Вы находитесь на странице: 1из 37

LEI N 94, DE 14 DE MARO DE 1979.

DISPE sobre o Estatuto dos Funcionrios Pblicos do Poder Executivo do Municpio do Rio de Janeiro e d outras providncias. O PREFEITO DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO: Fao saber que a Cmara Municipal do Rio de Janeiro decreta e eu sanciono a seguinte lei: TTULO I CAPTULO NICO DISPOSIES PRELIMINARES Art.1 - Esta lei estabelece o regime jurdico dos Funcionrios Pblicos do Poder Executivo do Municpio do Rio de Janeiro. Art. 2 - Funcionrio a pessoa legalmente investida em cargo pblico municipal. TTULO II DOS CARGOS E DA FUNO GRATIFICADA CAPTULO I DOS CARGOS Art. 3 - Cargo o conjunto autnomo de atribuies, deveres e responsabilidades cometido a um funcionrio identificando-se pelas caractersticas de criao na forma da lei, denominao prpria, nmero certo e pagamento pelos cofres do Municpio. 1 - Os cargos so de provimento efetivo e de provimento em comisso. 2 - Os cargos pblicos do Poder Executivo do Municpio so acessveis a todos os brasileiros que preencham os requisitos estabelecidos em lei e regulamento. 3 - vedado atribuir ao funcionrio funes diversas das prprias de seu cargo, como tais definidas em lei ou regulamento, ressalvados os casos de readaptao mdica. CAPTULO II DA FUNO GRATIFICADA Art. 4 - Funo Gratificada o encargo de chefia e assistncia intermediria atribudo ao funcionrio do Municpio por cujo desempenho perceber vantagem acessria. 1 - Fica condicionado ao interesse e convenincia da Administrao o exerccio de funo gratificada, mesmo nos casos em que a designao for precedida de seleo. 2 - Compete autoridade a que ficar subordinado o funcionrio designado para a funo gratificada dar-lhe exerccio, no prazo de 30 (trinta) dias. Art. 5 - permitido ao funcionrio aposentado, mesmo compulsoriamente, exercer funo gratificada, desde que seja julgado apto em inspeo de sade. Pargrafo nico - Na hiptese deste artigo, a retribuio percebida constituir vantagem acessria ao provento. TTULO III DO PROVIMENTO DOS CARGOS

CAPTULO III DISPOSIES PRELIMINARES Art. 6 - Os cargos pblicos so providos por: I- nomeao; II- progresso funcional; III- ascenso funcional; IV- transferncia; ( Os trs so inconstitucionais) V- readmisso; VI- reintegrao; VII- aproveitamento; VIII- reverso. Art. 7 - O ato de provimento dever indicar a existncia da vaga, com os elementos capazes de identific-la. Art. 8 - Os cargos vagos da menor graduao, ou isolados, de qualquer categoria funcional sero providos: a)metade por concurso pblico de provas ou de provas e ttulos; b)metade por ascenso funcional ou transferncia. 1- No havendo candidato habilitado na forma de uma das alneas deste artigo, o provimento do cargo vago poder ser feito na forma da outra alnea. 2- No havendo candidato habilitado na forma deste artigo, o provimento do cargo vago poder ser feito de outra forma prevista nesta lei. 3-A ascenso funcional e a transferncia se processaro anualmente, imediatamente aps a poca fixada para a progresso funcional sempre que houver vaga. 4- Se a ascenso ou a transferncia no se verificar na poca prpria, os efeitos dela decorrentes retroagiro ao ltimo dia do prazo para esse fim fixado, desde que o funcionrio continue em atividade. 5- Reservar-se- para provimento por ascenso funcional ou transferncia a primeira vaga ocorrida aps o preenchimento total da classe, reiniciando-se o processo de distribuio de vagas segundo o disposto neste artigo. CAPTULO IV DA NOMEAO Art. 9- A nomeao ser feita: I- em carter efetivo, quando se tratar de cargo dessa natureza; II- em comisso, quando se tratar de cargo que assim deva ser provido. Art. 10- A nomeao em carter efetivo para cargo pblico depender de habilitao em concurso pblico de provas ou de provas e ttulos.

Pargrafo nico - A nomeao observar o nmero de vagas existentes e obedecer ordem de classificao no concurso. Art. 11- Os cargos em comisso so providos, mediante escolha do Prefeito, por pessoas que reunam as condies necessrias. Pargrafo nico - permitido ao servidor aposentado, mesmo compulsoriamente, exercer cargo em comisso, desde que seja considerado apto em inspeo de sade, que preceder sua posse. Art. 12- Ser tornada sem efeito a nomeao quando, por ato ou omisso de que for responsvel o nomeado, a posse no se verificar no prazo para esse fim estabelecido. CAPTULO V DO CONCURSO Art. 13- O concurso ser realizado para o provimento de cargos vagos da menor graduao ou isolados de qualquer categoria funcional, reservados para esse fim. 1- Ao aprovado em concurso assegurado o provimento no cargo, no perodo de sua validade, obedecida a ordem de classificao final, dentro do prazo de 90 (noventa) dias contados a partir da ocorrncia da vaga. Art. 14- Das instrues para o concurso devero constar, entre outros, os seguintes requisitos: I- o limite de idade dos candidatos, que poder variar de 18 (dezoito) anos completos at 50 (cinqenta) anos completos, dependendo da natureza do cargo a ser provido; II- o grau de instruo exigvel, mediante apresentao de documento comprobatrio; III- o nmero de vagas a serem preenchidas, distribudas por especializao ou disciplina, quando for o caso; IV- o prazo de validade do concurso, de at dois anos. 1- O prazo de validade do concurso poder, a juzo do Prefeito, ser prorrogado por perodo de at dois anos. 2- No ficar sujeito ao limite mximo de idade o funcionrio efetivo da administrao pblica direta ou autrquica. 3- O funcionrio efetivo que pretender acumular o cargo j ocupado com o que for objeto do concurso ficar sujeito ao limite de idade estabelecido para os demais candidatos. 4- As instrues para o concurso podero admitir a inscrio de candidato de idade inferior mnima, desde que atendido o disposto no inciso II deste artigo. 5- No podero fazer parte de bancas examinadoras de concurso pessoas vinculadas a cursos relacionados com as matrias das provas nos dois anos anteriores s mesmas. CAPTULO VI DA POSSE Art. 15- Posse o ato que completa a investidura em cargo pblico. Pargrafo nico - No haver posse nos casos de avano gradual, progresso funcional, ascenso funcional, transferncia, reintegrao e designao para funo gratificada.

Art. 16- So requisitos para a posse: I- nacionalidade brasileira; II- idade mnima de dezoito anos, salvo no caso do pargrafo 4 do artigo 14; III- quitao com as obrigaes eleitorais; IV- quitao com as obrigaes militares; V- bons antecedentes; VI- boa sade comprovada em inspeo mdica realizada por rgo oficial do Municpio, admitida a incapacidade fsica parcial, na forma que a lei estabelecer; VII- habilitao prvia em concurso pblico, nos casos previstos nesta lei; VIII- declarao sobre se detm outro cargo, funo ou emprego em entidade pblica ou privada ou se percebe proventos de inatividade; IX- inscrio no Cadastro de Pessoas Fsicas (CPF) do Ministrio da Fazenda; X- cumprimento das condies especiais previstas em lei ou regulamento para determinados cargos, inclusive habilitao legal especfica para seu exerccio. 1 -Ser dispensada a comprovao de requisitos j comprovados anteriormente. 2- Ningum poder ser empossado em cargo efetivo se exercer no mbito federal, estadual ou municipal outro cargo, emprego ou funo, ou perceber proventos de inatividade, da Administrao direta ou indireta, salvo se provar que solicitou exonerao ou dispensa do cargo, emprego ou funo ou desistncia da percepo dos proventos ou que foi legalmente autorizado a acumular. 3- O funcionrio dever comprovar que a exonerao, a dispensa ou a desistncia referidas no pargrafo anterior produzir efeitos a partir do comeo do exerccio no novo cargo, sob pena de ser considerado incidente em acumulao ilcita. Art. 17- So competentes para dar posse: I- o Prefeito aos Secretrios Municipais e demais autoridades que lhe sejam diretamente subordinados; II- o Secretrio Municipal de Administrao aos demais ocupantes de cargos em comisso; III- o dirigente do rgo central de pessoal da Secretaria Municipal de Administrao, nos demais casos. Art. 18- Poder haver posse por procurao. Art. 19- A autoridade que der posse verificar: I- se foram satisfeitas as condies legais para a posse; II- se do ato de provimento consta a existncia da vaga, com os elementos capazes de identific-la; III- em caso de acumulao de cargos, se consta prova da necessria autorizao. Art. 20- A posse ter lugar no prazo de trinta dias da publicao do ato de provimento no rgo oficial. 1 - A requerimento do interessado ou de seu representante legal, o prazo para a posse poder ser prorrogado pela autoridade competente, at o mximo de 60 (sessenta) dias a contar do trmino do prazo de que trata este artigo.

2 - Nos casos em que for requerida acumulao de cargos, o prazo fixado neste artigo comear a correr da publicao do despacho decisrio. 3 - Os candidatos que, quando da publicao dos respectivos atos de provimento, estiverem incorporados s Foras Armadas para prestao de servio militar de natureza obrigatria, tero prazo para a posse contado da data de seu desligamento. 4 - O aprovado em concurso, diplomado para exercer mandato eletivo municipal, estadual ou federal quando da publicao do ato de provimento, ter o prazo de posse contado da data do trmino do mandato, salvo no caso de acumulao legal. CAPTULO VII DO ESTGIO PROBATRIO Art. 21- Estgio probatrio o perodo de TRS anos de efetivo exerccio, a contar da data do incio deste, durante o qual so apurados os requisitos necessrios confirmao do funcionrio no servio pblico. 1- Os requisitos de que trata este artigo so: I- idoneidade moral; II- assiduidade; III- disciplina; IV- eficincia. 2- No est sujeito a novo estgio probatrio o funcionrio que, nomeado para outro cargo pblico do Municpio, j tenha adquirido estabilidade. 3- Quando o funcionrio em estgio probatrio no preencher os requisitos enumerados no 1 deste artigo, dever seu chefe imediato iniciar o processo para a demisso. (Deveria ser exonerao) CAPTULO VIII DO EXERCCIO Art. 22- O incio, a interrupo e o reincio do exerccio sero registrados no assentamento individual do funcionrio. Art. 23- Ao Chefe da unidade administrativa para a qual for designado o funcionrio compete dar-lhe exerccio. Art. 24- O exerccio do cargo ter incio no prazo de 30 (trinta) dias contados da data: I- da publicao oficial do ato, no caso de reintegrao; II- da posse, nos demais casos. 1- Quando se tratar de posse em cargo de magistrio Municipal, verificada em poca de frias escolares, o exerccio somente ter incio na data fixada para o comeo das atividades docentes. 2-O disposto no pargrafo anterior no se aplica a quem j tiver a condio de servidor Municipal, e que, por fora de sua posse no novo cargo, tenha que desvincular-se do cargo ou emprego municipal anteriormente ocupado.

Art. 25- O funcionrio removido, quando licenciado ou afastado por impedimento legal, ter 5 (cinco) dias de prazo para entrar em exerccio, a partir do trmino da licena ou do impedimento. Art. 26- Ser exonerado o funcionrio que no entrar em exerccio no prazo de 30 (trinta) dias, a contar da posse, ressalvados os casos previstos neste Estatuto. Art. 27- O funcionrio ter exerccio na unidade administrativa em que for lotado. Pargrafo nico - Entende-se por lotao o nmero de funcionrios que devam ter exerccio em cada unidade administrativa. Art. 28- O funcionrio nomeado para cargo ou funo cujo provimento dependa de prestao de fiana no poder entrar em exerccio sem a prvia satisfao dessa exigncia. Art. 29- O afastamento do funcionrio de sua unidade administrativa s se verificar nos casos previstos neste Estatuto e no ser computado como de exerccio, ressalvadas as excees legais expressas. 1 - O afastamento do funcionrio no se prolongar por mais de 4 (quatro) anos consecutivos, salvo: I- para exercer cargo ou funo de direo, assessoramento ou assistncia na Administrao Pblica federal, estadual ou municipal; II- quando disposio da Presidncia da Repblica ou do Governo do Estado do Rio de Janeiro; III- para exercer mandato eletivo no mbito federal, estadual ou municipal; IV- quando convocado para o servio militar obrigatrio; V- quando se tratar de funcionrio licenciado nos termos do artigo 104. CAPTULO IX DA REMOO Art. 30- Remoo o deslocamento do funcionrio de um para outro rgo e processar-se- ex-oficio ou a pedido do funcionrio, atendidos o interesse e a convenincia da Administrao. 1- A remoo respeitar a lotao dos rgos interessados e ser realizada, no mbito de cada um, pelo respectivo dirigente, cabendo ao Secretrio Municipal de Administrao efetula de uma para outra Secretaria ou rgo diretamente subordinado ao Prefeito. 2- A remoo dos membros do magistrio poder obedecer a regulamentao prpria. Art. 31- A remoo por permuta ser processada a pedido escrito de ambos os interessados e de acordo com as demais disposies deste Captulo. CAPTULO X DA SUBSTITUIO Art. 32- Haver substituio nos casos de impedimento ou ausncia de titular de cargo em comisso ou funo gratificada. Art. 33- A substituio ser automtica ou depender de ato da administrao e recair sempre em funcionrio municipal.

1- A substituio automtica a estabelecida em lei, regulamento ou regimento, e processar-se- independentemente de ato. 2- Quando depender de ato da administrao, o substituto ser designado pela autoridade imediatamente superior quela a ser substituda. 3- A substituio nos termos dos pargrafos anteriores ser gratuita salvo se igual ou superior a 30 (trinta) dias, quando ser remunerada. Art. 34- Pelo tempo de substituio remunerada o substituto perceber, a ttulo de gratificao, o valor do cargo em comisso ou da funo gratificada, alm de outras vantagens a eles inerentes, ressalvado o caso de opo e vedada a percepo cumulativa de vencimentos e vantagens. Art. 35- Em caso de vacncia de cargo em comisso ou funo gratificada, e at o seu provimento ou preenchimento, poder ser designado, pela autoridade imediatamente superior, um funcionrio para responder pelo expediente. Pargrafo nico - Ao responsvel pelo expediente se aplicam as disposies dos artigos 33 e 34. CAPTULO XI DA PROGRESSO FUNCIONAL Art. 36- Progresso Funcional o provimento do funcionrio em cargo de classe imediatamente superior quela a que pertence dentro da mesma categoria funcional, obedecidos os critrios de merecimento e de antiguidade, processando-se metade por merecimento e metade por antiguidade. Pargrafo nico - O critrio a que obedecer a progresso dever vir expresso no respectivo decreto. Art. 37- Merecimento a demonstrao, por parte do funcionrio, durante a sua permanncia na classe, de fiel cumprimento dos seus deveres e de eficincia no exerccio do cargo, apurada na forma regulamentar, bem como de qualificao e aptido necessrias ao desempenho das atribuies da classe imediatamente superior. Pargrafo nico - Da apurao do merecimento ser dado conhecimento ao funcionrio. Art. 38- A antiguidade ser determinada pelo tempo de efetivo exerccio na classe, apurado em dias. Pargrafo nico - Havendo fuso de classes, a antiguidade abranger o efetivo exerccio na classe anterior. Art. 39- As progresses sero realizadas anualmente, desde que verificada a existncia de vaga. 1 - Quando no decretada no prazo legal, a progresso produzir seus efeitos a partir do primeiro dia do ano subseqente quele em que se tiver verificada a vaga. 2 - Para todos os efeitos, ser considerada a progresso por antiguidade que cabia ao

funcionrio que vier a falecer ou for aposentado sem que tenha sido decretada no prazo legal. Art. 40- Ser de 3 (trs) anos de efetivo exerccio na classe o interstcio para progresso. (aqui deixa claro que a progresso s aps o EP e que Progresso FORMA DE PROVIMENTO) Art. 41- Quando ocorrer empate na classificao por antiguidade, ter preferncia o funcionrio de maior tempo de servio no Municpio; continuando o empate, ter preferncia, sucessivamente, o de maior tempo de servio pblico, o mais idoso e o de maior prole. Pargrafo nico - No caso de progresso da classe inicial, o primeiro desempate ser determinado pela classificao obtida em concurso. Art. 42- Somente por antiguidade poder ter progresso o funcionrio em exerccio de mandato eletivo. Art. 43- Em benefcio daquele a quem de direito cabia a progresso, ser declarado sem efeito o ato que a houver decretado indevidamente. 1 - O beneficirio da progresso indevida a que se refere este artigo no ficar obrigado a restituir o que a mais houver recebido. 2- O funcionrio ao qual cabia a progresso ser indenizado da diferena de vencimento a que tiver direito. CAPTULO XII DA ASCENSO FUNCIONAL Art. 44- Ascenso Funcional a passagem de ocupante de cargo da ltima classe de uma categoria funcional para o cargo da menor graduao de outra categoria funcional ou para cargo isolado, na linha definida em regulamento. Art. 45- Ser de 3 (trs) anos no cargo o interstcio para concorrer ascenso funcional. CAPTULO XIII DA TRANSFERNCIA Art. 46- Transferncia a passagem de ocupante de cargo de uma categoria funcional para o cargo da menor graduao de outra categoria funcional ou para cargo isolado. 1- A transferncia depender da satisfao cumulativa dos seguintes requisitos: I- existncia de vaga; II- no haver candidato habilitado ascenso funcional para a vaga, ou o cargo vago no estar situado em linha definida para ascenso; III- interstcio de 3 (trs) anos no cargo; IV- qualificao legal ou funcional; V- aprovao em concurso interno de provas ou de provas e ttulos. 2 - No esto sujeitos ao interstcio a que se refere este artigo os funcionrios transferidos para o Plano de Classificao de Cargos e Vencimentos. 3 - Ser admitida a passagem, por transferncia, de funcionrio do Quadro Suplementar (QS) para o Quadro Permanente (QP).

CAPTULO XIV DA READMISSO Art. 47- Readmisso o reingresso no servio pblico municipal, a juzo do Prefeito, sem ressarcimento dos vencimentos e vantagens, do funcionrio exonerado ou demitido, depois de apurado em processo, quanto ao segundo caso, que no subsistem os motivos que determinaram a demisso. Pargrafo nico - A readmisso depender da prova de capacidade, mediante inspeo mdica, e da existncia de vaga no destinada a outra forma de provimento. Art. 48 - A readmisso poder efetivar-se em cargo de vencimento e atribuio equivalentes ao anteriormente ocupado pelo funcionrio, atendido o requisito de habilitao profissional. Art. 49 - O tempo de servio pblico do readmitido, anterior sua exonerao ou demisso, ser contado apenas para efeito de aposentadoria e disponibilidade. CAPTULO XV DA REINTEGRAO Art. 50 - A reintegrao o reingresso do funcionrio no servio pblico, com ressarcimento dos vencimentos e vantagens ligados ao cargo. 1 - A reintegrao decorrer de deciso administrativa ou judicial. 2 - A deciso administrativa que determinar a reintegrao ser proferida em pedido de reconsiderao ou em recurso, e, quando a demisso tiver sido precedida de processo administrativo disciplinar, ficar condicionada reviso do processo. Art. 51- A reintegrao ser feita no cargo anteriormente ocupado, mesmo que extinto, hiptese em que ser restabelecido, se houver sido transformado, no cargo resultante da transformao. Art. 52- O funcionrio reintegrado ser submetido a inspeo mdica e aposentado se julgado incapaz. CAPTULO XVI DO APROVEITAMENTO Art. 53- Aproveitamento o retorno ao servio pblico do funcionrio em disponibilidade. Art. 54- Ser obrigatrio o aproveitamento do funcionrio em disponibilidade em cargo de natureza e vencimento compatveis com os do anteriormente ocupado. 1 - O aproveitamento depender de prova de capacidade, mediante inspeo mdica. 2 - Provada em inspeo mdica a incapacidade definitiva, ser decretada aposentadoria. Art. 55 - Na ocorrncia de vaga nos quadros de pessoal do Municpio, o aproveitamento ter precedncia, exceo da progresso por antiguidade sobre as demais formas de provimento. Pargrafo nico - Havendo mais de um concorrente mesma vaga, ter preferncia o de maior tempo de disponibilidade e, em caso de empate, o de maior tempo de servio pblico.

Art. 56 - Ser tornado sem efeito o aproveitamento e cassada a disponibilidade do funcionrio se este, cientificado expressamente do ato de aproveitamento, no tomar posse no prazo legal, salvo caso de doena comprovada em inspeo mdica. CAPTULO XVII DA REVERSO Art. 57- Reverso o reingresso no servio pblico do funcionrio aposentado por invalidez , quando insubsistentes os motivos da aposentadoria. Art. 58- A reverso far-se- ex-oficio ou a pedido, de preferncia no mesmo cargo ou naquele em que se tenha transformado, ou em cargo de vencimento e atribuies equivalentes aos do cargo anteriormente ocupado, atendido o requisito de habilitao profissional. Pargrafo nico - Para que a reverso possa efetivar-se, necessrio que o aposentado: a)no haja completado 70 (setenta) anos de idade; b)no conte tempo de servio e de inatividade para aposentadoria voluntria, computado em conjunto; c)seja julgado apto em inspeo de sade; d)tenha o seu reingresso na atividade considerado como de interesse do servio pblico, a juzo da Administrao. TTULO IV CAPTULO NICO DA VACNCIA Art. 59- A vacncia do cargo decorrer de: I- exonerao; II- demisso; III- progresso funcional; IV- ascenso funcional; V- transferncia; VI- aposentadoria; VII- falecimento. Art. 60- Dar-se- exonerao: I- a pedido; II- ex-oficio: a)quando se tratar de cargo em comisso; b)na hiptese do artigo 26. Art. 61- A vaga ocorrer na data: I- da vigncia do ato de progresso funcional, ascenso funcional, transferncia, aposentadoria, exonerao ou demisso do ocupante do cargo: II- do falecimento do ocupante do cargo; III- da vigncia do ato que criar o cargo e permitir seu provimento. Art. 62- Quando se tratar de funo gratificada, dar-se- a vacncia por dispensa, a pedido ou ex-oficio ou por falecimento do ocupante.

TTULO V DOS DIREITOS E VANTAGENS CAPTULO I DO TEMPO DE SERVIO Art. 63- A apurao do tempo de servio ser feita em dias. 1 - O nmero de dias ser convertido em anos, considerado o ano como de 365 (trezentos e sessenta e cinco) dias. 2 - Fica a converso, os dias restantes at 182 (cento e oitenta e dois) inclusive, no sero computados, arredondando-se para um ano quando excederem esse nmero, nos casos de clculo para efeito de aposentadoria ou fixao de proventos. Art. 64 - Alm do tempo de servio prestado pelo funcionrio no desempenho de seu cargo, tambm ser considerado de efetivo exerccio o afastamento em virtude de: I- frias; II- casamento; III- luto; IV- convocao para o servio militar; V- jri e outros servios obrigatrios por lei; VI- licena especial; VII- licena funcionria gestante; VIII- perodo de afastamento compulsrio determinado pela Legislao Sanitria; IX- licena a funcionrio que sofrer acidente no trabalho ou for atacado de doena profissional; X- misso oficial, na forma regulamentar; XI- estudo no exterior ou em qualquer parte do territrio nacional, com autorizao da administrao e no ultrapasse o prazo de 12 (doze meses); XII- dispensa de ponto para participao em eventos, a critrio da administrao; XIII- faltas at o mximo de trs durante o ms, por motivo de doena comprovada na forma regulamentar; XIV- faltas em dias de prova ou de exame, mediante apresentao de atestado fornecido pelo respectivo rgo at o ltimo dia do ms seguinte quele em que ocorreu a falta; XV- ocorrncia do disposto no artigo 188; XVI- recolhimento priso, se absorvido afinal; XVII- exerccio de outro cargo ou funo no servio pblico do Municpio do Rio de Janeiro, inclusive na administrao indireta; XVIII- exerccio de cargo em comisso ou funo de confiana no servio pblico federal, estadual ou municipal, inclusive na administrao indireta; XIX- disposio do Estado do Rio de Janeiro. Art. 65 - Para efeito de aposentadoria ou disponibilidade, ser computado: I- o tempo de servio pblico federal, estadual ou municipal; II- o perodo de servio ativo nas Foras Armadas prestado durante a paz, computado pelo dobro o tempo em operao de guerra; III- o tempo de servio prestado, sob qualquer forma de admisso, desde que remunerado pelos cofres pblicos; IV- o tempo de servio prestado em autarquia, empresa pblica ou sociedade de economia

mista ou fundao instituda pelo Poder Pblico Municipal, Estadual ou Federal; V- o perodo de trabalho prestado a instituio de carter privado que tiver sido transformada em estabelecimento de servio pblico; VI- o tempo em que o funcionrio estiver em disponibilidade, desde que ocorra a reverso; VII- o tempo de licena especial e o tempo de frias no gozadas, contados em dobro; VIII- o tempo de licena para tratamento de sade. 1 - O tempo de servio referido nos incisos III, IV e V deste artigo ser computado vista de certides passadas com base em folha de pagamento. 2 - As frias e perodos de licena especial no gozados, referentes a tempo de servio anterior estranho ao Municpio, no sero considerados para qualquer efeito. Art. 66 - vedada a acumulao de tempo de servio prestado concorrente ou simultaneamente em cargos ou funes. Art. 67 - Na hiptese de acumulao de cargos, vedada a transposio de tempo de servio de um para outro cargo. 1- O tempo de servio municipal ou estranho ao Municpio, depois de averbado ou anotado em um cargo, considerado vinculado a este cargo para os efeitos deste artigo. 2- O tempo de servio municipal ou estranho ao Municpio prestado em um cargo, do qual o funcionrio tenha sido ou venha a ser exonerado ou demitido, no pode ser desmembrado para ser averbado ou anotado em mais de um cargo. CAPTULO II DA ESTABILIDADE Art. 68 - Estabilidade o direito que adquire o funcionrio efetivo de no ser demitido, seno em virtude de sentena judicial ou processo administrativo disciplinar em que lhe seja assegurada defesa. Pargrafo nico - A estabilidade se refere permanncia no servio pblico e no no cargo. Art. 69 - Ser estvel, aps dois anos de exerccio, o funcionrio nomeado em virtude de aprovao em concurso. Art. 70 - O funcionrio perder o cargo, quando estvel, em virtude de sentena judicial ou de processo administrativo-disciplinar que haja concludo pela sua demisso, depois de lhe haver sido assegurada defesa. Pargrafo nico - O funcionrio em estgio probatrio s perder o cargo quando nele no confirmado em decorrncia do processo de que trata o pargrafo terceiro do artigo 21, de sentena judicial ou mediante processo administrativo-disciplinar, quando este se impuser antes do concludo o estgio. CAPTULO III DA APOSENTADORIA

Art. 71- O funcionrio ser aposentado: I- por invalidez;

II- compulsoriamente, aos 70 (setenta) anos de idade; III- voluntariamente, aps 35 (trinta e cinco) anos de servio. "IV - voluntariamente, quando for professor, aps 30 anos, e professora, aps 25 anos de efetivo exerccio em funes de magistrio". (inciso acrescido pela LEI N 297, de 4 de dezembro de 1981) (OBS . a Lei n 297/1981 foi revogada pela Lei n 2.391, DE 08 DE DEZEMBRO DE 1995) 1- No caso do inciso III, o prazo reduzido a 30 (trinta) anos para as mulheres. 2- A aposentadoria por invalidez ser sempre precedida de licena por perodo contnuo no inferior a 24 (vinte e quatro) meses, salvo quando a junta mdica declarar a incapacidade definitiva para o servio ou na hiptese prevista no Artigo 92. 3- Ser aposentado o funcionrio que for considerado invlido para o servio e no puder ser readaptado, na forma do Artigo 86. 4- No caso de aposentadoria voluntria, o funcionrio aguardar em exerccio a publicao do respectivo ato, salvo se estiver legalmente afastado do cargo. 5- No caso de aposentadoria compulsria, o funcionrio ser dispensado do comparecimento ao servio a partir da data em que completar a idade-limite. 6 - Consideram-se funes de magistrio, para os fins do inciso IV, todas as atividades inerentes educao, nelas includa a administrao.(inciso acrescido pela LEI N 297, de 4 de dezembro de 1981) (OBS . a Lei n 297/1981 foi revogada pela Lei n 2.391, DE 08 DE DEZEMBRO DE 1995) Art. 72- O funcionrio aposentado por invalidez, decorrente de acidente de servio, molstia profissional ou doena prevista no artigo 92, ter provento equivalente ao vencimento do cargo efetivo acrescido das vantagens percebidas em carter permanente. Pargrafo nico - Nos demais casos de aposentadoria por invalidez o provento ser proporcional ao tempo de servio. Art. 73- O funcionrio aposentado compulsoriamente ter seu provento fixado, com base no vencimento do cargo efetivo e nas vantagens percebidas em carter permanente, proporcionalmente ao tempo de servio apurado. Art. 74- O funcionrio efetivo, quando aposentado a pedido, ter: I- provento correspondente ao vencimento do cargo efetivo, acrescido das vantagens recebidas em carter permanente; II- o provento referido no inciso I, acrescido da vantagem do valor da funo gratificada ou de 70% (setenta por cento) do valor do cargo em comisso de maior remunerao que tenha exercido na administrao direta ou autrquica, desde que satisfaa os seguintes requisitos: a)desde que conte 5 (cinco) anos ininterruptos e imediatamente anteriores data da aposentadoria, ou 10 (dez) anos interpolados, de exerccio em cargos em comisso ou em funes gratificadas; e b)tenha exercido, pelo menos por 1 (um) ano, o cargo em comisso ou a funo gratificada de maior remunerao.

1- Quando atendida a condio da alnea a e no atendida a da alnea b, a vantagem corresponder remunerao da funo gratificada ou a 70% (setenta por cento) do valor do cargo em comisso imediatamente inferior. " 2 - Para os efeitos deste artigo considerar-se-o, igualmente, quaisquer gratificaes deferidas ao funcionrio na qualidade de ocupante de funo de confiana na administrao direta ou autrquica e pela participao em rgos de deliberao coletiva, inclusive de fundaes institudas ou mantidas pelo Poder Pblico Municipal, as quais se incorporaro ao respectivo provento pelo valor efetivamente percebido." (Nova Redao dada pela Lei n 336, de 9 de setembro de 1982) " 3 - Para fins do disposto na alnea "a" do inciso II, no que se refere ao exerccio por 10 (dez) anos interpolados de cargos em comisso, ser computvel, por ato do Prefeito, o exerccio, em qualquer poca, de cargos em comisso, inclusive nas antigas unidades da Federao que deram origem ao novo Estado do Rio de Janeiro." " 4 - Considerado o perodo de exerccio, inclusive no Estado, posterior passagem inatividade como de reverso ao servio pblico, o funcionrio aposentado, ocupante de cargo em comisso, far jus reviso dos respectivos proventos de aposentadoria, para sua atualizao, a partir da data em que venha a completar 7 (sete) anos, contnuos ou interpolados, do referido exerccio posterior passagem inatividade." " 5 - O funcionrio ocupante de cargo em comisso, funo gratificada ou funo de confiana na administrao direta ou autrquica, que vier a ser aposentado compulsoriamente por implemento de idade, contando no mnimo 40 (quarenta) anos de servio pblico, receber seus proventos base do que estiver percebendo, alm de outras vantagens previstas em lei." (Os 3, 4 e 5 foram acrescidos pela Lei n 336, de 9 de setembro de 1982)

Art. 75- Ao funcionrio aposentado por invalidez ou compulsoriamente sero aplicadas as disposies do inciso II do artigo anterior. Art. 76- Os proventos da inatividade sero revistos sempre que, por motivo de alterao do poder aquisitivo da moeda, se modificarem os vencimentos dos funcionrios em atividade. CAPTULO IV DA DISPONIBILIDADE Art. 77- Disponibilidade a situao jurdica do funcionrio estvel em virtude de extino do cargo. 1- O funcionrio em disponibilidade perceber provento proporcional ao tempo de servio e ser obrigatoriamente aproveitado na primeira vaga que ocorrer, obedecidas as disposies do captulo prprio. 1 - O funcionrio em disponibilidade perceber provento proporcional ao tempo de servio e ser obrigatoriamente aproveitado na primeira vaga que ocorrer, obedecidas as disposies do captulo prprio. 2- Aos proventos dos funcionrios em disponibilidade aplica-se o disposto no artigo 76. 3- Restabelecido o cargo, ser nele obrigatoriamente aproveitado o funcionrio posto em

disponibilidade, quando de sua extino, ressalvado o direito de optar por outro cargo em que j tenha sido aproveitado. CAPTULO V DAS FRIAS Art. 78- O funcionrio gozar 30 (trinta) dias ininterruptos de frias por ano, de acordo com a escala para esse fim organizada pelo chefe da unidade administrativa a que estiver subordinado e comunicado ao rgo competente. 1- vedado levar conta de frias qualquer falta ao trabalho. 2- Somente depois do primeiro ano de exerccio adquirir o funcionrio direito a frias, as quais correspondero ao ano em que se completar esse perodo. 3- A escala de frias poder ser alterada de acordo com as necessidades do servio, por iniciativa do chefe interessado, comunicada a alterao ao rgo competente. Art. 79- As frias dos membros do magistrio podero ser reguladas por normas especficas. Art. 80- proibida a acumulao de frias, salvo imperiosa necessidade do servio, no podendo a acumulao, nesse caso, abranger mais de 2 perodos. Pargrafo nico - Haver presuno de impedimento decorrente da necessidade de servio, quando o funcionrio deixar de gozar frias. Art. 81- As frias somente podero ser interrompidas por imperiosa necessidade do servio. CAPTULO VI DAS LICENAS SEO I DISPOSIES PRELIMINARES Art. 82- Conceder-se- licena: I- para tratamento de sade; II- por motivo de doena em pessoa da famlia; III- para repouso gestante; IV- para servio militar obrigatrio; V- por motivo de afastamento do cnjuge servidor da administrao pblica federal, estadual ou municipal, direita e indireta; VI- para o trato de interesses particulares; VII- especial. Art. 83- Terminada a licena, o funcionrio reassumir o exerccio, salvo nos casos de prorrogao. Pargrafo nico - O pedido de prorrogao ser apresentado antes de findo o prazo de licena; se indeferido, contar-se- como de licena, sem vencimento, o perodo compreendido entre a data de seu trmino e a do conhecimento oficial do despacho denegatrio, ressalvado o disposto nos pargrafos 1o e 2o do artigo 84. Art. 84- A licena dependente de inspeo mdica ser concedida pelo prazo indicado no laudo

ou atestado. 1- Dois Dias teis antes de terminado o prazo, haver nova inspeo, e o laudo mdico concluir pela volta ao servio, pela prorrogao da licena, pela aposentadoria ou pela readaptao na forma do artigo 86. 2- Se o funcionrio se apresentar nova inspeo aps a poca prevista no pargrafo anterior, caso no se justifique a prorrogao, sero considerados como falta os dias a descoberto. Art. 85- O tempo necessrio inspeo mdica ser sempre considerado como de licena, desde que no fique caracterizada a simulao. Art. 86- Quando se verificar, como resultado de inspeo mdica pelo rgo prprio da Secretaria Municipal de Administrao, reduo da capacidade fsica do funcionrio ou estado de sade que impossibilite ou desaconselhe o exerccio das funes inerentes ao seu cargo, e desde que no se configure a necessidade de aposentadoria nem de licena para tratamento de sade, poder o funcionrio ser readaptado em funes diferentes das que lhe cabem, sem que essa readaptao lhe acarrete qualquer prejuzo. 1 - Na hiptese a que se refere este artigo, o funcionrio submeter-se- obrigatoriamente inspeo mdica no trmino do prazo fixado para a readaptao. 2 - Readquirida a capacidade fsica, o funcionrio retornar s atividades prprias de seu cargo. 3 - O Prefeito poder transformar, sem aumento de despesa, o cargo do funcionrio readaptado em carter definitivo. Art. 87- O funcionrio em gozo de licena comunicar ao seu chefe imediato o local onde poder ser encontrado. SEO II DA LICENA PARA TRATAMENTO DE SADE Art. 88- A licena para tratamento de sade ser concedida ex-oficio ou a pedido do funcionrio ou de seu representante quando o prprio no possa faz-lo. 1 - Em ambos os casos indispensvel a inspeo mdica, que ser realizada pelo rgo prprio e, quando necessrio, no local onde se encontrar o funcionrio. 2 - Incumbe chefia imediata promover a apresentao do funcionrio inspeo mdica, sempre que este a solicitar. Art. 89- A inspeo mdica ser feita pelo rgo prprio da Secretaria Municipal de Administrao ou por aqueles aos quais for transferida ou delegada essa atribuio. 1 - Caso o funcionrio esteja ausente do Municpio do Rio de Janeiro, e absolutamente impossibilitado de locomover-se, por motivo de sade, poder ser admitido laudo de mdico particular, com firma reconhecida, desde que o prazo da licena proposta no ultrapasse 90 (noventa) dias. 2 - Ultrapassado o prazo estipulado no pargrafo anterior, somente sero aceitos laudos

exarados pelo rgo mdico oficial do local onde se encontra o funcionrio. 3 - Nas hipteses dos pargrafos anteriores, o laudo s poder ser aceito depois de homologado pelo rgo prprio referido neste artigo. 4 - Quando no for homologado o laudo, o funcionrio dever comparecer, no prazo de 15 (quinze) dias, aps o despacho denegatrio, ao rgo pericial da Secretaria Municipal de Administrao, a fim de ser submetido inspeo mdica. 5 - Caso no se justifique a licena sero considerados como de licena sem vencimento os dias a descoberto. Art. 90- A licena superior a 90 (noventa) dias depender de inspeo realizada por junta mdica. Art. 91- O funcionrio no poder permanecer em licena para tratamento de sade por prazo superior a 24 (vinte e quatro) meses, exceto nos casos considerados recuperveis, em que, por proposta da junta mdica, esse prazo poder ser prorrogado. Pargrafo nico - Expirado o prazo do presente artigo, o funcionrio ser submetido nova inspeo mdica e aposentado se julgado definitivamente invlido para o servio pblico em geral e no puder ser readaptado na forma do artigo 86. Art. 92- Ser aposentado o funcionrio acometido de tuberculose ativa, alienao mental, neoplasia maligna, cegueira posterior ao ingresso no servio pblico municipal, lepra, paralisia irreversvel e incapacitante, cardiopatia grave, doena de Parkinson, espondiloartrose anquilosante, nefropatia grave, estados avanados de Paget (ostite deformante). 1 - Ser tambm aposentado o funcionrio que, com base nas concluses da medicina especializada, for considerado doente irrecupervel para o servio pblico. 2 - Na hiptese de que trata este artigo e seu pargrafo primeiro a inspeo ser feita por uma junta de, pelos menos, trs mdicos. Art. 93- No processamento das licenas para tratamento de sade ser observado o devido sigilo sobre os laudos e atestados mdicos. Art. 94- No curso de licena para tratamento de sade, o funcionrio abster-se- de atividades remuneradas, sob pena de interrupo da licena, com perda total do vencimento desde o incio dessas atividades e at que reassuma o cargo. Pargrafo nico - O perodo compreendido entre a interrupo da licena e a reassuno ser considerado como de licena sem vencimento. Art. 95- O funcionrio no poder recusar-se a inspeo mdica, sob pena de suspenso do pagamento do vencimento, at que se realize a inspeo. Art. 96- Considerado apto em inspeo mdica, o funcionrio reassumir o exerccio, sob pena de serem computados como faltas os dias de ausncia. Art. 97- No curso da licena poder o funcionrio requerer inspeo mdica, caso se julgue em condies de reassumir o exerccio ou com direito aposentadoria.

Art. 98- Ser sempre integral o vencimento do funcionrio licenciado para tratamento de sade. Art. 99- Em caso de acidente de trabalho ou de doena profissional, ser mantido integralmente, durante a licena, o vencimento do funcionrio, correndo ainda por conta do Municpio as despesas com o tratamento mdico e hospitalar do funcionrio, que ser realizado, sempre que possvel, em estabelecimento municipal de assistncia mdica. 1 - Por acidente no trabalho, para os efeitos deste Estatuto, entende-se o evento que causa dano fsico ou mental ao funcionrio e tenha relao mediata ou imediata com o exerccio do cargo ou funo. 2 - Equipara-se ao acidente no trabalho, a agresso, quando no provocada, sofrida pelo funcionrio no servio ou em razo dele e o ocorrido no deslocamento para o servio ou do servio. 3 - Por doena profissional, entende-se a que resulta da natureza e das condies do trabalho. 4 - Nos casos previstos nos pargrafos 1o, 2o e 3o deste artigo, o laudo resultante da inspeo mdica dever estabelecer rigorosamente a caracterizao do acidente no trabalho e da doena profissional. SEO III DA LICENA POR MOTIVO DE DOENA EM PESSOA DA FAMLIA Art. 100- Ao funcionrio ser concedida licena por motivo de doena em pessoa da famlia, desde que prove ser indispensvel a sua assistncia pessoal e que esta no possa ser prestada simultaneamente com o exerccio do cargo. 1 - Considerar-se-o como pessoas da famlia, para efeito desta licena, o ascendente, o descendente, o cnjuge ou qualquer pessoa que viva a expensas do funcionrio ou em sua companhia. 2 - Provar-se- a doena mediante inspeo mdica. 3 - A licena de que trata este artigo ser concedida com vencimento integral at 1 (um) ano, com 2/3 (dois teros) do vencimento at mais de 1 (um) ano e sem vencimento se for excedido esse prazo. SEO IV DA LICENA GESTANTE "Art. 101. funcionria gestante ser concedida, mediante inspeo mdica, licena com vencimento integral, pelo prazo de seis meses. " (Nova Redao dada pela Lei Complementar n 119, de 20 de junho de 2012) 1 - A licena ser concedida a partir de incio do oitavo ms de gestao, salvo prescrio mdica diversa. 2 - No caso de parto anterior concesso, o prazo da licena contar desse evento. 3 - Quando a sade do recm-nascido exigir assistncia especial, ser concedida licena

funcionria, pelo prazo necessrio, mediante laudo, e nos termos do Artigo 100. 4 - A funcionria gestante ter direito, mediante laudo mdico, a ser aproveitada em funo compatvel com seu estado, a contar do quinto ms de gestao, sem prejuzo do direito licena de que trata este artigo.

SEO V DA LICENA PARA SERVIO MILITAR OBRIGATRIO Art. 102- Ao funcionrio que for convocado para o servio militar ou outros encargos de segurana nacional, ser concedida licena com vencimento integral. 1 - A licena ser concedida vista do documento oficial que prove a incorporao. 2 - Do vencimento descontar-se- a importncia que o funcionrio perceber na qualidade de incorporado, salvo se optar pelas vantagens do servidor militar, o que implicar na perda do vencimento. 3 - Ao funcionrio desincorporado conceder-se- prazo no excedente de 30 (trinta) dias para que reassuma o exerccio, sem perda do vencimento. Art. 103- Ao funcionrio oficial da reserva das Foras Armadas ser concedida licena com vencimento integral, durante os estgios de servio militar obrigatrio no remunerados e previstos pelos regulamentos militares. Pargrafo nico - No caso de estgio remunerado fica-lhe assegurado direito de opo. SEO VI DA LICENA POR MOTIVO DE AFASTAMENTO DO CNJUGE Art. 104- O funcionrio casado ter direito a licena sem vencimento quando o seu cnjuge, militar ou servidor da Administrao direta ou indireta, for servir, ex-oficio ou for exercer mandato eletivo municipal estadual ou federal, fora do Municpio. ( Este artigo foi complementado pela Lei n277, DE 23 DE OUTUBRO DE 1981) Pargrafo nico - A licena depender de pedido devidamente instrudo, que dever ser renovado de 2 (dois) em 2 (dois) anos. Art. 105- Finda a causa da licena, o funcionrio dever reassumir o exerccio dentro de 30 (trinta) dias, a partir dos quais a sua ausncia ser computada como falta ao trabalho. Art. 106- O funcionrio poder reassumir o exerccio de seu cargo a qualquer tempo, a critrio da Administrao, no esteja finda a causa da licena. SEO VII DA LICENA PARA O TRATO DE INTERESSES PARTICULARES Art. 107- Depois de estvel, o funcionrio poder obter licena sem vencimento, para tratar de interesses particulares. Art. 108- Em caso de interesse pblico, a licena de que trata esta Seo, poder ser cassada pela autoridade competente, devendo o funcionrio ser expressamente notificado do fato.

Pargrafo nico - Na hiptese de que trata este artigo o funcionrio dever apresentar-se ao servio no prazo de 30 (trinta) dias, a partir da notificao, findos os quais a sua ausncia ser computada como falta ao trabalho. Art. 109 - Ao funcionrio ocupante de cargo em comisso ou funo gratificada no se conceder, nessa qualidade, licena para o trato de interesses particulares. SEO VIII DA LICENA ESPECIAL Art. 110- Aps cada quinqnio de efetivo exerccio no Municpio, o funcionrio far jus a licena especial de 3 (trs) meses, com todos os direitos e vantagens de seu cargo efetivo. Pargrafo nico - No ter direito a licena especial se houver o funcionrio, no quinqnio correspondente: I- sofrido pena de multa ou suspenso; II- faltado ao servio sem justificao; III- estado de licena: a)superior a 90 (noventa) dias, consecutivos ou no, para tratamento de sade; b)superior a 60 (sessenta) dias, consecutivos ou no, por motivo de doena em pessoa da famlia; c)superior a 45 (quarenta e cinco) dias, consecutivos ou no, por motivo de deslocamento do cnjuge; d)sem vencimento. Art. 111- O direito a licena especial no tem prazo para ser exercitado. CAPTULO VII DO VENCIMENTO Art. 112- Vencimento a retribuio fixada em lei pelo exerccio do cargo.

Art. 113- Perder o vencimento do seu cargo o funcionrio: I- nomeado para cargo em comisso, ressalvado o direito de opo e o de acumulao; II- em exerccio de mandato eletivo da Unio, dos Estados ou dos Municpios, ressalvado o direito de opo e o de acumulao; III- disposio da Administrao Pblica Federal, Estadual ou Municipal, direta ou indireta, salvo a do Estado do Rio de Janeiro ou quando, a juzo do Prefeito, for de interesse do Municpio. Art. 114- O funcionrio perder: I- o vencimento do dia, se no comparecer ao servio, salvo por motivo de fora maior devidamente comprovado; II- o vencimento do dia, se comparecer ao servio aps os 60 (sessenta) minutos seguintes hora inicial do expediente, ou retirar-se antes dos 60 (sessenta) minutos finais, ou ainda ausentar-se sem autorizao por mais de 60 (sessenta) minutos; III- 1/3 (um tero) do vencimento do dia, se comparecer ao servio dentro dos 60 (sessenta) minutos seguintes hora inicial do expediente, ou retirar-se sem autorizao dentro dos 60 (sessenta) minutos finais, ou, ainda, ausentar-se, sem autorizao, por perodo inferior a 60 (sessenta) minutos;

IV- 1/3 (um tero) do vencimento, durante o afastamento por motivo de suspenso preventiva ou de priso, com direito diferena, se indevidas; V- 2/3 (dois teros) do vencimento, durante o perodo de afastamento em virtude de condenao, por sentena definitiva, a pena de que no resulte demisso. Art. 115- Nenhum funcionrio poder perceber vencimento ou provento inferior ao salrio mnimo legal em vigor para o Municpio. Art. 116- O vencimento e o provento no sofrero descontos alm dos previstos em lei. Art. 117- As reposies somente podero ser descontadas, em parcelas mensais, no excedentes da dcima parte do vencimento ou provento. (Reposio quando ganhou mais do que o devido. J ressarcimento quando prejudicou a ADM). 1 - Quando o funcionrio for exonerado, demitido ou falecer, a quantia devida ser inscrita como dvida ativa, caso no haja liquidao administrativa. 2 - No sero considerados como dbitos o vencimento e as vantagens correspondentes ao ms do falecimento. CAPTULO VIII DAS VANTAGENS SEO I DISPOSIES PRELIMINARES Art. 118- Alm do vencimento, poder o funcionrio perceber as seguintes vantagens pecunirias: I- gratificaes; II- ajuda de custo; III- dirias; IV- salrio-famlia; V- auxlio para diferena de caixa; VI- auxlio-doena; VII- outras conferidas por legislao especial. SEO II DAS GRATIFICAES Art. 119- Conceder-se- gratificao: I- de funo; II- pelo exerccio de comisso; III- de substituio; IV- pelo exerccio de encargos especiais; V- pela realizao de trabalho tcnico ou cientfico; VI- pela prestao de servio extraordinrio; VII- pela representao de gabinete; VIII- pela participao em rgo de deliberao coletiva; IX- adicional por tempo de servio; X- pelo exerccio: a)de encargos de auxiliar ou membro de banca ou comisso examinadora de concurso; b)de encargo de auxiliar ou professor de curso regularmente institudo, se realizado o trabalho

alm das horas de expediente a que est sujeito o funcionrio. Art. 120- Gratificao de funo a que corresponde ao exerccio de funo gratificada existente nos quadros de pessoal do Municpio. Art. 121- A gratificao de que trata o inciso II do Artigo 119 se destina ao funcionrio ocupante de cargo em comisso que haja optado pelo vencimento de seu cargo efetivo. Art. 122- A gratificao de que trata o inciso III do Artigo 119 ser concedida nos casos dos Artigos 33 e 34. Art. 123- A gratificao de que trata o inciso IV do Artigo 119 se destina aos funcionrios a que forem atribudos encargos especiais definidos em lei ou regulamento. Art. 124- A gratificao mencionada no inciso VI do Artigo 119 se destina a remunerar os servios executados fora do perodo normal de trabalho a que estiver sujeito o funcionrio no desempenho das atribuies de seu cargo. Pargrafo nico - O exerccio do cargo em comisso ou funo gratificada impede o recebimento de gratificao por servio extraordinrio. Art. 125- Salvo o caso de aposentadoria por invalidez permitido ao aposentado, mesmo compulsoriamente, participar de um rgo de deliberao coletiva, desde que julgado apto em inspeo de sade. Art. 126- A gratificao adicional por tempo de servio a vantagem calculada sobre o vencimento do cargo efetivo a que faz jus o funcionrio por trinio de efetivo exerccio no Municpio. 1 - A gratificao correspondente ao primeiro trinio de 10% (dez por cento) e dos demais de 5% (cinco por cento) cada um. 2 - O funcionrio contar, para esse efeito, o tempo de efetivo exerccio prestado ao Municpio, inclusive na condio de contratado. 3 - A gratificao devida a partir do dia imediato quele em que o funcionrio completar o trinio. 4 - O funcionrio investido em cargo de provimento em comisso continuar a perceber a gratificao adicional por tempo de servio. Art. 127- Quando ocorrer aproveitamento ou reverso sero considerados os trinios anteriormente atingidos, bem como a frao de trinio interrompido, retomando-se a contagem de tempo de servio para efeito de gratificao adicional por tempo de servio a partir da data da posse. Art. 128- As gratificaes de que tratam os incisos I e II do Artigo 119 sero mantidas nos casos de afastamento previstos nos incisos I, II, III, IV, V, VII, VIII, IX, X e XII do Artigo 64, e inciso I do Artigo 82, salvo quando o funcionrio for exonerado ou dispensado do respectivo cargo em comisso ou funo gratificada para o afastamento. Art. 129- Ao funcionrio efetivo que permanecer em cargo em comisso ou funo gratificada

por perodo contnuo superior a 10 (dez) anos ou perodos vrios cuja soma seja superior a 15 (quinze) anos, assegurada a percepo do valor da funo gratificada ou de 70% (setenta por cento) do valor do smbolo do cargo em comisso de smbolo mais elevado, dentre os dos cargos e funes ocupados, desde que exercido por prazo superior a 1 (um) ano e, quando no satisfeita esta condio, o do smbolo imediatamente inferior que houve ocupado. 1 - O exerccio de cargo em comisso e de funo gratificada ser computado globalmente para os efeitos deste artigo. 2 - Mesmo que o funcionrio tenha percebido, durante o exerccio, a totalidade do valor do smbolo do cargo em comisso, somente assegurar a percepo da vantagem referida neste artigo. Art. 130- Depois de assegurada a vantagem de que trata o artigo anterior, manter-se- inalterada a retribuio pecuniria a que faz jus, sendo considerada direito pessoal, incidindo sobre a mesma os aumentos gerais de vencimentos. Art. 131- A vantagem a que se refere o Artigo 130 ser revista, depois de assegurada, se o funcionrio: I- prosseguir sem interrupo no exerccio de cargo em comisso ou funo gratificada e completar mais de 1 (um) ano em cargo ou funo dessa natureza e de maior remunerao; II- interromper o exerccio de cargo em comisso ou funo gratificada e, posteriormente: a)computando-se o tempo anterior, vier a completar 15 (quinze) anos de exerccio de cargo ou funo dessa natureza, e b)exercer, por perodo superior a 1 (um) ano, cargo ou funo dessa natureza e de maior remunerao. Art. 132- Os funcionrios oriundos do antigo Estado da Guanabara contaro, para os efeitos dos Artigos 129, 130 e 131, o tempo de exerccio de cargo em comisso ou funo gratificada no antigo Estado da Guanabara, salvo se houverem incorporado a vantagem conferida pelos Decretos-leis n. 231 e 267, de 1975. Pargrafo nico - Os funcionrios que houverem incorporado a vantagem conferida pelos Decretos-leis n. 231 e 267, de 1975, podero optar pela contagem do tempo a que se refere este artigo. SEO III DA AJUDA DE CUSTO Art. 133- Ajuda de custo a compensao de despesas de viagens e instalao concedida ao funcionrio que for incumbido de misso fora do Municpio por prazo superior a 30 (trinta) dias, no podendo exceder de importncia equivalente a 3 (trs) meses de vencimento, salvo quando se tratar de misso no exterior. Pargrafo nico - No arbitramento da ajuda de custo sero levados em conta o vencimento do cargo do funcionrio, as despesas a serem por ele realizadas, bem como as condies de vida do local da misso. Art. 134- O funcionrio restituir a ajuda de custo: I- quando no se transportar para o local da misso; II- quando, antes de terminada a incumbncia, regressar, pedir exonerao ou abandonar o

servio. 1 - A restituio de exclusiva responsabilidade pessoal e poder ser feita parceladamente. 2 - No haver obrigao de restituir: I- quando o regresso do funcionrio for determinado ex-oficio ou decorrer de motivo de fora maior; II- quando o pedido de exonerao for apresentado aps 90 (noventa) dias da designao para a misso. SEO IV DAS DIRIAS Art. 135- Ao funcionrio que se deslocar do Municpio em objeto de servio sero concedidas dirias correspondentes ao perodo de ausncia, a ttulo de compensao de despesa de alimentao e pousada. Art. 136- O arbitramento das dirias consultar a natureza, o local e as condies do servio. SEO V DO SALRIO-FAMLIA Art. 137- Salrio-Famlia o auxlio pecunirio especial concedido pelo Municpio ao funcionrio, como contribuio ao custeio das despesas de manuteno de sua famlia. Art. 138- Conceder-se- salrio-famlia ao funcionrio: I- pela esposa que no exera atividade remunerada; II- pelo esposo que, por motivo de invalidez, no exera atividade remunerada; II- por filho menor de 21 (vinte e um) anos, que no exera atividade remunerada; IV- por filho invlido; V- por filho estudante que freqente curso superior e que no exera atividade remunerada at a idade de 24 (vinte e quatro) anos; VI- pela filha solteira sem economia prpria que viva a expensas do funcionrio; VII- pelo ascendente sem rendimento prprio que viva a expensas do funcionrio. Pargrafo nico - Compreende-se neste artigo o filho de qualquer condio, inclusive o enteado e o menor que, mediante autorizao judicial, viva sob a guarda e sustento do funcionrio. Art. 139- Quando o pai e a me forem ambos funcionrios do Municpio e viverem em comum, o salrio-famlia ser concedido ao pai; se no viverem em comum, ao que tiver dependentes sob sua guarda; e se ambos os tiverem, de acordo com a distribuio dos dependentes. Pargrafo nico - Equiparam-se ao pai e me os representantes legais dos incapazes e as pessoas a cuja guarda e manuteno estiverem confiados, por autorizao judicial, os beneficirios. Art. 140- A cada dependente relacionado neste artigo corresponder uma cota de salriofamlia. Pargrafo nico - Ao filho invlido correspondero 3 (trs) cotas do salrio-famlia.

Art. 141- O salrio-famlia ser pago mesmo nos casos em que o funcionrio ativo ou inativo deixar de receber o vencimento ou provento. Art. 142- Em caso de falecimento do funcionrio, o salrio-famlia continuar a ser paga aos seus beneficirios. Pargrafo nico - Se o funcionrio falecido no se houver habilitado ao salrio-famlia, a Administrao tomar as medidas necessrias para que seja pago aos seus beneficirios, desde que atendam aos requisitos necessrios concesso desse benefcio. SEO VI DO AUXLIO PARA DIFERENA DE CAIXA Art. 143- Ao funcionrio afianado que, no desempenho de suas atribuies, lidar com numerrio do Municpio, ser concedido um auxlio financeiro mensal correspondente a 15% (quinze por cento) do valor do respectivo vencimento, para compensar diferena de caixa. SEO VII DO AUXLIO-DOENA Art. 144- Aps cada perodo de 12 (doze) meses consecutivos de licena para tratamento de sade, o funcionrio ter direito a um ms de vencimento, a ttulo de auxlio-doena. Pargrafo nico - Quando se tratar de licena concedida por motivo de acidente no trabalho ou doena profissional, o funcionrio far jus ao auxlio-doena de que trata este artigo aps cada perodo de 6 (seis) meses de licena. Art. 145- Quando ocorrer o falecimento do funcionrio, o auxlio-doena a que fez jus at a data do bito ser pago de acordo com as normas aplicveis ao pagamento de vencimentos. TTULO VI CAPTULO NICO DAS CONCESSES Art. 146- Sem prejuzo do vencimento ou qualquer outro direito ou vantagem, o funcionrio poder faltar ao servio at 8 (oito) dias consecutivos, por motivo de: I- casamento; II- falecimento de cnjuge, pais, filhos ou irmos. Art. 147- Ao licenciado para tratamento de sade, que deva ser deslocado do Municpio para outro ponto do territrio nacional por exigncia do laudo mdico, poder ser concedido transporte, conta dos cofres municipais, inclusive para uma pessoa de sua famlia. Pargrafo nico - Poder ser concedido transporte a at duas pessoas da famlia do funcionrio, quando este falecer fora do Municpio, no desempenho do cargo ou a servio. Art. 148- Ser concedido auxlio-funeral correspondente a um ms de vencimento e vantagens ou provento famlia do funcionrio falecido. 1 - O vencimento e vantagens ou proventos sero aqueles a que o funcionrio fizer jus no momento do bito. 2 - Em caso de acumulao de cargos do Municpio, o auxlio-funeral corresponder aos

vencimentos e vantagens do funcionrio falecido. 3 - O processamento do pagamento do auxlio-funeral obedecer regulamentao prpria. TTULO VII CAPTULO NICO DA ASSISTNCIA E DA PREVIDNCIA Art. 149- O Municpio disciplinar a previdncia e a assistncia ao funcionrio e sua famlia. Pargrafo nico - Entre as formas de assistncia incluem-se: I- assistncia mdica, farmacutica, dentria, hospitalar, inclusive em sanatrios e creches; II- previdncia e seguro; III- financiamento para aquisio de imvel destinado a residncia do funcionrio; IV- aperfeioamento e especializao profissional; V- aperfeioamento social e cultural dos funcionrios e suas famlias, fora das horas de trabalho. Art. 150- A assistncia, sob qualquer forma, ser prestada atravs de instituies prprias, criadas por lei, s quais obrigatoriamente filiado o funcionrio. Art. 151- Aos beneficirios de funcionrio falecido em conseqncia de acidente no trabalho ou doena profissional, assegurada penso equivalente ao vencimento e vantagens permanentes que o funcionrio percebia por ocasio do bito. Art. 152- Os planos e servios assistenciais de que trata este ttulo constituem matria de legislao especial. TTULO VIII CAPTULO NICO DO DIREITO DE PETIO Art. 153- assegurado ao funcionrio o direito de petio em toda a sua amplitude, assim como o de representar. Art. 154- O requerimento ser dirigido autoridade competente para decidi-lo e ter soluo dentro do prazo de 30 (trinta) dias, salvo em casos que obriguem a realizao de diligncia ou estudo especial. Art. 155- Da deciso que for prolatada caber, sempre, pedido de reconsiderao, que no poder ser renovado. Pargrafo nico - A autoridade que receber o pedido de reconsiderao poder process-lo como recurso, encaminhando-o autoridade superior. Art. 156- Caber recurso: I- do indeferimento do pedido de reconsiderao; II- das decises sobre os recursos sucessivamente interpostos. Pargrafo nico - O recurso ser decidido pela autoridade imediatamente superior quela que

tiver expedido o ato ou proferido a deciso, e, sucessivamente, em escala ascendente, pela demais autoridades. Art. 157- O pedido de reconsiderao e o recurso no tm efeito suspensivo. Art. 158- O direito de pleitear na esfera administrativa prescrever em 5 (cinco) anos. Art. 159- O prazo de prescrio estabelecido no artigo anterior contar-se- a partir da data da publicao, no rgo oficial, do ato impugnado, ou na falta deste, da data da cincia do interessado, a qual dever constar do processo respectivo. Art. 160- O pedido de reconsiderao e o recurso, quando cabveis, interrompem a prescrio uma vez. Pargrafo nico - A prescrio interrompida recomea a correr, pela metade do prazo, da data do ato que a interrompeu, ou do ltimo ato do processo para interromper. Art. 161- Ao funcionrio interessado ou a seu representante legal assegurado o direito de vista do processo administrativo, no rgo municipal competente, durante o horrio de expediente. DO REGIME DISCIPLINAR CAPTULO I DA ACUMULAO Art. 162- vedada a acumulao remunerada de cargos e funes pblicas, exceto: I- a de juiz com um cargo de professor; II- a de dois cargos de professor; III- a de um cargo de professor com outro tcnico ou cientfico; ou IV- a de dois cargos privativos de mdico. 1 - Em qualquer dos casos, a acumulao somente ser permitida quando houver correlao de matrias e compatibilidades de horrios. 2 - A proibio de acumulao estende-se a cargos, funes ou empregos em autarquias, empresas pblicas e sociedades de economia mista. 3 -A proibio de acumular proventos no se aplica aos aposentados, quanto ao exerccio de mandato eletivo, quanto ao de um cargo em comisso ou quanto a contrato para prestao de servios tcnicos ou especializados. 4 - Investido no mandato de Vereador, havendo compatibilidade de horrios, o funcionrio perceber as vantagens de seu cargo, emprego ou funo, sem prejuzo dos subsdios a que faz jus. No havendo compatibilidade ser afastado de seu cargo, em prego ou funo. Art. 163- O funcionrio no poder exercer mais de uma funo gratificada nem participar remuneradamente de mais de um rgo de deliberao coletiva. Art. 164- No se compreende na proibio de acumular nem est sujeita a quaisquer limites a percepo: I- conjunta, de penses civis ou militares;

II- de penses com vencimento ou salrio; III- de penses com proventos de disponibilidade, aposentadoria ou reforma; IV- de proventos resultantes de cargos acumulados; V- de proventos com vencimentos nos casos de acumulao legal. Art. 165- Considerada ilegtima a acumulao, o funcionrio ser obrigado a optar por um dos cargos. Pargrafo nico - Quando apurada a m f, em processo administrativo disciplinar, perder os cargos envolvidos na situao cumulativa considerada ilegtima e restituir o que tiver percebido indevidamente. Art. 166- As acumulaes sero objeto de estudo e parecer por parte do rgo para esse fim criado. CAPTULO II DOS DEVERES Art. 167- So deveres do funcionrio: I - assiduidade; II - pontualidade; III - urbanidade; IV - discrio; V - lealdade e respeito s instituies constitucionais e administrativas a que servir; VI - observncia das normas legais e regulamentares; VII- obedincia s ordens superiores, exceto quando manifestadamente ilegais; VIII- levar ao conhecimento de autoridade superior irregularidade de que tiver cincia em razo do cargo ou funo; IX - zelar pela economia e conservao do material que lhe for confiado; X - providenciar para que esteja sempre atualizado o seu assentamento individual, bem como sua declarao de famlia; XI - atender prontamente s requisies para defesa da fazenda pblica; XII- submeter-se inspeo mdica determinada por autoridade competente. CAPTULO III DAS PROIBIES Art. 168- Ao funcionrio proibido: I - exercer cumulativamente dois ou mais cargos ou funes pblicas, salvo as excees previstas em lei; II - referir-se de modo depreciativo em informao, parecer ou despacho, s autoridades e a atos da Administrao Pblica, podendo, porm, em trabalho assinado, critic-lo do ponto de vista doutrinrio ou de organizao de servio; III - retirar, modificar ou substituir livro ou documento de rgo municipal, com o fim de criar direito ou obrigao, ou de alterar a verdade dos fatos, bem como apresentar documento falso com a mesma finalidade; IV - valer-se do cargo ou funo, para lograr proveito pessoal em detrimento da dignidade da funo pblica; V - coagir subordinados com o objetivo de natureza poltico-partidria; VI - participar, sem a devida autorizao, de diretoria, gerncia, administrao, conselho tcnico ou administrativo, de empresa ou sociedade:

a)contratante, permissionria ou concessionria de servio pblico; b)fornecedora de equipamento ou material de qualquer rgo do Municpio; c)de consultoria-tcnica que execute projetos e estudos, inclusive de viabilidade para rgos pblicos. VII- praticar a usura em qualquer de suas formas, no mbito do servio pblico; VIII- exigir, solicitar ou receber propinas, comisses ou vantagens de qualquer espcie em razo do cargo ou funo, ou aceitar promessa de tais vantagens; IX - revelar fato ou informao de natureza sigilosa de que tenha cincia em razo de cargo ou funo, salvo quando se tratar de depoimento em processo judicial, policial ou administrativo disciplinar; X - cometer a pessoa estranha ao servio do Municpio, salvo nos casos previstos em lei, o desempenho de encargo que lhe competir ou a seus subordinados; XI - censurar pela imprensa ou por qualquer outro rgo de divulgao pblica, as autoridades constitudas, podendo, porm, faz-lo em trabalhos assinados, apreciando atos dessas autoridades, sob o ponto de vista doutrinrio, com nimo construtivo; XII- dedicar-se nos locais e horas de trabalho a atividades estranhas ao servio; XIII- deixar de comparecer ao trabalho sem causas justificadas; XIV- deixar de prestar declarao em processo administrativo disciplinar, quando regulamentado; XV- empregar material ou qualquer bem do Municpio em servio particular; XVI- retirar objetos de rgos municipais, salvo quando autorizado por superior hierrquico e desde que para utilizao em servio da repartio. CAPTULO IV DA RESPONSABILIDADE Art. 169- Pelo exerccio irregular de sua atribuio, o funcionrio responde civil, penal e administrativamente. Art. 170- A responsabilidade civil decorre de procedimento doloso ou culposo que importe em prejuzo da Fazenda Municipal. Pargrafo nico - Para liquidao administrativa de prejuzo causado Fazenda Municipal, o funcionrio poder autorizar descontos em prestaes mensais no excedentes da dcima parte do vencimento e vantagens. Art. 171- A responsabilidade penal abrange os crimes e contravenes imputadas ao funcionrio nessa qualidade. Art. 172- A responsabilidade administrativa resulta de atos praticados ou omisses ocorridas no desempenho do cargo ou funo. Art. 173- As cominaes civis, penais e disciplinares podero cumular-se, sendo umas e outras independentes entre si, bem assim as instncias civil, penal e administrativa. CAPTULO V DAS PENALIDADES Art. 174- So penas disciplinares: I- advertncia;

II- repreenso; III- suspenso; IV- multa; V- demisso; VI- cassao de aposentadoria ou disponibilidade. Art. 175- Na aplicao das penas disciplinares, sero consideradas a natureza, a gravidade, os motivos e as circunstncias da infrao, ou danos que dela provierem para o servio pblico e os antecedentes funcionais e a personalidade do funcionrio. Pargrafo nico - As penas impostas ao funcionrio sero registradas em seus assentamentos. Art. 176- Caber a pena de advertncia, a ser aplicada verbalmente, em caso de negligncia. (nica Verbal!) Art. 177- Caber a pena de repreenso, a ser aplicada por escrito em casos de desobedincia ou falta de cumprimento dos deveres, bem como de reincidncia de transgresso punvel com pena de advertncia. Art. 178- Caber a pena de suspenso, a ser aplicada em casos de: I- falta grave; II- desrespeito a proibio que, pela sua natureza, no ensejar a pena de demisso; III- reincidncia em falta j punida com repreenso. 1- A pena de suspenso no poder exceder 90 (noventa) dias. 2- O funcionrio suspenso perder todas as vantagens e direitos decorrentes do exerccio do cargo. 3 - Quando houver convenincia para o servio, a pena de suspenso, por iniciativa do chefe imediato do funcionrio, poder ser convertida em multa, na base de 50% (cinquenta por cento) por dia de vencimento, obrigando, nesse caso, o funcionrio a permanecer em servio. Art. 179- Caber pena de demisso, a ser aplicada nos casos de: I- falta relacionada ao artigo 168, quando de natureza grave e comprovada m f; II- incontinncia pblica e escandalosa, patrocnio de jogos proibidos e comrcio ilegal de bebidas e substncias de que resulte dependncia fsica ou psquica, no recinto do servio; III- insubordinao grave em servio; IV- ofensa fsica grave em servio contra funcionrio ou particular, salvo em legtima defesa; V- no atendimento dos requisitos do estgio probatrio; VI- abandono de cargo. 1 - Considera-se abandono de cargo a ausncia ao servio sem justa causa, por 30 (trinta) dias consecutivos. 2 - Caber, ainda, a pena de demisso ao funcionrio que, durante o perodo de 12 (doze)

meses, faltar ao servio 60 (sessenta) dias interpoladamente sem justa causa. 3 - O funcionrio que incidir nas ocorrncias previstas nos pargrafos 1 e 2 deste inciso poder reassumir o exerccio a qualquer tempo, sem prejuzo do processo administrativo disciplinar para apurao da causa da ausncia. 4 - A autoridade competente poder aceitar como justificvel da ausncia causa no especificadamente prevista na legislao em vigor, desde que devidamente comprovada. Nesse caso as faltas sero justificadas apenas para fins disciplinares. Art. 180- O ato de demisso mencionar sempre a causa da penalidade. Art. 181- Atenta gravidade da falta a demisso poder ser aplicada com a nota a bem do servio pblico. Art. 182- Ser cassada a aposentadoria ou disponibilidade se ficar provado, em processo administrativo disciplinar, que o aposentado ou disponvel: I- praticou, quando ainda em exerccio do cargo, falta grave suscetvel de demisso; II- quando, aposentado por invalidez, exerceu atividade remunerada sem autorizao do Prefeito; III- perdeu a nacionalidade brasileira. 1 - Ser considerado autorizado a exercer atividade remunerada o funcionrio aposentado por invalidez que tiver indeferido seu pedido de reverso. 2 - Ser cassada a disponibilidade do funcionrio que no assumir, no prazo legal, o exerccio do cargo ou funo em que for aproveitado. 3 - A cassao da aposentadoria ser processada na forma do disposto no Captulo I do Ttulo X. Art. 183- So competentes para aplicao das penas disciplinares: I- o Prefeito, em qualquer caso e, privativamente, nos casos de demisso e cassao de aposentadoria ou disponibilidade; II- os Secretrios Municipais e o Chefe de Gabinete do Prefeito e demais dirigentes de rgos diretamente subordinados ao Prefeito em todos os casos, salvo nos de competncia privativa do Prefeito; III- os chefes de unidades administrativas em geral, no caso das penas de advertncia, repreenso, suspenso at 30 (trinta) dias e multa correspondente. Pargrafo nico - Nos casos dos incisos II e III, sempre que a imposio de pena decorrer de processo administrativo-disciplinar a competncia para decidir do Secretrio Municipal de Administrao. Art. 184- Prescrever:

I- em 2 (dois) anos, a falta sujeita s penas de advertncia, repreenso, multa ou suspenso; II- em 5 (cinco) anos, a falta sujeita: a) pena de demisso; b) cassao da aposentadoria ou disponibilidade. 1- A falta tambm prevista como crime na lei penal prescrever juntamente com este. 2 - O curso da prescrio comea a fluir da data do evento punvel disciplinarmente e se interrompe pela abertura de processo administrativo disciplinar. CAPTULO VI DA PRISO ADMINISTRATIVA E DA SUSPENSO PREVENTIVA Art. 185- Cabe ao Secretrio e demais dirigentes de rgos diretamente subordinados ao Prefeito ordenar fundamentadamente e por escrito a priso administrativa do funcionrio ou responsvel pelo alcance, desvio ou omisso em efetuar as entradas nos devidos prazos, de dinheiro e valores pertencentes Fazenda Municipal e que se acharem sob a guarda desta. 1 - A autoridade que ordenar a priso comunicar imediatamente o fato autoridade judiciria competente. 2 - A priso administrativa no exceder 90 (noventa) dias e ser cumprida em estabelecimento especial. 3 - A priso administrativa ser relaxada, to logo seja efetuada a reposio do valor do alcance ou desfalque verificado. Art. 186- A suspenso preventiva at 30 (trinta) dias ser ordenada pelas autoridades mencionadas no artigo 185, desde que o afastamento do funcionrio seja necessrio para que este no venha a influir na apurao da falta. 1 - A suspenso de que trata este artigo poder ainda ser determinada pelo Secretrio Municipal de Administrao no ato de instaurao de inqurito ou em qualquer fase de sua tramitao, e estendida at 90 (noventa) dias, findos os quais cessaro automaticamente os seus efeitos, ainda que o processo administrativo disciplinar no esteja concludo. 2 - O funcionrio suspenso preventivamente pode ser administrativamente preso. Art. 187- A priso administrativa e a suspenso preventiva so medidas acautelatrias e no constituem penas. Art. 188- O funcionrio afastado em decorrncia das medidas acautelatrias referidas neste Captulo ter direito contagem do tempo de servio e ao pagamento de vencimento e vantagens relativos ao perodo do afastamento, desde que reconhecida a sua inocncia, ou se do processo resultar pena disciplinar de advertncia ou repreenso. Pargrafo nico - No caso de resultar do processo pena de suspenso inferior preventiva, ser contado o tempo que exceder. TTULO X DO PROCESSO ADMINISTRATIVO DISCIPLINAR E SUA REVISO

CAPTULO I DO PROCESSO ADMINISTRATIVO E DISCIPLINAR Art. 189- A autoridade que tiver cincia de qualquer irregularidade no servio pblico obrigada a promover-lhe a apurao imediata, por meios sumrios ou mediante processo administrativo disciplinar, assegurando-se defesa ao acusado. 1 - O processo preceder a aplicao das penas de suspenso por mais de 30 (trinta) dias, demisso e cassao de aposentadoria e de disponibilidade. 2 - A determinao de abertura de processo da competncia do Secretrio Municipal de Administrao, tanto para a administrao direta como para as Autarquias. Art. 190- O processo ser promovido pelo rgo prprio da Secretaria Municipal de Administrao. Art. 191- Se de imediato ou no curso do processo ficar evidenciado que a irregularidade envolve crime, a autoridade instauradora a informar ao Prefeito, para comunicao ao Ministrio Pblico. Art. 192 - O processo dever estar concludo no prazo de 90 (noventa) dias, a contar do dia imediato ao da publicao, no rgo oficial, do ato de designao da Comisso, prorrogvel sucessivamente, por perodo de 30 (trinta) dias, no caso de fora maior, a juzo do Secretrio Municipal de Administrao, at o mximo de 180 (cento e oitenta) dias. Pargrafo nico - A no observncia desses prazos no acarretar nulidade do processo, importando, porm, quando no se tratar de sobrestamento, em responsabilidade administrativa dos membros da Comisso. Art. 193- O sobrestamento do processo somente poder ocorrer, a juzo do Secretrio Municipal de Administrao, em casos que impliquem, necessariamente, na absoluta impossibilidade de seu prosseguimento. Art. 194- A Comisso proceder a todas as diligncias necessrias, recorrendo, inclusive, a tcnicos e peritos. Pargrafo nico - Os rgos municipais, sob pena de responsabilidade direta de seus titulares, atendero com a mxima presteza s solicitaes da Comisso, devendo comunicar prontamente a impossibilidade de atendimento, em caso de fora maior. Art. 195- O funcionrio que for indiciado no curso do processo poder, nos 5 (cinco) dias posteriores sua indiciao, requerer nova inquirio das testemunhas cujos depoimentos o comprometam. Art. 196- Ao lavrar o termo de ultimao da instruo, a Comisso, caso reconhea a existncia de ilcito administrativo, indicar os nomes do indiciado ou dos indiciados e as disposies legais que entender transgredidas. Art. 197- Aps a lavratura do termo de ultimao da instruo, ser feita, no prazo de 3 (trs) dias, a citao do indiciado ou indiciados, para apresentao de defesa, no prazo de 10 (dez) dias, facultada vista do processo ao indiciado durante todo esse prazo, na dependncia onde

funcione a respectiva Comisso. 1 - Havendo 2 (dois) ou mais indiciados, o prazo ser comum e de 20 (vinte) dias. 2 - Achando-se o indiciado em lugar incerto, ser citado por edital, publicado 3 (trs) vezes no rgo oficial, no prazo mximo de 15 dias. 3 - O prazo de defesa poder ser prorrogado por igual perodo para diligncias julgadas imprescindveis. Art. 198- No caso de revelia ou quando expressamente solicitado pelo indiciado ser designado um funcionrio para se incumbir da defesa do acusado. Art. 199- Ultimada a defesa, a Comisso remeter o processo, acompanhado de relatrio, ao rgo competente, que o encaminhar, com o parecer, ao Secretrio Municipal de Administrao. Pargrafo nico - No relatrio a Comisso far constar toda a matria de fato, e concluir pela inocncia ou responsabilidade do indiciado, apontando, nesta ltima hiptese, as disposies legais que entender transgredidas e a pena que julgar cabvel. Art. 200- Recebido o processo, o Secretrio Municipal de Administrao proferir o seu julgamento no prazo de 20 (vinte) dias, desde que a pena aplicvel se enquadre entre aquelas de sua competncia. Pargrafo nico - Verificado que a imposio da pena incumbe ao Prefeito, ser-lhe- submetido, no prazo de 8 (oito) dias, o processo, para que o julgue nos 20 (vinte) dias seguintes ao seu recebimento. Art. 201- A autoridade julgadora decidir vista dos fatos apurados pela Comisso, no ficando, todavia, vinculada s concluses do relatrio. Pargrafo nico - Quando a autoridade julgadora entender que os fatos no foram apurados devidamente, determinar reexame do processo. Art. 202- Durante o curso do processo ser permitida a interveno do indiciado ou de seu defensor. Pargrafo nico - Se essa interveno for requerida aps o relatrio, o seu deferimento se far, a juzo do Secretrio Municipal de Administrao, quando forem apresentados elementos ou provas capazes de alterar o pronunciamento da Comisso. Art. 203- Quando se tratar de abandono de cargo ou funo, a Comisso iniciar os seus trabalhos fazendo publicar 2 (duas) vezes no rgo oficial edital de chamada do funcionrio no prazo mximo de 10 (dez) dias, caso o funcionrio no haja reassumido o exerccio. Art. 204- O funcionrio s poder ser exonerado a pedido aps a concluso do processo a que responder, do qual no resultar pena de demisso. Pargrafo nico - Quando o processo em curso tiver por objeto apurar abandono de cargo, ou 60 (sessenta) faltas interpoladas durante o perodo de 12 (doze) meses, poder haver exonerao a pedido, a juzo do Secretrio Municipal de Administrao.

CAPTULO 2 DA REVISO Art. 205- Poder ser requerida a reviso do processo administrativo disciplinar de que haja resultado pena, quando forem aduzidos fatos ou circunstncias suscetveis de justificar a conduta do funcionrio punido ou atenuar sua gravidade. Pargrafo nico - Tratando-se de funcionrio falecido, desaparecido ou incapacitado de requerer, a reviso poder ser solicitada por qualquer pessoa. Art. 206- A reviso processar-se- em apenso ao processo originrio. TTULO XI DISPOSIES FINAIS Art. 207- O Poder Executivo expedir os atos regulamentares necessrios execuo das disposies do presente Estatuto. Pargrafo nico - At que sejam expedidos os atos de que trata este artigo, continuar em vigor a regulamentao existente, que no conflite com as normas do presente Estatuto, modifique-as ou, de qualquer forma, impea o seu cumprimento. Art. 208- Consideram-se pertencentes famlia do funcionrio, alm do cnjuge e filhos, quaisquer pessoas que comprovadamente vivam a suas expensas. Pargrafo nico - Equipara-se ao casado, para todos os efeitos deste Estatuto, o funcionrio que viva maritalmente h mais de 5 (cinco) anos, desde que haja impedimento legal para o casamento. Art. 209- Os prazos previstos neste Estatuto e na sua regulamentao sero contados por dias corridos. Pargrafo nico - No se computar no prazo o dia inicial, prorrogando-se o vencimento que incidir em sbado, domingo ou feriado, para o primeiro dia til seguinte. Art. 210- Salvo nos casos de atos de provimento e de punio, poder haver delegao de competncia. Art. 211- proibida a percepo, por funcionrios municipais regidos por legislao especial, de vantagens financeiras previstas neste Estatuto, quando, por fora do regime especial a que se acham sujeitos, fizerem jus a vantagens com a mesma finalidade. Art. 212- O funcionrio candidato a cargo eletivo, desde que exera cargo de direo ou de chefia, ou encargo de fiscalizao ou de arrecadao, ser afastado do exerccio, a partir da data em que for inscrito perante a Justia Eleitoral at o dia seguinte ao do pleito. Pargrafo nico - Durante o afastamento configurado neste artigo o funcionrio perceber o vencimento e as vantagens de seu cargo efetivo. Art. 213- Mediante seleo e concurso adequados, podero ser admitidos funcionrios de capacidade fsica reduzida, para cargos especificados em lei e regulamento. Art. 214- vedado ao funcionrio servir sob a direo imediata do cnjuge ou parente at

segundo grau, salvo em funo de confiana, no podendo, neste caso, exceder de 2 (dois) o seu nmero. Art. 215- A expedio de certides e outros documentos que se relacionem com a vida funcional do funcionrio, obedecer a regulamentao prpria. Art. 216- Por motivo de convico filosfica, religiosa ou poltica, nenhum funcionrio poder ser privado de qualquer de seus direitos nem sofrer alterao em sua atividade funcional. Art. 217- Nos dias teis, s por determinao do Prefeito podero deixar de funcionar as reparties pblicas, ou ser suspenso o expediente. Art. 218- vedada a prestao de servio gratuito. Art. 219- O dia 28 de outubro ser consagrado ao Servidor Pblico do Municpio do Rio de Janeiro. Art. 220- o regime deste Estatuto extensivo, no que couber, aos servidores da Cmara Municipal e s Autarquias. TTULO XII DISPOSIES TRANSITRIAS Art. 221 - Computar-se- para todos os efeitos o tempo de servio prestado ao antigo Estado da Guanabara pelos funcionrios que dele provieram, em virtude da fuso dos antigos Estados do Rio de Janeiro e da Guanabara. Pargrafo nico - O tempo de servio pblico estranho ao antigo Estado da Guanabara, por ele considerado para determinados fins, ser tambm reconhecido pelo Municpio para os mesmos efeitos. Art. 222 - Esta lei entrar em vigor na data de sua publicao, revogadas as disposies em contrrio. Rio de Janeiro, 14 de maro de 1979 MARCOS TAMOYO Observaes: ATENO: ESTA LEI SOFREU INMERAS ALTERAES E ENCONTRA-SE EM PROCESSO DE CONSOLIDAO, SENDO ESTE O TEXTO ORIGINAL. VER Decreto n 32214/2010, de 04/05/2010 Texto da Revogao : Texto da Regulamentao VER LEI N 96 DE 19 DE ABRIL DE 1979. Ver LEI N 100 DE 27 DE ABRIL DE 1979. VER Lei n 148*, de 19 de dezembro de 1979. VER LEI N 224 DE 17 DE JUNHO DE 1981 VER LEI N 297, DE 4 DE DEZEMBRO DE 1981 VER LEI COMPLEMENTAR N 119, DE 20 DE JUNHO DE 2012 VER LEI COMPLEMENTAR N 121, DE 20 DE JUNHO DE 2012

VER DECRETO N 35575, de 7 de maio de 2012 VER DECRETO N 35604, DE 11 DE MAIO DE 2012 DECRETO N 36629, DE 19 DE DEZEMBRO DE 2012 VER LEI COMPLEMENTAR N 124, DE 7 DE NOVEMBRO DE 2012. VER DECRETO N 36748, DE 29/01/2013 ver decreto n 35.390 de 03/04/12 VER DECRETO N 28807 DE 10/12/2007 VER DECRETO N 37327 DE 28/06/20 VER DECRETO N 37871 DE 21/10/2013

Вам также может понравиться