Вы находитесь на странице: 1из 3

Histria do Canad A colonizao do Canad teve incio fora do processo de expanso mercantilista que marca a Europa da Idade Moderna.

Os primeiros estrangeiros a se fixarem aqui foram os vikings, que h cerca de 1000 anos promoveram um curto perodo de ocupao da Ilha de Terra Nova. J nessa poca, acredita-se que o contato entre os nativos e os europeus tenha sido marcado por uma srie de conflitos. Pela definio de algumas teorias, a aventura britnica e francesa pela Amrica do Norte aconteceu como um desdobramento das tentativas de se buscar outra rota martimocomercial para o Oriente. Mesmo no alcanando o to cobiado mercado oriental, os mercadores destas naes exploraram o pescado e as peles to facilmente encontradas em terras canadenses. Alm disso, vale destacar que a presena franco-britnica foi marcada por vrias disputas que pretendiam impor a hegemonia de um s pas no territrio colonial canadense. Por fim, observa-se que uma parte significativa do territrio acabou sendo controlada pelo governo britnico. Nas primeiras dcadas do sculo XX, a economia canadense cresceu de forma expressiva, tornando-se uma significativa fora agrcola e industrial. Na dcada de 1930, os efeitos da Grande Depresso foram superados na medida em que a insero na Segunda Guerra Mundial aqueceu a sua economia e a transformou, aps o conflito, no quarto maior parque industrial do mundo. Na segunda metade do sculo XX, a prosperidade da economia canadense veio acompanhada por uma srie de polticas sociais que firmaram um invejvel padro de vida naquele pas. No contexto internacional, o Estado canadense tem papel atuante em operaes que defendem a paz mundial e se tornou regio atrativa para imigrantes de vrias partes do mundo. A justificativa para esta ao seriam os paradigmas culturais quebequenses que estariam muito mais prximos a uma tradio cultural francesa do que a do restante do territrio, marcado pela hegemnica colonizao britnica. Apesar da movimentao, a provncia de Quebec continua sendo um domnio canadense. Por fim, ao notarmos a sua formao cultural mltipla, o Canad passou a acolher pessoas de vrios pases. As demandas econmicas desta nao a levaram a criar diversos programas que permitem o ingresso de estudantes e trabalhadores para o interior de seu territrio. De certa forma, a poltica externa canadense se difere de outras grandes naes que se alarmam com a presena de estrangeiros no pas.

O territrio do Canad ocupa uma rea de 9.984.670 km, ao norte da Amrica do Norte. o segundo maior pas do mundo, perdendo apenas para a Rssia. As cidades mais populosas do pas so Montreal e Vancouver. O pas dividido em 10 estados, sendo que Ottawa a capital do Canad. Suas fronteiras se estendem por 8.800 km, sendo: . Norte Oceano Glacial rtico . Sul Estados Unidos . Leste Oceano Atlntico . Oeste Oceano Pacfico . Noroeste Alaska (estado estadunidense)

Mapa do Canad

A principal caracterstica da cultura canadense est na grande influencia que o seu povo sofreu por parte de outras colnias, muitas vindas da Europa. Essa grande diversidade de influencias fez com que o Canad se formasse com diversos tipos de povos, cada um com suas prprias crenas e ideais, acreditando em algo especfico. Existem sempre vantagens e desvantagens de uma cultura bastante diversificada, j que normalmente isso trs um carter mais acolhedor para a cultura. A pintura tambm deve ser destacada, principalmente as feitas pelos povos indgenas que viviam no territrio canadense. Fonte de pesquisa: http://pt.wikipedia.org/wiki/Hist%C3%B3ria_do_Canad%C3%A1

A colonizao do Canad teve incio fora do processo de expanso mercantilista que marca a Europa da Idade Moderna. Os primeiros estrangeiros a se fixarem aqui foram os vikings, que h cerca de 1000 anos promoveram um curto perodo de ocupao da Ilha de Terra Nova. J nessa poca, acredita-se que o contato entre os nativos e os europeus tenha sido marcado por uma srie de conflitos. O mercado oriental, os mercadores destas naes exploraram o pescado e as peles to facilmente encontradas em terras canadenses. Alm disso, vale destacar que a presena franco-britnica foi marcada por vrias disputas que pretendiam impor a hegemonia de um s pas no territrio colonial canadense. Por fim, observa-se que uma parte significativa do territrio acabou sendo controlada pelo governo britnico. Somente no sculo XIX, os canadenses organizaram um gradual processo de emancipao do controle britnico na regio. No ano de 1848, a Inglaterra autorizou os canadenses a conduzirem as suas prprias instituies polticas, desde que os assuntos de natureza externa permanecessem sob o controle do Imprio Britnico. Logo depois, o processo de expanso estadunidense transformou o cenrio poltico deste territrio.

Por fim, ao notarmos a sua formao cultural mltipla, o Canad passou a acolher pessoas de vrios pases. As demandas econmicas desta nao a levaram a criar diversos programas que permitem o ingresso de estudantes e trabalhadores para o interior de seu territrio. De certa forma, a poltica externa canadense se difere de outras grandes naes que se alarmam com a presena de estrangeiros no pas.

Вам также может понравиться