Вы находитесь на странице: 1из 6

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAU UESPI CENTRO DECINCIAS SOCIAIS APLICADAS -CCSA CURSO DE DIREITO CAMPUS CLVIS MOURA DISCIPLINA:

A: INTRODUO AO DIREITO PROFESSOR: FRANCISCO FERREIRA DAVES ALUNO: PAULO FERNANDO ROCHA DA SILVA

INTRODUO AO ESTUDO DO DIREITO - RESUMO CAPITULOS 1 E 2

TERESINA PI AGOSTO/2013

CAPITULO 1 SISTEMA DE IDEIAS GERAIS DO DIREITO

A importncia da Introduo ao Direito est alicerada no propiciar ao estudante a adaptao ao curso, uma vez que ministra noes essenciais a formao de uma conscincia jurdico, alm de lanar no esprito do mesmo os dados que possibilitam o desenvolvimento do raciocnio jurdico. O autor cita ainda como outros sistemas de idias gerais do Direito a Filosofia do direito, que uma reflexo ao sobre o Direito e seus postulados, objetivado de formular o concito do jus, alm de analisar as instituies jurdicas no plano do dever ser, Teoria Geral do Direito, uma disciplina forma que apresenta conceitos teis compreenso de todos os ramos do Direito. Seu objeto consiste na analise e conceituao dos elementos estruturais e permanentes do Direito. Incluem-se nesses elementos o suposto e a disposio das normas jurdicas, coao, relao jurdica, fato jurdico e fontes normais; A Sociologia do Direito est fundamentada nas relaes entre sociedade e Direito, tornando assim, importantssima como disciplina introdutria; Enciclopdia Jurdica, assinalada pelo prprio nome objetiva a formulao da sntese de um determinado sistema jurdico, ante exposio de conceitos, no se revelando como disciplina pedaggica, uma vez que conduz memorizao, tornando a aprendizagem cansativa, restrita e de carter reducionista quanto ao conhecimento do Direito. Ao finalizar este capitulo Paulo Nader nos mostra uma linha temporal de formulao da disciplina de Introduo ao estudo do Direito, onde mostra que a primeira disciplina no Brasil de carter propedutica foi o Direito Natural (antiga Filosofia do Direito) em 1827. J em 1891 a mesma foi substituda pela Filosofia e Histria do Direito, onde quatro anos mais tarde seria desmembrada em Filosofia do Direito e Histria do Direito. Em 1912 aps mais uma reforma na educao, a Filosofia do Direito foi substituda pela Enciclopdia Jurdica, para trs anos depois retornar a Filosofia do Direito como disciplina introdutria do curso de Direito. J na reforma Francisco Campos, em 1931, a Filosofia do direito passa a ser ministrada somente na ltima srie do curso e como disciplina introdutria institui-se a Introduo Cincia do Direito. Por fim em 1972 passa a chamar-se Introduo ao Estudo do Direito e, finalmente, em 1994 ser denominada Introduo ao Direito.

ESQUEMA 1 Sistema de Ideias Gerais do Direito 1.1 A necessidade 1.2 Objetivo 1.3 Conceito 1.4 Apresentao 1.5 Objeto de estudo 1.6 Importncia 2 Outros Sistemas de Ideias Gerais 2.1 Filosofia do Direito 2.1.1 Conceito 2.2 Teoria Geral do Direito 2.2.1 Conceito 2.3 Enciclopdia Jurdica 2.3.1 Conceito 3 Linha do tempo da Disciplina Introduo ao Estudo do Direito 3.1 Currculos dos Cursos Jurdicos no Brasil

REFERNCIA BIBLIOGRFICA

NADER, Paulo. Introduo ao Estudo do Direito. 34 Ed. Rio de Janeiro: Forense, 2012, p. 01 08.

CAPITULO 2 AS DISCIPLINAS JURDICAS Ao iniciar o capitulo dois, intitulado As Disciplinas Jurdicas, Paulo Nader afirma que os estudos sobre o Direito realizados pela chamada Cincia Jurdica no trazem a perda da unidade fundamental do Direito. Segundo o mesmo, as disciplinas jurdicas dividem-se em duas classes: as Fundamentais (Cincia do Direito, Filosofia do Direito e Sociologia do Direito) e as Auxiliares (Histria do direito e Direito Comparado). Para Nader, aos que procuram alcanar o conhecimento sistematizado do Direito necessrio uma compreenso plena do conhecimento anterior do home e da sociedade, e que no pode haver separao destes dois agentes no momento do estudo do Direito, uma vez que as normas jurdicas so estabelecidas com a natureza humana e sofrem influncia das condies culturais, morais e econmica do meio social. A Cincia do Direito como disciplina jurdica, tambm chamada de Dogmtica Jurdica, aborda o Direito vigente em uma determinada sociedade e as questes relativas sua interpretao e aplicao. Por sua funo enquanto Cincia do Direito de definir e sistematizar o conjunto de normas que o Estado impe sociedade, no importante, nesse momento, fazer qualquer considerao sobre o valor da justia, pois a disciplina se mantm alheia aos valores. A Filosofia do Direito a disciplina Jurdica que transcende o plano meramente normativo da Cincia do Direito ao questionar o critrio de justia adotado nas normas jurdicas. Trata-se da prpria Filosofia Geral aplicada ao objeto do Direito. Basicamente o objeto de estudo da Filosofia do Direito divide-se em duas naturezas: a lgica que investigar o conceito de Direito em seus aspectos mais variados e complexos e a de axiologia (valores) que desenvolve a critica s instituies jurdicas. O autor especifica que alm do conhecimento cientifico e filosfico h ainda o conhecimento vulgar, que fragmentado e resulta da experincia que se adquire atravs da vivncia e participao social, diferente dos dois primeiros conhecimentos, que se obtm pela relao e emprego de mtodos adequados de pesquisa. Outra disciplina jurdica, a Sociologia do Direito, recente e busca a convergncia entre o direito e a sociedade, examinando o fenmeno jurdico do ponto de vista social, a fim de observar a adequao da ordem jurdica aos fatos sociais. Tem como aspectos principais: a adaptao do Direito vontade social; o cumprimento, pelo povo, das leis vigentes e a aplicao destas pelas autoridades; e por fim, a correspondncia entre os objetivos visados pelo legislador e os efeitos sociais provocados pela lei.

A sociologia do Direito desenvolve importante trabalho na correo de desajustamentos entre a sociedade e o Direito, o que transforma o conhecimento da sociedade de extrema relevncia disciplina, porquanto que a autenticidade do Direito de um povo se d quando o mesmo retrata a vida social, seu histrico, evolues e mudanas medida que a ordem social ganha novas dimenses. No tpico Disciplinas Jurdicas Auxiliares, Nader comea explanando sobre a Disciplina Histria do Direito, que tem por alvo a pesquisa e analise dos institutos jurdicos do passado, podendo seu estudo ser de ordem nacional, de povos identificados pela mesma linguagem ou formao, ou se estender ao plano mundial. Assim como o patrimnio cultural de um povo ou nao, resulta de experincias vividas no passado e presente, a mesma relao se aplica para definir o Direito atual. Para isso necessrio que a Histria do Direito, paralelamente analise da legislao antiga, proceda investigao em documentos histricos das mesma poca, utilizando as fonte jurdicas e no jurdicas. A disciplina do Direito Comparado tem por objeto o estudo comparativo de ordenamento jurdico de diferentes Estados, com propsitos de revelas novas conquistas alcanadas em determinados ramos jurdicos, com o propsito de orientar legisladores. Importante notarmos que este estudo que este estudo comparado no deve prender-se apenas s leis e cdigos, mas tambm aos fatos culturais e polticos que serviram de suporte ao ordenamento jurdico. O efeito prtico do Direito Comparado o aproveitamento por um Estado das experincias jurdicas vividas por outro.

ESQUEMA

1. Disciplinas Jurdicas 1.1 Conceito 1.2 Divises 2 Disciplinas Jurdicas Fundamentais 2.1 Cincia do Direito 2.1.1 Conceito 2.1.2 Funo 2.2 Filosofia do Direito 2.2.1 Conceito 2.2.2 Objeto de estudo 2.3 Sociologia do Direito 2.3.1 Conceito 2.3.2 Aspectos Principais

REFERNCIA BIBLIOGRFICA

NADER, Paulo. Introduo ao Estudo do Direito. 34 Ed. Rio de Janeiro: Forense, 2012, p. 09 15.

Вам также может понравиться