Вы находитесь на странице: 1из 3

UFPB DEPARTAMENTO DE FSICA PROF.: Edmundo M. Monte.

Aluno:________________________________________Matrcula:_________ LISTA-II DE EXERCCIOS FSICA I


i) Estude os seguintes tpicos: trabalho, teorema do trabalho-energia cintica, foras conservativas e no conservativas, energia potencial, lei de conservao de energia mecnica, lei geral de conservao de energia, momentum de um sistema de partculas, centro de massa, movimento do centro de massa, energia de um sistemas de partculas, colises em uma dimenso. ii) -Tente fazer os exerccios abaixo: 1) Uma caixa de 48 kg sobe 8m de uma rampa de 30 graus de inclinao, puxado por uma corda com tenso constante de 540 N. O coeficiente de atrito cintico 0,40. Determine o trabalho realizado por cada fora que atua sobre a caixa. 2) Um objeto se move em linha reta com deslocamento dado por d = 3i + 4j. Determine o trabalho realizado sobre o objeto pela fora constante F = 8i 8j. 3) Um automvel de massa igual a 1200 kg sobe uma longa colina, inclinada de 5 graus, com uma velocidade constante de 36 km/h. Calcule o trabalho que o motor realiza em 5 min. Despreze os efeitos de atrito. 4) D um exemplo em que mostre que o trabalho depende do sistema de referncia. 5) Um bloco de 10 kg arrastado sobre uma superfcie horizontal onde o coeficiente de atrito cintico entre o bloco e o plano 0,5. O bloco, que estava em repouso no ponto A passa pelo ponto B , distante de 10 m, com uma velocidade de 4 m/s. Sabendo-se que o ngulo de 37 graus com a horizontal. a) Faa um diagrama de foras que atuam sobre o bloco. b) Qual o trabalho da fora resultante no trecho AB? c) Qual o trabalho realizado pela fora F no trecho AB? d) Qual a potncia desenvolvida pela fora F neste trecho? 6) Mostre que a fora restauradora de uma mola com constante k, em movimento unidimensional, uma fora conservativa. 7) Mostre que a fora de atrito cintico no uma fora conservativa.

8) Joga-se uma pedra de 2 kg verticalmente para cima com velocidade de 8 m/s. Despreze a resistncia do ar e considere o sistema pedra + gravidade terrestre. a) Calcule a energia mecnica do sistema b) Qual a altura atingida pela pedra, qual a energia potencial nessa altura mxima? c) Qual a velocidade da pedra quando ela atinge a metade da altura mxima? d) Descreva as variaes da energia cintica e da energia potencial durante este movimento. 9) Um rob de massa 40 kg arrastado por um cabo, para cima, em uma parede inclinada de 30 graus, dentro de uma cratera de um vulco. A fora sobre o rob pelo cabo de 332 N. A fora de atrito cintico entre o rob e a parede de 136 N. O rob move-se de uma distncia 0,5 m ao longo da parede. a) Qual o trabalho realizado pelo cabo para produzir ente deslocamento e sobre qual sistema ele realizado? b) Qual a variao de energia potencial gravitacional do sistema? c) Qual a variao de energia trmica entre o rob e a parede, por causa do atrito? d) Qual a mudana de energia cintica do rob? 10) Um menino de 17 kg parte do repouso no topo de um escorregador a 2 m de altura. O trabalho realizado pelas foras de atrito de -180 J. Calcule a velocidade do menino na base do escorregador. 11) Dois automveis, cada um com massa 1500 kg viajam na mesma direo em linha reta. Um tem velocidade de 25 m/s e o outro de 15 m/s. Considerando estes automveis um sistema de partculas. a) Qual a energia cintica translacional do CM? b) Qual a energia cintica interna do sistema? c) Qual a energia cintica do sistema? 12) Duas partculas P e Q com massas 0,1 kg e 0,3 kg, respectivamente, esto em repouso a e 1 m de distncia uma da outra e se atraem com fora constante de 0,02 N. Considerando que nenhuma fora externa atua no sistema: a) Descreva o movimento do CM b) Determine a que distncia da posio inicial de P as duas partculas se chocam. 13) Uma caixa vazia de massa 20 t rola sobre um trilho numa velocidade de 5 m/s e colide com uma caixa de massa 65 t que est parada. Assuma a coliso elstica. a) Quais as velocidades das caixas depois da coliso? (Assuma a coliso elstica). Se a massa do alvo fosse muito maior do que a outra massa, no limite, quais as velocidades finais das partculas? b) Assuma agora que aps a coliso as caixas saem juntas. Qual a velocidade delas depois da coliso? Qual a energia cintica do sistema antes e depois dessa coliso? A energia cintica do centro de massa muda depois da coliso? Qual a energia dissipada durante a coliso? 14) Um bloco de massa 2 kg desliza ao longo de uma mesa sem atrito com uma velocidade de 10 m/s. A frente dele e deslocando-se no mesmo sentido, a 3m/s, est um bloco de massa

5 kg, ligada a esta massa est uma mola (massa aproximadamente zero) de constante elstica 1120 N/m. Quando os blocos colidem, qual a compresso mxima da mola? Considere a coliso totalmente inelstica. 15) Considere duas partculas, m1 e m 2 , inicialmente com velocidades v1 e v2 unidimensionais. Depois de certo tempo elas colidem elasticamente em uma dimenso. a) Calcule as velocidades das partculas depois da coliso b) O que podemos dizer das velocidades relativas das partculas antes e depois da coliso? Justifique. 16) Descreva um pndulo balstico do ponto de vista da coliso 17) O peso de uma pedra de 8 kg faz com que a mola na vertical, presa a pedra, sofra uma compresso de 10 cm. a) Qual a constante da mola? b) A mola comprimida mais 30 cm e depois liberada. Qual a energia potencial da mola antes de ser liberada? c) A que altura ser levantada a pedra acima do ponto em que se encontrava, quando a mola foi liberada? 18) Uma bola de massa m e velocidade v atirada a uma parede e bate nela na perpendicular. Assuma conservao de energia cintica e encontre a velocidade da bola depois da coliso. Existe alguma incompatibilidade com a conservao do momentum linear do sistema? Justifique sua resposta. 19) Duas crianas esto brincando com um jogo no qual elas tentam atirar bolas de gude dentro de uma caixa no cho. Elas usam a descompresso de uma mola. A primeira criana comprime a mola de 1,2 cm e a bola cai 18 cm antes do alvo, que est a 2 m horizontalmente da borda da mesa. A que distncia deve a segunda criana comprimir a mola de modo a que a bola atinja o interior do alvo? 20) Uma bala de massa igual a 30 g disparada horizontalmente num bloco de madeira de massa igual a 30 kg em repouso sobre uma superfcie horizontal. O coeficiente de atrito cintico entre o bloco e a superfcie vale 0,20. A bala penetra no bloco e fica retida em seu interior. O centro de massa do bloco se desloca de 1,1 m. Calcule a velocidade da bala. 21) Estude todos os exerccios resolvidos do livro texto, correspondentes aos assuntos selecionados. Estude as aulas do Professor.

Вам также может понравиться