Вы находитесь на странице: 1из 8

1) Cite e descreva 2 campos profissionais de aplicao da Geologia de Engenharia.

R: Mecnica dos solos: procura prever o comportamento de macios terrosos quando sujeitos a solicitaes provocadas. Mecnica das rochas: estuda a resposta das rochas e macios rochosos perante os campos de foras a que esto sujeitos no seu ambiente fsico.

2) Em tempo geolgico, qual a diferena em datao relativa e datao absoluta?


R: Datao Relativa: quando se determina a idade relativa das rochas, diz-se que esta fazendo estratigrafia. Datao absoluta: quando se determina a idade absoluta das rochas, diz-se que esta fazendo geocronologia.

3) Como dividida a escala do tempo geolgico?


R: (Pr-Cambriano) EON (Hadeano- Arqueano-Proterozico-Fanerozico) ERA (Paleozico-Misozico-Cenozico) PERODO (Cambriano, Ordoviciano, Siluriano, Devoniano, Carbonfero, Permiano-Trissico, Jurssico, Cretceo-Tercirio, Quarternrio) POCA (Pleistoceno, Holoceno) IDADE

4) Quais so as principais propriedades fsicas dos minerais? Qual o mineral de maior valor
comercial? Por qu? R: Propriedades fsicas: forma, dureza, trao, clivagem, fratura, densidade, brilho, cor. Diamante, pois o mais duro material de ocorrncia natural que se conhece, com uma dureza de 10, isto significa que no pode ser riscado por nenhum outro material ou substncia que possua uma dureza inferior a 10, no entanto, muito frgil, esse fato deve-se clivagem octadrica perfeita.

5) Qual a diferena entre rocha e mineral?


R: Rochas so agregados naturais formados por um ou mais minerais, que constituem parte essencial da crosta terrestre, minerais so substncias encontradas na natureza, resultante de milhes de anos de processos inorgnicos.

6) Desenhe de forma completa o Ciclo das Rochas.

7) O que so rochas gneas (ou magmticas)? Quais so os tipos? Explique.


R: So formadas a partir de vulces. Ao entrarem em erupo, eles acabam lanando muito material pastoso na superfcie, o magma, tambm chamado de lava. Esse material se resfria e endurece, formando as rochas magmticas. Rochas intrusivas: O magma resfria-se lentamente no interior da terra, atravs de fenmenos internos conhecidos como plutonismo, o que permite a perfeita cristalizao dos minerais. Rochas extrusivas: So formados a partir do material expelido pelas erupes vulcnicas atuais ou antigas. O resfriamento rpido e ocorre na superfcie da crosta terrestre.

8) O que rocha sedimentar? Ela esta associada a qu?


Resulta do intemperismo de rochas preexistentes. o tipo de rocha onde pode se encontrar fsseis. Ela esta associada ao da gua, do mar, do vento, transporte e deposio.

9) O que rocha metamrfica?


R: So formadas a partir de rochas magmticas ou sedimentares que foram modificadas em sua estrutura, textura ou composio pela ao de altas temperaturas e presses no interior da Terra.

10) O que so fsseis?


R: So restos de seres vivos ou vestgios de atividades biolgicas preservados nos sistemas naturais.

11) Como o processo de transformao das rochas em sedimentos e estes em rochas


sedimentares? R:

12) Como se chama o processo de Deposio dos Sedimentos?


R:

13) Classifique como verdadeira ou falsa as afirmaes seguintes. Corrigir as afirmaes falsas.
A) ( ) A pirita, tambm chamada de Ouro de Tolo, um mineral que apresenta um brilho metlico. B) ( ) A escala de mohs avalia o brilho dos minerais. C) ( ) O talco um dos minerais que apresenta uma dureza mais baixa. D) ( ) Embora alguns minerais apresentem cores diferentes, a sua risca ser sempre constante, independente da cor que o mineral apresente.

14) Explique porque a cor uma propriedade muito confivel na identificao dos minerais.
R:

15) Explique a diferena no tamanho dos cristais de cada uma das rochas, tendo em vista as
condies em que se d a cristalizao do magma que lhes d origem. R:

Questionrio Solos, Estruturas Geolgicas e Elementos de uma fratura 1 parte: Solos 1) O que intemperismo?
R: Conjunto de alteraes fsicas (desagregao) e qumicas (decomposio) que as rochas sofrem quando ficam expostas na superfcie da terra.

2) Explique como o relevo (topografia) um dos fatores de intemperismo.


R: Nos taludes mais inclinados, as chuvas transportam o material intemperizado para o p dos mesmos, expondo continuamente a rocha s ao ataque intemprico, de tal maneira que a rocha alterada tem pouca espessura. Nos taludes menos ngremes este processo no ocorre e as espessuras podem atingir dezenas de metros.

3) Quais so os tipos de intemperismo? Escolha um tipo e disserte sobre os seus agentes de


intemperismo. R: Intemperismo fsico e intemperismo qumico. Intemperismo qumico: Modifica os componentes e a estrutura interna dos minerais. 2A. HIDRLISE O mais importante agente do intemperismo qumico. ons da gua combinam-se com os ons dos minerais formando novas substncias. Os feldapatos so relativamente pouco estveis e sofrem facilmente a ao desse ataque. 2B. HIDRATAO Ocorre devido adio de molculas de gua composio de certos minerais, formando novos compostos, com maior volume. 2C. OXIDAO Decomposio de minerais devido ao oxidante do oxignio (O2) e do gs carbnico (CO2), dissolvidos na gua. 2D. CARBONATAO Decomposio de minerais pelo CO2 dissolvido na gua, formando cido carbnico.

4) Apresente a definio de solos.


R: o resultado final da decomposio de rochas ou dos minerais pela ao dos agentes de intemperismo.

5) Quais so os processos de classificao dos solos?


R: Quanto a Granulometria e Quanto ao processo de formao.

6) Descreva sobre as caractersticas dos solos segundo a granulometria.


R: Solos Argilosos:- Presena de coeso (Propriedade responsvel pela resistncia destes solos); - Comportamento plstico. Solos Siltosos: - Granulao fina que apresentam pouca ou nenhuma plasticidade. Um torro de silte seco ao ar pode ser desfeito com facilidade. Solos arenosos: - No apresenta coeso.

7) Diferencie solo residual e solo transportado.

R: Solo residual: o material que se decompe e permanece no mesmo local onde sofreu sua decomposio. Solo transportado: Quando os produtos da alterao foram transportados por um agente qualquer, para local diferente ao da transformao.

8) Diferencie Perfil e Horizonte.


R: Perfis: Conjunto de horizontes, situados em uma seo vertical que vai da superfcie at o material originrio. Horizontes: Zonas mais ou menos distintas pela cor, constituio e textura paralelas superfcie do solo.

9) Como podemos classificar os solos transportados?


R: Quando os produtos da alterao foram transportados por um agente qualquer, para local diferente ao da transformao. Classificam-se segundo o agente de transporte: Coluvial: gravidade

Solo Aluvial: gua Elico: vento

10) Quais as semelhanas e diferenas percebidas entre os solos atravs de seu manuseio e
observao? R: O solo apresenta propriedades e caractersticas diferenciadas em funo do clima. Assim que solos formados sob clima tropical so solos bastantes intemperizados, enquanto aqueles formados sob clima temperado so bem menos intemperizados.

11) Analise esta sequncia de figuras, em que est representada a formao do solo ao longo do
tempo geolgico, sabendo que as divises que aparecem em cada figura e na legenda representam as etapas dessa evoluo.

12) A partir dessa anlise, INCORRETO afirmar que essa sequncia de figuras sugere que: a) A evoluo e o aumento da espessura do solo esto condicionados escala do tempo
geolgico. b) O crescimento areo e subterrneo da vegetao inversamente proporcional ao desenvolvimento do solo. c) O desenvolvimento do solo, ao longo do tempo, resulta na sua diferenciao em horizontes. d) O material inorgnico presente no solo resulta de alteraes ocorridas na rocha.

2 parte: Estruturas Geolgicas 13) O que uma estrutura geolgica?


R: O conjunto de diferentes rochas de um lugar e os vrios processos por elas sofridos, o que d aos terrenos desse lugar uma caracterstica prpria.

14) Cite os fenmenos internos que contribuem para as modificaes na crosta terrestre.
R: A - Tempo: Importante para a efetiva transferncia do esforo para todos os tomos do slido. B- Temperatura e Presso confinante. C- Composio da Rocha D- Teor de gua

15) Disserte sobre as deformaes elsticas, plsticas e rpteis.


R: Deformao Elstica: Deformao reversvel, que ocorre quando uma fora aplicada sobre um slido e este esmagado e amassado (deformado). Ao ser removida a fora, o slido volta sua condio anterior. Deformao Plstica: uma deformao irreversvel, que ocorre quando um slido submetido a um nvel de tenso em que deixa de se comportar elasticamente e passa a manter a deformao sofrida. Deformao Rptil: Tambm origina de formaes irreversveis que ocorrem quando o limite de resistncia do slido atingido.

16) O que so dobras? Quais so os seus principais elementos?


R: Deformaes dcteis (plsticas): ultrapassado o limite de elasticidade causa deformao permanente e encurvamento de superfcies originalmente planas. Charneira: regio de menor curvatura; Crista: parte topograficamente mais saliente; Flancos: lados; Eixo: linha imaginria, perpendicular aos esforos principais; Plano Axial: une os eixos de um pacote dobrado.

17) Como so classificadas as dobras? Disserte.


R:

18) O que so fraturas? Elas so divididas em dois tipos, disserte.


R: So todas as descontinuidades disjuntivas (planares ou curviplanares) presentes nas rochas. Juntas: o plano que separa ou tende a separar em duas partes um bloco de rocha originalmente nico. So planos ou superfcies de fraturas onde praticamente no ocorreu deslocamento relativo das paredes rochosas separadas pela fratura. Movimentos perpendiculares ao plano da junta podem ocorrer gerando fraturas abertas. Falhas: Superfcie de fratura ao longo da qual ocorreu o movimento relativo dos blocos fraturados. As falhas podem resultar da atuao de qualquer tipo de tenso (compressiva, distensiva ou cisalhante) em rochas com comportamento frgil.

19) Diferencie juntas de trao e juntas de cisalhamento. Exemplifique.


R: Juntas de trao: Se formam em ngulo reto segundo a direo dos esforos que geram a fratura. Juntas de cisalhamento: Formam pares conjugados, so relacionadas a falhas regionais.

20) Disserte sobre os elementos de falha.


R: 5 2 1 6 4 Plano de falha Teto Muro Rejeto ou Rejeito Inclinao Superfcie de fratura Bloco que se sobrepe ao plano de falha Bloco que se situa abaixo do plano de falha Movimento relativo entre os dois blocos da falha ngulo formado entre o plano de falha e um plano horizontal que o intercepta Orientao da linha de interseco do plano de falha com um plano horizontal

Direo

21) Disserte sobre os tipos de falhas e os esforos atuantes.


R: Falha normal ou distensiva: O teto desce em relao ao muro. Falha inversa ou compressiva: O teto sobe em relao ao muro Falha de desligamento: Os blocos tm movimentos horizontais, paralelos direo do plano de falha.

22) Qual a diferena bsica entre falhas e fraturas nas camadas rochosas?
R:

23) Como se diferenciam as juntas formadas por trao e as geradas por cisalhamento?
Exemplifique. R:

3 parte: Elementos de uma fratura 24) Quais so os principais elementos geomtricos de uma fratura?
R: Espaamento; Persistncia; Abertura; Rugosidade; Resistncia das paredes; Presena e tipo de preenchimento; Condies de gua e Atitudes das fraturas.

25) O plano de fratura depende de dois ngulos especficos. Disserte sobre eles.
R: Direo: a orientao, em relao ao Norte, da linha resultante da interseco do plano da camada com o plano horizontal. A maneira de enunciar a direo : N (Norte), seguido do ngulo formado entre a linha de interseo e a linha que aponta o norte, e seguido de E (Leste) ou W (Oeste), conforme o quadrante para o qual essa linha est voltada. Mergulho: o ngulo diedro formado pelo plano da camada com o plano horizontal tomado perpendicularmente a sua direo. As camadas horizontais apresentam inclinao (ou mergulho) de 0 e as verticais de 90. O mergulho perpendicular direo da camada. O mergulho enunciado pelo ngulo seguido do quadrante.

26) Quais os principais tipos de estruturas geolgicas?


R:

Вам также может понравиться