Вы находитесь на странице: 1из 2

QUESTES GESTO DA PRODUO

PROF. TADEU MELO

FORDISMO, TAYLORISMO O fordismo e o taylorismo auxiliaram no impulso dado produtividade do trabalho humano durante o sculo XX, fazendo-o alcanar dimenses antes inimaginveis.
1- Frederick Winslow Taylor (1856-1915) elaborou um mtodo de racionalizao do trabalho chamado taylorismo. Sobre este mtodo, assinale a alternativa INCORRETA: a. O objetivo desse mtodo era sistematizar a produo capitalista, a fim de aumentar a produtividade do trabalho, acarretando, segundo alguns crticos do taylorismo, um aumento da explorao da mais-valia. b. A cronometragem de cada etapa da produo determinava o tempo mdio, que passava a ser a referncia a partir de ento para aquele conjunto de tarefas. c. Havia uma separao rgida entre planejamento e execuo no processo produtivo.

d. A economia do tempo de trabalho, propiciada pelo taylorismo, buscava ampliar o tempo livre dos trabalhadores, garantindo-lhes, assim, maior possibilidade de lazer e de convivncia social.

2) Em seus Princpios de Administrao Cientfica, Frederick Taylor desenvolvia um sistema de organizao dos processos de produo que poderia ser aplicado em todo o tipo de empresa, mesmo que os experimentos tenham ocorrido em empresas industriais. Taylor apresentava algumas formas de organizao do trabalho que incluem vrias caractersticas, menos: a. O estmulo da produo atravs de compensaes salariais. b. A diviso do processo de fabricao em gestos elementares. c. A medio e racionalidade no uso de matrias-primas e ferramentas de trabalho. d. A liberdade para os trabalhadores escolherem a forma de trabalho. e. O uso de cronmetros para medir o tempo necessrio execuo das atividades. 3) Acerca do fordismo, assinale a alternativa correta. a. Corresponde a uma forma de organizao do trabalho social datada historicamente, prescindindo da figura do Estado e estabelecendo a livre negociao entre capital e trabalho. b. Corresponde a uma forma de organizao da produo e do trabalho, que vem possibilitando grande expanso e acumulao do capital nos dias atuais, particularmente ao longo da dcada de 90. c. Corresponde a uma forma de organizao do trabalho social que sempre existiu na sociedade capitalista e que envolve um compromisso entre capital e trabalho, mediado pelo Estado. d. Corresponde a uma forma de organizao do trabalho social datada historicamente e envolveu um compromisso entre capital e trabalho mediado pelo Estado. 4) Fordismo um termo que se generalizou a partir da concepo de Antonio Gramsci, que o utiliza para caracterizar o sistema de produo e gesto empregado por Henry Ford, em sua fbrica, a Ford Motor Co., em Highland Park, Detroit, em 1913. O mtodo fordista de organizao do trabalho produziu surpreendente crescimento da produtividade, garantindo, assim, produo em larga escala para consumo de massa. O papel desempenhado pelo fordismo, enquanto sistema produtivo, despertou, por exemplo, a ateno de Charles Chaplin, que o retratou com ironia no filme Os Tempos Modernos. Assinale a alternativa que apresenta caractersticas desse mtodo de gesto e de organizao tcnica da produo de mercadorias. a. Unidade entre concepo e execuo, instaurando um trabalho de contedo enriquecido, preservando-se, assim, as qualificaes dos trabalhadores.

QUESTES GESTO DA PRODUO

PROF. TADEU MELO

b. Substituio do trabalho fragmentado e simplificado, tpico da Revoluo Industrial, pelas ilhas de produo, onde o trabalho realizado em equipes. c. Supresso progressiva do trabalhador taylorizado e, conseqentemente, combate ao homem boi, realizador de trabalhos desqualificados, restituindo-se, em seu lugar, o trabalhador polivalente. d. Controle dos tempos e movimentos do trabalho, com a introduo da esteira rolante, e de salrios mais elevados em relao mdia paga nas demais empresas. e. Reduo das distncias hierrquicas no interior da empresa, como forma de estimular o trabalho em grupos, resultando em menos defeitos de fabricao e maior produo. 5)

Вам также может понравиться