio sugere a existncia de crenas, rituais e filosofias diferentes, impondo um comportamento tpico/caracterstico das pessoas em funo da crena que professam . Constata-se que as diversas religies praticadas nas diferentes civilizaes so muito diferentes entre si e cada uma ter uma viso e relatos diferentes sobre a Criao do Universo, sobre a Origem Humana , o Sentido da Vida e na Existncia de Vida aps a Morte ( a maioria das religies acreditam que exista vida aps a morte ). - mais do que individual e pessoal a religio um fenmeno social. Da o surgimento de partidos, comunidades, seitas, igrejas, que exigem mais do que a manifestao da mesma f , mas tambm a adeso filosofia e comportamento comum a este grupo social. Na maioria das vezes perseguem aqueles que pensam/agem/sentem de forma diferente.

- a grande maioria das religies acreditam na existncia de seres chamados superiores/de luze que teriam influncia ou poder de determinao no destino dos humanos . - civilizaes mais livres da influncia das religies no observam nenhuma divindade e desempenham seus papis nesta sociedade conforme valores morais, ticos e senso cooperativo em benefcio desta comunidade. - atesmo a negao da existncia de qualquer tipo de divindade. A dvida sobre a existncia de um deus ou de qualquer religio e pratica testa , chamado de agnstico . Acreditar num Deus que s pode ser conhecido pela razo e no pela f ou pela tradio, chamado de desmo. - mais da metade da populao do mundo congregam nas religies monotesta ( judeus, cristo, islmicos ), concentram-se no ocidente. - nas antigas religies os templos eram locais onde habitavam os deuses , por isso eram locais chamados de sagrados, no eram locais de pratica religiosa . O prprio Cristo faz referncia quando expulsa os comerciantes do templo : no sabeis que esta a casa do Pai ? . - Herdoto , descreve em suas histrias , que as diferentes praticas religiosas encontrada nas diferentes civilizaes criavam os deuses segundo suas culturas e necessidades.

- interessante como se d a evoluo histrica das religies. Desde o sculo XVIII a maior parte dos textos chamados sagrados , das religies, foram traduzidos para as lnguas europias e passaram a ser objeto de estudos pelos antroplogos, iniciando-se com o estudo das religies tribais. Sugere-se um esquema evolutivo das religies, no qual a forma primitiva era o animismo ( sistema que atribui alma a todas as coisas e fenmenos naturais, capazes de agir conforme uma finalidade ), evoluindo depois para o politesmo e s mais tarde para o monotesmo . - as igrejas passaram a ser os locais onde se aprendem e praticam as religies e,os deus(es) passam habitar no corpo humano (no corao = sede das emoes ) das pessoas: no sabeis que sois o templo do Esprito Santo palavras de Cristo. expresso popular: Deus est dentro da gente . - estudos dos Socilogos sobre religio , revelam que so elas as responsveis pelos fenmenos sociais mais importantes das sociedades, com influncias significativas sobre a forma de vida dos indivduos e da comunidade. Ser que : As religies tornaram-se hoje um negcio, onde a matria prima a f e as igrejas os balces onde se negocia esta f ? O ser humano naturalmente testa ( precisa acreditar em um deus ) e as igrejas ficam com o gio da f ? As igrejas tornaram-se uma casa de exibio de shows pra atrair fiis dizmistas ? Os ministros das confisses religiosas fizeram delas o seu meio de vida, apenas ? Religio uma forma, at que acessvel ( contribuio apenas de 10% dos ganhos de uma pessoa ) de terapia de auto ajuda ? Enfim, porque ser que o homem criou ou permitiu que criassem todas estas estratgias na vida? Para suport-la? Para viver melhor ? Para atender a uma necessidade bsica , ter que acreditar em algo sobrenatural para vencer o natural ? Religio uma influncia nefasta, pois no permite conhecermos e entendermos ns mesmos? Como as escolas, no so inteis so prejudiciais ? As sociedades mais livres e democrticas so aqueles que no possuem escolas e igrejas ? Esto elas servio de quem ? So bem governadas ?

Enfim que influncias boas e ruins trouxeram para nossas vidas, independente das pessoas que conhecemos e das descobertas que tivemos como forma de realizarmos nossos negcios.

O Medo e a Religio

A INFLUNCIA PSICOLGICA DA RELIGIO NO MEDO Definies contextuais Influncia - Ao que uma pessoa ou coisa exerce sobre outra; Psicolgico - Concernente aos fatos psquicos, mente; Religio - qualquer filiao a um sistema especfico de pensamento ou crena que envolve uma posio filosfica, tica, metafsica. Medo caracterizado pelo pressentimento ou presena de um perigo constante e real, que pode inibir o pensamento da pessoa, diminuindo as possibilidades de xito A religio, em todos os ngulos de viso (no especificamente a religao com Deus) uma ferramenta poderosa de influncia no medo, tanto para o bem como para o mal. Essa influncia percebida desde os idos tempos onde se imperava da mitologia e paganismo. Quando vemos na histria atitudes hediondas por cumprimento a deveres religiosos, como por exemplo, nos ritos de cemitrios, onde naturalmente as pessoas no ousariam entrar de noite; uma influncia psicolgica est intrnseca ao indivduo. No sculo passado no Brasil, uma religio nordestina, sob a ameaa do final dos tempos, incentivou os seus membros a venderam suas propriedades e foram para um monte a fim de fugir do caos que se estabeleceria. Os adeptos de muitas religies (seitas) perniciosas se submetem a atos humilhantes sem se manifestarem, por medo de retaliao por parte de seus lderes. Promovendo paz - A Bblia est cheia de exemplos onde a crena religiosa cooperou para vencer o medo. O rei Davi, o grande conquistador, escrevendo um salmo onde apresentava a multiplicao de adversrios, disse que Deus era o seu

escudo e por isto pode deitar-se e dormir em paz. Ao acordar declarou: No terei medo de dez milhares de pessoas que se puserem contra mim ao meu redor Sl 3.6. Promovendo confiana - A confiana de certa forma o inverso do medo. O escritor aos hebreus (2.13-15) disse que Jesus venceu o imperador da morte e deu livramento aos que tinham medo da morte. De fato a religio exerce uma influncia grande na psique. A influencia da religio pode ser para vencer a guerra social em que vivemos O medo um sentimento de grande inquietao ante a noo de um perigo real ou imaginrio, de uma ameaa; susto, pavor, temor, terror. A sociedade atual est submetida a todos os tipos de ameaas que se pode imaginar. A religio, como disse, uma ferramenta poderosa e como tal deve ser usada com cautela, porque por inibir ou fomentar o medo. Vejamos o que diz o escritos de Op. Psicolgicas: Naturalmente, no campo militar a influencia psicolgica exerce um papel preponderante, pela necessidade, cada dia maior, de motivar nossas tropas e, particularmente, desmotivar foras adversrias. Assim, destacam-se as Operaes Psicolgicas, um conjunto de aes de qualquer natureza destinadas a influir nas emoes e nas opinies de um grupo social com a finalidade de obter comportamentos predeterminados. A influncia psicolgica pode ser bem empregada pelos lderes evanglicos A exemplo dos Quartis, os lderes religiosos deveriam aproveitar a influncia psicolgica para ajudar pessoas que precisam ser ajudadas, porque, de fato a religio dos cristos pode influenciar psicologicamente no medo para erradicar os seus maus efeitos. DOGMAS Dogma palavra conhecida nos meios religiosos, mas infelizmente poucas pessoas sabem o seu significado ou sua sinonmia. Poderamos enunciar diversos significados para esta palavra que tem derivao latina - dogma, atis e do grego dogma, atos, deciso. Tambm pode assumir um ponto fundamental e indiscutvel duma doutrina religiosa, e, parte exteriorizada de qualquer doutrina ou sistema religioso. Na Igreja Catlica Apostlica Romana, ponto de doutrina j por ela definido como expresso legtima e necessria de sua f. Na sua acepo original grega e latina significava uma convico, um pensamento firme e decidido. Posteriormente a palavra passou a significar verdades indiscutveis de uma doutrina religiosa. O Dicionrio Aurlio o define como ponto fundamental e

indiscutvel duma doutrina religiosa e, por extenso, de qualquer sistema ou doutrina. J a Enciclopdia e Dicionrio Internacional W. M. Jackson caracteriza-o como artigo de crena religiosa ensinado com autoridade e dado como sendo de uma certeza absoluta. (grifo nosso). O dogma, considerado imparcialmente, constitui desafio e castigo simultneos. Desafio inteligncia investigativa e construtiva, para que se dilate no mundo a noo do Universo Infinito, e castigo s mentes ociosas que renunciam levianamente ao dom de pensar e decidir por si mesmas as questes sagradas do destino. Em 325, no Conclio de Nicia, hoje uma cidade Turca, 318 bispos reuniram-se para debater as mais diversificadas questes concernentes Igreja, tais como o dogma da Trindade, o Credo dos Apstolos e a expulso do primeiro herege famoso e de peso, chamado de rio de Alexandria. (grifo nosso). Em 1264, o Papa Urbano IV institui a festividade de Corpus Christi e a respectiva Oitava, fundamentando-se em uma revelao obtida pela freira Juliana de Lige (mediunidade). Com isso teve incio a evoluo da doutrina conhecida como Eucaristia. Festividade muito comemorada pelos catlicos e o dia considerado feriado em todo Brasil, no dia 11 de junho. Os dogmas so conceitos humanos e normalmente atribudos aos Papas no Vaticano. Para os hebreus, o dom de Deus era o dom do Esprito Santo, isto , a inspirao, o amparo, o concurso de bons Espritos, coisas que Deus concede a todo homem cujo corao o encaminha para Ele e que se mostra pronto a receber seus ensinos, seus benefcios. dom de Deus a assistncia, a inspirao, o amparo, o concurso dos bons Espritos, que o homem recebe consciente ou inconscientemente e que lhe abrem ao Esprito, a inteligncia e ao corao as sendas do progresso e o encaminham para a perfeio. O que chamais de inspirao, o gnio da cincia e da caridade, e que o homem, na sua ignorncia e no seu orgulho, atribui exclusivamente a si mesmo, o dom de Deus. Algumas religies que discriminam a Doutrina Esprita afirmando que os espritas ou espiritistas conversam com os mortos, respondemos para os nefitos que o telefone toca de l para c e no de c para l. Inclusive se os curiosos ao lerem em Deuteronmio 18:9-11 notaro que algumas Bblias j trazem o nome Espiritismo como se este tivesse surgido naquele tempo. Nem se cogitava essa nomenclatura, ela surgiu em 1857 com Allan Kardec. Esquecem os crticos que na Necromancia que um modo astucioso de fazer adivinhao pela evocao dos espritos. No Espiritismo esta prtica inexiste. Saul consulta aos mortos ao procurar a feiticeira de Endor (1 Sm 28:8). (grifo nosso). A Necromancia a forma de adivinhar ou adivinhao pelo exame das linhas da palma das mos. Quiromantes da Idade Mdia procuravam na Bblia apoio para a sua arte. Apresentam versculos tais como: ele sela as mos de todo o homem, para que conheam todos os homens a sua obra, e: Aumento de dias h na sua mo direita; na sua esquerda, riquezas e honra (J 37:7; provrbios 3:16). As protuberncias, ou montes, da mo, foram tambm levados em conta, pois se pensava que representavam os planetas e, portanto, revelavam algo a respeito do indivduo e seu futuro. A televiso mostra os trabalhos de feiticeiros e adivinhos como Me Dinah, Leiloca Connection, Pai Molenga, Walter Mercado (Vulgo Ligue Dj), Irm Jurema, Irm Sara e outros futurlogos. (grifo nosso). Queremos fortalecer nossos pensamentos de que o futuro s a Deus pertence.

Estas conotaes so de Jeovah Mendes conferencista e articulista da histria secular e religiosa. Jeov escreveu vrios livros, entre eles: Curiosidades da Bblia e da Histria: de Ado aos nossos dias. Muito bom por sinal. Existem muitos dogmas criados pelos Papas e se fssemos enumerar todos no disporamos de espao suficiente. S se escrevssemos um livro contando todas as nuanas dos dogmas e dos Conclios que deram origem a estes, mas para no passarmos em branco vamos citar o que diz que o Sinal da Cruz - foi copiado pela Igreja Catlica dos antigos caldeus e egpcios para espantar segundo ela, os demnios. Em 1219, o Papa Gregrio IX toma a deciso de proibir, no Conclio de Toulosa, a leitura da Bblia pelos leigos. Em 1414, o Conclio de Constana estabelece a proibio de que se d, aos leigos, o Clice na Santa Ceia. Por isso, o fiel catlico romano passou a comungar numa s espcie: a hstia, simulacro do po. (grifo nosso). Nesse mesmo Conclio, o Padre Joo Huss, por discordar do Papa, foi transformado num herege e conduzido a fogueira. Este dogma continua at os dias atuais. Os dogmas esto a todos oriundos das invenes e das imperfeies humanas, acreditem se quiser, mas a histria no falha. Fica na crena de cada um, pois no temos o direito de discriminar ningum, visto que como afirmamos, o homem tem o seu livre-arbtrio dado por Deus e s Ele pode dizer se (A) ou (B) esto praticando suas crenas voltadas para o amor, para o perdo e a caridade. Concluso No mbito da realizao deste trabalho, comecei por me questionar sobre as diversas religies existentes no mundo. Conclui que, em contraste com as religies orientais, as religies ocidentais tendem a ser monotestas, possuem uma maior tolerncia religiosa, e so mais pacficas, coexistindo com outras religies. O tema religio muito complexo e difcil de definir. No a podemos explicar racionalmente, recorrendo a conceitos palpveis, porque cada religio tem suas determinadas caractersticas. H aquelas que prestam culto a vrios deuses e aquelas em que os deuses tomam a forma de objetos. Isto fez com que eu no abordasse uma religio especfica, mas sim vrias religies e isso por si s j um estudo de tamanha relevncia para a teologia como um todo. Naquilo que diz respeito ao plano social, conclui que as principais religies esto profundamente ligadas sociedades onde esto implantadas e que, apesar da crescente dessacralizao, a influncia social da religio continua a ser enorme nos dias de hoje.

Quanto problemtica da existncia de Deus, conclui que existem alguns paradoxos entre agnsticos e ateus, e que existem alguns argumentos que suportam a existncia de Deus e outros que so declarados insatisfatrios. Conclui tambm que vivncia da religio muito subjetiva, e varia de pessoa para pessoa, pois cada um tem a sua maneira se ligar religio e ao seu Deus. E dependendo da religio que pratica, o crente recorre a valores morais e filosofias de vida de acordo com aquilo que acredita. No entanto, o homem pode encontrar o sentido da vida de diversas maneiras. Se se sentir bem consigo prprio, acreditar em si, no que faz e no que pratica, vive da melhor maneira possvel. Ficar discutindo religio no muito produtivo uma vez que principalmente no Brasil existe uma gama imensa de religies e crenas diferentes, isto posto cada qual busca a sua prpria e religio. Sem a religio, o capitalismo jamais teria se desenvolvido e chegado aonde chegou, segundo Weber. Este um pensamento interessante pois Weber mostrar que existiu uma afinidade entre a tica protestante e o esprito do capitalismo, tal qual o ttulo de sua obra mais famosa, as seitas foram a base, a confiana necessria para as primeiras transaes comerciais. Foi o primeiro passo dado para se chegar no capitalismo hoje. importante pensar o papel da religio na atualidade. Por mais que seja o seu poder realmente grande, notvel mesmo que paradoxalmente, seu enfraquecimento ao longo do tempo. No devemos descart-la de nosso contexto e realidade mas sim ter um olhar crtico a seu respeito lembrando novamente Weber que acreditava na supremacia da racionalidade ao mundo, aprisionadora do homem numa "gaiola de ao". Nem a religio escapou dessa supremacia, por isso hoje est submetida s leis do mercado. O materialismo e o individualismo so os motores que impulsionam a nossa sociedade. O "eu" o que importa enquanto o "outro" fica em segundo plano. Est faltando um parmetro, um identificador maior, uma crena maior que no se pode pesar ou comprar. Essa crena est acima de qualquer medida econmica, fiscal ou jurdica. imaterial, mas onisciente, onipresente e onipotente.

Um quadro demonstrativo da imensa diversidade de religies existentes no Brasil bem como o nmero estimado de seguidores :

Religio ou Crena

N de seguidores no Brasil 124.980.132 38.060 3.162.691 1.062.145 981.064 340.963 8.418.140 2.489.113 2.101.887 1.318.805 774.830 2.514.532 1.209.842 1.104.886 199.645 2.262.401 397.431 214.873 127.582 109.310 86.825 58.445 27.239 17.088

Igreja Catlica Apostlica Romana Igreja Catlica Ortodoxa Igreja Batista Igreja Luterana Igreja Presbiteriana Igreja Metodista Assemblia de Deus Congregao Crist do Brasil Igreja Universal do Reino de Deus Igreja do Evangelho Quadrangular Igreja Deus Amor Outros Penteconstais / Neopentecostais Igreja Adventista do Stimo Dia Testemunhas de Jeov Mrmons Espiritismo Umbanda Budismo Candombl Igreja Messinica Judasmo Tradies esotricas Islamismo Crenas Indgenas

Orientais (bahasmo, hare krishna, hindusmo, taosmo, 52.507 xintosmo, seicho-no-i) Outras religies Sem declarao / no determinadas Sem religio 41.373 741.601 12.492.403

Breve Glossrio Agnosticismo- Doutrina que declara inacessvel o absoluto ao esprito humano, o qual deve ficar na dvida relativamente aos grandes problemas metafsicos. Agnstico- Partidrio do agnosticismo.

Agostinho de Hipona - Aurlio Agostinho (do latim, Aurelius Augustinus), Agostinho de Hipona ou Santo Agostinho foi um bispo catlico, telogo e filsofo que nasceu em 13 de Novembro de 354 em Tagaste (hoje Souk-Ahras, na Arglia); morreu em 28 de Agosto de 430, em Hipona (hoje Annaba, na Arglia). considerado pelos catlicos santo e doutor da doutrina da Igreja. Ateu- Descrente; aquele que no cr na existncia de Deus. Crente Que cr; aquele que acredita da existncia de Deus. Dogma- Ponto fundamental e indiscutvel de uma doutrina religiosa; opinio aceite e apresentada como certa incontestvel e indiscutvel. Doutrina- Conjunto de princpios em que se baseia um sistema religioso, poltico ou filosfico; conjunto dos dogmas de uma religio. F- Crena religiosa; virtude teologal. Finitude- qualidade do que finito; limitao; contingncia; (De finito+-tude, com hapl.) Immanuel Kant - Immanuel Kant ou Emanuel Kant (Knigsberg, 22 de Abril de 1724 Knigsberg, 12 de Fevereiro de 1804) foi um filsofo prussiano, geralmente considerado como o ltimo grande filsofo dos princpios da era moderna, um representante do Iluminismo, indiscutivelmente um dos seus pensadores mais influentes. Kant teve um grande impacto no Romantismo alemo e nas filosofias idealistas do sculo XIX.

Profano- No pertencente religio; no sagrado; secular.

Religio- Culto prestado divindade; doutrina ou sistema religioso; crena; f; dever sagrado, obrigao indeclinvel. Deriva do termo latino relegere que significa zelar, respeitar, prestar culto. H tambm quem a faa depender do verbo religare cujo significado ligar ou unir. O primeiro timo apresenta a religio em forma de afeto e o segundo como uma mstica de encontro com a divindade. No h oposio entre os dois, na verdade, at se completam, estando ambos implicados na atitude religiosa.

Sagrado- Relativo ao culto religioso; santo; puro; que deve inspirar uma profunda venerao; inviolvel So Toms de Aquino - Santo Toms de Aquino, OP, (Roccasecca, 1225 Fossanova, 7 de Maro 1274) foi um frade dominicano e telogo italiano. Foi o mais distinto expoente da Escolstica. Foi proclamado santo pela Igreja Catlica e cognominado de Doctor Communis ou Doctor Angelicus. Tesmo- Doutrina que admite a existncia pessoal de um Deus e a sua aco providencial no mundo. Testa- Pessoa que professa o tesmo. Tolerncia- Condescendncia em virtude da qual se deixa a cada um a liberdade de praticar a religio que professa. Bibliografia - Apostilas do Instituto Teolgico Gamaliel; . Ttulo: Religies Histria, Textos, Tradies Edi.Paulinas; . Ttulo: As grandes religies Das origens ao mundo de hoje Caminho Gaetano Salvi 2001 Itlia; . Ttulo: A religio no sculo XXI Mary Pat Fisher Edies 70 Londres 1999; . Ttulo: Novo dicionrio da Lngua Portuguesa para os estudantes e para o povo Francisco Torrinha - Edies Domingos Barreiras Porto 1945; . Ttulo: Dicionrio Prtico Ilustrado Jaime de Sguier Edies Lello & Irmo Porto 1972.

Principe gler da Silva Souza. NMERO: 5676

Вам также может понравиться