Вы находитесь на странице: 1из 6

FILOSOFIA

TICA MORAL Modo de ser, Valores morais que orientam o No centro da tica carter comportamento humano em sociedade. est o julgamento elativo aos !s costumes, regras, tabus e conven"es moral: o dever, ou obrigao moral, costumes estabelecidas por cada sociedade. conduta.

TICA # dividida em 2 campos: $. %roblemas gerais e &undamentais: liberdade, consci'ncia, bem, valor, lei, outros. (. %roblemas espec)&icos ou concretos: tica pro&issional, tica na pol)tica, tica matrimonial, biotica, c*digo de tica, etc. +,.: o que moral na +ti*pia # bigamia - no moral no .rasil. Surgimento da tica: na /rcia 0ntiga, entre 122 a 322 a.4. Scrates # e seus disc)pulos, durante o desenvolvimento das %*lis 5cidades-estados6.

Con!ece"te a ti mesmo# S sei $ue nada sei# %&ma coisa posso a'irmar e provar com pa(avras e atos: nos tornamos me(!ores se cremos $ue nosso dever seguir em )usca da verdade descon!ecida*% +(at,o # disc)pulo de 7*crates. 4olocava a busca pela &elicidade 57umo .em6 no centro de todas as preocupa"es ticas. Virtudes: justia: ordena e harmoni8a9 prud'ncia ou sabedoria: por ordem nos pensamentos9 &ortale8a ou valor: &a8 com que o pra8er se subordine ao dever9 temperana: serenidade, autodom)nio.

Aristte(es # disc)pulo de %lato. +studou as virtudes e os v)cios, concluindo que e,istem vrios bens em concreto para o homem. ! homem, como um ser comple,o, precisa de vrios bens, tais como: ami8ade, sa:de e at rique8a. ! homem tem seu ser no V;V+ , no 7+N<; e na 0=>!. +le no pode apenas viver, mas viver raciona(mente, com ra8o. ! maior bem: a vida virtuosa. 0 maior virtude: a inte(ig-ncia. 0 tica grega &undou-se na busca pela F.LICI/A/.* ? %ara 0rist*teles, o &im do homem a &elicidade, a que necessria a virtude, e a esta necessria a intelig'ncia. ? 0 caracter)stica &undamental na tica aristotlica , portanto, o raciona(ismo, visto ser a virtude ao consciente segundo a ra8o. 0 virtude torna-se um hbito se praticada constantemente 50/; 6, e,.: sempre &alar a verdade, sempre agir com justia etc. 01cio por de'ici-ncia Covardia Insensi)i(idade Avare4a Mo(e4a Modstia 0irtude Coragem Temperan3a Li)era(idade +rud-ncia Respeito prprio 01cio por e2cesso Temeridade Li)ertinagem .s)an5amento Am)i3,o 0aidade

tica na Idade Mdia ? baseada na eligio, tendo como &onte a 61)(ia e a Teo(ogia. tica na Idade Moderna # encontramos ( tend'ncias: $. 0 busca de uma tica racional pura # subjetividade humana9 (. <entativa de unir tica religiosa @s re&le,"es &ilos*&icas. Friedric! 7iet4sc!e # desenvolve a genealogia da moral 5a origem dos conceitos morais6. <udo o que &oi proposto como verdade, comportamento correto, bom, que deveria ser estabelecido por lei, Niet8sche considerou errado 8 o $ue era 6om9 !o5e Ma(* Aespre8a tudo que &oi transmitido pela hist*ria. 0s pessoas so&rem porque t'm o esp)rito de ressentimento, passado por culturas que consideravam tal comportamento errado. <ransvalorao de valores: rever todos os conceitos e dar novos valores. ;dealismo actico, Bduvidar para crerC.

:ar( Ma2 # desenvolveu uma nova viso do mundo e da hist*ria humana, que veio a substituir a da religio: a moral revolucionria, persistindo elementos cristos.

Os 'i(so'os (imitaram"se a interpretar o mundo de diversas maneiras; o $ue importa modi'ic<"(o*

.mmanue( :ant # atravs da teoria da Concep3,o raciona(ista: D da nature8a humana que e,tra)mos as &ormas corretas da ao moral. Ema ao moralmente boa aquela que pode ser universali8vel. 7ua teoria procura basear-se nas leis do pensamento e vontade.

tica a capacidade de re'(e2,o e 5u14o* 0 Li)erdade aumenta com a consci'ncia que se tem dela. ? +u quero agir assimF ? +u posso, eu devo agir assimF tica e Lei # no devem ser con&undidas. 0 lei se baseia na anlise da tica. 0o contrrio do que ocorre com a lei, nenhum indiv)duo pode ser compelido a cumprir as normas ticas, nem so&rer qualquer tipo de sano pela desobedi'ncia a determinadas regras ticas.

TICA9 /.MOCRACIA . F&7=>O +?6LICA


TICA ? Dtica um conjunto de conhecimentos e,tra)dos da investigao do comportamento humano ao tentar e,plicar as regras morais de &orma racional, &undamentada, cient)&ica e te*rica. D uma re&le,o sobre a moral. ? 0 tica a eterna luta entre o .+M e o M0G, o 4+ <! e o + 0A!. Ae acordo com a tica social, todos deveriam respeitar, sem a necessidade de uma lei. MORAL ? Moral o conjunto de regras aplicadas no cotidiano e usadas continuamente por cada cidado. +ssas regras orientam cada indiv)duo, norteando as suas a"es e os seus julgamentos sobre o que moral ou imoral, certo ou errado, bom ou mau. ? Moral o conjunto de normas, livre e consciente, adotado que visa organi8ar as rela"es das pessoas, tendo como base o bem e o mal, com vistas aos costumes sociais.

No sentido prtico, a &inalidade da tica e da moral muito semelhante: so ambas responsveis por construir as bases que vo guiar a conduta do homem, determinando o seu carter, altru)smo e virtudes , e por ensinar a melhor &orma de agir e de se comportar em sociedade.

A tica tem a sua )ase conceitua( na pa(avra mora(*

Aristte(es, em seu livro 0 %ol)tica, descreve que "os pais sempre parecero antiquados para os seus filhos". +ssa a&irmao demonstra que, na passagem de uma gerao &amiliar para outra, os valores morais mudam radicalmente. ATO MORAL - ! ato moral tem sua comple,idade na medida em que a&eta no somente a pessoa que age, mas aqueles que a cercam e a pr*pria sociedade. %ortanto, para que um ato seja considerado moral, ou seja, bom, deve ser livre, consciente, intencional e solidrio. Aessas caracter)sticas decorre a insero da responsabilidade, e,igindo da pessoa que assuma as consequ'ncias por todos os seus atos, livre e conscientemente.

TICA +RI7C@+IOS ? %rinc)pio onde alguma coisa ou conhecimento se origina. <ambm pode ser de&inido como conjunto de regras ou c*digo de conduta pelos quais algum governa a sua vida e as suas a"es. 0ALOR.S ? !s valores so &undamentais para se determinar quais so as pessoas que agem tendo por &inalidade o bem. 7ua ao ter seu valor aumentado na medida em que &or desejada e copiada por mais pessoas do grupo. Euma ao ou o carter de uma pessoa t'm um peso HbomH e um peso HruimH.

:ant a&irmava que toda ao considerada moralmente boa deveria ser necessariamente universal, ou seja, ser boa em qualquer lugar e em qualquer tempo. ;nteno e dever 5em Iant6 dependem do sujeito epistemol*gico 5eu transcendental6 e no do eu psicol*gico 5indiv)duo6. %ara Iant, o sujeito transcendental trata-se de uma maquinaria 5aparelho cognitivo6 subjetiva, universal e necessria 5presente em todos os homens, em todos os tempos e em todos os lugares6. 0ssim, todo ser saudvel possui tal aparato, &ormado por tr's campos: a ra8o, o entendimento 5categorias6 e a sensibilidade 5&ormas puras da intuio-espao e tempo6. +m Iant, a ra8o 5&aculdade das ideias6 que preserva os princ)pios que articulam inteno e dever con&orme a autonomia do sujeito. Aesse modo segue-se que tais princ)pios no podem ser negados sem auto contradio. Aa) deriva a ideia de liberdade Jantiana, de um carter sinttico a priori, sendo que sem liberdade no pode haver nenhum ato moral9 para sermos livres, precisamos ser obrigados pelo dever de sermos livres. IM+.RATI0O CAT.ABRICO - ! comando moral que &a8 com que nossas a"es sejam moralmente boas, se e,pressa no imperativo categ*rico: Bage s* segundo m,ima tal que possas ao mesmo tempo querer que ela se torne lei universalC Dtica K D uma ci'ncia9 K D re&le,iva9 K D universal9 K D abstrata9 K D abrangente9 K D ilimitada9 Moral K D normativa9 K ;mplementa as regras de conduta9 K 7o&re &orte in&lu'ncia da cultura para inserir as normas, as regras ,as leis K D limitada9 K D temporal9 K La8 ju)8o de valor9 K +,iste di&erentes morais9 K Aeve ser aceita livre e conscientemente9 K Aeve ser interiori8ada.

Вам также может понравиться