Вы находитесь на странице: 1из 12

Estatismo e Monetarismo na Crise da Modernidade

Statism and Monetarism in the Crisis of Modernity

MAURILIO LIMA BOTELHO | mauralio@bol.com.br Doutorando do Programa de Ps-Graduao de Cincias Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (CPDA/UFRRJ), Brasil.

Revista de economia heterodoxa


n 10, ano VII 2008 ISSN 1808-0235
Resumo O artigo tem por objetivo destacar que o Estado e o Mercado, embora instituies separadas e com princpios opostos, tm uma ntima conexo e uma relao estrutural de dependncia. Esta relao se estabelece nos primrdios da modernidade e se desenvolve numa relao contraditria e antittica entre as funes polticas e econmicas, at culminar numa crise mtua que se manifesta como a prpria crise da modernidade. Palavraschaves Estado, Mercado, Crise da Modernidade. Abstract The article aims to highlight that the State and the Market, although institutions with separate and conicting principles, have an intimate connection and a structural relationship of dependency. This relationship is established in the early days of modernity and is developing in a contradictory and opposite association between the political and economic functions, until culminating in a mutual crisis, which manifests itself as the crisis of modernity. Key-words State, Market, Crisis of Modernity.

OIKOS | Rio de Janeiro | n 10, ano VII 2008 | ISSN 1808-0235 | www.revistaoikos.org | pgs 101-122

102

Maurilio Lima Botelho

Estatismo e Monetarismo na Crise da Modernidade

103

... uma conscincia que no se curva diante do indizvel, v-se sempre reconduzida tentativa de compreender, se no quiser sucumbir subjetivamente loucura objetivamente imperante. Theodor W. Adorno.

poltica apenas uma especca atividade social, realizada por uma pequena parcela de indivduos especializados. Na sociedade moderna ocorre a independncia do poder poltico em relao aos demais momentos ativos: O poder poltico (...) uma atividade separada que tem por palco uma instituio tambm separada: o Estado (NEUMANN, 1969, p. 20). Pode-se dizer que o Estado moderno uma entidade abstrada do todo social,

Embora de modo simplrio o capitalismo seja apresentado como o sistema econmico, o modo de produo ou a formao social que tem no Mercado o seu centro vital, o Estado deveria constar tambm como um de seus rgos fundamentais, j que sua importncia para a histria moderna tal que equivaleria da esfera mercantil propriamente dita. Entretanto, compreendido deste modo, e graas s longas vulgarizaes decorrentes de disputas ideolgicas, essas duas instituies parecem independentes e excludentes. A idia tradicional que somente na sociedade moderna o Mercado atinge um status central, diferente do Estado, que, em toda histria escrita, sempre foi fundamental para o conjunto da sociedade. Se for verdade que a sociedade moderna uma sociedade de mercado ao contrrio das formas sociais pretritas, em que o mercado era apenas um esfera dentre outras da vida social e no uma instituio que ps a sociedade ao seu dispor , essa centralidade no pode ser explicada, sequer compreendida, sem que se perceba a importncia do Estado na autonomizao mercantil. Assim como o Mercado no capitalismo assumiu uma forma e uma dinmica completamente distintas dos mercados pr-modernos ou no-modernos, o Estado capitalista algo essencialmente distinto de suas formas pretritas e de seu correspondente em sociedades no-ocidentais. que somente na modernidade assumiu o carter propriamente de instituio e de esfera, ou seja, somente na modernidade europia o Estado passou a ser uma estrutura autonomizada e oposta esfera particular aquilo que a losoa alem convencionou chamar de sociedade civil. Enquanto na sociedade antiga a poltica atravessa todos os momentos da vida social, onde a vita activa de cada cidado necessariamente se realiza na poltica; na modernidade a
1 ...esta a razo porque o controle do sistema econmico pelo mercado tem irresistveis efeitos na organizao da sociedade em seu conjunto: isto signica simplesmente que a sociedade dirigida como auxiliar ao mercado. Em vez de a economia estar embebida por relaes sociais, so as relaes sociais que se vem enraizadas no interior do sistema econmico. A importncia vital do fator econmico para a existncia da sociedade exclui qualquer outro tipo de relao, pois, uma vez que o sistema econmico se organiza em instituies separadas, fundadas em motivos determinados e dotadas de um estatuto especial, a sociedade se v obrigada a adotar uma determinada forma que permita esse sistema funcionar seguindo suas prprias leis. justamente neste sentido em que deve ser entendida a conhecida armao de que uma economia de mercado unicamente pode funcionar numa sociedade de mercado (POLANYI, 1989, p. 104-105).
1

cujas funes funes polticas foram autonomizadas em relao s demais prticas sociais, isto , em relao s atividades econmicas, artsticas, cientcas, religiosas etc. A separao, autonomizao e especializao de um centro de poder com relao ao corpo de cidados (TORRES, 1989, p. 31) o que caracteriza o Estado moderno. Entretanto, apesar de organizado num corpo separado da sociedade civil, o Estado moderno no tem autonomia plena, da ter uma relao essencial com a esfera econmica propriamente dita, isto , com o Mercado. Na verdade, o processo de constituio do Estado como esfera autonomizada tem a mesma origem da construo do Mercado como uma instituio autonomizada, que submete a vida social sua lgica imanente. Estado e Mercado no so, por isso, instituies excludentes, embora sejam antitticas. A contradio entre Mercado e Estado um dos fundamentos da sociedade capitalista, cuja relao se estabelece, se desenvolve e se agua ao longo da histria moderna. A modernizao pode ser entendida, portanto, como um processo longo em que essas instituies autnomas se desenvolvem de modo a abarcar as demais esferas da vida social, isto , em que a autonomia do Mercado e Estado retorna, submetendo, a vida social propriamente dita (sociedade civil). A modernidade o horizonte histrico de realizao dessa autonomizao e dominao.22 A tenso inicialmente posta e gradualmente ampliada entre essas duas instituies como queremos argumentar aqui deve necessariamente chegar a um ponto de irrupo crtica, isto , de exploso e desagregao. Acreditamos que o estgio contemporneo de simultnea crise do Mercado e do Estado corresponderia a esse ponto crtico. Como no nossa inteno formular uma teoria geral da modernidade ou do capitalismo, mas apenas nos dedicar a alguns aspectos e teses presentes na obra de alguns autores, nossa formulao ter um carter ensastico, muito mais voltado

2 Em geral a concepo de modernidade est ligada herana weberiana. Contudo, sem desprezar essa contribuio, consideramos que essa apreenso do movimento histrico articulado e contraditrio de Estado e Mercado j est presente em Marx, principalmente em O Capital ( captulo XXIV). Lembremos que, no prefcio da primeira edio desta obra, Marx chamou a ateno para que seu objetivo era descobrir a lei econmica do movimento da sociedade moderna (1985, p.13).

104

Maurilio Lima Botelho

Estatismo e Monetarismo na Crise da Modernidade

105

formulao das hipteses para pr em prova sua solidez do que a pretenso de construir uma teoria positiva. Para isso faremos breves apontamentos a seguir sobre a relao entre Mercado e Estado na histria de armao da modernidade capitalista.

A idia de modernizao no sentido amplo, que implica unicao mercantil, concentrao do poder poltico, disciplinamento etc., est de tal de modo ligada guerra que Robert Kurz (1998a) chegou a comentar que a origem do capitalismo no se deve ao desenvolvimento das foras produtivas, mas ao desenvolvimento das foras destrutivas. Marx j havia indicado algo parecido ao discutir o papel das guerras

Estado e Mercado no nascimento da modernidade


A histria inaugural da sociedade moderna apresenta um processo simultneo de concentrao de meios de produo e de concentrao dos meios de poder. Max Weber, sombra de Marx, reconhece uma espcie de expropriao do poder poltico, um ato original, anlogo ao pecado original da economia, uma acumulao primitiva de poder. Isso ocorre com a instituio do monoplio da violncia, caracterstica singular do Estado moderno.
(...) o desenvolvimento do Estado moderno tem por ponto de partida o desejo de o Prncipe expropriar os poderes privados independentes que, ao seu lado, detm fora administrativa, quer dizer, todos os proprietrios de meios de gesto, de recursos nanceiros, de instrumentos militares e de quais espcies de bens suscetveis para ns de carter poltico. Desenvolvese, esse processo, em paralelo perfeito com o desenvolvimento da empresa capitalista que domina, a pouco e pouco, os produtores independentes (WEBER, 2001, p. 65).

na formao das dvidas pblicas estatais e na concentrao do poder no Antigo Regime, que, pela primeira vez, apresentou o Estado como poder centralizado, isto , o Estado como a violncia concentrada e organizada da sociedade (MARX, 1985, p. 286). Tambm Norbert Elias apontou essa relao intrnseca:
A sociedade do que hoje denominamos era moderna caracteriza-se, acima de tudo no Ocidente, por certo nvel de modernizao. O livre emprego de armas militares vedado ao indivduo e reservado a uma autoridade central, qualquer que seja seu tipo, e de igual modo a tributao da propriedade ou renda de pessoas concentra-se nas suas mos. Os meios nanceiros arrecadados pela autoridade sustentava-lhe o monoplio da fora militar, o que, por seu lado, mantm o monoplio da tributao (ELIAS, 1993, p. 97-98).

No temos a inteno aqui de desenvolver minuciosamente a relao entre guerra, Mercado e Estado3, apenas salientar este argumento de extrema importncia: com o romper da modernidade, a prtica da guerra torna-se fora-motriz para o estabelecimento de um Estado concentrado e de um Mercado universalizado. Contudo, no apenas esse o tema que nos interessa. No apenas h um desenvolvimento dessas instituies do modo como a conhecemos hoje, como a prpria guerra estabelece uma relao interna entre Estado e Mercado. que os objetivos militares exigem um fortalecimento da estrutura Estatal e os custos da decorrente alavancam a economia. Famlias de ricos comerciantes passam a ser credoras do Estado (que em geral elas prprias controlam, como o caso das famlias Mdici e Habsburgo na Itlia); o sistema tributrio se torna complexo (ampliao do protecionismo, criao de imposto de renda etc.) e, fato marcante, criam-se os bancos nacionais, como o caso do Banco da Inglaterra, criado em 1694 com o propsito de custear as guerras em que a monarquia britnica havia se envolvido.

Isso se deve, em termos concretos, formao de um exrcito permanente e interdio pblica ao uso das armas de fogo. At o Renascimento as guerras eram organizadas por senhores que reuniam seus vassalos e estes, fazendo uso de suas prprias armas, marchavam ao lado dos nobres rumo ao campo de batalha. A obrigao pessoal em relao ao suserano se comunicava guerra. Com o advento das armas de fogo e a utilizao generalizada da artilharia, o preo das armas se eleva tanto, e o manejo destas exige uma disciplina tal, que um processo gradual de formao de exrcitos permanentes se verica em toda a Europa. Por seu turno, a manuteno permanente de um exrcito e a reposio constante dos armamentos exige tamanho esforo monetrio que o Prncipe se v obrigado a criar um sistema tributrio unicado e, no por acaso, os tributos se ampliam de modo vertiginoso, contribuindo para a fuga dos servos para a cidade.

3 Uma srie de autores trabalham com essa temtica de modo minucioso: alm do pioneirismo de Braudel, temos Paul Kennedy (1989), Norbert Elias (1993), John Keegan (1995) e Robert Kurz (1998a e 2002).

106

Maurilio Lima Botelho

Estatismo e Monetarismo na Crise da Modernidade

107

A criao do sistema nanceiro propriamente dito ocorre nesse momento, com a criao do crdito privado regular e com a oportunidade criada para ricas famlias trocarem entre si crditos de dvidas pblicas na forma de ttulos (justicada eticamente pela reforma religiosa; a cobrana de juros tornou-se prtica no s corrente como ofcio). Braudel deixou bastante clara essa relao entre poder econmico e poder poltico, que ser estabelecida de uma vez por todas com o advento da classe burguesa:
O capitalismo s triunfa quando se identica com o Estado, quando ele o Estado. Em sua primeira grande fase, nas cidades-Estados da Itlia, em Veneza, em Gnova, em Florena, a elite do dinheiro quem detm o poder. Na Holanda, no sculo XVII, a aristocracia dos Regentes governa no interesse e inclusive de acordo com as diretrizes traadas pelos homens de negcios, negociantes e administradores de fundos. Na Inglaterra, a revoluo de 1688 marca analogamente um advento dos negcios holandesa. A Frana est atrasada e mais de um sculo: e com a revoluo de julho de 1830 a burguesia comercial se instala, enm, confortavelmente no governo (BRAUDEL, 1987).

no movimento espiralado da acumulao abstrata de riqueza que, mais do que em qualquer outro contexto de atuao da forma valor (Marx), se apresenta na sua pureza abstrata, dada a improdutividade total de sua circulao e investimento. O Estado, nesse caso, no apresenta a face racional, planejadora e previdente diante da irracionalidade, anarquia e imprevisibilidade do Mercado. Ele prprio a imprudncia, a inconscincia e a desordem, s que manipuladas externamente e, por isso, com a aparncia de controlvel. Explicaremo-nos melhor a seguir, ao discutir de modo mais detido a relao entre Mercado e Estado.

A relao estrutural entre Estado e Mercado


Ao longo da experincia moderna de administrao pblica, regulao do mercado, teorizao poltica e econmica, construiu-se a oposio entre Mercado e Estado como se fossem instituies excludentes. A idia corrente de que, se bom Estado, ento o Mercado deve ser organizado e controlado por aquele, dado que somente um planejamento pode conseguir formular e corrigir os rumos tomados pela ao involuntria dos agentes atomizados da relao econmica. Se, pelo contrrio, o Mercado que o caminho reto, ento a total liberalizao da vida econmica deve impedir que a ao externa e pesada da administrao pblica emperre a ecincia obtida pela concorrncia, pelo esforo advindo da remunerao por mrito e pela eccia do empreendimento privado. Mercantilistas, liberais, socialistas, neoclssicos, keynesianos, monetaristas, uma srie de correntes e combates tericos e reais foram travados armando-se de um lado a centralidade do Estado e de outro a do Mercado.
Na histria do mundo moderno houve sempre o entrechoque mais ou menos hostil de dois ou mais princpios: mercado e Estado, economia e poltica, capitalismo e socialismo. A luta entre o homo economicus e o homo politicus renovou-se constantemente; a cada surto de modernizao, a cada crise, os individualistas e os coletivistas, os livres empresrios e os planejadores da economia, os gerentes de empresas e os burocratas estatais, os defensores do liberalismo econmico e os intervencionistas, os adeptos do livre comrcio e os protecionistas, enfrentavam-se em combate. Nas ltimas dcadas,

A guerra nesse momento to importante que o prottipo da socializao por meio da mercadoria e do dinheiro formado nesse contexto. No apenas os indivduos passam a se relacionar por meio do dinheiro como o prprio Estado precisa envolver-se com a forma monetria para que seu funcionamento ocorra. Exemplo maior dessa socializao indireta que se estabelece na moderna sociedade de Mercado e Estado dado por um annimo economista francs que publicou um certo Trait de la circulation et du crdit:
Durante o cerco de Tournay, em 1745, e algum tempo antes, cortadas as comunicaes, tivemos diculdades, falta de dinheiro em pagar o pr guarnio. Decidiu-se tomar de emprstimo s cantinas a soma de 7 mil orins. Era tudo o que havia, no m da semana, os 7 mil orins tinham regressado s cantinas, onde se foi outra vez buscar a mesma soma. Repetiu-se a mesma coisa at a rendio, durante sete semanas, de maneira que os mesmos 7 mil orins zeram na realidade o efeito de 49 mil... (apud BRAUDEL, 1997, p. 34).

Aqui no se apresenta apenas de modo direto a relao intrnseca entre Estado e Mercado, mas a irracionalidade tpica de uma sociabilidade tautolgica baseada

essa constelao apresentou-se tambm como uma oposio entre monetaristas e keynesianos, relativa poltica econmica (KURZ, 1998b, p. 91).

108

Maurilio Lima Botelho

Estatismo e Monetarismo na Crise da Modernidade

109

Essa luta, entretanto, mesmo por meio da mais imediata observao, nunca chegou ao total exclusivismo. O prprio Marx havia enfatizado, para alm de seu estudo sobre a acumulao primitiva, que a defesa do livre mercado pelos economistas burgueses tinha um limite, dado que a burguesia no hesitou em se valer da ajuda do Estado, aqui e alhures, onde era preciso adequar as relaes vigentes e tradicionais de produo s suas prprias [prticas] (MARX, 1986a, p. 198). Assim, embora o socialismo real tenha estatizado os meios de produo, a mercadoria, o dinheiro e o capital continuaram existindo como categorias de sociabilizao efetivas em suas sociedades.4 Apesar de hoje os neoliberais terem, em alguns pases, privatizado at a gua, a instituio Estatal continua uma necessidade e dicilmente ser reduzida dadas as funes essenciais que deve cumprir. O ponto chave que, por mais econmica que seja a atividade mercantil, sua existncia depende de um substrato poltico, assim como, por mais poltica que seja a atividade estatal, sua manuteno pressupe um fundo econmico. Usando termos especializados no seu sentido mais preciso: o Estado precisa se nanciar e o Mercado se juridicar. A relao to intrincada que, como o surgimento do moderno Estado centralizado corresponde formao do Mercado moderno, que se alimenta desta formao, o desenvolvimento e ampliao da economia de mercado pressupe e impulsiona o desenvolvimento e ampliao do Estado. Trata-se aqui de uma constatao terica j feita no sculo XIX, que o economista alemo Adolph Wagner denominou de lei dos dispndios pblicos crescentes. Segundo tal tese,
a medida que cresce o nvel de renda em pases industrializados o Setor Pblico cresce sempre a taxas mais elevadas de tal forma que a participao relativa do governo na economia acompanha o prprio ritmo de crescimento do pas (WAGNER apud DWECK, 2003).

uma ampliao dos gastos pblicos. Esse aumento da despesa pblica se daria em diversas direes: legitimao jurdica das atividades, legalizao das relaes institudas pela diviso do trabalho, aumento nos conitos sociais com a intensicao e adensamento da vida urbana, incapacidade da poupana privada de acompanhar o montante de investimento necessrio para determinadas reas, investimento em setores de consumo pblico e em agregados infra-estruturais, regulao dos conitos econmicos, segurana interna policial, segurana externa militar etc. Contudo, se tal relao clara e indubitvel, por que a histria da modernizao uma histria de embate ideolgico entre estatistas e liberais? Por que h uma luta encarniada entre os afeitos a cada um dos plos dessa relao e no uma complementao pacca? A resposta est no prprio conito e naquilo que torna a relao entre Mercado e Estado uma contradio em sentido preciso: essas duas instituies, em determinado ponto crucial de sua relao de dependncia, ao invs de provocar o desenvolvimento de seu meio-irmo, o obstaculiza e o sufoca. A esterilizao dos mecanismos concorrenciais num mercado pode travar em diversos aspectos o desenvolvimento de uma economia nacional, como a ampliao de produtos e servios ou o aprimoramento tecnolgico. Por outro lado, a liberalizao e desregulao provocam efeitos colaterais de superexplorao e excluso social que exigem ateno especial da esfera pblica. Os exemplos ao longo da histria do capitalismo so enormes e dispensveis aqui, por isso nos atentemos no para o fato em si da obstaculizao, mas do efeito de retorno a provocado: a nfase unilateral no universo estatal ou mercantil no implica apenas em danos no seu universo oposto, mas tambm secundariamente em seu prprio ambiente. A falta de regulao do mercado de trabalho deve acarretar, alm da ampliao da demanda por assistncia social, tambm repercusses negativas no mercado consumidor, assim como a excessiva despesa governamental deve frear o crescimento econmico e repercutir em sua cobrana de impostos. Luiz Carlos Bresser Pereira, no Brasil, tentou dar corpo terico a essa tenso e formulou a tese do carter cclico da interveno estatal:
Minha assero bsica que a interveno estatal expande-se e contrai-se ciclicamente, e que a cada novo ciclo o modo de interveno muda. Por um determinado perodo a interveno estatal aumenta, o Estado assume um papel crescente na coordenao do sistema econmico, na microalocao de re-

As atividades econmicas necessitam de um apoio jurdico-estatal para se efetivarem, assim como todas as atividades estatais necessitam de nanciamento econmico. A relao mtua, na complexidade das atividades quotidianas, signicaria um aumento gradual conjunto, o que, enfocando-se apenas do lado estatista, representa

4 Seguimos aqui a interpretao, cada vez mais consolidada e que j data de vrias dcadas, que v no socialismo real uma espcie de capitalismo de Estado, onde o Mercado no abolido mas estatizado e planejado, mantendo vlidas, portanto, categorias como valor, mercadoria, dinheiro e capital e at classe, como defende o trabalho clssico de Charles Bettelheim (1976).

cursos, na macrodenio do nvel de poupana e investimento (ou do equilbrio entre oferta e demanda agregada), e na micro-macrodeterminao da

110

Maurilio Lima Botelho

Estatismo e Monetarismo na Crise da Modernidade

111

distribuio de renda entre as classes sociais e entre os setores da economia. Mas como a interveno estatal aumenta, seja em termos da participao do Estado e das empresas estatais no PIB, seja em termos do grau de regulao ao qual a economia submetida, ela comea a car disfuncional. O excesso de regulao, que retarda ao invs de estimular e orientar a atividade econmica, e enormes dcits pblicos no lugar da obteno de poupana forada, so os dois sintomas bsicos a indicar que a expanso do Estado excedeu. o momento de reverter o ciclo, de contrair o Estado e expandir o controle do mercado, tempo de desregular e privatizar (PEREIRA, 1989, p. 121).5

nhado de uma espiral percentual de participao do Estado que lhe envolve, onde o seu vrtice, hora maior, hora menor, secularmente alarga-se, acompanhando o crescimento absoluto da economia propriamente dita. Com efeito, se olharmos os dados sobre as despesas governamentais dos EUA em relao ao seu PIB, veremos que em 1902 correspondia a 7,7%, em 1932 a 21,4%, em 1940 temos uma pequena reduo para 20,4%, em 1978, aps um crescimento contnuo, temos 35% (PEREIRA, 1989, p. 122). Essa tendncia geral na economia mundial, da uma oposio entre a tese cclica e a lei dos dispndios governamentais crescentes de Wagner, que seria atestada estatisticamente.
Assim, podemos armar, num balano geral, que a vericao da lei de

A tese dos ciclos de interveno estatal, apesar de apontar corretamente para o problema no plano ideolgico da luta sucessiva entre estatistas e liberais, comete dois equvocos importantes. O primeiro a perspectiva histrica ampliada que parece dar uma ordenao ao desenvolvimento capitalista que ele no possui. Sem dvida houve momentos de reduo da interveno do Estado na atividade econmica, mas essa reduo no ocorreu tal como nas ltimas dcadas, atravs de um ataque concentrado, sistemtico e consciente ao poder intervencionista do Estado. O deslocamento das atividades produtivas centrais do capitalismo que diminuram, relativamente, a esfera de participao estatal. Assim, apesar dos liberais clssicos terem dirigido seus ataques doutrina mercantilista, a passagem do que se convencionou chamar de capitalismo mercantil ou comercial para o capitalismo industrial implicou numa transferncia do centro nervoso da economia do comrcio externo e interno (diretamente regidos pelo Estado) para as indstrias privadas no houve um desmonte consciente e planejado do aparato estatal enferrujado para dar vida ao empreendimento privado. A liberalidade dos empreendimentos ento erigidos se deve muito mais sua infncia econmica do que a uma deliberada poltica de laisser-faire por parte do Estado (embora, reforcemos, a doutrina do laisser-faire no tenha deixado de contribuir para que a regulao tenha demorado a ser montada). O outro equvoco, de ordem terico-conceitual, a nfase desmedida nesse carter cclico que, se visto de perto, aparece muito mais tendo uma forma espiralada do que propriamente cclica. Como se tratam de duas dinmicas analisadas a econmica e a poltica (esta convertida numa relao percentual econmica, isto , despesas pblicas) , o desenvolvimento econmico apresenta esse sim um carter cclico, mas acompa-

Adolph Wagner tem boas razes h mais de 100 anos razes que tambm no podem ser eliminadas pelo neoliberalismo da atualidade. Trata-se, aqui, da contradio interna do prprio sistema moderno de produo de mercadorias, que se reproduz em nveis cada vez mais elevados: quanto mais total for o mercado, tanto mais total ser o Estado; quanto maior a economia de mercadorias e de dinheiro, tanto maiores sero os custos anteriores, os custos secundrios e os custos subseqentes do sistema e tanto maior sero tambm a atividade e a demanda nanceira do Estado. Em todos os pases, a quota do Estado equivale hoje, em mdia, a cerca de 50% do produto social bruto, e, em todo o Mundo, mais da metade da populao depende direta ou indiretamente da economia estatal (KURZ, 1998b, p. 102).

A idia de ciclos para a interveno estatal teorizao direta do entrechoque ideolgico e no uma formulao terica da dinmica capitalista como tal, pois, no seu ntimo, Estado e Mercado so to antitticos quanto complementares. O problema que na superfcie das relaes entre indivduos, grupos sociais e classes, o conito social toma a forma de uma nfase estatista ou monetarista (a favor do Mercado). Karl Polanyi expressou isso de modo absolutamente preciso.

Estado e Mercado na crise da modernidade


O autor que melhor apreendeu o movimento entre Estado e Mer-

5 A tese de Bresser um prolongamento de sua teoria da tecnoburocracia e do insustentvel conceito de modo de produo tecnoburocrtico (1981).

cado e o tornou tema-chave de sua argumentao foi Karl Polanyi. Sua anlise da tenso instituda entre o princpio do liberalismo econmico e o princpio de

112

Maurilio Lima Botelho

Estatismo e Monetarismo na Crise da Modernidade

113

proteo social compreendeu como a utopia de um mercado auto-regulado derrubava fronteiras tradicionais, mas ao mesmo tempo como seu resultado e sua correo exigia respostas sociais para que essa utopia no convertesse a terra em escombros mercantis. Sua viso sobre a relao entre Estado e Mercado entende as conquistas da civilizao burguesa no como efeitos diretos da ao econmicoliberal, mas como prmios numa luta que signicaria a sobrevivncia da sociedade. nesse sentido que a forma democrtica vista, no como expresso tout court do liberalismo econmico, mas como resultado indireto deste, elaborado a partir das exigncias sociais por proteo.
Para Polanyi foi a generalizao das relaes mercantis que levou politizao das relaes sociais e econmicas, pressionando o alargamento democrtico dos sistemas polticos e o aumento do intervencionismo estatal, num lento processo de mutao do Estado liberal e crescente descrdito na eccia dos prprios mercados auto-regulados (FIORI, 1999, p. 58).

de mercado fetichista e escapa ao controle imediato dos agentes que encarnam suas relaes, tambm a poltica e o Estado so formas funcionais e institucionais autonomizadas em relao conscincia e intencionalidade dos sujeitos que atuam atravs delas. H uma racionalidade instrumental tambm atravessando a razo poltica e no apenas a razo econmica.8 Deveramos falar aqui de um fetichismo poltico e estatal, fazendo uso de uma expresso de Bourdieu (1990), s que num registro distinto do seu vis estruturalista. Por melhores que sejam a inteno, os objetivos e o carter dos indivduos atuantes na esfera poltica, por mais prximo que estejam suas aes do princpio de proteo social, a ao poltica exige mecanismos e movimenta foras que vo alm do controle desses indivduos e do sentido da proteo social. Isso por trs razes. Em primeiro lugar porque toda poltica moderna uma poltica representativa, isto , h um envolvimento indireto dos indivduos com a medida por eles pleiteada. A idia da plis antiga, onde o cidado diretamente um zoon politkon, to estranha lgica estatal moderna como reacionria se implementada (veja o caso da adorao nazista do ideal greco-romano de cidadania). Em segundo lugar, a ao poltica, para ser representativa e, portanto, democrtica, deve mediar interesses conitantes, o que, numa sociedade de classes em constante luta, deve signicar a adorao de Deus e o Diabo ou a manuteno de uma alternncia poltica o carter cclico da interveno estatal (Bresser Pereira) sua forma supercial e aparente, no plano da relao Estado-Mercado. Last but not least, a ao poltico-estatal necessita ser nanciada, o que signica que precisa passar pelo mesmo buraco de agulha do valor, da mercadoria e do dinheiro e, portanto, levar consigo esta lgica fetichista auto-destrutiva. Acreditamos que esta ltima relao essencial que est por trs da crise contempornea conjunta de Estado e Mercado, que se verica pelo menos desde a dcada de 1970 surgindo mais cedo ou mais tarde em planos nacionais diversos. O vnculo mtuo de Estado e Mercado, ao longo do desenvolvimento capitalista, foi capaz de estabelecer uma relao de alavancamento conjunto, aparecendo seus efeitos antitticos em momentos de crise, que, por sua vez, eram momentos de readequao, estabelecimento de novo vnculo por novas formas e preparao para um novo surto de desenvolvimento. O peso do Estado sobre a economia, lembrado pelos liberais
dito intervencionismo no era nada mais do que outra forma de denominar a separao da esfera econmica e poltica (POLANYI, 1989, p. 351). 8 Mais uma vez nos remetemos a Weber que, inspirando o conceito de racionalidade instrumental desenvolvido pelos tericos da Escola de Frankfurt, o utilizou muito alm de uma anlise de racionalizao econmica, pois toda sua concepo de burocratizao poltica esteve a assentada.

Entretanto, o ponto de vista de Karl Polanyi demasiado centrado, no seu sentido poltico, pois quer uma mediao entre Estado e Mercado que possa dar voz ao princpio de proteo social numa condio econmica em que o Mercado aparece como centro de sociabilidade. Sua anlise pontua o lado positivo na ao poltica e estatal sem vericar os sustentculos dessa ao.6 certo que no se pode critic-lo por uma conana ingnua na ao do Estado, j que so longas as pginas em que discute como o prprio princpio liberal no apenas foi planejado mas implementado pelos poderes de Estado. Sua conana baseia-se na representao poltica do princpio de proteo social que, em si mesmo, mais amplo do que a prpria ao do Estado. O ponto que o Estado no nem essencialmente bom (como sabe muito bem Polanyi)7, nem um mero instrumento. Esta questo essencial: assim como a economia

6 Se certo que Polanyi tem supremacia em relao a Marx na compreenso desta separao e relao mtua entre a esfera poltica e econmica, pois Marx conou demais na dinmica das leis do mercado, apontando no poder poltico uma fora extra-econmica, este, por sua vez, compreendeu a relao econmica num nvel muito mais profundo atravs de sua crtica do valor, que permite formulaes extremamente atuais com relao ao funcionamento do endividamento estatal a partir do capital ctcio discutido de modo breve e fragmentrio no terceiro livro de sua obra mxima (MARX, 1986b, pp. 301-313; 1986c, pp. 9-17). 7 Sua anlise do fascismo descreve bem como sua compreenso da interveno estatal no polariza de modo abstrato o Estado em relao ao Mercado, apostando sempre positivamente no primeiro: O ataque fascista democracia popular ressus citou a questo do intervencionismo poltico que havia acompanhado a histria da economia de mercado, j que

114

Maurilio Lima Botelho

Estatismo e Monetarismo na Crise da Modernidade

115

em qualquer momento de reduo do ritmo de crescimento, sempre foi compensado pela expanso geomtrica da economia onde esse peso se apoiava. A situao alcanada a partir da dcada de 1970 qualitativamente distinta de todos os momentos anteriores da expanso capitalista,9 da estarmos at hoje, trinta anos aps, sem conhecer nenhum outro surto de desenvolvimento cclico. A racionalizao obtida com a revoluo microeletrnica da dcada de 1970 atingiu um patamar tecnolgico e organizativo em que a liberao da fora de trabalho com o aprimoramento dos processos produtivos no compensada pela expanso de outros setores produtivos criados com essa mesma racionalizao. Diferente do taylorismo-fordismo, onde a especializao do trabalho e a cienticizao dos processos produtivos foi compensada pelo aumento absoluto dos postos de trabalho e pela criao de novos setores produtivos, a tecnologia exvel da micro-eletrnica reduz o emprego da fora de trabalho tanto relativa quanto absolutamente em qualquer setor onde empregada, seja nos ambientes tradicionalmente industriais ou no tercirio normalmente apregoado como o setor de absoro dos rfos da tecnologia dos demais setores. Essa condio traz impactos na produo capitalista que podem ser resumidos sob o conceito de desemprego estrutural, que dene a inutilizao de fora de trabalho por reestruturaes produtivas que no so capazes de produzir efeitos de reabsoro da massa desempregada. O resultado imediato a reduo do mercado consumidor em nvel mundial e, progressivamente com os efeitos do desemprego sobre a massa ainda empregada (reduo salarial, precarizao etc.) a reduo do poder aquisitivo dos consumidores restantes. A face mais obscura dessa crise a reduo do trabalho produtivo, que implica na reduo da massa global de mais-valia e, portanto, em diculdades de manuteno da reproduo capitalista em nveis considerados satisfatrios.
11 10

de um dilema muito mais profundo: o derreter da substncia do trabalho e, com isso, da base da valorizao do capital no decurso da terceira revoluo industrial (a da microeletrnica). O verdadeiro poder de compra no provm do fato de se imprimir moeda e de a colocar em circulao, mas de serem conseguidos rendimentos de trabalho que resultem da utilizao empresarial da fora de trabalho. Tm portanto de surgir novos setores de produo que criem sucientes postos de trabalho suplementares ao nvel das condies tcnicas e organizacionais de produo vigentes no plano mundial para que possam ser compensados os poderosos efeitos da racionalizao econmica empresarial resultantes da microeletrnica. (...) no estdio agora alcanado pelas foras de produo atravs da incorporao das descobertas cientcas, o mecanismo que permitiu a ultrapassagem das crises do capitalismo at hoje j no surte efeito. Surgem na realidade novos setores econmicos, como as tecnologias da informao, em sentido amplo, mas no criam postos de trabalho em quantidade suciente para absorver os postos de trabalho tornados supruos nos outros setores, pois desde o incio estes novos setores produzem atravs da racionalidade da microelectrnica (TRENKLE, 1999).

Se o Mercado vai mal das pernas, o Estado deve fazer seu papel anticclico e tentar reverter a situao de crise. Entretanto, a histrica sinuca-de-bico alcanada que a crise no tanto provocada pela falta da participao do Estado na economia, mas tambm pelo excesso de sua participao, j que o keynesianismo e suas verses tropicais foram dominantes durante todo o ps-guerra. Da, diferente de outras situaes histricas (em particular o caso da crise mundial de 1929), o diagnstico da crise e as medidas para super-la so ditadas pela verso restaurada e radicalizada do liberalismo econmico. Ora, o neoliberalismo dos menos capazes de fazer tal diagnstico que, de resto, simples e repetitivo, clamando contra os excessos estatais e suas medidas ainda agravam o problema, ao invs de alivi-lo. Ou seja, por mais que apostem numa reduo das despesas governamentais que feita de modo seletivo e atinge principalmente as classes trabalhadoras , sua poltica econmica voltada para a tentativa de enxugamento pblico e captao de capitais em nvel internacional tem provocado uma expanso geomtrica das dvidas pblicas, um deslocamento dos investimentos da rea produtiva para a nanceira e uma destruio sistemtica da capacidade produtiva de Estados-nacionais tradicionais, lanados, com a desregu-

Mas no se trata simplesmente de um problema de falta de poder de compra nos mercados (no plano da circulao), como armado na perspectiva Keynesiana, mas de um problema de falta de poder de compra resultante

9 Na dcada de 1970, muitos falaram em crise. Na de 1980, a maioria falou em reestruturao e reorganizao. Na de 1990, j no temos certeza de que a crise dos anos 70 foi realmente solucionada, e comeou a se difundir a viso de que a histria do capitalismo talvez esteja num momento decisivo (ARRIGHI, 1996, p. 1). 10 Isso no signica que alguns pases, isoladamente, no cresam, mas esse crescimento isolado, explicvel por fatores particulares e especcos (no reproduzveis em termos mundiais) o que comprova que a era dos ciclos econmicos mundiais foi superada. 11 A taxa de crescimento per capita da produo mundial (PIB mundial) foi obviamente mais lenta nos anos 70 do que nos anos 60. Mas o problema no acabava aqui: foi mais lenta nos anos 80 do que nos anos 70, mais lenta nos anos 90 do que nos anos 80, e at agora tem sido mais nos primeiros anos de 2000 do que nos anos 90 (FOSTER, 2004).

116

Maurilio Lima Botelho

Estatismo e Monetarismo na Crise da Modernidade

117

lamentao, num mercado mundial altamente competitivo no plano dos custos de produo.12 Some-se a isso o m do padro dlar-ouro no princpio do processo de crise (1971) e teremos um quadro de nanceirizao da economia onde o papel do capital ctcio tal que a idia tradicional de investimento produtivo perdeu o sentido.
13

por aqueles que continuam integrados. Somente na cidade do Rio de Janeiro os funcionrios do trco de drogas (que uma forma de continuao do mercado por meios ilegais, mas que se comunica obscuramente com a economia legal) j esto em nmero maior do que os funcionrios da prefeitura.15 A contrapartida o emprego exorbitante alcanado de mais de 53 mil policiais civis e militares (em nvel estadual) (OLIVEIRA, 2006). Se o Estado, entretanto, negligente a ponto de no ser capaz de resolver esse problema imediato, ento, na mesma medida, os custos para a produo privada tendem a ampliar com essa situao: apesar da elevao do nmero de policiais, j em 1997 existiam cerca de 150 mil seguranas no-ociais realizando proteo privada no estado do Rio de Janeiro (TEIXEIRA, 1997). A reduo do papel do Estado no acarreta custos para a produo privada apenas no sentido de custos de segurana, frente massa que interditada dos circuitos normais do mercado16. A prpria privatizao dos servios pblicos tm provocado situaes alarmantes de queda de qualidade de servios e dicultado a produo: os custos de telefonia que se ampliaram de forma vertiginosa em todo o Brasil; a situao incmoda enfrentada por investidores alemes que, buscando custo baixo de fora de trabalho na Hungria ps-socialista, so quotidianamente acometidos por interrupes no fornecimento da eletricidade; ou o caso mais irracional e catastrco, da privatizao do abastecimento de gua na capital das Filipinas que, alm de provocar uma epidemia de gastrenterite, ampliou o preo da gua em 500 %.17 Ora, nessas condies brbaras, a crtica ao papel do Estado deveria tornar-se tema para aqueles que discordam do ilusionismo monetarista. Contudo, isso pouco vericado nos grupos que mais interessados esto em superar esse estado crtico. A idia corrente de que o problema uma mera m gesto governamental, mais dedicada aos problemas de ordem nanceira do que ao crescimento equilibrado e ao desenvolvimento nacional. Como poderia ento um mercado nacional funcionar sob interveno estatal se no a partir de uma forte sustentao assistencialista para aqueles que foram desempregados pelo avanado processo produtivo? Se no se deseja regresso em termos tecnolgicos que seria impensvel e mortal mesmo para um Estado protecionista , o nico quadro possvel seria o de um Estado que sustentaria

No so apenas as empresas que esto cada vez mais envolvidas com o mercado nanceiro (e endividadas), tambm as famlias esto sustentando progressivamente sua manuteno com a reproduo tautolgica (juros sobre juros de cartes e cheques especiais). Na aparncia do sistema, isto , na circulao,14 tudo parece caminhar sobre seus ps, j que a reduo do consumo e da produo (da massa global de valor), indicada acima, evitada e provisoriamente dirimida pela nanceirizao. Mais grave do que a esfera domstica ou empresarial, e sendo em grande medida o principal responsvel por essa condio especulativa generalizada, o Estado cada vez mais uma embarcao que navega graas s ondas negras dos ttulos de dvida. O estado de coisas alcanado to grave que apenas uma ingenuidade estatista pode crer na soluo estatal para a estagnao. Longe de resolver os problemas do excessivo peso estatal sobre a economia, a doutrina neoliberal o tem ampliado, se no pelo endividamento, j indicado acima, pela necessidade de reparao dos efeitos sociais negativos de suas prprias medidas anti-sociais: custos crescentes de segurana, proteo social e assistncia dos excludos. Se for certo que parte da populao, do ponto de vista da economia de mercado, tornou-se suprua e, portanto, um Estado-mnimo deve comear a minimizar suas funes para essa parcela da populao, os efeitos dessa excluso sero sentidos
12 O caso Reagan j se tornou histrico, em que o discurso monetarista servia para justicar a reduo dos direitos sociais e a queda da qualidade dos servios pblicos, mas todo o enxugamento era de longe superado por sua louca corrida armamentista. Tambm a sua contempornea na cruzada histrica monetarista, Thatcher, pouco resolveu o problema dos exagerados gastos pblicos ingleses: A correlao entre Estado enxuto, privatizaes e aumento dos gastos simplesmente no existe. Basta ver o exemplo da Inglaterra, que foi a pioneira das privatizaes em larga escala, iniciadas h quinze anos, e que desde ento reduziu o leque de benefcios de seu sistema previdencirio, piorou a distribuio de renda, dos servios bsicos de gua, de energia e de educao para a populao mais pobre. Apesar disso no reduziu o dispndio global do setor pblico, por causa do aumento dos gastos com juros da dvida pblica e de isenes scais aos grandes grupos privados (TAVARES, 1998, p. 10). 13 No se trata de uma mera descolagem da esfera nanceira, que ala vo solo. A prpria esfera produtiva no tem mais os ps no cho, pois depende crescentemente dos rendimentos no-operacionais, obtidos nos mercados nanceiros, para manter sua produo em dia (BRAGA, 1993). 14 A esfera mais visvel do mercado exatamente a esfera da circulao, em que ocorre a concorrncia, onde, para MARX, aparece, pois, tudo invertido (1986b, p. 160). Marx investiu a o conceito de aparncia socialmente necessria de Hegel, que no revela uma inverdade tout court sobre um fundo verdadeiro, mas uma falsidade mediada socialmente, produzida, portanto, por seu fundamento. Ver quanto a isso MARX (1986b, p. 176 e 1986c, p. 177).

15 Essa informao apresentada no documentrio Notcias de uma guerra particular, de Joo Moreira Salles e Ktia Lund. 16 ... os efeitos retroativos da barbrie somente havero de reproduzir como custos de segurana os custos economizados com a liquidao dos programas sociais, da infra-estrutura, etc. e impeli-los, assim, a patamares astronmicos (KURZ, 1998b, p. 109) 17 A privatizao da gua, entregue a uma empresa francesa, foi feita em Manilha sob presso do Banco Mundial e do Fundo Monetrio Internacional, sob o argumento da incapacidade do governo de abastecer sua populao (LAIME, 2006).

118

Maurilio Lima Botelho

Estatismo e Monetarismo na Crise da Modernidade

119

parte expressiva de sua populao desempregada.18 Isso, obviamente, no resolve o problema do peso Estatal sobre a economia, pelo contrrio. No caso especco do Brasil, como reeditar o crescimento acelerado dos anos 60 e 70 se esse crescimento foi proporcionado exatamente pelo endividamento estatal que hoje o problema e que, no m das contas, fez o Brasil ingressar na globalizao nanceira?
19

nanceiro, dicilmente se pode imaginar algo prximo disso. O mercado mundial, construdo no ps-guerra e hegemonizado pelo dlar, alcanou um estado de letargia onde a enfermidade anestesia o doente e, por isso, o mantm a salvo de tenses que o poderiam matar. A histria do capitalismo remete, assim, ao seu princpio, mais ou menos como sua prpria dinmica interna, onde o crculo vicioso das pressuposies (Marx) faz com que a prtica capitalista retorne sempre ao seu ponto de partida. E assim ocorre com a relao entre Estado e Mercado: da mesma maneira que na gnese da modernidade a guerra foi o elo de ligao capaz de centralizar o poder do Estado e universalizar o Mercado, tambm nesse estgio agourento da economia mundial a capacidade de guerrear hierarquiza os Estados com seus respectivos Mercados e moedas nacionais. A economia norte-americana, apesar de h muito ter perdido terreno em setores produtivos para seus concorrentes diretos, apesar de apresentar dcits comerciais monstruosos e endividamento assustador, mantm-se hegemnica graas condio de polcia mundial e, por isso, sustenta sua posio muito mais por elementos polticos do que por aqueles tipicamente econmicos.
(...) o verdadeiro padro do novo sistema [monetrio internacional MLB], substituto do ouro, tem sido o poder puro e simples da nica superpotncia capaz de arbitrar, a cada momento, atravs do movimento competitivo de suas taxas de juros, o valor relativo da sua e de todas as demais moedas nacionais envolvidas no funcionamento dos mercados capitalistas. Nesse sentido, a passagem do padro-dlar para o atual sistema dlar exvel correspondeu a um estreitamento da relao entre o poder poltico e o valor internacional das moedas (FIORI, 1999, p. 74).21

No um caminho fcil, tampouco saudvel embora sejam diariamente lembradas como modelos , repetir a frmula chinesa e indiana, essas mquinas horrendas de crescimento (Paulo Arantes), que provocam hecatombes ecolgicas, superexploram uma fora de trabalho imensa sob pesado investimento estrangeiro que, por sua vez, tm parte substancial de seus lucros revertidos em ttulos de dvida norte-americana.20 A sustentabilidade desses modelos to certa quanto a quadratura do crculo. O estado alcanado pela economia mundial, embora seja historicamente distinto daquele fornecido pelas anlises histricas de Braudel sobre a coordenao Estado-Mercado na emergncia do capitalismo, logicamente movido ainda por aquela dinmica absurda da valorizao de riqueza abstrata. No caso pitoresco destacado por um obscuro economista francs, o Estado puxava o cordo da economia atravs de seu prprio endividamento e o fornecedor de provises poderia, ao m de um determinado perodo, encontrar-se rico pelos ttulos de dvida em suas mos. Mas a situao s teria sentido se, posteriormente, o Estado devedor se mostrasse capaz de incrementar a produo real, saldando suas dvidas com a tributao obtida sobre a produo real. O horizonte mundial um tanto diferente, embora sua lgica interna seja a mesma. A diferena primordial est hoje no fato marcante de que o acmulo de capital simulado pela ccionalizao da riqueza creditcia exigiria um investimento mais amplo do que sua prpria magnitude para que sua realizao ocorresse e sua existncia virtual no terminasse em catstrofe. Em regime de exibilizao, externalizao de custos, precarizao do trabalho e recesso global decorrentes desse mesmo aparato

Entretanto, se o mundo inteiro est enquadrado ao poder americano, esse poderio est longe de sustentar um ideal de Estado-Nao. O quadro de fratura social tal no interior do prprio territrio norte-americano que a idia de que essa hegemonia possa render frutos para sua populao mero resqucio ideolgico do Welfare State: a situao do Warfare State norte-americano impede qualquer anlise deste

18 O que Cuba faz por motivos muito especcos de bloqueio econmico, baixa atividade e superoferta de mo-de-obra qualicada, o Brasil j comea a fazer por necessidade assistencialista, como o bolsa-famlia que j superou a incrvel marca de 11 milhes de famlias beneciadas (sem contar outros programas assistenciais das esferas federais, estaduais e municipais). 19 O Brasil apresentou, segundo o IBGE, uma taxa de desemprego de 10,4%, que sobe para 20% se adicionarmos os milhes de trabalhadores que desistiram de procurar emprego ( O Globo, 06/08/2006). Segundo o economista Carlos Lessa so necessrios, no patamar tecnolgico atual, investimentos na ordem de 250 mil dlares para gerar um posto de trabalho de operrio (Jornal do Engenheiro, abril de 2006). O volume de investimento necessrio para se criar uma sociedade de pleno emprego no Brasil , portanto, uma quimera. 20 A China possui hoje ttulos do Tesouro dos Estados Unidos num montante equivalente a mais de 30% do dcit norte-americano.

21 A avaliao desse estranho sistema monetrio internacional por parte de Robert Kurz bem prxima a de Fiori: na relao das muitas moedas nacionais entre si, necessria uma medida de comparao de validade geral. Como essa agora no podia mais ser dada pelo ouro nem em nvel geral nem como base do dlar, o dlar teve de tomar seu lugar: transformou-se no ouro de um frgil sistema monetrio internacional. Mas em que consiste anal o ouro do dlar? No lugar de uma substncia econmica, surgiu simbolicamente o aparato militar dos EUA, sem concorrentes, como salvaguarda do capital, em nvel global, a qual desde ento teve de se constituir em garantia de segurana da moeda hegemnica (KURZ, 2001).

120

Maurilio Lima Botelho

Estatismo e Monetarismo na Crise da Modernidade

121

tipo, dado o aumento progressivo do desemprego, a reduo absoluta e relativa do poder aquisitivo dos salrios e a marginalizao crescente tornando cada vez mais idlica a idia de sociedade de dois teros. Com tudo isso, a perspectiva de que a dvida pblica norte-americana, atualmente superando a casa dos nove trilhes de dlares, cedo ou tarde se torne insustentvel deve gerar um frio tumular entre aqueles que emitem seus ttulos, entre aqueles que os recebem e entre aqueles, que, como ns, so mero espectadores desse disparate global22. Enquanto isso a mquina militar norte-americana se amplia, torna-se uma continuao dos negcios por outros meios, como se Estado e Mercado, desde o incio articulados pela guerra, tivessem nalmente se identicado por meio dela.

Referncias bibliogrficas
ARRIGHI, Giovanni. O longo sculo XX. Dinheiro, Poder e as Origens de Nosso Tempo. Rio de Janeiro/So Paulo: Contraponto/ EdUnesp, 1996. BRAGA, Jos Carlos de Souza. A nanceirizao da riqueza, Revista do Instituto de Economia da Unicamp, no. 2, pp. 25-55, agosto, 1993. BRAUDEL, Fernand. A dinmica do capitalismo (verso eletrnica) Rocco: Rio de Janeiro, 1987. _________. Civilizao material, economia e capitalismo, sculos XV-XVIII. So Paulo: Martins Fontes, 1997. BETTELHEIM, Charles. A luta de classes na Unio Sovitica. Paz e Terra: Rio de Janeiro, 1976. BORDIEU, Pierre. A delegao e o fetichismo poltico, in Coisas Ditas. So Paulo: Brasiliense, pp. 188-206, 1990.

Para (no) concluir


O painel catastrco desenhado h pouco, ainda um tanto distante dos coloridos infortnios efetivos dessa crise da modernidade capitalista, exige algumas reexes para afugentar o pessimismo terico, embora este tenha sido a marca do pensamento mais crtico. Em um ponto essencial da reexo acima, apontamos que Karl Polanyi no identicava diretamente o princpio de proteo social com a ao estatal, apesar desta ter sido a sua mais profcua manifestao ao longo da modernidade. essa inadequao que ainda faz da esperana um princpio. A aposta social para alm das manifestaes fetichistas da economia e da poltica cujas dinmicas automticas tm um mpeto destrutivo um dos pontos de referncia para um pensamento crtico e emancipatrio. Ou seja, a sada da embrulhada estatista e monetarista da modernidade deve ser uma sada das esferas estatais e mercantis, pois no tem sentido algum recorrer ao Estado contra o mercado, e ao mercado contra o Estado (KURZ, 1992, p. 234). A produo e circulao autnoma, baseada na reciprocidade no-mercantil e, portanto, no-fetichista, j ensaiada por grupos sociais no Brasil (MST) e Mxico (zapatistas), deve ser uma forma embrionria (Marx) dessa sada, embora sem dvida isso ainda seja por demais limitado e de generalizao bastante difcil. Contudo, a diculdade da empreitada proporcional queda que se corre o risco de sofrer, caso nenhuma soluo para alm dos marcos do Estado e do Mercado seja obtida.
22 Para uma anlise do poo sem fundo da dvida norte-americana, e no apenas a dvida pblica, ver Magdoff (2008).

DWECK, Ruth Helena. O Papel do Estado na Economia: uma abordagem terico-emprica Rio de Janeiro, mimeo, obtido em outubro de 2003. ELIAS, Norbert. O processo civilizador, v. II. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1993. FIORI, Jos Luis (org.). Estados e moedas no desenvolvimento das naes. Petrpolis: Vozes, 1999. FOSTER, John Bellamy. O m do capitalismo racional. Disponvel em hp://resistir.info/mreview/ m_capitalismo_racional.html (Resistir.info) Acesso em: julho de 2005. KEEGAN, John. Uma histria da guerra. So Paulo: Cia. das Letras, 1995. KENNEDY, Paul. Ascenso e queda das grandes potncias. Rio de Janeiro: Campus, 1989. KURZ, Robert (1993). O colapso da modernizao. da derrocada do socialismo de caserna crise da economia mundial. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1993. _________. A origem destrutiva do capitalismo. In: Os ltimos combates. Petrpolis: Vozes, pp. 239-245, 1998a. _________. A falta de autonomia do Estado e os limites da poltica: quatro teses sobre a crise da regulao poltica. In: Os ltimos combates. Petrpolis: Vozes, pp. 91-115, 1998b. _________. O declnio da ltima moeda hegemnica. Disponvel em: hp://obeco.planetaclix.pt/ rkurz92.htm (Exit). Acesso em: dezembro de 2001. _________. O estouro da Modernidade com canhes e tostes. Disponvel em: hp://obeco.planetaclix.pt/rkurz94.htm (Exit). Acesso em: julho de 2002. LAIME, Marc. Sujeira nas guas das cidades. Disponvel em: hp://diplo.uol.com.br/200503,a1075 (Le Monde Diplomatique). Acesso em: maio de 2006. MAGDOFF, Fred. A exploso da dvida e a especulao. Disponvel em: hp://resistir.info/ mreview/explosao_divida.html (Resistir.info). Acesso em: maio de 2008. MARX, Karl. O Capital crtica da economia poltica. Livro I: O processo de produo do Capital (tomo II) So Paulo: Nova Cultural, 1985.

122

Maurilio Lima Botelho

_________. O rendimento e suas fontes. In: Para a crtica a crtica da economia poltica. So Paulo: Nova Cultural, 1986a, pp. 187-240. _________. O Capital crtica da economia poltica. Livro III: O processo global da produo do capitalista (tomo IV) So Paulo: Nova Cultural, 1986b. _________. O Capital crtica da economia poltica. Livro III: O processo global da produo do capitalista (tomo V) So Paulo: Nova Cultural, 1986c. NEUMANN, Franz. Estado democrtico e estado autoritrio. Rio de Janeiro: Zahar, 1969. OLIVEIRA, Farley Martins Riccio de. A guerra da segurana pblica, Globo online, 13 de setembro, 2006. PEREIRA, Luiz Carlos Bresser. A sociedade estatal e a tecnoburocracia. So Paulo: Brasiliense, 1982. _________. O carter cclico da interveno estatal, in Revista de Economia Poltica, vol. 9, no.3, pp. 115-130, julho-setembro, 1989. POLANYI, Karl. La Gran Transformacin. Critica del liberalismo econmico (verso eletrnica). Madri: Ediciones de la Piqueta, 1989. TAVARES, Maria da Conceio Tavares. Globalizao e Estado Nacional. In: As iluses da insero internacional. Braslia: Senado Federal, 1998. TEIXEIRA, Paulo Csar. A vida atrs das grades, in Revista Isto, 2 de abril, 1997. TRENKLE, Norbert. Nem os baixos salrios vos salvam. A iluso do Capitalismo de misria e das prestaes dos servios. Disponvel em hp://antivalor.atspace.com/Krisis/trenkle06.htm (Exit). Acesso em: dezembro de 1999. TORRES, Joo Carlos Brum. Figuras do Estado Moderno representao poltico no Ocidente. So Paulo: Brasiliense, 1989. WEBER, Max. Poltica como vocao, in Cincia e Poltica: duas vocaes. So Paulo: Martin Claret, pp. 59-124, 2001.

Cronologia do processo editorial


Recebimento do artigo: 26-mar-2008 | Envio ao avaliador: 19-ago-2008 | Recebimento da avaliao: 15-set-2008 | Envio para reviso do autor: 17-set-2008 | Recebimento do artigo revisado: 29-set-2008 | Aceite: 04-out-2008.

Вам также может понравиться