Вы находитесь на странице: 1из 2

CASA GRANDE & SENZALA CAPTULO 1 PORTUGUS QUE VINHA PARA C Antes de vir para c os portugueses j se misturavam culturalmente

com outros povos. Gilberto Freyre os descreve como um povo quase mouro, diferente do europeu do norte. A unificao do povo se dava mais por crena religiosa do que por qualquer outra coisa. O DEGREDADO E O TARADO Houve no rasil como em outros pa!ses a presena de degredados e aventureiros, apesar de seu estilo de vida no ter prosperado "morar em pequenas casas e viver da terra#, colaboraram no povoamento. $elo mesmo motivo tamb%m os tarados, que constitu!am um problema em $ortugal, tornavam&se muito 'teis nas col(nias. O BANDEIRANTE ) andeirante teve um papel muito importante na ocupao do territ*rio e cria+es de subcomunidades. O RELIGIOSO )s religiosos vieram ao rasil pensando que iriam fundar uma sociedade puramente teocrtica, com !ndios domesticados cuja 'nica finalidade seria servir aos interesses da ,greja. ) povoamento por parte das fam!lias portuguesas foi de encontro a esses planos, arruinando&os. O FAMILIAR -A fam!lia, no o indiv!duo, nem tampouco o .stado nem nen/uma compan/ia de com%rcio, % desde o s%culo 01, o grande fator coloni2ador do rasil 345. 6obre ela o rei de $ortugal quase reina sem governar.7 8uitas fam!lias mandaram ramos familiares para o rasil e foi com a iniciativa privada, no p'blica, que se fe2 a coloni2ao. MISCIGENAO Foi a escasse2 de capital /umano em $ortugal, devido a doenas e guerras na ,dade 8%dia, que incentivou a miscigenao do portugu9s com outros povos. $or j ter tido contato com outras culturas, criou&se entre os /omens lusitanos a mistificao da mul/er mulata em objeto se:ual. .ram as mul/eres mestias, no as loiras as desejadas. RELAO SENHOR X ESCRAVO A relao de posse estabelecida entre o branco e o negro recebia uma ateno especial durante a adolesc9ncia do sen/or. ;urante esta fase, o jovem aprendia a tratar o escravo como objeto se:ual em uma relao sdica e, enquanto a crueldade do sen/or viria dessas e:peri9ncias, a da sen/ora despertaria, consequentemente, por ci'mes.

RELAO ESCRAVO X NDIO -<8uitos escravos fugiam para se aquilombar nas matas, nas vi2in/anas de tribos !ndias. A fuga das mul/eres era mais dif!cil= de sorte que o rapto das !ndias era largamente praticado pelos pretos quilombolas.>7 DOENAS A nutrio pobre uniu&se aos agentes patog9nicos e:ternos. ?untamente com a bouba, a var!ola e a s!filis, tamb%m assolavam a populao o berib%ri "defici9ncia de vitamina @# e a anemia. Aer s!filis era visto como uma forma de ostentao e no de vergon/a. Bm menino de tre2e anos que no tivesse a marca da doena era considerado um don2elo. Gilberto Freyre fala da sifili2ao do rasil, que teria acontecido com o povoamento. ALIMENTAO A alimentao era muito deficiente. As classes mais bem alimentadas eram os sen/ores e os escravos, e mesmo assim, tratava&se mais de quantidade do que da qualidade desta alimentao. A monocultura varria a terra. Cada se plantava ou criava para consumo. Co /avia carne, frutas ou cereais no rasil, assim era preciso importar, por%m quando os alimentos c/egavam estavam em p%ssima qualidade. .:cetua&se a populao paulista que tin/a uma alimentao mais balanceada, pois cultivava atividades agr!colas e pastoris. Al%m de ter um solo quimicamente mais rico. TERRITRIO ;evido Ds circunstEncias, os coloni2adores foram obrigados a mudar seu estilo comercial para um estilo agrrio no rasil. 6e eles quisessem lucro nessa regio teriam de produ2i&lo. ;iferente de suas outras col(nias, o rasil possu!a uma populao local sem rique2as materiais aparentes "ouro, prata, seda, tapete# e sem um l!der regional para negociar em grande escala. ) clima e as qualidades qu!mica e f!sica do solo no variavam muito de norte a sul. ,sso evitava que se formassem duas sociedades antag(nicas no sentido econ(mico e social, como ocorreu na Am%rica do Corte. )s rios que eram 'teis aos colonos eram os pequenos. )s grandes provavam&se instveis e destrutivos. ACLIMATAO $or estarem mais acostumados a condi+es climticas mais pr*:imas das do rasil do que outros povos da .uropa, os portugueses se aclimataram mais facilmente. H a teoria de que a miscigenao teria ajudado, j que mulatos teriam nascido mais adaptados ao clima. RELIGIO A unidade da col(nia se dava por conta da religio, a qual seria mandatoriamente cat*lica. Ameaar a religio era ameaar a pr*pria unidade territorial. F) que barrava 3...5 o imigrante era a /eterodo:ia 3...5. ;o que se fa2ia questo era da sa'de religiosaG a s!filis, a bouba, a be:iga, a lepra entravam livremente tra2idas por europeus e negros de vrias proced9nciasF.

Вам также может понравиться