Вы находитесь на странице: 1из 68

ndice Prefcio Introduo Cap. 1 Das consideraes Iniciais acerca das clulas Cap.

s clulas Cap. 2 Das funes nas clulas Cap. 3 Da ministrao das mensagens e das reunies Cap. 4 Como preparar um estudo Cap. 5 Resolvendo conflitos na clula Consideraes finais Apend. A Dos cursos, seminrios e treinamentos Apend. B O processo de discipulado Apend. C Da multiplicao das clulas Apend. D Estratgias bsicas para crescimento das clulas Apend. E Caractersticas do Lder com propsitos Bibliografia

Proposta deste material Este trabalho tem como principal objetivo, proporcionar aos lderes, o mnimo de conhecimento sobre o funcionamento de uma Igreja em Clulas (assunto j debatido no Curso Nvel I), bem como, fornecer-lhes tcnicas de como liderar uma clula. Para um maior aprofundamento, sugerimos a leitura do material descrito na bibliografia. Pblico Alvo Lderes (em um primeiro momento) Lderes auxiliares ou Co-lderes Lderes em potencial Permitida a reproduo total ou parcial deste material, desde que citadas as fontes descritas na bibliografia. Algumas notas foram retiradas dos livros e manuais nela citados. importante que voc compre e leia os livros.

PREFCIO Como mudar o mundo! Eis o que conta de si mesmo o senhor Bayazid: Na juventude eu era um revolucionrio, e assim orava: D-me energia, oh DEUS, para que eu possa mudar o mundo! Mas notei, ao chegar meia idade, que metade da vida j passara sem que eu tivesse conseguido mudar homem algum. Ento mudei minha orao, dizendo a Deus: D-me a tua graa, oh SENHOR, de transformar os que vivem comigo dia-a-dia, como minha famlia e meus amigos. Com isso j ficarei satisfeito. Agora que estou velho e tenho os dias contados, percebo bem o quanto fui tolo assim orando. Minha orao agora apenas esta: - Conceda-me a graa, SENHOR, de mudar a mim mesmo! Quer mudana? Quer transformao? Que tal comear em voc mesmo? Bom Curso Lembre-se que voc tem que tomar a iniciativa de aprender. Decida seguir aprendendo!

INTRODUO ...A honestidade e a integridade so os atributos que os seguidores mais querem dos seus lderes ...Sempre que sentir que no est aprendendo nada, verifique sua disposio interior, especialmente em relao ao orgulho, e amor por seus irmos e pela obra do Senhor. Mudanas por imposio geram obedincia, mas no geram compromisso. Por isso, a verdadeira mudana exige participao voluntria. Amados, Este material foi preparado para orientar e capacitar nossos lderes, no grande desafio de consolidar a Igreja de Deus Mundial Porto Seguro - BA, numa Igreja com a viso Celular, fazendo com que conheam esta estratgia de crescimento de Igrejas. Temos abraado e amado esta viso. Reconhecemos nela uma maravilhosa estratgia para alcanarmos vidas para Jesus. Por isso estamos adotando-a, fazendo apenas o mnimo de adaptaes necessrias para a realidade de nossa Denominao. A Igreja de Deus Mundial tem uma histria de 8 anos e no estamos rejeitando nada do que Deus nos deu anteriormente. Pelo contrrio, nos vemos ampliando os horizontes, projetando grandes coisas para o futuro, baseado nos alicerces que o Senhor tem nos dado desde o comeo. Portanto, no estamos mudando de rumo, mas imprimindo um ritmo maior e mais eficaz na nossa caminhada de conquista. Para alcanar a meta da multiplicao, cada clula precisa investir todo o tempo em evangelismo. Se no ganhar vidas ela nunca poder multiplicar-se. Isso requerer uma drstica renovao de mente dos crentes.
4

Nas clulas todos tero que orar, evangelizar, que pensar em estratgias criativas, sempre visando conquista dos perdidos. Paralelamente implantao do modelo de clulas, estaremos reformulando e aperfeioando nossa Escola Bblica Dominical, fazendo com que ela possa ser um meio para formar lderes. Que Deus nos abenoe a ponto de podermos amanh compartilhar com outros, no apenas um material como este, mas uma experincia de sucesso para honra e glria do nosso Senhor Jesus Cristo. Em Cristo, Os verdadeiros servos fazem o melhor que podem com o que tem mo. Servos no do desculpas, no deixam para a ltima hora, nem esperam circunstncias melhores.

CAPTULO I DAS CONSIDERAES INICIAIS ACERCA DAS CLULAS A liderana algo que se desenvolve aos poucos, no da noite para o dia. As pessoas precisam ouvi-lo dizer que acredita nelas e que deseja que tenham sucesso. Diga-lhes com freqncia que sabe que tero sucesso. O modelo de clulas adotado pela Igreja de Deus Mundial Porto Seguro -BA Trata-se de uma estratgia de crescimento. Mas o que estratgia? Estratgia planejamento guia para nossas aes futuras. Estratgia modelo um padro que permite manter a coerncia ao longo do tempo. Estratgia d-nos o rumo Estratgia permite-nos a concentrao de esforos, favorecendo a coordenao, a canalizao dos esforos. Estratgia permite-nos manter a coerncia interna da igreja. O modelo que adotaremos tem sido bem divulgado pelo "Ministrio de Igreja em Clulas", liderado pelo Pr. Ralph W. Neighbour Jr. Nesse modelo, que ora adaptamos realidade da Igreja de Deus Mundial Porto Seguro -BA, medida que as clulas vo se multiplicando, precisam de uma estrutura de acompanhamento. Portanto, a forma de se olhar de baixo para cima. Essa estrutura funciona da seguinte maneira:

Cada grupo de cinco clulas acompanhado por um supervisor. Alm de outras funes, ele tem como responsabilidade acompanhar a qualidade das clulas, o discipulado e superviso dos lderes de cada uma delas. Esse
6

agrupamento de at cinco clulas, acompanhado por um supervisor de clulas. Cada cinco supervisores so liderados por um Superintendente. Resumindo: O Superintendente responsvel pelo acompanhamento de cinco supervisores, que por sua vez so responsveis pelo pastoreio e discipulado de cinco lderes de clulas, que por sua vez so responsveis pelo pastoreio de at 15 pessoas cada. No estamos falando de estrutura fsica, mas apenas de acompanhamento pessoal.

uma proposta de retorno da Igreja Crist ao modelo do Cristianismo vivido no Novo Testamento, especialmente at o terceiro sculo da era crist. No entanto, cabe esclarecer que a Igreja de Deus Mundial no adota o sistema G12 e tambm no faz regresso espiritual em seus Encontros de final de semana. Cremos que a santificao um processo, medida que discipulamos o novo convertido, ensinando-o a Palavra de Deus, ele crescer e amadurecer espiritualmente, aprender a tomar a cruz de cada dia e negar a si mesmo. Isso leva tempo, e atravs do discipulado. uma proposta que de nova s tem o nome, j que todas as suas razes encontram-se na Palavra de Deus, especialmente no Novo Testamento (Atos 2.41 a 47; 5.42 etc.). uma proposta que trabalha de modo particular a experincia de converso de cada pessoa, resgatando o sacerdcio universal do regenerado, I Pedro 2.1 a 10. Leva o novo discpulo a ser um ganhador de almas, um discipulador daqueles que ele vai ganhando e a ser algum que coloque at a sua prpria casa disposio de Jesus a fim de alcanar os seus vizinhos ainda no alcanados, Atos 16.31. "Cada casa uma Igreja, cada membro um Lder ou Ministro"! Nossos lares precisam ser como pontos de luz, anunciando Jesus
7

queles que esto nas trevas. Os membros do Corpo de Cristo so servos, cooperadores e Embaixadores de Deus, dois Corntios 5.11 a 21. Todos os membros do Corpo de Cristo continuam se reunindo, normalmente, uma ou mais vezes por semana, para a comunho vertical e horizontal, no templo principal. As Clulas so o encontro dos membros do Corpo de Cristo em pequenos grupos, que variam de 5 at 15 pessoas cada, recebendo treinamento para relacionamentos saudveis e a sua conseqente multiplicao em at 12 meses. Cada Grupo pequeno tem um lder, um co-lder e um anfitrio (salvo se funcionar em um ambiente que no seja uma casa). Suas funes sero explicitadas posteriormente. Agora, um destaque para a sua reflexo: As Clulas no so o Corpo de Cristo. As clulas so partes do Corpo e determinam o estado geral do mesmo. O dicionrio assim define uma clula: "Unidade estrutural bsica dos seres vivos, que se compe de numerosas partes, sendo as fundamentais a parede ou membrana, o protoplasma e o ncleo". O corpo a soma das clulas. Quando estas esto sadias, ento o corpo todo est sadio. Quando uma ou outra no passa bem, o corpo ressente-se e preciso tratamento. O Ministrio em Clulas simples, organizado ao redor da unidade bsica da vida e da sociedade: CLULAS. Se as clulas cumprem o seu papel, o sistema funciona: o Corpo edificado, a comunho multiplicada e o nmero de membros vo aumentando significativamente, em quantidade e qualidade. O objetivo de toda igreja que vidas sejam alcanadas e transformadas. E, se a igreja apresenta a essas pessoas, esse poder de mudana por meio de Jesus Cristo, e apresenta esperana, se lhes d perdo em vez de culpa, se substitui rancor por paz de esprito, se lhes d propsito e direo, a vida delas verdadeiramente mudada. E elas enchero a igreja.
8

Lembrem-se: O nico modo de voc mudar algum amando essa pessoa. Voc nunca vai conseguir mudar uma pessoa se a condenar, s se derramar amor sobre ela. Ento, procuramos mostrar graa e perdo s pessoas. Mas tambm h uma diferena entre perdo e confiana. O perdo tem de ser instantneo. A confiana vem com o tempo. O perdo vem pela graa de Deus; a confiana depende do comportamento do perdoado. As clulas esto na bblia? No Velho Testamento, o povo se encontrava com Deus no Tabernculo de Moiss e depois no templo de Salomo. Ali era o lugar onde Deus morava. Se algum quisesse buscar a Deus, deveria ir at aquele lugar. Havia um lugar designado para servir a Deus e as ofertas deveriam ser entregues ali. Hoje, no tempo da nova aliana, Deus j no habita em lugares feitos por homens. Ns somos a habitao de Deus. Cada um individualmente habitao de Deus e, como igreja, somos individualmente pedras, e estamos sendo edificados mutuamente para a habitao plena de Deus, no Esprito. Em I Corntios 3:16 Paulo nos adverte: No sabeis que sois santurio de Deus, e que o Esprito de Deus habita em vs? E outra vez, em I Corntios 6:19, ele repete a pergunta: ... edificados sobre o fundamento dos apstolos e profetas, sendo ele mesmo, Cristo Jesus, a pedra angular; no qual todo edifcio bem ajustado, cresce para santurio dedicado ao Senhor, no qual tambm vs juntamente estais sendo edificados para habitao de Deus no Esprito. Em Colossenses 4:15 Paulo sada os irmos de Laodicia, a Ninfa e igreja que ela hospedava em sua casa. E finalmente, em
9

Filemon 1:2, ficamos sabendo de uma igreja que se reunia na casa de um certo irmo Arquipo: ...e irm fia, e a Arquipo, nosso companheiro de lutas, e igreja que est em sua casa. No Velho Testamento, quando Moiss se sentiu cansado, por causa do peso do trabalho, a orientao dada por Deus nos faz lembrar as clulas. Todo o povo deveria ser dividido em grupos de mil, de cem, de cinqenta e de dez pessoas. Cada grupo com o seu lder (xodo 18:1-27). Foi uma estratgia dada diretamente por Deus. impossvel um nico lder cuidar de centenas de pessoas. Jesus priorizou um grupo pequeno de pessoas no seu ministrio. E apesar de ter gastado um tempo considervel ensinando nas sinagogas e ao ar livre, parece que dava especial ateno a grupos pequenos quando separou setenta e os enviou de dois em dois (Lucas 10:1), e tambm nas inmeras vezes em que ministrou em casas. (Marcos 1:29-34, 2:15,3:20-34, 7:17, 9:28, Mt.10:12-14, Lc 10:5-7). Quando olhamos para a histria da igreja, notamos que a igreja nas casas tem sido a forma de expresso comum da igreja crist. Quando Constantino se tornou cristo, houve uma grande mudana da adorao subterrnea nas catacumbas e das igrejas nas casas para as catedrais. A igreja nas casas, que tinha sido o smbolo de comunidade e espiritualidade, desapareceu da estrutura da igreja. No entanto, parte do movimento monstico e alguns grupos sectrios continuaram com a igreja nas casas como uma tradio paralela. Dois sculos depois encontramos um importante personagem da histria da igreja: John Wesley. Ele criou os chamados clubes de santidade. Esses clubes de santidade se tornaram a base para o avivamento Wesleyano. Eles funcionavam basicamente como as clulas de hoje e se espalharam por todo o mundo.
10

As igrejas que mais crescem hoje no mundo so igrejas em clulas. Isso causado pela ao poderosa do Esprito Santo, o qual est restaurando a noiva de Cristo para a glria do primeiro sculo. Propsitos das nossas Clulas A viso celular baseada na Escada de Sucesso: Ganhar, Consolidar, Edificar,Treinar e Enviar que adotamos em nosso Ministrio como Escada de Crescimento. No h nada mgico ou novo na nossa forma de ver um ministrio. Na verdade, nos baseamos em propsitos simples, dados por Jesus quando esteve entre os homens, h quase 2000 anos, e que servem de alicerce para a igreja em geral. Por entendermos que o ministrio saudvel no foca somente em comunho, ou evangelismo, ou somente discipulado ou adorao, ou mesmo atividades, mas sim, em todas essas reas equilibradas entre si, nos esforamos em definir cinco palavras que traduzissem o que Jesus deixou como orientao para ns, cristos de todas as pocas e faixas etrias: O grande mandamento Respondeu-lhe Jesus: Amars ao Senhor teu Deus de todo o teu corao, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento. Este o primeiro e grande mandamento. O segundo, semelhante a este : Amars o teu prximo como a ti mesmo. Destes dois mandamentos depende toda a lei e os profetas (Mt 22:37-40) A grande comisso Portanto, ide e fazei discpulos de todos os povos, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Esprito Santo, ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho mandado. E certamente estou convosco todos os dias, at a consumao dos sculos (Mt 28:19,20)

11

Em nossa Igreja, procuraremos fazer o mximo possvel a partir das Clulas.


S pode se batizar quem for membro efetivo de uma clula. Um membro s pode fazer parte de um ministrio com a recomendao do seu lder de Clula e com a aprovao do Pastor. Um membro s pode receber ajuda social com a recomendao do seu lder de Clula. S sero aceitos como membros, as pessoas que esto participando de uma Clula, salvo impedimento justificado por escrito ao Pastor e liderana. No sero permitidas clulas sem superviso ou co-lder, salvo casos especiais. As clulas se reuniro semanalmente.

Pblico alvo Queremos alcanar almas para Cristo. Investimos em pessoas de forma concentrada, e nos relacionamentos "perifricos" (pais e responsveis) como conseqncia. Vemos o nosso pblico com diversos nveis de comprometimento. Desde o nvel de Multido (quem visita a igreja pela primeira vez), at o nvel de Ncleo em que a pessoa est totalmente comprometida com a Igreja e j est investindo em seu ministrio. Nmero mximo de pessoas numa Clula No h um limite, mas toda vez que uma Clula ultrapassar o nmero mximo de 15 pessoas, ento ela deve se transformar em Trs. E depois que ela se transforma em Trs, o co-lder (ou lder auxiliar) assume o novo grupo que surgiu. Uma das Trs Clulas ser a Clula me e as outras ser as Clulas Filhas. Na verdade esse deve ser o objetivo de cada Clula. Quando isso acontece, ns
12

dizemos que houve uma multiplicao. Sim, pois a Clula que era apenas uma, passou a ser Trs. Ela se multiplicou. A multiplicao deve ocorrer pelo menos uma vez ao ano. O nmero de pessoas na Clula no dever exceder a 15, porque o lder precisa ajudar nas necessidades de cada pessoa do grupo, Ento, se o grupo ficar muito grande, o lder ter dificuldade para fazer esse trabalho. Quando se cria um novo grupo, surge tambm um novo lder. Uma Clula pode se multiplicar muitas vezes. A partir de que momento uma Clula considerada Estruturada? O fato de se enviar trs irmos (um lder, um auxiliar e um anfitrio) para comearem uma clula no significa que esta clula est estruturada. Ela tem que ser confirmada, consolidada. H uma possibilidade de que seus componentes no trabalhem bem e ela fique estagnada ou mesmo se desintegre. Por isso vamos trabalhar com trs nveis na avaliao de uma clula: em implantao, consolidada e madura. Uma clula ser considerada em implantao at que tenha sete membros. A partir da ela ser considerada uma clula consolidada e trabalhar para atingir seu ponto de maturao que a multiplicao (atingimento de 15 membros). Quando uma clula no se desenvolve ou fica estagnada por muito tempo, providncias precisam ser tomadas. Isso responsabilidade do supervisor e do lder daquela clula. Eles devem investir em orao e orientao, para que haja um rompimento. Se isso no acontecer, a liderana da clula pode ser mudada, o local e pblico reavaliados, ou o lder dever receber novo treinamento.
Algumas notas foram retiradas dos livros e manuais abaixo Para saber mais leia: Manual do ano da transio (Ministrio Igreja em Clulas, 1995) Vrios, Manual do lder de clula (Ministrio Igreja em Clulas, 1995) Manual da Viso de Clulas Ed. Videira 2001 Curso Intensivo - Comunidade Crist de Ribeiro Preto - Danilo Cajazeira Figueira

13

Exerccios 1. Quais as cinco fases da Escada de Crescimento, em que se baseia a nossa viso celular?

2. Por que uma clula deve multiplicar? Por que importante que eu defina, em conjunto com os meus discpulos, a data de multiplicao da clula?

14

CAPTULO II DAS FUNES NA CLULA Lderes bem-sucedidos so aprendizes. O processo de aprendizado contnuo e resultado de autodisciplina e perseverana... . Como este material trata essencialmente de liderana, gostaria de destacar dois tipos de lderes que podem existir: os verdadeiros e os falsos. Os verdadeiros sempre se cercam de colaboradores imediatos de grande capacidade, indivduos que muitas vezes so superiores ao prprio lder. A este, como lder autntico, competir exercer o trabalho de coordenao de talentos, funcionando como maestro de uma orquestra ou de um coral. J os falsos lderes no passam de impostores. Inseguros, temem a concorrncia dos seus subordinados, da porque preferem cercar-se de pessoas incapacitadas. Se, por um imprevisto qualquer um desses liderados demonstrar qualquer dose de talento, logo ser eliminado pelo falso Lder. Quando este lder sai, deixa apenas o vcuo atrs de si.

Lembre-se: Ningum pode ser melhor lder do que melhor pessoa. A honestidade e a integridade so atributos que os seguidores mais querem dos seus lderes. Por isso, a verdadeira liderana comea pela liderana de si mesmo, de sua vida, pela firmeza de carter, pela fora moral e espiritual, pela confiabilidade pessoal. Pois, como poderemos liderar os outros se no podemos liderar ns mesmos? Sabemos que no existe a figura do lder ideal, aplicvel a qualquer caso, nem se pode traar o perfil de um lder sem se levar em conta
15

os demais componentes do sistema que determinam a liderana, como os prprios liderados das clulas, os supervisores, os superintendentes e o Pastor, bem como o ambiente que envolve a Igreja e a estrutura das Clulas (local, material, treinamento). Trataremos agora das questes especficas de cada uma das funes: Do Supervisor de Clulas um lder de clula que multiplicou sua clula quatro vezes, quando ento entregar a quarta clula multiplicada ao c-lder, e a sua prpria clula a outro c-lder, tornando-se ento um supervisor de clula. Dever supervisionar um nmero adequado de clulas (normalmente cinco), de acordo com sua disponibilidade de tempo.

Ele dever repetir constantemente, e de vrias formas diferentes aos lderes e auxiliares, os propsitos do Ministrio em Clulas. O Supervisor deve ter aliana com a viso da Igreja e com sua liderana. Deve ter uma vida santa, irrepreensvel e consagrada ao Senhor, com uma prtica diria de orao e leitura bblica, e jejum semanal. Ter frutificado na funo de lder de clula, multiplicando-a vrias vezes. Deve supervisionar as Clulas dos seus liderados, apascentar os lderes dos grupos e levar todas as clulas, debaixo de sua superviso, a se multiplicar, no mnimo uma vez ao ano. Deve fornecer constante feedback aos seus liderados, pois as pessoas querem saber como esto se saindo. Do contrrio
16

ficam frustradas, desencorajadas e simplesmente no melhoram. A avaliao ajuda-as a conhecer seu nvel de contribuio e saber como melhorar. So responsabilidades do Supervisor:

Reunir-se regularmente e individualmente com os lderes de Clula, para apascentamento, discipulado e superviso dos grupos. O ideal reunir-se quinzenalmente ou mensalmente. No dever ser uma reunio apenas para tratar de problemas, mas tambm para compartilhar vitrias e experincias. Visitar as Clulas semanalmente, aps estabelecer uma escala. Estabelecer metas juntamente com os lderes sob sua superviso, acompanhando o crescimento, os ensinos ministrados, bem como a consolidao dos novos convertidos. O Supervisor tem autoridade plena para resolver todas as questes relativas aos grupos que esto sob sua superviso, dentro dos limites das orientaes do Superintendente, a quem deve sempre prestar relatrios e de quem deve receber direo para o trabalho.

Um supervisor algum muito importante na viso. Ele um multiplicador, um formador de viso, um lder de lderes. Atravs de seu ministrio, milhares de pessoas estaro sendo alcanadas. A responsabilidade que est sobre um Supervisor muito grande. Ele uma autoridade na igreja e, exatamente por isso, deve ser um modelo na santidade, no zelo, no amor pelos perdidos, no quebrantamento, na submisso. Sua vida precisa ser um outdoor da viso. O trabalho desse lder intenso. Ele se envolver cada vez mais com o Reino de Deus. Entre muitas coisas que se espera dele, eis as principais:
17

Relacionamento com seus discpulos e formao dos mesmos Um supervisor precisar conviver e investir num relacionamento intenso com seus discpulos. Ele responsvel por form-los em todas as reas, ensinando-os a andar conforme o modelo de Jesus (I Co 11:1), bem como ensina-los a buscar capacitao. Superviso do ministrio de seus discpulos Esse lder ser tambm cobertura ministerial sobre os seus cinco liderados. Ele os orientar na direo de suas clulas e, depois, na formao de seus prprios grupos de discipulado. Nada ser feito sem o seu conhecimento e aval. Sua experincia, indo frente na viso, ser fundamental para os seus discpulos romperem no ministrio. Transmisso fiel da viso e da direo proftica que Deus tem dado ao pastor - Nenhum supervisor autnomo. Todos trabalham debaixo da uno (em submisso) que Deus deu aos seus lderes que, em ltima instncia, so os pastores da igreja. A base do seu ministrio a mesma que Deus usou para transferir a autoridade de Moiss para os setenta ancios. Ele disse: Ento, descerei e ali falarei contigo; tirarei do esprito que est sobre ti e o porei sobre eles; e contigo levaro a carga do povo, para que no a leves tu somente (Nm 11:17). Eles ministram debaixo de autoridade. Portanto, no so fonte de viso, nem de orientao proftica, mas so canais daquilo que recebem de seus lderes.

Do Lder Quando Deus nos chamou para este ministrio, Ele nos confiou toda a Sua Palavra para que ensinemos s pessoas a guardarem tudo o que o Senhor nos ordenou. (I Cor. 3:9-15)
18

Inicialmente gostaramos de definir alguns pr-requisitos do lder de Clulas:


Aliana com a viso da igreja e com sua liderana Vida Santa, irrepreensvel e consagrada ao Senhor (corao ensinvel, transparncia e submisso); Prtica diria de orao e leitura bblica, intercesso pelos liderados, preparao para as reunies, jejum semanal. Sempre que possvel, dever realizar visitas.

O lder deve Ter como objetivo principal na Clula a evangelizao dos no cristos (o IDE de Jesus), bem como edificao dos irmos levando cada membro do grupo a funcionar no corpo, providenciando para que seja suprido em amor, disciplina, alimento e proteo. Deve levar cada crente a se tornar um lder, e o grupo, multiplicao, no mnimo uma vez ao ano. Deve trabalhar sempre com muita alegria, diligncia e motivao, lembrando que "No Senhor, o nosso trabalho no vo". Na Clula, o lder tem autoridade mxima para resolver questes relativas ao grupo, desde que no ultrapasse para os nveis de superviso. Ele est diretamente submisso ao seu supervisor, a quem deve sempre prestar relatrios mensais (vide anexos) de suas responsabilidades. O lder, sempre que delegar atribuies aos liderados, e ao co-lder em especial, deve fornecer feedback aos seus liderados, pois as pessoas querem saber como esto se saindo. Do contrrio ficam frustradas, desencorajadas e simplesmente no melhoram. A avaliao ajuda-as a conhecer seu nvel de contribuio e saber como melhorar. So princpios bsicos ou responsabilidades do lder de Clulas:
19

necessrio que ele viva a experincia do que fala. De outra maneira seria uma fonte sem gua, como aqueles que pregam sobre liberdade, quando eles prprios so escravos do pecado. Antes de ministrar uma mensagem aos discpulos, necessrio provar a ns mesmos se estamos realmente na f. (II Cor. 13:5). Ministro precisa ter certeza que passou da morte para vida e est salvo em Cristo Jesus (Rom. 8:9,16): Desta maneira o ministro tem segurana, autoridade e ousadia para ensinar a mensagem do Senhor. O ministro precisa ser um bom exemplo para todos. (ITm. 4:12): A conduta do homem regenerado precisa ser diferente da conduta que ele tinha antes de aceitar Jesus. O Senhor Jesus afirmou: "Pelos seus frutos os conhecereis..." (Mt. 7:16-20) Todo ministro precisa ter um profundo desejo de ver a igreja edificada e outros salvos. (Ef.4:11-12): Ao preparar um estudo bblico o ministro precisa fazer a seguinte pergunta: "Esta mensagem vai edificar a Igreja e tocar no corao do nocrente? O ministro precisa procurar com zelo os dons do Esprito Santo e exercit-los. A Igreja ser edificada somente atravs da atuao do Esprito Santo e no atravs da nossa capacidade natural. (I Cor. 2:4) Tenha um bom tempo de orao antes de qualquer ministrao. Atravs da orao que vamos estar sensveis Vontade de Deus, para ns e para os outros. Deixe o fruto do Esprito dominar a sua vida medida que voc ministra a mensagem. (Gal. 5:22-23) Ministro da palavra precisa estudar a Bblia todos os dias com amor e dedicao. (ITm.4:13): O ministro deve ler a Bblia, primeiro em busca do seu prprio alimento espiritual, e, depois sim, para o rebanho. (Sl. 119:97, 103). Infelizmente para alguns
20

irmos, parece que o Livro de Deus uma simples exposio de curiosidades.

O lder deve ter um relacionamento completo com os liderados: Consequentemente, o lder poder saber porque um liderado faltou reunio da Clula. Isso ir gerar responsabilidade e compromisso no liderado. O lder dever entregar ao seu supervisor, mensalmente, o relatrio de acompanhamento da clula, at o quinto dia til do ms, conforme modelo em anexo.

Nota: apresentar grfico do livro Segredos da Liderana Pg. 16/17 Do Co-lder ou Lder auxiliar

recomendvel que o auxiliar e o anfitrio sejam novo convertido. O novo convertido tem um crculo de relacionamentos que ainda no foi saturado pelo Evangelho e, portanto, um campo maior para ganhar familiares e amigos. Bem preparado na consolidao, no discipulado, Cursos e Seminrios, ele poder render muitos frutos para a Igreja, pois ainda est no primeiro amor, algo que muitos crentes, infelizmente, perdem com o tempo. evidente que isso no impede que pessoas convertidas h mais tempo sejam frutferas no Reino de Deus, pois muitas mantm disposio para o trabalho, independente do tempo que tm de igreja. Na viso tradicional, costuma-se deixar o novo convertido sentado no banco da igreja durante anos e depois que perdeu todo o vnculo de amizades e relacionamentos, a ele dado um ministrio para que busque pessoas perdidas no mundo, muitas vezes sem nenhum preparo. O lder auxiliar algum que se converteu, que se consolidou na clula, atravs do discipulado e acompanhamento pelo lder,
21

se batizou e que foi treinado, de forma terica na escola de lderes e agora de forma prtica, est sendo treinado e acompanhado pelo lder de clula, para ser um lder, depois da multiplicao daquele grupo do qual faz parte. Ele caminha junto com o lder e o seu virtual substituto.

O auxiliar, juntamente com o lder, deve ter como objetivo principal na clula, a edificao dos irmos e a multiplicao do grupo, no mnimo uma vez ao ano. Todos passam pela escola/cursos de formao e capacitao de lderes, mas nem todos se tornaro lderes de clula. Alguns exercero outros ministrios na Igreja, igualmente importantes.

So responsabilidades do Co-lder:

Repetir constantemente, e de vrias formas diferentes aos liderados, os propsitos do Ministrio em Clulas. Participar do planejamento de todos os eventos da clula (inclusive a multiplicao), juntamente com o lder. Participar tambm das reunies, quando solicitado pelo lder. Facilitar e proporcionar os vnculos de comunho na Clula. Fazer o apascentamento dos membros durante a semana. Organizar uma escala de visitas entre os membros. Monitorar a assistncia social e as ofertas na clula Participar do projeto de orao e de reunies previamente marcadas, assim como manter uma vida constante de orao, jejum e leitura bblica e santidade. Fazer a consolidao dos novos convertidos e motivar o surgimento de novos lderes.
22

Na clula, o auxiliar est submisso autoridade do seu lder, ao qual dever sempre estar consultando sobre suas aes; e, debaixo das orientaes do lder, poder assumir outros nveis de liderana dentro da clula. O Co-lder (ou lder auxiliar) est submisso ao lder da clula, a quem deve sempre prestar relatrio pessoal e de suas responsabilidades no grupo.

Do Discpulo

O papel essencial dos liderados ou discpulos assumir a responsabilidade pessoal da evangelizao e viver com a mente e o corao abertos para resgatar seus amigos e parentes perdidos. Lembre-se: ... ns fazemos o possvel e Deus, o impossvel Conforme direcionamento do lder, vrias tarefas podem ser executadas pelo liderado, procurando um maior envolvimento e comprometimento com o ministrio. Tarefas como: aplicao de devocionais a cada reunio (estudos de 15 minutos), controle do carto de orao, controle de ficha de visitantes e envio de cartas aos mesmos, controle de ofertas, lembrana dos aniversariantes e envio de cartas ou e-mails aos mesmos, responsabiliz-los pelo incio da ministrao (orao e louvor), visitas ou fono-visitas, alm de contatos semanais. Todas as pessoas da Clula tambm podem e devem fazer as mesmas coisas que o lder faz, mas cada um deve fazer de acordo com a autorizao e a orientao do lder. Neste caso o lder tem papel extremamente importante, pois os liderados aprendero, principalmente, vendo o lder fazer. S assim o processo de discipulado ser verdadeiramente consolidado. Voc pode no ser um exemplo (Jesus o nosso verdadeiro exemplo), mas certamente dever ser uma referncia.
23

Alm disso, o liderado dever comunicar ao seu lder, antecipadamente, as suas faltas, no como uma obrigao, mas como uma atitude de amor ao trabalho em Clulas, sabendo que sua presena importante.

Do Anfitrio Funo existente quando a clula funciona em uma residncia.

recomendvel (no obrigatrio), que o auxiliar e o anfitrio sejam novos convertidos (batizados) ou, pelo menos, pessoas que mantm constante contato com os perdidos. O novo convertido tem um crculo de relacionamentos que ainda no foi saturado pelo Evangelho e, portanto, um campo maior para ganhar familiares e amigos. O propsito bsico da funo do anfitrio de Clula produzir um ambiente fsico propcio para o fluir de Deus, e ser agradvel e hospitaleiro para com os irmos. Tem autoridade na clula para organizar e preparar o ambiente como achar melhor; porm sempre checando com o lder se est satisfatrio. O anfitrio est diretamente submisso ao lder da Clula, a quem deve sempre prestar relatrio pessoal e de suas responsabilidades no grupo.

So responsabilidades do anfitrio:

Estar sempre presente na reunio, resguardando-se das possveis eventualidades. Informar sempre ao lder sobre eventuais problemas de abuso de liberdade na casa ou quaisquer prejuzos de ordem material causado pelos membros da Clula.
24

Receber bem os membros da Clula - com alegria e satisfao sem formalidades. Participar ativamente da Clula
Algumas notas foram retiradas dos livros e manuais abaixo Manual do ano da transio (Ministrio Igreja em Clulas, 1995) Vrios, Manual do lder de clula (Ministrio Igreja em Clulas, 1995) Manual da Viso de Clulas Ed. Videira 2001

25

Exerccios 1. Por que recomendvel que o anfitrio e o co-lder sejam novo convertido (j batizados).

2. Quem responsvel pelo treinamento prtico do co-lder (no dia-a-dia) e onde ele realizado.

3. Quem deve ser o responsvel pelo preenchimento do Relatrio Mensal de Acompanhamento da Clula, e quando o mesmo deve ser entregue ao Supervisor.

26

CAPTULO III DA MINISTRAO DAS MENSAGENS E DAS REUNIES Toda vez que voc se concentrar na dificuldade do trabalho, em vez de nos resultados ou gratificaes, provavelmente voc ficar desanimado O segredo de um bom estudo bblico, consiste em s implesmente... fazer a pergunta certa [Rick Warren] Ser humano no pecado. Pecado negar sua humanidade e imperfeio Pr. Cornlio Castelo - ID O lder deve partir do pressuposto de que toda reunio, e tudo que ser discutido/ensinado tero um propsito. Os temas devero ser buscados pelo lder ou pelo supervisor (quando necessrio). H um farto material para ministrao no site de nossa igreja, alm dos livros que so indicados para leitura e estudo, na bibliografia dessa apostila. Dicas de como preparar um estudo a ser ministrado em uma reunio de clula:

Certifique-se de preparar devidamente a mensagem que ser ministrada, regada a orao durante toda a semana que precede a reunio de clula. ... No podemos assistir televiso por trs horas , ler a Bblia por trs minutos e esperar crescer [Rick Warren]

27

Certifique-se de que a mensagem que ser ministrada contm claramente identificados, o pblico alvo (visitante, liderado, ou os dois) e o propsito principal. Se voc no tem muita experincia, comece utilizando estudos j preparados. Transforme cada afirmao dos pargrafos em perguntas. Com base nelas, voc poder levar os discpulos s respostas e concluses. Voc atuar, essencialmente, como um facilitador e um especialista em perguntas (deixe que os discpulos providenciem as respostas). Sempre que possvel utilize dinmica de debate. No utilize textos polmicos, sobre os quais voc no tenha total domnio. Utilize estrias ou ilustraes para ensinar verdades acerca da Palavra de Deus. H um farto material disponvel no site (estudos, devocionais, estrias, ilustraes, dinmicas de grupo). No confunda estudo de clula, com o de sala de EBD.

Vale lembrar:

Procure iniciar e terminar a reunio no horrio. Certifique-se de que todo discpulo tem o manual do liderado e o Carto de telefones dos membros da Clula (modelo disponvel no site). Comece e termine a ministrao com orao, perguntando se h algum pedido especial. Havendo, ore por eles. Comece a reunio com bastante entusiasmo: se o ministro falar num tom de voz de desnimo, ningum suportar, ainda que a
28

mensagem seja boa. Os primeiros dez minutos de uma ministrao, geralmente, definem o ritmo que ser implementado.

Pergunte quem teve dificuldade de vir reunio, e explique que o inimigo de nossas vidas no tem nenhum interesse em facilitar nossa vida... Muito pelo contrrio. Quanto maior a dificuldade de chegar clula, maior a bno que Deus tem disponvel. Focalize sempre a ateno dos liderados no Senhor Jesus Cristo e no em voc ou nas suas habilidades. Nunca se esquea, voc um co-aprendiz com os seus liderados. Voc uma referncia. Jesus o verdadeiro exemplo. Fale sempre com uma atitude de amor. NUNCA/JAMAIS faa do estudo um monlogo. Ajude todos a participarem da ministrao. Faa perguntas para eles. Afinal de contas, a pergunta mais importante que a resposta. O lder um especialista em perguntas. Tenha como alvo "falar 10% do tempo" e "ouvir 90% do tempo". O tempo que passamos juntos muito curto para que fiquemos ouvindo apenas uma pessoa falar, afinal de contas... Todos tm algo a dizer. Mostre sempre interesse pelos seus liderados e pelo que eles pensam. muito importante valorizar a participao dos visitantes e dos membros mais tmidos. Nunca lhes faa perguntas que voc no tenha certeza que sabero responder. Isso poderia inibi-los ainda mais. Sempre que possvel, use uma ou duas ilustraes breves para ensinar uma verdade.
29

Fale de maneira que todos possam ouvir, e em uma velocidade adequada. Esteja disponvel para sesses de aconselhamentos, aps a ministrao ou em visitas e encontros exclusivos para esse fim, sempre que possvel. Evite discordar de algum. Isso poder evitar desgastes e constrangimento junto ao liderado. Simplesmente leve ao grupo a opinio contrria de seu discpulo. Deixe que outros o convenam. A linha de pensamento da mensagem deve ser fcil de seguir. Evite dar estudos polmicos e difceis de serem interpretados. (estudos assim tero em dias especficos com toda a liderana). Seja sempre corts. Um segredo saber de onde as pessoas esto vindo. importante que voc saiba o histrico delas. Quando souber por que coisas passaram, certamente ser mais compreensivo. Em vez de pensar na distncia que elas ainda tm de percorrer para uma vida crist saudvel, pense na distncia que j percorreram apesar da dor que carregam. No subestime a dvida de ningum.

Lembre-se que o "relacionamento" mais importante que o programa. Ento procure valorizar o momento do compartilhamento. Lembre-se:

No pressione ningum a orar, falar ou compartilhar. Estimule as pessoas, mas no as pressione. Estimule o compartilhamento de problemas e lutas pessoais. Pergunte, por exemplo, se foi difcil semana ou se foi difcil
30

chegar at a clula (o inimigo de nossas vidas tentou impedir ?). Para que haja esta abertura, preciso confiana mtua entre os membros da clula (veja Honestidade na Clula).

No permita que um irmo exponha a falha de outro. Desestimule toda palavra negativa ou pessimista. No tente ter todas as respostas. Uma vez que algum faa uma pergunta, no se julgue na obrigao de ter que dar uma resposta. Caso no saiba, diga que vai perguntar ao pastor e depois trar a resposta. at prefervel que voc leve-os concluso e resposta, por isso repasse a pergunta a todos do grupo ... o que vocs acham?. A melhor forma de compartilhamento fazendo perguntas aos membros, pois elas envolvem o grupo, edificam relacionamentos, nos ajudam a descobrir as necessidades da Clula. Seja positivo, tenha sempre uma palavra de F. No momento do louvor, se houver algum cansado (acabou de chegar do trabalho, por exemplo), deixe que louve sentado mesmo, para evitar desgastes. Se voc no tem muito tempo disponvel para atender seus liderados durante a semana, use os momentos aps o culto, clula, ou EBD, para conversar com um ou mais de seus liderados, procurando saber como est sua vida. Seja criativo, para demonstrar seu interesse pelo seu liderado. Ligue para ele, envie e-mail, incentive-os a acessar o site e utilizar o mural on-line ou salas de bate-papo. Voc pode tambm enviar cartas, mensagens por celular (torpedos) ou cartes virtuais.

A Honestidade na Clula:
31

Um dos objetivos do compartilhamento que as pessoas possam tambm abrir eventuais dificuldades pessoais e buscar ajuda no grupo. Somos perdoados, quando confessamos nossos pecados a Deus; mas somos curados quando tambm confessamos aos nossos irmos (vale destacar que dever haver arrependimento genuno). Sua tarefa como lder de Clula criar um ambiente onde as pessoas possam ser honestas e possam encontrar ajuda para sua dificuldade. Procure eliminar toda barreira honestidade em sua Clula. No permita na Clula ".os amigos de J".

A verdadeira comunidade se forma quando as pessoas sabem que seguro partilhar seus medos e suas dvidas sem serem julgadas. Elas precisam saber que aquilo que for comentado no grupo ficar restrito ao grupo. Alerte sempre o grupo:

Para as fofocas disfaradas de pedido de orao A Igreja um local onde existem pessoas Reais e no pessoas ideais. Se encontrssemos uma Igreja formada por membros perfeitos, certamente no seramos aceitos. Devemos ter respeito, uns pelos outros (Rom. 12:10) Franqueza no uma licena para dizer o que voc quer, onde quiser e sempre que quiser. No grosseria. A bblia diz que existe um tempo certo e um modo certo de fazer cada coisa (Eclesiastes 8:6). Palavras impensadas deixam feridas permanentes.

Lembre-se: existem pessoas NTE Necessria Tolerncia Extra, e voc pode ser uma dessas pessoas.
32

Caso existam visitantes na reunio:


Distribua o "folder do visitante". No mude a reunio por causa dele e no se apresse em evangeliz-lo. No faa perguntas que o deixe embaraado e no pregue exclusivamente para ele. Apresente-o a todos os membros da Clula. Entregue a ele, antes do incio da reunio, o folder do visitante. Anote seu nome, endereo, telefone e data de nascimento, e pergunte se tem algum motivo especial, pelo qual gostaria que estivssemos orando. No dia seguinte, envie uma carta agradecendo sua visita (disponvel no site). Aproveite o pedido de orao para estar ligando durante a semana (vide fonovisita), convidando-o para a prxima reunio. Divida estas tarefas com o co-lder. Pea para um dos membros da Clula, explicar ao visitante "porque estamos reunidos..." A pessoa que trouxe o visitante deve continuar mantendo o contato com ele, orando pelo mesmo todos os dias da semana. Estimule-o a acompanhar o visitante, e convid-lo novamente para estar conosco. muito importante enviar um carto, por ocasio de seu aniversrio, mesmo que poca, ele j no faa parte da clula. Valorize o visitante. Muitas vezes, a ateno, o respeito e a considerao, valem mais que uma orao. Se o visitante continuar a freqentar a clula, esteja atento para saber se uma pessoa que necessita de ajuda social. Se for o caso, avise a direo da Igreja.

Qual a dinmica de uma reunio de clula? Uma reunio de clula precisa ter como alvo principal os no convertidos. Estamos falando, portanto, de pessoas que no conhecem a Palavra, no tm ainda um compromisso e talvez estejam receosas do que lhes vai acontecer. Exatamente por isso, a
33

reunio deve ser leve, objetiva e o mais informal e descontrada possvel. Lembre-se que voc estar l para coordenar, e no para ser o nico a falar. O primeiro cuidado que devemos tomar com o tempo. Uma reunio de clula deve ter, no mximo, 90 minutos de durao, e destes... 40 minutos de discusso. melhor deixar o visitante com um gostinho de quero mais do que enfadado e preocupado com o relgio. No queremos engessar o mover de Deus, mas importante ter um roteiro mnimo para uma reunio de clula normal. Eis uma base do que deve acontecer: BOAS-VINDAS O lder rapidamente promove a apresentao dos visitantes e lhes d as boas-vindas (fornecendo o folder ao visitante que est na clula pela primeira vez) PERODO DE ORAO/COMPARTILHAMENTO (20 min.) Tempo de intercesso pelas necessidades especficas de cada pessoa e pelos alvos da clula. LOUVOR (10 min.) Canta-se uma ou duas msicas (nos grupos onde no h quem toque, pode-se usar um CD e acompanh-lo) ou pode-se apenas ter um perodo de orao e gratido/compartilhar. QUEBRA-GELO (10 min.) Alguma dinmica que promova a descontrao do grupo, especialmente quando h visitantes (Exemplo: Pedir a cada um que resuma em uma frase o que de mais importante lhe aconteceu durante a semana ou abrir oportunidade para alguns testemunhos breves: quem falou de Jesus esta semana para algum?). MINISTRAO DA PALAVRA (40 min.) O lder ou aquele que ele previamente designar trar uma Palavra, sempre com
34

desfecho evangelstico. Os lderes estaro liberados para trazerem algo que eles mesmos prepararam ou que foi sugerido no treinamento de lderes. AVISOS, MOMENTO DE OFERTA E ORAO FINAL (10 min.) Perodo para transmitir informaes importantes da igreja e da clula. Quais as diferenas entre uma reunio de Clula e um Grupo Caseiro convencional?
GRUPO CASEIRO Alvo nfase Resultado Sucesso Freqncia Prioridade do Lder O Crente Edificao Bons Crentes Crescimento Interno Incentivada Cuidar do Grupo CLULA O Descrente Evangelismo Ganhadores de Almas Multiplicao da Clula Exigida Formar Novos Lderes

Fomos acostumados por muitos anos com a dinmica de grupos caseiros que visavam muito mais o crente do que o perdido. Sua nfase principal era edificao, ensino, comunho e pastoreamento. Nas clulas, embora estas coisas aconteam, o objetivo maior ganhar vidas para Cristo. Um lder de grupo bem sucedido entre ns, era aquele que conseguia ajuntar muitas vidas em torno de si e, portanto, tinha um grupo numeroso. Na clula, isso pode ser sintoma de fracasso, pois o objetivo maior multiplicar, enviando novos lderes para iniciar novas clulas. Um lder de clula deve buscar ganhar vidas e direcionar o maior nmero possvel dessas vidas ganhas e consolidadas para a Escola de Lderes, onde sero treinadas para a multiplicao.
35

Para atingir seus objetivos, todos os membros da clula devem ser envolvidos em muito trabalho. Eles no esto ali s para receber, mas principalmente para produzir. Por isso, todos devem orar, todos devem trazer visitantes e todos devem estar treinados e envolvidos no processo de consolidao. papel do lder, portanto, contagiar seus liderados com a viso, a fim de que todos sejam encorajados a produzir frutos e envolver-se no trabalho. Reunies da Rede (conjunto de clulas que esto sob a responsabilidade de um mesmo supervisor)

recomendvel que trimestral ou bimestralmente, a Rede esteja fazendo uma Reunio de Clula comum, que poder ser tambm uma festa ou uma viglia. Isto favorece o entrosamento e a viso de Unidade da Igreja e das Clulas.

Festas nas Clulas

recomendvel que sejam feitas festas mensais de aniversrio dos membros das clulas (enviar carta ou carto tambm indispensvel), ou festas para aumentar a comunho ou com objetivos evangelsticos.

36

Exerccios 1. Na sua opinio, o que prioridade na clula: o compartilhamento ou o estudo/debate?

2. Na sua opinio, o que pode levar uma pessoa no querer se abrir na clula (compartilhar), expondo seus medos e problemas?

3. Faa um pequeno esboo de um estudo, com base na frase abaixo e apresente aos seus irmos (tarefa em grupos): Voc livre para fazer suas escolhas, mas no livre das conseqncias dessas escolhas.

37

4. O que voc sente momentos antes de iniciar uma reunio de clula? medo, desnimo, insatisfao, alegria, euforia, tristeza, raiva, vontade de voltar para casa, vontade de entregar o cargo, ou outra coisa?

No deixe seu barco afundar. Lute contra a correnteza e o cansao

38

CAPTULO IV COMO PREPARAR UM ESTUDO Existem vrias formas de se preparar um estudo. Em particular, neste curso, estaremos abordando o Mtodo Temtico. Para maiores detalhes e para aprender outros mtodos, sugerimos que leia o livro 12 Maneiras de Estudar a Bblia Sozinho Rick Warren. o captulo 4 desse livro que estaremos abordando agora. O Mtodo Temtico implica abordar um tema bblico com um conjunto de perguntas (5 a 7) predeterminadas. Depois voc pesquisa esse tema na Bblia ou em um nico livro, limitando-se s perguntas elaboradas, tirando suas concluses e escrevendo uma aplicao pessoal. Essas perguntas sero lanadas na clula, ao grupo, de forma que sejam levados a tirarem suas prprias concluses, tendo como base os versculos bblicos e a verdade contida neles. Etapas: Etapa 1: Escolha um tema Etapa 2: Faa uma relao de todos os versculos que pretende estudar Etapa 3: Selecione as perguntas a serem feitas Etapa 4: procure formular perguntas para cada referncia bblica Etapa 5: Tire concluses do estudo Etapa 6: Escreva uma aplicao pessoal Ferramentas necessrias Uma bblia de estudo (A Bblia de Estudo Aplicao Pessoal, por exemplo)
39

Utilize alguns dos seis grandes pronomes relativos investigativos: O que? Por que? Quando? Como? Onde? Quem? Exemplo: Quais so as caractersticas de um homem irado? O que causa a ira? Quais as conseqncias da ira? Qual a cura para a ira? Ferramentas necessrias Uma bblia de estudo (A Bblia de Estudo Aplicao Pessoal, por exemplo) Exerccios finais 1. Forme grupo de 6 pessoas e elabore um estudo Temtico sobre Desnimo.

40

CAPTULO V RESOLVENDO CONFLITOS NA CLULA Se uma igreja deve ser perfeita para satisfaz lo, essa mesma perfeio dever exclu-lo dentre seus membros, pois voc no perfeito Os seus liderados devem aprender que no existem pessoas Ideais, mas somente pessoas Reais [Rick Warren]. Deus restaurou o nosso relacionamento consigo, por meio de Jesus Crist o e nos deu o ministrio da restaurao de relacionamentos 2Corntios 5:18 Alguns aspectos preliminares Em vez de deixarmos a igreja ou o ministrio, quando os problemas surgirem, precisamos ficar e solucionar o que for, de alguma forma possvel. A reconciliao, no a evaso ou a fuga, a estrada para um carter mais forte e para uma comunho mais profunda. Deus nos chamou para amarmos pessoas Reais, e no pessoas Ideais, como j foi dito anteriormente. Os problemas fazem parte do ministrio em clulas, afinal de contas, Comunidade no sinnimo de compatibilidade. Desejar o ideal enquanto critica o real, sinal de imaturidade. Em contrapartida, conformar-se com o Real sem lutar pelo ideal passividade. Maturidade conviver com essa tenso balanceada. Usando de sabedoria, devemos ser pacientes uns com os outros, fazendo concesses s faltas dos outros, por causa do amor que h em ns (base - Ef. 4:2)
41

No seja precipitado em suas concluses quanto a um problema existente. Antes, oua todos os envolvidos, antes que o problema se alastre e cresa, comprometendo a sade de todo o grupo. Fale a verdade em amor, pois no podemos ter uma comunidade sem sinceridade. Um ambiente doentio de segredos faz florescer a fofoca. Em meio ao conflito, temos a tentao de nos queixar a terceiros, em vez de corajosamente falar a verdade de maneira amorosa pessoa com quem estamos aborrecidos. Invista contra o problema, e no contra a pessoa: no h como solucionar o problema se voc estiver preocupado em identificar a culpa. A reconciliao se atm ao relacionamento, enquanto a soluo se atm ao problema. Na soluo de problemas, a maneira como se fala, to importante quanto o que se fala. Podem ocorrer problemas, cuja soluo dever ser de ordem mdica e devero ser tratados fora da clula. H outros casos em que a pessoa precisa passar por um processo de libertao e isto envolver a equipe de intercesso/libertao da igreja. Se nada disso funcionar, a clula deve estar disposta a separar essa pessoa com uma personalidade destrutiva at que ocorra a cura, o que deve ser acompanhada pela clula, atravs de orao e jejum.

Alguns problemas e sugestes de soluo Esteja apto a identificar pessoas com personalidades destrutivas e disfuncionais o mais rapidamente possvel. Se for o caso, faa aconselhamentos extraclula. H casos mais graves, em que haver necessidade de libertao. Se nada disso
42

adiantar, em ltima instncia, ser necessria a separao dessa pessoa. Pecado: impureza, avareza, idolatria, maledicncia, bebedice, furto: a pessoa que testemunhou dever tentar corrigir o irmo (com amor). Se ocorrer novamente, o lder deve procurar o irmo faltoso. Em ltimo caso, levar o problema ao supervisor e ao pastor. O irmo que se acha mais espiritual do que os outros: procure uma oportunidade, de conversar com a pessoa em particular. Sutilmente voc tambm poder coloca-lo em uma tarefa mais humilde que trate do seu ego. Presena de pastores ou seminaristas ou telogos na clula: o lder no deve ficar intimidado com o ttulo ou a formao dos membros da clula. Procure mostrar ao irmo que ele bem vindo na clula. Mostre a ele que em nossa igreja valorizamos a funo e no o ttulo. No deixe que ele monopolize a palavra durante o tempo de compartilhamento. Se ele insistir, tome a palavra de volta. Irmo muito falante: ajude-o a se expressar, fazendo perguntas do tipo: parece que voc tem experimentado muitas coisas, mas o que gostaramos de saber o que Deus falou com voc hoje, nesta reunio. Se persistir em prolongar, o lder pode dizer: para que os outros tambm possam compartilhar, por favor resuma a sua concluso em trinta segundos. Corrija-o com amor, aps a clula, em particular. Pessoas antigas na Igreja: no se deve dar nenhum tratamento especial a tais pessoas. O lder deve enfatizar, constantemente, que o tempo de igreja no faz de ningum um lder. No momento de compartilhamento, estimule-o a falar o que Deus est fazendo em sua vida hoje e quais os seus alvos imediatos em Deus. O Crtico da Igreja: o lder deve dizer aos liderados, que todos podem fazer crticas pessoalmente aos lderes. Se o irmo insistir em fazer as crticas na clula, diga que, se todos concordarem, voc anotar as crticas e entregar pessoalmente
43

ao pastor. O lder deve mostrar clula que todos tem liberdade de dar sugestes construtivas e trazer novas idias, mas que as crticas em pblico devem ser evitadas. Anfitries que no correspondem: Existem aqueles que pela idade e temperamento comeam a tentar manipular a clula e se julgam no direito de falar o que bem quiser. O lder deve admoest-lo amorosamente e mostrar-lhe o seu papel na clula. Se os problemas continuarem, aps compartilhar com seu supervisor, a nica alternativa mudar a clula de residncia. Crianas destruidoras: se os pais da criana forem novos na clula, todos devem exercitar a pacincia, procurar contornar o problema segurando as crianas de uma maneira a demonstrar insatisfao. Caso seja uma clula madura, a melhor alternativa uma orientao pblica sobre o problema (caso existam problemas com outras crianas). O antagonista: ele sempre faz parte dos conflitos. Ele vive em um sistema legalista. preto ou branco. Usa a bblia para provocar discusses. Coloca-se como autoridade na clula. Procura controlar os assuntos. Domina a discusso e o compartilhamento. Faz exigncias absurdas dos outros membros das clulas. rebelde autoridade. Est sempre questionando a liderana. Fala mal pelas costas. Tem medo de demonstrar fraqueza. Tem o esprito agitado, e julga a si mesmo e aos outros. Pode ser muito prestativo e elogiar bastante, inicialmente ele pode ser at o brao direito do lder, mas depois se coloca contra a liderana. Tem a sndrome do ... os outros esto dizendo que.... O que fazer neste caso? : responsabilize-o sempre que tiver atitudes destrutivas e que desviam a ateno. Neste caso, fale diretamente com ele e seja muito claro, dizendo isto no convm. Seja forte. Nunca permita que um antagonista d as cartas ou tenha a capacidade de intimidao. Exera a
44

autoridade que voc tem como lder de clula. Lembre-se que a clula mais importante que uma pessoa individualmente. No podemos, evidentemente, enumerar aqui todos os possveis problemas que uma clula vai enfrentar. Mas h algumas situaes que so fonte geradora de complicaes e devem ser evitadas a todo custo: A maioria das pessoas da clula no est freqentando os cultos e a EBD. As reunies esto muito longas Os dons viraram um brinquedo na clula. O lder no obedece s orientaes do supervisor. Nem as mais bsicas, tais como entrega de relatrios.

45

Exerccios finais 1. Cite trs atitudes ou situaes que atrapalham e impedem a comunho na clula. O que fazer para resolver ou contornar estes problemas?

2. Elabore aconselhamento para o problema abaixo, recebidos no site de nossa igreja. a) Pedido: pastor por favor me ajude a tomar a deciso certa, morro com um homem h quase dois anos,que no evanglico ele usa drogas mais no me machuca por isso nos vivemos um relacionamento bom mais ele muito desconfiado e briga comigo por qualquer besteira, e sempre eu que humilho a ele para fazermos as pazes, s que agora soube que ele estava tendo um caso com uma mulher e eu no aceito isso, estou com muita raiva dele e estou querendo me separar, at o momento ns estamos se falando muito pouco e nem eu nem ele tocamos mais no assunto s que tambm estamos diferente um com o outro, eu agora no vou dar o brao a torce e no vou fazer as pazes se ele quiser que venha, s pastor que eu acho que no agento e estou morrendo de vontade de fazer um carinho nele me ajude o que fao perdoou ele ou termino logo esse
46

relacionamento, eu o amo muito, mas no consigo encarar a traio. Me ajude o que fao?

47

CONSIDERAES FINAIS Nenhum grande lder na histria lutou para impedir mudanas O xito do ministrio depender de cada um de ns. Se o Pastor, cada lder e liderado assumirem os seus papis e desenvolverem o seu ministrio com seriedade, amor (at mesmo nas exortaes) e responsabilidade, A Igreja crescer sadia na f, os propsitos sero alcanados, e o Senhor ser Glorificado. Os principais benefcios da viso so: No h limitao do crescimento, so criadas lideranas reais, uma estrutura que pode ser adaptada, facilita a mobilizao da igreja, os membros se tornam responsveis pelo crescimento da igreja, propicia assistncia social mais eficiente e, principalmente, fortalece os vnculos entre os irmos. A revelao de Deus progressiva. Ele nunca nos d tudo de uma vez. Fazer sua obra como andar de carro noite, com os faris ligados. medida que avanamos, vamos conhecendo mais detalhes do caminho. Estamos adotando estratgias que tm sido bem sucedidas em muitas igrejas ao redor do mundo, inclusive no Brasil. Recebemos uma viso como algo vindo dos cus para ns. Ao longo da caminhada, vamos descobrir muitas coisas e, talvez, errar algumas vezes. Vamos ter que fazer reavaliaes e ajustes. Mas estamos seguros de que o Esprito Santo de Deus estar conosco, mostrando o caminho, desde que o busquemos todo o tempo... Isso ns faremos!
48

No cremos em exclusivismos. No somos dos que propagam que esta a viso de Deus e todas as outras no so. A sa bedoria do Senhor multiforme e ningum tem toda a verdade. Posteriormente, depois de consolidada a estrutura de clulas, estaremos estruturando as redes afins, que sero: a Rede de Homens, Rede de Jovens, Rede de Mulheres e a Rede de Casais. Assim, a Rede de Casais, por exemplo, coordenar o avano estratgico dos casais da igreja, promover seminrios e encontros de casais, organizar grandes eventos de colheita para casais e ter a sua reunio geral (que poder ser mensal ou eventual, de acordo com os interesses e a estrutura da igreja). Tudo sempre visando em ltima anlise ganhar vidas! O mesmo acontecer com as redes de jovens, adolescentes, homens, mulheres, crianas, etc... Os lderes dessas redes sero especialistas naquela rea. Seu trabalho ser desenvolver estratgias gerais, estabelecer metas, e organizar programaes dentro dos interesses da rede, alm de comandar as reunies gerais e os grandes eventos. Lembre-se que: No final da histria, sua capacidade de liderar no ser julgada pelo que realizou pessoalmente nem mesmo pelos feitos de sua equipe ou clula durante o seu mandato. Voc ser avaliado pelo bom desempenho de seu pessoal e de sua organizao depois de sua sada. O valor permanente ser medido pela sucesso.

49

Apndice A DOS CURSOS, SEMINRIOS E TREINAMENTOS A primeira pessoa que voc lidera voc mesmo Uma equipe escolhida e treinada pelo Pastor e pela liderana da Igreja far a Consolidao dos novos convertidos que se tornaram efetivos nas clulas (participaram de pelo menos quatro reunies da clula e j foram ao encontro). A sala de Consolidao dever ser um complemento da Consolidao individual, feita pelo Lder ou por algum nomeado por ele (normalmente quem convidou o novo convertido para participar da clula). Essa equipe ter como responsabilidade a evangelizao e o discipulado de cada um dos novos convertidos, em um dia do ms, diferente do dia da clula ou em uma sala especfica da EBD. O novo convertido s participar do discipulado, aps participar do Encontro de final de semana. A trilha de consolidao ento ser: converso, encontro (converso, se no convertido), consolidao/discipulado, curso de batismo, batismo, Curso de Maturidade e Autoridade Espiritual) e Curso de Lderes Nvel I (apresentao da viso). Aps ser selecionado pelo lder, como co-lder, o mesmo encaminhado a este curso (Nvel-II). O modelo que ora adotamos sugere uma "Escada de Crescimento". Durante essa jornada, o novo discpulo descobrir as seguintes estaes que precisar ultrapassar: dever ter certeza de Salvao; reavaliar seu sistema de valores; dar prioridade absoluta sua clula; conduzir sua vida por valores cristos e propsitos; descobrir, enfrentar e destruir "fortalezas espirituais"; ter uma nova conscincia quanto mordomia crist; aprender a investir tempo significativo no momento a ss com Deus; a adorao se tornar uma atividade agradvel; aprender a ter um estilo de vida de um servo; dispor-se- a ser um canal para
50

os dons da graa de Deus; usar regularmente os dons espirituais; desenvolver uma vida ntegra no trabalho e nos estudos; comear a edificar vidas na sua clula; aprender a enfrentar os poderes de Satans; aperfeioar seus relacionamentos com os mais prximos, para levar-lhes o evangelho; alcanar pessoas, far parte do seu estilo de vida. Durante esse processo, o discpulo tambm ser desafiado a: tornar-se um Lder auxiliar de clula e a ministrar em outras reas da igreja. A formao dos Lderes Seu principal objetivo : Treinar cada discpulo dentro da viso da igreja celular. Fornecer conhecimento e experincia a cada discpulo para seu bom desenvolvimento, no acompanhamento de suas clulas. Consistir em formar cada discpulo na viso que a Igreja adotou. Envolver toda a igreja dentro de um treinamento sistemtico da f crist atravs dos seus programas, consensuando assim a viso e a s doutrina. Habilitar discipuladores para que possam fluir dentro da viso compreendendo todo o funcionamento da igreja com clulas. Sendo capacitados para ento capacitar a outros. Descobrir lderes com potencial para envolvimento nas diferentes esferas da igreja. Gerar segurana, na igreja como um todo, de que os seus discipuladores possuem qualificao necessria para acompanhamento no discipulado individual e celular. Paralelamente, sero promovidos pela EBD: cursos, palestras e seminrios sobre liderana. O fato de uma pessoa passar pela Escola de Lderes e ser aprovada nas avaliaes tericas no lhe garante espao no ministrio. Alm

de conhecimento, um lder precisa ter vida e experincia com

51

Deus. Isso s ser conseguido atravs de uma parceria entre a

EBD (enquanto uma Escola de Lderes) e a clula. Na primeira ele recebe informao, na segunda coloca em prtica o que recebeu e orientado de maneira pessoal. Poderamos dizer que o professor da Escola ensina, mas o lder de clula que forma, que discipula. Quando um lder consegue enviar algum para a Escola, precisa monitorar essa pessoa de perto e acompanhar todo o seu processo de treinamento com muito interesse e participao. O lder da clula o maior interessado em que esta pessoa cresa, pois assim ela contribuir para que seus maiores objetivos sejam alcanados: multiplicar a clula. preciso que haja uma comunicao constante entre o lder do aluno e o seu professor. Assim, ele ser encorajado, ajudado em suas dificuldades e usado na clula, medida que progride na Escola. O treinamento prtico fundamental. Na sua clula, o aluno deve usar toda a teoria que est recebendo. Ali o seu estgio, o campo de provas onde ele precisa demonstrar que est crescendo e no apenas inchando com conhecimento. De nada adiantar se no est ganhando almas, consolidando e participando de maneira intensa na vida da Clula. Outro fator importante o tratamento do carter. Embora na Escola de Lderes as pessoas recebam ministraes nesta rea, na clula e no relacionamento pessoal com o discipulador que elas sero tratadas. Por isso importante que ele acompanhe e, se necessrio, auxilie em reas da vida do discpulo, mostrando-lhe o que precisa ser mudado ou ordenado para se tornar confivel e vir a ser enviado. Sem esse tratamento pessoal zeloso poderemos ter pessoas com conhecimento suficiente, mas de testemunho deficiente na liderana das clulas. Isso seria um desastre! Treinamento continuado do Lder Auxiliar ou Co-lder
52

O lder de clula, supervisor de clulas, juntamente com o Pastor, dever proporcionar treinamento prtico (na clula) e terico (durante o curso de lderes) aos co-lderes, auxiliandoos e orientando-os. O lder auxiliar dever observar atentamente o que o seu lder est fazendo e como est fazendo. O lder, por sua vez, dever observar o seu auxiliar e suas aes na Clula, encorajando-o e apontando os pontos fortes e fracos que observou. O lder deve delegar atividades que o ajudem a se fortalecer. Antes de cada reunio, o lder deve contar ao auxiliar o que pretende fazer, explicando os objetivos. Os dois devero trocar idias aps as reunies, discutindo problemas como ".sobre algum que travou a reunio por falar demais". Quando julgar que o auxiliar j tem certa segurana, deixe que ele conduza a reunio, avaliando depois os pontos fortes e fracos. Durante o ltimo ms, antes da multiplicao, deixe o auxiliar dirigir toda a Clula. Dessa maneira, quando metade do grupo for embora, sob a sua liderana, esses membros estaro sentindo plena confiana em seu novo lder. Quando for oportuno, deixe que o auxiliar assista um aconselhamento. Depois, explique o porqu de cada coisa que voc fez. Faa o mesmo, com relao s visitas. Lembre-se que voc uma referncia para o seu discpulo. Portanto saiba que o carter viabiliza a confiana, e a confiana viabiliza a liderana. Realizem juntos viglia de orao
Algumas notas foram retiradas dos livros e manuais abaixo Manual do ano da transio (Ministrio Igreja em Clulas, 1995) Vrios, Manual do lder de clula (Ministrio Igreja em Clulas, 1995) Manual da Viso de Clulas Ed. Videira 2001 Curso Intensivo - Comunidade Crist de Ribeiro Preto - Danilo Cajazeira Figueira

53

Apndice B O PROCESSO DE DISCIPULADO A liderana uma forte combinao de estratgia e carter. Entretanto, se voc tiver de ficar sem um deles, fique sem estratgia Convite para Clula ou Cultos Freqncia na Clula - Encontro Converso Curso de consolidao individual e em Grupo Curso de batismo Batismo Membrezia - Cursos ou Seminrios para lderes Como ocorrer o discipulado dos membros da Clula? Aps uma visita clula ou Igreja, a pessoa contactada pessoalmente ou via Fono-visita (vide folder), e convidada a freqentar uma clula. Caso a visita tenha sido na Igreja, a Comisso de Hospitalidade (a ser criada, com representante de todas as clulas), far a abordagem do visitante, pegando os dados do novo convertido (ficha de visitante), bem como seu pedido de orao, e repassando a um dos lderes, levando-se em conta o perfil do novo convertido ou visitante. Se a visita for na clula, este papel ser exercido pelo co-lder. Aps freqentar a clula por quatro semanas consecutivas, ela ser encaminhada ao prximo Encontro de final de semana, que lhe dar uma base para a vida crist. Estes Encontros ocorrero, conforme cronograma definido pela Igreja e que ser amplamente divulgado entre os lderes de clula. Aps o Encontro, esta pessoa ser consolidada individualmente (pela pessoa que a convidou, ou por algum designado pelo lder), e consolidada em grupo (na sala de consolidao). Depois far o curso de batismo e ento ser batizada, com o aval do seu lder,
54

que ter o papel de acompanhar esta pessoa, durante todo o processo. Quem poder ser encaminhado ao Curso Lderes Nvel I? Aps o batismo e o Curso de Maturidade, todos os membros estaro aptos a freqentar o Curso de Lderes Nvel I. Caber ao Lder, estimular seus liderados a participarem. O fato de ter feito o curso bsico de lderes, no faz com que a pessoa se torne um lder imediatamente, devendo ser treinado, na prtica, pelo seu lder, de acordo com a necessidade da clula ou da liderana da Igreja, podendo tambm ser aproveitado em outras reas da Igreja. Posteriormente far o Curso de Lderes Nvel II.

55

Apndice C DA MULTIPLICAO DAS CLULAS Ningum realiza muitas coisas na vida se s trabalhar nos dias em que se sentir bem

Multiplicao o processo pelo qual uma clula se transforma em duas, quando atinge o nmero mximo de 15 membros. Normalmente uma clula comea com cinco pessoas. Assim, basta ganhar uma pessoa a cada ms, para que uma clula se multiplique em at um ano.

Na multiplicao da clula, normalmente, o lder mais experiente sai com a metade dos membros, para formar outro grupo. O lder mais novo fica com a outra metade na clula que j est funcionando. A distribuio dos membros entre os grupos feita pelo lder, com o auxlio do seu supervisor e do novo lder, que devero acompanhar todo o processo. Na multiplicao deve-se buscar vnculos, por exemplo, mantendo a pessoa que ganhou outra, juntas na nova clula. Membros da mesma famlia tambm devem ficar juntos. Outro critrio o do local da moradia, onde pessoas que moram prximas devem ficar na mesma clula. Pode-se usar tambm o nvel de maturidade. Em geral uma clula entra em processo de multiplicao entre seis meses e 12 meses de existncia. Se a multiplicao no ocorre, os membros tendem a tornar-se turistas, a intimidade diminui, o anfitrio se desanima e a clula pode morrer. Este ser um tempo de celebrao, em que uma ou mais clulas estaro fazendo uma festa de multiplicao, com a participao de todos os membros da igreja. O pastor dirigir a celebrao, que poder ter msica, reafirmao da viso de uma igreja com clulas, lava ps (por exemplo: o pastor ou
56

supervisores lava os ps dos lderes e, cujas clulas estejam se multiplicando, e dos novos lderes), fogos de artifcio, bales e testemunhos. A participao de todos os liderados essencial. Espera-se que o co-lder tenha tido oportunidade realizar todas as tarefas de um lder, at o dia da multiplicao, quando estar assumindo a clula filha. O primeiro ms da nova clula ser dedicado intercesso e ao jejum. Seus membros, juntamente com o lder, se reuniro semanalmente e usaro uma estratgia chamada Orao de Conquista. Ela consiste no seguinte: cada um dos 5 escolher do seu crculo de relacionamentos outras 5 pessoas, no convertidas. Essas cinco pessoas indicadas ento, sero alvo de jejum e orao dos membros da clula pelo espao de um ms. Durante esse perodo, elas sero contatadas amistosamente e, finalmente, convidadas para um evento de colheita, que pode ser um jantar, um ch ou qualquer outro programa atrativo onde se possa pregar a Palavra e oferecer a salvao.
Algumas notas foram retiradas dos livros e manuais abaixo Manual do ano da transio (Ministrio Igreja em Clulas, 1995). Vrios, Manual do lder de clula (Ministrio Igreja em Clulas, 1995). Manual da Viso de Clulas Ed. Videira 2001. Curso Intensivo Comunidade Crist de Ribeiro Preto Danilo Cajazeira Figueira

57

Apndice D ESTRATGIAS BSICAS PARA O CRESCIMENTO DAS CLULAS Viole a confiana de seus discpulos e estar acabado como lder

O lder dever massificar os propsitos Fazer orao de concordncia: dois membros da Clula se comprometem a orar e jejuar por trs ou mais pessoas durante trinta dias. Cada novo convertido do grupo deve ter algum para acompanh-lo. Um irmo mais velho na f, que se responsabilizar por consolid-lo na vida da clula. Os objetivos principais so a proteo do novo convertido e o estabelecimento de amizades dentro da Clula. Evento Ponte: cada clula deve realizar pelo menos um "evento ponte" a cada ms Esses eventos podem ser de muitos tipos, com presena de visitantes: um passeio, um piquenique ou uma festa ou jantar. O mais comum uma festa com testemunhos e um apelo no final. Ministrao constante, com o auxlio do supervisor, de treinamento aos lderes em potencial Preparar os jovens para falarem de Jesus e assumirem a condio de crentes em Jesus Cristo (Igreja/Corpo de Cristo), onde quer que estejam. Semanalmente Repassar a um dos liderados, a responsabilidade de ministrar uma devocional de 10 a 15 minutos. Essa devocional ser entregue uma semana antes, sob alerta de que o inimigo de nossas vidas estar fazendo tudo para atrapalhar, e tem como objetivo principal a prtica de ler e estudar a Bblia, a fim de estar habilitado a ministrar, e saber a vontade de Deus para sua vida (Ministrio), bem como o aumento do comprometimento do liderado com o trabalho e o seu treinamento. Confeccionar, na medida do possvel, camisetas, cartes convite, cartazes com o logotipo e nome da Clula.
58

Fazer em dias a serem determinados, Clulas externas (no zoolgico, por exemplo). Repassar curiosidades Bblicas ou desafios para que descubram a resposta e tragam na semana seguinte. Alguns liderados sero premiados com brindes. Enviar carta aos aniversariantes e visitantes. Sempre que possvel, comemorar o aniversrio na Clula, alm de orar e cumprimentar os aniversariantes e visitantes. Servir lanches na Clula, pois isso desenvolve a comunho. Jesus fazia isso com os seus discpulos e tambm com os pecadores (Lucas 15:2, 11:49, Mateus 26:26 e Joo 21:9-14) Arrecadar ofertas que sero utilizadas em prol da Clula (definir o uso em comum com os liderados). Distribuir outras tarefas aos liderados (orao, jejum, controles, adorao). Se voc no tem muito tempo disponvel para atender seus liderados durante a semana, use os momentos aps o culto, clula, ou EBD, para conversar com um ou mais de seus liderados, procurando saber como est sua vida. Seja criativo, para demonstrar seu interesse pelo seu liderado. Ligue para ele, envie e-mail, incentive-os a acessar o site e utilizar o mural on-line ou salas de bate-papo. Voc pode tambm enviar cartas, mensagens por celular (torpedos) ou cartes virtuais. Quando a igreja ou os departamentos fizer uma campanha de evangelizao, podero colocar algumas faixas na frente da igreja com estas mensagens ou outras criadas, semelhantes a estas:

Passagens gratuitas para o cu. (Detalhes aqui) Combata a crie mental - estude a Bblia diariamente. Onde voc quer passar a eternidade? Fumante ou no fumante? Bblias empoeiradas levam a vidas sujas.
59

Venha trabalhar para o Senhor! O trabalho duro, as horas so longas, o salrio baixo, mas a aposentadoria algo "fora deste mundo". No provvel que haja reduo no salrio do pecado. No espere pelo carro funerrio para lev-lo a igreja. Se estiver na pista errada, Deus permite uma converso. Est arrependido de ter nascido? Experimente nascer de novo! Da maneira que voc esta vivendo perigosamente, faa um seguro contra o fogo eterno." Sua f est acabando? Pare aqui e reabastea. Se no pode dormir, no conte ovelhas: fale com o Pastor.

Alm das estratgias descritas anteriormente e que deve ser usada o tempo todo, h infinitas maneiras de se ganhar vidas atravs da clula. Elas dependem da criatividade do lder e dos membros. Algo que tem sido usado com sucesso a cadeira vazia. Nas reunies da clula, mantm-se sempre uma cadeira vazia, simbolizando algum que ainda no foi ganho para Cristo. Todos reconhecem que est faltando algum e oram para que aquela cadeira seja ocupada. Durante a semana trabalham, evangelizando e convidando conhecidos para a reunio afim de que este propsito se cumpra. Uma clula pode combinar um dia para sair de porta em porta, pregando para a vizinhana ou simplesmente oferecendo orao por seus problemas e convidando-os para a reunio. Este procedimento interessante especialmente nas primeiras semanas de implantao de uma nova clula. Preparar um evento de colheita com a participao de ministrios de apoio como msica, dana ou teatro outra opo. A clula se responsabiliza por conseguir o espao adequado (uma escola ou praa, por exemplo), providenciar a estrutura necessria, convidar a vizinhana e prover cobertura de orao para o evento.
60

O aniversrio de um membro da clula pode se tornar uma maravilhosa oportunidade de colheita. A famlia e amigos so convidados para uma festa, mas acabaro recebendo a Palavra. Enfim, o lder e sua clula precisam pensar todo o tempo em como ganhar novas vidas. Da surgiro muitas idias criativas e abenoadas. Ore pedindo a Deus...Novas Estratgias. O momento do batismo do liderado tambm muito estimulante, pois o lder poder entrar no batistrio, junto com seus liderados, para acompanhar o batismo, que ser realizado pelo Pastor titular da igreja, sob os olhares de seus amigos e familiares no crentes.
Algumas notas foram retiradas dos livros e manuais abaixo Manual do ano da transio (Ministrio Igreja em Clulas, 1995). Vrios, Manual do lder de clula (Ministrio Igreja em Clulas, 1995). Manual da Viso de Clulas Ed. Videira 2001.

61

Apndice E Caractersticas do Lder com propsitos. Alguns conselhos adicionais


Estude antes a mensagem que voc ensinar e ensine a palavra de Deus: (Josu 1:8) Devemos tomar muito cuidado quando ensinamos a Palavra de Deus. Em Joo 5:39 diz: "Examinais as Escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna; e so elas que do testemunho de mim. "Examinar a mesma palavra grega para minerador. Os mineiros cavavam a terra e minuciosamente procuravam ouro e pedras preciosas. No podemos afirmar que Deus falou aquilo, se na verdade Deus no falou. No podemos ler um texto ou um versculo da Bblia e pregar literalmente este texto sem fazer um estudo do contexto. importante ler o texto em duas ou trs verses da Bblia. Esteja familiarizado com a mensagem que voc ensinar, s assim voc transmitir segurana para os liderados. Estude e pesquise, antes, sobre os pontos polmicos da mensagem. Isso evitar discusses desnecessrias e carnais. Ministre a Palavra de Deus e no os seus pontos de vista. (Ex. Se voc assiste novelas, no instrua seus liderados a fazerem o mesmo; se voc ouve msicas mundanas, no mencione isto na classe como algo que no tem importncia, etc...). Voc foi chamado por Deus para ser santo e para ensinar tudo o que santo. Vista-se com simplicidade, mas com elegncia: (Col. 4:5) Sua vestimenta demonstrar o quanto a Clula importante para voc. O relaxo na vestimenta passa um clima de desrespeito para com a Clula. Procure no usar bijuterias que se destacam tanto, isso captar a ateno da Clula no que voc est usando e no no que est ensinando. Verifique antecipadamente o local e os materiais para o estudo. : Alguns itens necessrios, tais como: Cadeiras suficientes, caneta lpis e papel, manual do liderado.
62

Prestao de contas atravs de relatrios: O lder dever prestar contas pessoalmente ou atravs de relatrios (vide anexos), ao supervisor, bem como ao Pastor, aos quais estar subordinado. Verifique antecipadamente o local e os materiais para o estudo: Alguns itens necessrios, tais como: Cadeiras suficientes, caneta lpis e papel, manual do liderado. Voc est comprometido com os membros da sua Clula, da mesma forma como espera que eles estejam com voc? O compromisso e o relacionamento formam a base da expanso da Clula. A Clula deve ter olhos para dentro e para fora. O lder procura ajudar a cada membro a tornar-se um ministro fecundo espiritualmente. Determinao e preservao so os ingredientes bsicos de um lder vencedor. Proponha no seu corao a alcanar o alvo da multiplicao e no desista! O Senhor honrar voc. Ns nos tornamos aquilo que nos comprometemos a ser. A Clula se multiplicar, se ela se compromete nisto. Algum somente se tornar membro da igreja depois de freqentar a Clula e ser indicado pelo lder. Seja criterioso! O lder responsvel pela avaliao, indicao para o batismo e acompanhamento, enquanto o irmo estiver sob sua liderana. Lembre-se de que o nosso alvo alcanar no-cristos, pois foi para isso que Jesus nos trouxe das trevas para a luz. Membros de outras igrejas devem ser cordialmente recebidos, mas nunca os convide para voltar ou participar da Clula. No tenha medo de repetir a viso e o ensino. As pessoas demoram a assimilar uma verdade da Palavra. Voc no esta na Clula para ensinar, mas para alimentar as ovelhas. O lder tem que ter o sentimento de Pastor. Os pastores esto presentes para fazer com que o seu ministrio seja bem sucedido na Clula. Mas, nunca se esquea, de que a responsabilidade pela Clula esta sobre voc, como, e no sobre eles. Acredite no potencial de todos os que esto ao seu redor. Aqueles que pensamos serem os mais fracos podero vir a ser os mais frutferos.
63

No fique preocupado com a sua classe social, idade, estado civil ou sexo. Est comprovado que esses fatores no afetam na multiplicao de uma Clula; pelo contrrio, agindo assim as portas da Clula estaro sempre abertas a todos. No fique preocupado se voc no a pessoa mais engraada da festa. Tanto os introvertidos, quanto os extrovertidos, multiplicam suas Clulas do mesmo modo que as outras. Os lideres que oram diariamente pelos membros da Clula tm maiores probabilidades de multiplicar seus grupos. Lderes que gastam tempo com Deus, em preparao para a reunio da Clula, certamente atingiro o alvo de multiplicao. Deus honra o compromisso, zelo e dedicao pela obra DEle. Investir tempo com Deus e preparar o corao para o encontro da Clula mais importante que o preparo do estudo. Lderes que contatam entre cinco a sete novas pessoas por ms, tm 80% a mais de probabilidade de multiplicar a Clula. Lderes que visitam oito pessoas novas, ou mais por ms, multiplicam seus grupos duas vezes mais do que aqueles que visitam uma ou duas apenas. Os lderes que preparam auxiliares para ajudar na liderana dobram sua capacidade de multiplicar a Clula. Visitas regulares feitas pelo lder e pelo auxiliar, aos membros da Clula, so fundamentais para consolidar o grupo, cria um ambiente de aceitao e favorece a multiplicao da Clula. Ao analisar a relao entre a visitao a pessoas novas e a presena de visitantes, constatou-se que a quantidade de visitantes fator secundrio; fazer visitas mais importante. Orar por membros da equipe e estabelecer alvos so princpios primordiais para primeira multiplicao de uma Clula. Criana no d trabalho: d frutos! Ensine as crianas da Clula a evangelizar. Faa delas agentes do reino de Deus. O lder deve ser um facilitador, ou seja, algum que faz a Clula acontecer, e no um chefe controlador que a sufoca. Dobrar a Clula no multiplic-la. Dobrar sair de sete membros e chegar a quinze ou mais. Multiplicar ter duas Clulas depois de um ano. S multiplica quem gera discpulos auxiliares.
64

Tudo o que voc fizer, faa-o de todo o corao, como para o Senhor! Voc no est trabalhando para homens. Por isso, seja zeloso, pois a sua recompensa vir do Senhor. Lembre-se que Jesus, que era cheio de zelo espiritual, realizou o trabalho mais duro de toda a Histria, sem jamais se estressar. Seu jugo suave; por isso voc no precisa viver estressado! Lderes devem ser incendiados, mas nunca queimados. Deus no deseja fazer a Sua obra sugando a energia do trabalhador. Voc apenas uma sara, que pega fogo sem se consumir. Voc no conseguir cuidar efetivamente de mais do que quinze pessoas. Se a Clula j chegou nesse patamar, planeje a multiplicao o mais breve possvel. Voc um motivador. Como lideres de Clulas, ns encorajamos os membros a desenvolver seus dons e avanar frutificando para o Senhor. Se existe, uma forma de melhorar a Clula descubra-a! Reinvente o grupo! Experimente novas estratgias! Permita ao Esprito conduzi-lo em criatividade! Deixe o Esprito usar seu dinamismo ou te fazer dinmico. H dois tipos de lideres que no ajudam a igreja a avanar: aqueles, que no fazem o que se manda e aqueles que s fazem o que se manda. Tenha iniciativa com submisso. Obstculos so aqueles gigantes que vemos diante de ns quando tiramos os olhos de Cana. Fixe sua ateno no seu objetivo de f e no se detenha diante dos gigantes! Vista a camisa de lder! Fale de si mesmo como lder! Apresente-se como lder! Veja-se como tal! Identidade a chave do reconhecimento. Se o grupo o reconhecer como lder, todos o seguiro. Tenha uma atitude positiva e estimule os membros a fazerem o mesmo. O problema no o problema; o problema a atitude em relao ao problema. Os problemas nunca vo acabar (...no mundo tereis aflio...) Um diamante um pedao de carvo que saiu bem sob presso. A maior caracterstica do lder a capacidade de suportar presso. Resista e voc ver o grupo se multiplicar.
65

Siga o modelo de reunio da igreja e faa os relatrios. Nunca houve um campeo indisciplinado! Existem duas coisas que levaremos daqui, quando partimos o nosso nome e as vidas que ganharmos. Reputao e carter, frutos e vidas estes do os nossos tesouros no cu. Existe o risco que voc jamais pode ocorrer e existe o risco que voc jamais pode deixar de corre. Aprenda a distingui-los. Liderar correr riscos com Deus. viver na dependncia DEle. Para crescer espiritualmente, a Clula precisa crescer interiormente, ou seja: para se multiplicar, os membros precisam, antes, desenvolver uma vida intima com o Esprito Santo (ser Igreja). Primeiro as pessoas olham pra voc, depois elas ouvem o que voc diz, Cuide bem da sua aparncia! Seja um lder vencedor, com aparncia de vencedor! Reconhea os membros da Clula, elogie-os e mostre-lhes o quanto so importantes para a igreja como um todo!Fazendo isso, voc os estar motivando para o avano da Clula. Os seus liderados devem atuar 90% do tempo falando, o que significa que voc deve passar 90% do tempo ouvindo.

66

BIBLIOGRAFIA Doze maneiras de estudar a Bblia sozinho Rick Warren Ed. Vida - 2005 Uma vida com propsitos Rick Warren Ed. Vida - 2004 Manual da viso de Clulas Aluizio Silva - Editora Videira Um ministrio com Propsitos Doug Fields - Editora Vida Manual do Lder de Clulas Ministrio Igreja em Clulas Ralph Neighbour - 1995 Site www.celulas.com.br Igreja em Clulas no Modelo dos Doze Curso Intensivo - Comunidade Crist de Ribeiro Preto Danilo Cajazeira Figueira Pr. Rogrio Rodrigues Site: www.familiaquadrangular.com.br Mandar Fcil... Difcil Liderar - Jorge Lessa Talento Edward L. Gubman Estratgia e Planejamento - Publifolha Segredos da Liderana John C. Maxwell Ed. Mundo Cristo.
67

68

Вам также может понравиться